Projeto de Lei quer regulamentar blogs no Brasil. E agora?

Guilherme Nascimento Valadares

por
em às | PdH Shots


Segue texto, conforme publicado no Olhar Digital.

Terça-feira, 06 de julho de 2010 às 18h05

Está em trâmite no Congresso Nacional um projeto de lei que prevê regular a atividade nos blogs brasileiros. Segundo o texto, os usuários devem ser obrigados a moderar os comentários publicados em suas páginas e todos os conteúdos comentados por anônimos serão de responsabilidade do blogueiro.

A proposta de número 7.131 foi apresentada no dia 14 de abril e é de autoria do deputado federal Gerson Peres (PP-PA). O projeto prevê que, com as novas medidas, os comentários sem autores também possam ser respondidos legalmente. Caso a lei entre em vigor, os donos de blogs que não concordarem com as novas regras poderão ser multados pelo Poder Judiciário em até R$10 mil.

Outra obrigação imposta pelo projeto é a identificação de todos os blogs brasileiros publicados na internet. Os responsáveis pelas páginas deverão ser cadastrados no site Registro.br, informando nome, RG e CPF.

A proposta argumenta que as medidas são necessárias devido à possibilidade de difusão de calúnias, injúrias e difamações por meio dos blogs. A regularização tentaria reduzir esses impactos na web.

Resumindo…

  • moderação de comentários deve ser obrigatória
  • todos os comentários, mesmo os anônimos, são de responsabilidade do blogueiro
  • donos de blogs que não concordarem podem ser multados em até R$10 mil
  • todos os blogs devem ser identificados por meio de nome, CPF e RG do dono
  • link para o projeto na íntegra, tem apenas 4 páginas, dá pra ler tudo: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/755059.pdf

Quem é Gerson Peres (PP-PA) e como falar direto com ele?

Deputado em exercício desde 1983. Será ele um nativo digital?

Somente noticiar o absurdo do projeto e reclamar seria pouco. Está aí nossa contribuição. Qualquer deputado tem uma página oficial no site da Câmara, com telefone, FAX e formulário para contato direto.

Podem acessar por aqui a do Gerson Peres.

Enviei o seguinte:

Caro deputado Gerson Peres,

gostaria de manifestar minha opinião a respeito do projeto 7131/2010.

Acredito que tratar a internet como um mero suporte midiático tradicional é um caminho inadequado. Exigir a identificação de todos os blogs e fóruns por CPF e RG não vai coibir as calúnias e difamações. Seria tampar um ferimento de bala com band-aid, no longo prazo não vinga.

O debate profundo e a educação/inclusão digital são caminhos bem mais sólidos, acredito.

Sendo assim, deixo claro meu descontentamento e aguardo retorno, quero me envolver e acompanhar o desenvolvimento do projeto.

Abraço,

Afinal, muitos deputados não lêem o que assinam, como o CQC nos mostrou. Mas pior ainda somos nós, que nunca fazemos nada além de reclamar e tomar outro chopp pra embalar o papo.

Se divertiu com os 3:35 de vídeo? E a mensagem pro deputado, enviou também ou deixou pra “depois”?

Guilherme Nascimento Valadares

Criador do PdH. Valoriza os bons amigos, boas cervejas e o trabalho. Baixa tolerância a papo furado e idiotas.


Outros artigos escritos por

Conheça nosso projeto editorial

O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Somos um espaço plural, aberto a visões contraditórias e entusiasta do embate saudável. Conheça nossa orientação editorial e a essência do que fazemos. Você pode comentar abaixo ou ainda nos enviar um artigo para publicação.


RECEBA PDH POR EMAIL

Enviamos apenas um email por dia com todos os textos e shots que selecionamos a dedo para os leitores não perderem tempo.


EM DESTAQUE

44 comentários

Dê vida ao PapodeHomem, para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou. Leva 2 minutos.

Queremos uma discussão de alto nível, sem frescuras e bem humorada. Portanto, leia nossa porra de Política de Comentários.


  • Re M.

    Tentativa de transformar a internet em mais um suporte da mídia atual, e assim aumentar o controle sobre o que é divulgado.

    Sinceramente inaceitável, a internet hoje é uma forma de livre expressão e manifestação, visto que a mídia tradicional está corrompida e controlada por interesses predominantes.

    Acredito também que no âmbito prático o projeto de lei é inviável, iria necessitar de um grande suporte, sendo que tantos outros assuntos mais importantes merecem estar na pauta de discussão, como a educação/ inclusão digital, como bem citado pelo Guilherme

  • Daniel

    Isso seria em blog com hospedagem no Brasil, a lei não tem validade em blogs hospedados em outros países, ou seja é uma lei furada. Outra coisa se for pensar de forma filosófica o blog e website são iguais com a diferença que os sites de blogs tem editores de html embutidos facilitando a entrada de dados e mantendo uma formatação característica de BLOG. Bem esse deputado não deve saber nada sobre internet. Só falta um projeto de lei que obriga o cadastro de aparelhos de MP3 e o direito da policia aborda você na rua questionando se as musicas em seu aparelho são legais ou baixadas de forma ilegal. rs…

  • Pingback: Tweets that mention Projeto de Lei quer regulamentar blogs no Brasil. E agora? | Papo de Homem – Lifestyle Magazine -- Topsy.com

  • http://twitter.com/professordanilo Danilo M. Navarro F°

    Uma vergonha!

    Se atitudes começa essa começarem a vingar, não faltará muito para que as vozes sejam caladas e o governo autoritário de direita que já vivemos se torne no mesmo governo autoritário, agora de esquerda.

    Não à falta de liberdade de expressão!!

  • Pingback: Projeto de Lei quer regulamentar blogs no Brasil | Blog do Professor Regilan (IFBA - Campus Eunápolis): Aulas, Apostilas, Algoritmo,C#, HTML, CSS, Banco de Dados,Programação, Análise de Sistemas,Tecnologia da Informação, Concursos Informática,Novid

  • Re M.

    Um grande problema dessa situação, e que gera embasamento para esse projeto de lei, é a questão de nossa CF prever o direito a livre expressão, mas vedar o anonimato, justamente por existir o direito de resposta.
    Ou seja, na internet muitas vezes as pessoas não assumem as conseqüências, pois fica fácil mascarar-se, usando o anonimato, o que cria uma séria de calúnias e informações errôneas disponibilizadas.
    Nesse sentido o projeto de lei ganha força, mas acredito não ser essa a solução para os problemas gerados, e uma discussão aprofundada do tema pode chegar a soluções mais plausíveis.

  • Danilosephiroth

    Bom achei a matéria muito nada haver por que vejamos.

    1 Primeiro desde 1995 a internet é uma ferramenta muito util na Sociedade já sim houve tantas e tantas formas de se fazer ela rigorosa é isso houve mas, todos fracassadas.
    Por que o mundo virtual temos varia faces e formas só por isso conhecidos como Hacks ou no caso usar um lamer será ótimo.

    2 A pessoa que ai fala não sabe o que é informação se leva ao meio de alguma acusação este medo quer fazer uma vida fechada acha que pode monitora as informação que são mais rápidas do que mil computadores desculpe mas eu vou ri desta.

    3 se caso isso houver logicamente que haveria usuários que vão sim passar esta maneira para traz e usar delas para fazer coisas extremamente legais querem algumas formas.

    3-1 primeiro ao fornecer meus dados logicamente aguem ira guardar mas, isso sem duvida é uma pessoa com falhas ou maquina sendo assim pior então qualquer criança de apenas 8 anos que ja sabia ler ira poder fazer ótimos feitos na internet como fazer compras e outras coisas será maravilhoso vou adoro isso.

    3-2 achar que podera pegar a pessoa nossa por um numero de RG ou CPF virtualmente falando isso é idiotismo RG ou CPF na internet valido tem muitos.

    4 minha visão para tudo isso ótimo já que eles acham que vão mudar qualquer coisa com isso tenho sim blog e quero ver algum governo brasileiro ir la fazer qualquer lei por que primeiro meu blog não esta sujeito as leis do brasil são leis canadenses que li e aceitei sei que posso ser julgado lá mas, aqui Brasil pais das maravilhas não isso não sera real sera apenas um conto de fadas que acaba aqui .
    por que todos veram sera muito muito arriscado fazer isso sera que terei novas oportunidades de ganhar IPs novos veremos o futuro da internet no Brasil era Militar voltando segurem suas crianças e cuidado o grande irmão tá ou se preferirem o BBB

    Bem esta minha forma de ver a materia que sem duvida nem uma com o passar do tempo veram que sera desnecessária usar temos tantos prox e outras formas de ocultar a navegação que fica complicado falar que estou falando da minha casa e não do Canadá :D

  • http://twitter.com/isabellaianelli Isabella Ianelli

    Patético isso…!

  • Felipebagetti

    Achei tua resposta muito fraca, isso dai nao interfere em projeto de lei nenhum. Acho que devia ter se empenhado mais.

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    Felipe, a ideia foi justamente provocar o debate.

    Não acredito que minha mensagem fosse mudar o projeto, por mais completa que fosse. Nem mesmo sei se o Deputado vai ler, ou se vai ser um assistente qualquer.

    Mas precisamos agir, testar, ver o que acontece.

    Estou aberto a sugestões, o que propõe?

    • http://www.facebook.com/people/Paulo-Meireles-Filho/790588295 Paulo Meireles Filho

      Concordo com sua opinião, Guilherme. É claro que uma única mensagem não fará qualquer diferença, contudo milhares de mensagens poderão sim obrigar o parlamentar a rever sua posição. Foi assim que o projeto Ficha Limpa foi aprovado, eu inclusive fiz o que pude para promover essa idéia e fico feliz que o projeto tenha vingado (ainda que brechas na lei eleitoral estejam sendo usadas pelos fichas sujas).

      No que diz respeito a esse projeto de controle dos blogs, fiz a minha parte e enviei uma mensagem para o Gerson Peres usando o seu texto Guilherme, mudando apenas o penúltimo parágrafo que ficou assim:

      ” Não quero ver meu pais seguindo os passos trilhados pela China, vivemos a era de globalização da informação instânea, remar contra essa maré é lutar contra o progresso da sociedade. O debate profundo e a educação/inclusão digital são caminhos bem mais sólidos, acredito.”

      E para os descrentes e acomodados, deixo uma a frase da Madre Teresa de Calcutá: “Posso ser uma gota no oceano, mas sem essa gota o oceano seria menor”. Faça a sua parte, pois os maus somente reinam absolutos porque os bons se calam!

  • http://twitter.com/luciano_ribeiro Luciano Ribeiro

    Fraco é reclamar e não fazer nada.

    Sou do Pará e posso afirmar que pro Gerson Peres deve ser difícil até compreender que a internet não tem tamanho e que não há lei alguma que possa impedir as pessoas de falar o que pensam, seja calúnia ou não.

    Educação sim, é o caminho. Talvez o único.

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    É foda, nunca fui um ser político, então estou literalmente fazendo um exercício ao me envolver. E assim como falou, acredito ser esse o caminho, forjar novos hábitos de lidar com a política.

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    Sim, isso que me incomoda.

    Pensar a internet como uma extensão simples da Mídia que existe hoje. O pensamento de controle, de se criar gargalos como se fossem o caminho pra resolver a questão da criminalidade online – que cresce a galopes por sinal.

  • http://twitter.com/professordanilo Danilo M. Navarro F°

    Uma vergonha!

    Se atitudes começa essa começarem a vingar, não faltará muito para que as vozes sejam caladas e o governo autoritário de direita que já vivemos se torne no mesmo governo autoritário, agora de esquerda.

    Não à falta de liberdade de expressão!!

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    Exato.

    Seria regulamentar toda a web hospedada no Brasil, e só. Barca furada.

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    Estamos aqui pra agir, registrar nossa opinião e contrariar essas correntes. Enquanto ainda nos resta o espaço. ;D

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    Ótimo complemento, Paulo! Pois é com besteiras como esse projeto que um caminho a la Mao Tse começa ser trilhado…

  • http://www.arake.com.br Henrique Arake

    Guilherme,

    Já escrevi alguns posts sobre responsabilidade de blogueiros e te digo que essa lei é absolutamente inócua.

    Do art. 1º ao 3º e parágrafos, ela está repetindo o óbvio. Os blogueiros são responsável por todo o conteúdo de seus blogs (anúncios e comentários, inclusive).

    O espectro das multas não está embasado em nenhum critério e, provavelmente, os Juízes o ignorarão completamente (não deveriam, mas o farão).

    Por fim, o art. 4º é absolutamente inconstitucional. Ele está impedindo os blogueiros de registrarem seus blogs em domínios gratuitos e compelindo-os a contratar um plano pago.

    Mas eu não me preocuparia tanto. Esse projeto é só pra jogar pra platéia. Prioridade zero para ser votado. É sempre bom acompanhar de perto, entretanto. Abraços!

    Caso tenham interesse:

    http://www.arake.com.br/2010/01/08/crimes-de-bl…
    http://www.arake.com.br/2009/12/26/sobre-blogs-…
    http://www.arake.com.br/2009/02/24/google-respo…

  • Felipe Pinheiro

    eu achei simplesmente uma falta do que fazer do deputado.
    como alguns amigos acima comentaram, regulamentar a internet é algo tão surreal que acaba sendo engraçado até.
    o pior ainda é que com essa lei sendo aprovada, ela criminaliza o blogueiro, sendo que o propósito dos blogs é justamente formar conteúdo e divulgar notícias à partir de um todo, onde cada um pode contribuir e opinar à respeito do assunto abordado.
    outra consequência que essa lei trará, é o envio de verbas para fora do país, através de hospedagens em servidores internacionais, onde a lei não tem o alcance, e isso significa menos investimento interno, e consequentemente servidores nacionais indo à falência, consequentemente desempregos à vista, ainda que de uma minoria.
    a questão é que esses políticos estão percebendo o poder de mobilização que existe na internet, visto alguns fenômenos tipo “CALA BOCA GALVÃO”, e ao invés de trabalhar na inclusão digital e “educação digital” preferem impôr um regime de sensura digital, e assim o senso democrático e de livre espressão vai pro espaço.
    Felizmente, isso não vai acontecer, quer eles queiram ou não. Como já foi comentado, isso pode gerar algum incômodo inicial, mas logo passa, pois é certo que não terão como controlar milhões de blogs e blogueiros brasileiros nesse meio de comunicação que não pode ser taxado como uma simples mídia.
    O incômodo é gerado neles, quando percebem que a internet não pode ser manipulada.

    flw

  • Skaxias

    Ola, Acredito que cada passo é válido no direito de expressão. tentar controlar isso é Censura e pura mediocridade de alguem que não sabe mais como se defender da transparencia que a Internet pode nos trazer!
    Parabens pela atitude e pelo blog, não vi tudo mas parece bacana.
    Visite nosso blog, também estamos falando sobre o projeto de lei http://paramudarobrasil.wordpress.com/

    Abraço

  • http://www.arake.com.br Henrique Arake

    Discordo, Re.

    Quem controla o que é publicado nos comentários é o dono do blog. Se ele deseja tornar público um comentário anônimo mas que ofende a honra de terceiros, ele deve ser responsabilizado sim, do mesmo modo que um jornal pode, e será processado, caso um de seus jornalistas, editores ou comentaristas também o façam (aquelas notas de rodapé: “as opiniões veiculadas são de responsabilidade de seu emitente…lero-lero…” não vale de nada. Deixou publicar porque quis.

    O que o Deputado quer é jogar pra platéia, dando um verniz de segurança onde aparentemente não existe. Pra se registrar um domínio no Registro.br você JÁ precisa deixar todas essas informações.

    Como eu disse, onde essa lei não é inconstitucional, ela é inócua.

  • Pablo Fernandes

    Re,

    Parece que o governo gosta exatamente dessas coisas que necessitam de um grande suporte, de grandes aparatos.

    É triste pensar assim, mas pra mim, os parlamentares criam maneiras de cada vez mais terem caminhos de se desviar verba, manipular a sociedade e criar uma massa dependente do poder político.

    Fazer um projeto como esse, além de inviável, é totalmente sem propósito. Deveria gastar o tempo perdido com ele e reavaliar todo o cadastro feito nos projetos do bolsa família, bolsa escola, bolsa gás e bolsa qualquer coisa, já que há muita gente que se beneficia dos projetos sociais sem realmente necessitar de ajuda.

  • Pablo Fernandes

    A maneira mais prática é que servidores e outros meios passariam a ser de fora. Dessa forma a lei seria nula.

  • Pablo Fernandes

    Henrique, isso foi debatido recentemente no processo que envolve o site Imprensa Marron.

    No caso dele, uma pessoa entrou com ação contra o site por causa de comentários anônimos. Na sentença a juíza condenou o site porque ele é responsável por tudo que é veiculado nele, inclusive os comentários.

  • Guilherme

    Qualquer blog que criticar o governo do pt no Brasil está ferrado…

  • http://www.arake.com.br Henrique Arake

    Exemplo de post que pode dar MUITO problema:

    http://www.sedentario.org/tosco-bizarro/barraco…

  • http://hcalves.tumblr.com Henrique

    Regulamentar, regulamentar, regulamentar… vamos regulamentar tudo pessoal. Brasil é o país do futuro onde existe projeto de lei para tudo.

    Ou talvez porque nossos Srs. deputados tem que achar algo com o que se ocuparem?

    Que tal simplesmente seguir o bom senso? Será que REALMENTE precisa de uma lei regulamentado como deve ser o blog (é piada né?), ou cabe o bom senso de que qualquer um que difame ou calunie alguém está propenso a ser processado (independente da meio)?

    Até porque eu posso muito bem espalhar fliers por aí caluniando alguém se eu quiser. Anonimato não pode ser coibido, mais difícil ainda na Internet.

    • Josivan

      Daqui uns anos o voto também, não será mais secreto, já pensou que coisa, apesar de não ser mesmo secreto, é só digitar o NUMERO DO TITULO NAQUELA MAQUININHA, o e você saberá em quem o eleitor votou, apesar de não ser divulgado para ninguem, isso é só para quem desenvolveu o sistema. E outros vazamentos. Os votos são cliptografados, e depois quem entende de alguma linguagem de maquina da prá entender o Sistema.

  • Anônimo

    Segue o que enviei ao deputado:
    Caro deputado Gerson Peres,

    Obtive conhecimento, não surpreendentemente através de um blog, sobre o projeto de lei que tem o objetivo de regulamentar os blogs.

    Particularmente sou um assíduo leitor de blogs, desde blogs de viagens, de experiência de vida até blogs de tecnologia e política. Acompanho por exemplo o blog do Planalto, blog oficial do poder executivo.

    O blog não é só um contrapeso e um complemento a tradicional mídia corporativa. É muito mais. Representa um meio acessível para que todos produzam e divulguem conteúdo independente.

    Esse é o motivo do meu desapontamento com esse projeto de lei na forma como ele se apresenta. O simples fato de cadastrar e controlar o conteúdo através da obrigatoriedade da moderação, irá privar o leitor de expor sua opinião. O leitor terá que depender da opinião do moderador sobre a sua opinião. O blog deixará de ser uma comunicação colaborativa e instantânea, de muitas e diferentes ideias, afastará o leitor, e consequentemente deixará de ser um blog e passará a ser um site comum, apenas com a voz e consentimento do emissor, mais parecido com uma mídia tradicional. Isso seria um gravíssimo retrocesso.

    Espero que possa considerar revisar o projeto para que o motivo de um blog existir não se descaracterize.

    Grato

  • Jonas'

    Moralistas do inferno…

    Não podemos deixar que o conteúdo da internet seja controlada. Por que esse Sr. Deputado está com tanto medo da liberdade de expressão?

    “Esse novo meio de interação social, porém, caracterizase
    pelo fato de que, ao contrário dos mecanismos tradicionais – imprensa
    escrita, rádio e televisão -, onde temos um emissor falando para muitos, temos
    uma situação em que muitos falam para muitos.”

    QUAL o problema dos meios de comunicação em massa? Perceberam que a grande repercussão das manifestações via internet só se tornam sérias após aparecerem em outro meio, como por exemplo o “CALA BOCA GALVAO”, que só teve a repercussão que teve após ser publicado no New York Times?

    Acho que é uma boa hora para usar a internet para informar as pessoas do que está sendo tratado, o povo não sabe o poder que tem.

    Abraços.

  • http://twitter.com/gbaptista Guilherme Baptista

    Enviado:

    Boa tarde deputado Gerson Peres,

    Gostaria de dizer que o projeto 7131/2010 é definitivamente desnecessário, sem sentido e de utilidade duvidosa.

    Este projeto deixa claro que o senhor não entende absolutamente nada de internet e, é uma falta de respeito uma pessoa como o senhor criar um projeto que apenas prejudicará as pessoas e, não ajudará em NADA o Brasil.

    É isso aí!

    Que você e seus amigos continuem aumentando os nossos impostos a cada dia, continuem aumentando os seus próprios salários a cada semana e, continuem demorando mais de um ano para aumentar míseros reais o salário mínimo.

    Continuem trabalhando quase nada, fazendo nada e, demorando anos e anos para diminuir a carga horário do verdadeiro trabalhador brasileiro.

    Abraços!

    Cordialmente,

    Guilherme Baptista

  • http://twitter.com/lucas_tb Lucas Barbalho

    Mandei a seguinte mensagem:

    “Caro Deputado Gerson Peres,

    Gostaria que o senhor revisse sua opinião e suas ações a respeito do projeto de lei 7131/2010, que visa regulamentar os blogs. Acredito que esse não seja o melhor caminho, pois estaria interferindo diretamente na liberdade de expressão e estaria transformando uma mídia de livre acesso e opinião, em algo controlado como numa ditadura.

    Não gostaria de ser censurado, como ocorre na ditadura chinesa, e acredito que a maioria pensa como eu.

    Sugiro que, ao invés de perder tempo com esse projeto, que ao meu ver não vingaria, pela vastidão que possuí a Internet, procure investir em educação e melhor formação para os nossos jovens. Assim não haveria tanta informação caluniosa e difamatória como vocês dizem.

    Abraço!”

    Espero que tenha um grande apelo popular contra essa lei e que seja repensada.

  • http://motosserrav8.wordpress.com Titio Pentelho

    Não consegui me conter…

    “Ao deputado Gerson Peres.
    Venho, através dessa expressar meu descontentamento com o projeto de lei 7131/2010, por ser inconstitucional no que se refere à liberdade de expressão prevista na Constituição Federal.
    Compreendo que o anonimato seja vetado no referente artigo da CF, mas é uma característica inerente à internet. Desde sempre, todo o conteúdo publicado em um site, incluindo comentários submetidos por anônimos, é de inteira responsabilidade de seu dono, e este tem sempre à sua disposição ferramentas para moderar tal conteúdo.
    Além disso, a imposição do registro no site registro.br vai contra o direito de escolha por uma plataforma gratuita. Muitos blogs menores, que não podem bancar seu domínio e estão hospedados em plataformas gratuitas desaparecerão. Os que discordarem de tal medida serão multados em um valor que a meu ver não teve embasamento algum quando de sua estimação.
    Com todo o respeito, creio que seu projeto de lei eventualmente abra espaço para uma censura digna do governo Chinês (que recentemente bloqueou o Google e outros sites importantes dentro de seu território). Imagine um governo, ou um político mais inflamado, que responda a uma crítica qualquer com um processo judicial previsto em lei. O direito à liberdade de expressão vai água abaixo.
    Sou blogueiro e estudante de publicidade na UNISAL de Americana, e estou vendo como seu projeto de lei causou descontentamento internet afora. Particularmente, acho que o brasileiro tem um bom senso de humor, mas não sabe levar certas idéias na esportiva ou mesmo ignorá-las, preferindo levá-las para o lado pessoal. Investir em uma campanha publicitária para reverter tal comportamento (nos moldes de “O melhor do Brasil é o brasileiro”) me parece uma idéia melhor que fornecer recursos para que a justiça possa ser distorcida ou utilizada erroneamente contra a liberdade de expressão.

    Atenciosamente,
    Dênis José Marcorin
    http://motosserrav8.wordpress.com

  • Rafael Rendeiro

    Não sei se alguém mais fez, mas eu liguei para o telefone do deputado e falei com chefe de departamento (acho que é esse o cargo) Eduardo Cativo. Ele me explicou que o problema são os comentários anônimos. Olha a seguinte situação: alguém faz um comentário, anônimo, dizendo: “o Rafael Rendeiro é um ladrão.” e o moderador do blog libera esse comentário.

    Eu não terei como me defender e a responsabilidade é do moderador do blog, que liberou um comentário sem argumentos, calunioso e anônimo. A ideia é: comentários com xingamentos não são de responsabilidade do dono do blog, porque ele os liberou.

    Depois de conhecer o lado dele da história, concordei com a ideia do projeto. Claro, o Eduardo me disse: “o projeto precisa, sim, de aperfeiçoamento e por isso queremos suas sugestões”. Todas as sugestões que chegarem por e-mail serão compiladas e entregues ao deputado. Não concordo que todos os blogs devem ser registrados no Registro.br, então devemos buscar alternativas. Como um site onde os donos de blogs possam se registrar, sem ter que pagar por isso.

    Vou escrever um e-mail e enviar ao deputado, vou colocá-lo aqui depois.

    Abraços! O twitter do deputado é dep_gersonperes

  • Pablo Fernandes

    Rafael,

    Excelente iniciativa, velho.

    Mostra que eles estão abertos para uma conversa.

    Eu liguei pra lá pra marcar uma entrevista, um bate papo com eles pra poder esclarecer melhor a ideia do deputado e dar um outro lado pro nosso artigo.

    Abraços.

  • Pablo Fernandes

    UPDATE:

    Rafael, acabei de falar com o próprio deputado Gerson Peres.

    Primeiro que eles foram super rápidos em me atender e esclarecer qualquer dúvida ou questão que existia. Depois, que ao ouvir todas as respostas, passei a concordar com o intuito da lei.

    O deputado me mostrou as suas justificativas pro projeto e ficou de me enviar por email todos os outros projetos referentes a blogs/sites que estão no congresso e junto com eles as justificativas de cada um.

    Assim, em breve, colocaremos aqui na PdH tudo isso.

    ;)

  • http://twitter.com/fabiobundchen Fábio Luiz

    ê palhaçada…

  • http://twitter.com/fabiobundchen Fábio Luiz

    boa Pablo… coloca aqui mesmo q tow curioso!

  • Rafael Rendeiro

    Isso aí Pablo! Não vou mentir, fiquei super feliz por ter tomado essa iniciativa. Eu estava todo nervoso na hora de ligar, pensando se devia fazer isso. Aí vinham as desculpas: “mas é interurbano… provavelmente ele não vai me atender…”. Há! Superei esse medinho e nem doeu! :)

    Que bom que ele foi super prestativo com você! Quero ver o artigo sobre esses projetos aqui no PdH.

  • Pablo Fernandes

    Pois é. Medos bestas que nos privam de fazer muita coisa.

    Assim que tiver com todo o material eu colocarei aqui.

  • Pablo Fernandes

    Pois é. Medos bestas que nos privam de fazer muita coisa.

    Assim que tiver com todo o material eu colocarei aqui.

  • Carlos H.

    Prezados,

    A partir do site da câmara de deputados, enviei ao Sr. Gerson Peres um texto que descreve em detalhes o porquê de eu considerar seu projeto de lei uma iniciativa equivocada, ineficaz e que atenta contra a liberdade de expressão.

    Acredito que todos que forem contra o projeto de lei 7.131/2010 devam comunicar sua postura e as razões para tal não apenas ao Deputado Gerson, mas também aos deputados que ajudaram a eleger.

    Para os que buscam inspiração, deixei o texto que enviei online no endereço http://leitecommangafazmal.blogspot.com/2010/08/contra-censura-aos-blogueiros_31.html

    Abraços,

    Carlos H.

  • Lucas

    Gente, cabe a nós defender a liberdade das futuras gerações. Estamos num período de transição, e temos que lidar com pessoas que não entendem que os benefícios da liberdade na Internet são bem maiores que os possíveis malefícios. Nós somos o “link” entre a geração antiga – à qual pertence o nobre deputado – e as futuras gerações. Cabe a nós fazer barulho e abafar esses poucos senhores que não compreendem a natureza desse presente que é a Internet. Vamos vencer isso, argumentando que os rumores na Internet são regulados pelo bom senso dos usuários. Internet regulada por lei perde os seu poder democratizante e torna-se mais uma ferramenta de manipulação das massas, já que só quem tem dinheiro e influência conseguirá postar alguma coisa e lidar com as possíveis consequências jurídicas. Vamos derrotar essa lei e educar as gerações mais antigas sobre a natureza e os requisitos da Internet.

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 3458 artigos
  • 515425 comentários
  • 41599 Leitores no Feed RSS
  • leitores online

Lifestyle Magazine