Tipos de câmera para você se tornar um fotógrafo melhor

Jorge Maluf

por
em às | Listas e guias, Tecnologia


Não temos como fugir! A fotografia é algo que está presente no cotidiano de todos. Qualquer pessoa tem uma câmera fotográfica. Seja em uma caneta espiã, chaveiro, celular ou a própria, variando da mais simples a mais complexa, enorme e cheia de “frescuras” que ninguém entende muito bem.

Com a popularização e banalização da fotografia, que aconteceu por causa da facilidade que as pessoas têm em adquirir uma máquina fotográfica e clicar sem limites, com zero de custo, temos muitas opções de equipamentos para registrar nosso dia a dia.

Exatamente por essa quantidade de câmeras, aqui está uma breve introdução sobre as categorias que cada uma se encaixa. Você precisa conhecer e entender o mínimo sobre elas para não errar na hora de desembolsar sua grana e correr o risco de se arrepender.

Você consegue enxergar uma câmera nessa foto?

Megapixel

Antes de entrar de cabeça no assunto, é interessante falar a respeito desse número que acompanha qualquer câmera e confunde as pessoas na aquisição do novo equipamento.

O megapixel, para quem não sabe, define apenas o tamanho de uma foto. Ou seja, 14.1 megapixel – mega, de milhão – equivale a 14.000.000 pixels. Falando em valores mais conhecidos, isso é aproximadamente o resultado da multiplicação dos números que compõe a dimensão da foto: 4608 x 3072. Basta multiplicar e ver.

Isso tudo significa que uma câmera pode ter 200 megapixels e a foto vai ser gigantesca! Nada além disso.

O que determina a qualidade de uma foto é o tamanho do sensor digital e a lente. Uma imagem pode ser 800×600 pixels, mas ter uma puta qualidade, assim como pode ser gigantesca e simplesmente ruim.

Câmeras inúteis

As câmeras em miniaturas, embutidas em objetos minúsculos e cotidianos como canetas e relógios, não servem para nada além de fotografar escondido o decote daquela gostosa, lugares proibidos e brincar de agente secreto. Se esse é o seu objetivo, vale a pena ter uma!

A que sempre anda conosco no celular… A câmera sempre está lá, esperando para um dia ser usada. Poucas pessoas compram um celular só por causa da câmera. As que fazem é porque querem juntar o útil ao agradável e ter tudo num aparelho só. Câmera de celular, para mim, é apenas um quebra galho.

Se o seu objetivo é fotografar a galera, situações corriqueira e pornô caseiro, tudo em baixa qualidade, use câmera do celular.

Isso sim que é uma boa câmera pra telefone!

Compactas básicas

Point-and-shoot (“apontar e fotografar”), como também são conhecidas, têm uma lente fixa, tela de cristal líquido entre 2.5 e 3 polegadas, às vezes touch screen, zoom óptico de 3x a 5x, chegam a ter entre 7 e 15 megapixels, detector de rosto, estabilizador de imagens, correção de olho vermelho, alta sensibilidade do ISO, autofoco, fazem vídeos em HD ou Full HD, levam café na cama, têm os modos retrato, noite, paisagem, macro, movimento, noite, por do sol, programa e automático. Design moderno, finas, leves e… Compactas.

Se o seu objetivo na fotografia for registrar todos os momentos com fotos de boa qualidade, grandes e bonitas, uma câmera compacta é perfeita. Elas têm todas as opções manuais que câmeras mais avançadas têm, lógico que limitadas e nada ágeis para uma possível mudança de configuração em fotografias que necessitem de rapidez. Por isso todos optam usar o modo automático, originando o nome point-and-shoot.

A lente fixa é pequena, o que não proporciona a melhor definição e nitidez para a foto, e o sensor digital é minúsculo. No entanto, com uma dessas em mãos, um pouco de estudo autodidata e paciência, dá para aprender sobre conceito e técnica. Pegar a base da base da fotografia.

Câmeras exemplos: Sony Cyber-shot DSC-TX1 e Canon PowerShot SD980 IS

Compactas super zoom

Idênticas às compactas, mas o zoom óptico é a partir de 5x até uns 30x. Sim, é muito! Sua lente também é fixa, mas é possível acoplar um adaptador para ter grande angular ou ainda mais zoom. Perfeito pra pegar a mulher no prédio da cidade vizinha se trocando.

Se o seu objetivo é mergulhar mais fundo, aprender um pouco mais sobre fotografia, ter mais variações de equipamento, qualidade e, acima de tudo, fugir da compacta básica, compre uma dessas. Dá para entender bastante sobre fotografia. No corpo dessas câmeras já têm alguns botões de atalho para agilizar trabalhos no modo manual, e elas continuam sendo pequenas e leves. Quase todos os fotógrafos que enjoaram de carregar trambolhos nas mãos têm uma dessa para fotografar. O legal é que algumas até fazem arquivos em formato RAW – o arquivo cru da fotografia, se igualando ao antigo cromo.

Câmeras exemplos: Sony Cyber-shot DSC-HX1 e Nikon Coolpix P100.

OK, você gosta de tirar fotos em frente ao espelho, mas tome cuidado com ilusões de ótica.

Pequeno formato, as DSLR – Digital Single Lens Reflex

As duas principais características dessas câmeras são:

1. A lente é intercambiável, o que significa que você pode trocar para outra que desejar, sendo possível ter, desde uma ultra grande angular, até uma super zoom telefoto, para a mesma câmera;

2. A que origina o seu nome: ao olhar pelo visor para bater a foto – sim, você não vai mais ver por uma tela de cristal líquido, coisa de amador! – você estará olhando uma imagem gerada através de um espelho que reflete a luz vinda direta da lente… É ótica pura!

Outros detalhes importantes: existem muitos botões espalhados pelo corpo e pela lente, eles servem como atalhos para modificar toda a fotometria, balaço de branco, pontos de foco, modo de medição de luz etc. Tudo está ao alcance dos dedos para bater, com muita agilidade, uma foto sem perder tempo.

As DSLRs também têm um tempo de vida por causa do obturador, que fica na frente do sensor digital. Quando você aperta o botão para fotografar, esse obturador abre, fazendo a luz passar e sensibilizar o sensor digital, criando a foto e fechado em seguida. Por fazer sempre o mesmo movimento repetitivo, uma hora ele se cansa e quebra. Esse limite pode variar de 50 mil até 150 mil cliques, dependendo da câmera. É clique pra porra!

Para facilitar, dividi por três subcategorias: semiprofissionais, profissionais e full frames.

DSLR semiprofissional

A linha semiprofissional tem o corpo menor e mais frágil das DSLRs. A capacidade de cliques é menor e parece que os botões são estrategicamente colocados de uma maneira não ergonômica para que você fique com raiva e sinta vontade de trocar por uma profissional. O custo benefício é ótimo. Hoje em dia, as recém-lançadas, estão até filmando em Full HD, o que é um grande passo para a fotografia, pois as DSLRs, originalmente, não fazem vídeos.

Se o seu objetivo é aprender fotografia, tornando-se um profissional ou só por hobbie, fazendo fotos pensadas com um grande controle, compre uma dessas. Elas possuem tudo e mais um pouco que um fotógrafo precisa. Se também quiser pagar de bonzão, essa câmera já é um pouco maior do que as explicadas até agora. Com certeza você será o centro das atenções carregando uma semiprofissional em lugares públicos. Agora, pelo amor do Demo! Não vá gastar dinheiro nessa câmera para usar no modo automático!

Ah, e uma observação interessante: alguns fotógrafos profissionais usam câmeras semiprofissionais de reserva, ou até mesmo como a câmera principal. Como a lente é um grande fator para uma fotografia de qualidade, basta ter uma puta lente para bater fotos.

Câmeras exemplos: Nikon D5000 e Canon Rebel T1i

DSLR profissionais

A linha profissional tem diferenças sutis em relação às semi. O corpo é maior, mais pesado e resistente, Ela é bem mais ergonômica, têm periféricos a mais que facilitam, e muito, a vida do fotógrafo e o obturador aguenta mais cliques. As mais novas também já estão com capacidade de fazer vídeos em Full HD.

Se o seu objetivo for entrar com uma dessas na balada para ser abordado pelos seguranças dizendo que é proibido fotografar e filmar lá dentro, compra uma! Essas notáveis câmeras são recomendadas para quem já tem um pouco mais de experiência com fotografia, para não gastar cliques a toa aprendendo a fotografar, entende? A pessoa não precisa querer ser um profissional para adquirir uma dessas, mas eu não vejo o porquê gastar muito dinheiro em algo que não lhe dará retorno financeiro. Mas deixando o dinheiro de lado e colocando o prazer acima de tudo. Se você curte MESMO fotografia e sente um tesão quase que sexual quando aperta o botão, tem prazer em criar imagens e compor cenas… Vá em frente e compra de uma vez! Pare de enrolar. Vale a pena, viu?

Câmeras exemplos: Nikon D90 ou D300s e Canon EOS 50D ou EOS 7D

E aí? Qual você escolhe?

DSLR full frame

A linha Full Frame é idêntica a profissional, mas com o detalhe apenas no sensor e no corpo (algumas são enormes). O termo Full Frame quer dizer que o sensor digital tem o tamanho idêntico a de um filme de 35 mm. Isso acarreta em muitas coisas boas como: menos ruído nas fotos, especialmente em ISO elevado, maior ângulo nas lentes, maior qualidade, nitidez etc. Câmeras DSLR que não tem sensor Full Frame são chamadas de sensor APS-C.

