Hollywood é uma terrinha cheia de mistérios onde o acaso deita e rola.
Carreiras cinematográficas explodem para o alto enquanto outras escorregam até o fundo do poço, tudo por questão de um dedinho de paciência, algumas verdinhas a mais ou apenas azar mesmo.
Isso é interessante do ponto de vista de que muitos filmes e/ou personagens poderiam entrar mais fundo no hall de inesquecíveis enquanto outros tiveram sorte de estar onde estão graças a troca de atores que poderiam não dar tanto suor para fazer o que tinha que ser feito.
Bom, temos aqui nove atores que deixaram de fazer grandes personagens e, com isso, cada um teve um caminho diferente.
1. Tim Roth – Severo Snape
O ator de foi convidado para fazer o papel do professor chato do Harry Potter, mas recusou o papel para seguir com o projeto que já estava engatado, a refilmagem do Tim Burton pro . Acabou que deu certo pra todo mundo, já que todos adoraram o gorilão interpretado por Roth e ninguém consegue, hoje, ver outra pessoa pra fazer o Snape do que Alan Rickman.
2. Will Smith – Django
Quentin Tarantino escreveu o filme pensando n’O Maluco do Pedaço, mas Will Smith recusou o papel por não ter controle sobre o filme. Ótimo ver que a obra não foi pras mãos do Will, que é um ótimo ator, mas gosta de amanteigar seus filmes. E não foi nenhum problema pro ator que já tem uma baita carreira e milhões de dólares no bolso pra não se preocupar em perder um papel.
3. Tom Cruise – Tony Stark
Muitos anos antes de ser efetivamente filmado, rumores diziam que Tom Cruise produziria a película e, de quebra, seria Tony Stark. Claro que ninguém precisa dizer o quão sortudo o personagem da Marvel foi ao ser interpretado pelo carismático Robert Downey Jr. e o quão importante foi essa volta do ator às telas, retomando sua carreira e podendo, hoje, cobrar 50 milhões de doletas pra fazer o milionário malandrão pela quinta vez.
4. Thomas Jane – Don Draper
Aqui o lance foi de má escolha mesmo. Thomas Jane foi escolhido para viver Don Draper na série Mad Men e recusou o papel afirmando que não fazia trabalhos pra televisão. A série é hoje, uma das mais aclamadas pela crítica, transformou Jon Hamm num galã pra toda a vida e o tal Thomas (que não fazia TV mas que aceitou, em algum momento, fazer aquele filme tenebroso do ), acabou estrelando a série , da HBO.
5. Matt Damon – Jake Sully
James Cameron considerou fortemente que Matt Damon fosse o ator principal de , mas acabou escolhendo o australiano Sam Worthington. Até aí, na verdade, não cheirou e nem fedeu pro Matt Damon enquanto o astro de só fez filme ruim (antes, durante e depois).
6. Freddie Prinze Jr. – Peter Parker
Sam Raimi não estava em uma boa fase de escolha de atores quando decidiu filmar O Homem-Aranha. Tanto um quanto outro são chatos pra cacete e, no máximo, algumas meninas podem ter achado que um é mais bonitinho que o outro.
7. Jim Carey – Jack Sparrow
Jim Carey quase foi o pirata fanfarrão da série . Poderia até ser engraçado, mas provavelmente o personagem não ganharia todo o absurdo carisma que Depp lançou em Jack Sparrow, fato que rendeu pra ele muita, mas muita grana com os filmes que seguiram. Fato que também não deve ter incomodado o milionário Carey.
8. David Boreanaz – Bruce Wayne
Tô pra te falar que ser o cara que vai vestir a roupa do Batman é uma tremenda loteria. Adam West, Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney. Não dá pra saber o que seria de David como o Cavaleiro das Trevas. Mas que o Christian Bale acabou se dando muito bem, isso ele deu sim.
9. Al Pacino – Han Solo
O George Lucas ofereceu o papel de Han Solo para um Al Pacino recém saído dos . Ele recusou a parte dizendo que “não entendeu” o script. Fato que o Luciano até comentou aqui no PdH, sobre a dificuldade do criador de em fazer as pessoas “visualizarem” o seu plano. Sorte infinita para Harrison Ford, que ainda pegou embalo com o Lucas e foi apenas o Indiana Jones.
Al Pacino, mesmo com o deslize, continua sendo um dos maiores atores de todos os tempos.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.