Biblioteca do Congresso, biblioteca de pesquisa do Congresso dos Estados Unidos disponibilizou um acerto de 2500 imagens de gravuras japonesas para download e consulta pública.

São artes feitas entre os séculos 17 e 20, estampas feitas com matrizes de madeira para impressão rudimentar em papel artesanal ou de alta qualidade. A arte era desenvolvida em múltiplos desses blocos e cada um era responsável por "imprimir" partes determinadas da obra, como cores de fundo ou traços e contornos.

Nas duas vezes em que estive no Japão, o que mais me chamava atenção era a beleza da falta. Mesmo num centro urbano como Tóquio, cheio de luzes e barulhos, era fácil você se isolar em locais silenciosos e minimalistas, fossem parques ou praças, ruas estreitas ou frente de escolas, enfim, locais onde, à noite, chegava a se ouvir grilos e o som da própria respiração.

Nessas gravuras, percebe-se essa "falta" nas cores que são variadas, mas não intensas, nos traços comedidos, como se exprimisse sempre o se conter japonês. Posso, claro, estar falando muita groselha – não sou especialista em Japão e nem em arte japonesa – mas a sensação é muito presente ao contemplar esses desenhos.

E, bom, agora você pode escolher vários deles pra coloca na sala de casa ou preencher um corredor com diversos motivos orientais.

Se tivesse que escolher três pra compor um ambiente? Quais seriam?

Vou colocar meus quatro preferidos aqui (três foi pouco) e mais uma porrada deles. O resto, você pode pesquisar lá no site da Biblioteca do Congresso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também  29 fotos que eu gostaria de ter clicado em 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* * *

Nota do autor: Este mecenas está sendo feito em parceria com Seta, pelo envio do editor aqui, Jader Pires, para o Japão em abril deste ano. Nesse período de dois meses em que fiquei lá, dezenas de artigos foram produzidos do outro lado do mundo.

Obrigado pela aproximação, Seta!

* * *

Mecenas: Seta Viagens

A Seta Viagens foi criada para atender o mercado corporativo, auxiliando na demanda de viagens de cada empresa parceira. Com a vivência que a Seta Viagens tem hoje no mercado, ela ajuda seus clientes a fazer a melhor escolha em suas viagens.

Hoje a Seta Viagens tem parceria com diversas redes de hotéis, e com essa parceria ajuda na negociação de projetos e eventos, gerando economia para as empresas. A Seta Viagens esta buscando disponibilizar um canal para turistas que buscam uma viagem e gostariam de um suporte e, dessa forma, abrimos as portas para pessoas cotarem suas viagens com a Seta.

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna <a>Do Amor</a>. Tem dois livros publicados