Papo de Homem

Somos um grupo de caras espalhados pelo Brasil, com gosto por tudo o que a vida oferece de melhor. Relatamos aqui eventos, produtos, ideias e o que mais a imaginação alcançar. Lifestyle Magazine.

Piquet-Gate: O maior escândalo da Fórmula 1?


Publicado por Morroida em 24.9.2009 às 09:32 em As Últimas, Automobilismo, Esportes

Estava eu assistindo a transmissão do Grande Prêmio da Hungria quando recebo o SMS de um amigo: “Põe na Globo que a transmissão lá tá boa!”. Fiquei procurando a Globo e, ao chegar lá, Reginaldo Leme falava que Nelson Piquet Jr, ex-piloto da Renault, teria batido de propósito em Singapura, no ano anterior.

Pronto, estava jogada a merda no ventilador. A notícia se espalharia pelo mundo e monopolizaria toda e qualquer coisa falada sobre F1 durante o mês de agosto.

Problemas, problemas, problemas

A F1 sempre foi recheada de problemas, inclusive alguns dizem que ai está a grande graça da coisa toda.

piquet1

Piquet + muro = Alonso em primeiro.

Temos problemas políticos. Veja por exemplo a Fota (associação das equipes) ameaçando que todas sairiam e criariam um campeonato paralelo por não concordar com as regras que diminuiriam a competitividade. Bonzinho eles não? Obviamente uma manobra que garantiu não somente uma promessa de Mosley, presidente da FIA, que ele não tentaria se reeleger agora em novembro, mas também uma revisão na fatia dos direitos de TV (cada equipe recebe uma pequena porcentagem dos direitos de TV), ou seja, mais dinheiro pro bolso.

Problemas técnicos… Alguém lembra os pneus Michelin? A regra dizia que o pneu tinha que ser de uma largura X antes da corrida, mas ninguém falava como tinha que ser durante! A Michelin fez pneus que aumentavam a largura com o aumento de temperatura, e então durante a corrida dando os carro conseguiam mais aderência. Brigas, brigas e mais brigas, a Ferrari, que não usava os Michelin, ganhou todas as 5 corridas restantes e foi campeã.

Imbecilidade extrema falar que este foi o pior problema que a F1 já presenciou. OK, um piloto se acidentou de propósito e estão criticando o cara por isso.

O caso Senna X Prost

Vocês se lembram, por acaso, no final da década de 80, dois “pequenos” acidentes causados por ninguém mais ninguém menos que Senna e Prost? Quem vencesse a corrida seria campeão, perguntaram a Prost se ele deixaria Senna passar, ele respondeu prontamente que se Senna tentasse iria tirá-lo da corrida. Na primeira curva, Senna exagerou na dose, freou em cima e Prost não pensou duas vezes, socou o carro em cima de Senna, os dois saíram da corrida e Prost sagrou-se campeão.

No ano seguinte, na mesma corrida, decisão de campeonato, no final da reta Senna estava atrás e simplesmente não freou. Acertou Prost em cheio, os dois carros voaram para a caixa de brita totalmente destruídos e Senna foi campeão.

No final da corrida ainda falou que fez e fez de propósito.

Vídeo no YouTube

Ao que tudo indica, erros são justificáveis se você é campeão

Bater a 30 km/h numa curva longe de todo mundo: RUIM. Causar o acidente acima para ganhar campeonato: GENIAL.

E Schummacher, em 2006, que parou no meio da corrida em Mônaco? E Schummacher, novamente, que tirou Hill de uma prova em Adelaide arregaçando o carro de ambos?

OK, deixa eu entender então: bater no final de uma reta a 250 km/h no seu oponente e destruir ambos os carros afim de ganhar o título ninguém reclama. Bater sozinho, sem ninguém por perto, a 40km/h, e você é o grande vilão no maior escândalo da F1?

A desculpa de que isso alterou resultado de corridas também não é valida. Simplesmente todas as equipes nas últimas décadas previlegiaram um piloto mais que o outro e alternaram posições. Bater pro seu companheiro ganhar é ruim, mas ficar alguns segundos a mais no pit enquanto seu companheiro te ultrapassa, não? Frear a poucos metros da linha de chegada, indo devagarzinho pro seu companheiro passar a milhão (Barrichello e Schumi) é coisa de gente legal?

Não há desculpas, alteração de resultado é alteração de resultado, não importa como.

Pior ainda, falar que o Piquet-Gate surgiu porque Piquet Jr é mimado e “dedurou” Briatore após ser despedido é típico de quem lê qualquer cobertura da F1 no Brasil. Não faça isso, caro usuário deste prestigioso site.

Imagine que você é um engenheiro de alguma equipe, estudou 20 anos e há 30 trabalha com F1, vendo carros, números, batidas e corridas todo dia. Na hora em que o cara bateu, você não pensaria “Hmm, isso não está certo”? Foi o que aconteceu entre todas as equipes. Assim que acabou a corrida, já corria a conversa nos bastidores que a coisa foi armada, mas como provar isso? Impossível. Felipe Massa, que liderava a prova em que Piquet bateu, questionou Flavio Briatore pessoalmente sobre o acidente.

piquet2

Trio amoroso da Renault.

É fato: todo mundo sabia

A FIA foi avisada, ano passado, de uma possível farsa mas nada fez. Por quê? Política, óbvio, e isso tem um nome: Mosley.

Nosso querido Max “Spanky” Mosley sairá da F1 agora no final do ano, quando ocorre uma nova eleição para presidente da FIA. Não vai, no entanto, sem levar junto todos seus desafetos. Primeiro foi Ron Dennis, agora Briatore.

Não me espanta se Mosley estivesse, durante todo este tempo, com uma carta na manga, esperando para liberar este escândalo e julgar os “culpados” quando lhe fosse conveniente. E veja bem, que momento oportuno, o cara fez isso justamente antes da eleição para presidente da FIA, tirando um cara forte da jogada (Briatore) que era totalmente contra o candidato de Mosley, o ex-ferrarista Jean Todt.

OK, não que o Briatore não merecesse tal punição. O cara está sendo investigado, na Itália, em como ele conseguiu todos os contratos de uma empresa depois que seu concorrente, milagrosamente, teve seu carro explodido e morreu. O cara, sem dúvida, é mafioso da pior espécie e já deveria estar longe da F1 faz tempo.

Mas a maneira que foi feito deixou evidente que Mosley arquitetou perfeitamente o plano. Como todo mundo já sabia da falcatrua, ele chegou para Piquet Jr e ofereceu “imunidade” em caso de confissão. Piquet, que não é bobo, disse OK. Ninguém sai culpado e retira-se, assim, o Briatore da jogada.

Mas e a Renault, você vai me perguntar, não merecia também ser punida? Sim, mas você puniria uma equipe que está prestes a sair da F1 e faria 800 pessoas perderem o emprego? Melhor ainda, Mosley trocou a “imunidade” da Renault por uma certeza que ela continuará no grid ano que vem! (Pode falar o que quiser do Mosley, mas há de se convir uma coisa, o cara é liso!).

Mas e o Alonso?

Pior ainda, e o maior beneficiado desta história, o Alonso? Ahhh queridão, o Alonso é outra história. O espanhol deve ser um dos maiores encrenqueiros da F1. Engraçado que criticam o Nelsinho por “dedurar” a equipe, mas esquecem que Alonso fez a mesma coisa dois anos atrás. Lembram?

Hamilton entrou na McLaren e estava conseguindo resultados um pouco melhores que Alonso. Fernandão deu chilique e disse que não mais compartilharia seu setups de carro com o negão, como pode um novato andar mais que um bicampeão mundial? Esqueceu somente que Hamilton é agenciado pelo chefe, na época, da Mclaren, Sir Ron Dennis! O que nosso querido Ron falou pro Alonso?

“Filho, seguinte, aqui quem manda sou eu, você é meu funcionário e vai passar tudo sim pro meu querido Hamilton”

piquet3

Briatore e a esposa: o amor é lindo. (Inveja).

Veja bem, caro usuário, Alonso não está acostumado com tal coisa. Desde que entrou na F1, Alonso está acostumado a ter a seu favor a equipe toda, todos trabalhando (e roubando) para ele, inclusive o companheiro de equipe batendo a seu favor.

O espanhol não gostou de ser tratado igual a Hamilton e dedurou a Mclaren para a FIA. A Mclaren havia espionado a Ferrari e conseguido todos os desenhos do carro italiano. O engenheiro da Mclaren, o projetista e Alonso discutiram por meses, via email, sobre o carro e como melhorar a Mclaren. Alonso então enviou todos os emails para a FIA.

Caramba, eu me pergunto caro usuário, o cara estava ajudando na maracutaia por meses e saiu como bonzinho da história. Está certo?

Óbvio que, como disse acima, campeão nunca é culpado de nada, ninguém sequer ousou falar que foi picaretagem do espanhol ou que ele era mimado, como fazem com Piquet Jr hoje. Inclusive, vejam o peso da situação, a Mclaren foi multada em 100 milhões de dólares (sim, milhões), a Renault em 0 centavos.

Piquet Jr. errou?

Aliás, vocês podem me criticar, mas eu não acho que Piquet Jr estava 100% errado em acatar a ordem da equipe.

Perguntem ao Fisichella, hoje piloto da Ferrari, ou ao Trulli, o que eles acharam de trabalhar com Briatore. Tudo bem, o salário dos caras é milionário e eles são acostumados com pressão, mas é inegável que todo mundo que foi segundo piloto de Briatore sofreu e acabou, infelizmente, com a carreira destruída.

É duro de se trabalhar com ele e ainda no final do dia você é apenas funcionário de um cara bilionário que não tem escrúpulos. Desde a época em que Briatore trabalhou com Schumacher foi assim, existia um “primeiro piloto” que recebia tudo, e um segundo piloto que nunca tinha o mesmo carro e estava lá para trabalhar pelo primeiro piloto.

Nelson Jr. até teve bons resultados em 2008. Passou Alonso em uma corrida e ganhou alguns pontinhos. Foi o melhor iniciante brasileiro da F1 e, poxa, uns anos antes o cara dividia podium todo final de semana com o Hamilton, em outras categorias. Não me espanta que Alonso fez o mesmo que fez com Hamilton, exigindo que o novato não tivesse preferência nenhuma tanto na corrida, quanto para receber equipamentos novos ou até mesmo nos testes (Piquet Jr fez, acredito, 5 vezes menos testes que Alonso na pré-temporada).

Só que desta vez não era o Ron Dennis que tava lá pra proteger o novato, era Briatore, o mafioso italiano que teve como motorista de casamento seu grande amigo Fernando Alonso (sério).

piquet4

Equipe Renault, quase deixando a F1, imunidade oferecida em troca de garantia de permanência.

Agora me responda, leitor, o que você faria nesta situação? Você é um cara que tem uma equipe inteira contra você, você está vendo seu posto bem pago indo pro saco porque seu próprio empresário favorece outro piloto e não você, você tava bem no começo mas agora está constantemente sob pressão de bons resultados mesmo não recebendo nenhum upgrade do carro e não tendo acesso a nenhuma informação de setup ou de engenharia.

Sejamos realistas, caras, o seu chefe chega pra você e fala “Você rodará aqui”. O que você vai fazer?

Nelson: “Olha me desculpe eu na posição de grande piloto de F1 e milionário do esporte não farei isso”.

Briatore: “Ah, OK, Nelson, desculpe! HAHAHA Quem sou eu de pensar tamanha besteira? Aqui, tome este champagne comigo, caro amigo!”.

Obviamente que é desnecessário dizer que, infelizmente, o “não” era resposta impossível de ser dada por nosso amigo caro senhor Nelson Piquet Jr. Não que isso justifique seu erro. Eu acho sim que ele errou em fazer, mas sejamos realistas, o cara ia fazer o quê? Falar não e ser despedido no dia seguinte? E pior, ser despedido e nunca ter uma prova sequer que você foi despedido porque não aceitou fazer uma trambicagem?

Não sejamos hipócritas em falar que era possível para ele falar não e sair ileso, muito menos falar que esse tipo de coisa aconteceu porque ele é arrogante como o pai. Pouco me importa isso. Quero saber se o cara manda bem atrás do volante, e só, como eu nunca bebi uma cerveja com o cara numa mesa de bar, reservo-me ao direito de não achar nada sobre a personalidade dele.

Como vocês podem ver, o buraco é bem mais embaixo.

Resta a nós, fãs de F1, analisarmos o problema com um pouco mais de frieza e mente aberta a fim de visualizar não só um culpado ou um motivo, mas sim toda trama de interesses políticos e financeiros que move a F1.

PS.: Não, o acidente não tirou o campeonato de Massa como muitos acham. O que tirou o campeonato do Massa foi a burrice da Ferrari, que fez a mangueira enroscar no carro dele durante um pitstop.

Blog Widget by LinkWithin

Foto do autor

Morroida: mentiroso, burro e metido, não sabe nada do que escreve. Copia tudo da Wikipedia.

Outros artigos escritos por Morroida

  • RGolino
    Sá_RJ...vc disse tudo. Um erro não justifica o outro. Além disso, se o seu contrato com a Renault tivesse sido renovado, nada disso teria vindo à tona e ele hoje continuaria amiguinho do Briatore.
  • Luiz
    Morroida, pensei que voce era um completo retardado mental, esse texto me surpreendeu...muito bom msm...
  • Victor
    Ótimo texto. Parabéns morróida :P
  • Carlos
    Só não sei de onde vc tirou o "Piquet Jr.", Fábio... huahuahuahuahuahua
  • Aurora
    Cara
    finalmente vejo alguém lúcido escrever sobre esse assunto. Parabéns!
  • Dr. Firmino Sabe Quase Tudo da
    Pra mim, Formula 1 acabou quando Senna passou reto na
    "tamburelo"

    fatos formulaunzisticos:
    1>nunca vi nenhum pobre pilotando um F1
    2>graças a 15 anos de barrichello, a moral de 8 titulos mundias que o Brasil tinha foi pro ralo!
    3>piquet rules!
    4>esse negocio de segundo piloto começou com o pé de chinelo
    5>galvão bueno narra F1 a 30 anos , até hoje nunca deu nenhum palpite certo!
    6>agora sim, agora sim, agora sim, não!? não! agora... não!?
  • Gabriel Vinicius
    Vendo seu post, acho que o erro do Nelsinho foi justificável

    Parabéns pelo post!
  • Pedro Sergio
    Essa conta entre Nelsinho e Mosley pra mim só fecha no início do ano que vem. Pra mim o acordo entre eles para despachar o Briatore inclui uma vaguinha pro Piquetzinho em uma dessas equipes estreantes do próximo ano. O moleque não iria querer queimar a cara e ainda ficar a pé, e o Mosley pode conseguir uma vaga fácil, é ele quem decide que equipe pode entrar na F-1.
  • Fato que Piquet Jr. agiu como um mero funcionário dentro de uma empresa. É como se um de um de nós trabalhasse em uma grande empresa e o chefe vira "seguinte, você vai ter um aumento/renovação de contrato se você for lá e prejudicar a produção da concorrência, se não você está despedido e queimado para todas as outras empresas". Além disso, o mundo da F1 é movido pelos cartolas, assim como acontece no futebol.
    Sinceramente, acho tão anti-ético o Barrichello deixar o Schumacher passar na linha de chegada quanto o Piquet bater para o Alonso ganhar. A finalidade é a mesma, o cara bater ainda é um pouco mais "disfarçado". Usei o Barrichello apenas como exemplo, mas sei que casos como este ocorrem aos montes na F1. Infelizmente.
  • Texto do morroida sem palavrão?? O.o E sem elogios ao Barrichello?? hahaha
  • Leonardo
    Parabenizo o texto por introduzir várias questões importantes nessa história. Eu, que só acompanho meio por cima, aprendi bastante.

