Vinhos Nacionais, Safras, Regiões Produtoras e Boas Dicas de Compras

Alessander Guerra

por
em às | Comida, Dr. Cook


Já falei das importadoras e lojas de vinho – dei uma lista de links para você navegar, aprender um pouco mais e montar sua adega.

Então, veio o post sobre Degustar vinhos sem se tornar um enochato, com dicas que podem ajudar a entender um pouco mais sobre vinhos. E na continuação, escrevi que ia contar sobre os vinhos brasileiros que foram degustados, as safras e principais regiões produtoras brasileiras. Promessa é dívida!

Principais regiões produtoras de vinhos no Brasil

Serra Gaúcha – Vale dos Vinhedos

Região da Campanha (fronteira com Uruguai) – bons resultados com as uvas Tannat e Touriga Nacional

Nordeste – no Vale do São Francisco, numa faixa entre Pernambuco e Bahia – único lugar do mundo onde cada vinhedo dá duas safras por ano. Lá as uvas não hibernam como em outras plantações. Em um dia é possível ver todos os estágios. É possível programar colheita e produção todos os meses.

Santa Catarina
– São Joaquim (um dos lugares mais frios do Brasil)

Já imaginou uma vinícola no Nordeste? Eles fazem vinhos excelentes.

Já imaginou uma vinícola no Nordeste? Eles fazem vinhos excelentes.

Safras e Uvas

Melhores safras no Brasil – 2005 e 2008 – a de 2009 também promete, graças às boas condições climáticas (do ponto de vista da uva, é claro!)

Merlot – segundo Ricardo Castilho (diretor editorial da revista Prazeres da Mesa) que comandou essa degustação que participei na Semana Mesa SP. A Merlot é o tipo de uva tinta que mais se adaptou ao solo brasileiro, produzindo vinhos mais equilibrados.

Vinhos Degustados

Esses 1 espumante e 10 vinhos, certamente são boas dicas de compras, porque foram selecionados por um expert em vinhos que é o Ricardo e com a presença da maioria dos representantes das vinícolas. Ninguém ia querer fazer feio, né?

Pizzato – Espumante Brut (não lembro a safra – mas lembre do que disse no post anterior – espumante quanto mais novo melhor)

Casa Valduga – branco Chardonnay 2008

Paralelo 8 – tinto (Touriga Nacional, Shiraz, entre outras uvas) da Vinibrasil (vinícola que pertence a Dão Sul de Portugal). Esse vinho é produzido no Vale do São Francisco.

Aurora – tinto Cabernet Sauvignon Milesime 2004

Casa Valduga – tinto Cabernet Sauvignon Grand Reserva 2004

Os vinhos degustados pelo Dr. Cook. Ainda bem que ele não voltou dirigindo.

Os vinhos degustados pelo Dr. Cook. Ainda bem que ele não voltou dirigindo.

Dal Pizzol – tinto Tannat 2005

Pizzato – tinto Merlot Reserva 2005

Miolo – tinto Merlot Terroir 2004

Salton – tinto Merlot Desejo 2005

Villa Francioni – tinto (Cabernet Sauvignon, Franc, Merlot e Malbec) 2005 – Curiosidade: essa vinícola, que fica em São Joaquim (Santa Catarina), elabora os vinhos separadamente. Na hora de engarrafar, o enólogo decide o quanto de cada vinho vai compor aquele blend.

Salton – tinto (Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat) Talento 2004

Importante: Os vinhos nacionais ficam melhores a cada ano e os espumantes brasileiros (não só o da vinícola Pizzato que citei na degustação, mas também os da Salton, Miolo, etc) são muito bem avaliados no mundo todo. Portanto, pensem bem antes de gastar comprando vinhos importados.

Quem tiver interesse pode acessar no Cuecas na Cozinha – minha viagem ao Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha.

No próximo post – fazendo a vontade do Dr. Health – achei um bom motivo para que todos possam beber as cervejas trapistas.

Alessander Guerra

Alessander Guerra é dono do Cuecas na Cozinha, gosta de cozinhar e receber os amigos. Em volta do fogão, acompanhados de uma boa bebida, compartilhamos a melhor das experiências.


Outros artigos escritos por

Conheça nosso projeto editorial

O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Somos um espaço plural, aberto a visões contraditórias e entusiasta do embate saudável. Conheça nossa orientação editorial e a essência do que fazemos. Você pode comentar abaixo ou ainda nos enviar um artigo para publicação.


RECEBA PDH POR EMAIL

Enviamos apenas um email por dia com todos os textos e shots que selecionamos a dedo para os leitores não perderem tempo.


LEIA TAMBÉM...

98 comentários

Dê vida ao PapodeHomem, para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou. Leva 2 minutos.

Queremos uma discussão de alto nível, sem frescuras e bem humorada. Portanto, leia nossa porra de Política de Comentários.


  • Camille

    Dicas saborosas e perfumadas!
    Estou conhecendo o PdH, embora ja me sinta viciada!
    Textos de boa qualidade, inteligentes. Para um publico diferenciado…Parabens a toda equipe!!!

  • Camille

    Dicas saborosas e perfumadas!
    Estou conhecendo o PdH, embora ja me sinta viciada!
    Textos de boa qualidade, inteligentes. Para um publico diferenciado…Parabens a toda equipe!!!

  • Camille

    Dicas saborosas e perfumadas!
    Estou conhecendo o PdH, embora ja me sinta viciada!
    Textos de boa qualidade, inteligentes. Para um publico diferenciado…Parabens a toda equipe!!!

  • Camille

    Dicas saborosas e perfumadas!
    Estou conhecendo o PdH, embora ja me sinta viciada!
    Textos de boa qualidade, inteligentes. Para um publico diferenciado…Parabens a toda equipe!!!

  • http://rauberweb.multiply.com/ Rauber

    Não sei caro amigo…
    Hoje vivo na Alemanha e não sou profissional de vinhos, mas…
    Vivi em, entre outros lugares, no Chile, Espanha, Argentina e França…em minhas viagens tive oportunidade de conhecer vinícolas do mundo (minha esposa agora faz PhD em agrobussines) e posso lhe dizer que internacionalmente o vinho brasileiro (e o famoso português inclusive), são quase motivo de piada no mundo. Por assim dizer: O chileno respeita o vinho espanhol, que por sua vez respeita o vinho francês, que respeita o vinho argentino e por ai vai…
    Do brasileiro e do português ninguém fala… os vinhos em ascensão de qualidade que estão sendo reconhecidos no mundo são os Sul Africanos, os Australianos e os geneticamente modificados americanos…
    E na minha opinião, dentre tantos que provei (sorvi, como foi dito em post anterior), as ultimas safras chilenas e espanholas estão no topo de teor, aroma, gosto e qualidade de precessamento. Considereando vinhos baratos é claro (com preço abaixo dos U$100).
    Falando em vinhos mais caros, por mais incrível que possa parecer, os chilenos e os franceses entram no topo da lista seguido pelos espanhois.
    Infelizmente, o que se escuta no Brasil, e premiações internas, não estão tendo repercussão internacional, e apesar de ser patriota e brasileiro e morrer de orgulho do meu país, cada vez que tomo um vinho brasileiro, em seguida vem a decepção de aromas não tão ricos, teores de uva muito suaves (aguados por assim dizer), e não se compara ao tomar um reserva espanhol, por exemplo.
    Ainda que paladar e gosto cada um tem um e por exemplo, os italianos (tão famosos), aqui na Europa, eu sinceramente não tenho conseguido comprar um que valha á pena, que como sou novo no ramo, não sei se cairam de qualidade, se eu que não sabia tomar vinhos, ou se são ruins mesmo.
    Desculpe, mas essa é a impressão de quem está de fora, e vinho meus amigos, ainda é uma coisa muito longinqua para ser orgulho brasileiro (por mais que digam por aí, é, eu também ouvi quando estava aí: o Brasil não tem clima, frio suficiente para que a uva processe naturalmente, todos os aromas e tendências que uma chilena vai te dar). Por enquanto, ficamos com a fama das prostitutas, e do futebol…

    • Benvindo Pereira

      Eu estou trabalhando a pouco tempo, com Grand Cru, mas estou feliz com seus comentários, no momento eu tenho todos os vinhos do mundo, isto é do novo mundo ou velho mundo, só os IMPORTADOS, me liguem para trocar informações, temos nosso especialista em vinhos, CONSULTA SERÁ GRATUITA, agendaremoIs um atendimento personalizado, me liguem TODOS QUE BUSCAM IR PARA OUTRO PAÍS ATRAVÉS DA DESGUTAÇÃO DE EXCELENTE VINHO, COM PREÇOS ACESSÍVEIS AOS MAIS REQUINTADOS SAFRAS, ALÉM DE CESTAS, CHAMPANHEIRAS, SOWINE E EUROCAVE, ME LIGUE CONSULTOR ESPECIALIZADO EM VINHOS: TEL: 28 48 02 37 E CEL 98 78 47 83.

  • http://rauberweb.multiply.com/ Rauber

    Não sei caro amigo…
    Hoje vivo na Alemanha e não sou profissional de vinhos, mas…
    Vivi em, entre outros lugares, no Chile, Espanha, Argentina e França…em minhas viagens tive oportunidade de conhecer vinícolas do mundo (minha esposa agora faz PhD em agrobussines) e posso lhe dizer que internacionalmente o vinho brasileiro (e o famoso português inclusive), são quase motivo de piada no mundo. Por assim dizer: O chileno respeita o vinho espanhol, que por sua vez respeita o vinho francês, que respeita o vinho argentino e por ai vai…
    Do brasileiro e do português ninguém fala… os vinhos em ascensão de qualidade que estão sendo reconhecidos no mundo são os Sul Africanos, os Australianos e os geneticamente modificados americanos…
    E na minha opinião, dentre tantos que provei (sorvi, como foi dito em post anterior), as ultimas safras chilenas e espanholas estão no topo de teor, aroma, gosto e qualidade de precessamento. Considereando vinhos baratos é claro (com preço abaixo dos U$100).
    Falando em vinhos mais caros, por mais incrível que possa parecer, os chilenos e os franceses entram no topo da lista seguido pelos espanhois.
    Infelizmente, o que se escuta no Brasil, e premiações internas, não estão tendo repercussão internacional, e apesar de ser patriota e brasileiro e morrer de orgulho do meu país, cada vez que tomo um vinho brasileiro, em seguida vem a decepção de aromas não tão ricos, teores de uva muito suaves (aguados por assim dizer), e não se compara ao tomar um reserva espanhol, por exemplo.
    Ainda que paladar e gosto cada um tem um e por exemplo, os italianos (tão famosos), aqui na Europa, eu sinceramente não tenho conseguido comprar um que valha á pena, que como sou novo no ramo, não sei se cairam de qualidade, se eu que não sabia tomar vinhos, ou se são ruins mesmo.
    Desculpe, mas essa é a impressão de quem está de fora, e vinho meus amigos, ainda é uma coisa muito longinqua para ser orgulho brasileiro (por mais que digam por aí, é, eu também ouvi quando estava aí: o Brasil não tem clima, frio suficiente para que a uva processe naturalmente, todos os aromas e tendências que uma chilena vai te dar). Por enquanto, ficamos com a fama das prostitutas, e do futebol…

  • http://rauberweb.multiply.com Rauber

    Não sei caro amigo…
    Hoje vivo na Alemanha e não sou profissional de vinhos, mas…
    Vivi em, entre outros lugares, no Chile, Espanha, Argentina e França…em minhas viagens tive oportunidade de conhecer vinícolas do mundo (minha esposa agora faz PhD em agrobussines) e posso lhe dizer que internacionalmente o vinho brasileiro (e o famoso português inclusive), são quase motivo de piada no mundo. Por assim dizer: O chileno respeita o vinho espanhol, que por sua vez respeita o vinho francês, que respeita o vinho argentino e por ai vai…
    Do brasileiro e do português ninguém fala… os vinhos em ascensão de qualidade que estão sendo reconhecidos no mundo são os Sul Africanos, os Australianos e os geneticamente modificados americanos…
    E na minha opinião, dentre tantos que provei (sorvi, como foi dito em post anterior), as ultimas safras chilenas e espanholas estão no topo de teor, aroma, gosto e qualidade de precessamento. Considereando vinhos baratos é claro (com preço abaixo dos U$100).
    Falando em vinhos mais caros, por mais incrível que possa parecer, os chilenos e os franceses entram no topo da lista seguido pelos espanhois.
    Infelizmente, o que se escuta no Brasil, e premiações internas, não estão tendo repercussão internacional, e apesar de ser patriota e brasileiro e morrer de orgulho do meu país, cada vez que tomo um vinho brasileiro, em seguida vem a decepção de aromas não tão ricos, teores de uva muito suaves (aguados por assim dizer), e não se compara ao tomar um reserva espanhol, por exemplo.
    Ainda que paladar e gosto cada um tem um e por exemplo, os italianos (tão famosos), aqui na Europa, eu sinceramente não tenho conseguido comprar um que valha á pena, que como sou novo no ramo, não sei se cairam de qualidade, se eu que não sabia tomar vinhos, ou se são ruins mesmo.
    Desculpe, mas essa é a impressão de quem está de fora, e vinho meus amigos, ainda é uma coisa muito longinqua para ser orgulho brasileiro (por mais que digam por aí, é, eu também ouvi quando estava aí: o Brasil não tem clima, frio suficiente para que a uva processe naturalmente, todos os aromas e tendências que uma chilena vai te dar). Por enquanto, ficamos com a fama das prostitutas, e do futebol…

  • http://www.conversaatrevida.blogspot.com/ Atre l Conversa Atrevida

    eu acho que pro vinho brasileiro “aparecer” lá fora deve faltar um bocado mesmo…talvez nem tanto pelo vinho, mas pela origem já que tradicionalmente o Brasil ainda não é reconhecido nem pelas UVAS…MAS eu., apesar de não ser conhecedora de vinhos, já tomei alguns que gostei muito…Nem sei dizer quais as qualidades dos “vinhos” em questão, mas na boca eram extremamente agradáveis…Saborosos.
    e quando não se tem GRANDES conhecimentos sobre vinhos “agradável” e “saboroso” parecem “referências” ótimas.

    Mas depois de ler tanto sobre vinhos aqui, estou ficando mais criteriosa… Aumentando a lista de “referências”….rs

    Abraço Guerra…
    Sempre uma DELÍCIA ler seus posts.

  • http://www.conversaatrevida.blogspot.com/ Atre l Conversa Atrevida

    eu acho que pro vinho brasileiro “aparecer” lá fora deve faltar um bocado mesmo…talvez nem tanto pelo vinho, mas pela origem já que tradicionalmente o Brasil ainda não é reconhecido nem pelas UVAS…MAS eu., apesar de não ser conhecedora de vinhos, já tomei alguns que gostei muito…Nem sei dizer quais as qualidades dos “vinhos” em questão, mas na boca eram extremamente agradáveis…Saborosos.
    e quando não se tem GRANDES conhecimentos sobre vinhos “agradável” e “saboroso” parecem “referências” ótimas.

    Mas depois de ler tanto sobre vinhos aqui, estou ficando mais criteriosa… Aumentando a lista de “referências”….rs

    Abraço Guerra…
    Sempre uma DELÍCIA ler seus posts.

  • http://www.conversaatrevida.blogspot.com/ Atre l Conversa Atrevida

    eu acho que pro vinho brasileiro “aparecer” lá fora deve faltar um bocado mesmo…talvez nem tanto pelo vinho, mas pela origem já que tradicionalmente o Brasil ainda não é reconhecido nem pelas UVAS…MAS eu., apesar de não ser conhecedora de vinhos, já tomei alguns que gostei muito…Nem sei dizer quais as qualidades dos “vinhos” em questão, mas na boca eram extremamente agradáveis…Saborosos.
    e quando não se tem GRANDES conhecimentos sobre vinhos “agradável” e “saboroso” parecem “referências” ótimas.

    Mas depois de ler tanto sobre vinhos aqui, estou ficando mais criteriosa… Aumentando a lista de “referências”….rs

    Abraço Guerra…
    Sempre uma DELÍCIA ler seus posts.

  • http://www.conversaatrevida.blogspot.com Atre l Conversa Atrevida

    eu acho que pro vinho brasileiro “aparecer” lá fora deve faltar um bocado mesmo…talvez nem tanto pelo vinho, mas pela origem já que tradicionalmente o Brasil ainda não é reconhecido nem pelas UVAS…MAS eu., apesar de não ser conhecedora de vinhos, já tomei alguns que gostei muito…Nem sei dizer quais as qualidades dos “vinhos” em questão, mas na boca eram extremamente agradáveis…Saborosos.
    e quando não se tem GRANDES conhecimentos sobre vinhos “agradável” e “saboroso” parecem “referências” ótimas.

    Mas depois de ler tanto sobre vinhos aqui, estou ficando mais criteriosa… Aumentando a lista de “referências”….rs

    Abraço Guerra…
    Sempre uma DELÍCIA ler seus posts.

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    Camille toda a equipe te agradece.

    Rauber, obrigado pela colaboração. Falei da evolução dos vinhos nacionais, mas não disse que eles são melhores ou mais conhecidos fora do Brasil. Aliás, antes de mais nada, eles precisam ser conhecidos no próprio Brasil.

    Estar na Europa facilita muito comprar um bom vinho a preço razoável. Se vier para cá tente comprá-los. Vai achar franceses, italianos, espanhóis, até com um preço competitivo com relação aos nacionais – só que bem vagabundos, refugos que não foram bebidos por aí.

    Só queria acrescentar que diante da puta crise causada pela incompetência administrativa americana e européia. Essa coisa de Brasil ser conhecido por futebol e prostitutas é meio rançosa. Aliás, em todas as viagens que fiz à Europa, prevaleceu o respeito. Abs

    Atrê – o Brasil é tão grande que se aparecer aqui dentro já vai ser bom e gerar emprego para muita gente. bjs

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    Camille toda a equipe te agradece.

    Rauber, obrigado pela colaboração. Falei da evolução dos vinhos nacionais, mas não disse que eles são melhores ou mais conhecidos fora do Brasil. Aliás, antes de mais nada, eles precisam ser conhecidos no próprio Brasil.

    Estar na Europa facilita muito comprar um bom vinho a preço razoável. Se vier para cá tente comprá-los. Vai achar franceses, italianos, espanhóis, até com um preço competitivo com relação aos nacionais – só que bem vagabundos, refugos que não foram bebidos por aí.

    Só queria acrescentar que diante da puta crise causada pela incompetência administrativa americana e européia. Essa coisa de Brasil ser conhecido por futebol e prostitutas é meio rançosa. Aliás, em todas as viagens que fiz à Europa, prevaleceu o respeito. Abs

    Atrê – o Brasil é tão grande que se aparecer aqui dentro já vai ser bom e gerar emprego para muita gente. bjs

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    Camille toda a equipe te agradece.

    Rauber, obrigado pela colaboração. Falei da evolução dos vinhos nacionais, mas não disse que eles são melhores ou mais conhecidos fora do Brasil. Aliás, antes de mais nada, eles precisam ser conhecidos no próprio Brasil.

    Estar na Europa facilita muito comprar um bom vinho a preço razoável. Se vier para cá tente comprá-los. Vai achar franceses, italianos, espanhóis, até com um preço competitivo com relação aos nacionais – só que bem vagabundos, refugos que não foram bebidos por aí.

    Só queria acrescentar que diante da puta crise causada pela incompetência administrativa americana e européia. Essa coisa de Brasil ser conhecido por futebol e prostitutas é meio rançosa. Aliás, em todas as viagens que fiz à Europa, prevaleceu o respeito. Abs

    Atrê – o Brasil é tão grande que se aparecer aqui dentro já vai ser bom e gerar emprego para muita gente. bjs

  • http://www.cuecasnacozinha.com Alessander Guerra

    Camille toda a equipe te agradece.

    Rauber, obrigado pela colaboração. Falei da evolução dos vinhos nacionais, mas não disse que eles são melhores ou mais conhecidos fora do Brasil. Aliás, antes de mais nada, eles precisam ser conhecidos no próprio Brasil.

    Estar na Europa facilita muito comprar um bom vinho a preço razoável. Se vier para cá tente comprá-los. Vai achar franceses, italianos, espanhóis, até com um preço competitivo com relação aos nacionais – só que bem vagabundos, refugos que não foram bebidos por aí.

    Só queria acrescentar que diante da puta crise causada pela incompetência administrativa americana e européia. Essa coisa de Brasil ser conhecido por futebol e prostitutas é meio rançosa. Aliás, em todas as viagens que fiz à Europa, prevaleceu o respeito. Abs

    Atrê – o Brasil é tão grande que se aparecer aqui dentro já vai ser bom e gerar emprego para muita gente. bjs

  • http://rauberweb.multiply.com/ Rauber

    Verdade Guerra, sou obrigado a lhe dar razão…em parte…
    realmente não podemos deixar de valorizar o produto nacional (que vai gerar incremento de qualidade, empregos, impostos internos, etc…) em detrimento do importado, e inclusive, á quem quer aventurar-se no ato de degustar (ou mesmo provar) vinhos, deve sim começar pelo produto nacional que imagina que continuem mais baratos (genericamente falando), que muitas porcarias importadas, mas…
    Qualidade infelizmente reitero, creio que sou um defensor meio “fanático” do vinho chileno que, se você souber escolher, vai com certeza embebedar-se não só do álcool, mas de prazer também…
    Excelente matéria e parabéns, você me incentivou a procurar conhecer mais um pouco o vinho nacional, assim que voltar (ano que vem) vou dar mais atenção á isso, porque já pequei muito pela ignorância, e não quero cometer esse mesmo erro novamente.
    Quanto ao futebol e ás prostitutas…é óbvio que é rançoso, mas sempre que digo que sou brasileiro por aqui, por mais diferente que seja o meio, me perguntam se já joguei ou jogo futebol… e fica aquele “respeito” cínico e velado, que parece que os olhos alheios quase perguntam: “Ah, você jogava futebol… e tua irmã? por acaso ela é p…?”
    Converso com muitas brasileiras estudantes por aqui e passam por situações que ás vezes me dão pena…
    Claro que nem todo mundo é ignorante que pensa que todos alemães são nazi, o que se não é pior, é igual… estava falando meio que generalizando, e generalizando morrem muitos africanos de fome enquanto a gente discute paladar de vinhos. Desse ponto de vista, discutir sobre qual vinho é melhor ou pior, deveria ser proibido.
    Abraço e continue assim!!

  • http://rauberweb.multiply.com/ Rauber

    Verdade Guerra, sou obrigado a lhe dar razão…em parte…
    realmente não podemos deixar de valorizar o produto nacional (que vai gerar incremento de qualidade, empregos, impostos internos, etc…) em detrimento do importado, e inclusive, á quem quer aventurar-se no ato de degustar (ou mesmo provar) vinhos, deve sim começar pelo produto nacional que imagina que continuem mais baratos (genericamente falando), que muitas porcarias importadas, mas…
    Qualidade infelizmente reitero, creio que sou um defensor meio “fanático” do vinho chileno que, se você souber escolher, vai com certeza embebedar-se não só do álcool, mas de prazer também…
    Excelente matéria e parabéns, você me incentivou a procurar conhecer mais um pouco o vinho nacional, assim que voltar (ano que vem) vou dar mais atenção á isso, porque já pequei muito pela ignorância, e não quero cometer esse mesmo erro novamente.
    Quanto ao futebol e ás prostitutas…é óbvio que é rançoso, mas sempre que digo que sou brasileiro por aqui, por mais diferente que seja o meio, me perguntam se já joguei ou jogo futebol… e fica aquele “respeito” cínico e velado, que parece que os olhos alheios quase perguntam: “Ah, você jogava futebol… e tua irmã? por acaso ela é p…?”
    Converso com muitas brasileiras estudantes por aqui e passam por situações que ás vezes me dão pena…
    Claro que nem todo mundo é ignorante que pensa que todos alemães são nazi, o que se não é pior, é igual… estava falando meio que generalizando, e generalizando morrem muitos africanos de fome enquanto a gente discute paladar de vinhos. Desse ponto de vista, discutir sobre qual vinho é melhor ou pior, deveria ser proibido.
    Abraço e continue assim!!

  • http://rauberweb.multiply.com/ Rauber

    Verdade Guerra, sou obrigado a lhe dar razão…em parte…
    realmente não podemos deixar de valorizar o produto nacional (que vai gerar incremento de qualidade, empregos, impostos internos, etc…) em detrimento do importado, e inclusive, á quem quer aventurar-se no ato de degustar (ou mesmo provar) vinhos, deve sim começar pelo produto nacional que imagina que continuem mais baratos (genericamente falando), que muitas porcarias importadas, mas…
    Qualidade infelizmente reitero, creio que sou um defensor meio “fanático” do vinho chileno que, se você souber escolher, vai com certeza embebedar-se não só do álcool, mas de prazer também…
    Excelente matéria e parabéns, você me incentivou a procurar conhecer mais um pouco o vinho nacional, assim que voltar (ano que vem) vou dar mais atenção á isso, porque já pequei muito pela ignorância, e não quero cometer esse mesmo erro novamente.
    Quanto ao futebol e ás prostitutas…é óbvio que é rançoso, mas sempre que digo que sou brasileiro por aqui, por mais diferente que seja o meio, me perguntam se já joguei ou jogo futebol… e fica aquele “respeito” cínico e velado, que parece que os olhos alheios quase perguntam: “Ah, você jogava futebol… e tua irmã? por acaso ela é p…?”
    Converso com muitas brasileiras estudantes por aqui e passam por situações que ás vezes me dão pena…
    Claro que nem todo mundo é ignorante que pensa que todos alemães são nazi, o que se não é pior, é igual… estava falando meio que generalizando, e generalizando morrem muitos africanos de fome enquanto a gente discute paladar de vinhos. Desse ponto de vista, discutir sobre qual vinho é melhor ou pior, deveria ser proibido.
    Abraço e continue assim!!

  • http://rauberweb.multiply.com Rauber

    Verdade Guerra, sou obrigado a lhe dar razão…em parte…
    realmente não podemos deixar de valorizar o produto nacional (que vai gerar incremento de qualidade, empregos, impostos internos, etc…) em detrimento do importado, e inclusive, á quem quer aventurar-se no ato de degustar (ou mesmo provar) vinhos, deve sim começar pelo produto nacional que imagina que continuem mais baratos (genericamente falando), que muitas porcarias importadas, mas…
    Qualidade infelizmente reitero, creio que sou um defensor meio “fanático” do vinho chileno que, se você souber escolher, vai com certeza embebedar-se não só do álcool, mas de prazer também…
    Excelente matéria e parabéns, você me incentivou a procurar conhecer mais um pouco o vinho nacional, assim que voltar (ano que vem) vou dar mais atenção á isso, porque já pequei muito pela ignorância, e não quero cometer esse mesmo erro novamente.
    Quanto ao futebol e ás prostitutas…é óbvio que é rançoso, mas sempre que digo que sou brasileiro por aqui, por mais diferente que seja o meio, me perguntam se já joguei ou jogo futebol… e fica aquele “respeito” cínico e velado, que parece que os olhos alheios quase perguntam: “Ah, você jogava futebol… e tua irmã? por acaso ela é p…?”
    Converso com muitas brasileiras estudantes por aqui e passam por situações que ás vezes me dão pena…
    Claro que nem todo mundo é ignorante que pensa que todos alemães são nazi, o que se não é pior, é igual… estava falando meio que generalizando, e generalizando morrem muitos africanos de fome enquanto a gente discute paladar de vinhos. Desse ponto de vista, discutir sobre qual vinho é melhor ou pior, deveria ser proibido.
    Abraço e continue assim!!

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    É verdade Rauber, esse negócio de preconceito atrapalha muito pelo mundo.

    Nessa crise então, todo estrangeiro está sendo considerado um inimigo por causa do alto índice de desemprego.

    Quando voltar ao Brasil dê uma atenção nessas vinícolas que citei, elas estão trabalhando duro mesmo.

    O problema é que ainda tem várias outras vinícolas fazendo aquelas porcarias. Enfim, tem muito chão pela frente.

    Os vinhos chilenos também são muito queridos aqui no Brasil, e os preços bem razoáveis graças ao Mercosul.

    Ah, e quando voltar da Alemanha também prove várias cervejas artesanais que estão pintando por aqui. Vale à pena experimentar.

    abs

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    É verdade Rauber, esse negócio de preconceito atrapalha muito pelo mundo.

    Nessa crise então, todo estrangeiro está sendo considerado um inimigo por causa do alto índice de desemprego.

    Quando voltar ao Brasil dê uma atenção nessas vinícolas que citei, elas estão trabalhando duro mesmo.

    O problema é que ainda tem várias outras vinícolas fazendo aquelas porcarias. Enfim, tem muito chão pela frente.

    Os vinhos chilenos também são muito queridos aqui no Brasil, e os preços bem razoáveis graças ao Mercosul.

    Ah, e quando voltar da Alemanha também prove várias cervejas artesanais que estão pintando por aqui. Vale à pena experimentar.

    abs

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    É verdade Rauber, esse negócio de preconceito atrapalha muito pelo mundo.

    Nessa crise então, todo estrangeiro está sendo considerado um inimigo por causa do alto índice de desemprego.

    Quando voltar ao Brasil dê uma atenção nessas vinícolas que citei, elas estão trabalhando duro mesmo.

    O problema é que ainda tem várias outras vinícolas fazendo aquelas porcarias. Enfim, tem muito chão pela frente.

    Os vinhos chilenos também são muito queridos aqui no Brasil, e os preços bem razoáveis graças ao Mercosul.

    Ah, e quando voltar da Alemanha também prove várias cervejas artesanais que estão pintando por aqui. Vale à pena experimentar.

    abs

  • http://www.cuecasnacozinha.com Alessander Guerra

    É verdade Rauber, esse negócio de preconceito atrapalha muito pelo mundo.

    Nessa crise então, todo estrangeiro está sendo considerado um inimigo por causa do alto índice de desemprego.

    Quando voltar ao Brasil dê uma atenção nessas vinícolas que citei, elas estão trabalhando duro mesmo.

    O problema é que ainda tem várias outras vinícolas fazendo aquelas porcarias. Enfim, tem muito chão pela frente.

    Os vinhos chilenos também são muito queridos aqui no Brasil, e os preços bem razoáveis graças ao Mercosul.

    Ah, e quando voltar da Alemanha também prove várias cervejas artesanais que estão pintando por aqui. Vale à pena experimentar.

    abs

  • Erick

    Alessander,

    Concordo com vc. Uma vez na ABS (Assoc. Bras. Sommeliers) os caras fizeram uma degustacao as cegas e demos nossas notas. Um dos vinhos q tiveram melhores notas foi o Miolo Selecao. Ok, tinha sido uma safra especifica, mas lembro até hj do cara dizendo: “isso é para q vcs parem de ficar tomando rotulo e passem e ter respieto pela bebida. Só tirem conclusoes depois q tomarem”

    Os mesmos caras fizeram o mesmo outro dia e um Pizzato (q vc menciona em sua lista) teve as melhores notas (um dos ‘concorrentes’ era um Chateau margaux).

    Eu mesmo uma vez levei um Brunello di Montalcino e um JPCheney (viho frances baratinho) e o pessoal gostou mais do baratinho.

    Ou seja: o paladar nem sempre acompanha o rótulo.

  • Erick

    Alessander,

    Concordo com vc. Uma vez na ABS (Assoc. Bras. Sommeliers) os caras fizeram uma degustacao as cegas e demos nossas notas. Um dos vinhos q tiveram melhores notas foi o Miolo Selecao. Ok, tinha sido uma safra especifica, mas lembro até hj do cara dizendo: “isso é para q vcs parem de ficar tomando rotulo e passem e ter respieto pela bebida. Só tirem conclusoes depois q tomarem”

    Os mesmos caras fizeram o mesmo outro dia e um Pizzato (q vc menciona em sua lista) teve as melhores notas (um dos ‘concorrentes’ era um Chateau margaux).

    Eu mesmo uma vez levei um Brunello di Montalcino e um JPCheney (viho frances baratinho) e o pessoal gostou mais do baratinho.

    Ou seja: o paladar nem sempre acompanha o rótulo.

  • Erick

    Alessander,

    Concordo com vc. Uma vez na ABS (Assoc. Bras. Sommeliers) os caras fizeram uma degustacao as cegas e demos nossas notas. Um dos vinhos q tiveram melhores notas foi o Miolo Selecao. Ok, tinha sido uma safra especifica, mas lembro até hj do cara dizendo: “isso é para q vcs parem de ficar tomando rotulo e passem e ter respieto pela bebida. Só tirem conclusoes depois q tomarem”

    Os mesmos caras fizeram o mesmo outro dia e um Pizzato (q vc menciona em sua lista) teve as melhores notas (um dos ‘concorrentes’ era um Chateau margaux).

    Eu mesmo uma vez levei um Brunello di Montalcino e um JPCheney (viho frances baratinho) e o pessoal gostou mais do baratinho.

    Ou seja: o paladar nem sempre acompanha o rótulo.

  • Erick

    Rauber,

    concordo com vc. O vinho brasileiro é fraco
    tecnicamente, mas para mim isso tem um pouco a ver com achar a sua vocacao. Por exemplo: o Brasil produz ótimos champanhes (Ok, me desculpe, nao posso usar essa nomemclatura, mas vcs entendem o q digo), entao talvez seja melhor investir nisso do q em Pinot Noir para fazer uma especie de Romanee Conti nacional.

    Acho q o Brasil tem potencial para champanhe e vinhos tintos leves e frutados. Um amigo meu enologo no Chile da Errazuris esteve no Vale de Sao Francisco e gostou muito do q esta comecando a se produzir lá.

    O Brasil ainda tem chao pela frente, mas acho q vai achar seu caminho.

  • Erick

    Rauber,

    concordo com vc. O vinho brasileiro é fraco
    tecnicamente, mas para mim isso tem um pouco a ver com achar a sua vocacao. Por exemplo: o Brasil produz ótimos champanhes (Ok, me desculpe, nao posso usar essa nomemclatura, mas vcs entendem o q digo), entao talvez seja melhor investir nisso do q em Pinot Noir para fazer uma especie de Romanee Conti nacional.

    Acho q o Brasil tem potencial para champanhe e vinhos tintos leves e frutados. Um amigo meu enologo no Chile da Errazuris esteve no Vale de Sao Francisco e gostou muito do q esta comecando a se produzir lá.

    O Brasil ainda tem chao pela frente, mas acho q vai achar seu caminho.

  • Erick

    Rauber,

    concordo com vc. O vinho brasileiro é fraco
    tecnicamente, mas para mim isso tem um pouco a ver com achar a sua vocacao. Por exemplo: o Brasil produz ótimos champanhes (Ok, me desculpe, nao posso usar essa nomemclatura, mas vcs entendem o q digo), entao talvez seja melhor investir nisso do q em Pinot Noir para fazer uma especie de Romanee Conti nacional.

    Acho q o Brasil tem potencial para champanhe e vinhos tintos leves e frutados. Um amigo meu enologo no Chile da Errazuris esteve no Vale de Sao Francisco e gostou muito do q esta comecando a se produzir lá.

    O Brasil ainda tem chao pela frente, mas acho q vai achar seu caminho.

  • Erick

    Alessander,

    Concordo com vc. Uma vez na ABS (Assoc. Bras. Sommeliers) os caras fizeram uma degustacao as cegas e demos nossas notas. Um dos vinhos q tiveram melhores notas foi o Miolo Selecao. Ok, tinha sido uma safra especifica, mas lembro até hj do cara dizendo: “isso é para q vcs parem de ficar tomando rotulo e passem e ter respieto pela bebida. Só tirem conclusoes depois q tomarem”

    Os mesmos caras fizeram o mesmo outro dia e um Pizzato (q vc menciona em sua lista) teve as melhores notas (um dos ‘concorrentes’ era um Chateau margaux).

    Eu mesmo uma vez levei um Brunello di Montalcino e um JPCheney (viho frances baratinho) e o pessoal gostou mais do baratinho.

    Ou seja: o paladar nem sempre acompanha o rótulo.

  • Erick

    Rauber,

    concordo com vc. O vinho brasileiro é fraco
    tecnicamente, mas para mim isso tem um pouco a ver com achar a sua vocacao. Por exemplo: o Brasil produz ótimos champanhes (Ok, me desculpe, nao posso usar essa nomemclatura, mas vcs entendem o q digo), entao talvez seja melhor investir nisso do q em Pinot Noir para fazer uma especie de Romanee Conti nacional.

    Acho q o Brasil tem potencial para champanhe e vinhos tintos leves e frutados. Um amigo meu enologo no Chile da Errazuris esteve no Vale de Sao Francisco e gostou muito do q esta comecando a se produzir lá.

    O Brasil ainda tem chao pela frente, mas acho q vai achar seu caminho.

  • Erick

    O vinho chileno é barato nao apenas pelo Mercosul, fizeram uma pesquisa na Inglaterra e os inglesses sempre relacionavam vinho chileno com “preco beneficio”.

    Mas…. eu acho q falta uma identidade ao vinho chileno. Eles seguem muito a linha internacional entao sao muito parecidos entre sí. Se tomarmos 2 Chiantis (desde que nao sejam reserva) eles serao bem diferentes, isso nao aocntece no Chile.

    Parece q os vinhos sao sempre feitos para agradar ao Robert Parker (famoso critico de vinhos), e o resto das pessoas q adapte seu gosto ao dele ! Rs.

    (Ok, estou exagerando um pouco)

  • Erick

    O vinho chileno é barato nao apenas pelo Mercosul, fizeram uma pesquisa na Inglaterra e os inglesses sempre relacionavam vinho chileno com “preco beneficio”.

    Mas…. eu acho q falta uma identidade ao vinho chileno. Eles seguem muito a linha internacional entao sao muito parecidos entre sí. Se tomarmos 2 Chiantis (desde que nao sejam reserva) eles serao bem diferentes, isso nao aocntece no Chile.

    Parece q os vinhos sao sempre feitos para agradar ao Robert Parker (famoso critico de vinhos), e o resto das pessoas q adapte seu gosto ao dele ! Rs.

    (Ok, estou exagerando um pouco)

  • Erick

    O vinho chileno é barato nao apenas pelo Mercosul, fizeram uma pesquisa na Inglaterra e os inglesses sempre relacionavam vinho chileno com “preco beneficio”.

    Mas…. eu acho q falta uma identidade ao vinho chileno. Eles seguem muito a linha internacional entao sao muito parecidos entre sí. Se tomarmos 2 Chiantis (desde que nao sejam reserva) eles serao bem diferentes, isso nao aocntece no Chile.