Se o seu objetivo é ser um fotógrafo profissional e já têm um nome conhecido no mercado, com a agenda lotada de trabalhos para o ano inteiro e uma grana para desembolsar (essas câmeras são bem caras!), vale MUITO a pena comprar. As Full Frames estão num patamar muito superior as profissionais. É absurdo como um sensor maior faz toda a diferença.

Câmeras exemplos: Nikon D3x e Canon EOS 5D Mark II

Observação: câmeras DSLRs são “transformers”. Existem zilhões de equipamentos para elas e para estúdio. Fotografia é uma profissão e um hobbie gastão. Um pequeno equipamento já começa a custar pelo menos uns R$ 100,00. Existem equipamentos que são absurdamente caros. As próprias lentes chegam a ter preços estratosféricos, sendo mais caras que as câmeras. E a partir desse ponto, o zoom não se mede mais por “x”, e sim por “mm”. Lente de 50 mm, de 800 mm, e assim por diante.

Câmeras de médio e grande formato

Essas câmeras são o sonho de consumo de qualquer fotógrafo! Elas chegam a ter até 60 megapixels, fotografam em canal de 16-bit e possuem um sensor digital no tamanho de 53.9 × 40.4 mm (uma Pequeno Formato Full Frame tem o sensor no tamanho de 36 x 24 mm; uma APS, 23,6 x 15,7 mm). São câmeras muito caras usadas por grandes profissionais e para trabalhos específicos.

Se o seu objetivo é fazer inveja para mim, compre uma dessas! Fique longe se você não entende nada de fotografia.

Câmeras exemplos: Hasselblad H4D e Sinar f1.

Tamanhos de sensor em relação ao frame de 35mm

Espero ter esclarecido algumas dúvidas, mas acima de tudo espero ter criado mais dúvidas. Fotografia é algo complicado, não é simplesmente apertar o botão. Quanto mais você conhece, mais quer conhecer. Sempre haverá dúvidas e novos equipamentos saindo.

Em relação às fabricantes, eu prefiro não expor uma opinião. Cada uma tem um ponto positivo e um negativo. Receio que isso é muito pessoal ligado às preferências de cada fotógrafo. Não existe uma melhor e uma pior. Existe a que se encaixa ao seu perfil, mas só comprando para saber.

Agora você pode sair por treinando a sensibilidade do olhar. Só cuidado com a posição.

Até a próxima. Abraços!

Jorge Maluf

Fotógrafo e designer fissurado por tudo que instiga a imaginação, inspira uma boa história e dá lição de moral. É bizarro, desde o nome, até as ideias malucas. Acha que o ser humano pode voar. É o dono do site www.hynd.com.br/ e do Twitter @jorgemaluf. Fotos mais recentes no Flickr.


Outros artigos escritos por

Conheça nosso projeto editorial

O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Somos um espaço plural, aberto a visões contraditórias e entusiasta do embate saudável. Conheça nossa orientação editorial e a essência do que fazemos. Você pode comentar abaixo ou ainda nos enviar um artigo para publicação.


RECEBA PDH POR EMAIL

Enviamos apenas um email por dia com todos os textos e shots que selecionamos a dedo para os leitores não perderem tempo.


LEIA TAMBÉM...

51 comentários

Dê vida ao PapodeHomem, para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou. Leva 2 minutos.

Queremos uma discussão de alto nível, sem frescuras e bem humorada. Portanto, leia nossa porra de Política de Comentários.


  • http://twitter.com/nerddiaries nerddiaries

    Belo texto, bem esclarecedor pra quem é cheios de dúvidas que nem eu. Estou tomando coragem para largar a minha “point and shoot” para comprar uma compacta super-zoom, não quero gastar uma nota e pular direto para uma semi-profissional sem usar utilizar 1% dos recursos.

    Alguma sugestão de modelo além desses citados no texto?

  • Cronosmp

    Nada mal, Pequeno.

  • http://twitter.com/desde86 g rodrigues

    o/

  • Bruno Correia

    Boa! A matéria tirou a amaioria das minhas dúvidas. Só faltou a informação de preços médios dos modelos.

  • http://fromvictorwithlove.com/diario Victor Lee

    Excelente post, bro.

    Será que consegue me ajudar? Tou bem puto com a minha D90.

    Derrubei no chão e a lente pifou: as lentes continuam inteiras, mas a peça que regula a abertura de luminosidade é que deve ter saído do local.

    Comprei uma lente Sigma, mas em pouquissimo tempo ela parou de funcionar com foco automático. Tou suando aqui para tirar foto com foco manual, e a maioria saindo borrada.

    Procurei em todo lugar no Google (estou no meio da Itália e sem condição de achar um serviço técnico decente), e aparentemente o foco automático da Sigma é que quebrou, pois diferente da lente que vem com a Nikon, ela faz um giro externo durante o foco. Talvez uma das pessoas para quem eu emprestei para que tirasse foto minha tenha segurado/forçado o movimento. Mas é algo muito delicado, se for esse o caso!

  • http://fromvictorwithlove.com/diario Victor Lee

    Excelente post, bro.

    Será que consegue me ajudar? Tou bem puto com a minha D90.

    Derrubei no chão e a lente pifou: as lentes continuam inteiras, mas a peça que regula a abertura de luminosidade é que deve ter saído do local.

    Comprei uma lente Sigma, mas em pouquissimo tempo ela parou de funcionar com foco automático. Tou suando aqui para tirar foto com foco manual, e a maioria saindo borrada.

    Procurei em todo lugar no Google (estou no meio da Itália e sem condição de achar um serviço técnico decente), e aparentemente o foco automático da Sigma é que quebrou, pois diferente da lente que vem com a Nikon, ela faz um giro externo durante o foco. Talvez uma das pessoas para quem eu emprestei para que tirasse foto minha tenha segurado/forçado o movimento. Mas é algo muito delicado, se for esse o caso!

  • Ramon Távora

    Valeu Maluf! Adorei o post.
    Realmente a base de aprender é ir futricando, eu estou querendo muito fazer uma curso de fotografia, mas ainda não tenho o dinheiro pra desenbolsar uma semi profissional. eu tenho uma sony dsc w210. por mais que a gente tente configurar a foto dá um trabalho pra acertar… tem horas que eu perco a paciência e ainda uso na configuração automática é realmente pela dificuldade em alterar os parâmetros.
    Até que quando eu erro sai uma foto que preste.
    tem algum curso que dê pra fazer pela internet? você conhece algum?

    Abraço!

  • http://fromvictorwithlove.com/diario Victor Lee

    Em tempo: transformei a inútil câmera do iPhone em algo divertido, usando o app chamado Hipstamatic
    http://hipstamaticapp.com/

    e em algo útil usando o Evernote.

  • Wall

    Este post veio a calhar mesmo! Estou há tempos pensando e pesquisando que câmera valeria a pena comprar, pois me formo no final do ano e farei uma recepção. Ela será pequena, portanto não há necessidade de contratar um fotógrafo para isso, mas queria uma câmera boa, já que as fotos vão ser as minhas únicas recordações desse dia…

    E, Jorge, poderia colocar qual a faixa de valores que cada tipo abrange? Só para termos uma noção mesmo, pois fiquei curiosa de quanto pode-se gastar com uma câmera profissional…

    No mais, ótimo artigo!!! Parabéns!!!

  • Anônimo

    Legal o artigo!

    Fotografo seriamente há +/- dois anos e quando decidi começar, optei pro comprar uma Olympus E-410. Era o que podia pagar, e na promoção da BH ainda ganhava um kit com duas objetivas.. Ideal para começar a brincadeira.

    Hoje tenho a E-410, uma Canon Rebel (das antigas, corpo cinza) e uma Nikon analógica. Muito importante para quem vai começar é não querer comprar logo de cara um trambolho, pois demora um tempo para o investimento valer a pena…

    Importante a pessoa pensar no que pretende com a fotografia.. Cada tipo de trabalho exige um tipo de camera. Casamentos, esportes, balada, natureza, documental, etc.. Cada coisa tem uma ferramente específica!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000344150493 José Leonan S. Carvalho

    Aonde eu posso conseguir uma dessas que levam café na cama? seria ótimo! rsrs
    Eu mesmo já me arrisquei a fazer um cursinho de férias para aprender um pouco mais sobre fotografias.. fica ai a dica para quem quer tirar boas fotos…
    Não basta só clicar, é preciso ter uma boca câmera(dependendo do uso, como é o caso do pornô caseiro rsrs) e claro saber a forma certa de clicar.
    Belo artigo!

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Nossa… Derrubar lente no chão = raiva master. Já aconteceu isso com a minha, mas eu tenho seguro de equipamento então não tive muita dor de cabeça.

    Agora, a lentes Sigma têm ótimo custo x benefício. Elas são baratas, mas como deu para você perceber, frágeis e bem simples na composição geral.

    Creio que o fato do foco girar ao lado contrário da original Nikon não tenha causado o defeito. Podem ser muitas coisas, mas duvido que seja um mal manuseio do equipamento. As vezes as pessoas que não conhecem podem ficar com o dedo em cima do anel de foco e a sua lente sigma, acredito eu, não deve ter opção de girar esse anel quando está no automático. Aí sim alguém pode forçar o foco e quebrar o motor interno sem querer.

    O ideal mesmo é você levar em uma assistência, porque CERTEZA que é algo bem simples. Foda é achar uma aí na Itália.

    Abraços! ^^

  • Nmpombo

    Jorge
    Muito bom seu artigo, ajudará muitas pessoas entenderem o que cada equipamento faz e o que quer em termos de resultado.

  • http://twitter.com/TheusCosta Matheus Costa

    Sensacional!!! Excelente texto!!! Depois de escolher a camera, vc poderia continuar dando mais dicas sobre fotografia, bem como os termos técnicos.

    Abraço!

  • Mat Manfrinato

    Podia colocar os valores medios de cada categoria ne?

    Fora isso, mto bom o artigo. Um dia quero me dedicar a esse hobbie.

  • http://www.twitter.com/aimeusaco Bruno Almeida

    Caro Jorge,

    Bom post o seu – pode mesmo ajudar a quem se interessa por fotografia e quer dar uns passos a mais!

    Agora – momento do chato: um toque e uma dica

    - Eu sou fã da Canon 5D, mas fullframe MESMO, você podia ter citado a série 1D da Canon (tanto a 1Ds Mark III como a 1D Mark IV).

    - Para conhcer um trabalho bem legal de análise de câmeras digitais, recomento o Dpreview (http://www.dpreview.com). É um site inglês com reviews muito bons e até uns guias e glossários para quem quer conhecer mais detalhes.

    • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

      É. De fato eu poderia ter colocado, no lugar da Mark II, uma 1D Mark IV para equivaler o preço da Nikon D3x. Mas realmente aí eu fui muito instintivo ao gosto pessoal também, hehehe. A Canon tem essa vantagem de ter uma Full Frame em um preço acessível como a 5D Mark II.

      Valeu pelo toque!

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Então. A diferença de preço entre uma compacta e uma super-zoom hoje não está muito diferente. Em relação aos modelos, aí varia muito. O legal é você ir na loja e ver a que te chama mais atenção mesmo. Se quer muito zoom, se quer mais opções etc… Os preços delas não variam muito não.

    Abraços! :)

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Opa Ramon!

    Como eu disse, a parte técnica da fotografia da para pegar fácil, mas a malícia vem com o tempo. Existem diversos arquivos PDF ensinando a técnica em geral disponíveis na internet, mas curso online eu não conheço mesmo.

    Abraços! ^^

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Ae José! Realmente não basta clicar! É legal que as pessoas sempre tem que entender isso. Na verdade, clicar é o de MENOS. A fotografia envolve todo um embasamento antes e depois do clique, hehehehe.

    Valeu! ^^

  • http://fromvictorwithlove.com/diario Victor Lee

    obrigado por alimentar as esperanças, Jorge! Vou ver o que rolou e daí conto a história aqui!

  • http://motosserrav8.com.br Titio Pentelho

    Caramba, muito chique o texto.
    Só pude me dedicar à fotografia mesmo no começo desse ano, quando comecei a fazer publicidade. O mais legal é que no meu curso a gente só usa câmeras analógicas (de filme). Temos nosso próprio laboratório e nossos químicos, aprendemos a revelar filmes e ampliar fotos.
    Usar filme é um lance muito chique. Você altera os químicos de revelação pra mudar a coloração e o “clima” das fotos. Você nunca sabe como cada foto vai sair, e as regulagens pra captura das fotos devem ser muito bem pensadas.
    Exatamente por isso, eu me apaixonei por fotografia analógica. Hoje tenho uma Zenit 122 russa dos anos 60, pra um trabalho mais lomográfico (experimental e não-convencional), e uma Canon EOS A2e norte-americana, dos anos 90, cheia dos recursos, pra um trabalho mais profissional.
    Se alguém se interessar, nesses links tem alguns materiais meus: http://www.flickr.com/photos/djmarcorin/ e http://djmarcorin.deviantart.com/gallery/
    Abraço!

  • http://twitter.com/izaell IZAEL CORREA

    Excelente!!!
    Fotografar é algo muito prazeroso.
    A Matéria ficou muito boa. Ao pessoal que queira saber mais é só pesquisar na internet, é fácil achar conteúdo e não é difícil aprender.
    Tenho uma Alpha – 230 e to juntando grana pra comprar uma lente 300mm.
    Fotografar é vicio!

  • Anônimo

    sensacional! gosto muito de fotografia. tenho uma Nikon Coolpix P100 q me dá muita alegria, pois tiro fotos bem variadas, com zoom ou sem, e a qualidade é excelente e q o custo foi mutio bom. matéria muito boa, de excelente nível, como todas do pdh. abraço.

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Como muitas pessoas estão pedindo, segue aqui uma pequena lista dos preços para cada categoria. O foda aqui do Brasil é que esses preços variam MUITO de acordo de onde você vai comprar. Temos desde os xingue-lingues da Avenida Paulista, em São Paulo, até lugares que pagamos todos os impostos do universo (que faz encarecer absurdamente).

    Os preços vou deixar como uma média dos dois.

    Compactas Básicas: R$ 650,00 – R$ 800,00

    Compactas Zoom: R$ 1.100,00 – R$1.600,00

    DSLR Semiprofissional: R$ 1.600,00 – R$ 2.200,00

    DSLR Profissionais: R$ 2.500,00 – R$ 5.000,00

    DSLR Full Frame: Excepcionalmente, a Canon tem uma Full Frame muito boa custo x benefício. Que sai por volta de R$ 6.000,00. A partir de então: R$ 12.000 – R$ 14.000,00

    Médio Formato: R$ 32.000,00 – R$ 55.000,00

    Grande Formato: Aff… Nem vou falar. Prefiro comprar um apartamento.

    Como disse. Aqui no Brasil é caro MESMO! O melhor lugar para comprar isso no MUNDO fica em New York, se chama B&H ( http://www.bhphotovideo.com/ ). Olhando o preço de tudo, em dolar, da para ter uma noção melhor aqui também.

    Abraços! ^^

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Como muitas pessoas estão pedindo, segue aqui uma pequena lista dos preços para cada categoria. O foda aqui do Brasil é que esses preços variam MUITO de acordo de onde você vai comprar. Temos desde os xingue-lingues da Avenida Paulista, em São Paulo, até lugares que pagamos todos os impostos do universo (que faz encarecer absurdamente).

    Os preços vou deixar como uma média dos dois.

    Compactas Básicas: R$ 650,00 – R$ 800,00

    Compactas Zoom: R$ 1.100,00 – R$1.600,00

    DSLR Semiprofissional: R$ 1.600,00 – R$ 2.200,00

    DSLR Profissionais: R$ 2.500,00 – R$ 5.000,00

    DSLR Full Frame: Excepcionalmente, a Canon tem uma Full Frame muito boa custo x benefício. Que sai por volta de R$ 6.000,00. A partir de então: R$ 12.000 – R$ 14.000,00

    Médio Formato: R$ 32.000,00 – R$ 55.000,00

    Grande Formato: Aff… Nem vou falar. Prefiro comprar um apartamento.

    Como disse. Aqui no Brasil é caro MESMO! O melhor lugar para comprar isso no MUNDO fica em New York, se chama B&H ( http://www.bhphotovideo.com/ ). Olhando o preço de tudo, em dolar, da para ter uma noção melhor aqui também.

    Abraços! ^^

  • Eleovan

    Existem inumeros cursos de fotografia na net mas nada substitue um curso presencial, onde podemos tirar nossas duvidas diretamente com um bom profissional, fica caro é claro, mas…
    A sugestão do Matheus Costa é legal, o Jorge poderia nos dar umas aulas via PdH semanalmente quem sabe, não é? Teríamos um mural PdH e então veríamos as peripécias feitas pelos PdHdeiros de plantão, como lição de casa, claro. Valeu Jorge.

  • Marcos

    Excelente post,
    Como já foi comentado aqui muito esclarecedor para completos leigos como eu.
    Bem, se abusar, gostaria de uma opinião.
    Minha necessidade : fotos de viagem, de crianças e familia – nada profissional mas com qualidade e certa portabilidade.
    Tenho algumas point-and-shoot e não estou satisfeito com a qualidade e velocidade dos clicks (velocidade e foco) perco momentos preciosos (tenho filho de 1 ano e meio).
    Então viajo para o EUA no final de outubro e gostaria de uma sugestão : Li uma critica muito boa da Nikon CoolPix P100 e Canon SX10 IS no Dpreview e olhei também a Sony Nex 5 (com as duas lentes) enfim sei que uma não esta na mesma classificação da outra.
    Bem qual sua opinião sobre as duas ? minha grande duvida esta na sony mas como sou um apaixonado por gadgets, então levei isso em consideração.

  • http://twitter.com/pauloeliasjr Paulo Elias Jr.

    Ótimo Post! Poderiam continuar com as dicas para fotógrafos amadores. Parabéns ao autor!

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Ae Marcos! Então, a compacta Point-and-Shot é lenta mesmo, ainda mais para você que quer natureza, crianças e família. Nenhuma das três opções param quietas para você fotografar sem preocupação de perder o momento.

    Cara, tirando a Sony Nex 5, que é super nova e uma puta novidade – ainda não tive a oportunidade de pegar uma nas mãos e ver o que ela realmente é capaz – creio que as outras ainda não suprem o que você precisa, que é velocidade.

    Você precisa de uma certa agilidade para fotografar, e a partir daí creio que apenas um DSLR possa lhe proporcionar, então vale a pena pegar uma semiprofissional, que não está tão mais cara que uma compacta Super-Zoom.

    Voltando a Sony Nex 5. Eu não sei te falar em relação a velocidade essas coisas, mas é uma baita inovação da Sony fazer câmera estilo DSLR com lente intercâmbiavel, mas ela não é DSLR na verdade! É meio paradoxal (e carinha). Se ela for rapida, vale a pena tentar. Mas lembrando que acessorios da Sony, no Brasil, têm preços um pouco salgados

    Abraços! ^^

  • soslaio

    Muito bom o texto. Esclarecedor para mim, que me interesse muito por fotografia, mas que sou iniciante.

    Num próximo texto você poderia explicar melhor essa questão das lentes, que hoje é minha grande dúvida. Pra que serve uma grande angular? Como funciona essa história de mm? qual a melhor lente pra fazer foto de produto? e pra fazer foto de eventos? são esse tipo de dúvidas.

    Abraços e parabéns.

  • DJFelipeOliver

    Meu caro,

    Excelente texto!

    Minha família trabalha neste ramo (Foto & Vídeo – Estúdio) e, paralelamente com a carreira de DJ, fiz cursos e cheguei a fotografar aproximadamente uns 30 eventos (casamentos e aniversários). Eu tinha uma Nikon D60 com lente 18~200mm. Uma máquina boa, com pegada, rápida. Particularmente, sempre preferi Nikon à Canon. Mas como você mesmo disse (e eu também disse no meu texto de DJ sobre fones), não existe o MELHOR equipamento, mas sim aquele que o profissional mais se adapta.

    Sucesso! Belo texto!

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Ae Soslaio! Sim, em um próximo texto da para falar só de lentes, que é um assunto bem amplo e essencial para a fotografia profissional!

    Abraços! ^^

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Caramba! É uma máquina boa e uma puta lente, pau para toda obra.

    Então, é tudo uma questão bem particular mesmo equipamento. Entre as fabricantes existe o que uma é boa e a outra é ruim, mas em geral tudo depende muito mais do profissional e a adaptação que ele tem com o equipamento.

    Sua familia ainda trabalha nesse ramo? O nome é “Foto & Vídeo – Estúdio” mesmo?

    E você que mexe com músicas e tals, olha esse clip que legal! Se chama Nikon Girl. É um rap.

    http://www.youtube.com/watch?v=_AHZaus2Z2Q

    UEHauehAEUHauehea. É muito foda!

    Abraços! :)

  • Pedro Ivo

    Jorge, onde você fez o seguro do seu equipamento. Quanto custa anualmente?

  • http://twitter.com/vitzao_martins Vitor Martins

    Po
    Artigo massa, eu gosto muito de fotografia, quero poder sobre algum dia ai pra frente
    mas que tirar foto mesmo hoje sai de graça nao sai nao … nao basta comprar a camera, voce
    vai gastar com bateria, com flash, com photoshop (pq paint nem rola), com o cartao de memoria…
    vi isso em um artigo sobre porque nao fotografar de graça …

  • Kiwi

    Cara, parabéns pelo texto.
    Eu tenho uma Panasonic DMC-FZ38, que, pela sua descrição, é uma compacta superzoom. O que ninguém conseguiu me explicar ainda é se, com esse tipo de câmera, dá pra comprar lentes maiores. Tenho muito problemas quando quero fotografar close-ups e acho que a única solução seria uma grande lente.

  • Thiago Santana

    Excelente artigo, parabéns!
    Eu tenho uma nikon D3000, uma canon compacta pra carregar pra qualquer lugar e algumas analógicas, inclusive lomográficas.Hj ja se encontra a D3000 por uns 1300 reais, o que pra mim é um preco excelente por uma semi-pro.Os controles estão todos à mão e a “expectativa de vida” do obturador é de aprox. 100 mil cliques.
    É uma camera que recomendo pra qualquer pessoa com alguma vontade de aprender fotografia.
    Tem um site que costumo olhar sempre,la voces vão encontrar muitas dicas e tutoriais : http://digital-photography-school.com/
    Um abraco!

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Opa Kiwi, beleza?

    Então. Creio que para essa sua camêra você vá conseguir comprar um adaptador que coloca na frente da lente, que é fixa. Se você quer tirar fotos close-up, procura em algum lugar adaptador close-up para essa câmera. Certeza que deve existir. Ao contrário do que as pessoas pensam. Fotografar close-up não é necessário ter uma lente “grande”. É necessário ter uma lente que faça foco super, ultra, mega perto do objeto a ser fotografado. Na fotografia chamamos de “lente macro”, que tem a possibilidade de focar a pouquíssimos centímetros do alvo. :)

    Abraços! ^^

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Opa Kiwi, beleza?

    Então. Creio que para essa sua camêra você vá conseguir comprar um adaptador que coloca na frente da lente, que é fixa. Se você quer tirar fotos close-up, procura em algum lugar adaptador close-up para essa câmera. Certeza que deve existir. Ao contrário do que as pessoas pensam. Fotografar close-up não é necessário ter uma lente “grande”. É necessário ter uma lente que faça foco super, ultra, mega perto do objeto a ser fotografado. Na fotografia chamamos de “lente macro”, que tem a possibilidade de focar a pouquíssimos centímetros do alvo. :)

    Abraços! ^^

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    O seguro do meu equipo é pela Porto Seguro Seguros. O preço varia do que você vai colocar no seguro. No meu está a camera, lente, mochila, cartões, flash externo e mais alguns pequenos equipamentos. Tudo sai cerca de 400 – 600 reais. O que não é caro. Nada melhor do que poder fotografar sem preocupação.

    Abraços! ^^

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    O seguro do meu equipo é pela Porto Seguro Seguros. O preço varia do que você vai colocar no seguro. No meu está a camera, lente, mochila, cartões, flash externo e mais alguns pequenos equipamentos. Tudo sai cerca de 400 – 600 reais. O que não é caro. Nada melhor do que poder fotografar sem preocupação.

    Abraços! ^^

  • Kiwi

    Esse é exatamente o meu problema. Eu consigo até dar um zoom e aproximar bem, mas o foco acaba indo lá pra trás. Sei que com câmeras semi e profissionais dá pra ajustar o foco, mas existe alguma coisa que dá pra fazer com o foco nessas compactas super zoom?

    • kubo

      muito bom post, para fazer macro com a sua FZ38, da uma lida no n.130 da revista fotografe (julho 2007), tem uma dica muito boa sobre macro-fotografia com cameras compactas. abraços a todos

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Então. Mesmo com o ajuste de foco no manual nas câmeras semiprofissionais, profissionais e etc, não serve para focar algo pertinho. Cada lente tem um limite mínimo de distância para focar, mesmo no modo manual. É preciso comprar uma lente que tenha o limite mínimo bem curto para focar bem perto do alvo, entende? No seu caso, você tem que comprar uma adaptador close-up para colocar por cima da lente da sua câmera, aí ela focará bem pertinho. No caso da gente com lente intercambiável, temos a opção de gastar CARO numa lente macro, com foco curto, ou podemos, também, comprar um adaptador close-up para focar manualmente bem próximo.

    Abraços! ^^

  • Gilson

    Ótimo texto introdutório. Eu só teria dividido as DSLR de uma maneira diferente. A Nikon D5000 e a Rebel T1i seriam câmeras reflex de entrada, bem amadoras mesmo, assim como a Canon 50D e a Nikon D90 estariam apenas um patamar acima. Semi profissionais seriam a Nikon D300 e a Canon 7D, e as profissionais as Full Frame. Mas, como diria um antigo professor meu, câmera profissional é aquela que rende dinheiro para você, independente do modelo e da potência.

  • Felps Santos

    Excelente artigo, Jorge!

    Confesso que fiquei bastante interessado. Gosto de fotografia, mas só mais recentemente tive vontade de me aprofundar no tema (e seu texto teve um papel significativo nisso). Estava olhando umas câmeras por aí, e bati o olho nesse anúncio:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152148924-camera-digital-sony-alpha-a230-18-55mm-brinde-carto-8gb-_JM

    Pra alguém que está começando, que quer fotografar mais por hobby, mais voltado pra natureza também… Vale a pena ou é desperdício de dinheiro? Questão de zoom, foco, etc, é razoável pra um início? Vou conseguir fotografar abelhas em vôo ou joaninhas no jardim, por exemplo? Heh.

    Reitero, excelente texto. Aguardo resposta.
    Abraços!

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Ae Felipe, beleza?

    Então. Essa câmera está com um ótimo preço. A lente que vem junto é a que nós chamamos de lente “kinder ovo”, porque ela é pequenina. Ela não tem tanto zoom assim e o foco deve ter uma distância mínima de 30cm. Isso significa que você não vai conseguir tirar aquelas fotos BEEEM de perto de insetos e tals (as chamadas fotos em Macro). Natureza em geral ela da para fazer, mas quero que você tenha em mente que essa é uma lente básica da básica. É lente que vem com o kit da câmera.

    É legal você pegar essa câmera com essa lente e ir testando o que você consegue fazer. Com certeza surgirão dezenas de dúvidas a respeito das fotos que você for tirar. Aí qualquer coisa só entrar em contato! ^^

    Abraço!

    • http://pulse.yahoo.com/_TYTQSZXKO6YPG4APYNDJLEKIJY André

      Jorge ,
      uma opinião sua!!!
      o que acha da alpha nec da sony, ela realmente atende seu título de “profissional compacta”? ou você ainda acha as convencionais melhores?
      abraço

  • Felps Santos

    Pô, valeu, Jorge!

    Vou começar com essa e ver até onde eu chego. ‘Brigadão pela dica.

    Abraço!

  • Cazzobrasilia

    Excelente texto..
    Eu me dei de presente de Natal uma Sony HX-1… viajo muuuito a trabalho e tenho chance de conhecer o Brasil todo… mas muitas vezes não dá pra forçar a barra pra buscar uma foto irada como eu gostaria .. então a Hx-1 quebra bem o meu galho..
    Acho que daqui uns dois ou três anos compro uma melhor… mas já to contente com a minha….

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 3460 artigos
  • 515449 comentários
  • 41889 Leitores no Feed RSS
  • leitores online

Lifestyle Magazine