    Grande abraço.
  • anonimo
    artigo fantastico!!!
    descobri que sei mto pouco sobre F1........
    Concordo com o texto, exceto as partes que o 3º comentario ressaltou.....faço minhas as palavras dele...
    Realmente um dos melhores artigos do Pdh.....
  • Cara, de que campeonato você tá falando?
    A Michelin entrou de novo na F1 em 2001 e ficou até 2007.

    Em 2001, de 17, a Ferrari levou 9, McLaren e Williams as restantes, a Ferrari levou as 3 das 5 últimas.
    Em 2002, a Ferrari levou 15 de 17.
    Em 2003, a Ferrari dominou mas não da mesma forma absurda, e das 5 finais levou as 3 últimas em pistas que ela sempre foi bem: Monza, Suzuka (onde ganhou 5 seguidas de 2000 a 2004) e Estados Unidos (onde ganhou 6 das 8 disputadas em Indy).
    Em 2004, outra lavada da Ferrari, levou 15 de 18.
    Em 2005, só deu McLaren e Renault.
    Em 2006, a Ferrari levou 4 das 5 últimas, foi o ano em que a Renault teve o amortecedor de massa proibido e em vez de lutar por vitórias, lutava pra chegar nos pontos. Nada a ver com pneus.

    Eu continuo achando um absurdo um piloto bater deliberadamente para vantagem de outro, assim como acho absurdo um piloto deixar o outro passar na reta de chegada. Mesmo que o campeonato fosse atenuador, em ambos os casos, o campeonato não estava em jogo. Em 2002 o dick ganhou com um pé nas costas, e ano passado a Renault nem ameaçou nada.

    É completamente diferente de esperar no box atrás do companheiro de equipe.
  • Mamadou N'diaye (#29)

    Só uma observação.

    Muito já tá se falando que a tal "testemunha x" nem existiu, só inventaram pra poder dar uma justificativa pelas punições.

    E claro que o Alonso sabia, a tática dele era patética, se num tivesse algo programado ele IA perder. Claro que ele sabia.
  • Thiago dos Reis (#28)

    Como disse, dois pesos e duas medidas.

    Pra mim sacanagem é sacanagem. Vc acha certo o Senna ter sido campeão arregaçando o carro adversário?

    Pra mim ele teria que ganhar ultrapassando o cara que nem macho.
  • Mamadou N'diaye (#29)

    Eu nunca disse que ele é um piloto campeão do mundo.

    Eu acho ele um excelente piloto, assim como o Massa, tem potencial, mas não tem a estrela de campeão.

    PS.: Sim, só no brasil o massa é tido como herói e deus. Infelizmente.
  • Rubens (#30)

    Senna não foi assassinado.

    Leia o relatório que o governo italiano fez sobre a morte. Nem o carro deu problema pra falar a verdade.

    O companheiro de equipe dele disse uma coisa muito interessante... o carro era uma ratoeira ambulante, só eles sabiam o como era difícil de pilotar. Ele comentou que o carro perdeu aderência, e o Sennat eve um reflexo tão rápido que descontrolou o carro.

    Vale a pena ler.
  • Lvcivs (#36)

    A relação com a Renault não tem nada a ver, mesmo porque os motores são fortemente inspecionados.

    Que provavelmente ele usava de alguma maracutaia nào tenha dúvida, afinal o dono da equipe era seu próprio pai, famoso por essas coisas.

    Agora, não acreito que seja nada demais, nada que os outros num faziam.
  • Cambada, a Ferrari nunca usou os Michelin. Eu quis dizer que a ferrari, que NAO usava os michelin, ganhou todas as outras corridas.

    Vou pedir pra corrigirem.
  • Thiago (#31),

    Valeu pela correção. Já atualizamos o post.

    Abraço!
  • Sá_ RJ
    Pra mim sao todos uns canalhas. Todos.

    Imagine que a gente resolva achar que os trambiques do Sarney nao sao tao graves assim, só porque outros de mesmo gênero acontecem desde o Brasil Colônia.

    Outro dia li no Globo que ele disse que "ia ter que recomecar a carreira do 0". Por mim recomecava limpando privadas em Bangu 1, que é lugar de 171.

    Bonitinho, mas muito ordinário...
  • RMB
    #18 - TwoPi

    A Ferrari, não usava pneus Michelin na época da confusão.
    Quem usava era justamente Renault e Mclaren.
    Temporada de 2002.
  • RMB
    Um dos melhores post que eu já li no Papodehomem.
    Parabéns pela opinião.
    F1 é um jogo em equipe. Priorizar 1 piloto é apenas uma das táticas para a vitória da equipe.
  • Lucas Acácio
    Parábens pela matéria!
    Concordo em partes com vc, não acho que Nelson Jr.
    seja tão vítima assim.É apenas um filhinho de papai mimado e nada mais!
  • Thiago!
    Só conserta o "sequer", "se quer" não cabe ali.
  • Só mais uma coisa: melhor estreante ou não, ele ficou marcado pelas batidas. E o 2o lugar dele não conta como mérito próprio para uma definição verdadeira de melhor estreante brasileiro na F1.

    Na GP2 ele andava lado a lado com o Hamilton, mas sempre existiu um rumor forte de que ele tinha motores mais potentes. Lembre-se: os motores da GP2 são da Renault, o Piquet era piloto cotado para ir pra Renault... 2+2..
  • Não cheguei nem na metade de já tem uma penca de erros!

    O Reginaldo deu a notícia no GP da Bélgica, dia 30 de agosto, logo a notícia virou fuzuê durante o mês de setembro.

    A Ferrari ganhou as 5 restantes? Tá doido? A Ferrari não utilizou pneus Michelin nesta última aparição deles na F1. E mesmo que estivesse falando de 1979, a Ferrari-Michelin só ganhou 2 das últimas corridas naquele ano.

    A batida do Senna em 90 também não é tão simples. Senna era pole, Prost com a Ferrari, 2o. Só que o FDP do Ballestre trocou o grid e botou os carros nas posições ímpares (leia-se, Senna) do lado de dentro da pista, que tinha muito menos aderência. O Senna reclamou um monte e aí sim ele falou que que o Prost aparecesse do lado dele ele não ia medir conseqüências (ou não ia frear, enfim, ele fez o q falou q ia fazer).

    Em 89 também rolou muita encrenca com a polêmica da desclassificação do Senna após a batida dos 2, pois o Ballestre era francês como o Prost e o Senna nunca escondeu de que aquele título foi garfado com aquela desclassificação obscura, e que não ia deixar isso acontecer no ano seguinte. A batida de 90 foi vendetta pessoal do Senna contra o Ballestre e o Prost, e ele avisou pra todo mundo que ia fazer.

    Chamar essas 2 batidas de escândalo é um exagero. Escândalo foi a espionagem, a patetice do Dick Vigarista com o Pé-de-chinelo, esse lance do Nelsinho... Isso sim é escândalo.

    F1 é o esporte menos esporte que existe: rola MUITA grana e muito interesse, e nessas condições, quem prevalece é a politicagem e o bem-estar financeiro do esporte.

    Pra que essa obsessão de saber qual foi o maior escândalo? FODA-SE se foi o maior ou não, pra que ficar nessa masturbação mental que não leva a lugar nenhum? O que interessa é que foi um escândalo e foi algo muito sério SIM. Independente das pressões que o Piquet Jr. sofria, NADA justifica manipular o resultado de uma corrida desse jeito. Isso é a pior das trapaças, feita descaradamente.

    E o que é pior, desnecessária, pois o carro da Renault estava bom e na corrida seguinte o Alonso ganhou sem trapaças.

    Não sou ingênuo de acreditar que na F1 não role trapaça, rola sim, debaixo dos panos há uma guerra para se driblar o regulamento, achar brechas no mesmo. Um dos melhores exemplos: A McLaren em 1998 usava um pedal extra para controlar os freios traseiros, que passou incólume, apesar de suspeitas e rumores. Até que um fotógrafo registrou o cockpit de uma McLaren que abandonou o GP de Luxemburgo (Nurburgring) e ao revelar as fotos, não entendeu pq tinham 3 pedais se a F1 não usava mais pedal de embreagem desde que inventaram o câmbio semi-automático. A Ferrari protestou e o sistema foi banido.

    Falar que ele devia ter sido homem e dedurado o Briatore é coisa de quem não conhece como a F1 funciona de verdade. O buraco é mais embaixo. Respeito na F1 é conseguido com bons resultados e cumprimento das ordens quando se é 2o piloto. O que não pode é ser 2o piloto escudeiro declarado achando que pode ganhar título em cima do cara que levantou a equipe, como o Barrichello acreditava.
  • Quando foi que a Ferrari correu com pneus Michelin?
  • Fernando
    Piquet Jr é cara sem personalidade, bundão, cheio de mimimi.. até o pai que eu particularmente acho um escroto e arrogante é melhor, pois tinha opnião própria e brigava por seus interesses.
  • Marcos
    Fala uma novidade!!!!
    Corrida de carro é coisa de homem!
    Não aguenta? Bebe leite!!!!!
  • Rubens
    A Formula 1 é uma barbárie?
  • Rubens
    Pois é.Vendo tantas falcatruas, jogos sujos e presidentes mafiosos,vou lançar aqui uma pergunta que não quer calar aqui na minha mente._Senna foi realmente assassinado? qual seria a história suja por trás dos bastidores?
  • Mamadou N'diaye
    O Briatore foi tarde. É uma pena que tenha entrado na Fórmula 1 e trazido o indigesto alemão para vencer o que venceu. A partir daí a categoria já estava mal das pernas, no que diz respeito a honestidade.

    O Piquet Jr é inegavelmente um piloto fraco. Não só ele concordou, mesmo que obrigado a fazê-lo, como o FEZ de fato. Ninguém estava dirigindo, somente ele. Havia ainda a tal "testemunha X" que participou da suposta reunião, ou seja, ainda haveria como comprovar o escândalo, mesmo não tendo que se rebaixar e causar o acidente.

    Quando dizem que o Alonso não sabia de nada, eu não duvido. O cara já esteve de alguma forma envolvido no caso da espionagem, era um grande investimento da Renault e é uma peça chave para o sucesso da equipe, tanto de vitórias quando de vendas. Deixá-lo a par da situação seria arriscado, pois se alguma coisa vazasse, ia sobrar pra ele. Assim sendo, acho que tudo pode ter sido arquitetado sem que o mesmo soubesse e, dessa forma, seria inocente.

    O que não concordo com o autor, de forma alguma, é que essas manipulações de resultado "dão no mesmo". Uma coisa é frear para o outro passar, ou então ficar mais tempo no box. Outra coisa é se expor a um risco (30 km/h deve ter sido apenas uma expressão né... você sabe bem que o carro devia estar a pelo menos 120 km/h). Calcular o resultado de um acidente é praticamente impossível, pois nunca se sabe se voarão destroços, pneus, em outros adversários ou mesmo na platéia. Fora o risco do próprio Piquet se ferir. Além da sujeira moral, há um risco físico associado.

    É nesse aspecto que o Schumacher era tão eficiente; era sujo fora e dentro da pista, não uma coisa ou outra, como costumam ser a maioria dos pilotos desonestos.
  • Comparar vm merda qve bate sozinho a vm tricampeão consagrado qve tira o adversário da corrida é brincadeira né?

    Ainda mais qvando vm tetracampeão também consagrado fez o mesmo com ele no ano anterior, e ele continvov na corrida e foi declassificado pelo francês maldito compatriota do tetra.

    Tirar vm adversário da corrida para ganhar o títvlo é mais qve válido. Bvrrice é correr o risco de ter vm problema no meio dela e deixar o adversário vencer.

    Bater sozinho pra beneficiar OVTRO piloto qve nem tá brigando pelo títvlo, isso sim é palhaçada. Se ele batesse sozinho na vltima corrida e o Alonso fosse campeão, tvdo bem. Mas foi ridícvlo.
  • Análise impecável!

    Colocou em palavras tudo o que eu penso sobre o caso. As pessoas fazem um escarcéu com essa história, enquanto a grande maioria não teria outra saída na posição do Nelsinho.

    Já houve muitos casos mais graves na história do automobilismo. Aliás, o próprio Briatore já passou um campeonato inteiro roubando, ao invés de roubar em uma só corrida.

    Colocar esse caso como o pior da história é mesmo um exagero.
  • RaPha
    O texto diz verdades, maracutaias como essas sempre aconteceram na Fórmula 1, não é a toa que chamam aquilo de "circo", mas é aquela o Piquet Jr tanto como os outros, fez o que fez, tá ok.
    Só que aí o cara depois de um ano do ocorrido, toma um pé na bunda, fica putinho, e divulga tudo. Pra que falar, ele já tinha saído mesmo foi uma falta de caráter monstra. Sem defender ninguém, mas achei a atitude do Piquet Jr. dentre todos os outros a pior de todas. Allonso também foi um babaca com a Mclaren com a história do e-mails, mas e aí, não torço pro cara, não me representa, basicamente não me diz jus. Briatore então, tô nem aí. Minha visão é simplista não é baseada nas atidudes dos outros pilotos ou dos chefes de equipes que já fizeram coisas piores como o texto cita. É baseada no julgamento do que acho certo ou errado, tem milhões de fatores que implicaram nesse escândalo mas mesmo assim ficou "feio" o que Piquet Jr. fez. Abrir o bico só quando lhe coube. É fácil julgar mesmo, quem vai tirar o direito das pessoas de fazerem isso.
  • Rennan
    retiro o que disse no post anterior, a aplicação só se dá à Cidade de Singapura (Cingapura).
  • Rennan
    Muito bom o texto, não gosto de fórmula 1, mas esse caso me chamou muito atenção.

    Só uma correção, acho que Singapura era no português europeu.

    Português brasileiro é Cingapura

    abraço
  • justino j souza jr
    Concordo plenamente, pois os escândalos são muitos.
    Pior, se um dia tivemos alguma chance para reagir e mudar essa vergonha, o nosso "prezado" Rubinho tratou de engolir, aceitar e principalmente, contribuir para piorar tudo, ainda mais.
    Na minha opinião, ceitar as humilhações e fiascos, com cara de vítima, foi bem pior que as arrogâncias dos Piquet's, pois ele ou eles, independentemente dos motivos, tiveram participação direta na descoberta do escândalo, que foi sem dúvida, muito menor que os outros citados no seu artigo.
    Entretanto, para quem aceita torcer e sofrer por um jogo de futebol, que apesar de ter o maior campo e quase o maior número de participantes, continuará com "apenas" um juiz, tudo em nome da eterna possibilidade de se trambicar, o que acontece num esporte de elite, não terá qualquer importância. É a herança do Avelanje e outros pelo mundo, que mais parecem membros efetivos do nosso Congresso e STF.
    Aliás, não sei mais o que é pior:... MST...Chavez...PT... Obama... IRÃ... Palloci..."nossa Justiça"... Dilma...Futebol... Drogas...F-1...terroristas...Senado do Brasil... assaltantes...
    Câmara dos Deputados do Brasil...políticos em geral...
    Neste contexto, o escândalo do Piquet Jr., fica ainda mais insignificante.
    Em tempo, a esquerda festiva mundial está tentando transformar o "petista" hondurenho em herói "deposto", muito parecido com aquele caso do comunista gaúcho, Jango do Brasil, mas aí, já é outro filme!!!
  • Zabari
    Morróida, acho que a Ferrari não utilizava (originalmente) pneus Michelin no ano da marmelada. Iniciou a temporada com os Bridgestone, passando a utilizar os Michelin na segunda metade da temporada. Abraço!
  • Zé Pequeno
    Nossa, nessa conspiração só faltou incluir ETs, os Illuminati e a Maçonaria.

    Aposto que foi o Briatore que matou o Kennedy e o verdadeiro autor do atentado às torres gêmeas foi o malvadão Max Moesley.

    Jura mesmo que você acha o Nelson X9 Piquet Jr. um grande piloto? O cara em 30 corridas de F1 rodou em 29, só sabe choramingar pro papi e fazer mimimi.

    Se ele fosse homem de verdade teria dedurado o esquema logo ápós o acidente, já que era pra ter provas. Não depois de um ano quando foi despedido por incompetência técnica.

    Mas a história é boa, daria um bom livro de ficção.
  • concordo com praticamente tudo que vc disse aí morróida, na verdade é complicado você contrariar uma ordem quando você vê que seguí-la é a únicamaneira de tentar se manter de pé nessa corda bamba, mas de certa forma pode ser um recomeço pro nelsinho, não me lembro aonde, mas vi que ele iria correr na indy, se bem que F1 É F1 e ponto. E o ponto em que foram contra ao nelsinho não foi por que ele favoreceu o alonso, mas sim por ele ter parado a corrida, Rubinho mesmo afirmou isso em entrevistas, falando que tudo o que aconteceu na ferrari era jogada de equipe "limpa", ou seja não paralizava a corrida, como aconteceu com a Renault.
    Agora morridético, faz o favor de morrer =]
  • Paulo Victor
    Concordo plenamente!
  • TwoPi
    " Nelson: “Olha me desculpe eu na posição de grande piloto de F1 e milionário do esporte não farei isso”.

    Briatore: “Ah, OK, Nelson, desculpe! HAHAHA Quem sou eu de pensar tamanha besteira? Aqui, tome este champagne comigo, caro amigo!”. "

    Foda! Todo mundo xingando o Piquet mas queria ver neguinho mandando uma macheza pra cima do Briatore!

    Só ta errado a parte da Ferrari de Michelin pq, até onde eu sei, a Ferrari nunca correu de Michelin. Espero que o morroida morra atingido por um raio em seu orifício anal!
  • acho uma bobagem quem saiu criticando falando q nao tem nada demais pq o rubinho deixou o schumi passar tb... ali no caso, só o rubinho era o prejudicado por deixar passar... ele não alterou o desempenho/resultado dos outros, eles continuaram terminando na mesma posição... sem contar q nao rolou acidente algum.

    o caso do schumi, senna e prost qdo eles jogam o carro em cima do outro, aí sim já é bem sujo... mas isso ñ é a equipe que mandou... foi atitude dos pilotos e cada um faz o q achar q consegue fazer para dormir bem a noite...

    tb nao consigo comparar com o caso de espionagem industrial, q é algo relativamente comum em outras ocasiões...

    acho q o escandalo maior não é o piquet ter aceito ou nao... e não o vejo como o vilão da história... o problema desse caso foi uma equipe tentar manipular TODA a organização da fórmula 1.
    Imaginou se com o nelsinho batendo, alguem pegasse uma sujeira e sofresse um acidente?

    E já pensou se deixam isso passar vai abrir espaço para as pessoas estudarem as pistas e fazer de novo. Daí teriam q fazer apenas pistas q nao entrassem safety car? foda isso...

    o fato de manipular toda uma organização foi o q pesou...

    vc quer bater no concorrente ao titulo? tranquilo! vc quer deixar o parceira passar? fmz! quer espionar a concorrencia? blz! mas nao queira fazer todas as equipes de trouxa, organização e etc.

    e acho sim q nao deviam punir os pilotos... eles estão ali para correr e a ajudar a configurar o carro... o fato da equipe mandar o parceiro deixar passar, fazer espionagem ou forçar batida, é problema dela! o alonso fez a parte dele e correu... ele nao fez "bullying" e mandou o nelsinho bater... foi o briatore!
  • Infelizmente como tudo, a parte financeira entra em jogo e muito do que se conhece de ética é esquecido. A pergunta é até quando isso será tolerado? Caso houvessem punições exemplares com certeza não mais assistiriamos essas situações... Investimentos tem limite (a carteira), quem dera tolerância também... mas vamos lá, n vai ser hj, nem amanhã mas quem sabe um dia... q a F1 consiga mascarar mais essa... :(
  • Jack Rocha
    Ótimo texto,

    queria era ser o Briatore para pegar aquela
    linda mulher!

    Como é bom ser bilionário...
  • Perfeito.
    Não acompanho a F1 de perto, mas me iteresso pelo assunto. Uma visão muito coerente Morroida, ótimo artigo.
  • Julio Vedovatto
    Excelente comentário dos fatos morroaidético. Era exatamente o que eu estava pensando sobre os motivos no Nelsinho Piquet.

    Precisamos parar de ver a Globo cobrir essas merda, só manipulam fatos.
  • Poxa Sr. Fábio,

    Estou surpreso por esta matéria que redigiu... Estou acostumado a ler seus textos no "Site da Morróida" e me surpreendi com sua opinião. Parabéns pela matéria.

    Ah, e eu sempre gostei muito de F1, mas nunca pesquisei e acompanhei de perto este esporte. Agora depois de ler tudo o que escreveu estou muito mais desanimado em continuar assistindo!
  • Rogerio Soares
    Parabéns pela análise do mundo real. Quando eu vejo reportagens como a da globo perguntando aos pilotos da Stock-Trash-Car e todos (exceto Pizzonia) condenando o cara, eu me senti o maio crápula do mundo, porque eu realmente fico pensando no lugar do Piquet Jr., ficar anos me preparando e sair queimado de bobeira, eu meteria o carro mesmo e em paralelo ia tentar me livrar de tudo isso ir para outra equipe outra vida. E dúvido quem possa ir na Globo e perguntar sobre o perigo de mirar o carro do Prost e acertar nele.
  • Daniel
    Excelente texto.

    Infelizmente, contra os campeões, nada aconteceu, e o Nelson Piquet Jr, por não ser um campeão, esta sendo muito injustiçado nesta historia toda.

    Aliás, aproveitando e mandando um tchauzim para o Briatore, não fará falta nenhuma (ou quase nenhuma) na F1.

    Abraço
  • Alex
    Muito legal!!!

    A situação lá é feia mesmo, mas isso é que dá a graça do circo!!
  • pedro.ivo
    Análise perfeita da situação.
  • Rose
    AAHHH novidade!!! Isso sempre aconteceu e nunca vai deixar de acontecer. É bater em muro, pisar no freio, carros que dão muitos problemas.
    É uma falta de vergonha só. A culpa não é dos pilotos, é dos donos da equipes.
  • "Resta a nós, fãs de F1, analisarmos o problema com um pouco mais de frieza e mente aberta a fim de visualizar não só um culpado ou um motivo, mas sim toda trama de interesses políticos e financeiros que move a F1."

    Não era melhor para os fãs de F1 que os caras apenas corressem e parassem de Mimimi?

    Sinceramente, é impossível alguém ainda achar a F1 empolgante... Não dá mesmo!
  • Cazzodf
    Excelente post.. tem uns erros de tradução ou de escrita mesmo.. dá uma revisada aí....
  • Setter
    Eu penso assim tb. Boa análise.
  • DIEGO
    Alguns topicos discutiveis do seu texto:
    1. Classificar nelson piquet jr como melhor estreiante da f1 é totalmente discutivel visto que isso so se justifica pelo numero de pontos que mudou muito desde outras estreias, alem do numero de corridas que aumentou muito.

    2. Ele poderia não ter recusado antes pois seria demitido e naum teria como provar, porem logo apos a corrida ele teria tantas provas quanto tem hoje, se ele eh tão coitado quanto vc diz porque so disse isso depois que a renovação de contrato dele com a renault não foi renovado?

    3. Ninguem questiona que todas as batidas e armações foram erradas e devem ser condenadas, agora, ninguem ficou chorando apos as situações ( com excessão do rubens).

    Por essas e outras ele é mimado sim, teve um atitude covarde e falta de personalidade pra vencer na formula 1 até aqui. Nas outas categorias o dinheiro e moral do pai o garantiram. Mas na formula um que é onde estão os verdadeiros tubarões do automobilismo a coisa é mais embaixo e ninguem vai ficar dando beijinho atoa no bonitinho piquet jr.
  • Raphael Trivelati
    Muito bom o texto, não sou um especialista em corridas, alias, assisto de vez em quando, porém este tema está sendo amplamente divulgado na midia, e gostei muito da visão dada por vocês aqui, pois realmente as fatos citados aqui fazem sentido e pra quem é leigo assim como eu, é um prato cheio pra entender um pouco mais de F1. Vocês estão de parabens.
blog comments powered by Disqus

© 2006-2010 Papo de Homem - Lifestyle Magazine . Conteúdo publicado sob Licença Creative Commons . Anuncie . Política de Acessibilidade .