Vamos oferecer um curso de equilíbrio emocional para homens. Começa quinta que vem e ainda há vagas.

100 mil dólares para você largar a faculdade

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg

A Thiel Foundation, de Peter Thiel, co-fundador do PayPal, criou um programa de intercâmbio denominado 20 under 20: os estudantes recebem 100 mil dólares para largar a faculdade e iniciar a própria empresa. É isso mesmo que você leu, 100 mil dólares. E ainda por cima ganham um treinamento diferenciado lá no Vale do Silício, no olho do furacão da cultura digital inovadora.

Peter Thiel, cofundador do PayPal, investidor no Facebook, gerenciador de fundos hedge e revolucionário da educação
Peter Thiel, co-fundador do PayPal, investidor no Facebook, gerenciador de fundos hedge e revolucionário da educação

A primeira turma foi selecionada mês passado e as áreas de atuação dos estudantes vão de economia às finanças, passando por biotecnologia e mineração extraterrestre (não ir atrás do ouro dos homenzinhos verdes, mas minerá-lo quando cair de meteoro aqui na Terra). A restrição é que os inscritos devem ter menos de 20 anos de idade.

Caso os projetos dêem certo, Peter terá mostrado que a faculdade não é sinônimo de sucesso, nem garantia para nada. Grandes mentes e bem sucedidos inovadores de nossa geração, como o Steve Jobs, o Bill Gates e o Zuckerberg (só para citar os casos mais famosos) abandonaram o curso superior para seguirem carreira empreendedora.

Hoje, na sociedade da informação, ter um diploma universitário não significa necessariamente muita coisa – principalmente para determinadas áreas. A quantidade de pessoas que terminam a universidade e vão fazer pós-graduação é muito grande, seja porque não sabem como ganhar dinheiro (empreender nem pensar, né?) ou porque o mercado já está abarrotado. Isso sem mencionar quem termina concursado numa área não correlata com sua formação.

Nem todas as idéias são tão boas quanto as outras, claro. Será que eles recuperam os 100 mil?
Nem todas as ideias são tão boas quanto as outras, claro. Será que eles recuperam os 100 mil?

Como disse o próprio Peter:

"Não estamos dizendo que todo mundo deveria largar a faculdade, [...] o problema é que em nossa sociedade presume-se que todo mundo tem que ir para a faculdade."

A universidade não é para todo mundo; nem todos os perfis de habilidades individuais se encaixam por lá. Não é sinônimo de emprego certo ou dinheiro farto. Ao ensinar que a faculdade é o único caminho, nossa sociedade está matando a criatividade dos estudantes e condenando-os a uma vida medíocre. Iniciativas como a de Peter Thiel são louváveis, por servir de exemplo.

Para quem se interessou pelo projeto de intercâmbio (eu incluso), a próxima turma abre em outubro.  Mais informações aqui, no final da página. E aí, você largaria sua faculdade?


publicado em 22 de Junho de 2011, 09:55
0576829fd67155d597a65066434938b0?s=130

Paulo Ribeiro

Empreendedor e estrategista moderno. Autor do livro Os 7 Pilares do Aprendizado, ajuda as pessoas a aprender melhor e mais rápido através do Aprendizado Acelerado. Escreve no Estrategistas sobre a criação de uma vida mais feliz e significativa e tem uma lista mensal com recomendações de leitura.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: