São Paulo vs Rio

Felipe Franco

por
em às | PdH Shots


São Paulo fez aniversário recentemente. Saiu texto aqui. O Rio fez logo depois. Saiu texto também. E rendeu discussão.

Inspirado por esse papo todo, por essa rivalidade saudável, e lembrando da série de ilustrações Paris vs New York, pensei junto com o povo do PdH em ilustrar algumas das diferenças entre as duas maiores cidades do Brasil.

São Paulo à esquerda, Rio à direita, e você no meio de tudo isso.

Para ver qualquer uma delas em tamanho maior, é só clicar

Felipe Franco

Felipe Franco é paulista da gema, designer, ilustrador e arteiro nas horas vagas. Viciado em chocolate e feliz bebendo mocaccino.


Outros artigos escritos por


SEPARAMOS MAIS TEXTOS PARA VOCÊ CONTINUAR LENDO




O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Conheça a visão e a essência por trás do que fazemos. Queremos uma discussão de alto nível. Antes de comentar, leia nossas boas práticas. Caso deseje enviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.


  • http://www.facebook.com/hagnat Valdir Bruxel Junior

    excelente imagens
    tudo que peço são essas imagens em tamanho 1920x para usar como papel de parede :D

  • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

    Parabéns, Franco!

    Paguei um pau, cara.

  • http://www.facebook.com/neddafcm Thomas McFadden

    Gostei do “paxxtel”, HAUSHAUSHAS.

  • ViniciusAlves

    Excelente post e imagens… Comparação perfeita.

  • http://twitter.com/dulcetti Bruno DulSeven

    PUTA QUE PARIU, FODA!!! Parabéns meu nobre, muito fodástico ;)

  • http://www.facebook.com/people/Marcos-Barretta/100001988029859 Marcos Barretta

    Muito  Franquito!!!

  • http://twitter.com/danielbsimoes Daniel B. Simões

    Irado!!!

  • http://www.facebook.com/people/Marcos-Barretta/100001988029859 Marcos Barretta

    ___bem___

  • andersonvillela

    Foda, foda, parabéns!

  • http://www.facebook.com/people/Lisandro-Castro/100000239517078 Lisandro Castro

    QUE FODA, Franco! Sou fã demais do teu trampo! 

  • http://www.facebook.com/people/Ricardo-Azevedo/100000524248798 Ricardo Azevedo

    Muito bom ahuahahUhAUHuAh
    Excelente arte. =D

  • http://www.facebook.com/people/Ricardo-Azevedo/100000524248798 Ricardo Azevedo

    Essa foi uma ótima sacada xD

  • http://tenholaminhasduvidas.blogspot.com/ Marcelle Gália

    ahahahahahaha puta que pariu! perfeito! adorei o paxxtel (o nosso vem com mais vento) e a comparação trânsito versus bala perdida. Uma dessas coisas ainda vai nos matar. 

    • http://leobetosouza.com/ Leonardo Alberto Souza

      O melhor é q que o Rio tb tem transito e Sampa tanta bala-perdida quanto o Rio… :)

      • João

        São Paulo não tem tanta bala-perdida quanto o Rio. :)

      • Yuri

        Tem e a situação encontra-se muito mais grave !!!

  • Carolina Souza

    Muito maneiro! :)

  • http://www.facebook.com/koticho Gustavo Bertassoli

    Foda pra caralho, pra caralho mesmo. 

  • http://www.facebook.com/people/Marcos-Rosa/1748419433 Marcos Rosa

    muito bom!

  • http://www.facebook.com/kelly.camilo Kelly Camilo

    Que lindo! Adorei!

  • http://about.me/roh Rodrigo Santos

    Parabéns pelo trabalho e pelo paxxtel! hahahahahaae

  • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

    Só não curti a comparação do trânsito e a bala perdida, as duas cidades tem os dois problemas.

    • Dja Oliveira

      Concordo co, o Fernando. Vc deveria subsituir por um emaranhado de guarda sois na praia num domingao qualquer.

      • http://www.facebook.com/WillPaulista Wilians Charles

        … HAHAHAHAHAHAHAHA… EMARANHADO DE GUARDA-SÓIS!! HAHAHAHAAH… FAZ-NOS RIR!! É BALA PERDIDA MESMO!! O BRASIL TODO ESTÁ PERDIDO QUANDO O ASSUNTO É CRIMINALIDADE, MAS NO RIO, PELO AMOR DE DEUS, TODOS OS DIAS TEM TIRO, PRA CIMA, PRO LADO, PRA BAIXO… ATÉ QUANDO NÃO TEM CONFLITO DE GRUPOS CRIMINOSOS NOS MORROS, O VAGABUNDO CARIOCA DÁ TIRO PRA CIMA NO MEIO DA COMUNIDADE COM UM CORPO DE CERVEJA NA MÃO PRA SE MOSTRAR O MAIORAL, MAS ELE ACHA QUE TEM PEITO DE AÇO; TOMA TIRO E MORRE DO MESMO JEITO!! FICOU MUITO LEGAL ESSA COMPARAÇÃO!!

      • wendlecy

        Faça me rir néé por favor eu sou Carioca não tolero que falem di nos nos temos raça,respeito,e amor a todos estados brasileiros,Deixa eu te perguntar uma coisa Willians você liga a tv pra ver oque ta acontecendo?Acho q não né, De tanto falar do Rio De Janeiro tomou do própio veneno,Toda hora sai noticia de crimes em São Paulo,É morte,Sequesto roubo etc.. Fala sério néé?

      • paulistano

        mesmo com todos esses crimes em 2012, São Paulo fechou com o mesmo número de homícidios que o RIO, sendo uma cidade 2 vezes maior.

      • Carioca²

        Pois é né, e a violência em SP? Pesquisa no Google: Violência em SP em 2012, e seja feliz….

      • wellington

        querida acho que vc precisa voltar a escola,nunca vi uma pessoa tão desprovida de argumento e sabedoria igual a vc,,que ridículo amiga esse seu discurso.infelismente não e só o rio que tem criminalidade esim o mundo todo obrigado.

    • Costa e Silva

      Apoiadíssimo Fernando Henriques! Ia escrever sobre isso, como vc já o tinha feito, resolvi “engrossar o caldo”!
      A propósito, o Galinho também não me representa. Sou mais RomáRIO!!!

  • http://www.facebook.com/people/Paula-Franco-Rodrigues/100000775883525 Paula Franco Rodrigues

    Bem legal, adorei o paxxtel hehehe

  • http://www.facebook.com/viictor7 Victor Alexandre

    Bacana comparação, gostei.

    Ainda acho que no rio podia ter o Cristo e o maraca, mas tá mto show!

    Valeu.

  • http://www.facebook.com/eduardogsm Eduardo Martins

    Muito preconceituosa a questão das balas perdidas, saiu uma pesquisa recente sobre o índice de violência nas capitais brasileiras. O Rio está longe de ser a mais violenta, perdendo até para Porto Alegre, Curitiba… Os níveis de violência do Rio são equiparados aos de SP, o problema é que a mídia sensacionalista adora noticiar violência no Rio, virou senso comum dizer que o Rio é violento, e você acabou de replicar isso. Faça uma pesquisa rápida no Google: “Indice Homicídios Rio” e você verá uma dezena de notícias confirmando o que eu disse.  Lamentável. Fora essa gafe, o restante das ilustrações foram bem legais.

    • Rodrigo Cambiaghi

      Se não tiver alguém pra discordar e reclamar não é internet.

    • Lucas Carvalho

      Da mesma forma, o trânsito de São Paulo é terrível, mas o do rio também pode ser e, em determinadas vias e horários, chega bem próximo do caos de São Paulo (e com o agravante de 10 graus celsius a mais no asfalto, o que dá pra matar uma galera que não tem ar condicionado).

      Agora lê o que eu escrevi acima de novo. Por mais que seja verdade, é legal? é relevante? vai irritar os outros à toa? é produtivo? tem a ver com o mote do post?

      Então, faltando uma passada nesse checklist aí antes de comentar.

      As duas cidades tem os dois problemas, que são tão horríveis quanto – se a bala perdida mata na hora, o trânsito tá matando uma parcela muito maior da população aos poucos – mas uma é conhecida por um e outra por outro. Foda-se a mídia sensacionalista e todo esse bla bla bla serious business (ironicamente essa mesma mídia sensacionalista é, em grane parte, a rede globo, que é a maior publicidade gratuita eterna do rio de janeiro). É só umas ilustrações maneiras. É pra ser divertido. E é. Take it easy.

      • Bruno

        é pra ser divertido, mas não pra fazer eco à coisas estúpidas. Teria sido um bom trabalho se não tivesse a estupidez do lugar-comum-na-cabeça-de-paulista da bala perdida. Mandou mal, meu rapaz.

      • Lucas Carvalho

        tava pensando aqui e a estupidez da sua resposta me impede de te responder educamente. não consigo, sério.

      • Fernanda

        Lucas, foi você que desenvolveu esse trabalho? Bom, se foi primeiramente
        parabéns. Mas pergunto por conta da sua reação. Porque essa
        aversão as críticas? A divulgação de um trabalho está aí pra isso, não?
        Sem os elogios um trabalho não se mantém, mas sem as críticas ele não
        evolui. Por mais que algumas pareçam irrelevantes, cabe ao autor somente
        discordar, não impor seu ponto de vista. E sempre, sempre mesmo,
        permitir que os críticos continuem a fazer seu julgamento, ou então é
        melhor que nem torne seus trabalhos públicos. Eu também não considerei
        uma ofensa a ilustra das balas perdidas, só que estou bem longe de ser carioca, tanto quanto paulista, então nem posso argumentar muito em relação a isso.

        E vale ainda lembrar que essa história de “não se ofenda, é uma piada”,
        “não se incomode, é zoação”, “não analise, é só uma brincadeira”, não
        existe. Porque a partir do momento que se precisa explicar o que é, é
        porque não é bem/somente aquilo.

      • Lucas Carvalho

        não, não fui eu que desenvolvi. não tenho nada a ver com quem fez isso. nem sei o nome.

        minha aversão a críticas é simples de ser explicada: acho exagero, acho bobeira, acho viadagem, acho atrito e discussão em cima de nada.

        não acho que, nesse caso, críticas sejam construtivas. a critica só quer que o trabalho do cara sejam sempre pensado pra ser absolutamente não ofensivo pra ninguém, e isso é um absurdo de se cobrar de um artista. arte choca e ofende desde que o mundo é mundo, porque sempre tem alguém cheio dos melindres. até os maiores consensos da humanidade ofendem alguém. tipo a bíblia.

        e sempre precisa se explicar o que é. pra tudo. tudo mesmo. sempre tem alguém que não entende, que interpreta mal e que distorce.

        no mais, no mais, estou pouco me fodendo pra tudo isso porque uma coisa que de antemão eu já não compreendo é ficar defendendo a cidadezinha que nasceu/mora com todo esse afinco. não entendo, mesmo, acho a maior das besteiras.

      • Fernanda

        Lucas, foi você que desenvolveu esse trabalho? Bom, se foi primeiramente
        parabéns. Mas pergunto por conta da sua reação. Porque essa
        aversão as críticas? A divulgação de um trabalho está aí pra isso, não?
        Sem os elogios um trabalho não se mantém, mas sem as críticas ele não
        evolui. Por mais que algumas pareçam irrelevantes, cabe ao autor somente
        discordar, não impor seu ponto de vista. E sempre, sempre mesmo,
        permitir que os críticos continuem a fazer seu julgamento, ou então é
        melhor que nem torne seus trabalhos públicos. Eu também não considerei
        uma ofensa a ilustra das balas perdidas, só que estou bem longe de ser carioca, tanto quanto paulista, então nem posso argumentar muito em relação a isso.

        E vale ainda lembrar que essa história de “não se ofenda, é uma piada”,
        “não se incomode, é zoação”, “não analise, é só uma brincadeira”, não
        existe. Porque a partir do momento que se precisa explicar o que é, é
        porque não é bem/somente aquilo.

    • http://www.facebook.com/people/Paula-Franco-Rodrigues/100000775883525 Paula Franco Rodrigues

      E o bom é que ninguém percebe que ele não falou que o Rio é mais violento que SP… ele só ilustrou um problema de balas perdidas… e se alguém aqui vai me dizer que no Rio não tem bala perdida e se, por ignorância ou não, ele não é conhecido por isso em alguns lugares, bom, eu mandaria essa pessoa pesquisar… e de novo, não estou falando que SP não tem isso, e sim que o problema de trânsito de SP é mais divulgado do que casos de balas perdidas.

      E outra coisa, sem papo de que é culpa da mídia ou de falta de pesquisa. Não gosta de mídia? Vai virar um recluso na mata… sem internet, hein?

    • UDR

      Haters gonna hate.

    • Williamm

      De forma absoluta eu até concordo com voce…mas quando fazemos o calculo relativando a quantidade de pessoas no estado ACHO que a coisa muda de figura.

    • http://twitter.com/danielii_ danielii_

      Verdade Eduardo Martins.

    • Carol

      que coisa chata esse politicamente correto

    • wendlecy

      concordo com vc eduardo

  • http://www.facebook.com/people/Reysi-Pegorini/1398276764 Reysi Pegorini

    Felipe, das suas ilustrações fui listando quais gostei mais, apesar de ser filha de carioca minhas preferências são paulistanas…Fora Surf, Curvas e natural. Parabéns =)

  • http://www.facebook.com/marcelorraposo Marcelo Raposo

    Pastel x Paxxtel foi perfeita!

    Muito boa a comparação!

  • Andrea

    Muito bom mesmo…..parabens!!!!

  • Juliano Barreto

    Curti bastante, principalmente Doutor x Galinho. Mais algumas sugestões: Lapa x Augusta, Funk x Rap, Praia x Shopping, Folha x O Globo, Maracanã x Pacaembu, Maluf x Brizola

    • http://www.facebook.com/fabiobracht Fabio Bracht

      Praia x Shopping: PERFEITO. 

      Se rolar mais uma leva de ilustras, eu mesmo me certifico de que essa será produzida!

    • Yuri

      PRAIA X SHOPPING – Não fica muito bom , pois no RJ Os Shoppings são muito bons , e São Paulo também tem belos Shoppings .

    • Yuri

      Pode ser – Mandioca X Aipim

  • http://rafaelgerude.wordpress.com Rafael Gerude

    Show!

  • Marcos Coelho

    Algumas discordâncias:
    A violência no Rio é pura propaganda da Globo. O Rio tem noite. E o “S” do carioca não é XXX, mas shshshs!!!! Por isso seria Paishtel!!!
    Sinceramente, esta comparação ficou tendenciosa para SP. e Sinceramente, o Rio é a Cidade Maravilhosa!!!

    Bricadeira galera…

  • http://www.twitter.com/lucinda_mateus Lucinda Mateus

    Ahhhh minha São Paulo…. coisa bonita… coisa muito bonita….

  • UDR

    Vocês deveriam ler o primeiro item do texto do Fred Fagundes rolando agora no PdH.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1066327634 Dani Stark

    Perfeito! Adorei!

  • http://www.facebook.com/ElysonLeite Elyson Leite

    As pessoas aqui levam tudo muito a sério. Blá blá blá bala perdida.. blá blá blá Rio também tem noite… blá blá blá Sampa também tem natural… shshshsh não é xxx !Ahhh pelamor, vamos ter bom senso! Todo mundo sabe que entre o dia de Sampa e do Rio, o dia do Rio é melhor e entre a noite das duas cidades, a de Sampa é melhor, mesmo tendo dias bons em Sampa e noites boas no Rio.
     
    Vamos parar de ser “totalmente” politicamente corretos e curtam mais o que as duas e todas as outras cidades do Brasil tem a oferecer.

  • http://diariodorio.com/ Quintino Gomes

    Perfeito!!!

  • http://www.facebook.com/sidhoki Sid Hokisilato

    Só não concordo com a bala perdida e o trânsito. Uma não nada aver com a outra. E o Rio de Janeiro não tem essa violência toda faz tempo.

  • http://www.facebook.com/people/Matheus-Costa/100002117497909 Matheus Costa

    Vai virar camisa? 

  • Felipe

    Dizer que o um sambista está para o Rio como um hipster está para São Paulo só pode ser brincadeira

    • Rodrigo Cambiaghi

      Mas é.
      Você caiu na pegadinha do PdH.

      Olha lá os editores tirando print do seu comentário!!

      • http://www.facebook.com/people/Reysi-Pegorini/1398276764 Reysi Pegorini

        Só faltou o “iê-ié glu glu”…hahahaha

  • 1L2

    Parabéns! Arte é arte e está aí cumprindo o papel de gerar a discussão. O legal é que suas ilustrações são simples, claras e por isso perfeitas no melhor sentido do famoso ‘entendeu ou quer que eu desenhe?’ 

  • http://twitter.com/ronigomes Roni Gomes

    Caraca, mandou muito bem!
    As ilustrações estão muito maneras e bem feitas!
    ‘Pastel x Paxxtel ’  hahha

  • Leandrow

    Essa questão da bala perdida realmente é um estereótipo antigo, midiático, triste que até hoje pessoas ainda pensem assim…

    No mais, os outros ficaram legais…   Porém, o Rio é uma cidade tão foda que comparar com qualquer outra cidade deveria ser proibido…  rsrs

  • Felipe Araujo

    Puta que pariu que foda.

  • http://www.facebook.com/gabii.borges Gabriella Borges

    Lindo trabalho, Felipe! Se me permite uma sugestão: sp é café, já o rio, aquela loira gelada ;)

  • http://www.facebook.com/fernandaragao Fernanda Aragao

    Gostei!

  • Rosesathler

    Parabéns! Achei muito interessante notar a predominancia das linhas curvas leves e sensuais nas imagens que se referem ao Rio de Janeiro e a das linhas retas e racionais nas que se referem a São Paulo. Muito bom!

  • Andre

    So existe vida no eixo Rio-Sp. Que mentes curtas. O bairrismo se tornou um vicio.

  • Walmyr Carvalho

    Faltou só o “Bolacha (SP) vs Biscoito (RJ)”! hahaha

    Ficou demais, parabéns cara!

  • may salvador

    HAHAHAHA geniais!
    A graça das ilustrações está no estereotipo!
    Acho até que deveriam virar camisetas xD

  • Pingback: Comparação entre São Paulo e Rio de Janeiro | Clube Foroni

  • Pingback: Just Lia » Sampa X Buenos, São Paulo X Rio

  • http://twitter.com/dhyogooliveira Dhyogo J.

    sensacional x daora

  • Pingback: São Paulo vs Rio de Janeiro « Visual Insight

  • Pingback: » SP x Rio » Colheita Especial

  • http://www.facebook.com/vicmendon Victor Thadeu

    A questão do trânsito e das balas perdidas pode ser muito bem interpretado como o que cada um lembra. RJ lembra bala perdida e SP lembra trânsito infernal. Acabou! :D E viva meu Rio de Janeiro! asuuhsauhsahusa Ah, Sampa tb que não tenho nada contra. ;p

  • http://www.facebook.com/rodrigo.passarelli Rodrigo Passarelli

    E quanto ta o bote salva-vida? 

  • Carolina

     pq nao? por acaso implodiram o cristo? derrubaram o pão de açucar? drenaram o mar? Desculpa, o Rio é magnífico inclusive em dias nublados qdo vc pode ver todas as nuances do cinza e das sombras sobre obras tão perfeitas…
    Sampa é bonita, mas eu não reclamo de ficar engarrafada no aterro do flamengo ou na praia de Ipanema mto menos no transito infernal e diário de São conrado com a bela pedra da gávea ilustrando dentro da moldura do meu para brisa…

    • wendlecy

      adorei carolina

  • David Lima

    VISTO AS FIGURAS ACIMA, DÁ PARA ENTENDER PORQUE O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO E É O MAIS VISITADO POR TURISTAS DO MUNDO INTEIRO, SEM FALAR NA VISTA PARADISÍACA ATÉ DAS GRANDES FAVELAS, A MESMA COISA , PARIS, CENTRO DA BELEZA, PERFUMARIA E MODA INTERNACIONAL, É ISSO AEW, NA VIDA NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA! E O RIO DE JANEIRO E PARIS, SÃO AS MINHAS PAIXÕES!!! AMO PRAIA, SOL E MAR, E O RIO TEM TUDO ISSO EM UM SÓ LUGAR! PARABÉNS PELAS FOTOS!

    • Yuca

      Tambem adoro o rio…. Mas so’ para visitar tb. Concorde com vc q nao da’ para morar.

  • bruce kennedy

    Oh muito massa! Depois visite meu blog, pelo jeito vai gostar de minhas pinturas, grafite com algumas figuras em 2D e algumas com o tema rock in roll. Abraço
    http://brucekennedy.blogspot.com.br/

  • Pingback: 53 anos de Ponte aérea Rio – São Paulo « MyTrip Experiences

  • Fe Lopes

    Adorei!!!! Vai virar poster? Eu quero!!! Sou paulixxxta, casada com um carioca! Quero alguns desses posters na minha casa!!!!

  • Gabriela

    Faltou Lagoa vs Tietê.

    • correa

      Ou faltou piscinão de ramos contra lago do ibirapuera…

      é muita merda pra pouco post!

  • ThecariocaKid

    Fala de rivalidade saudavel com uma bosta de comparaçao dessas! Aqui no Rio, os pityboys tem mais é que surrar vc e seus conterranos paulixos mesmo.

  • ThecariocaKid

    Obs: Comparar Adoniran com Bezerra e para falar que em SP tem samba? Cartola, Noel, Ivone, Candeia, Nelson Cavaquinho, Ismael Silva, Paulinho da viola, Ataufo Alves, Mario Lago, Ze Keti, Lamartine, Joao Nogueira… Uma infinidade que deve faze-lo rasgar o anus de inveja para postar isso em sua “obra” (DE MERDA).

  • Pingback: Blog Pimentão – Arte Minimalista mostra as Diferenças de São Paulo vs Rio de Janeiro

  • Pingback: Hits Kids'n'Teens

  • John

    Acertou em cheio a gravura transito x bala perdida!!! Chegue em SP e a primeira coisa que se ota e’ o transito. No Rio os tiros no morro.

  • NãoInteressa

    Tem sempre um trouxa pra não entender direito.

  • Din$

    São Paulo reina cade o dinheiro do rio ??

  • Camila

    Gentem… as duas cidades são queridas, mas São Paulo é a cidade que mais traz lucros pro Brasil e que mais atrai turistas que prefiram frio do que calor, compras do que praia, shopping do que caminhar… enfim, vai do gosto de cada um!!! Amo São Paulo e sou paulista com muito orgulhooooo!!!

  • wendlecy

    ahhhh ai já é inveja fala sério meu chapa crece inveja faz mal heinn :P

  • wendlecy

    Cara ñ tem jeito isso oque vc acabou de falar não é sugestão é inveja.

  • wendlecy

    Deixar meu ultimo comentário
    O Rio De Janeiroo éa melhor cidade do brasil e ponto finall chega de bla bla bla e com a inveja,com o ódio ea raiiva
    Nunca vou deixar de ser carioca da gema
    É rio o melhorr e acabou.

    • Rafael Dibiasio Braga

      Primeiramente pra mim o rio não é cidade grande e sim balneario turistico pra paulistano gastar no reveillon, se bem que, por conta da violência e péssimas condições urbanas preferimos gastar em floripa.

      São Paulo tem 2 vezes e meia o PIB do Rio de janeiro, fora que o rio eh uma faixa de areia com predinhos que qualquer praia grande de sao paulo supera e com morros lotados de favelados e gente que nao sabe falar por todo lado.

      Sem maldade… São Paulo é Brasil.

