Mais de 15.000 homens estão fazendo nosso curso online de estilo, para cultivar uma relação de mais confiança e liberdade com suas roupas. Inscreva-se também, é gratuito.

14 livros para te ajudar nos relacionamentos

Separamos leituras que podem te ajudar a organizar as ideias e encontrar jeitos saudáveis de lidar com os problemas de relacionamento.

Sabe quando você está com um problema no relacionamento e não sabe muito bem nem por onde começar?

Quando as diferenças passam a desagradar e tudo parece que dificulta a vida a dois, criando barreiras e aumentando cada vez mais as resistências?

Pois é. Quando estamos passando por um momento difícil, tendemos a “perder” a visão e passamos a focar apenas o que nos faz sofrer. Fica difícil enxergar caminhos alternativos e pensar em conversas que possam dar certo.

Nessas horas, bons livros sobre relacionamento podem ser de grande ajuda, podem nos levar a ver um caminho sadio no meio de um furacão de mágoas e feridas.

É claro que nenhum livro terá a receita perfeita, afinal, nenhum relacionamento é igual ao outro. Contudo, reflexões e informações podem nos auxiliar a entender melhor alguns padrões de comportamento e nos orientar para possíveis mudanças.

Pensando nisso, nós trouxemos uma lista com 14 livros que podem te ajudar a superar uma crise no seu relacionamento.

1. As cinco linguagens do amor: Como expressar um compromisso de amor a seu cônjuge - Gary Chapman.

Este livro é campeão de vendas da categoria relacionamento por ser prático e objetivo. Baseado na longa experiência do autor, que atende casais em crises de relacionamento, chega-se a conclusão de que a maioria dos desentendimentos acontecem porque os casais falam diferentes linguagens.

E, nesse caso, o livro te ajuda a desenvolver um "idioma" em que os dois consigam se entender e se expressar. 

2. A equação do casamento - Luiz Hanns

Luiz Hanns faz um mapeamento de todos os aspectos da vida conjugal e nos mostra o que pode (ou não) ser alterado numa relação voltada para um modelo igualitário, que busca a felicidade pessoal e o amor duradouro.

Ao longo da obra são apresentados casos verídicos de casais em terapia, mostrando como identificar determinadas situações e como lidar com elas. O bom deste livro, é que ele fala sobre tudo isso demonstrando a complexidade das relações humanas.

3. Amor é prosa e sexo é poesia - Arnaldo Jabor

Neste livro o autor traz 36 crônicas interessantes e divertidas, que nos levam a pensar sobre as fases dos relacionamentos, como por exemplo, o perigo do amor virar amizade e do sexo “virar” paixão.

4. Amor líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos - Zygmunt Bauman.

Neste livro, Bauman usa o conceito de liquidez para falar das relações afetivas nos tempos atuais. Nos tempos de amor líquido, tudo parece mais passageiro.

Este texto vai além das relações e faz uma reflexão sucinta e lúcida das sérias transformações sociais, econômicas e políticas que a sociedade pós-guerra atravessa. Essas transformações fragmentam não só os conceitos de solidariedade, alteridade e companheirismo, mas a própria forma de os sujeitos enxergarem a si mesmo e aos outros. É um livro para ler e refletir sobre as relações humanas.

5. Do Amor - Jader Pires

Quem acompanha o PdH há algum tempo já deve ter se deparado com uma coluna "Do Amor" do Jader Pires. No seu livro, Jader reúne suas crônicas e traz algumas inéditas.

Não é um livro sobre como superar uma crise, é um conjunto de histórias curtas que trazem outros pontos de vista para os relacionamentos. É uma oportunidade para sair das idealizações hollywoodianas e pensar o amor dentro da ótica cotidiana e imperfeita.

6. Amar pode dar certo  - Roberto Shinyashiki

Para quem já sofreu decepções amorosas ao ponto de desacreditar no amor, ou está passando tantas turbulências em seu relacionamento que já não sabe mais se existe amor ou se há futuro para a relação, esse livro é mais do que indicado. Ele vai abrir uma nova visão sobre o que realmente é o amor e fazer você voltar a acreditar nele.

7. O milagre da manhã para transformar seu relacionamento - Hal Elrod

Adaptando o método que já mudou a vida de milhares de pessoas em todo o mundo para o campo dos relacionamentos, o livro oferece ferramentas que serão capazes de ajudá-lo a entender por que as manhãs são importantes para transformar seu relacionamento, edificar solidamente sua parceria por meio de conversas construtivas e libertar a paixão, trazendo de volta a deliciosa sensação da conquista do início do relacionamento.

