1.000.000 no Twitter @aplusk. Relevante?

São 3:19am e acabou de surgir o primeiro @ com 1.000.000 de seguidores no Twitter. Mr. Ashton "Cara cadê meu carro?" Kutcher.

São 3:19am e acabou de surgir o primeiro @ com 1.000.000 de seguidores no Twitter. Mr. Ashton "Cara cadê meu carro?" Kutcher.

Não estou com saco pra elaborar teses sobre o assunto, vou seguir no esquema de bullet points, soltando algumas observações e vocês comentam qualquer coisa que considerarem relevante sobre.

image


  • era uma disputa contra o twitter da CNN, que estava em primeiro no ranking mundial até hoje.

  • Ashton Kutcher prometeu doar não sei quantos mil dólares na luta contra a Malária

  • a CNN estava fazendo chamadas ao vivo na TV.

  • o cara abriu um streaming ao vivo no Ustream.tv. Social Media power na veia. alcançou mais de 15.000 pessoas ao vivo.

  • a quantidade de twittadas que circularam falando da disputa foi absurda. um legítimo case viral. e olha que detesto esse termo.

  • ele fez um pequeno discurso sobre o poder das pessoas, sobre nós estarmos no controle, nós fazemos as notícias, bla bla bla... parte idealista, parte ingênuo, parte realidade mesmo.

  • amanhã ele vai na Ophar Winfrey e esse com certeza vai ser um dos tópicos.

  • interessante como foi criado um tom de "nós contra eles", "nova mídia vc velha mídia". mas peraí, o Ashton não é cria direta do combo Televisão + Cinema?

  • conheci o cara pessoalmente quando trabalhei numa estação de ski em Idaho. ok, isso não tem a menor relevância.

  • a Eletronic Arts prometeu dar todos os lançamentos de games da empresa até o final do ano para o seguidor 1.000.000. e também criar um personagem exclusivo para o The Sims 3 com a cara do vencedor. eu tentei, mas acho que não rolou.

  • tenho a impressão de ter presenciado um espetáculo instantâneo. uma flash mob midiática. prato cheio para os teóricos da comunicação.

E no fim das contas ainda tirei um print da Demi Moore beijando o cara ao vivo, logo depois de atingir 1.000.000 de seguidores. Hollywood não faria melhor.

image
Deu de lavada na CNN e levou a mocinha, o son of a bitch é saco-roxo.

A própria natureza desse post é tão efêmera quanto a de seu acontecimento central. Eu mesmo, se tivesse lido tudo o que escrevi, poderia simplesmente responder com: e daí? Acontece que por trás de toda essa instantaneidade, é fácil dar respostas prontas, assumir posturas básicas como isso presta/não presta. No fundo, realmente acredito que estamos vivendo um momento único, a balança de poder da mídia está mudando e absolutamente ninguém sabe aonde isso vai parar. O fluxo de informação hoje é absurdo, vivo isso diariamente na esfera pessoal e profissional. Não tenho conclusões, apenas vim compartilhar dessa vez.

Opiniões?

-- Elenco --

Twitters envolvidos:

Ashton Kutcher - @aplusk

CNN - @cnnbrk

Eletronic Arts - @ea

PapodeHomem, o local onde você está lendo isso, porra - @papodehomem

Demais envolvidos:

1 gazilhão de Twitters, que acompanharam ao vivo

A luta contra a Malária, fazendo o papel de figurante politicamente correto

Larry King

Ted Turner

Demi Moore

Meios envolvidos:

Twitter

TV tradicional

Ustream.tv

YouTube

Blogs & demais redes sociais, que também amplificaram o acontecimento

--

update: pouco mais de meia-hora depois a CNN alcançou a marca de 1.000.000 de seguidores

update2: Mano Menezes entrou no Twitter, @manomenezes


publicado em 17 de Abril de 2009, 00:47
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura