Leia mais de 20 textos sobre masculinidades no canal de Natura Homem no PdH.

25 apps que a equipe do PapodeHomem não tira do celular

E que os leitores também. E não, não listaremos um punhado de redes sociais.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x50 jpg

"Ei, pessoal, quais aplicativos vocês mais gostam? Passem uns três, faz favor?" resume bem o email que enviei para toda a equipe. Logo me responderam, em quantidade maior do que solicitei. Nenhuma surpresa. Se animamos ao falar daquilo que se faz presente em nossas vidas. 

E os apps fazem cada vez mais parte delas. Quando tiramos fotos com os amigos, ao entrar em contato com aqueles que estão distantes, no tédio infinito das filas sem fim. O celular, e por consequência, seus aplicativos, estão presentes. Com todos os holofotes, o foco de nossa atenção. 

E, claro, falar da extensão de nossas identidades que os celulares se tornaram é chover no molhado. E o objetivo aqui não é este, pelo contrário. 

Se o mundo anda assim, tudo o que podemos fazer é andar com ele da melhor maneira. Sempre vale o lembrete de como os aplicativos são moldados para nos controlar e reter nossas atenções, mas hoje já é difícil nos imaginarmos sem eles. Como então aproveitar nossos celulares de uma melhor maneira, buscando que eles dialoguem e contribuam com outras áreas de nossas vidas? 

Foi a pergunta que buscamos responder em nossa lista. O resultado foi uma lista diversa, esquecendo das redes sociais e mensageiros e buscando um mosaico diverso. Mas como você vai notar, ela tem buracos e está longe de ser definitiva - como toda lista, vale frisar. Mas com sua ajuda, poderemos chegar mais perto. 

Fica a pergunta e convite para seguirmos a conversa nos comentários: por aí, quais aplicativos não saem de seus celulares? E por quê? 

* * * 

Para escutar podcasts

BeyondPod

Indicação minha, o BeyondPod é onde mantenho todos os programas e episódios que escuto por aqui. Ele tem algumas opções bem robustas e um sistema de categorização que gosto bastante, sendo o principal motivo de usá-lo.

Nas lojas: Play Store  

Podcast Go

Essa é indicação do Breno França, e é o aplicativo que ele usa para "pra finalmente conseguir organizar todos os podcasts que eu utilizo". Para o Brenão, por enquanto, está funcionando muito bem. Palavras do mesmo.

Nas lojas: Play Store 

Para ler notícias e quadrinhos

Flipboard 

Figura batida para quem já navegou entre os mais baixados das lojas, o Flipboard tem uma quantidade absurda de downloads, sendo, talvez, uma das opções de consumo de notícias mais populares - e é justo, acho eu.

O grande barato do aplicativo é entregar uma curadoria feita a dedo por uma equipe, em um formato pra lá de bonito, e permitir que você categorize e separe seus veículos preferidos, fazendo seu próprio "board". A indição é do Luciano Andolini.

Nas lojas: Play Store // App Store

Medium

É um deleite ler matérias e utilizar o aplicativo do Medium. A indicação é do Jader Pires, mas bem que poderia ser minha. Porque o aplicativo da plataforma e ferramenta de escrita entrega uma das melhores experiências de leitura que tenho em meu celular. Dá até vontade de ler o que é escrito por lá.

Nas lojas: Play Store // App Store

Pocket

Indicação minha, o Pocket é, se tivesse que só indicar um, o aplicativo que teria nesta lista. Uma das ferramentas mais poderosas que tenho em meu celular, ele ajuda - e muito - a organizar e separar minhas leituras futuras. 

O que ele faz é permitir que você salve praticamente qualquer página da Web em sua conta Pocket, e permite que você leia, até mesmo offline, elas depois. É uma mão na roda para economizar no consumo de dados, e prefiro salvar determinadas matérias, em sites com layouts deficientes, para ler no aplicativo, com a otimização feita por ele.

Nas lojas: Play Store // App Store

Astonishing Comic Reader 

Também indicação minha, o Astonishing é o aplicativo que utilizo para ler quadrinhos por aqui. Ele é bonito e sua galeria funciona para me organizar. Não tenho muito mais a dizer, visto que é a única opção que já testei na categoria de leitores de HQs no celular, mas ele supre o que preciso - e permite que leia facilmente as histórias, que é o ponto principal.

Nas lojas: Play Store

Para descobrir músicas e filmes

Shazam

A indicação é da Bia Aquino, e o Shazam é um tradicional aplicativo para encontrar músicas, que permite que você procure pela música que está sendo tocada e te fale o nome dela. Também salva um histórico de suas buscas. Caso isso tenha acontecido no meio de uma festa que você pouco lembra no próximo dia, é uma mão na roda. 

Nas lojas: Play Store // App Store

SoundHound

Opção que faz frente ao Shazam, o SoundHound é a indicação da Ana Higa. Funcionam de maneira parecida, mas tem um diferencial em relação ao Shazam: ele cria uma playlist no Spotify com as músicas que você buscou. A Higa usa no carro, enquanto escuta rádio, e diz que funciona bem. 

Nas lojas: Google Play // App Store

IMDb

Pouca gente sabe que o IMDb, a principal base de dados sobre filmes da internet, possui um aplicativo, mas sim, ele existe. E funciona bem. Além de facilitar na busca de filmes, também permite que você faça listas diversas sem muito trabalho. Utilizo bastante com esse fim, de separar filmes que descobri e me interessaram para assistir num futuro. Como o aplicativo pesa pouco, é uma opção funcional pra acessar a plataforma.

Nas lojas: Google Play // App Store

Para tirar e editar fotos

Snapseed

Popular ferramenta de edição, o Snapseed é indicação do Luciano Andolini. O Snapseed é uma das mais conhecidas e robustas opções de edição de imagens, tendo sido inclusive comprado pela Google por conta de seu grande reconhecimento. Cumpre bem a função de editar suas imagens.  

Nas lojas: Play Store // App Store

Camera360 

O Mario, que indicou o Camera360, descreveu o editor de fotos e selfies como "o melhor aplicativo de fotos e câmera, filtros, efeitos e ferramentas de edição!". Também é a opinião de outras pessoas, baseado nas avaliações das lojas.

Nas lojas: Play Store // App Store

PhotoshopMix

Aplicativo da Adobe para dispositivos móveis, o PhotoshopMix é outro poderoso editor de imagens, levando o nome e algumas das funcionalidades do principal editor do mundo para nosso bolso. É outra indicação do Mario, que destaca que o aplicativo "permite cortar e combinar imagens, fazer uma mudança de cor". Enfim, fazer o que buscamos. 

Nas lojas: Play Store // App Store

Adobe Photoshop Lightroom

O Lightroom é a principal ferramenta de controle e tratamento de imagens usada por fotógrafos de todo o mundo. A versão para bolso entrega muito do que encontramos no computador se utilizando da câmera de nosso aparelho, e é isso que o Mário destaca: "O recurso HDR raw oferece o melhor aplicativo multifuncional para fotos. Possui captura de imagem, processamento e qualidade superiores. Com máxima qualidade e flexibilidade para edições".

Nas lojas: Play Store // App Store

Para olhar e cuidar das conta$

GuiaBolso

Aplicativo de controle financeiro indicado pela Ana Higa, o GuiaBolso permite colocar seus gastos e acompanhar em quais áreas tem gastado mais. "O bom dele é que ele synca com a sua conta e com o seu cartão, então não precisa ficar inserindo item por item, já tá tudo lá", conta a Higa. O trabalho é só de classificar nas categorias, mas é uma boa opção para ajudar em suas finaças - a Ana usa para planejar os gastos variáveis mês a mês. 

Nas lojas: Play Store // App Store

Splitwise

"Pra quem mora com outras pessoas ou tem uma namorada com quem costuma dividir as contas, esse aplicativo facilita a coisa toda. Você coloca o quanto gastou lá, quem são as pessoas que vão dividir e ele organiza quanto cada um deve pra cada um sozinho. Foi um jeito excelente de organizar as contas lá de casa sem precisar ficar fazendo planilhas de excel". A indicação é do Breno França. 

Nas lojas: Play Store // App Store

Vah

O Vah é como um Buscapé para aplicativos de carro. "Ele compara preco do táxi, Uber, Cabify e diz qual o mais barato e mais rápido pro seu trajeto", conta o Rodrigo Cambiaghi, que indicou o app. Interessante, não?

Nas lojas: Play Store // App Store

Para fazer atividades físicas em qualquer lugar

 Sworkit 

"Este aplicativo oferece treinos de até 30 segundos que você pode fazer em qualquer lugar, sem nenhum equipamento, sempre de acordo com o objetivo que você determinar. Você coloca lá quanto tempo tem para fazer exercício e ele te dá o treino, inclusive com videozinho explicando como fazer o movimento correto. É uma bora pra quem tem preguiça de ir até a academia ou acha que custa caro". Outra indicação do Breno França, eliminando as desculpas que temos para treinar. 30 segundos só.

Nas lojas: Play Store // App Store

Para ser produtivo e organizado

Pipedrive

O PipeDrive é uma poderosa ferramenta usada pela equipe comercial do PapodeHomem. Os caras controlam todos os contatos por lá, dividindo por funis. E é isso que o Mário destaca, ao indicar o app: "sempre vai estar a par do seu funil de vendas. Acesse seus contatos, crie tarefas e faça anotações de reuniões onde quer que esteja - todas as mudanças são instantaneamente sincronizadas com o aplicativo web do Pipedrive. Ele ajuda você a focar nos contatos certos e dá mais controle sobre os resultados das vendas."

Nas lojas: Play Store // App Store

Wunderlist

O Wunderlist é um premiado app para listar suas tarefas. O Rodrigo Cambiaghi usa justamente para isso, tornando ela uma ferramenta de uso profissional, já que usa "pra centralizar minhas tarefas e passar tarefa pra quem trabalha comigo". 

Nas lojas: Play Store // App Store

CamScanner

Foi o tempo em que precisávamos de uma impressora para digitalizar todos os documentos. Hoje, com a câmera de nosso aparelho e certa preocupação com a iluminação e a imagem, conseguimos resultados bem decentes só com o celular. E é pra isso que o CamScanner existe. A Bia, nossa gerente financeira e que deve precisar um bocado de algo do tipo, não esconde a animação: "É um scanner no celular. funciona para foto, documento, para tudo!"

Nas lojas: Play Store // App Store

Todoist

O Todoist é uma poderosa ferramenta para organizar suas tarefas e afazeres. Com versão web e aplicativo para diversos aparelhos, ele é bem usado por muita gente. Inclusive o Luciano, que indicou pra gente. 

Nas lojas: Play Store // App Store

Evernote

O Rodrigo Cambiaghi usa o Evernote, tradicional ferramenta de produtividade e organização, para centralizar suas anotações.

Nas lojas: Play Store // App Store

Para outros fins

Ban.jo

O Ban.jo traz muito do que está acontecendo pelo mundo para as telas de seu celular. Usando de imagens, vídeos e texto, ele apresentam os principais acontecimentos do mundo para você. A indicação é do Mario. 

Nas lojas: Play Store // App Store

Twilight

"Corta a luz azul do celular pra você dormir melhor. O bom dele é que podemos personalizar os horários em que ele vai estar ativo. É legal também porque ele fica no acesso rápido do celular, então dá pra ligar e pausar quando quiser". A indicação é da Ana Higa. Vale lembrar que o iPhone já tem uma opção como essa em seu sistema.

Nas lojas: Play Store

iFood

O Ifood é uma tradicional opção para pedir comidas pelo celular. Listando os restaurantes e lugares em torno, permite que você faça seu pedido na comodidade do aplicativo. "Salvador dos dias com fome+preguiça. Super prático". Diria a Higa, que lembrou dele.

Nas lojas: Play Store // App Store

Pinterest

O Pinterest é uma famosa rede social, com um aplicativo bem feito e que permite múltiplos usos. A Bia Aquino, que indicou ele, usa para para salvar o print de tudo aquilo que gosta. "Para tudo isso não se perder no rolo da câmera, já salvo no pinterest", conta.

Nas lojas: Play Store // App Store

WAM

O Felipe Ramos, que indicou o WAM, vive na rua, visitando agências e pulando de reunião em reunião. Indo a lugares muitas vezes desconhecidos para o gaúcho radicado em São Paulo, entendemos como o WAM se encaixa em sua vida, já que permite ver tudo que está ao redor. "Uso o WAM para localizar uma série de coisas através de locais a minha volta como bancos, padarias, restaurantes e postos de gasolina", conta. Ele usa a API do Google Maps, então está constantemente recebendo novos lugares. Interessante, não?

Nas lojas: Play Store // App Store

Sync.ME - ID de chamada social e detecção de spam

O Sync.me identifica chamadas e possíveis spams. Já é o suficiente para merecer estar sempre no celular do Mário, que fez a indicação. Útil para quem está sempre fazendo e recebendo ligações.

Nas lojas: Play Store // App Store


publicado em 29 de Julho de 2017, 06:35
000b0026

Bruno Pinho

Estagiário do PapodeHomem e estudante de jornalismo.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: