A caixa de e-mails do Dr. Health está fazendo um certo sucesso.
Desde quando entrou em atividade, no dia 2 de julho até o momento que escrevo este artigo, já recebi um total de 972 e-mails com dúvidas - 98% respondidos - , algumas bem plausíveis, outras bem ridículas (cuja ética me impede de postar para vocês).
Dr. Health, em seu glorioso consultório, espalhando saúde pelo mundo
Um batalhão de mulheres que tomaram a vacina da rubéola, descobriram estar grávidas e querem saber o que pode acontecer com o bebê, e tudo estava explicado no artigo. Enfim, está sendo uma experiência bem legal para mim.
Mas NADA comparado ao que aconteceu hoje.
Há uma semana, recebi mais um e-mail corriqueiro, sobre hérnia de disco, assunto bem comum. O paciente se dizia com bastante dor na coluna lombar, e que já tinha passado por vários ortopedistas, que em sua maioria lhe receitaram apenas medicamentos. Chegou a fazer fisioterapia, mas sem o diagnóstico preciso. Irritado, resolveu consultar mais um, e pedir que lhe fosse prescrito um exame de ressonância magnética na coluna, que acabou acusando a hérnia. Me pedia orientação.
O tratamento inicial de uma hérnia de disco é sempre fisioterápico, e no caso do rapaz, ele havia feito fisioterapia sem indicação precisa. Por curiosidade, pedi para que ele digitasse o laudo da ressonância. Coisa que raramente peço.
Bom, no e-mail seguinte, ele o fez, e notei que, além de sua hérnia ser de um tipo que o tornava candidato à cirurgia, duas informações que não eram muito habituais em laudos de ressonância. Um pseudo-abaulamento discal (nunca vi isso, deve ser preciosismo de radiologista) e uma hipotrofia da musculatura da coluna. Dei minhas orientações a respeito e continuei respondendo os outros e-mails.
Bom, fast-forward para hoje…
Estou atendendo numa clínica em Copacabana, aqui no Rio, e chega o paciente das 15 horas. Mais um paciente com dor nas costas e hérnia de disco, dos milhares que a gente atende todo dia. Então ele conta sua história e tal, e me mostra a ressonância. Peguei o laudo…
“(…) Pseudo-abaulamento discal … hipotrofia da musculatura da coluna.”
Foto em tamanho real do planeta Terra visto de fora, o resto é tudo intriga da oposição
Eu reconheci o laudo. Não era possível!
Na hora, perguntei: “Vem cá, você por um acaso digitou esse laudo para o e-mail de um médico na Internet, de um site chamado Papo de Homem?”
Ele: “Sim, era você?”
Caímos na gargalhada pela coincidência. Incrível! Eu não deixo meu endereço de consultório ou locais onde trabalho na Internet. E com tanto consultório no Rio pro rapaz procurar, com tanta gente trabalhando em dias diferentes, ele vai cair JUSTO NO MEU DIA E HORA DE TRABALHO. Coincidência demais.
Ele havia me dito que na hora de marcar a consulta, a recepcionista da clínica o marcou para o Dr Mauricio, ele até pensou que podia ser o mesmo Dr Mauricio do site. Afinal, quando respondo meus e-mails, meu nome aparece como remetente, e não Dr Health. Mas logo descartou a hipótese.
A única coisa que eu lamento é que antes disso, hoje mesmo, joguei na Mega-Sena. Seria coincidência demais atender um paciente que caiu do céu do meu email na Papo de Homem e também acertar 6 dezenas.
Mas já aviso logo, que se eu acertar, você ficará sem médico, meu caro. Minha carreira acaba assim que ganhar o prêmio.
Se bem que não, viu. Depois disso tudo num dia só, teria que gastar todo o prêmio em papel higiênico.
Dr Health, abismado com a pequenez deste mundo, em aparição especial na capa do PdH
Mauricio Garcia é flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico. Ele é o nosso grande Dr. Health.
Outros artigos escritos por Mauricio Garcia







Eu sou radiologista. Pseudo-abaulamento discal não é preciosismo. Eu pessoalmente utilizo o termo para imagens semelhantes a abaulamentos (especialmente quando há contato discal) em pacientes com listeses. Como não é um abaulamento real (embora as imagens axiais sejam muito semelhantes), o termo é válido.
Viu Dr. Health, o termo é valido sim (y)
Obrigado pelo esclarecimento, Christopher. Mas eu já li um bilhão de laudos e foi a 1a vez que vi o termo.
Essa consulta do artigo aconteceu mês passado, o Guilherme esqueceu foi de postar.
E tô precisando atualizar minha foto. Não tenho mais bigode e cavanhaque e meu cabelo já cresceu bastante.
hahahahahahaha
Interessante…
Só fiquei chateado por você não ter citado as dúvidas ridículas, mas no mais…
Grande coincidência! hahahaha
Quem sabe eu, que também sou morador do RJ, não acabo no consultório ae também? Bom, espero que não.
E não, eu não ganhei na Mega Sena…
e o resultado da josé Cuervo?
Mundo pequeno?
Haha, deixa eu contar: Meu irmão casou em agosto último, meses antes tinha conhecido uma menina pelo msn mas nada demais aconteceu, papo bom, boa companhia, passa-tempo e só.
Comentei com ela sobre o casamento nesse época e ela disse que ia receber uma amiga naquele final de semana que vinha do chile, chiiiiiiiile mermão, e que talvez tb fosse em um casamento da amiga da amiga.
Beleza. Passa o final de semana, tem o casamento, festão, blá blá blá, tudo ok. Quando entro no msn ela tá lá, vem logo perguntando sobre o casamento, conto alguns fatos interessantes e ela começa: Como estava a noiva com o vestido assim, assim, assim ….. e descreve a noiva como se estivesse vendo ela. Penso, noiva é tudo igual né? e ela manda a segunda: E a madrinha que foi seu par? o vestido vermelho dela estava muito bonito, não estava? Tããããã, meu sentido aranha ativa no máximo. Penso, fudeu, essa louca botou um detetive atrás de mim, deve ter meu endereço e tudo.
Mas não, era a colega dela que veio do chile e ficou na casa dela que era super amiga da minha cunhada e foi no casamento, descobriram juntas as coincidências e montaram o quebra-cabeças. e o pior é que ela quase foi tb, desistiu em cima da hora, se eu encontro com ela lá acho que tinha um ataque cardíaco.
Mundo muuuuuuuito bizarro.
As chances de se encontrar com o paciente da internet são muuuito maiores do que ganhar na Mega-Sena. COM CERTEZA!
Muito fofo você, Dr. Health!!!!
É, a vida, essa sim é uma caixinha de surpresas!
Maurício, se morasse em BH, você já teria descoberto que o mundo é pequeno há muuuuuito tempo… Pergunta pro Guilherme, aqui você não sai na rua sem encontrar um conhecido. É o lado roça da cidade grande.
Mas a história foi ótima, e ainda bem que a dúvida do cara era sobre uma hérnia, imagina se ele fosse da turma que pergunta sobre o tamanho do pênis?
Já entrando nas histórias dos meus emails, Deborah, podia ser pior ainda.
Eu já recebi umas 4 fotos de pinto no email, pedindo opinião sobre manchas e bolinhas.
ARGH.
PS : Obrigado, Dani.
…se eu encontrasse o Dr.health em um consultório ( o que seria quase impossivel, pois nunca vou ao médico) ia da boas garagalhadas, até porque um dos comentários mais doidos que eu já vi por aqui foi dele…hahaha
Eca!!!!
Eita, nego manda foto do pinto por e-mail pra um desconhecido, mas não tem coragem de encarar um urologista?
Vc não imagina o quanto me sacaneiam por isso…
Ossos do ofício, e ECA digo eu…
Por nada Dr. Health!!
Nada além da justiça né?!?
Podia haver muito mais “Dr.s Health” pelo mundo! Porque como diriam os mais credos ” Não existem coincidências”… De repente, você é um anjo usado por Deus para ajudar o podre homem… Pensou??? Que privilégio hein?!?
Ah… Será que flamenguista e anjos se compatibilizam?? hehehe
Mas você continua sendo um FOFO!!!
smackkkk
ahh… meus dedos me enganaram e eu digitei “podre homem”… quando queria dizer “poBre homem”
Será mais uma grande coincidência???
É por esses e-mails que o nosso Dr. Health é também conhecido por Dr. Dick.
vou dizer de novo . maurício tu é a lata do carlos andré vulgo cadre . professor de jornalismo de frederico westfalen .
até pela fofura …
asta luego, dr. dick .
Essa foto era eu ano passado.
Hoje tô sem bigode/cavanhaque e com o maior cabelão!!!
pra ser igual ao cadre só falta torcer pro pelotas , arrumar umas ombreiras e apreender a não tocar gaita de boca , HA HA HA HA …
brincadeira patric estrela , você é um grande bluseiro ,
devido a ter 1.90 .
kkkkkkkkk
Cabeça de ovo…
hauhauahuahauhauhaua….
Mas sério agora, receber foto de pinto por email pedindo opniões médicas deve ser pq o cara tem muuuuita vergonha…
receber foto de pinto por email pedindo opniões médicas é foda…
o cara deve ter vergonha… mas pra que “fuder” o nosso Dr. dic… digo Health
rsrsrsrsrs… coincidência? acho que não hein… =)
Eu falei “Eca” porque fiquei imaginando aquelas fotos perebentas… Verrugas e afins, DST’s, triplo “eca”!
E se o cara fica com vergonha de ir ao urologista, aí dá pra imaginar o tamanho da pereba que já deve estar lá quando ele manda a foto.
estou nos 2% que não tiveram email atendido!
hehehe
Hieohuie
Dr Dick ja recebeu 4 fotos de pinto e nenhuma foto de buceta.
huioahuihaui
Dr. Health…
Então atualize a sua fotinha e faça a alegria das suas fãs!!! rsrsrs
Olocomeu, pensando melhor, até prefiro não receber fotos vaginais…
Tipo, pinto já é podre, cheio de bolinha então…
Imagina receber foto de buceta com condiloma, corrimento e outras nojeiras???? Vai dar depressão.
Marcus, das duas uma, pode ter caído na caixa de spam ou então eu falhei. Mande de novo que eu respondo.
Então Dr Health, vc ta mal.
Pra q foi ser médico?
Não há belas coisas para se admirar, só humor negro.
xD
O mundo é pequeno, e nele existem 2 mil pessoas.
Sim o mundo é pequeno e o Dr. Health teve sorte. Já pensou?! Ao invés de encontrar o rapaz com dúvidas sobre o laudo , ele encontra um dos que enviou fotos de suas “vergonhas”? ECA!
Maldito,
Lembra de mim? Vivia deixando uns comentários polêmicos? rs!Teria como me passar um e-mail seu?
Não sacaneia não, Bah..
Uma vez numa consulta ortopédica, um paciente me pediu para ver se a bolota no pinto dele era alguma DST. Isso foi no final da consulta, e o cara depois que botou o pinto pra dentro, estendeu a mão para me cumprimentar.
Eu fiquei lá olhando pro cara pra ver se ele se tocava… Felizmente ele se tocou e saiu. Argh!!!
Claro que tive que passar um álcool na maçaneta, porco de uma figa!!!!
Hahaha, imagino a sua cara Dr. Health.
Eu fico pensando, daqui alguns anos eu vou começar atender e daí vem aquela curiosidade: “Como será meu primeiro paciente?”.
Ah, concordo com a Dani você é um Fofo mesmo!
Bah, quer outra história boa? O primeiro paciente que atendi na residência médica.
Meu 1o dia na residência (especialização em ortopedia), a escala me colocou no ambulatório. Como a gente marcava os pacientes mais cedo, terminávamos antes do horário de atendimento propriamente dito.
Só que havia uma marcação que não era feita por nós, então um deveria ficar para atender. E quem fica era sempre o mais novo, ou seja, eu… O resto vazou.
Chegada a hora, chamei o paciente :
- Ricardo!!!
Nada.
- Ricardoooooo!!
Uma garota se aproxima de mim
- Riiiiiiiiicaaaaaardoooooooo…
E a garota vira e fala, com voz leve e delicada:
- Sou eu…
Sim. Meu primeiro paciente na residência foi um travesti….
(O primeiro que falar que foi o destino, eu mando às favas… Ugh)
Pessoal que fez residência comigo me pergunta até hoje:
- E aí, Mauricio, cadê o Ricardinho?
(isso aconteceu em 2001)
Hahahahahahaha
Eu nem posso rir, pois provavelmente vou passar por situações complicadas. Tenho um amigo que se chama Mauricio e também é médico , e um dia me contou uma história muito engraçada.
Ele chegou para mim e disse:
- Bárbara, você não vai acreditar! A mulher acha que ta grávida e diz que sentiu a cabeça da criança.
- Como que ela fez essa proeza, Mau?!
- Ela disse que fez um auto-exame e sentiu, eu já mostrei a ela que o exame deu negativo. E nem me pergunte que auto-exame foi esse que ela fez.
Parece brincadeira, mas o pior que acontece. Sempre tem um que dúvida de tudo e encontra conspiração para tudo.
Caramba, a mulher não acreditava no exame. E já tinha feito vários. Demos boas gargalhadas e depois disso não soube mais da mulher. Já deve ter nascido a criança imaginária. =)
Conheço isso como uma piada.
No final, o apelido do “pai da criança” era Piru-de-vento.
E ele se descontrolou quando pediram o pinto dele pra encher pneu de bicicleta.
O mundo não é pequeno doutor, mas o PdH que é muito frequentado!
haha, bom é uma piada que tornou realidade! =D