Procedimentos bizarros / interessantes na Medicina. Não queira fazer um desses.
Eu falo da minha profissão com um certo tom apaixonado, pois se ainda não serviu para me enriquecer, me trouxe experiências inenarráveis.
Algumas delas ocorreram ao longo do curso, onde aprendíamos nas salas de aula ou víamos nos estágios tais manobras heróicas ou procedimentos que podem não ter fundamento ou parecerem cruéis para o leigo. Mas é apaixonante quando você entende porque foi feito.
Clássico sorrisinho não-vai-doer-nada – traduzindo – “Se prepara, que você tá ferrado.”
Compartilho aqui alguns tesouros (ou nem tanto) da Medicina.
1 – Colostomia
Colostomia é a colocação de uma desembocadura precoce do intestino grosso na barriga. Literalmente falando, você pega a tripa e abre um buraco nela, e costura esse buraco pra sair na barriga, e as fezes sairão por ali.
Tem como principais indicações os tumores retais (que bloqueariam o fluxo das fezes, causando obstrução) e a ruptura do intestino grosso (o conteúdo deste é repleto de bactérias, se você apenas suturar a lesão, a chance é enorme dessa sutura falhar, com graves conseqüências). A colostomia pode ser revertida posteriormente.
2 – Massagem cardíaca interna
A massagem cardíaca clássica é extremamente ineficiente do ponto de vista quantitativo, pois supre apenas 30% do volume bombeado pelo coração. Em alguns casos heróicos, principalmente na vigência de traumatismo torácico aberto ou mesmo no ato operatório, a massagem é feita lá dentro mesmo, o médico mete a mão e aperta o coração de forma rítmica.
Algo muito comum na massagem cardíaca tradicional é ocorrer fratura de costelas. Já aconteceu comigo de massagear uma paciente renal crônica (renais crônicos tem ossos frágeis) e na primeira que desci, quebrei 3 ou 4 costelas dela.
3 – Drenagem torácica
Respiramos por causa de diferenciais de pressão entre o tórax e o meio ambiente. Feridas abertas no tórax acabam com esses diferenciais de pressão, o ar é sugado para dentro do tórax, e não é expelido.
Hmmm, caso interessante. Alguém me tráz o martelo e a britadeira.
Isto acaba comprimindo o pulmão, o que pode levar à morte por déficit de oxigênio. A isto chamamos pneumotórax. Para resolver o problema, é necessário a colocação de um tubo dentro do tórax da pessoa para o ar sair, e a outra extremidade do tubo tem que ficar mergulhada num pote com água, que deve estar abaixo do nível do tórax da pessoa (senão a água invade o tórax).
Assim, o ar consegue sair quando há pressão positiva, mas quando é gerada pressão negativa, esta não é suficiente para sugar a água, o que acaba expandindo o pulmão à normalidade. Este é o fundamento da drenagem torácica.
4 – Hidratação em bebês
Algumas vezes é necessário fazer hidratação venosa (leia-se, soro na veia) de bebês, e é difícil conseguir puncionar veias nestes.
A solução pode parecer cruel: introduz-se uma agulha na tíbia (isso mesmo, em pleno osso) do bebê e deixa o soro cair lá dentro. Mas na hora do aperto, funciona.
5 – Procedimentos ortopédicos
Minha praia. A coisa mais incrível que já li em ortopedia chama-se cirurgia de Van Ness. Era indicada para pacientes com tumores de joelho ou infecção deste que requeiram amputação, mas com o pé viável.
Numa tentativa de preservar a função, Van Ness promoveu a amputação acima do nível do joelho, e cortou e reimplantou o tornozelo, rodado 180 graus, na coxa, colocando a dobradiça do tornozelo na mesma posição da do joelho. Ou seja, criou uma espécie de “curupira perneta”. Com a modernidade de próteses, não se faz mais isso.
Reduções (colocação de ossos e articulações deslocados no lugar)
Também são um capítulo à parte. Nas luxações de ombro, você pode colocá-lo no lugar puxando o braço e metendo o pé na axila do paciente, ou então amarrando um peso no braço até este voltar pro lugar. Em fraturas incompletas de crianças, primeiro é preciso completar a fratura (ou seja, quebrar mais), para depois botar no lugar.
Finalmente temos a Tração Esquelética
Usada em fraturas do fêmur. Como a musculatura da coxa é muito forte, a coxa encurta muito em caso de fratura, o que é danoso.
Para evitar isso, atravessamos um pino de metal na tíbia, e a este conectamos um peso pendente, que puxa a coxa e restabelece o comprimento. Isto até o momento da cirurgia. Mas para quem vê é grotesco, porque colocamos o pino com furadeira. Eu já fiz com martelo, inclusive.
6 – Empalamento
Empalamento é a entrada de um corpo estranho pelo orifício anal. Pode ser traumático (já vi uma criança que caiu sentada num vergalhão), ou… Isso mesmo! O indivíduo introduz algum objeto no seu ânus, vacila, o objeto entra todo e fica lá.
Doutooooor, tem alguma coisa aqui que não quer sair…
Não sai fazendo força pra defecar. A retirada tem que ser por dilatação anal e o médico mete a mão lá dentro e tira o objeto. Em alguns casos, é necessária cirurgia para ordenhar o intestino. Costuma ser um evento que mobiliza o hospital inteiro, para vergonha total do paciente.
E uma gama interessante de objetos é retirada lá de dentro, consolos esculpidos em madeira, frascos de desodorante, cenouras (um amigo meu disse que viu uma vez algo que ele chamou de “mega supositório de beta-caroteno”) e pepinos.
7 – Tamponamentos
Para impedir sangramentos, inúmeros métodos são utilizados. O povão desenvolveu seus próprios, como colocar borra de café em feridas. Isso estanca o sangue, mas aumenta a chance de infecção. O ideal é a compressão local ou um torniquete, quando possível.
Em sangramentos abundantes do fígado, quando não se consegue controlar, é comum o chamado “empacotamento”. O cirurgião coloca um monte de compressas em volta do fígado e fecha o abdomem. No dia seguinte, se tudo correr bem, as compressas contiveram o sangramento e é feita nova cirurgia para retirá-las e revisar o órgão.
Antes do advento da endoscopia digestiva, era comum o uso do balão de Sangstaken-Blakemore em hemorragias do estômago. O balão era introduzido por uma sonda e inflado dentro do estômago, assim pressionava as paredes do órgão e continha o sangramento.
Procedimento semelhante pode ser feito em hemorragias nasais, mas com uma camisinha acoplada a um tubo. Introduz-se a camisinha pela narina, empurra com a sonda, e a camisinha é inflada, estancando a hemorragia.
8 – Perda de pele na mão
Um dos procedimentos mais interessantes em cirurgia plástica é quando ocorre uma perda significativa de pele e subcutâneo na mão. Dependendo do caso, a mão não pode ficar sem cobertura, e muitas vezes é impossível fazer um enxerto.
Então a solução é abrir um buraco no abdomen e colocar a parte descoberta da mão dentro do tecido subcutâneo deste. E a mão fica lá dentro, protegida, por algum tempo, até regenerar cobertura viável. Depois retira-se a mão de lá e procede-se a reconstrução.
Dr. Health, desejando um Feliz Natal e próspero 2008 a todos, e que ninguém precise dos procedimentos acima alinhavados.
PS: acharam isso tudo bizarro? Já ouvi vários relatos de colegas cirurgiões que preparavam pacientes do sexo feminino para a reversão de sua colostomia, e acreditem, o marido perguntou ao médico se não podia deixar a esposa com a colostomia. Não estão aliviando nem buraco de fechadura, pelo visto…
Mauricio Garcia é flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico. Ele é o nosso grande Dr. Health.
Outros artigos escritos por Mauricio Garcia



34 comentários ↓
Porra, velho, nojento pra caraio… Bizarro!
Mas, pelo menos, é pra salvar vidas, ou melhor, pra adiar a morte…
Regurgitei o café da manhã e engoli de novo, pq eu sou é macho!
Nossa maravilha, tomará que continue minha vida sem nunca precisar de nenhuma intervenção médico cirurgica.
Antes considerava os médicos frios, agora mudei totalmente meu conceito. São sanguinários!! Massagear o coração de alguém é pra acabar, completar fraturas de crianças indefesas é o fim. Quanto a furadeira e martelo me recuso a se quer comentar.
Não discordo de vc, Elisandra. A Medicina me brutalizou um bocado, sou um cara muito mais insensível do que há sete anos atrás. Mal necessário, pois no momento crítico, o médico tem que agir com frieza !
Mas se eu não completar a fratura da criança indefesa, ela fica com o membro deformado. O que vc prefere ? Ficar com peninha e criar um aleijado ?
Temos sempre a opção de ser caridosos no momento que temos que ser agressivos e deixar as pessoas morrerem… Mas essa não faz muito a minha cabeça não…
Trabalho sujo, mas alguém tem que fazer !
Concordo. Se não forem frios, como conseguirão salvar vidas que precisam de intervenções mais complicadas (às vezes até bizarras…)? Achei superinteressantes esse procedimentos.
No caso do Tamponamentos a caminha tem que ser nova né??? usada não vale né!”???
kkkk!!
Primeiro eu queria dizer o seguinte: “Medicina é, sem dúvida, papo de homem… e saco roxo ainda por cima!”
Bom… se for pra enfiar uma camisinha no meu nariz e estufar ela lá dentro, prefiro continuar como nariz sangrando…
Esse lance de drenagem torácica… eu fiz uma coisa parecida uma vez pra colocar gasolina no meu carro que tinha acabado… coloquei uma mangueirinha no galão e mandei ver…
Agora… A parada da perda de pele na mão me intrigou… como funciona isso? Você arranca a mão do cara, enfia dentro do bucho, costura tudo até ela regenerar e aí coloca de novo no lugar?
Deve ser legal, né… quando chega alguém te cumprimentar: “só vou acenar, porque a minha mão tá dentro da minha barriga…” rs
Pode dar mais detalhes, Dr?
Putaqueopariu Mauricio! Profissãozinha de macho essa a sua!!! Eu nunca teria estômago para realizar nenhum desses procedimentos, e tenho verdadeiro pânico de hospital e médicos. Por sorte até hoje, com quase trintão, o máximo que fiz foi limpeza do canal auditivo…rs…não consigo deixar de usar os malditos cotonetes. No dia que precisar de algo mais complexo tô na merda. Vou precisar de auxílio psicológico!
Cara, parabéns pelo texto! Muito didático!!!
Um abraço
Thiago
Maldito, nada de arrancar a mão…
Apenas a mão é colocada dentro de um “buraco” aberto na barriga. Note bem, na pele da barriga, pq não chega a entrar na cavidade abdominal em si. Fica na gordura.
E fica, a grosso modo, como aquela pose clássica de Napoleão com a mão dentro da camisa. Mais ou menos isso.
Por quanto tempo a mão fica desse jeito?
A mão é imobilizada de alguma forma?
Deve doer muito depois da cirurgia…
Imagina só… o cara destro ficar com a mão direita na pança… aí chega um fdp e passa uma folha na orelha direita do cara… o reflexo de ir com a mão direto no lugar…
ai…
Não sei ao exato quanto tempo, acho que cerca de um mês. A mão é literalmente suturada dentro do tecido subcutâneo da barriga. Se a pessoa deixar parada, o que é a tendência natural, não dói.
Quanto ao reflexo, eu imagino o desespero.. hehehehe
Consegui uma foto de um desses procedimentos, o paciente no caso teve perda cutânea do polegar esquerdo, e foi feito um procedimento para reconstrução, sendo elevado um flap cutâneo próximo ao tórax, que envolveu a lesão. Quem tiver coragem, clique no link abaixo. O paciente está usando uma tipóia para impedir o movimento do braço. Notem que o polegar está suturado ao tórax do paciente.
Quando o tecido se regenera, é desfeita a sutura, e o dedo está “novo” em folha.
http://img171.imageshack.us/img171/5087/retalhooe9.jpg
Nojento, não corre o risco de inflamar, contato com sujeira,suor sei lá.
Imaginei que fosse uma abertura maior, e na foto parece ser proximo a axila do cidadão.
Elisandra, para minimizar esse risco, tem que colocar um esparadrapo em cima e fazer curativos diários.
E no caso, foi utilizado tecido do tórax. Pode ser feito no abdomem também.
Em todos os caso onde se realizou tal procedimento com a mão, obteve resultado positivo. E se a mão não regenera?
No caso de ser outra parte do corpo, e ai como fica, amputa?
Sim, há casos de falência do procedimento, que felizmente não são a maioria. No caso do polegar, existe um procedimento de policização do 2o dedo do pé (literalmente, vc tira o segundo dedo do pé e transplanta no lugar do polegar. Isso pq a principal preocupação é a manutenção da pinça da mão. Óbvio que o aspecto estético não é lá essas coisas.
Em se tratando de outra parte, existem outras técnicas (retalhos, o cirurgião pega um tecido próximo, mantém a sua vascularização, e rotaciona o tecido para cobrir a falha) que podem prover a cobertura adequada ao local lesionado.
O objetivo primordial é sempre preservar a função. Depois se preocupa com a aparência.
arrgh!
vc e agora é meu herói doutor!
eu nunca faria algo do tipo…
realmente eu não tenho estomago pra fazer um trem desses
certeza que ia dar merda!
Quando eu era pequeno eu dizia que queria ser “legista”.
Acabei trabalhando com web… =)
Do caralho o post!
Quem ta com nojinho do que foi relatado aqui nunca viu Nip/Tuck…
Vai ver como funciona plastica no rosto, lipoaspiracao ou coisas assim pra ver se a medicina eh tao bonita mesmo.
Quem faz faculdade de medicina eh heroi por lidar com essas coisas todos os dias! Mais ou menos como soldados que vao a guerra pra garantir a paz para os civis, mas esse eh outro assunto…
[]s
Pois é, Diogo, tô colocando um link aqui com um video de uma lipoaspiração, pra galera ver o que rola no intra-operatório. O cirurgião enfia uma cânula na gordura abdominal e vai meio que fazendo movimentos de vai-vem com o instrumento. A primeira lipo que eu vi, fiquei impressionado com a “violência” do procedimento, o olha que sou ortopedista.
Vejam : http://www.youtube.com/watch?v=XTmK9qYwBXw
Taqueopariu!!! Eu nunca fiz nenhum desses proceedimentos… mas já andei meio fudida no hospital… dá medo1 uma vez eu vi uma mulher vomitando sangue horrores e quase morri junto com ela
Vcs estão realmente de parabéns :)
E eu que já ouvi gente dizer que gosta de ir no hospital.
Deixar a Colostomia? Isso sim é bizarro!
Meu desejo de medicina acabou quando estava no segundo grau e tive que fazer umas horas de hospital, e olha que era no berçário!! hehehehe!!
Tem que ter muito peito e saco roxo mesmo!!!
Beijos!!
faço curso de emfermagem, adorei todas essas informações acho um barat. Tem coisas que ainda estou tentando mim acostumar como por exemplo comer carne ,principalmente de frango.
Pretendo cursar a faculdade de Medicina no ano que vem(se eu passar no vestibular), achei o máximo todos esses relatos e espero estar preparada para enfrentar coisas desse tipo.
Dr.
gostei muito da forma q o sr. fala…
sou acadêmica de medicina e felizmente nao fico chocada com os seus relatos!
o q me choca mesmo é ter q ler alguns comentarios totalmente imbecis…
mas o q mais me assustou mesmo foi: “Medicina é, sem dúvida, papo de homem… e saco roxo ainda por cima!”
Meu Deus… espero nunca encontrar com uma criatura dessas!!!
Nossa, definitivamente eu não sirvo pra ser médico ! Me deu embrulho no estômago aqui só de ler isso, imagino que apagaria se visse alguns desses ao vivo.
Estranhamente, eu assisti ao nascimento do meu filho, vi todo o procedimento que fizeram da cesária e não passei mal nem nada. Acho que foi pela emoção de ver ele nascer ;P
De qualquer forma, parabéns pelo artigo ! E como vc mesmo disse, alguém tem que fazer o trabalho sujo.
Abraço!
oi,doutor parabens pelo artigo para min e muito importante ler artigos como o seu ,pois gostaria muito de fazer medicina ,saindo um pouco do assunto doutor ,o senhor que é um medico experiente acharia bom se eu me formasse em otro país como cuba ou argentina,pois as faculdades sao mais baratas lá ,e como sou de classe media baixa ,so poderia estudar lá ,desculpa sé fugi do assunto mas espero que o senhor me de uma dica como medico e como ser humano.
latinking, só evite a Bolívia, pois as faculdades de lá são mais baratas, mas tem má fama, forma muito picareta que trabalha aqui no Brasil. Cuba, depende da sua especialização, se vc fizer alguma área cirúrgica, vai penar depois, pq isso é dependente de tecnologia, coisa que os cubanos não têm. Nada contra a Argentina, a medicina de lá é tão boa quanto a brasileira.
As faculdades particulares aqui do Brasil podem oferecer crédito educativo, ou seja, vc paga quando se formar. Procure se informar a respeito
E sempre lembrando, independente de onde vc se forme fora do Brasil, terá que validar seu diploma ao voltar. Leia-se fazer prova.
Ortopedista é a pior residencia, ortopedista não entende nada de medicina vai engessar perna.
Sr° Doutor,
Parabéns pelo site,e as informações bem específicas,sou estudante de enfermagem,e me identifico muito com esta area,pois acredito que cuidar do ser humano vai muito além de um ato cirurgico,salvando muitas vidas,infelismente tem muitos comentários ignorantes e sem fundamentos,e é evidente que estes devem ser feitos por estudantes do ensino fundamental,que abrange somente até a 4°serie do primeiro grau,basicamente uma nação de “Lulas” no País!
Um forte abraço!
Dr Health,sou acadêmica de medicina e adorei o seu blog!
Sobre o post,também já ouvi várias histórias sobre as pacientes com colostomia e seus maridos pedindo ao cirurgião para não reverter o procedimento…
Abraços
Doutor, pode fazer mais duas colostomias na minha esposa?…
Espero que minha prima não desista do curso de medicina depois de ler seu site. Tem que ser macho/macha mesmo. Já eu, quero mais é que a humanidade se acabe em gás metano…
[...] Papo de Homem] Receba notícias grátis: addthis_pub = ‘hypescience’; Compartilhe RSS [...]
gostaria de achar um médico ou médica que realmente,entenda como endereitar os pés congenitos do meu filho.gostaria de entender mais sobre tal deformidade para fazer algo,em quanto não tem medico disponivel.
[...] This post was mentioned on Twitter by Jonathan Olsen Linke, Marcelo Mendes. Marcelo Mendes said: Procedimentos médicos bizarros, não leia. http://migre.me/czwc #PDH [...]
Deixe seu comentário...