Pesquisa no ar, pessoal: "Como é ser pai, em sua experiência?" — clique aqui para participar e ajudar na transformação da paternidade. Os resultados serão publicados no projeto Homem Paterno, que lidera esse estudo, e aqui também.

8 dicas para pegar estrada com tranquilidade no final de ano.

Nos feriados as taxas de acidentes aumentam e o trânsito pode ser seu grande inimigo. Quer saber como se esquivar destes problemas?

Com 2019 chegando ao fim, muitas pessoas já estão com um pé no trabalho e o outro no recesso. Quem não gostaria de passar o Réveillon com o pé na areia? Mas o deslocamento para a praia ou para a casa de campo não é tão simples: o trânsito desanima e os acidentes assustam.

Caso esteja planejando viajar de carro vamos aqui listar 7 dicas para que sua viagem seja o mais tranquila e segura possível. São pequenos toques que vão fazer toda a diferença. Separe suas malas, boias, isopor e vamos lá.

1. Se familiarize com a sua rota

Foto por Sebastian Hietsch no Unsplash

Conhecer previamente a rota que irá percorrer é muito importante. Mesmo que você nunca tenha feito este trajeto, procure se familiarizar com ele por sites e mapas: veja se tem pedágios, quanto custam, planeje uma parada estratégica antes do trecho que considera mais complicado, assim não corre o risco de ficar sem combustível, ou sem um posto de serviço, por exemplo.

Planeje também paradas tanto para abastecer o veículo como também para esticar as pernas dos ocupantes. Com um bom planejamento você ficará menos tempo no trânsito e mais tempo de férias.

2. Não confie cegamente no GPS ou no sinal do celular.

Sempre pesquise a rota que irá percorrer e a sequência de estradas e cidades que vai passar, assim se a bateria acabar ou tiver algum problema, pelo menos terá noção de onde ir. Muitas vezes as ruas mudam de sentido, acontece algum acidente no caminho ou imprevisto.

Para te ajudar a conhecer melhor sua rota, um site muito legal é o Mapeia. Além de dar as rotas ele ainda calcula os gastos com combustível e pedágio; assim menos chances de ser pego desprevenido. 

3. Evite a multidão

Se a maioria está indo para o litoral por que não ir para o campo? Se todos vão sair na sexta e voltar no domingo, não vale a pena tentar ir antes ou voltar depois? Todas as vezes que fui no mesmo dia e para o mesmo local da maioria sempre encontrei muito trânsito. 

Procure locais alternativos, se não tiver escolha busque um horário ou data diferente da maioria. Com mais carros juntos aumentam-se as chances de uma distração ou acidente.

4. Manutenção preventiva

Malas prontas para viagem, agora é só abastecer o carro e partir correto? Errado.

Aproveite que tem uma viagem marcada para conferir no manual do carro o guia de manutenção preventiva. Além é claro da calibragem dos pneus (o estepe também), óleo do motor, estado das palhetas, luzes e etc, há outro itens que devem ser revisados anualmente.

Uma simples lâmpada de 50 centavos, se estiver queimada, pode ter render uma bela multa de mais de R$ 190,00. Ninguém quer perder toda uma viagem bem planejada por um defeito qualquer, não é mesmo?

Eu mesmo descobri essa semana que o seguro vence dia 20 de Dezembro. Imagine só no meio das festas de final de ano ter um problema e ainda descobrir que o seguro está vencido?

Vale também atualizar a lista de telefones com guincho, seguro e um contato para emergências.

5. Organize os passageiros

Fazer uma viagem de fim de ano é sempre mais divertido em turmas. Quanto maior e mais animada melhor. Porém é preciso ter critério e cuidado.

Se o passeio foi longo vale a pena combinar com outro passageiro para revezar na direção. Para aqueles que vão apenas para curtir a carona, o dever é não distrair o motorista da rodada e até mesmo ajudar a mantê-lo acordado. 

Deixe no banco do passageiro aquela pessoa que pode te ajudar a ver as placas, encontrar aquela vaga no estacionamento e escolher aquela playlist ideal.

Não preciso nem falar que beber somente na chegada, né? Caso a turma de amigos ultrapasse o limite de lugares do carro, não faça a loucura de espremer todo mundo no carro, tente procurar uma vaga em outro carro ou até mesmo utilizar um aplicativo de carona.

Mais importante do que ir todos junto, é todo mundo chegar no destino em segurança.

6. Passageiros no banco, Malas no porta Malas

A hora de colocar tudo no carro também exige muita atenção. Procure manter todas as bagagens bem fixadas e dentro dos compartimentos específicos para isto. Uma simples caixa de leite solta dentro do veículo pode se tornar 20 vezes mais pesada no caso de colisão em alta velocidade.

Evite improvisos e misturar cargas com pessoas. Não deixe malas no banco de trás e, principalmente, não bloqueie a visão traseira do motorista.

Se for levar bicicletas lembre-se que elas não podem encobrir a placa e nem ultrapassar a largura total do veículo. 

7. Prepare lanches estratégicos

Para quem já pegou muito trânsito na serra sentido litoral sabe que por ali não temos muitos locais para parar. Vale a pena levar comidas leves e bebidas no carro para situações assim.

Se aquela viagem de 3 horas de repente levou 8 horas é sempre bom estar prevenido. Só não é indicado comidas mais pesadas e que podem causar sono. Manter-se bem hidratado também é fundamental.

8. Evite terminar sua viagem a noite

Foto por Eugene Triguba no Unsplash

Uma boa dica que aprendi com o passar dos anos é evitar ao máximo viajar de noite. Neste período a visibilidade é severamente reduzida o próprio motorista sente mais cansaço ao passar muito tempo dirigindo.

É preferível planejar sua viagem para sair de madrugada perto das primeiras horas da manhã. Além de evitar o trânsito mais intenso diminui as chances de chegar a noite em seu destino.

Um dos momentos de maior risco de acidentes é justamente na transição do dia para noite. Nossos olhos levam certo tempo para se adaptar à nova condição de luminosidade e o sol fica quase rente a linha da estrada. 

* * * 

Com planejamento a sua viagem fica muito mais tranquila, divertida e segura. E você leitor tem alguma dica que gostaria de acrescentar? Está planejando viajar de carro nos próximos dias?

Saudades dos comentários?

Pois é amigos, estamos enfrentando um problemão técnico nos nossos comentários e, por hora, os comentários na versão web não estão funcionando - na versão mobile vocês ainda conseguem comentar normalmente.

Estamos fazendo grandes esforços para encontrar a solução deste erro mas ainda não temos a data de quando voltará a funcionar. 

Não sei vocês, mas nós estamos com saudades de poder ler as opiniões nos comentários. Para falar com a gente, mandem inbox no nosso Instagram (@papodehomem) ou mande um e-mail para o posts@papodehomem.com.br. 


publicado em 20 de Dezembro de 2019, 14:20
Avatar jpg

Lucas Rizzollo

Jornalista especializado em carros e motos. Nascido com gasolina nas veias e fanático pelo o assunto desde sempre. Quando não está lendo ou escrevendo joga Poker e também Futebol Americano. Você pode seguir no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura