Nota editorial: estamos em busca de Bom dias com homens e com mais diversidade de corpos e peles — aqui explicamos em mais detalhes o contexto atual da série, suas origens, obstáculos e nossa visão de futuro para ela. Se você é fotógrafo(a) ou tem um ensaio que deseja publicar, fale conosco pelo jader@papodehomem.com.br .
* * *
Eu gostava muito de fotografar pessoas e estava começando a me embrenhar pelo estilo sensual, mas via como era difícil achar modelos que faziam esse tipo de foto. Então, com isso em mente e um incentivo do meu marido na época, comecei a fazer autorretratos. A ideia sempre foi entender qual era o problema que a exposição traria.
Realmente não é fácil, trata-se de um processo interno de aprendizado e entendimento e um externo de mostrar para as pessoas a naturalidade da exposição e que a responsabilidade dessa exposição é única e exclusivamente minha, meu corpo minhas regras, não é mesmo.
Estabeleci algumas regras e estéticas, decidi que postaria no Tumblr e que seria uma foto por dia, porque eu sabia que, se deixasse ao acaso, eu nunca postaria, e que em um ano eu fecharia o blog. Bom, ele está aberto até hoje mas não posto mais uma foto por dia.
Mas o mais importante é que ele trouxe muito mais coisas boas que ruins. É claro que recebi mensagens de todos os tipo inclusive, muitas delas perguntando quanto era o programa, mas a maioria das pessoas me abordaram com educação, os elogios eram mais respeitosos do que eu imaginava. Além disso, e apesar de ser clichê, esse aprendizado todo me fez crescer muito.
M sinto mais bonita agora. Acho que dá pra perceber pelas fotos do início de 2015 para as minhas atuais. Recomendo. Façam o mesmo. Mandem nudes ou guarde-os pra vocês.
Mas façam.
O Tumblr Nudithi tem as fotos restantes desse no ano de autorretratos. Dá pra encontrá-la, também, no Twitter e Instagram.
Boa semana a todos.
Indicação de livros!
Tá afim de aprender a fotografar? O PdH vai indicar dois livros bem recomendados para quem quer saber tirar melhores fotos.
- Como criar uma fotografia (do Gustavo Gili);
- Como ler uma fotografia (do Richard Salkeld).
Os links do livros são de afiliados. Ao comprar na Amazon usando eles, você ajuda a financiar o PdH, sem nenhum custo adicional para você.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.