Pontos corridos e competividade no esporte

Braitner Moreira

por
em às | Esporte


No fim de setembro, o São Paulo poderia ter sido o líder, mas não conseguiu bater o Santo André em campo neutro. O Inter poderia liderar, mas perdeu duas seguidas para times da metade de baixo da tabela.

O Atlético Mineiro poderia ter virado líder, mas empatou com os “rebaixáveis” pernambucanos. O Corinthians mirava a liderança, mas levou quatro do Goiás para deixar os esmeraldinos a só três pontos do líder Palmeiras…

A ótima disputa pelo título é reflexo dos pontos corridos, que não interessariam à torcida pela falta de emoção a cada rodada, certo? Mas o bom público Pacaembu, Mineirão, Palestra e Beira-Rio nos últimos jogos não comprovam a tese. E tampouco uma pesquisa da TNS para o Estadão, que afirma que 53,3% dos torcedores brasileiros preferem o formato atual. Entre os frequentadores de estádio, o número sobe pra 55,8%.


Gol de Figueroa na decisão de 75 entre Inter e Cruzeiro. Saudade do mata-mata?

Mesmo que nada impeça que alguém vença o Brasileirão com cinco rodadas de antecedência, nada tira do torneio desse ano o posto de “melhor edição da era dos pontos corridos” – igual se disse das duas últimas, aliás. Mas ainda há uma tendência de comentários que atacam o formato, muitos movidos pela paixão à “cultura finalista”, a busca do retorno ao “futebol romântico” quando o regulamento mudava todos os dias.

Outra indignação comum é ver emergentes de planejamento melhor que alguns gigantes das últimas décadas: é “inaceitável” ter Barueri, Avaí e Goiás (5º melhor pontuador desde 2003) à frente de Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Santos. E também sempre há o paladino da justiça, que defende o mata-mata pelo bem da média de público ao fim do campeonato – em seus seis últimos anos (1997-02), foram 12.543 torcedores por jogo. Nos seis anos de pontos corridos, a média é de 12.690.

Mas o discurso contra os pontos corridos esbarra num simples fato: o formato dá o título ao melhor ao longo dos meses de disputa, a não ser quando Tinga é derrubado na área (vídeo abaixo). Premia por meritocracia a regularidade, padroniza a disputa e valoriza todas as rodadas, que ganham o mesmo peso através das semanas.

De quebra, o sistema de turno e returno faz justiça com todos os times jogando entre si dentro e fora de casa e, sem o mata-mata no fim para os melhores, é possível planejar melhor o calendário dos clubes, evitando que times da mesma divisão entrem em férias com até dois meses de diferença.


Tinga sofre pênalti não marcado e ainda é expulso (3:34)

O hábito a este formato de disputa, em seu sétimo ano consecutivo no país, já cria alguns sentimentos comuns em qualquer país de cultura futebolística, mas que até então eram aberrações no Brasil, como times que começam o campeonato sem muita pretensão de título, mas de olho em vaga na Libertadores. Até pouco tempo atrás, mesmo esse trôpego Fluminense entrava com uma pretensa obrigação de chegar às fases finais.

Como é praticamente impossível vencer um título em oito meses sem um bom planejamento e um elenco homogêneo, os trabalhos em médio-longo prazo ganham espaço e estão criando uma realidade impensável no país há dez anos: os planos de sócio-torcedor, um bom passo inicial para preencher os buracos dos estádios e garantir uma boa renda extra para os times de torcida fidelizada – e em dia com o carnê de mercadorias do clube, é claro.

Em alguns anos, a discussão sobre a permanência ou não do formato por pontos corridos vai parecer piada. Ainda que tendam a derrubar o mito de doze gigantes nacionais e mais um sem-número de grandes potências regionais para criar uma “elite” de clubes nos próximos anos – que talvez não inclua o seu. E te faça, torcedor, implorar pelo retorno do mata-mata.

Braitner Moreira

Braitner Moreira escreve sobre futebol italiano no blog Quattro Tratti.


Outros artigos escritos por

Conheça nosso projeto editorial

O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Somos um espaço plural, aberto a visões contraditórias e entusiasta do embate saudável. Conheça nossa orientação editorial e a essência do que fazemos. Você pode comentar abaixo ou ainda nos enviar um artigo para publicação.


RECEBA PDH POR EMAIL

Enviamos apenas um email por dia com todos os textos e shots que selecionamos a dedo para os leitores não perderem tempo.


LEIA TAMBÉM...

73 comentários

Dê vida ao PapodeHomem, para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou. Leva 2 minutos.

Queremos uma discussão de alto nível, sem frescuras e bem humorada. Portanto, leia nossa porra de Política de Comentários.


  • Pingback: Tweets that mention Pontos corridos e competividade no esporte | Revista Papo de Homem – Lifestyle Magazine -- Topsy.com

  • Filipe Lima

    Concordo com absolutamente tudo que você escreveu. Essa insistência com mata-mata é de uma burrice imensurável. Seria um passo em falso enorme.

  • Filipe Lima

    Concordo com absolutamente tudo que você escreveu. Essa insistência com mata-mata é de uma burrice imensurável. Seria um passo em falso enorme.

  • Lucas

    Você cita vários clichês pra desbancá-los e repete vários outros.

    Não, campeonato de pontos corridos não premia o melhor time: premia o mais regular. E só isso. É muito possível (e já aconteceu várias vezes) ser campeão com um aproveitamento de pontos pífio contra segundo, terceiro e quarto colocados (que, pela teoria dos pontos corridos, fazem parte dos “melhores” também).

    E, sobre 2005, o Inter não perdeu o título devido àquele penalti. Sim, foi penalti. Mas, como acontece nesse ano e já aconteceu antes, o Inter teve várias oportunidades de assumir a liderança e não às aproveitou, inclusive na última rodada, perdendo para o rebaixado Coritiba (um grande indicador de que o Inter não era o melhor time do campeonato).

    O planejamento melhora muito mesmo. Há várias vantagens.

    Mas, sendo o futebol basicamente uma forma de entretenimento, campeonatos mais emocionantes estão muito mais de acordo com o objetivo. Ou vai dizer que não é muito mais interessante acompanhar a Libertadores, a Liga dos Campeões ou a Copa do Mundo?

    A Copa do Brasil é muito mais interessante, do ponto de vista do entretenimento, do que o Brasileirão, onde, geralmente, o campeão já é virtualmente conhecido à 10 rodadas do fim e o “jogo do título” envolve o líder e um time da zona intermediária da tabela, jogando com equipe mista pra cumprir tabela e sendo devidamente derrotado, encerrando o campeonato de forma insossa e sem uma disputa real entre os melhores.

    É muito, mas muito mais emocionante ver seu time campeão numa final do que num jogo desses. Argumente o que quiser, mas futebol não é negócio por negócio e só: é entretenimento e emoção, envolvendo sim negócio e planejamento, mas onde isso passa longe de ser prioridade.

  • Lucas

    Você cita vários clichês pra desbancá-los e repete vários outros.

    Não, campeonato de pontos corridos não premia o melhor time: premia o mais regular. E só isso. É muito possível (e já aconteceu várias vezes) ser campeão com um aproveitamento de pontos pífio contra segundo, terceiro e quarto colocados (que, pela teoria dos pontos corridos, fazem parte dos “melhores” também).

    E, sobre 2005, o Inter não perdeu o título devido àquele penalti. Sim, foi penalti. Mas, como acontece nesse ano e já aconteceu antes, o Inter teve várias oportunidades de assumir a liderança e não às aproveitou, inclusive na última rodada, perdendo para o rebaixado Coritiba (um grande indicador de que o Inter não era o melhor time do campeonato).

    O planejamento melhora muito mesmo. Há várias vantagens.

    Mas, sendo o futebol basicamente uma forma de entretenimento, campeonatos mais emocionantes estão muito mais de acordo com o objetivo. Ou vai dizer que não é muito mais interessante acompanhar a Libertadores, a Liga dos Campeões ou a Copa do Mundo?

    A Copa do Brasil é muito mais interessante, do ponto de vista do entretenimento, do que o Brasileirão, onde, geralmente, o campeão já é virtualmente conhecido à 10 rodadas do fim e o “jogo do título” envolve o líder e um time da zona intermediária da tabela, jogando com equipe mista pra cumprir tabela e sendo devidamente derrotado, encerrando o campeonato de forma insossa e sem uma disputa real entre os melhores.

    É muito, mas muito mais emocionante ver seu time campeão numa final do que num jogo desses. Argumente o que quiser, mas futebol não é negócio por negócio e só: é entretenimento e emoção, envolvendo sim negócio e planejamento, mas onde isso passa longe de ser prioridade.

  • Gabriel

    E novamento o futebol :D

    Bom, bem legal o texto só que como não entendo de futebol não posso comentar muito.

    Abraços

  • Gabriel

    E novamento o futebol :D

    Bom, bem legal o texto só que como não entendo de futebol não posso comentar muito.

    Abraços

  • Mohammad Severino

    O inter foi beneficiado com pelo menos uns quinze pontos de presente naquele campeonato de 2005. Insistir no suposto pênalti sobre o Tinga é uma cantilena das mais furadas.
    E fosse mesmo o melhor time, não teria perdido para o rebaixado Coritiba na última rodada.

  • Mohammad Severino

    O inter foi beneficiado com pelo menos uns quinze pontos de presente naquele campeonato de 2005. Insistir no suposto pênalti sobre o Tinga é uma cantilena das mais furadas.
    E fosse mesmo o melhor time, não teria perdido para o rebaixado Coritiba na última rodada.

  • http://discordando-do-mundo.blogspot.com/ Leonardo

    Eu realmente achava mais emocionante os campeonatos com mata-mata, sempre existiam as boas e velhas surpresas do futebol. Agora uma coisa sem sombra de dúvida é verdade: o sistema de pontos corridos privilegia os times que são melhores gerenciados. Eu acho que por isso que alguns gigantes do futebol, tem andado mal das pernas…

  • http://discordando-do-mundo.blogspot.com Leonardo

    Eu realmente achava mais emocionante os campeonatos com mata-mata, sempre existiam as boas e velhas surpresas do futebol. Agora uma coisa sem sombra de dúvida é verdade: o sistema de pontos corridos privilegia os times que são melhores gerenciados. Eu acho que por isso que alguns gigantes do futebol, tem andado mal das pernas…

  • Rodrigo

    Concordaria com tudo se não fosse um único detalhe:

    “Como é praticamente impossível vencer um título em oito meses sem um bom planejamento e um elenco homogêneo, os trabalhos em médio-longo prazo ganham espaço (…)”

    Infelizmente não vejo tão claramente esse planejamento a longo prazo.. O técnico do meu time na última rodada é diferente do que era no primeiro turno contra o mesmo time; o ataque era completamente diferente, e o mesmo ocorre dali pra trás. A justiça que se faz jogando fora e dentro de casa contra o mesmo time, se desfaz em parte quando nem sequer é o mesmo time que jogou a meses atrás. Claro.. se por um lado seria chato um campeonato brasileiro onde dois ou três times ganhassem-no sempre, como no espanhol ou inglês, é chato também torcer por um time que há meses atrás, era na verdade metade do time do rival… Ou seja, nada contra os pontos corridos, mas sim contra a falta de identidade dos times.

  • Rodrigo

    Concordaria com tudo se não fosse um único detalhe:

    “Como é praticamente impossível vencer um título em oito meses sem um bom planejamento e um elenco homogêneo, os trabalhos em médio-longo prazo ganham espaço (…)”

    Infelizmente não vejo tão claramente esse planejamento a longo prazo.. O técnico do meu time na última rodada é diferente do que era no primeiro turno contra o mesmo time; o ataque era completamente diferente, e o mesmo ocorre dali pra trás. A justiça que se faz jogando fora e dentro de casa contra o mesmo time, se desfaz em parte quando nem sequer é o mesmo time que jogou a meses atrás. Claro.. se por um lado seria chato um campeonato brasileiro onde dois ou três times ganhassem-no sempre, como no espanhol ou inglês, é chato também torcer por um time que há meses atrás, era na verdade metade do time do rival… Ou seja, nada contra os pontos corridos, mas sim contra a falta de identidade dos times.

  • http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com/ Rodrigo Garcia

    Fala Braitner,seu texto foi perfeito,eu já falei e já cansei de falar desse assunto lá no meu blog.

    Sinceramente,o brasileiro já assimilou a formula dos pontos corridos,e sem duvida nenhuma,é a forma mais justa e correta para se disputar qualquer competição que seja.

    Gente… Vocês já viram,algum time ser campeão injustamente nos pontos corridos.
    É óbvio,que é a maneira mais fácil de decidir quem é a melhor equipe do Brasil,vai recompensar o time que se preparou melhor,ou seja,vai ganhar,quem tiver maior equilíbrio,organização,consistência,durante o campeonato.
    Esse negócio,que diminui o público no estádio não é verdade.E se fosse,era uma questão de tempo,para que pudéssemos nos adaptar melhor ao sitema novo.Nós brasileiros,temos que acabar com esta celeuma.
    Eu confesso a vocês,quando soube a notícia da mudança,em 2002,pela CBF,fiquei muito surpreso e receoso.Mas ponderei rapidamente,e vi que era uma boa,para que começassemos a nos organizar melhor,a fazer um planejamento mais adequado para todos os envolvidos com o futebol.
    E olha gente,que o meu mengão foi campeão 5 vezes nos mata- mata da vida,e… Eu adorava ver no domingo pela manhã,escutando na rádio,a chegada dos times no estádio,todo aquele acompanhamento antes da grande final.Mas percebi que este método,é ultrapassado e totalmente injusto para os que trabalham com mais responsabilidade.
    E no Brasil,para nossa felicidade,temos,além da copa do Brasil,os estaduais no sistema de eliminação(mata – mata).

    Temos que valorizar muito o sistema de pontos corridos,porque vamos premiar sempre o melhor,o mais competitivo,o mais estruturado,o mais capacitado etc… Enfim,o sistema de pontos corridos,é sem dúvida nenhuma,o mais ideal para o futebol.

    Valeu Braitner.

  • http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com Rodrigo Garcia

    Fala Braitner,seu texto foi perfeito,eu já falei e já cansei de falar desse assunto lá no meu blog.

    Sinceramente,o brasileiro já assimilou a formula dos pontos corridos,e sem duvida nenhuma,é a forma mais justa e correta para se disputar qualquer competição que seja.

    Gente… Vocês já viram,algum time ser campeão injustamente nos pontos corridos.
    É óbvio,que é a maneira mais fácil de decidir quem é a melhor equipe do Brasil,vai recompensar o time que se preparou melhor,ou seja,vai ganhar,quem tiver maior equilíbrio,organização,consistência,durante o campeonato.
    Esse negócio,que diminui o público no estádio não é verdade.E se fosse,era uma questão de tempo,para que pudéssemos nos adaptar melhor ao sitema novo.Nós brasileiros,temos que acabar com esta celeuma.
    Eu confesso a vocês,quando soube a notícia da mudança,em 2002,pela CBF,fiquei muito surpreso e receoso.Mas ponderei rapidamente,e vi que era uma boa,para que começassemos a nos organizar melhor,a fazer um planejamento mais adequado para todos os envolvidos com o futebol.
    E olha gente,que o meu mengão foi campeão 5 vezes nos mata- mata da vida,e… Eu adorava ver no domingo pela manhã,escutando na rádio,a chegada dos times no estádio,todo aquele acompanhamento antes da grande final.Mas percebi que este método,é ultrapassado e totalmente injusto para os que trabalham com mais responsabilidade.
    E no Brasil,para nossa felicidade,temos,além da copa do Brasil,os estaduais no sistema de eliminação(mata – mata).

    Temos que valorizar muito o sistema de pontos corridos,porque vamos premiar sempre o melhor,o mais competitivo,o mais estruturado,o mais capacitado etc… Enfim,o sistema de pontos corridos,é sem dúvida nenhuma,o mais ideal para o futebol.

    Valeu Braitner.

  • Bruno Cavalcanti

    Muito mais emocionante o antigo regulamento. Esse campeonato de pontos corridos é uma porcaria!

  • Bruno Cavalcanti

    Muito mais emocionante o antigo regulamento. Esse campeonato de pontos corridos é uma porcaria!

  • Guilherme

    Prefiro final. Agora já dá pra comparar bem, até por termos a Copa do Brasil e o Brasileiro, um em cada formato.

    O Brasileiro hoje tem três brigas: título, Libertadores e rebaixamento. A partir do 6º ou 7º, até o 15º, tem um bando de time que não quer nada com nada. Pelo menos antes, com mata-mata, as brigas se estendiam até o 8º lugar.

    E não adianta falar que quem não gosta de pontos corridos é nostálgico da época que os regulamentos não duravam. Ô argumento imbecil… É óbvio que o ideal é regulamento estável, mas então é só fazer isso com um regulamento de mata-mata.

    Resumindo, prefiro mata-mata. Mas quero ter os dois. É só colocar os times de Libertadores também na Copa do Brasil, assim teremos campeonatos para todos os gostos, com os melhores disputando e uma surpresa de vez em quando.

    Agora, pelamordedeus, parem de falar do Tinga. Como o outro cara falou aí em cima, o Inter perdeu na última rodada pro Coritiba (se não me engano foi 1 a 0, com gol no comecinho do jogo), enquanto o Corinthians perdeu para o Goiás roubado (no gol do empate em 2 a 2 o Romerito estava impedido). E assim como o Inter perdeu várias chances de ganhar o título, o Corinthians perdeu várias chances de ganhar antecipado (contra Sao Caetano, por exemplo).

    E aos chorões do caso Edílson: se você perdesse uma ação na justiça, e depois descobrissem que o Juiz de Direito era corrupto, iriam ficar quietos? Não tinha solução incostestável no caso, a que acharam foi a menos pior.

  • Guilherme

    Prefiro final. Agora já dá pra comparar bem, até por termos a Copa do Brasil e o Brasileiro, um em cada formato.

    O Brasileiro hoje tem três brigas: título, Libertadores e rebaixamento. A partir do 6º ou 7º, até o 15º, tem um bando de time que não quer nada com nada. Pelo menos antes, com mata-mata, as brigas se estendiam até o 8º lugar.

    E não adianta falar que quem não gosta de pontos corridos é nostálgico da época que os regulamentos não duravam. Ô argumento imbecil… É óbvio que o ideal é regulamento estável, mas então é só fazer isso com um regulamento de mata-mata.

    Resumindo, prefiro mata-mata. Mas quero ter os dois. É só colocar os times de Libertadores também na Copa do Brasil, assim teremos campeonatos para todos os gostos, com os melhores disputando e uma surpresa de vez em quando.

    Agora, pelamordedeus, parem de falar do Tinga. Como o outro cara falou aí em cima, o Inter perdeu na última rodada pro Coritiba (se não me engano foi 1 a 0, com gol no comecinho do jogo), enquanto o Corinthians perdeu para o Goiás roubado (no gol do empate em 2 a 2 o Romerito estava impedido). E assim como o Inter perdeu várias chances de ganhar o título, o Corinthians perdeu várias chances de ganhar antecipado (contra Sao Caetano, por exemplo).

    E aos chorões do caso Edílson: se você perdesse uma ação na justiça, e depois descobrissem que o Juiz de Direito era corrupto, iriam ficar quietos? Não tinha solução incostestável no caso, a que acharam foi a menos pior.

  • Dr. Firmino Sabe Quase Tudo da

    amigo.. venha conhecer a estrutura do Goiás Esporte Clube aqui em Goiania e verá que essa permanencia no G4 não é mero acaso!o problema é que a dita “imprensa nacional” só mostra o eixo-rio e são paulo, alem de desvalorizar e manter oculto o que é trabalho bem feito aqui em Goiania!

    porque você não faz um post sobre esses “clubes medios”?
    pra mim são melhores que a maioria que se diz grande por ai, que sobrevivem apenas da midia e outra, essa de grande e pequeno vai cair por terra nos proximos campeonatos…

  • Dr. Firmino Sabe Quase Tudo da Silva

    amigo.. venha conhecer a estrutura do Goiás Esporte Clube aqui em Goiania e verá que essa permanencia no G4 não é mero acaso!o problema é que a dita “imprensa nacional” só mostra o eixo-rio e são paulo, alem de desvalorizar e manter oculto o que é trabalho bem feito aqui em Goiania!

    porque você não faz um post sobre esses “clubes medios”?
    pra mim são melhores que a maioria que se diz grande por ai, que sobrevivem apenas da midia e outra, essa de grande e pequeno vai cair por terra nos proximos campeonatos…

  • Leonardo

    Lucas diz: “Não, campeonato de pontos corridos não premia o melhor time: premia o mais regular”.

    Com isso você está argumentando que não existe método ontológico pra se atestar o que seja um “melhor time”, né? Porque essa ressalva é quase uma contestação do bem comum no mundo…

    Foi difícil se acostumar ao sistema de “liga” do Campeonato Brasileiro, mas fica claro que ele tem amadurecido o futebol brasileiro e, aos poucos (pois ainda se lê comentário como o anterior), a torcida também.

    Abraço,
    Leonardo

  • Leonardo

    Lucas diz: “Não, campeonato de pontos corridos não premia o melhor time: premia o mais regular”.

    Com isso você está argumentando que não existe método ontológico pra se atestar o que seja um “melhor time”, né? Porque essa ressalva é quase uma contestação do bem comum no mundo…

    Foi difícil se acostumar ao sistema de “liga” do Campeonato Brasileiro, mas fica claro que ele tem amadurecido o futebol brasileiro e, aos poucos (pois ainda se lê comentário como o anterior), a torcida também.

    Abraço,
    Leonardo

  • http://www.umtudo.com/qual-a-melhor-forma-de-disputa-do-brasileirao/ Vitor

    Escrevi sobre isso há alguns dias e concordo com vc.
    Respondendo ao Lucas (que aposto fazer parte da gama de torcedores de time nos quais o planejamento é tão bom quanto o do Fluminense):
    O mais regular é o melhor. Se não, o que faz pra vc o melhor time? Ter um elenco cheio de nomes? Lembra do Flamengo em 96? Ano do centenário? Pois é, to vendo o Corinthians ir para o mesmo rumo. O melhor time é aquele mais regular, é o que ganha mais e perde menos.
    Concordo que o Inter em 2005 teve outras chances de ganhar, e vc vai concordar comigo que o Corinthians não foi beneficiado só no penalti sobre o Tinga. O campeonato de 2005 é uma das maiores vergonhas do futebol brasileiro.
    Libertadores = campeonato internacional. Liga dos Campeões e Copa do Mundo? Idem, infeliz a comparação de emoção. São torneios internacionais onde estão presentes os melhores clubes. Olha a tabela do brasileiro desse ano e me diga, caso o campeonato acabe em duas rodadas, quantos times tem chance de ser campeão? Quantas “finais” teriamos? Isso não é emoção? Só se seu time não estiver na luta, brigar por sulamericana realmente não é emoção.
    O campeão do brasileiro GERALMENTE é conhecido com 10 rodadas de antecipação? Peço que cite UM ano em que isso aconteceu.
    E pra encerrar seu comentário, planejamento passa longe de ser prioridade?
    Isso só pode ser brincadeira.

  • http://www.umtudo.com/qual-a-melhor-forma-de-disputa-do-brasileirao/ Vitor

    Escrevi sobre isso há alguns dias e concordo com vc.
    Respondendo ao Lucas (que aposto fazer parte da gama de torcedores de time nos quais o planejamento é tão bom quanto o do Fluminense):
    O mais regular é o melhor. Se não, o que faz pra vc o melhor time? Ter um elenco cheio de nomes? Lembra do Flamengo em 96? Ano do centenário? Pois é, to vendo o Corinthians ir para o mesmo rumo. O melhor time é aquele mais regular, é o que ganha mais e perde menos.
    Concordo que o Inter em 2005 teve outras chances de ganhar, e vc vai concordar comigo que o Corinthians não foi beneficiado só no penalti sobre o Tinga. O campeonato de 2005 é uma das maiores vergonhas do futebol brasileiro.
    Libertadores = campeonato internacional. Liga dos Campeões e Copa do Mundo? Idem, infeliz a comparação de emoção. São torneios internacionais onde estão presentes os melhores clubes. Olha a tabela do brasileiro desse ano e me diga, caso o campeonato acabe em duas rodadas, quantos times tem chance de ser campeão? Quantas “finais” teriamos? Isso não é emoção? Só se seu time não estiver na luta, brigar por sulamericana realmente não é emoção.
    O campeão do brasileiro GERALMENTE é conhecido com 10 rodadas de antecipação? Peço que cite UM ano em que isso aconteceu.
    E pra encerrar seu comentário, planejamento passa longe de ser prioridade?
    Isso só pode ser brincadeira.

  • André

    Aqui em Portugal nunca conheci o sistema “mata-mata” no campeonato, há já muitas décadas que se baseia em pontos corridos. Tem os seus altos e baixos. É provavelmente menos supreendente e emocionante, mas é mais justo. Ás vezes um jogo é decidido num lance de sorte e acaba por ganhar a pior equipa. Se esse jogo for a final, existem nomes no palmarés que não merecem lá estar.

    A longo prazo, talvez reduza a competitividade entre equipas nacionais, mas aumenta essa competitividade para com os rivais internacionais, já que as coisas tendem a estabilizar para as melhores equipas, permitindo-lhes ganhar mais dinheiro, estruturarem-se e reforçarem-se melhor, e assim concentrarem-se mais para o nivel internacional.
    Isso acontece aqui em Portugal. O campeonato não é tão disputado como o Brasileiro (resume-se a 3 equipas “grandes” e um outsider de décadas a décadas) mas as equipas que vão estabilizando como as melhores começam a alcançar melhores resultados internacionais. Exemplos disso são o Benfica (neste momento a viverem de memórias) e o Porto (actualmente a melhor equipa, 11 campeonatos nos últimos 15 anos) que ao se instalarem confortavelmente no top português puderam começar a almejarem melhores resultados na Liga dos Campeões (Benfica potência europeia nos anos 60/70, Porto nos anos 80 até á actualidade uma presença regular com bons resultados e mesmo alguns títulos europeus).

    Como tudo na vida nada é perfeito, e resume-se a medir os prós e contras.

  • André

    Aqui em Portugal nunca conheci o sistema “mata-mata” no campeonato, há já muitas décadas que se baseia em pontos corridos. Tem os seus altos e baixos. É provavelmente menos supreendente e emocionante, mas é mais justo. Ás vezes um jogo é decidido num lance de sorte e acaba por ganhar a pior equipa. Se esse jogo for a final, existem nomes no palmarés que não merecem lá estar.

    A longo prazo, talvez reduza a competitividade entre equipas nacionais, mas aumenta essa competitividade para com os rivais internacionais, já que as coisas tendem a estabilizar para as melhores equipas, permitindo-lhes ganhar mais dinheiro, estruturarem-se e reforçarem-se melhor, e assim concentrarem-se mais para o nivel internacional.
    Isso acontece aqui em Portugal. O campeonato não é tão disputado como o Brasileiro (resume-se a 3 equipas “grandes” e um outsider de décadas a décadas) mas as equipas que vão estabilizando como as melhores começam a alcançar melhores resultados internacionais. Exemplos disso são o Benfica (neste momento a viverem de memórias) e o Porto (actualmente a melhor equipa, 11 campeonatos nos últimos 15 anos) que ao se instalarem confortavelmente no top português puderam começar a almejarem melhores resultados na Liga dos Campeões (Benfica potência europeia nos anos 60/70, Porto nos anos 80 até á actualidade uma presença regular com bons resultados e mesmo alguns títulos europeus).

    Como tudo na vida nada é perfeito, e resume-se a medir os prós e contras.

  • Felipe

    Sempre preferi o mata-mata. infinitas vezes mais concorrido.
    faz falta as confusões de estadio em dia de final.
    a tensão antes do jogo.
    isso não tem preço.

  • Felipe

    Sempre preferi o mata-mata. infinitas vezes mais concorrido.
    faz falta as confusões de estadio em dia de final.
    a tensão antes do jogo.
    isso não tem preço.

  • Rômulo

    O fato de uns times 8 de meio de tabela não brigarem por nada não é por causa dos pontos corridos e sim porque a Copa Sulamericana segue um formato tosco e nada atrativo, nem se compara a Liga da Europa (antiga Copa da Uefa)… é muito fácil se classificar para a Sulamericana e ela não tem importância praticamente nenhuma depois. Se ela tiver o formato alterado para seguir o mesmo da Liga da Europa, certamente ganharemos não só um campeonato nacional ainda melhor, como tbm uma competição internacional interessante e disputada além da libertadores.

  • Rômulo

    O fato de uns times 8 de meio de tabela não brigarem por nada não é por causa dos pontos corridos e sim porque a Copa Sulamericana segue um formato tosco e nada atrativo, nem se compara a Liga da Europa (antiga Copa da Uefa)… é muito fácil se classificar para a Sulamericana e ela não tem importância praticamente nenhuma depois. Se ela tiver o formato alterado para seguir o mesmo da Liga da Europa, certamente ganharemos não só um campeonato nacional ainda melhor, como tbm uma competição internacional interessante e disputada além da libertadores.

  • http://www.meadiciona.com/iuri_menconca Iuri Mendonça

    sem duvida o sistema de pontos corridos é o mais justo pois premia o melhor time ao longo desses 9 meses de campeonato, mas convenhamos que é um saco… não estou defendendo a volta do mata-mata como era, mas sim uma mescla dos dois formatos… porque os 4 primeiros não se confrontam (no caso 1º contra 4º e 2º contra 3º)??? teriamos mais 2 ou 3 semanas de campeonato (jogando quarta e domingo) e ganhariamos novamente parte daquele charme que o futebol tinha no caso da final poderia ser um jogo somente para encurtar mais e em campo neutro (como é o caso da champions) imagina a cena, um flamengo e corinthians no estádio rei pelé em goiais decidindo o campeonato brasileiro… é ou não é receita de jogo histórico???

  • http://www.meadiciona.com/iuri_menconca Iuri Mendonça

    sem duvida o sistema de pontos corridos é o mais justo pois premia o melhor time ao longo desses 9 meses de campeonato, mas convenhamos que é um saco… não estou defendendo a volta do mata-mata como era, mas sim uma mescla dos dois formatos… porque os 4 primeiros não se confrontam (no caso 1º contra 4º e 2º contra 3º)??? teriamos mais 2 ou 3 semanas de campeonato (jogando quarta e domingo) e ganhariamos novamente parte daquele charme que o futebol tinha no caso da final poderia ser um jogo somente para encurtar mais e em campo neutro (como é o caso da champions) imagina a cena, um flamengo e corinthians no estádio rei pelé em goiais decidindo o campeonato brasileiro… é ou não é receita de jogo histórico???

  • http://www.meadiciona.com/iuri_menconca Iuri Mendonça

    correção o estadio rei pelé é em alagoas….

  • http://www.meadiciona.com/iuri_menconca Iuri Mendonça

    correção o estadio rei pelé é em alagoas….

  • http://www.meadiciona.com/iuri_menconca Iuri Mendonça

    sem duvida o sistema de pontos corridos é o mais justo pois premia o melhor time ao longo desses 9 meses de campeonato, mas convenhamos que é um saco… não estou defendendo a volta do mata-mata como era, mas sim uma mescla dos dois formatos… porque os 4 primeiros não se confrontam (no caso 1º contra 4º e 2º contra 3º)??? teriamos mais 2 ou 3 semanas de campeonato (jogando quarta e domingo) e ganhariamos novamente parte daquele charme que o futebol tinha no caso da final poderia ser um jogo somente para encurtar mais e em campo neutro (como é o caso da champions) imagina a cena, um flamengo e corinthians no estádio rei pelé em alagoas decidindo o campeonato brasileiro… é ou não é receita de jogo histórico???

  • http://www.meadiciona.com/iuri_menconca Iuri Mendonça

    sem duvida o sistema de pontos corridos é o mais justo pois premia o melhor time ao longo desses 9 meses de campeonato, mas convenhamos que é um saco… não estou defendendo a volta do mata-mata como era, mas sim uma mescla dos dois formatos… porque os 4 primeiros não se confrontam (no caso 1º contra 4º e 2º contra 3º)??? teriamos mais 2 ou 3 semanas de campeonato (jogando quarta e domingo) e ganhariamos novamente parte daquele charme que o futebol tinha no caso da final poderia ser um jogo somente para encurtar mais e em campo neutro (como é o caso da champions) imagina a cena, um flamengo e corinthians no estádio rei pelé em alagoas decidindo o campeonato brasileiro… é ou não é receita de jogo histórico???

  • http://www.projetoppt.blogspot.com/ Reinaldo

    As palestras, congressos e seminários, são ferramentas fundamentais na formação cultural. Nela encontramos conceitos, informações de todos os tipos e tantas outras possibilidades de aprendizado (71) 8193-0612 / 8744-1287.

  • http://www.projetoppt.blogspot.com Reinaldo

    As palestras, congressos e seminários, são ferramentas fundamentais na formação cultural. Nela encontramos conceitos, informações de todos os tipos e tantas outras possibilidades de aprendizado (71) 8193-0612 / 8744-1287.

  • L. Leite

    “o formato dá o título ao melhor ao longo dos meses de disputa, a não ser quando Tinga é derrubado na área ”

    Ah, Braitner, Miou fino nessa. O internacional poderia ser muito bem o campeão daquele ano se tivesse vencido do Coritiba, que já estava rebaixado. Mas perderam. Agora vem com essa choradeira que NÃO É COISA DE HOMEM.

    Respeitem a decisão do árbitro nesse caso. Nunca provaram e nem vão provar que ele roubou, diferente daquele outro juiz que confessou neste mesmo ano.

  • L. Leite

    “o formato dá o título ao melhor ao longo dos meses de disputa, a não ser quando Tinga é derrubado na área ”

    Ah, Braitner, Miou fino nessa. O internacional poderia ser muito bem o campeão daquele ano se tivesse vencido do Coritiba, que já estava rebaixado. Mas perderam. Agora vem com essa choradeira que NÃO É COISA DE HOMEM.

    Respeitem a decisão do árbitro nesse caso. Nunca provaram e nem vão provar que ele roubou, diferente daquele outro juiz que confessou neste mesmo ano.

  • Marcelo Cabral

    Já defendo a proposta de mesclar os dois formatos a anos, mas minha ideia é um pouco diferente do Iuri Mendonça. Se um time dispara na liderança sem dúvida esse é o melhor time e merece o campeonato. Mas e se na ultima rodada o vice fica a 3 ou menos pontos do lider? Que tal um confronto direto entre o líder e o vice pra ver quem realmente é o melhor? Se o vice ganhar o jogo “final” extra ele soma 3 pontos e é campeao, se empatar, cada um soma 1 ponto e o lider, lógico, é campeao, ou o lider vai definitivamente confirmar seu favoritismo e ganhar o jogo sendo o campeao.

    Caso essa regra já existisse nos seis campeonatos de pontos corridos, a “Grande Final” teria acontecido por tres vezes:

    01- em 2004, o lider Santos terminou com 89 pontos e o vice Atletico-PR com 86 pontos;
    02- em 2005, o Corinthians terminou com 81 e o Inter com 78
    03- em 2008, o São Paulo terminou com 75 e o Grêmio com 72
    Nos outros anos o líder disparou e terminou bem a frente do vice mostrando que realmente era melhor e mereceu o campeonato: em 2003 o Cruzeiro com 13 pontos a frente, o São paulo em 2006 com 9 e em 2007 com 15.

    Teríamos assim o melhor aspecto de cada tipo de campeonato, o jogo final do tipo mata-mata, e o reconhecimento dos melhores times do tipo ponto corrido.

    O que vcs acham?

  • Marcelo Cabral

    Já defendo a proposta de mesclar os dois formatos a anos, mas minha ideia é um pouco diferente do Iuri Mendonça. Se um time dispara na liderança sem dúvida esse é o melhor time e merece o campeonato. Mas e se na ultima rodada o vice fica a 3 ou menos pontos do lider? Que tal um confronto direto entre o líder e o vice pra ver quem realmente é o melhor? Se o vice ganhar o jogo “final” extra ele soma 3 pontos e é campeao, se empatar, cada um soma 1 ponto e o lider, lógico, é campeao, ou o lider vai definitivamente confirmar seu favoritismo e ganhar o jogo sendo o campeao.

    Caso essa regra já existisse nos seis campeonatos de pontos corridos, a “Grande Final” teria acontecido por tres vezes:

    01- em 2004, o lider Santos terminou com 89 pontos e o vice Atletico-PR com 86 pontos;
    02- em 2005, o Corinthians terminou com 81 e o Inter com 78
    03- em 2008, o São Paulo terminou com 75 e o Grêmio com 72
    Nos outros anos o líder disparou e terminou bem a frente do vice mostrando que realmente era melhor e mereceu o campeonato: em 2003 o Cruzeiro com 13 pontos a frente, o São paulo em 2006 com 9 e em 2007 com 15.

    Teríamos assim o melhor aspecto de cada tipo de campeonato, o jogo final do tipo mata-mata, e o reconhecimento dos melhores times do tipo ponto corrido.

    O que vcs acham?

  • Gustavo Castro

    Esporte, e principalmente o Futebol, não foi feito para ser justo, foi feito para ser emocionante.

    Além disso, com os pontos corridos estão terminando antigas rivalidades interestaduais, que eu particularmente achava mt interessante.

    Volta Mata-Mata!

  • Gustavo Castro

    Esporte, e principalmente o Futebol, não foi feito para ser justo, foi feito para ser emocionante.

    Além disso, com os pontos corridos estão terminando antigas rivalidades interestaduais, que eu particularmente achava mt interessante.

    Volta Mata-Mata!

  • http://www.quattrotratti.com/ Braitner Moreira

    Bom, só pra contar uma coisa, eu não tô chorando no lance do Tinga. Não torço pra time paulista, nem pra gaúcho, então pra mim tanto faz quem levasse o campeonato daquele ano. Só peguei de exemplo o lance mais ridículo de interferência que me veio à cabeça. Um daqueles que seria ainda mais histórico num mata-mata.

  • http://www.quattrotratti.com Braitner Moreira

    Bom, só pra contar uma coisa, eu não tô chorando no lance do Tinga. Não torço pra time paulista, nem pra gaúcho, então pra mim tanto faz quem levasse o campeonato daquele ano. Só peguei de exemplo o lance mais ridículo de interferência que me veio à cabeça. Um daqueles que seria ainda mais histórico num mata-mata.

  • Ricardo

    Como já dizia meu saudoso amigo: “O pior resultado depois da derrota é o impate”
    Acho que o mata-mata seja mais emocionante, mas os pontos corridos são mais justos.
    No mata-mata um time qualquer pode dar uma sorte dos infernos e conseguir desbancar um ou time qualquer. Não por ser melhor, mas sim por pura sorte.
    Quantas vezes vocês já não viram um jogo e disseram “po, o outro time jogou bem melhor, era pra ter ganhado”.
    Os pontos corridos fazem com que os times tentem se manter na regularidade por mais tempo, se mostrando assim superiores aos outros.

  • Ricardo

    Como já dizia meu saudoso amigo: “O pior resultado depois da derrota é o impate”
    Acho que o mata-mata seja mais emocionante, mas os pontos corridos são mais justos.
    No mata-mata um time qualquer pode dar uma sorte dos infernos e conseguir desbancar um ou time qualquer. Não por ser melhor, mas sim por pura sorte.
    Quantas vezes vocês já não viram um jogo e disseram “po, o outro time jogou bem melhor, era pra ter ganhado”.
    Os pontos corridos fazem com que os times tentem se manter na regularidade por mais tempo, se mostrando assim superiores aos outros.

  • afrânio jr.

    Bom texto! É exatamente isso, os pontos corridos premiarão os bem estruturados e bem planejados, e todos os clubes serão obrigados a se reformularem, e isso vai ser ótimo para o futebol brasileiro.

  • afrânio jr.

    Bom texto! É exatamente isso, os pontos corridos premiarão os bem estruturados e bem planejados, e todos os clubes serão obrigados a se reformularem, e isso vai ser ótimo para o futebol brasileiro.

  • Emilio Rothmans

    tá certo que ficou menos bagunçado, mais no formato antigo tinhamos os 8 melhores, ou os 8 primeiros decidindo o titulo, hoje dois ou tres decidem o titulo a 10 rodadas do final e com times na zona do rebaixamento, prefiro o formato antigo, futebol é como a vida… cheia de altos e baixos, agora essa estória de regularidade pra quê? em futebol a gente quer emoção, invasão de campo, juiz ladrão, jogo as 8 horas da noite na quarta e 5 horas no domingo, pra quem não vai no estadio, somente pelo radio! e não aquela coisa certinha e cheia de moral pra dar que virou o futebol de hoje!

  • Emilio Rothmans

    tá certo que ficou menos bagunçado, mais no formato antigo tinhamos os 8 melhores, ou os 8 primeiros decidindo o titulo, hoje dois ou tres decidem o titulo a 10 rodadas do final e com times na zona do rebaixamento, prefiro o formato antigo, futebol é como a vida… cheia de altos e baixos, agora essa estória de regularidade pra quê? em futebol a gente quer emoção, invasão de campo, juiz ladrão, jogo as 8 horas da noite na quarta e 5 horas no domingo, pra quem não vai no estadio, somente pelo radio! e não aquela coisa certinha e cheia de moral pra dar que virou o futebol de hoje!

  • Adrian Sial

    ‘mas empatou com os “rebaixáveis” pernambucanos.’

    porque rebaixáveis? algo contra pernambuco? :S
    não sou nem sport nem nautico, torço p santa cruz, maaaas chamar os times de rebaixáveis apesar dá má fase é lasca, porque não rebaixáveis botafogo e fluminense? eu sei que o jogo do atletico na ocasião nao foi contra nenhum dos dois, mas me pareceu um comentário preconceituoso.

  • Adrian Sial

    ‘mas empatou com os “rebaixáveis” pernambucanos.’

    porque rebaixáveis? algo contra pernambuco? :S
    não sou nem sport nem nautico, torço p santa cruz, maaaas chamar os times de rebaixáveis apesar dá má fase é lasca, porque não rebaixáveis botafogo e fluminense? eu sei que o jogo do atletico na ocasião nao foi contra nenhum dos dois, mas me pareceu um comentário preconceituoso.

  • Renato Almeida

    Os mesmos que gostam de pontos corridos, gostam de natacao, onde so ganha o phelps, os mesmo que gostam de tenis, onde so ganha nadal ou federer ha uns 10 anos, o que adorou o shumacher vencer 5 campeonatos seguidos, e por ai vai.

    Quando entenderem que a coisa mais bonita do futebol eh ver o Brasil desacreditado crescer e ser campeao numa copa do mundo, vao voltar com o mata-mata-sou-europeu-frio-e-nao-canto-nos-estadios.

    A essencia do futebol sempre foi seu modo imprevisivel de ser. No brasil onde a maior parte de patrocinio, cotas, e etc se concentram em SP, como podemos falar em justica, quando o assunto eh pontos corridos?

    Eu nem choro a perda do grande sistema de mata-mata, com campeonato com 25 times, classificando os 8 primeiros. Mas que era muito, mas muito mais foda, ninguem pode discordar.

    Ai eu pergunto…desde quando o esporte nasceu pra ser justo??? Futebol nao eh tribunal de pequenas causas. Ver zubizarreta falhando em copa do mundo, michael jordan crescendo nos play-offs, espirito de equipe fazer a diferenca na reta final do campeonato. ISSO FAZ PARTE DO ESPORTE. O erro, a redencao, a luta, o coracao.

    Os pontos corridos apenas tiraram essa emocao que tinha. Palmeiras pode ter o jogo do titulo contra um nautico da vida. Deveras emocionante. =)

  • Renato Almeida

    Os mesmos que gostam de pontos corridos, gostam de natacao, onde so ganha o phelps, os mesmo que gostam de tenis, onde so ganha nadal ou federer ha uns 10 anos, o que adorou o shumacher vencer 5 campeonatos seguidos, e por ai vai.

    Quando entenderem que a coisa mais bonita do futebol eh ver o Brasil desacreditado crescer e ser campeao numa copa do mundo, vao voltar com o mata-mata-sou-europeu-frio-e-nao-canto-nos-estadios.

    A essencia do futebol sempre foi seu modo imprevisivel de ser. No brasil onde a maior parte de patrocinio, cotas, e etc se concentram em SP, como podemos falar em justica, quando o assunto eh pontos corridos?

    Eu nem choro a perda do grande sistema de mata-mata, com campeonato com 25 times, classificando os 8 primeiros. Mas que era muito, mas muito mais foda, ninguem pode discordar.

    Ai eu pergunto…desde quando o esporte nasceu pra ser justo??? Futebol nao eh tribunal de pequenas causas. Ver zubizarreta falhando em copa do mundo, michael jordan crescendo nos play-offs, espirito de equipe fazer a diferenca na reta final do campeonato. ISSO FAZ PARTE DO ESPORTE. O erro, a redencao, a luta, o coracao.

    Os pontos corridos apenas tiraram essa emocao que tinha. Palmeiras pode ter o jogo do titulo contra um nautico da vida. Deveras emocionante. =)

  • Charlie

    O lance do Tinga foi apenas a cereja do bolo, o Gran Finale de um campeonato declaradamente(até pelo presidente do corinthians) roubado.

    Um time é líder daqui a pouco acorda precisando jogar partidas de novo para voltar á liderança. Tudo bem que poderia ter ganho do Coritiba depois, mas vcs devem concordar q o estado anímico do time era outro. Sem falar q neste tipo de campeonato é bem mais fácil roubar. Um lance aqui, outro ali, daqui a pouco em algum jogo beneficie claramente algum time que poderá vir a “chorar” para que sempre q abrirem a boca se diga,” mas teve aquele jogo com 2 gols em impedimento, não podem reclamar”.

    Em um país onde não existe uma diferença colossal entre os times, diferentemente da Europa onde 2 ou 3 são muito superiores, a força política faz muito a diferença. Acompanhem os absurdos nos julgamentos do STJD, a imprensa tendenciosa,as arbitragens que mais sabem roubar em todo mundo. Um time aqui tem 5 lances de pênalti, 2 deles escandalosos em um só jogo(palmeiras), e com um brilhante trabalho da imprensa as pessoas acabam transformando os pênaltis em lances de interpretação.

    Campeonato bom é a Libertadores, brasileirão é pura maracutaia, a cara do nosso país.

  • Charlie

    O lance do Tinga foi apenas a cereja do bolo, o Gran Finale de um campeonato declaradamente(até pelo presidente do corinthians) roubado.

    Um time é líder daqui a pouco acorda precisando jogar partidas de novo para voltar á liderança. Tudo bem que poderia ter ganho do Coritiba depois, mas vcs devem concordar q o estado anímico do time era outro. Sem falar q neste tipo de campeonato é bem mais fácil roubar. Um lance aqui, outro ali, daqui a pouco em algum jogo beneficie claramente algum time que poderá vir a “chorar” para que sempre q abrirem a boca se diga,” mas teve aquele jogo com 2 gols em impedimento, não podem reclamar”.

    Em um país onde não existe uma diferença colossal entre os times, diferentemente da Europa onde 2 ou 3 são muito superiores, a força política faz muito a diferença. Acompanhem os absurdos nos julgamentos do STJD, a imprensa tendenciosa,as arbitragens que mais sabem roubar em todo mundo. Um time aqui tem 5 lances de pênalti, 2 deles escandalosos em um só jogo(palmeiras), e com um brilhante trabalho da imprensa as pessoas acabam transformando os pênaltis em lances de interpretação.

    Campeonato bom é a Libertadores, brasileirão é pura maracutaia, a cara do nosso país.

  • Charlie

    Com pontos corridos, o campeão é pré-determinado, eu não tenho nenhuma dúvida disso. Se forem esmiuçadas as partidas, os pequenos “errinhos” a favor de determinadas equipes vão minando completamente seus adversários.

    Ao final do campeonato vão falar apenas de lances capitais, gols anulados, pênaltis, aonde tudo fica meio que igualado. Assistam a um jogo do Vasco na série B vcs vão ver exatamente o que eu estou falando. E não adianta reclamar, os analistas de arbitragem conseguem ser piores ainda.

    Pontos corridos no Brasil me soa como um grande teatro. Quando tem play-off, cara a cara, se vê quem é quem, e aí pra roubar não é bem assim. E é bem mais emocionante.

  • Charlie

    Com pontos corridos, o campeão é pré-determinado, eu não tenho nenhuma dúvida disso. Se forem esmiuçadas as partidas, os pequenos “errinhos” a favor de determinadas equipes vão minando completamente seus adversários.

    Ao final do campeonato vão falar apenas de lances capitais, gols anulados, pênaltis, aonde tudo fica meio que igualado. Assistam a um jogo do Vasco na série B vcs vão ver exatamente o que eu estou falando. E não adianta reclamar, os analistas de arbitragem conseguem ser piores ainda.

    Pontos corridos no Brasil me soa como um grande teatro. Quando tem play-off, cara a cara, se vê quem é quem, e aí pra roubar não é bem assim. E é bem mais emocionante.

  • pedro.ivo

    Ridículo você desmerecer (de froma bem disfarçada, diga-se de passgaem) o título de 2005. Só ridículo.
    O penalti não marcado é histórico, mas o escandalo da arbitragem é detalhe? Incoerente.

  • pedro.ivo

    Ridículo você desmerecer (de froma bem disfarçada, diga-se de passgaem) o título de 2005. Só ridículo.
    O penalti não marcado é histórico, mas o escandalo da arbitragem é detalhe? Incoerente.

  • http://papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    Braitner, artigo mto bem colocado e lúcido, compartilho de sua opinião sobre as benesses do sistema de pontos corridos para o esporte.

    Fortalece o futebol como um todo.

    Fiquei sinceramente surpreso ao ver tantas pessoas querendo a volta do mata-mata.

    Depois reclamam que o futebol aqui não tem estrutura, que todo jogador quer ir pra europa, etc, etc..

    ÓBVIO. Os mesmos que reclamam são os imediatistas que querem ver mata-mata e “foda-se o resto”. Façam me o favor. Pensar no longo prazo faz bem.

  • http://papodehomem.com.br Guilherme Nascimento Valadares

    Braitner, artigo mto bem colocado e lúcido, compartilho de sua opinião sobre as benesses do sistema de pontos corridos para o esporte.

    Fortalece o futebol como um todo.

    Fiquei sinceramente surpreso ao ver tantas pessoas querendo a volta do mata-mata.

    Depois reclamam que o futebol aqui não tem estrutura, que todo jogador quer ir pra europa, etc, etc..

    ÓBVIO. Os mesmos que reclamam são os imediatistas que querem ver mata-mata e “foda-se o resto”. Façam me o favor. Pensar no longo prazo faz bem.

  • Carlos Sousa

    O sistema de pontos corridos obrigou os clubes a se renovarem. O futebol brasileiro saiu da mesmice chata e madorrenta que abria a possibilidade de premiar a incompetência tanto dos clubes desorganizados quanto da arbitragem. A volta do mata-mata pode ser um anseio dos clubes cariocas e dos clubes pequenos do interior. Os cariocas porque ainda vivem da saudade dos antigos Fla-Flu de meados do século passado. Os clubes do interior querem o mata-mata porque é uma forma de transformar o principal campeonato nacional em uma Segunda Copa do Brasil.
    Essa aberração de mata-mata na série A já era.
    O que precisamos agora é mudar outras coisas:
    - Fim dos regionais
    - Adequação do calendário
    - Menos clubes na série A
    - Mais atenção aos torneios internacionais, pois é um absurdo ter rodada de série A no mesmo dia de Libertadores
    - Estádios mais decentes gramados sem buracos. Nesse ponto a CBF deveria bater o martelo. Gramado e estádio ruins não podem entrar na série A.
    - Horários mais humanos. Um país inteiro não pode ser refém de uma única emissora de TV.
    - Menos violência dentro e fora dos estádios
    - Sistema de transportes decente

    Tem muita gente achando que o Brasil já é país de 1º mundo, mas temos MUITO que andar antes de chegar lá.

  • Carlos Sousa

    O sistema de pontos corridos obrigou os clubes a se renovarem. O futebol brasileiro saiu da mesmice chata e madorrenta que abria a possibilidade de premiar a incompetência tanto dos clubes desorganizados quanto da arbitragem. A volta do mata-mata pode ser um anseio dos clubes cariocas e dos clubes pequenos do interior. Os cariocas porque ainda vivem da saudade dos antigos Fla-Flu de meados do século passado. Os clubes do interior querem o mata-mata porque é uma forma de transformar o principal campeonato nacional em uma Segunda Copa do Brasil.
    Essa aberração de mata-mata na série A já era.
    O que precisamos agora é mudar outras coisas:
    - Fim dos regionais
    - Adequação do calendário
    - Menos clubes na série A
    - Mais atenção aos torneios internacionais, pois é um absurdo ter rodada de série A no mesmo dia de Libertadores
    - Estádios mais decentes gramados sem buracos. Nesse ponto a CBF deveria bater o martelo. Gramado e estádio ruins não podem entrar na série A.
    - Horários mais humanos. Um país inteiro não pode ser refém de uma única emissora de TV.
    - Menos violência dentro e fora dos estádios
    - Sistema de transportes decente

    Tem muita gente achando que o Brasil já é país de 1º mundo, mas temos MUITO que andar antes de chegar lá.

  • http://www.futebolinforme.blogspot.com/ Rodi

    acho bom, pois assim vence o melhor do campeonato.

    http://www.futebolinforme.blogspot.com

  • http://www.futebolinforme.blogspot.com Rodi

    acho bom, pois assim vence o melhor do campeonato.

    http://www.futebolinforme.blogspot.com

  • MEL

    QUEM DISSE Q FUTEBOL EH PAPO SÓ DE HOMEM PORRA! MULHER TB GOSTA DE FUTEBOL!!!

  • MEL

    QUEM DISSE Q FUTEBOL EH PAPO SÓ DE HOMEM PORRA! MULHER TB GOSTA DE FUTEBOL!!!

  • http://www.esporetesmaisprincipais.com.br/ nayara

    esse site nao traz quase nada do que nos queremos ver
    as pesquisas ficam incompletas

  • http://www.esporetesmaisprincipais.com.br nayara

    esse site nao traz quase nada do que nos queremos ver
    as pesquisas ficam incompletas

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 3457 artigos
  • 515423 comentários
  • 41599 Leitores no Feed RSS
  • leitores online

Lifestyle Magazine