Tenho uma confissão a fazer: eu como rápido demais por pura mania - mesmo quando estou sem pressa; para não falar das comidas bem erradas. Várias vezes também fico imaginando o porquê de certas pessoas fazerem ~certas~ atrocidades com os próprios carros. Será algum hábito? Falta de conhecimento? Despreparo?
—Ok, Lucas, até nossa próxima consulta. Ficou para terça-feira que vem.*
Terapia à parte, estes são hábitos que prejudicam diretamente minha digestão e saúde. Já nos automóveis, vejo que quem sai prejudicado é sempre a parte mecânica.
Vamos mostrar 5 coisas simples mas prejudiciais que eu ficarei orgulhoso se você não fizer mais – tipo nunca mais mesmo na hora de dirigir.
1. Usar o pedal da embreagem como descanso de pé
Eu tento imaginar a cara do projetista do veículo ao ver uma dessa acontecer. Deve rolar aquela vermelhidão subindo do pescoço até a testa – típica de desenho animado.
Na maioria dos carros já existe um lugar próprio para apoiar o pé esquerdo. Ao apoiar o pé na embreagem e passar por uma mínima ondulação no asfalto você pode acionar a embreagem – mesmo que de leve – acelerando assim o seu desgaste e acabando com a vida útil do equipamento.
2. Ficar segurando o carro na subida com o motor
Mentalmente eu fico calculando a quantidade de desgaste somado ao desperdício de combustível que isso deve acarretar com o passar dos anos.
Sabe aquele cara que pára no semáforo ao seu lado na subida e fica acelerando só o suficiente para o carro não subir e nem descer? Isso força o sistema de modo totalmente desnecessário. Será que tirou carta via correspondência? Se sente inseguro ao dirigir?
Já existem modelos que contam o sistema Hill Holder – um dispositivo retém o carro parado por alguns segundos, facilitando assim o arranque em subidas. Na falta dele, por favor, use o famigerado sistema de freios – também nos câmbios automáticos. Se estiver inseguro, tudo bem, puxe o freio de mão – não tem erro.
3. Andar com os pneus descalibrados
Sim, eu sei que antes de chegar nesta linha já tem gente dizendo que dá preguiça, que suja a mão, que você não tem tempo pra isso, que mal tem tempo para abastecer; porém, te garanto que vale o esforço – igual se alimentar bem, sabe?
Por alguns anos eu já trabalhei com pesquisa e desenvolvimento de pneus para uma fabricante brasileira. Posso afirmar que dá um gigantesco esforço conjunto para que seja decidida a calibragem ideal.
Tem teste com carga, sem carga, no piso seco e piso molhado. Um pneumático (que nome bonito) fora dos padrões de pressão consome mais combustível, acaba mais rápido e provém menor segurança, tanto no piso seco quanto na chuva. Esse é um dos principais fatores que faz o pneu do seu carro durar 50 mil km e o do seu primo do Afeganistão durar 15 mil km.
O outro vilão do desgaste é o peso excessivo. Vale lembrar também que a calibragem recomendada é para os pneus frios – não adianta viajar até a cidade vizinha para depois calibrar, ok? E não me esqueça do estepe.
4. Estacionar apoiando o pneu na calçada
Ainda falando de pneus, outra coisa muito comum – principalmente em ruas muito inclinadas – é ver carros estacionados com o pneu “amassando” a guia.
Pode, sim, parar com o pneu perto da guia sem problemas. Pode, sim, deixar o volante virado para a guia, caso você não tenha confiança no sistema de freio de mão. Pode também passar numa oficina e resolver esses problemas de confiança, né? Freio de mão é coisa séria, meu povo. ;)
Estacionar assim é, mais uma vez, uma forma de estragar mais cedo um dos componentes mais importantes do seu veículo. Imagina quanto de pressão aquele pneu recebe ficando lá amassado – por vezes o dia todo – naqueles dias de 38 graus de Cuiabá.
5. Andar com o carro sempre na reserva
Sabe aquela pessoa que abastece cinco reais no posto? Ou, então, aquele seu amigo que anda sempre com o carro com a luz da reserva mais brilhante que o farol? Saiba que isso pode prejudicar o funcionamento da bomba de combustível, pois esse equipamento fica imerso no tanque e usa o combustível para trocar calor e se manter na temperatura ideal. Dirigir sempre com o nível lá embaixo promove um aquecimento desnecessário para um equipamento que pode, literalmente, te deixar à pé. Se der merda, é chamar o guincho e esperar.
* * *
Falamos por aqui de algumas das atitudes que podem prejudicar a mecânica do seu automóvel. Não preciso nem dizer sobre falar ao celular ou mesmo comer um cheeseburger enquanto dirige não é mesmo? E você leitor já viu alguma dessas atividades pouco recomendadas por aí? Conte para a gente nos comentários.
P.S: Sim eu realmente faço terapia e recomendo para todos os meus amigos – e inimigos também – fazerem; é legal demais.
publicado em 15 de Maio de 2018, 15:22