Quatro de Dezembro de 2006 foi a data do nascimento de nossa tribo, 1460 dias atrás. Caralho.
Com o perdão do clichê, o tempo voa. Ano passado, em 21 de Dezembro, publicamos o post “Livro PapodeHomem e o maior concurso da história“, escrito pelo Gitti. Reproduzo alguns trechos chave:
o PapodeHomem é um sonho que teve partida há 3 anos e agora anda como “uma locomotiva sem freio que ninguém mais sabe como parar” (palavras do grande Rodrigo Almeida).
Um sonho que surgiu com a motivação de fazer com que todos os que o conhecessem fossem impulsionados a viver seus próprios sonhos, sem medo ou esperança, apenas se jogando no abismo e aprendendo com o futuro, lidando com tudo o que for surgindo, sem apego ou aversão, com um sorriso sacana no rosto.
(…)
Há alguns leitores que olham para o PdH e visualizam apenas uma revista com seus últimos 7 posts. Outros encontram os mesmos 7 textos e enxergam possibilidades, ações, projetos, mundos girando. Além de enriquecer suas vidas, eles olham para a equipe por trás de cada conteúdo, vislumbram o desdobramento do PdH, participam, ajudam a criar história. E aplicam esse mesmo olhar para seus conhecidos e nas organizações em que atuam: atrás do presente, veem os futuros que já pedem por vida .
Aos curiosos, os artigos de fechamento dos anos anteriores…
- 1 ano de PdH, a Liga do Saco Roxo, e muita festa, em 2007
- PapodeHomem de casa nova e PdH começa o ano com 1000 textos, em 2008
- Hoje o PdH completa 3 anos, em 2009
Mas e aí, o que mudou de 2009 pra cá?
Naquela data, a situação do PdH era bem diferente. O Gitti havia recém entrado como editor-chefe em tempo integral, e além dele somente o Gus Fune se mantinha com o dinheiro do projeto. Eu fazia jornada dupla. Durante o dia, trabalhando em uma agência de comunicação,coordenando o núcleo de estratégia em mídias sociais. Nas brechas e à noite, cada segundo de energia restante vinha para cá. A promessa para 2010 não poderia ser melhor. E se concretizou.
Juntaram-se à nossa equipe o Pablo Fernandes como Gerente de Comunidade. O Felipe Ramos, como Diretor de Negócios, e o Junior WM (aka Dr. Drinks), como Gerente de Relacionamento com o Mercado. Em Julho me demiti da agência, nosso faturamento já nos permitia remunerar a todos. Estrutura seguindo no ritmo forte da profissionalização, pero sin perder la ternura.
Em 7 de Junho, lançamos o novo design – oficialmente deixando de ser blog. Um marco.
De lá pra cá conseguimos aumentar o volume de nosso conteúdo, ainda que enfrentando grandes dificuldades. Afinal, nunca foi nosso objetivo sacrificar a qualidade, e além disso alguns reclamavam até da maneira como estamos inserindo os patrocinadores. Tais reclamações, por sinal, são excelente. Só reclama quem quer ver a coisa melhorar! O silêncio sim seria um problema real. E respondendo às dúvidas de todos, publicamos um longo texto esclarecendo nossa relação com a publicidade.
Na sequência, um turbilhão de acontecimentos. Dentre eles, ganhamos nosso mascote saco-roxo, o CLINT!
Fomos apoiadores oficiais do TEDx Amazônia.
Fechamos parcerias fantásticas com algumas das principais marcas do país.
Fomos eleitos a Melhor Revista Digital de 2010 no YouPix:
Nos divertimos criando novos filhotes para o PdH Labs…
Convocamos, peneiramos e selecionamos os 8 novos estagiários editores da seção PdH Shots:
- Caio Aragon
- Danilo Freire
- Danilo Scorzoni
- Flaco Marques
- Guilherme Pinheiro
- Luciano Ribeiro
- Pedro Bizarelli
- Thiago Kiwi
Celebramos a marca de um milhão de leitores únicos por mês.
Fizemos raiva em muita gente com textos ácidos, chacoalhamos pontos de vista engessados, e falamos muita bobagem com textos despretensiosos. Como sabem, nosso olhar é um mosaico, buscamos ser um guarda-chuva para todos os credos, raças e cores. Somos uma tribo. Não temos território, mas encampamos a busca por uma vida franca, plena, divertida, sacana, prazerosa, instigante, e quantos mais adjetivos conseguirem pensar. Não temos destino final, temos no máximo um norte pra onde vamos caminhando. Não somos donos do PapodeHomem. A casa é de vocês.
A celebração!
Alugamos mês passado uma aconchegante casa de vila para ser o novo QG, como já viram aqui.
Fazendo jus às raízes, os gaúchos da equipe improvisaram um churras pra celebrar nosso aniversário, regado a boas brejas e cachaça mineira.
Dr. Drinks, resume pra nós, como foi 2010 então?
2011 que se prepare, vamos com tudo!
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.