    Parece q os vinhos sao sempre feitos para agradar ao Robert Parker (famoso critico de vinhos), e o resto das pessoas q adapte seu gosto ao dele ! Rs.

    (Ok, estou exagerando um pouco)

  • Erick

    O vinho chileno é barato nao apenas pelo Mercosul, fizeram uma pesquisa na Inglaterra e os inglesses sempre relacionavam vinho chileno com “preco beneficio”.

    Mas…. eu acho q falta uma identidade ao vinho chileno. Eles seguem muito a linha internacional entao sao muito parecidos entre sí. Se tomarmos 2 Chiantis (desde que nao sejam reserva) eles serao bem diferentes, isso nao aocntece no Chile.

    Parece q os vinhos sao sempre feitos para agradar ao Robert Parker (famoso critico de vinhos), e o resto das pessoas q adapte seu gosto ao dele ! Rs.

    (Ok, estou exagerando um pouco)

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    Erick, esqueceu de dizer que está morando no Chile e tem toda a autoridade para falar no que anda tomando por aí.

    Concordo muito com a questão da vocação. Cada um tem de achar seu caminho e fazer o melhor.

    Essa diversidade é que é interessante. É bom tomar vinhos diferentes e se supreender com cada um.

    E o Robert Parker faz estragos mesmo! Muita vinícola quer seguir a cartilha dele e acaba tirando a personalidade de seus vinhos.

    abs e estou gostando muito dessa contribuição de vocês para o conteúdo do PdH.

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    Erick, esqueceu de dizer que está morando no Chile e tem toda a autoridade para falar no que anda tomando por aí.

    Concordo muito com a questão da vocação. Cada um tem de achar seu caminho e fazer o melhor.

    Essa diversidade é que é interessante. É bom tomar vinhos diferentes e se supreender com cada um.

    E o Robert Parker faz estragos mesmo! Muita vinícola quer seguir a cartilha dele e acaba tirando a personalidade de seus vinhos.

    abs e estou gostando muito dessa contribuição de vocês para o conteúdo do PdH.

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    Erick, esqueceu de dizer que está morando no Chile e tem toda a autoridade para falar no que anda tomando por aí.

    Concordo muito com a questão da vocação. Cada um tem de achar seu caminho e fazer o melhor.

    Essa diversidade é que é interessante. É bom tomar vinhos diferentes e se supreender com cada um.

    E o Robert Parker faz estragos mesmo! Muita vinícola quer seguir a cartilha dele e acaba tirando a personalidade de seus vinhos.

    abs e estou gostando muito dessa contribuição de vocês para o conteúdo do PdH.

  • http://www.cuecasnacozinha.com Alessander Guerra

    Erick, esqueceu de dizer que está morando no Chile e tem toda a autoridade para falar no que anda tomando por aí.

    Concordo muito com a questão da vocação. Cada um tem de achar seu caminho e fazer o melhor.

    Essa diversidade é que é interessante. É bom tomar vinhos diferentes e se supreender com cada um.

    E o Robert Parker faz estragos mesmo! Muita vinícola quer seguir a cartilha dele e acaba tirando a personalidade de seus vinhos.

    abs e estou gostando muito dessa contribuição de vocês para o conteúdo do PdH.

  • http://www.namuringa.blogspot.com/ Fábio Freitas

    Socorro ! Pessoal sabe do que fala nesse post em…
    Só autoridade. rs. Deixo a discussão aprofundada para quem sabe.
    Passando só pra agradecer ao Guerra. As dicas são uteis, imagino eu, para neófitos no assunto, como eu.
    Brigado e o Cuecas na Cozinha tá muito legal.
    Parabéns.

  • http://www.namuringa.blogspot.com/ Fábio Freitas

    Socorro ! Pessoal sabe do que fala nesse post em…
    Só autoridade. rs. Deixo a discussão aprofundada para quem sabe.
    Passando só pra agradecer ao Guerra. As dicas são uteis, imagino eu, para neófitos no assunto, como eu.
    Brigado e o Cuecas na Cozinha tá muito legal.
    Parabéns.

  • http://www.namuringa.blogspot.com/ Fábio Freitas

    Socorro ! Pessoal sabe do que fala nesse post em…
    Só autoridade. rs. Deixo a discussão aprofundada para quem sabe.
    Passando só pra agradecer ao Guerra. As dicas são uteis, imagino eu, para neófitos no assunto, como eu.
    Brigado e o Cuecas na Cozinha tá muito legal.
    Parabéns.

  • http://www.namuringa.blogspot.com/ Fábio Freitas

    Socorro ! Pessoal sabe do que fala nesse post em…
    Só autoridade. rs. Deixo a discussão aprofundada para quem sabe.
    Passando só pra agradecer ao Guerra. As dicas são uteis, imagino eu, para neófitos no assunto, como eu.
    Brigado e o Cuecas na Cozinha tá muito legal.
    Parabéns.

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    Fábio obrigado. Na verdade te digo que eu estou aprendendo muito com tudo isso. E todos são sempre bem-vindos ao Cuecas na Cozinha.

    abs

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    Fábio obrigado. Na verdade te digo que eu estou aprendendo muito com tudo isso. E todos são sempre bem-vindos ao Cuecas na Cozinha.

    abs

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    Fábio obrigado. Na verdade te digo que eu estou aprendendo muito com tudo isso. E todos são sempre bem-vindos ao Cuecas na Cozinha.

    abs

  • http://www.cuecasnacozinha.com Alessander Guerra

    Fábio obrigado. Na verdade te digo que eu estou aprendendo muito com tudo isso. E todos são sempre bem-vindos ao Cuecas na Cozinha.

    abs

  • http://rauberweb.multiply.com/ Rauber

    Só pra arrematar Erick, você que mora aí, deixa eu depoimento sobre duas uvas exclusivas chilenas: a Carmenére e a Sauvignon Gris (da Casa Silva)…
    Acredito que tenha no Brasil, se não tiver, vou nem que seja de carona pro Chile comprar unas botellas!!!
    Abraço!

  • http://rauberweb.multiply.com/ Rauber

    Só pra arrematar Erick, você que mora aí, deixa eu depoimento sobre duas uvas exclusivas chilenas: a Carmenére e a Sauvignon Gris (da Casa Silva)…
    Acredito que tenha no Brasil, se não tiver, vou nem que seja de carona pro Chile comprar unas botellas!!!
    Abraço!

  • http://rauberweb.multiply.com/ Rauber

    Só pra arrematar Erick, você que mora aí, deixa eu depoimento sobre duas uvas exclusivas chilenas: a Carmenére e a Sauvignon Gris (da Casa Silva)…
    Acredito que tenha no Brasil, se não tiver, vou nem que seja de carona pro Chile comprar unas botellas!!!
    Abraço!

  • http://rauberweb.multiply.com Rauber

    Só pra arrematar Erick, você que mora aí, deixa eu depoimento sobre duas uvas exclusivas chilenas: a Carmenére e a Sauvignon Gris (da Casa Silva)…
    Acredito que tenha no Brasil, se não tiver, vou nem que seja de carona pro Chile comprar unas botellas!!!
    Abraço!

  • Lauro
  • Lauro
  • Lauro
  • Lauro
  • Rodrigo Almeida

    Cara você degustou um Salton Cabernet Sauvgnon Talento 2004???? Tinha que ter sido o 2005.

    Falando nisso, o que achou do Desejo Merlot 2005?

  • Rodrigo Almeida

    Cara você degustou um Salton Cabernet Sauvgnon Talento 2004???? Tinha que ter sido o 2005.

    Falando nisso, o que achou do Desejo Merlot 2005?

  • Rodrigo Almeida

    Cara você degustou um Salton Cabernet Sauvgnon Talento 2004???? Tinha que ter sido o 2005.

    Falando nisso, o que achou do Desejo Merlot 2005?

  • Rodrigo Almeida

    Cara você degustou um Salton Cabernet Sauvgnon Talento 2004???? Tinha que ter sido o 2005.

    Falando nisso, o que achou do Desejo Merlot 2005?

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    Oi Rodrigo, os vinhos e safras foram escolhidos pelos promotores do evento.

    Gostei de todos os que provei. Para avaliar melhor o Desejo Merlot 2005 precisaria degustá-lo novamente. Aquele dia foi pauleira! Essa degustação foi o fim de uma jornada que começou com uma degustação de chocolates em pratos salgados com um chef francês, passou por um degustação de chocolates e vinhos do Porto, seguiu para uma degustação de pratos diversos e culminou nessa degustação de 11 rótulos. Minha bixiga estava pela hora da morte.

    abs

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    Oi Rodrigo, os vinhos e safras foram escolhidos pelos promotores do evento.

    Gostei de todos os que provei. Para avaliar melhor o Desejo Merlot 2005 precisaria degustá-lo novamente. Aquele dia foi pauleira! Essa degustação foi o fim de uma jornada que começou com uma degustação de chocolates em pratos salgados com um chef francês, passou por um degustação de chocolates e vinhos do Porto, seguiu para uma degustação de pratos diversos e culminou nessa degustação de 11 rótulos. Minha bixiga estava pela hora da morte.

    abs

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    Oi Rodrigo, os vinhos e safras foram escolhidos pelos promotores do evento.

    Gostei de todos os que provei. Para avaliar melhor o Desejo Merlot 2005 precisaria degustá-lo novamente. Aquele dia foi pauleira! Essa degustação foi o fim de uma jornada que começou com uma degustação de chocolates em pratos salgados com um chef francês, passou por um degustação de chocolates e vinhos do Porto, seguiu para uma degustação de pratos diversos e culminou nessa degustação de 11 rótulos. Minha bixiga estava pela hora da morte.

    abs

  • http://www.cuecasnacozinha.com Alessander Guerra

    Oi Rodrigo, os vinhos e safras foram escolhidos pelos promotores do evento.

    Gostei de todos os que provei. Para avaliar melhor o Desejo Merlot 2005 precisaria degustá-lo novamente. Aquele dia foi pauleira! Essa degustação foi o fim de uma jornada que começou com uma degustação de chocolates em pratos salgados com um chef francês, passou por um degustação de chocolates e vinhos do Porto, seguiu para uma degustação de pratos diversos e culminou nessa degustação de 11 rótulos. Minha bixiga estava pela hora da morte.

    abs

  • Jáder, O Pitoresco

    Alessander, qual destes vinhos que você citou é o melhor pra acompanhar pizza? Li em outro site que tem que ser “encorpados” e “mais jovens” (tô falando de vinho, viu, galera?). E ainda acrescentaria “baixa acidez” nestes atributos. Mas enfim, qual se enquadra nestas características?

  • Jáder, O Pitoresco

    Alessander, qual destes vinhos que você citou é o melhor pra acompanhar pizza? Li em outro site que tem que ser “encorpados” e “mais jovens” (tô falando de vinho, viu, galera?). E ainda acrescentaria “baixa acidez” nestes atributos. Mas enfim, qual se enquadra nestas características?

  • Jáder, O Pitoresco

    Alessander, qual destes vinhos que você citou é o melhor pra acompanhar pizza? Li em outro site que tem que ser “encorpados” e “mais jovens” (tô falando de vinho, viu, galera?). E ainda acrescentaria “baixa acidez” nestes atributos. Mas enfim, qual se enquadra nestas características?

  • Jáder, O Pitoresco

    Alessander, qual destes vinhos que você citou é o melhor pra acompanhar pizza? Li em outro site que tem que ser “encorpados” e “mais jovens” (tô falando de vinho, viu, galera?). E ainda acrescentaria “baixa acidez” nestes atributos. Mas enfim, qual se enquadra nestas características?

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    Jáder a Pizza é uma massa vai bem com muitos vinhos. O lance que vai diferir são os recheios. Eles que podem determinar o melhor vinho.

    Como as pastas, temos que saber os molhos.

    No caso das pizzas, vou te dizer não esquente porque os recheios serão sempre diversos – linguiça, queijos, atum – vinhos que seriam totalmente diferentes. Então escolha aquele quem mais couber no seu bolso e experimente sem medo de ser feliz.

    Acredito que se a pizza for boa e o vinho for bom, vão sempre combinar.

    abs e boa pizzada
    Alessander Guerra
    http://www.cuecasnacozinha.com

  • http://www.cuecasnacozinha.com/ Alessander Guerra

    Jáder a Pizza é uma massa vai bem com muitos vinhos. O lance que vai diferir são os recheios. Eles que podem determinar o melhor vinho.

    Como as pastas, temos que saber os molhos.

    No caso das pizzas, vou te dizer não esquente porque os recheios serão sempre diversos – linguiça, queijos, atum – vinhos que seriam totalmente diferentes. Então escolha aquele quem mais couber no seu bolso e experimente sem medo de ser feliz.

    Acredito que se a pizza for boa e o vinho for bom, vão sempre combinar.

    abs e boa pizzada
    Alessander Guerra
    http://www.cuecasnacozinha.com

  • http://www.cuecasnacozinha.com Alessander Guerra

    Jáder a Pizza é uma massa vai bem com muitos vinhos. O lance que vai diferir são os recheios. Eles que podem determinar o melhor vinho.

    Como as pastas, temos que saber os molhos.

    No caso das pizzas, vou te dizer não esquente porque os recheios serão sempre diversos – linguiça, queijos, atum – vinhos que seriam totalmente diferentes. Então escolha aquele quem mais couber no seu bolso e experimente sem medo de ser feliz.

    Acredito que se a pizza for boa e o vinho for bom, vão sempre combinar.

    abs e boa pizzada
    Alessander Guerra
    http://www.cuecasnacozinha.com

  • christina

    para o “rauber”:

    Meu caro: entendo o seu posicionamento de superioridade em relação aos vinhos brasileiros, já que vossa senhoria se encontra fora do país ha mto tempo. Mas, por incrível que pareça, vc não é o único brasileiro que conhece a Europa, seu povo e seus hábitos. O povo europeu é, por excelencia, um povo conservador, para começo de conversa. O processo para que eles começem e apenas começem a aceitar o “novo” é mto lento. Até hj eles guardam rancores terríveis contra alemães, por exemplo. Até italianos, qdo querem dizer que são “gente fina”, dizem: “não somos alemães”. E olha q Mussolini era aliado do “vc sabe quem”, como eles dizem. E por aí vai. É um povo que olha mto mais pra tras de que pra frente. Não quero dizer q não olhem pra frente e não quero iniciar um debate idiota sobre o fato de eles realmetne serem super desenvolvidos, não estou questionando isso. Mas são, mesmo com a globalização, conservadores natos. Já o povo brasileiro, não tem nenhuma tradição em vinho e é lógico q nossos vinhos não vão ser conhecidos e mto menos “reconhecidos” por eles tão cedo. Isso não significa q nossos vinhos sejam ruins. Qto ao reconhecimento de vinhos australianos e africanos, é óbvio q o mercado se abre pra eles, afinal, foram colonizados por ingleses e os ingleses jamais conseguiram concorrer com os demais (alguém já ouviu falar em vinho inglês?). E vc jura q a rainha e seu grao duque nunca se ressentiram disso? E alguém realmente acha q a inglaterra ainda nao influencia (e ajuda) seus “quintais”, seus “pupilos”?. Mas eu já tomei um sul africano totalmente azedo e com fama de “bom”. Isso é tãããõ relativo… Uma vez, com amigos belgas, no restaurante mistura fina em salvador, um restaurante cujo proprietário é “enólogo” por sinal, e, salvo engano, filho de europeus, ond havia extensa carta de vinhos, meus amigos belgas não conseguiram achar um único francês que julgassem decente. E qta gente metida a besta, isto é, a entendida, ali, achando q estava abafando ao consumi-los? Não é o vinho brasileiro que não é bom: é o povo brasileiro q não entende de vinho para dar palpite. Acha q se pagar caro por um vinho frances, está, de fato, bebendo um bom vinho. E por caro entenda-se algo em torno de 60 a 70 reais. Resultado: eles não aceitaram nenhum dos vinhos franceses e nem de origem alguma dentre os disponíveis. Então entrou em cena o dono da casa: insistiu em que experimentassem um casa valduga de uma certa safra especial. Não ofereceu como brinde. cobrou. Mesmo assim, outras duas garrafas foram abertas afinal. E para q vc não pense q eram os meus amigos belgas q não entendiam de vinho, saiba vc q em casa a familia q eu acompanhava tem o hábito de consumir, diariamente, pelo menos uma garrafa de vinho frances da melhor estirpe. Sei q dinheiro não é tudo, mas ajuda a pessoa a conhecer o q o mundo oferece de melhor e esses aí são donos de uma empresa de seguros especializada em cargas marítimas. São mto ricos e conhecem absolutamente “todos” os vinhos reconhecidamente bons do mundo. Nunca haviam então ouvido falar em vinho brasileiro. Foram praticamente obrigados pelo dono do mistura fina a provar um. Provaram. Gostaram. Repetiram. Não, não derramaram mil elogios. Mas garantiram que se surpreenderram e que com certeza estavam melhor servidos de que com qq outra opção disponível na carta. Moral: não ser conhecido” nao significa “não existir”. Eu tb não te conheço, e no entanto, vc exite. Bons vinhos brasileiros apenas não são conhecidos, não significa q não existam. Nota 10 pro dono do Mistura Fina. 0 pra vc.

  • christina

    para o “rauber”:

    Meu caro: entendo o seu posicionamento de superioridade em relação aos vinhos brasileiros, já que vossa senhoria se encontra fora do país ha mto tempo. Mas, por incrível que pareça, vc não é o único brasileiro que conhece a Europa, seu povo e seus hábitos. O povo europeu é, por excelencia, um povo conservador, para começo de conversa. O processo para que eles começem e apenas começem a aceitar o “novo” é mto lento. Até hj eles guardam rancores terríveis contra alemães, por exemplo. Até italianos, qdo querem dizer que são “gente fina”, dizem: “não somos alemães”. E olha q Mussolini era aliado do “vc sabe quem”, como eles dizem. E por aí vai. É um povo que olha mto mais pra tras de que pra frente. Não quero dizer q não olhem pra frente e não quero iniciar um debate idiota sobre o fato de eles realmetne serem super desenvolvidos, não estou questionando isso. Mas são, mesmo com a globalização, conservadores natos. Já o povo brasileiro, não tem nenhuma tradição em vinho e é lógico q nossos vinhos não vão ser conhecidos e mto menos “reconhecidos” por eles tão cedo. Isso não significa q nossos vinhos sejam ruins. Qto ao reconhecimento de vinhos australianos e africanos, é óbvio q o mercado se abre pra eles, afinal, foram colonizados por ingleses e os ingleses jamais conseguiram concorrer com os demais (alguém já ouviu falar em vinho inglês?). E vc jura q a rainha e seu grao duque nunca se ressentiram disso? E alguém realmente acha q a inglaterra ainda nao influencia (e ajuda) seus “quintais”, seus “pupilos”?. Mas eu já tomei um sul africano totalmente azedo e com fama de “bom”. Isso é tãããõ relativo… Uma vez, com amigos belgas, no restaurante mistura fina em salvador, um restaurante cujo proprietário é “enólogo” por sinal, e, salvo engano, filho de europeus, ond havia extensa carta de vinhos, meus amigos belgas não conseguiram achar um único francês que julgassem decente. E qta gente metida a besta, isto é, a entendida, ali, achando q estava abafando ao consumi-los? Não é o vinho brasileiro que não é bom: é o povo brasileiro q não entende de vinho para dar palpite. Acha q se pagar caro por um vinho frances, está, de fato, bebendo um bom vinho. E por caro entenda-se algo em torno de 60 a 70 reais. Resultado: eles não aceitaram nenhum dos vinhos franceses e nem de origem alguma dentre os disponíveis. Então entrou em cena o dono da casa: insistiu em que experimentassem um casa valduga de uma certa safra especial. Não ofereceu como brinde. cobrou. Mesmo assim, outras duas garrafas foram abertas afinal. E para q vc não pense q eram os meus amigos belgas q não entendiam de vinho, saiba vc q em casa a familia q eu acompanhava tem o hábito de consumir, diariamente, pelo menos uma garrafa de vinho frances da melhor estirpe. Sei q dinheiro não é tudo, mas ajuda a pessoa a conhecer o q o mundo oferece de melhor e esses aí são donos de uma empresa de seguros especializada em cargas marítimas. São mto ricos e conhecem absolutamente “todos” os vinhos reconhecidamente bons do mundo. Nunca haviam então ouvido falar em vinho brasileiro. Foram praticamente obrigados pelo dono do mistura fina a provar um. Provaram. Gostaram. Repetiram. Não, não derramaram mil elogios. Mas garantiram que se surpreenderram e que com certeza estavam melhor servidos de que com qq outra opção disponível na carta. Moral: não ser conhecido” nao significa “não existir”. Eu tb não te conheço, e no entanto, vc exite. Bons vinhos brasileiros apenas não são conhecidos, não significa q não existam. Nota 10 pro dono do Mistura Fina. 0 pra vc.

  • christina

    para o “rauber”:

    Meu caro: entendo o seu posicionamento de superioridade em relação aos vinhos brasileiros, já que vossa senhoria se encontra fora do país ha mto tempo. Mas, por incrível que pareça, vc não é o único brasileiro que conhece a Europa, seu povo e seus hábitos. O povo europeu é, por excelencia, um povo conservador, para começo de conversa. O processo para que eles começem e apenas começem a aceitar o “novo” é mto lento. Até hj eles guardam rancores terríveis contra alemães, por exemplo. Até italianos, qdo querem dizer que são “gente fina”, dizem: “não somos alemães”. E olha q Mussolini era aliado do “vc sabe quem”, como eles dizem. E por aí vai. É um povo que olha mto mais pra tras de que pra frente. Não quero dizer q não olhem pra frente e não quero iniciar um debate idiota sobre o fato de eles realmetne serem super desenvolvidos, não estou questionando isso. Mas são, mesmo com a globalização, conservadores natos. Já o povo brasileiro, não tem nenhuma tradição em vinho e é lógico q nossos vinhos não vão ser conhecidos e mto menos “reconhecidos” por eles tão cedo. Isso não significa q nossos vinhos sejam ruins. Qto ao reconhecimento de vinhos australianos e africanos, é óbvio q o mercado se abre pra eles, afinal, foram colonizados por ingleses e os ingleses jamais conseguiram concorrer com os demais (alguém já ouviu falar em vinho inglês?). E vc jura q a rainha e seu grao duque nunca se ressentiram disso? E alguém realmente acha q a inglaterra ainda nao influencia (e ajuda) seus “quintais”, seus “pupilos”?. Mas eu já tomei um sul africano totalmente azedo e com fama de “bom”. Isso é tãããõ relativo… Uma vez, com amigos belgas, no restaurante mistura fina em salvador, um restaurante cujo proprietário é “enólogo” por sinal, e, salvo engano, filho de europeus, ond havia extensa carta de vinhos, meus amigos belgas não conseguiram achar um único francês que julgassem decente. E qta gente metida a besta, isto é, a entendida, ali, achando q estava abafando ao consumi-los? Não é o vinho brasileiro que não é bom: é o povo brasileiro q não entende de vinho para dar palpite. Acha q se pagar caro por um vinho frances, está, de fato, bebendo um bom vinho. E por caro entenda-se algo em torno de 60 a 70 reais. Resultado: eles não aceitaram nenhum dos vinhos franceses e nem de origem alguma dentre os disponíveis. Então entrou em cena o dono da casa: insistiu em que experimentassem um casa valduga de uma certa safra especial. Não ofereceu como brinde. cobrou. Mesmo assim, outras duas garrafas foram abertas afinal. E para q vc não pense q eram os meus amigos belgas q não entendiam de vinho, saiba vc q em casa a familia q eu acompanhava tem o hábito de consumir, diariamente, pelo menos uma garrafa de vinho frances da melhor estirpe. Sei q dinheiro não é tudo, mas ajuda a pessoa a conhecer o q o mundo oferece de melhor e esses aí são donos de uma empresa de seguros especializada em cargas marítimas. São mto ricos e conhecem absolutamente “todos” os vinhos reconhecidamente bons do mundo. Nunca haviam então ouvido falar em vinho brasileiro. Foram praticamente obrigados pelo dono do mistura fina a provar um. Provaram. Gostaram. Repetiram. Não, não derramaram mil elogios. Mas garantiram que se surpreenderram e que com certeza estavam melhor servidos de que com qq outra opção disponível na carta. Moral: não ser conhecido” nao significa “não existir”. Eu tb não te conheço, e no entanto, vc exite. Bons vinhos brasileiros apenas não são conhecidos, não significa q não existam. Nota 10 pro dono do Mistura Fina. 0 pra vc.

  • http://rauberweb.multiply.com/ Rauber

    Bha! a mina não entendeu nada!! … nota 0 pra mim, enquanto isso sigo meu curso de degustação de whisky aqui em Edinburgh e ensinado escoceses a beber vinho (a rainha vai ficar orgulhosa). Um grande abraço e que você continue sendo muito, muito feliz.

  • http://rauberweb.multiply.com/ Rauber

    Bha! a mina não entendeu nada!! … nota 0 pra mim, enquanto isso sigo meu curso de degustação de whisky aqui em Edinburgh e ensinado escoceses a beber vinho (a rainha vai ficar orgulhosa). Um grande abraço e que você continue sendo muito, muito feliz.

  • http://rauberweb.multiply.com/ Rauber

    Bha! a mina não entendeu nada!! … nota 0 pra mim, enquanto isso sigo meu curso de degustação de whisky aqui em Edinburgh e ensinado escoceses a beber vinho (a rainha vai ficar orgulhosa). Um grande abraço e que você continue sendo muito, muito feliz.

  • http://rauberweb.multiply.com Rauber

    Bha! a mina não entendeu nada!! … nota 0 pra mim, enquanto isso sigo meu curso de degustação de whisky aqui em Edinburgh e ensinado escoceses a beber vinho (a rainha vai ficar orgulhosa). Um grande abraço e que você continue sendo muito, muito feliz.

  • http://rauberweb.multiply.com/ Rauber

    E continuo…
    Vinho bom envolve dois requisitos: qualidade de processamento e uva. E fruta, depende de dois fatores…solo e clima.
    E solo você pode melhorar, modificar, ajustar. Mas clima não, ou é bom ou não é. E existem lugares no mundo em que o clima ajuda extremamente na qualidade de frutas que dependem do clima, como é o caso da uva.
    O que fazem as companias vinícolas as redor do mundo é retirar o máximo dos outros requisitos pra compensarem a diferença de clima.
    E os chilenos (o povo, não o vinho), foram muito felizes na combinação e na qualidade de clima e solo, em exerceram um exelente improve das frutas em geral. Faça o seguinte: coma uma uva ou um brócolis que seja, chileno, e um brasileiro, compare e pense na qualidade dos produtos derivados.
    Eu mesmo, sou fanatico pelas bananadas feitas de bananas alemãs.
    0 pra você e 10 pras bananas alemãs.
    E vá plantar….(hum, deixa eu ver)….bananeiras!
    E tenho dito! rsrsrs
    (Ela deve ter participação em alguma vinícola brasileira, pra ser tão mal educada! Pelamordedeus…)
    Clima minha filha! Quando pensar em vinho pense em clima!!

  • http://rauberweb.multiply.com/ Rauber

    E continuo…
    Vinho bom envolve dois requisitos: qualidade de processamento e uva. E fruta, depende de dois fatores…solo e clima.
    E solo você pode melhorar, modificar, ajustar. Mas clima não, ou é bom ou não é. E existem lugares no mundo em que o clima ajuda extremamente na qualidade de frutas que dependem do clima, como é o caso da uva.
    O que fazem as companias vinícolas as redor do mundo é retirar o máximo dos outros requisitos pra compensarem a diferença de clima.
    E os chilenos (o povo, não o vinho), foram muito felizes na combinação e na qualidade de clima e solo, em exerceram um exelente improve das frutas em geral. Faça o seguinte: coma uma uva ou um brócolis que seja, chileno, e um brasileiro, compare e pense na qualidade dos produtos derivados.
    Eu mesmo, sou fanatico pelas bananadas feitas de bananas alemãs.
    0 pra você e 10 pras bananas alemãs.
    E vá plantar….(hum, deixa eu ver)….bananeiras!
    E tenho dito! rsrsrs
    (Ela deve ter participação em alguma vinícola brasileira, pra ser tão mal educada! Pelamordedeus…)
    Clima minha filha! Quando pensar em vinho pense em clima!!

  • http://rauberweb.multiply.com Rauber

    E continuo…
    Vinho bom envolve dois requisitos: qualidade de processamento e uva. E fruta, depende de dois fatores…solo e clima.
    E solo você pode melhorar, modificar, ajustar. Mas clima não, ou é bom ou não é. E existem lugares no mundo em que o clima ajuda extremamente na qualidade de frutas que dependem do clima, como é o caso da uva.
    O que fazem as companias vinícolas as redor do mundo é retirar o máximo dos outros requisitos pra compensarem a diferença de clima.
    E os chilenos (o povo, não o vinho), foram muito felizes na combinação e na qualidade de clima e solo, em exerceram um exelente improve das frutas em geral. Faça o seguinte: coma uma uva ou um brócolis que seja, chileno, e um brasileiro, compare e pense na qualidade dos produtos derivados.
    Eu mesmo, sou fanatico pelas bananadas feitas de bananas alemãs.
    0 pra você e 10 pras bananas alemãs.
    E vá plantar….(hum, deixa eu ver)….bananeiras!
    E tenho dito! rsrsrs
    (Ela deve ter participação em alguma vinícola brasileira, pra ser tão mal educada! Pelamordedeus…)
    Clima minha filha! Quando pensar em vinho pense em clima!!

  • Frau Lustig

    Adorei!
    Adorei o post, adorei os comentarios!!!
    Parabens ao Guerra!
    Desejo que o Rauber continue viajado, degustador, embriagado e endinheirado… sucesso na Caledonia!
    Desejo que a Christina continue na sua defesa exacerbada pelos vinhos nacionais… isso ai, cada um fazendo a sua parte!
    Desejo que jamais falte vinho a um bom apreciador!
    E que cada um tome o vinho que merece!

    Beijos

  • Frau Lustig

    Adorei!
    Adorei o post, adorei os comentarios!!!
    Parabens ao Guerra!
    Desejo que o Rauber continue viajado, degustador, embriagado e endinheirado… sucesso na Caledonia!
    Desejo que a Christina continue na sua defesa exacerbada pelos vinhos nacionais… isso ai, cada um fazendo a sua parte!
    Desejo que jamais falte vinho a um bom apreciador!
    E que cada um tome o vinho que merece!

    Beijos

  • Frau Lustig

    Adorei!
    Adorei o post, adorei os comentarios!!!
    Parabens ao Guerra!
    Desejo que o Rauber continue viajado, degustador, embriagado e endinheirado… sucesso na Caledonia!
    Desejo que a Christina continue na sua defesa exacerbada pelos vinhos nacionais… isso ai, cada um fazendo a sua parte!
    Desejo que jamais falte vinho a um bom apreciador!
    E que cada um tome o vinho que merece!

    Beijos

  • Frau Lustig

    Adorei!
    Adorei o post, adorei os comentarios!!!
    Parabens ao Guerra!
    Desejo que o Rauber continue viajado, degustador, embriagado e endinheirado… sucesso na Caledonia!
    Desejo que a Christina continue na sua defesa exacerbada pelos vinhos nacionais… isso ai, cada um fazendo a sua parte!
    Desejo que jamais falte vinho a um bom apreciador!
    E que cada um tome o vinho que merece!

    Beijos

  • Claudio – Curto e Grosso

    Viajo muito pelo mundo, principalmente para a Europa. Quando viajo, levo comigo os bons vinhos brasileiros, pois são os unicos que atendem ao meu paladar e prazer na sua degustação.
    Vejo hoje pela televisão sobre a boa qualidade do vinho Frances. Exportaram para os EUA vinho de má qualidade como se fosse um top frances. Muitas pessoas que se dizem entendidos, tomam desses vinhos.

  • Claudio – Curto e Grosso

    Viajo muito pelo mundo, principalmente para a Europa. Quando viajo, levo comigo os bons vinhos brasileiros, pois são os unicos que atendem ao meu paladar e prazer na sua degustação.
    Vejo hoje pela televisão sobre a boa qualidade do vinho Frances. Exportaram para os EUA vinho de má qualidade como se fosse um top frances. Muitas pessoas que se dizem entendidos, tomam desses vinhos.

  • Claudio – Curto e Grosso

    Viajo muito pelo mundo, principalmente para a Europa. Quando viajo, levo comigo os bons vinhos brasileiros, pois são os unicos que atendem ao meu paladar e prazer na sua degustação.
    Vejo hoje pela televisão sobre a boa qualidade do vinho Frances. Exportaram para os EUA vinho de má qualidade como se fosse um top frances. Muitas pessoas que se dizem entendidos, tomam desses vinhos.

  • Claudio – Curto e Grosso

    Viajo muito pelo mundo, principalmente para a Europa. Quando viajo, levo comigo os bons vinhos brasileiros, pois são os unicos que atendem ao meu paladar e prazer na sua degustação.
    Vejo hoje pela televisão sobre a boa qualidade do vinho Frances. Exportaram para os EUA vinho de má qualidade como se fosse um top frances. Muitas pessoas que se dizem entendidos, tomam desses vinhos.

  • Ana Paula

    Olá Alessander!!!

    Estou iniciando um seminário sobre vinhos nacionais, gostaria de obter mais informações correlatas às áreas de cultivo das uvas nacionais, tipos de uvas que podem ser cultivadas no solo nacional, características destas, histórico das produções nacionais, dentre outras.
    Ficaria imensamente agradecida se me incadicasse algumas literaturas e/ou sites específicos com algumas destas informações.

    Grata,

    Ana Paula

  • Ana Paula

    Olá Alessander!!!

    Estou iniciando um seminário sobre vinhos nacionais, gostaria de obter mais informações correlatas às áreas de cultivo das uvas nacionais, tipos de uvas que podem ser cultivadas no solo nacional, características destas, histórico das produções nacionais, dentre outras.
    Ficaria imensamente agradecida se me incadicasse algumas literaturas e/ou sites específicos com algumas destas informações.

    Grata,

    Ana Paula

  • Ana Paula

    Olá Alessander!!!

    Estou iniciando um seminário sobre vinhos nacionais, gostaria de obter mais informações correlatas às áreas de cultivo das uvas nacionais, tipos de uvas que podem ser cultivadas no solo nacional, características destas, histórico das produções nacionais, dentre outras.
    Ficaria imensamente agradecida se me incadicasse algumas literaturas e/ou sites específicos com algumas destas informações.

    Grata,

    Ana Paula

  • Ana Paula

    Olá Alessander!!!

    Estou iniciando um seminário sobre vinhos nacionais, gostaria de obter mais informações correlatas às áreas de cultivo das uvas nacionais, tipos de uvas que podem ser cultivadas no solo nacional, características destas, histórico das produções nacionais, dentre outras.
    Ficaria imensamente agradecida se me incadicasse algumas literaturas e/ou sites específicos com algumas destas informações.

    Grata,

    Ana Paula

  • beco

    É isso que faz com que o vinho torna-se cada vez mais desejoso, opniões variadas fazendo com que criemos muitas espectativas em torno dele.As experiências de cada um promove todo este encontro caloroso e engrandecedor neste blog. Sou fã dos vinhos Chilenos, tenho vários, mais não dispenso os nacionais que são tão bons quanto. Visitei recentemente várias vinículas no sul do Brasil e fiquei muito satisfeito no que vi e com os produtos de cada vinícula.Tem razão quando se fala de que temos um longo caminho pela frente, mas o bom disso tudo é que já começamos o trabalho e como o vinho nacional está ganhando mercado interno( o que é muito bom!!!). Existe a questão do terroir sim, mas os nossos estão sendo bem trabalhados. Exemplo é o nosso espumante.
    Um brinde a todos e que continuemos trocando nossas experiências.

  • Tjrepresen

    Em parte concordo com vc, no entanto, se falando de espumantes, creio estar redondamente enganado e com informação errada. os espumantes nacionais, tem sido super valorizados, e premiados, fora dizer a qualidade estupenda, e muitos invetdores do negócio “vinho” tem invetido em terras brasileiras, mais precisamente sul, por causa desta oportunidade. creio que ai, não tenha acesso aos espumantes nossos, mas oportunidade vale conferir. Aqui, procure espumantes, no chile camener, na Argentina Malbec, e assim vai. Só acho nosos preços muito caros,mas isto é Brasil.

  • Tjrepresen

    Em parte concordo com vc, no entanto, se falando de espumantes, creio estar redondamente enganado e com informação errada. os espumantes nacionais, tem sido super valorizados, e premiados, fora dizer a qualidade estupenda, e muitos invetdores do negócio “vinho” tem invetido em terras brasileiras, mais precisamente sul, por causa desta oportunidade. creio que ai, não tenha acesso aos espumantes nossos, mas oportunidade vale conferir. Aqui, procure espumantes, no chile camener, na Argentina Malbec, e assim vai. Só acho nosos preços muito caros,mas isto é Brasil.

  • Eskapadela

    Os vinhos Brasileiros são tão bons como os que se bebem lá fora! O grande problema são os preços elevadíssimos deste produto tanto nos supermercados como na restauração. É por causa do preço do vinho que dificilmente o seu consumo venha a ser uma prática corrente. O preço do vinho no Brasil é dos mais elevados do mundo!
    Uma garrafinha de um bom vinho é o que há de mais agradável para acompanharmos os mais variados aperitivos.

  • Jose celsom

    É bom ver essa discussão sobre os valores do vinho, seja ele nacional ou estrangeiro.
    Gosto é gosto seja ele pro nacional ou não. (gosto não se discute).
    De tudo isso se tira lições proveitosas.
    Uma idéia!
    Leiam sobre histórias do vinho.(Conselho bôbo esse meu)
    O amor pelo vinho em alguns países é secular, com isso vem o trato com a uva, com o solo, com o desenvolvimento do sabor e o gosto pelo mesmo desde pequeno.
    Nós somos jovens em matéria de vinhos, estamos aprendendo a gostar dos mesmos.
    Por enquanto copiamos o gosto e a opinião dos enólogos estrangeiros o que eles ditam nós aceitamos e adoramos.
    Vamos chegar lá.
    A vantagem do brasileiro é o modo como ele se porta com tudo que vem de fora; primeiro se copia, depois se desenvolve para igualar e depois superar.

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 3196 artigos
  • 502773 comentários
  • 38625 Leitores no Feed RSS
  • leitores online

Lifestyle Magazine

"O que me preocupa não é grito dos maus, é o silêncio dos bons." - Martin Luther King