8. O livro do amor - Regina Navarro Lins

A autora brasileira é psicanalista, escritora e talvez você a conheça das suas participações em programas televisivos como o "Amor & Sexo". No Livro do  Amor, ela traz um olhar histórico mostrando como criamos nossas noções de amor, relacionamento, desejo, sexualidade.

Entender a construção dessa forma de se relacionar é uma ótima oportunidade para rever sob quais valores (e regras) estamos vivendo e pautando o nosso relacionamento. É partir deste entendimento que talvez venha ao caso questionar algumas atitudes e pensar em novos caminhos para cultivar o amor de um jeito mais particular e adaptado a cada casal.

9. Como ter um casamento mais divertido - Kathi Lipp

Amar é a maior diversão, ou ao menos deveria ser. Isso é o que defende este livro sobre relacionamentos.

A autora da obra aborda a necessidade de o casal resgatar o bom humor e o lado lúdico do dia a dia, deixando de lado a severidade que muitas vezes, em excesso, contamina a felicidade a dois.

10. 101 coisas que não me contaram antes do casamento - Linda Bloom e Charlie Bloom.

Entenda mais sobre as surpresas da vida de recém-casados e todas as vantagens de uma vida a dois, embora possa haver dificuldades no relacionamento. Em uma linguagem simples e de fácil entendimento, você vai entender muito mais sobre os relacionamentos amorosos depois dessa leitura.

11. A Afetividade Masculina: O que toda mulher deve saber sobre os homens - Walter Riso

Apesar do título ser inapropriado ao que se propõe, é um livro direcionado ao público masculino. O título original é “La afectividad masculina”. O autor fala sobre a libertação afetiva masculina pacífica e não egoísta.

Essa proposta é bem diferente do que acontece na sociedade em geral, que leva os homens a ter pouco contato com as emoções e a não expressá-las abertamente (como falamos em "O silêncio dos homens"). Esse afastamento das emoções pode comprometer a relação amorosa com as pessoas e por isso precisa ser olhado com cuidado.

12. Amar ou depender? - Walter Riso

Em outro livro do mesmo autor e psicólogo, Riso traz um guia de primeiros passos em direção a uma vida amorosa saudável, plena e feliz.

O livro fala sobre o limite entre o amor e a dependência afetiva e te ajuda a ter uma visão de mundo ampla, contextual, quebrando as correntes que mantém as pessoas presas às relações doentias. Considero esse livro essencial diante das crises de amor.

13. O primeiro milhão para casais - Pedro Queiroga Carrilho

Se a gestão da vida financeira do casal tem trazido problemas para o relacionamento, este livro pode te ajudar a entender a importância de cuidar das finanças juntos, respeitando os princípios e valores de cada um.

Ele traz dicas práticas sobre como alcançar estabilidade financeira, enfim, é um livro sobre relacionamentos para ajudar vocês a cuidarem do dinheiro com sabedoria.

14. Amor, otário amor: histórias da vida a 2.0 - Léo Luz

De uma maneira bem irreverente, esse livro fala sobre as mudanças que os relacionamentos têm sofrido por conta dos avanços tecnológicos, mostrando uma dura realidade sobre a qual vale a pena refletir: o quanto as pessoas parecem mais dedicadas a demonstrar felicidade nas redes sociais do que se dedicar aos seus relacionamentos na vida real. É um livro moderno e até divertido sobre uma realidade que talvez valia a pena ser repensada.

* * * 

Aí estão as dicas, sugiro que escolha um livro que faça mais sentido para você, e que você possa desfrutar, sem pressão, pois acredito que uma leitura pode deixar marcas dentro de nós, mesmo que pequena, que reflete na nossa vida de alguma maneira.

Quando estamos com um livro na mão, temos a oportunidade de olharmos para dentro de nós, possibilitando um processo de amadurecimento pessoal. Mas, se ainda assim, o livro não der conta de alguma questão, busque ajuda de um profissional, que irá te ajudar a buscar novos significados para mágoas e sofrimentos passados, na construção de um novo contrato emocional.

Aproveite e conte para gente se você já leu algum, ou se algum deles foi para sua lista de


publicado em 13 de Novembro de 2019, 06:00
Carol caetano jpg

Carolina Caetano

Psicóloga clínica, mestre em análise da cognição em homens. Interessada em contribuir para que cada um conheça as suas potencialidades. Instagram: @psicologa_carolinacaetano


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura