As piadas de futebol feitas aqui são apenas para dar um tom de humor ao texto. Não vamos levar a sério, OK? Piadas são sempre bem-vindas. Ofensas, não.
Na quinta-feira passada, enquanto assistia ao jogo entre São Paulo e Internacional-RS entre uma cerveja e outra, pensava comigo qual seria o tema do meu próximo texto aqui no PdH. Pois bem, o goleiro Renan ficou preocupado com minha ausência de ideias e resolveu sugerir uma excelente pauta, ao cometer um erro absolutamente ridículo contra o time do Morumbi.
Vejam a lambança que fez o goleiro do time gaúcho:
Assim que consegui parar de xingar o goleiro por ter protagonizado um lance de tamanha bizarrice (como bom corinthiano, estava torcendo contra o pessoal lá do Morumbi), mandei um email para a equipe do PdH pedindo que eles me ajudassem com minha próxima pauta. Pedi para que eles me indicassem algumas falhas de goleiros. Para tanto, decidi estabelecer algumas regras, a seguir:
- Priorizar falhas ocorridas após 1980 no Brasil, pois a probabilidade de que o público do PdH se lembre dos lances é maior.
- Falhas não são somente aquelas que resultam em gols, embora seja dessa forma que acabam 99.9% dos erros cometidos por goleiros.
- Não incluir nenhuma falha de algum goleiro do Corinthians, até porque goleiros do Corinthians jamais cometeram falhas e tudo o que vocês falarem não vai me tirar essa certeza.
- Falhas do Rogério Ceni e de qualquer goleiro do Flamengo valem dois pontos e tem prioridade. (Não, ainda não superei a Libertadores).
- A lista não é nenhum tipo de ranking onde estão as 10 maiores falhas de todos os tempos. Isto seria muito pretensioso. Apenas selecionei 10 falhas que achei interessantes e sei que existem outras milhares por aí. Aliás, fiquem à vontade de colocá-las nos comentários.
Depois de ter listado centenas de erros e de ter recebido várias sugestões da equipe PdH (razão pela qual deixo a ela os meus sinceros agradecimentos), segue abaixo a lista de 10 falhas absurdas de goleiros que vocês deveriam ver.
1. Júlio Cesar chuta bola na cabeça de Fabinho e a bola volta para o gol.
Vamos abrir a lista com “o melhor goleiro do mundo”:
2. Goleiro japonês comete erro lamentável
Indicação do nosso glorioso Dr. Health, esse lance me deixou rindo uns 5 minutos. Nas palavras do próprio Doc, nesse lance não cabe nem descrição.
Link YouTube | Algum leitor se dispõe a fazer uma análise do que passou pela mente do goleiro nessa fração de segundo?
3. Rodolfo Rodriguez coloca a bola no chão e Ronaldo marca (Cruzeiro 6 x 0 Bahia, 1993)
Ressalte-se que Rodolfo Rodriguez foi um baita goleiro, daqueles de fazer defesas milagrosas. Não por acaso seu apelido era Gato Rodriguez. Dessa vez, entretanto, após defender um chute cruzeirense, o goleiro uruguaio, ainda ajoelhado, coloca a bola no chão para arrumar sua luva justo na frente de Ronaldo Fenômeno, na época um garoto de 17 anos que começava sua carreira no futebol. O resultado:
Não consigo descrever o quão irritante é o narrador chamando Ronaldo de “Menino Ronaldo” todas as vezes que ele faz um gol. No caso, foram 5 gols nesse jogo.
4. Valdir Peres engole um frangaço do meio da rua (Brasil 2 x 1 URSS pela Copa de 1982)
Valdir Peres foi um grande goleiro que carregou fama de frangueiro por toda sua carreira, basicamente por causa desse gol.
5. Jaílson lança a bola para dentro de seu próprio gol (1992)
Tive de incluir esse lance pois lembro exatamente de estar assistindo o Esporte Espetacular quando isso foi ao ar. 15 anos depois, o lance serviu de inspiração para o quadro “Bola Murcha” do Fantástico.
A narração da mulher do técnico é impagável. Não consegui achar a versão completa, onde dá pra escutar todos os nomes dirigidos a Jaílson.
6. Robert Green recebe as boas vindas da Jabulani (Inglaterra 1 x 1 EUA pela Copa de 2010)
A culpa é da Jabulani. Todas as falhas de goleiros na Copa de 2010 foram culpa da Jabulani. Na verdade, ninguém falhou. A Jabulani é que enganou os goleiros.
7. O pior jogo da carreira de Marcos (Palmeiras 2 x 7 Vitória em 2003)
Marcão, eu simpatizo com você, mas no seu lugar, tentava proibir a veiculação desse vídeo. O último gol do Vitória foi bisonho e há pelo menos mais duas falhas do Marcos nesse jogo.
8. Clemer, pelo profissionalismo
Se tem um goleiro que tem uma obra sólida ao longo da carreira, quando o assunto é frango, seu nome é Clemer. Escolhi esses dois, mas tem um monte. Sério, o cara é um profissional do frango.
9. Carini (Atlético-MG x Ipatinga)
Como o próprio narrador diz, esse é o frango clássico. Bola baixinha, fácil de defender. Deem uma olhada no que Carini fez.
Ainda bem que agora o Atlético-MG conta com toda a “segurança” e controle emocional de Fábio Costa.
10. Rogério Ceni, pelo conjunto da obra
Vocês não acharam que eu ia deixar passar, né? Assistam para entender porque Ceni sempre se sentia obrigado a fazer algum gol de falta ou pênalti. Compensação.
Link YouTube | Alguém consegue contar os frangos?
Bom, essa é apenas uma lista. Quero ver outras falhas toscas nos comentários, sempre lembrando que os goleiros do Corinthians nunca cometeram frango algum e que qualquer vídeo nesse sentido é pura montagem.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.