Papo de Homem

Somos um grupo de caras espalhados pelo Brasil, com gosto por tudo o que a vida oferece de melhor. Relatamos aqui eventos, produtos, ideias e o que mais a imaginação alcançar. Lifestyle Magazine.

Vem aí a temporada 2009 de Fórmula 1: KERS, Brawn GP e Rubinho


Publicado por Rodrigo Almeida em 26.3.2009 às 21:08 em Automobilismo

chamada14

Apertem os cintos. Em tempos de crise, cortes de custos, abandono de patrocinadores, e até mesmo de uma equipe importante, esse ano promete uma das mais emocionantes temporadas de Fórmula 1 dos últimos tempos.

Ao final da temporada de 2008 os maus ventos trazidos pela crise financeira internacional já provocavam certa instabilidade nos alicerces do modelo de negócios da maior categoria do automobilismo mundial. Os dirigentes da Fórmula 1 manobravam-se entre patrocinadores, fornecedores e clientes para aperfeiçoar seu modelo de negócios e resguardar a viabilidade dessa cara competição. Durante o final do ano pipocavam notícias com idéias estapafúrdias, outras nem tanto, à respeito de mudanças que pudessem atrair público e patrocinadores. Bernie Ecclestone chegou a sugerir a adoção de medalhas como sistema de premiação!

Ficheiro:Bernie Ecclestone.jpg

Bernie Ecclestone e Ross Brawn, os dois chefões da F1. Não devem ser subestimados, nunca.

Isso soa como F1 para você?

Finalmente, quando todos já estavam suficiente assustados, uma estarrecedora notícia colocou em xeque a credibilidade da F1 para com seus patrocinadores. A Honda F1 Racing Team decide vender sua infraestrutura completa e abandonar a competição. As notícias que seguiram a partir desse momento não eram boas. A saída de diversas equipes de outras categorias do automobilismo mundo afora fomentava rumores à respeito do fim dessa grandiosamente ostentadora competição chamada F1.

Enquanto os dirigentes corriam o mundo para atrair novos patrocionadores, outra batalha era travada nos bastidores. A Honda ainda precisava de um comprador ou Rubens Barrichello e Jenson Button perderiam seus empregos. A carreira do Rubinho era dada como encerrada por muitos já que a agora finada Honda cogitava substituí-lo por Bruno Senna. Barrichello parece delirante ao afirmar que seu trabalho na F1 ainda não estava concluído.

Seria esse o adeus de Button e Barrichello da F1?

Pé de chinelo? 2009 pode contar outra história...

Inovações para esta temporada: K.E.R.S.

Em meio à isso, visando aumentar a competitividade dos carros, proporcionar mais ultrapassagens, emoção e aumentar a visibilidade da F1, a categoria trouxe diversas “inovações” tais como os pneus Slick. Mas a melhor delas seria o KERS, sigla para Kinetic Energy Recovery Systems, que é um sistema que capta a energia cinética dos freios, a converte em eletricidade através de um gerador armazenado na bateria do carro. Ao apertar um botão no volante, durante 6,5 segundos por volta, o piloto poderá reutilizar essa energia na forma de 82 cavalos adicionais!

httpv://www.youtube.com/watch?v=zTkVKPdyWs0

link vídeo

A energia pode ser totalmente utilizada uma única vez possibilitando uma grande arrancada do automóvel. Caso o piloto julgue mais adequado também poderá utilizá-la parcialmente para, por exemplo, bloquear a ultrapassagem de adversários. Entretanto, nem tudo são flores. Pressionar o botão na hora errada sem grip suficiente fará o carro destracionar e rodar no meio da pista.

Como diz Sebatian Vettel “nesse ano os pilotos influenciam mais, precisam fazer a coisa certa na hora certa”.

A “recompra” da Honda

Para afugentar de vez os maus agouros e as nuvens que encobriam o futuro da F1, nada seria melhor que a concretização de venda da Honda. Ross Brawn, antigo diretor do time de F1 da Honda decidiu comprar a equipe com outros três ex-funcionários. Apostaram na experiência e reassinaram o contrato com a dupla que mais GPs correu dentre os atuais pilotos, Rubens Barrichello e Jenson Button. Bruno Senna ficou de fora por hora, mas já recebeu convite para participar do campeonato alemão DTM nesse ano.

Os pneus "slick" estão de volta depois de 11 anos longe das pistas

Os pneus "slick" estão de volta depois de 11 anos longe das pistas.

Quando a maioria das equipes já treinava em Jerez realizando os testes de pré-temporada, surgiram os automóveis da nova equipe de Brown, a Brawn GP. Sem patrocínio, os ainda brancos BGP001 tiveram seu desenvolvimento iniciado após todas as outras equipes. Foram tarde para os testes. É natural que busquem por resultados entre as últimas colocações especialmente quando consideramos que a Honda não vinha sendo competitiva. Mas não foi isso que aconteceu.

No primeiro dia de testes o BGP001 de Jenson Button foi o mais rápido de Jerez durante boa parte da tarde treinos. No final do dia acabava em 4º e essa era apenas a estréia. No segundo dia Button cravava o melhor tempo da tarde superando todos os adversários. Para quem ainda não acreditava que a Brawn GP é uma nova força na F1, chegava a vez de Rubens Barrichello estrear.

Com o tempo de 1min18s926, Rubinho é o piloto mais rápido da temporada de testes.

A temporada do KERS vai começar. Se aceitarem a dica, apostem “no azarão”. Brawn GP começa a escrever sua história e, ao que tudo indica, não será de derrotas não.

Blog Widget by LinkWithin

Foto do autor

Rodrigo Almeida, engenheiro, apaixonado pela vida e por qualquer coisa com um motor potente, é um nostálgico entusiasta por muitas daquelas boas coisas que já não mais se fazem como antigamente.

Outros artigos escritos por Rodrigo Almeida

  • Keirrison
    E VIVA MEU VERDÃO!
  • Carlos
    Drift é outra modalidade bem diferente. É muito relativo comparar drift com corrida mesmo.
    Eu confesso que em termo de diversão, eu prefiro a DTM. É uma categoria que tem mais ação. Toques na traseira para tirar o traçado, 'chega pra lá'... os pilotos têm uma maior liberdade de condução. Muitos pilotos quando saem da F1 correm um tempo na DTM pra desestressar. Um bom exemplo é o finlandes Mika Hakkinen.
  • Pelo primeiro ano, a F1 parece me interessar :D
    Eu nunca gostei de F1 por ser uma categoria MUITO rápida em retas, mas sem graça nenhuma nas curvas.
    E os percursos sem muitas curvas, onde a velocidade é maior, são mais sem graças ainda.

    Mas esse ano parece que vai mudar. A adição do KERS é bastante interessante, pois permite um piloto realmente bom ter ainda mais desempenho. A idéia do Nitro, estilo os NFSU, me são bastante interessantes :D

    Obviamente vai continuar sendo MUITO difícil F1 ficar mais interessante que corridas de Drift, como por exemplo essa: http://www.youtube.com/watch?v=dvxBBMzFsKE
  • Diego Bueno
    GrecheJr, convenhamos que eles são bonecos que recebem 50 milhões de dólares ao ano.

    E mais pra lá do que pra cá, paixão é paixão. Sempre amei velocidade, e tenho a inusitada certeza de dizer que 82CV a mais num carro que tem por volta de 500cv faz toda diferença.
  • Klein
    E viva o Rubens!
    Deu uma furadinha na largada mais se redimiu durante a corrida.
  • Cauê
    Rubinho é ruim e a Brawn é boi de piranha?

    É...
  • Klein
    Hajaaaaaaaaaa Coração!!!!!!!
    dawuhduwahudwahudwahudwa

    Concerteza será um dos melhores anos da F1!
    Eu particularmente acredito que a FIA não deveria obrigar a não utilização do difusor, pois não está fora das regras elaboradas até agora, então se ele veio para acrescentar aos carros não tem porque tirar ele certo?

    Se fosse a Ferrari ou a MC que tivessem tido está grande idéia elas não ia ter nem julgamento. Ai vem as menores equipes (teoricamente) com uma bomba dessas e ao inves das grandes pararem de olhar pro proprio umbigo e copiar logo a idéia querem punir os caras, puta sacanagem!

    E viva Rubens, Massa e Piquet, que pelo menos um deles de alguma alegria para o brasil este ano.
  • F1 é o que há! Há 3 anos consecutivos tenho o prazer de vê-los de perto em SP... E esse ano, os ingressos já estão comprados... E esse ano, minha torcida é pro Rubens, com KERS, sem KERS, não importa... É hoje, 2:30 largar a namorada em casa e correr pras latas de cerveja com Ruffles!! aHUAhuaHUAhuaHUAhuaHUA
  • Elton
    hein Rodrigo Alemeida. Falar que no fim do ano passado
    cogitavam em que a F1 iria acabar ? fala sério !
  • Wenndell
    é verdeda tem gente que fala mal de mas do rubinho
    mas quem lembra dele na ferrari, que teve que cede
    seu carro pro grande campeão shume, e mesmo o
    rubinho anda colado na trazeira dele.

    agora o ''Grechejr '' que mi desculpe ou ele nun anda assistindo F1 ou num entende nada de corrida.
    faz assim da uma olhadinha no comentario do ''Carlos ''
    ta poquinho mas ta dizendo tudo..

    pra vc quem é melhor . Rubinho ou Massa?

    ja deu pra percebe que o carro faz muita deferença em,
    quem ainda lembra do rubinho na ferrari... ou melhor
    quem lebra do rubinho na Honda e Massa na Ferrari.
    Rubinho anda muita atras do massa e muito..

    abraço atodos..
    sou fanzaço do Rubinho ele nunca deveria ter saida da Ferrari.... mas esse ano eu ja mudando de opinão sobre isso heheeheheh
  • firmino
    grechejr..
    se esqueceu do porsche 936 e 956, só feras meu véio!

    e outra, rubinho será vice campeão mundial em 2009!
    hehehe
    mais fala serio, como aquele carro conseguiu ficar na frente? pra mim isso é jogada de marketing pra promover tanto a equipe quanto a categoria, portanto são bois de piranha!
  • Paulo H.
    RUBINHO 2º !
  • Disfarce.iglu
    Ross Brawn não dorme no ponto, e o Rubens é muito bom pra acertar o carro. Acho que eles vão dar trabalho esse ano.
    Ha ha ha, Older and Faster
    http://www.motorsport.com/photos/f1/2008/mal/f1...
  • Hehehe eu havia lido uma meia dúzia de comentários pela manhã e pensei em trazer um contra argumento pela noite.

    Cheguei aqui e já falaram tudo que eu teria para dizer. É ótimo ver que entre os leitores do PdH têm apaixonados por automobilismo de verdade.

    Quanto à o BGP001, é a mais pura verdade que ele vêm sendo desenvolvido desde abril de 2008. Quando o Ross chegou na Honda, viu que aquela joça era caso perdido e começou a fazer o que melhor sabe.

    A ironia da história é que o grande projeto do Ross poderia naufragar já que o motor que a Honda preparou para 2009 também era uma bomba. O que é a história hehehe

    Agora temos um grande carro com motor Mercedes!
  • Leonardo
    Falando do Rubinho, respeito quem não gosta.
    Mas acho que o cara merece mais respeito por tudo que ele fez, eu acho sim que ele é um bom piloto.
    O brasileiro não tem o costume de respeitar e reconhecer seus ídolos. O Rubinho levou o nome do nosso país para o mundo através da F1, antes do Massa ir para a Ferrari, Rubinho era nosso principal piloto. As pessoas podem até não gostar dele, mas é impressionante como Rubinho é sempre alvo de piadas e outras manifestações de falta de respeito com ele.

    Alguns grandes nomes brasileiros são muito mais respeitados fora do que no próprio país. O caso mais recente disso é o Ronaldo, que muitas pessoas se preocupam se ele está enchendo a cara numa boate, ou comendo um traveco ao invés de se preocupar na recuperação dele, e em tudo o que ele já fez pelo nosso país.

    Sei que desviei um pouco o assunto da matéria... mas precisava falar isso =)
  • Cauê
    - Renato_ML: "caminho das pedras" as outras equipes já devem saber bem e inclusive os difusores já devem estar sendo ou já foram fabricados. Só que uma peça que mude completamente o comportamento do carro não pode ser simplesmente instalada, pois pode piorar o comportamento do carro ao invés de ajudar. Testes e mais testes têm de ser feitos até a peça estar em condições de realmente ajudar. Só que as equipes que ainda não tem o difusor, estão protestando para tentar ganhar tempo, ou seja, elas tentam com que ninguém use ou que o resultado das que usem não seja válidos até que elas mesmas tenham os difusores ou que os mesmos sejam banidos.

    - Bender: como disse no meu post anterior, se o piloto não é campeão, não vence, não merece estar na F1, é ruim de braço, só está segurando vaga. Apenas para recordar, a Brawn AINDA não tem patrocinador, o Rubinho não tem ninguém com $$ segurando ele na F1 e o próprio Bruno Senna tinha um $$ considerável de patrocínio para levar com ele. Você acha que o Ross Brawn deixou a vaga para o Rubinho pq ele sentiu pena? Dó?
  • Bender
    OK, Ok! Já vi que saiu um monte de gente pra defender o Rubinho. Alguns pontos até tem (muita) razão, concordo... Ele tem experiência de sobra, a categoria é difícil de entrar e tal... Além da grana, vamos ser sinceros.
    Mas ainda acho que vencer é fundamental. Pelo menos uma vez nesses anos todos!!!!
    No final, como eu disse, seu nome entrará para a história (ou não) como sendo o piloto que correu e correu. Nada mais.
    E não é porque eu sou brasileiro que eu vou dizer que o cara é bom, pois não acho (Desculpe, minha opinião!).
    Dá chance pra outro. Ser for brasileiro, melhor ainda.
    Abs.
  • Renato_ML
    O tal "difusor" que tanto causa discórdia, ja foi verificado e validado pela FIA, ou seja, esta de acordo com o regulamento, só que com uma interpretação diferente... Toda essa confusão em cima significa pressão política para a FIA soltar um laudo técnico sobre a peça, e talvez assim indicar o caminho das pedras para as outras equipes... Acho que não vai ter tapetão, mas se houver, não assistirei a F1 este ano, apesar dela aparentar ser a melhor dos ultimos tempos...
    E a hierarquia da F1 ja mudou, nos 1°s treinos livres, Willians, BRaw GP e Toyota ficaram na frente de Ferrari, Maclaren e Renault, certificando que os tempos nos testes não era brincadeira...
    E por ultimo, toda e qualquer mudança é bem vinda, desde que seja para aumentar a competibilidade entre os pilotos, seja na pontuação, chassi ou pneu do carro.
  • @Grechejr

    A minha análise também nem está 100% certa.
    Hehehe.
    Se contarmos que o F1 consiga ter o peso próximo do mínimo, já com o Kers a equipe teria uma relação peso potência melhor do que uma equipe sem o kers, porém somente em alguns momentos da corrida. Nos outros momentos seria igual.
    Acho que a maior jogada é a sua utilização e a distribuição.
    O maior problema do kers é que a possibilidade de disposição de lastros das equipes diminuiu.
    O que é melhor? 80hp a mais em alguns momentos e uma distribuição de peso pior ou 80hp a menos e uma melhor distribuição?

    Jogando lenha na fogueira da mudança de regras eu sou a favor de duas coisas.
    Downsizing dos motores de F1 (menor volume e com sobre-alimentação, seja turbo ou compressor mecânico) e CVT.

    Abraços,

    Cassiano
  • Grechejr
    @ Cassiano
    Concordo, você abordou o assunto de maneira analítica,
    é bem por ai que eu penso. Agora usando a tua explicação 82hps gerados pelo sistema, subtrai o custo pra manter a relação peso-potência [37hps] sobram meros 45hps. Vale a pena? Destracionar?

    Quanto ao resto fiquem totalmente à vontade pra assistir a F1, eu vou jogar bolinha de gude e quando talvez enjoar vou jogar video game de corrida.
  • Henrique
    Bom, comentaram pouco sobre o difusor aerodinâmico que equipes como a própria Brawn, Toyota e alguma outra estão usando. Pelo que eu li e vi, o regulamento sobre isso parece, na minha visão leiga sobre o assunto, vago. Mas, de qualquer forma, não acho que as reclamações da Ferrari, Renault e outra que novamente não me recordo qual, procedam. E isso tem bem a cara da Ferrari, se o difusor for realmente aprovado, dou pouco tempo para que ela adote um igual. Isso inclui a Renault.
    E sobre o KERS, parece algo bem experimental mesmo, mas isso é excelente, competitividade em alta, como já disseram.
    Mas é isso, acho que esse ano promete, e na madrugada de domingo, estamos aí!
  • rodrigo
    OLHA O RUBINHO NÃO CONSEGUIU O TÍTULO, MAS NÃO É POR ISSO QUE EU ACHO ELE UM MERDA, GOSTO DO RUBENS COMO PILOTO. tAMBÉM NÃO PODEMOS DEIXAR DE MENCIONAR QUE ELE PILOTOU NA ERA DO ALEMÃO (que é um dos melhores da história). BOA SORTE AOS BRASILEIROS!!!
  • Sarlim
    Muito bom o post, porem eu trocaria o KERS pelos Turbos! Ia ser muito massa aqueles protótipos acelerando forte e ver a pancada da turbina na hora que ela acorda. Por isso que o eu mais espero é aquela corrida classica que vai haver em agosto em Interlagos com os Classicos da F1 aquilo sim vai ser loko, ver a Lotus com 6 rodas correndo novamente.
    Vamos ver o que o Felipe Massa nos reserva este ano. Sobre o Rubinho deixo para outros torcedores....
  • Keirrison
    O RUBINHO É CORINTHIANO...COITADO...
    MAS PELO MENOS NÃO É SÃO PAULINO...VIADO E GAY!
  • Fabrício Xavier
    É fácil falar mal do Rubinho, mas tenta se botar no lugar dele...quem ia querer se aposentar ganhando milhão por ano pra correr na melhor categoria do automobilismo mundial??? Já houve piloto pagando pra correr...Se eu fosse ele correria até ser espulso da categoria!
    Po muito bom em lembrar Gilles Villeneuve. Procurem cenas dele no youtube. O cara era um monstro no volante, muito melhor que shumacher e outros....Muitos nunca ouviram falar no cara...Aquilo sim era corrida de verdade...coisa de prender a respiração. época em que piloto dava a vida na corrida...depois de tantos acidentes...uma capotagem tenebrosa foi a última.
  • Agora vi o comentário do Nuvo.

    Sobre o Kers elétrico e mecânico, foi a Williams que é a equipe que está usando o mecânico, desenvolvido pela empresa AHP.
    Mais detalhes do Kers:
    http://gpseries.blogspot.com/2008/11/o-que-voc-...

    @Rafael Maurici
    No momento ainda não se sabe se o não uso do Kers vai ser uma vantagem ou desvantagem para a Brawn.
    O fato dele ser um equipamento relativamente pesado coloca em cheque uma relação peso/potência.
    Um carro de F1 tem seu peso mínimo de 605 quilos com o piloto. Os carros são bem mais leves que isso, então para pilotos menores (Massa por exemplo) usa-se lastro. Dessa maneira os engenheiros podem escolher o lugar para lastrear e trabalhar na distribuição de peso do carro.
    O Kers é um equipamento pesado. Dizem que chega a pesar 35 quilos. Isso representa um peso que tem seu local fixo, não podendo ser distribuído no carro carro. Por isso os mais pesados trabalharam para perder peso, pois assim poderiam liberar os engenheiros para trabalhar melhor nos lastros.

    Outro ponto.
    Relação Peso potência.
    Um F1 pesa o mínimo de 605 quilos (no momento da pesagem, ou seja, pelo menos 5 litros de combustivel, com combustível na corrida deve pesar mais ainda).
    Seu motor dizem ter uma potência aproximada de 650 hps.
    Ou seja 930 gramas para cada hp (para 605 quilos).
    Se o Kers pesa 35 quilos, ele tem que gerar no mínimo 37 hps para pelo menos compensar a relação peso/potência padrâo.
    Isso ele já gera a mais.

    Colocando na balança que a potência adicional somente é usada em um intervalo pequeno de tempo por volta e a distribuição de peso pode ser prejudicada pela adoção do Kers o seu uso pode ou não ser uma vantagem.

    Tanto é que as equipes que tem o Kers pronto estão estudando quais circuitos será vantagem ou não.
    Monaco já deixaram claro que não é vantagem.

    Abraços,

    Cassiano
  • Gustavo Alencastro
    Valeu pelo post Rodrigo e timing da publicação tbm foi legal !

    Em relação ao desempenho do Rubinho é difícl fazer as pessoas entenderem que a F-1 é muito mais que as corridas de domingo narradas pelo chato do Galvão Bueno, as pessoas acham q o piloto só entra no carro é realiza a prova, mas não é assim, me lembro nos tempos em que o Senna e o prost eram companheiros de equipe o Prost após o términio da corrida ia direto para casa ou seja não tinha diálogo com os mecânicos já o Ayrton só saía da oficina após relatar tudo que se passou com o carro durante a prova, tanto é que o Senna e os mecânicos da Honda são responsáveis pelo modernidade ou a melhora da Telemetria ou seja a contribuição que eles deram pra acertar e monitorar o bólido carro são até hj considerados grandes feitos e que beneficiou toda a categoria, Soichiro Honda o fundador da marca deve a fama que a eles tem hj em grande parte à contribuição do Brasieliro, nas palavras do prórprio: " Ayrton mostrou ao mundo que nós não produzimos somente motocicletas ..." bom o resto da história nós vemos diaramente nas ruas das cidades em que moramos, vários modelos de automóveis e motivo de cobiça por grande parte dos aficcionados em carros e automobilismo, mas voltando ao tema do post o sistema KERS não pode ser uma mera besteira, só não tenho argumentos para dizer que realmente ele vá fazer diferença, eu acredito que vá, mas só na pista e depois acompanhando a mídia especializada pra desenvolver alguma argumentação. O "problema" maior está nos modelos de difusores de ar adotados pelas equipes Brawn GP, Toyota e Williams, um engenheiro da Red Bull argumentou que em razão deles esse três carros ganham uma diferença de 1 segundo em relação aos concorrentes, quem acompanha a f- 1 sabe que um segundo é muito tempo e é uma mega diferença num GP ou treino. E sobre as críticas ao Barrichelo gostaria de lembra do grande Joseph Gilles Henri Villeneuve ou somente Gilles Villeneuve que é considerado um dos melhores pilotos da história da categoria e que entre 1997 e 1982 (ano da sua morte) disputou 67 corridas e ganhou apenas 6 vitórias. Bom escrevi demais, mas pra finalizar desejo boa sorte aos pilotos Brasileiros e sei q os dios tem grandes cahances de se consagrarem ainda mais na próxima temporada, seja dentro das pistas e no acerto de seus carros, questão tão importante quanto a pilotagem.

    mais uma vez, valeu Rodrigo

    ps. quem sabe mais além um post sobre a Stock Car ...
  • Rodrigo,

    Uma correção! Não li os outros comentários, então alguém já pode ter falado isso.
    A BGP001 teve seu início de desenvolvimento muito antes das outras equipes quando ainda era Honda.
    A Honda por saber que o carro de 2008 não tinha salvação resolveu focar-se no desenvolvimento do carro para 2009 e largou o de 2008 do jeito que estava.
    O projeto só mudou de nome, mas o desenvolvimento teve seu início antes do meio do ano passado.
    As "únicas" alterações feitas foi para receber o motor Mercedes.

    Abraços,

    Cassiano
  • Samuel Scur Paim
    F1 é o que tem de tecnologia pra fazer as voltas mais rápidas da história, portanto, VALE TUDO!
  • Cauê
    Alguns comentários:

    - A "notícia" de que o início do desenvolvimento do BGP001 foi tardia não é de todo verdade. A Honda começou a desenvolver o carro desde a metade do ano passado, quando já tinham certeza que o projeto de 2008 era um fracasso total.

    - Grechejr: você acha 82cv pouco? Mesmo em um motor que já tenha seus 600~700cv, 82cv entrando numa patada de uma vez dá uma diferença grande. E sem controle de tração, pode sim ocorrer rodadas graças a isso. Só que diferentemente do que você acha, um piloto de F1 não é apenas um apertador de botões ou um boneco treinado. Ele tem o papel mais importante que é pilotar o carro, sentir, fazer ajustes e andar rápido. Ou você acha que se colocássemos um Alex Yoong na Ferrari do ano passado ele faria os mesmo tempos de Massa e Raikonnen? Já que é só seguir instruções prontas e apertar botões...

    - Sobre o Barrichello, para brasileiro que não entende de corrida, piloto bom é piloto campeão. Se não for campeão não presta, é mero coadjuvante, é covarde, é bração. Engraçado que o Rubinho tá indop para a 16a. temporada na principal categoria do automobilismo mundial, na mais difícil de entrar, mais fácil de sair e onde $$ de patrocínio conta muito em equipes médias e pequenas.
  • Stéfano Santos
    Será que o Rubinho vai fazer alguma coisa essa ano??? Pois mais que eu seja brasileiro e goste de F1, dúvido!!! Mas só acompanhando para saber...
  • Marcos
    Só uma correção...
    O sistema KERS não é sempre elétrico. Ele pode ser mecânico também (como se fosse o volante domotor de um carro), ou seja uma massa circular que gira (quando o carro é freado) que armazena energia cinética.

    Ao acionar o botão o sistema engrena novamente e despeja a eneregia acumulada pelo disco.
    Mesmo princípio daqueles carrinhos de fricção que agente brincava quando pequeno.

    Particularmente achei que os carros ficaram horríveis esse ano. A FIA as vezes solta cada uma que não dá pra entender mesmo, mas esse sistema do KERS eu acho nota 1000.

    A F1 sempre foi campo de provas para novas tecnologias e daqui uns 30 anos essa tecnologia poderá estar em nossos carros também. Ela é uma forma de otimizar a máquina o que, nos nossos casos, resultarão em economia de combustível.
    A F1 já usava Injeção Direta direta desde a década de 70. Quando surgiu o primeiro FSI no Brasil? 2006 ou 2007, trazido pela VW.

    Quando você frea o seu carro, está transformando a eneregia cinética em calor. Por que não reaproveitar essa energia.
    O princípio é bem simples, mas genial.
    É o mesmo que tentar frear o pneu de uma bicicleta encostando o pneu de outra bicicleta nele.

    O seu vai reduzir e o outro irá acumular parte da eneregia. Se colocar o pneu no chão ele sairá andando "de graça".

    Claro que é um exemplo simples, mas acho que dá pra imaginar como a idéia funciona.

    O sistema elétrico converte eneregia mecânica em elétrica (tipo um alternador de carro ou dínamo) e acumula em uma bateria. No momento certo libera-se a energia acumulada para um motor elétrico que empulsiona o carro novamente.

    Na F1, como já disse, estão usando os dois sistemas (elétrico e mecânico).

    As vantagens e desvantagens poderão acabar eliminando um dos dois sistemas futurmente.

    O eletrico tem o problema das baterias que pesam muito e o circuito que quase matou um mecânico ao tomar uma descarga elétrica.

    O mecãnico também tem o problema de peso, pois quando maios a massa, maior a quantidade que se acumula.

    Essas massas concetradas (bateria ou disco) também prejudicam no acerto e equilíbrio do carro.

    Isso vai tornar a coisa muito mais competitiva pois é algo novo e como tudo novo, nem sempre só o dinheiro resolve.
  • Carlos
    Os pilotos são meros bonecos? Eles eram há algumas temporadas atras, filho.
    Agora não tem mais controle de tração, diminuiram a aerodinâmica do carro e ainda colocaram um recurso extra que vai servir como a ultima bala do pente, o diferencial.

    Voltou a época dos pilotos. Nessa temporada que vamos ver quem é homem e quem é menino.
  • Dr. Sarcástico
    Esse ano promete, Rubzinho zebrando, novas regras, carros mais “competitivos” e mais importância para o piloto, só uma coisa me preocupa, como assistir as corridas que irão passar as 03:00.. Três da matina é sacanagem!!

    Se não gosta de F1 vai jogar biloca! (bolinha de gude, esferas maciças de vidro)
  • Rafael Maurici
    O "detalhe" da equipe Brawn é que, pelo que andei ouvindo, o carro deles (ainda) não tem o sistema KERS, o que é uma desvantagem em relação aos outros.
    Não sei quanto às reais chances de vitória, mas acho que pelo menos vão andar entre os 5 primeiros.
  • rakellcd
    Estou muito ansiosa pelo início das competições.
    Mas minha torcida ainda é pro Massa!
  • confesso que já passei algumas (pra não dizer MUITAS) manhãs em frente a TV vendo fórmula 1.

    Gostei de terem voltado atrás na decisão de 'ganha quem vence mais'...e algumas mudanças aerodinâmicas e outros detalhes prometem ...

    Acho que nem eles sabem exatamente o que...MAS estão sempre mudando algo ( e na teoria dizem sempre que é pra MELHOR, claro....rs)
  • Riba
    Primeiro: F1 não é esporte!!!!
    Segundo: Se não gosta, assiste turma do pica-pau na record!!!
    Terceiro: A Brawn GP pode até estar competitiva, mas é questão de tempo a Ferrari e a Mclarem superá-la.
    Quarto: A F1 nunca mais será a mesma..assim como o futebol, o volei, o basquete, o tenis, a natação blá, blá, blá.....então parem de encher o saco dos atuais pilotos, principalmente dos Brasileiros!!!
    VIVA RUBINHO!!!!!!
  • Grande post. Esse ano vou acompanhar a F1 com mais afinco. Agora com as mudanças nas regras o bicho vai pegar feio.

    Abs,
    @Monthiel
  • Bender
    Concordo que a F1 se cercou de tecnologia e agora (depois de muitas críticas) quer priorizar o piloto. Mas não podemos deixar de lembrar que a F1 sempre foi um laboratório pra novas tecnologias automotivas, sejam de segurança ou desempenho.
    Ainda acho que a categoria merece um crédito. As instruções dos engenheiros tornam a vida do piloto mais fácil, claro. Mas o cara não tá lá pilotando. E serve pra mostrar o sentido da palavra "equipe" na F1. Ninguém faz nada (nem pilota) sozinho.
    A crise veio pra das uma sacudida na categoria. Que bom mesmo!
    Quanto a KERS, o vídeo é muito legal e explica tudo, mas eu prefiro ver em ação pra depois comentar algo.
    Tá rolando um lance com um componente polêmico (difusor) na Brawn que, supostamente, melhora o desempenho do veículo (e de mais duas equipes). Por isso não posso dizer que a Brawn promete algo. Também prefiro esperar. O ruim é que pode rolar julgamento pelo no tribunal da FIA. Tapetão na F1 é f*da! Quem quiser saber mais, procura em notícias.

    Só acho que o Rubinho deveria se aposentar da F1. Desculpe, mas não gosto da cara. Todos esses anos como coadjuvante, sem ganhar um título. Que motivação é essa? Por que não mudou de categoria? Vai pra Stock, pô. Pelo menos tem chance de ganhar, sei lá. Tomou as decisões erradas e vai ficar conhecido como o piloto que andou muito, mas não fez nada.
  • É aniversário do Mulheres!!! E tem selinho lá para vocês...
    Bjôoooo
  • Raphael
    Essa temporada é uma das que mais promete,nesses últimos anos de (quase) total marasmo no circo...

    Ñ acho que a Brawn GP será a mais veloz na pista ñ,apesar de achar que eles estarão no pelotão da frente,pelo menos no começo da temporada.

    Será que Rubinho,na condição de zebra,consiguirá se redimir perante os brasileiros?
  • Grechejr
    Só pra lembrar... Porsche 917 e seus records em Le Mans, melhor passagem, distância e tem mais 2 que não lembro.
  • Grechejr
    Serei franco.

    Grande merda.

    Bela porcaria essa F1.

    Kers?
    Pelo amor viu.
    Destracionar só pr colocar mais 82 cavalos ao carro que já deve estar bastante rápido? Não é assim, não estamos falando de um Palio 1000 que derrepende aperta um botão e mais 82cv! Esse sim daria merda, afinal a qual velocidade estaria, 160km/h no máximo, sem pneu grande e slick ainda.

    Depois que eu vi a matéria mostrando o engenheiro dando as instruçoes ao piloto durante a volta eu praticamente achei a F1 uma palhaçada.
    Aonde já se viu o cara dizer: -Coloca mais 60% de freio na frente proxima curva... 50% proxima, na reta muda o mapa da injeção e blá blá blá... Pelo amor de deus viu! O piloto é um boneco!!!
    Agora essa de kers, tipo o nitro da stock car.
    Que pena eu não ter nascido na época das competições de verdade, de homem, de inteligência, competência e não essa brincadeira de meninos jogando video game.
blog comments powered by Disqus

© 2006-2010 Papo de Homem - Lifestyle Magazine . Conteúdo publicado sob Licença Creative Commons . Anuncie . Política de Acessibilidade .