São 3:19am e acabou de surgir o primeiro @ com 1.000.000 de seguidores no Twitter. Mr. Ashton “Cara cadê meu carro?” Kutcher.
Não estou com saco pra elaborar teses sobre o assunto, vou seguir no esquema de bullet points, soltando algumas observações e vocês comentam qualquer coisa que considerarem relevante sobre.

- era uma disputa contra o twitter da CNN, que estava em primeiro no ranking mundial até hoje.
- Ashton Kutcher prometeu doar não sei quantos mil dólares na luta contra a Malária
- a CNN estava fazendo chamadas ao vivo na TV.
- o cara abriu um streaming ao vivo no Ustream.tv. Social Media power na veia. alcançou mais de 15.000 pessoas ao vivo.
- a quantidade de twittadas que circularam falando da disputa foi absurda. um legítimo case viral. e olha que detesto esse termo.
- ele fez um pequeno discurso sobre o poder das pessoas, sobre nós estarmos no controle, nós fazemos as notícias, bla bla bla… parte idealista, parte ingênuo, parte realidade mesmo.
- amanhã ele vai na Ophar Winfrey e esse com certeza vai ser um dos tópicos.
- interessante como foi criado um tom de “nós contra eles”, “nova mídia vc velha mídia”. mas peraí, o Ashton não é cria direta do combo Televisão + Cinema?
- conheci o cara pessoalmente quando trabalhei numa estação de ski em Idaho. ok, isso não tem a menor relevância.
- a Eletronic Arts prometeu dar todos os lançamentos de games da empresa até o final do ano para o seguidor 1.000.000. e também criar um personagem exclusivo para o The Sims 3 com a cara do vencedor. eu tentei, mas acho que não rolou.
- tenho a impressão de ter presenciado um espetáculo instantâneo. uma flash mob midiática. prato cheio para os teóricos da comunicação.
E no fim das contas ainda tirei um print da Demi Moore beijando o cara ao vivo, logo depois de atingir 1.000.000 de seguidores. Hollywood não faria melhor.

A própria natureza desse post é tão efêmera quanto a de seu acontecimento central. Eu mesmo, se tivesse lido tudo o que escrevi, poderia simplesmente responder com: e daí? Acontece que por trás de toda essa instantaneidade, é fácil dar respostas prontas, assumir posturas básicas como isso presta/não presta. No fundo, realmente acredito que estamos vivendo um momento único, a balança de poder da mídia está mudando e absolutamente ninguém sabe aonde isso vai parar. O fluxo de informação hoje é absurdo, vivo isso diariamente na esfera pessoal e profissional. Não tenho conclusões, apenas vim compartilhar dessa vez.
Opiniões?
— Elenco —
Twitters envolvidos:
Ashton Kutcher – @aplusk
CNN – @cnnbrk
Eletronic Arts – @ea
PapodeHomem, o local onde você está lendo isso, porra – @papodehomem
Demais envolvidos:
1 gazilhão de Twitters, que acompanharam ao vivo
A luta contra a Malária, fazendo o papel de figurante politicamente correto
Larry King
Ted Turner
Demi Moore
Meios envolvidos:
TV tradicional
Ustream.tv
YouTube
Blogs & demais redes sociais, que também amplificaram o acontecimento
—
update: pouco mais de meia-hora depois a CNN alcançou a marca de 1.000.000 de seguidores
update2: Mano Menezes entrou no Twitter, @manomenezes
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.