O Franklin Bravos me convidou para participar de um meme bem interessante lançado pelo Bruno Godoi. Se você não sabe o que é um meme, clique aqui, caso contrário, siga em frente.

Em primeiro lugar, o que seria um blog? O nome vem do termo “Web log”, ou seja, um local de registro de idéias online. Inicialmente criado com o propósito de ser um diário pessoal, o conceito rapidamente se expandiu e tomou outras proporções.

Hoje não há mais fronteiras para temas ou muito menos diretrizes sobre como se deve blogar. A diversidade é a lei. E no meio desse intenso processo de evolução / transformação, muitos pensam que a monetização dos blogs via Adsense e cia. pode corromper a essência dos blogs.

Porque separar algo que pode andar junto?

E qual a essência?

Eu diria que são bons textos feitos sem amarras econômicas, editorias ou políticas, e com o intuito de fomentar uma troca de idéias pública entre o autor, seus leitores e os autores de outros blogs.

Se formos por esse lado, podemos supor – corretamente – que o uso de ferramentas de monetização possa afetar a qualidade de um blog. Isso é ponto pacífico.

O problema é que a maioria absoluta das pessoas parece ainda se prender a uma visão maniqueísta do capital e seus efeitos. Algo mais ou menos assim:

DINHEIRO = MAL
[QUALQUER COISA] + [INTENÇÃO DE LUCRO] = GERAÇÃO DE DINHEIRO .:
[QUALQUER COISA] + [INTENÇÃO DE LUCRO] = MAL, MUITO MAL

Dizem por aí que é esse o cachorro que o Google envia para entregar o cheque do Adsense

O dinheiro é uma foça neutra. Sua presença pode piorar ou melhorar a situação. Por exemplo, a Papo de Homem – chamo de “a”, porque é uma revista – vai melhorar cada vez mais à medida que o lucro gerado por ela crescer.

Leia também  Depois da conquista perde a graça

Ôpa, mas se a Papo de Homem é uma revista, não deveria nem participar desse Meme

Errado. Somos um híbrido, como o Cardoso descreveu muito bem. Mais ainda, temos uma grande quantidade de autores, então não se trata do seu blog típico, por isso gostei tanto de responder a esse meme.

Nosso projeto tem fins financeiros desde o princípio e isso estava claro para todos. Agora o que nos uniu e fez com que esse site surgisse foi a paixão. Afinal, somos um grupo de amigos espalhados por todo o Brasil. Sendo que nem todos se conhecem pessoalmente. Se não fosse nosso interesse em produzir uma publicação diferenciada sobre temas que nos interessam – praticamente tudo do universo masculino – nada teria acontecido.

Portanto, a resposta fica clara. Escrevemos por paixão, doamos nossa energia e nosso tempo sem saber se haverá retorno.

Ter o dinheiro em mente nos motiva a escrever artigos de maior qualidade e nos dedicar cada vez mais a esse projeto. Dinheiro e paixão. Uma dupla perfeita.

ATUALIZAÇÂO(1/5/2007): Convidei o Conrado e o João Magalhães para participarem desse Meme.

Guilherme Nascimento Valadares

Fundador do PDH e diretor de pesquisa no Instituo PDH.