  • http://www.facebook.com/larissa.fresen Larissa Fresen

    PERCEBE-SE QUE VOCÊ COMO É PAULISTA DEFENDE O SEU ESTADO. SÓ TE DIGO UMA COISA VC SABIA Q O ESTADO MAIS VIOLENTO DO BRASIL É ALAGOAS E NÃO O RIO? VC SABIA Q O MAIOR ÍNDICE DE SEQUESTRO É DE SÃO PAULO? VC SABIA Q O RIO POR CAUSA DAS UPPS MELHORARAM A SEGURANÇA CERCA DE 20%? POXA NA MINHA OPINIÃO É UM ABSURDO VC EXPOR NA REFERIDA IMAGEM BALAS PERDIDAS JÁ Q SÃO PAULO E TD O RESTO DO BRASIL TEM! O PROBLEMA DE TRÂNSITO DE SÃO PAULO TB TEM NO RIO! TIPO OS DOIS ESTADOS TEM OS SEUS VALORES SÃO Q É CONSIDERADO O CÉREBRO DO BRASIL E O RIO O CORAÇÃO, SÃO PAULO POR MAIS Q SEJA UM HORROR EM POLUIÇÃO É GRANDE TEM MTAS OPORTUNIDADES E AO CONTRARIO DO Q A GENTE PENSA TB TEM PONTOS TURÍSTICOS E PRAIAS, JÁ O RIO É MTO LINDO Ñ TEM COMO DESCREVER APESAR DA VIOLÊNCIA AINDA SER GRANDE, AO CONTRÁRIO Q MTA GENTE PENSA O RIO TEM NOITES E TB TEM MTAS OPORTUNIDADES PRINCIPALMENTE NA ÁREA PETROLÍFERA.

    VIVA O RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO!!!

    SAUDAÇÕES CARIOCAXXXXXXXXX!!! KKKKKK FALAMOS REALMENTE COM X MAIS Ñ PERCEBEMOS. KKKKK SÓ Q PAULISTAS TB TEM UM SOTAQUE Q É MTO ESQUISITO PARA NÓS.KKKK

    COMO UMA BOA CARIOCA SAÚDO!!

  • Pingback: AS DIFERENÇAS ENTRE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO, NO PAPEL | Forum

  • Carioca²

    Paulista Invejoso detected.

  • Carioca²

    Arquimedes, meu amigo. Eu sei que você provavelmente é um Paulista ignorante, desinformado e preconceituoso. Mais, eu vou tentar ser o contrário de você, e responder com toda minha educação.
    O Rio de Janeiro, é, sempre foi e sempre será a Cidade Maravilhosa. Não importa o quanto você diga mal do Rio, ele continuará sendo lindo. E Quanto aos traficantes e vagais, deixa eles, a polícia aqui do Rio não dá mole. Afinal, quantos traficantes cariocas são presos durante um ano, e e claro, que o Rio de Janeiro, segundo o IBGE, o Rio atualmente é uma das Capitais menos violentas, menos até que Porto Alegre, Curitiba entre outras.

    Quanto ao segundo parágrafo, eu terei que ser um pouco ignorante. O Rio é berço da fama, da alegria do Luxo, aqui, temos Ipanema, Copacabana, Leblon, Lagoa, nada mais, alguns deles, os mais luxuosos do Brasil. Quantos famosos internacionais se hospedam em São Paulo? Menos do que no Rio, COM TODA CERTEZA.Agora se você é desinformado o bastante para dizer que nós cariocas não somos nada, gostaria que viesse para cá, e conhecesse como somos hospedeiros. Se algum dia, você vier no Rio, não se preocupe, receberemos você de braços abertos, já que não somos tão ignorantes quanto você.
    PS: Não se esqueça que até as nossas favelas são mais faladas mundialmente do que seus bairrinhos.
    Abraços para o seu recalque.

  • Pingback: As Diferenças Entre Rio de Janeiro e São Paulo - Diário do Rio de Janeiro

  • Pingback: Dicionário Carioquês-Paulistês

  • Guilherme

    São Paulo >>>>>>>>>

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=783523079 Rodrigo Gammaro

    Ok, a das balas perdidas eu achei bem ofensivo! Além disso, o Rio tbm tá cheio de hipster, assim como outras capitais! Hipster não é algo que remeta automaticamente a SP!

  • Lucas Goes Gonçalves

    huahsuash eu moro aki no rio 16 anos e sinceramente, nunca ouvi se quer 1 barulho de tiro…

  • Pingback: Arte Minimalista mostra as Diferenças de São Paulo vs Rio de Janeiro | Studio Manga Rosa

  • Pingback: IdeaFixa » Interpretações gráficas minimalistas

  • Eduardo Trindade

    As duas cidades tem suas vantagens e desvantagens. Não há comparação, São Paulo sempre será São Paulo, e o Rio sempre será o Rio.

  • Yuri

    Mas não deixa de ser um LINDO ESTADO !!!!!

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5551 artigos
  • 662557 comentários
  • leitores online