[Mapeamento nacional] Quem trabalha com paternidade? Cadastre seu grupo de homens, página de conteúdo, roda de estudos, podcast e outras iniciativas que falam sobre paternidade.

14 livros pra te ajudar a passar o tempo em isolamento social

Algumas dicas para relaxar e ajudar a atravessarmos esse momento difícil.

Cada um ajuda como pode, né? Então, criei uma pequena lista com dicas de livros para ajudar a passar o tempo (mesmo porque ficar na internet o tempo todo acaba fazendo mal em tempos assim). 

Muitos desses livros podem ser comprados em e-book – se você puder, dê preferência a isso (você não precisa ter Kindle para ler e-boook – basta instalar o aplicativo da Amazon no seu celular).

Mas alguns não têm versão eletrônica. Não vá à livraria: todos podem ser comprados (e entregues pelo correio) na livraria que você preferir ou no site Estante Virtual – e não se esqueçam de lavar as mãos depois de receber a encomenda.

Nota do editor: Amazon liberou vários livros em versão Kindle gratuitamente. Vale conferir.

Ah, sim, eu dei preferência a livros que, mesmo sendo tensos, fujam completamente do cenário em que estamos vivendo – a ideia é relaxar e ajudar a atravessarmos esse momento difícil. Conforme eu lembrar mais, faço uma nova leva.

Outro ponto importante: sempre que possível, procurei indicar livros grandes, pois não temos previsão de quando isso acaba. Então não haverá nenhum dos meus livros aqui, pois são leituras mais rápidas (e me recuso a usar uma crise dessas para tentar vender mais livros).

Duna

Uma das maiores ficções científicas da história. Explicando de forma simplista, narra a disputa de famílias aristocráticas por um planeta que produz uma especiaria valiosa. Às vezes, a leitura é um pouco arrastada, mas compensa muito (vai ganhar uma nova versão para o cinema).

Pra Lá do Fim do Mundo

Se você acha que todo livro vencedor do Pulitzer é chato, mude de ideia. Esse western sobre cowboys liderando um rebanho pelos EUA é repleto de ação (e tem mais profundidade do que esse tweet mostra). É um dos melhores livros que li na vida.

Musashi

A formação e as aventuras de Miyamoto Musashi, o maior samurai da história do Japão, foi publicado em jornais, numa odisseia de mais de 1000 páginas. É delicioso e  envolvente (e tem capítulos curtos, o que faz a leitura caminhar muito rápido).

Garota Exemplar

A novela mais conhecida de Gyllian Flynn, uma das grandes escritoras policiais da atualidade, que mostra o desaparecimento da esposa de um sujeito não muito confiável – e espere reviravoltas enormes no final.

O Poderoso Chefão

Muito melhor que o filme. Sua história mostra os fatos do primeiro filme e o passado do Vito Corleone (que está no filme II). Ele vai e volta no tempo de foma eletrizante (o único porém é o segmento da Lucy Mancini, que é mais chato que o resto).

Os Pilares da Terra

A construção de uma catedral no começo da Baixa Idade Média é um dos maiores best sellers da história – e um livro maravilhoso. Personagens cativantes (Tom Construtor, amor eterno) e uma representação histórica brilhante.

Salem

Não sou especialista em Stephen King, mas este é meu preferido dele, sobre um vampiro que ataca uma pequena cidade no interior. É um vampiro pré-Anne Rice (ou seja, muito mais parecido com Drácula que com Lestat) – e é de perder o fôlego. Mesmo.

Xógum

Muita gente diz que é o maior romance histórico de todos os tempos, mostrando um navegador inglês que se envolve nas disputas pelo trono do Japão no século 16, precisando entender uma cultura riquíssima e totalmente diferente da sua.

IQ84

A trilogia mais conhecida de Haruki Murakami, mostra duas narrativas paralelas, de um escritor e uma assassina que logo começam a desconfiar que estão num mundo alternativo e ninguém mais percebe isso. O texto e a construção da história são irretocáveis.

Fundação

A obra máxima de Isaac Asimov, que narra a criação e desenvolvimento de uma Fundação – um planeta que guardará todo o conhecimento de um Império que irá decair de de forma inevitável. É um marco da ficção científica de todos os tempos.

A Cidade e a Cidade

Duas cidades que existem no mesmo lugar, mas são separadas por pertencerem a nações diferentes (a ponto dos habitantes de uma não enxergarem os prédios ou pessoas da outra). Azar do detetive que precisa investigar um crime nessas ruas. Ficção Científica fantástica.

Trilogia de Arthur

A obra mais conhecida de Bernard Cornwell, que narra a saga do Rei Arthur com base em descobertas históricas, deixando a magia de lado. Muito sangue, muitas batalhas e uma leitura muito legal de personagens memoráveis.

As Brumas de Avalon

E para fazer um contraponto à Trilogia de Arthur, mergulhe em As Brumas de Avalon, que ganhou uma nova edição recentemente, clássico que conta a história da Távola Redonda pelos olhos das mulheres desse universo.

O Homem que Matou Getúlio Vargas

O segundo livro de Jô Soares, que narra a história de um assassino que participa (sempre de forma esdrúxula) com todos os acontecimentos da primeira metade do século 20 (quase como um pré-Forrest Gump) é de chorar de rir. Vale muito a pena.

* * *

Espero que essas dicas ajudem a tornar a quarentena de alguns de vocês menos difícil. Mas, lembrem-se: mesmo mergulhados em livros, não se esqueçam de se manter informados e, principalmente, de cuidar dos seus, todos os dias. Juntos a gente vai passar por isso.

Ah, sim, e espalhem essa lista pelas suas TLs. Mesmo que você não tenha se interessado por nenhum ou lido todos, a ideia é nos ajudarmos. :)


publicado em 20 de Março de 2020, 00:05
B582422ba4b39ce741909ee5f025fa5e?s=130

Rob Gordon

Rob Gordon é publicitário por formação, jornalista por vocação e escritor por teimosia. Criador dos blogs Championship Vinyl e Championship Chronicles.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura