Abrimos as inscrições para a edição 2019 do PAI, nosso evento anual de paternidade! Vem encontrar a gente e outros pais da comunidade em um dia cheio de conversas e palestras. Reserve o seu ingresso antes que esgote! Clique aqui!

7 livros para (começar a) desvendar nossa relação com o dinheiro

Os melhores livros sobre dinheiro e comportamento econômico pra você aprender como lidar com o seu.

Grande parte do meu trabalho é tornar aplicável, simplificar e trazer para o dia a dia todo o conhecimento construído pelas inúmeras pessoas que dedicam suas vidas às pesquisas relacionadas a maneira com que lidamos com o dinheiro, esse tema tão crucial, desafiador e controverso.

Agrupei por aqui o que encontrei de melhor nos últimos anos, no que diz respeito a livros que abordam o tema, de alguma forma.

Decisões econômicas: você já parou para pensar?, da Vera Rita de Melo Ferreira

Psicologia Econômica, também da Vera Rita de Melo Ferreira

Como se preocupar menos com dinheiro, do John Armstrong

Rápido e devagar: duas formas de pensar, do Daniel Kahneman

Escassez, do Sendhil Mullainathan e Eldar Shafir

O empurrão para a escolha certa, do Richard Thaler e Cass Sunstein.

Se você tem facilidade para ler em inglês, busque pela versão original, chamada "Nudge".

Previsivelmente irracional, do Dan Ariely

Aproveito para deixar um conselho, de coração: fuja das propagandas sensacionalistas, descarte o "passo a passo para ficar rico", deixe de lado "as crenças da mente milionária" e o "para enriquecer é só acreditar". Na melhor das hipóteses são abordagens ingênuas – e, na pior, são oportunistas, desonestas e picaretas. 

Não tem milagre, não tem resposta fácil. mas já aprendemos um bocado – e pelo jeito não pararemos por aqui. Os livros listados acima são um excelente começo.


publicado em 21 de Abril de 2018, 00:00
Eduardoamuri

Eduardo Amuri

Autor do livro Dinheiro Sem Medo. Se interessa por nossa relação com o dinheiro e busca entender como a inteligência financeira pode ser utilizada para transformar nossas vidas. Além dos projetos relacionados à finanças, cuida também da gestão dO lugar.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura