Picanha assada no forno com farofa especial de bacon

Felipe Ramos

por
em às | Comida, Listas, Mecenas


Trago uma receita especial, direto da cozinha do QG PdH, para todos que também não abrem mão de carne, porém, não têm churrasqueira em casa: picanha assada no forno com farofa especial de bacon, um prato muito saboroso, simples de ser feito.

A última vez que preparei este prato foi em Campos do Jordão, especialmente para a minha namorada. Estávamos em um flat, com aquela cozinha minúscula, sem nenhuma churrasqueira, claro. Como estava com muita vontade de comer uma boa carne, não resisti e optei por preparar a picanha de forno. Com uma lareira no ponto e duas garrafas de vinho, o prato ficou sensacional.

Gravamos todo o passo a passo a la Dr. Drinks:


Link YouTube | Não, minha mão não é tão rápida, é time lapse mesmo.

Ingredientes

Para preparar a receita você vai precisar de poucos ingredientes, tudo bem fácil de encontrar.

Para a picanha:

  • 1 peça de picanha
  • 2 kg de sal grosso
  • Alho a gosto

Para o molho:

  • 50 gramas de manteiga
  • 30 ml de azeite extra virgem
  • 1/2 cubo de caldo de picanha

Para a farofa:

  • 300 gramas de farinha de mandioca torrada
  • 100 gramas de bacon em cubos
  • 50 gramas de manteiga
  • 1 cubo de caldo de picanha
  • 1 cebola média ralada

Aqui está tudo o que você precisa.

Como preparar a picanha

Besunte o alho picado na picanha (parte de baixo, inversa à camada de gordura). Utilize uma assadeira média ou grande e faça uma camada de sal grosso com cerca de meio centímetro de espessura. Repouse a picanha sobre a cama de sal grosso com a camada de gordura virada para cima e cubra a peça de carne com o restante do sal grosso.

É importante não deixar nenhuma parte da carne à mostra pois a camada de sal durante o processo de cozimento vai se transformar em uma camada sólida de sal, impedindo que a carne respire, o que resultará na gordura da picanha se derretendo e deixando a carne macia.

Pré-aqueça o forno por 15 minutos em fogo médio (200 graus) e insira a assadeira no forno. O tempo médio de cozimento da picanha é de 1 hora e meia a 2 horas, dependendo do ponto que você preferir. Caso você queira apressar o preparo do prato, cubra a assadeira com papel alumínio, pois o alumínio intensifica o calor e acelera o cozimento da carne. Quem seguir essa dica deve reduzir o tempo de forno para cerca de 60 a 80 minutos.

Importante: A peça de picanha não deverá ter mais de 1,3 kg, pois picanhas maiores tendem a ser mais duras. Eu utilizei na receita uma peça que pesava cerca de 1,1 kg.

Receita da farofa especial de bacon

Aqueça uma frigideira e acrescente o bacon em cubos (utilizei aqueles já cortados em cubos, fáceis de encontrar em qualquer mercado) e deixe fritar por cerca de 5 minutos. Como o bacon já é um alimento muito gorduroso, nesta etapa do preparo não vamos adicionar mais nenhum tipo de óleo.

Com o bacon já semi-pronto, acrescente a cebola média ralada e alho a gosto, deixando fritar até a cebola ficar transparente, sinal de que está no ponto. Adicione o cubo de caldo de picanha para acentuar o sabor da farofa. Durante esta etapa da farofa, use fogo médio, pois ele impedirá que os ingredientes queimem e passem do ponto.

Assim que tivermos a mistura com todos os ingredientes no ponto, é hora de acrescentar a manteiga. Baixe o fogo, deixe-a derreter e misture bem. Vá adicionando aos poucos a farofa de mandioca e mexendo bastante para deixar a farofa homogênea. Note que a farofa vai ganhando uma coloração dourada.

Importante: O ponto certo na consistência da farofa se dá quando a mistura vai perdendo o tom mais molhado e ficando soltinha, parecida com a que compramos pronta no mercado. Caso a sua farofa ainda esteja com aparência úmida, acrescente um pouco mais de farinha.

Receita do molho para a picanha

Aqueça uma frigideira e derreta a manteiga, sempre em fogo baixo. Adicione 1/2 cubo de caldo de picanha e então adicione o azeite extra-virgem. Deixe todos os ingredientes se misturarem mexendo bastante (note que o caldo de picanha custa um pouco para se desmanchar). Assim que todos os ingredientes estiverem satisfatoriamente misturados, o molho está pronto, sem segredo.

Apresentação do prato

Retire a picanha do forno e quebre cuidadosamente a camada de sal. Procure remover todo o sal que continua em contato com a carne para não termos pedras de sal na carne.

Com uma faca afiada, fatie a carne e disponha em um prato grande. Regue o molho por cima das fatias para termos uma carne mais suculenta. Adicione a farofa especial e está pronto um prato excepcional, muito saboroso e fácil de fazer.

Sirva com vinho tinto, preferencialmente Cabernet Sauvignon ou Carménère.

Oferecimento: Fischer – Chefs de cozinha

São raros os blogs de comida pra macho.

Curtiu esse prato do Felipe? Você encontra mais sobre gastronomia e alimentação para homens no blog Chefs de Cozinha (www.fischer.com.br/chefsdecozinha), promovido pela Fischer Eletrodomésticos.

As receitas são assinadas pelo Chef Sergio Lopes, sempre com dicas sobre carnes, bebidas, petiscos e utensílios de cozinha. Veja, por exemplo, esse vídeo sobre costela bovina, faça um pão de alho diferente e aprenda como gelar cerveja em 2 minutos.

Rolam também promoções de produtos Fischer, como esse concurso de Dia dos Pais – você pode enviar sua receita e concorrer a uma churrasqueira, entre outros prêmios.

Acompanhe o Chefs de Cozinha além do site: Twitter @chefsdecozinha | Facebook | YouTube.

P.S.: Desejamos continuar com receitas desse tipo, apresentando em vídeo o que comemos no QG PapodeHomem. Vocês aprovam a ideia? Tem sugestões de pratos?

Mecenas PdH: Você leu um texto apoiado por uma empresa. Conheça nossa política de transparência e conteúdo livre de amarras.
Felipe Ramos

Um realizador nato, de coração sem tamanho. Transformar pedra em banquetes é a especialidade desse MacGyver gaúcho. Notório por seu apetite festeiro, nunca recuse quando for convidado a uma de suas frequentes celebrações e aventuras. O imprevisível é seu prato favorito. No Twitter, @felipemktg.


Outros artigos escritos por


SEPARAMOS MAIS TEXTOS PARA VOCÊ CONTINUAR LENDO




O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Conheça a visão e a essência por trás do que fazemos. Queremos uma discussão de alto nível. Antes de comentar, leia nossas boas práticas. Caso deseje enviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.


  • Pingback: Tweets that mention Picanha assada no forno com farofa especial de bacon | Papo de Homem – Lifestyle Magazine -- Topsy.com

  • Patty

    Pude até sentir o cheiro!!!
    Ai que foooooooooome.

    Adorei.

    • Anônimo

      Patty, faça a receita, tire uma foto e nos mostre! ;)

  • Patty

    Hmmm que delicia!!!
    Pude até sentir o cheiro da picanha, do bacon, manteiga, hmmmmmmm!

    Adorei, vou fazer hoje mesmo!

  • Jota Ramos

    Anotei a receita aqui e vou fazer;
    Mas acho dificil superer minha Picanha fatiada/recheada de forno;
    Na ultima segunda feira eu estava em São Paulo e peparei para amigos…não sobrou
    nada nem p exame ! hehehe

  • Quenndi

    Fiquei com água na boca!

  • Pingback: Nova seleção, nova discussão! « Fischer – Chef's de Cozinha – Quem disse que homem não sabe cozinhar?

  • Juniorwm

    Acompanhei toda a gravação dos pratos mas não consegui provar. Os comentários foram os melhores possíveis sobre sabor e textura. Parabéns Felipinho!

  • Donato

    Deve ter ficado salgada pra caralho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas…..vou tentar fazer.
    Vai em frente que esse é o rumo certo.
    Valeu Felipão.

  • Jussara

    Adorei a receita da picanha e gostaria de outras from terras inóspitas! Ex: costela no envelope,ok? To esperando, hein, Lipe

  • http://twitter.com/johnnyschulte João Vitor Schulte

    Esse final de semana mesmo ja vou experimentar !!!!
    Bela dica !!!
    Abração.

  • Thiago

    Achei o maximo o prato e acho que ja tentar fazer pra mulher esse FDS em casa.

    Pergunta idiota, quando vc fala manteiga e aquela de animal comum ou aquela manteiga de leite?

  • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

    Donato, não ficou salgada demais, não. Aliás, recomendo MUITO esse prato.

  • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

    Manda a receita, então, Jota!

  • shadow11

    Aproveitando o artigo patrocinado, dá pra fazer este prato num forno elétrico? (o meu, não por acaso, é Fischer, hehe)

    Só faltou a foto da apresentação final do prato.

  • tinogomes

    Pô tu falou pra fritar o bacon, sem gordura e você me coloca um acolher de margeita? Manteiga é o que, fibra? (brincadeira) Boa sugestão… Vou fazer nesse FDS! []'s

  • Rafael (Fiusk)

    Que animal…. fudido mesmo….

    (só um detalhe, mexer nessa frigideira com colher de metal é um pecado kkkkkkkkk quem tem uma dessa tá ligado… num gruda nada nelas… dá mó dó arranhar hehehehehe)

    Parabéns, ficou animal esse post, pra quem num gosta de vinho como eu, uma 86 Red trincando cai como uma luva hein….rsrs

  • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

    Comemos tão rápido que não deu pra bater essa foto. ;-) Mas tem tudo no vídeo, não viu?

  • http://twitter.com/tonymanero73 Tony Manero

    Uma retificação e mais uma dica: As picanhas maiores não tendem a ser mais duras pq são grandes, e sim por terem junto com elas o coxão duro, (corte errado e provavelmente desonesto) a média do corte da picanha no rebanho nacional é de 1,1kg.
    Na peça do coxão a picanha vai só a terceira veia, o restante faz parte do coxão duro, e se algum açogueiro vier te empurrar uma picanha do alcatra, manda ele sentar em cima dela, pois isso não existe.

  • http://www.rafael-olah.info/ Rafael Olah

    Nossa alguém me passa o endereço do QG do PDH para participar da próxima vez.
    Quero ver alguem reclamar dizendo que esse post foi patrocinado pois esse foi estouro.

    Quanto morre em $ pra fazer esse rango gostoso?

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000344150493 José Leonan S. Carvalho

    Muito bom!
    Tinha que ser Gaúcho-che (no bom sentido)…
    Impossível assistir e não ficar com água na boca…
    Vou experimentar fazer isso nesse domingo! ^^

    Abraços, Leonan.

  • http://papodehomem.com.br/ Gus Fune

    Eu provei e ficou sensacional. Felipe é um verdadeiro mestre na cozinha!

  • Victor_ccg

    Covardia pq to lendo isso na hora do almoço… juro que senti o cheiro da picanha e pra piorar to com um probleminha de estomago e não to podendo comer muito. Meu estomago ta gritando “PICANHA” aqui T-T

  • Paulo

    Fala galera do Papo de Homem. Moro em uma república com mais 4 amigos, nós, assim como a maioria das pessoas, não sabíamos fazer um simples arroz.
    Começamos a aprender por aqui, a cozinhar um feijão, um arroz da hora, até uns pratos diferentes pra datas especiais ;) HAHAHA!
    Porém vocês pararam de postar receitas e dicas, este site e receitas desses caras aí é um baita atrativo para o site, porque os outros exigem assinatura, compra de livro, cadastro etc.

    Enfim, nós apoiamos totalmente, o pão de alho que foi mostrado aí já vai ser cozinhado na volta às aulas com certeza, puta dum aperitivo, principalmente pra churrasco né? Economiza dinheiro com carne e sobra pro álcool HAHAHAHA!!!
    Um abraço e parabéns novamente.

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    QG tá em Perdizes.

    Já o valor o Felipe mesmo te passa por aqui, mas acredito que não foi caro, Olah.

  • Fabrício

    2 kg de sal grosso! é pra salgar e tirar a zica!

  • L COSTA

    Para que colocar 2 kilos de sal?

  • http://www.facebook.com/hamilton.nadai Hamilton Ledesma Nadai

    Essa “picanha” tinha pelo menos uns 350g de coxão duro. Basta ver na imagem da parte de baixo, onde passa o alho.

  • http://twitter.com/ferpiccolo Fernanda Piccolo

    Ai meu regime! Juntou picanha e bacon, não preciso de mais nada! Mas se eu por esse monte de sal, minha mãe morre.

  • Pablo Fernandes

    Felipe, dá o valor de quanto tu gastou pra fazer esse prato.

    Vou fazer esse final de semana aqui em casa, já que quando eu estive no QG você não preparou nada. hahahahaha

  • LucindaMateus

    nossa que delicia….agente faz muito aqui em casa, maminha na manteiga no forno… depois pode colocar ou não na churrasqueira é uma deliciaa.. ah mas quantos comeram essa receita heim…?? por isso que não deu tempo de fotografar… kakaka bjoss

  • http://www.facebook.com/viniciusduque Vinicius Duque

    um belíssimo e delicioso artigo, eu diria
    haha, valeu Felipe!

  • felipehk

    Excelente termos receitas vindas dos leitores. Jota, estamos trazendo para os leitores um pouco da culinária que estamos criando diariamente no QG do Papodehomem.

    Nos mande a tua receita que certamente vamos tirar a prova real.

    Abraços

  • felipehk

    Thiago, é a manteiga comum de origem animal. Em São Paulo achamos a excelente aviação que não é muito cara mas tem qualidade superior para culinária.

    Para quem é do Sul, existe a Damby que, particularmente, gosto muito.

    Abs!

  • felipehk

    Claro que sim, todas as receitas preparadas no forninho convencional (do fogão) podem também ser assadas nos fornos elétricos. Uma das vantagens desse tipo de cozimento é a redução no tempo de preparo. Os fornos elétricos disponíveis no mercado, como os da Fischer, por exemplo, têm aquecimento nas partes superior e inferior do forno, por isso, assando seu prato no seu forno elétrico você inclusive economiza energia.

  • Felipe

    Tino, sempre que se utilizar bacon, procura-se não adicionar nenhum tipo de base gordurosa, isso porque ele já é gorduroso por natureza.

    Nesta receita, eu acrescentei manteiga para dar liga à farinha. Entretanto, se você por mais bacon pode não precisar, uma vez que a fritura do alimento vai resultar em uma quantidade generosa de gordura o que dará a liga necessária para transformar a farinha em farofa.

    Poste aqui depois o resultado e nos envie fotos!

    Abração!

  • felipehk

    Exato. É um pecado mesmo. A cozinha do QG está se estruturando. Vamos aos poucos deixando-a cada vez mais preparada para preparar as melhores receitas.

    Obrigado!

  • felipehk

    Exato Tony. Não quis me alongar na explicação. Excelente contribuição sua. É muito foda ver a contribuição de cada leitor da nossa comunidade em cada post.

    Certamente vale cada segundo de trabalho noss.

    Abração cara!

  • felipehk

    Rafael, a receita para uma a base de picanha não é cara.

    Por alto, os valores são os seguintes:

    1 peça de picanha: R$ 25,00
    2 kg de sal grosso: R$ 3,00
    300 gramas de farinha de mandioca torrada: R$ 1,00
    100 gramas de bacon em cubos: R$ 2,00

    Total: R$ 31,00
    Obs.: Não contabilizei os ingredientes que você geralmente tem na geladeira.

    Pensando que essa receita dá tranquilamente para 6 pessoas, o valor final por convidado fica em torno de R$ 5,00. Uma barbada como se diz na minha terra.

    Agora é só preparar e compartilhar o resultado conosco!

    Abração

  • felipehk

    O sal serve para criar uma camada impermeabilizante. Ele acaba não deixando a carne salgada, pois com o calor, vira uma crosta bastante dura e não penetra na carne.

    Precisamos criar duas camadas, uma por baixo da picanha e outra por cima. Aconselho, faça o teste, bata bem o sal ao tirar do forno e prove. Se ficar salgada, eu me responsabilizo, rs.

    Grande abraço e boa diversão.

  • felipehk

    Tinha mesmo Hamilton. Eu tive que comprar a picanha em um supermercado que a especialidade não são as carnes. Boa observação!

  • http://www.facebook.com/rafabarros Rafael Barros

    Estaile… agua na bocaa!

  • Pablo Rocha

    Já tive a oportunidade de dividir a cozinha e a churrasqueira com esse cara…. e ele manda muito bem!

    Esse prato já tá agendado pra quinta feira!

    Zé, manda aquela da costelinha de porco ao forno… Ficou irada tb!

    Hugs Mate!

  • Paulo Brener

    Como diria o Dr.Drinks, sensacional!
    Boto muita fé nessa receita. O meu domingo também promete, como o de muitos aqui.
    Só pra dizer mesmo, poste uma receita por semana, como o Dr.Drinks. Sou aspirante a cozinheiro aqui em casa… férias dá nisso. kkk

    Grande abraço!

  • MrBerlitz

    Impossível ver esse vídeo e não ficar com água na boca ao sentir (imaginar) o cheiro ….

    Como moro no Sul tb, já comi outras vezes picanha assada no forno com sal grosso por cima, e apenas pra reforçar o que o autor já disse: não fica salgada demais e no forno elétrico é mais rápido de fazer !

    quanto ao tipo de posto (comida + video) …. idéia aprovadíssima !!!

    Espero os próximos !

  • http://twitter.com/simoneuesugui Simone Uesugui

    hmmmm… parece ótimoooo.. eu querooooo experimentarrrrr!!!!

  • http://www.facebook.com/hamilton.nadai Hamilton Ledesma Nadai

    Pues… isso acontece com qqer um… aqui eu tiro e deixo para um cozido… ou asso para o cunhado!

  • http://twitter.com/sininhu sylvia santini

    hmmm deve ter ficado muito bom!
    apesar de que eu engordei uns 5kg só de olhar para aquele molho! huahaha
    mas, no final das contas, comidas calóricas sempre são as melhores.

    gostei do modo que foi assada a picanha, vou tentar esse método algum dia.
    pensei que só funcionava com peixes.

  • http://www.rafael-olah.info/ Rafael Olah

    Nossa muito barato mesmo nossa show, vou providenciar o mais rapido possivel.
    Amo carne só de pensar já da água na boca.

    Obrigado pela super receita.

  • http://www.rafael-olah.info/ Rafael Olah

    Perdizes fica na zona Oeste loginho mas qualquer dia eu invoco de ir no QG fazer uma bagunça.
    Afinal alguem mora no QG ou vocês só usam como local de trabalho?

  • Eduardovi77

    2 Kg de sal grosso p 1 Kg de carne vivente???

  • Eduardovi77

    Tony, jah que tu eh um expert, me aclara uma coisa que ateh hoje nao sei se eh lenda: Gordura amarelada indica carne de gado nao tao novo?
    Abraco

  • Anônimo

    Gostei da ideia. Vou fazer a receita e depois coloco fotos aqui! ;D

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    e ficou bom pra caralho, de fato. pelo menos uns 5 traçaram pedaços dessa picanha.

  • felipehk

    Excelente. Vamos sim trazer mais receitas nesse formato.

    Abraços!

  • felipehk

    A costelinha de porco com molho barbacue caseiro está certamente na lista. entretanto, o próximo prato será a base de camarão………………………………………….o resto é segredo!

    Só uma coisa, não tem desculpas da próxima vez, te aguardamos no QG.

  • felipehk

    Que bom que gostou Vinicius.

    Obrigado

  • felipehk

    Os devorados foram:

    Gustavo Gitti
    Gustavo Fune
    Guilherme Valadares
    e eu.

    rssss

  • LucindaMateus

    quatro homens + mas uma peça de picanha com farofa bem feita = sumiço da comida em poucos segundos e falta de uma foto ilustrativa hahaha (apesar do vídeo), ps: façam sim mais receitas nesse formato, (se quiser algumas minha familia tem churrascaria então no setor carne tenhoo muuiitas)… bjinho l.

  • felipehk

    Boa! Ficamos no aguardo

  • Marcela Ballester

    Adorei a receita, parece ser bem fácil mesmo. Deve ser uma delícia!

  • Carol

    Adorei a receita Felipe,achei muito boa e fácil de fazer,para pessoas como eu que nao sabe cozinhar!
    huauhasuuhas espero a próxima!

  • Tartas

    Só lembrando, a peça de picanha do vídeo não é de 1ª qualidade, veja que falta uma parte da capa de gordura. O corte dela foi mal feito pelo açougueiro…

    Mas que apareça o minduim pra confirmar…

    Grande abraço, estou fazendo agora!!!!

  • felipehk

    Se tu soubesses como revirei a gôndola de picanhas para procurar um pedaço distinto…

    A picanha além de ter aquele naco de gordura era grande. Estive no Sul agora e é impressionante como os pequenos açougues, de bairro, têm carnes excepcionais.

    Abraços

  • http://www.facebook.com/rodrigo.cambiaghi Rodrigo DAvola Cambiaghi

    Do caralho Fê! avisa quando for rolar a próxima!

    Po quem colocou essa trilha sonora de pornochanchada no vídeo? mancada

  • felipehk

    Aviso sim. E aquele frango ao curry puxado na pimenta, tu já fez? Espero que sim hein!!!

    O nosso trilha sonora ubber cool maker – Gus Fune!

  • Bizareli

    Boa receita e uma ideia… quero ver quando rola o churrasco de apresentação dos novos estagiários.
    Pelo menos a picanha vai estar na moral! hahaha

  • Rogeres Barroso

    Valeu ae Felipe. Fiz hoje essa picanha e ficou bom demais!!
    Estou esperando ansiosamente por outras receitas!

    Abraços

  • felipehk

    Vamos fazer sim.

    Abraços,

  • Eduardovi77

    Concordo plenamente Felipe. Os acougues dos bairros sao exepcionais…
    Aquele vazio p assar inteiro, tb sinto saudade…
    abraco,
    Eder

  • Fernando & Amanda

    Fizemos 2kg de picanha e 500g de farofa para 7 pessoas e não sobrou nada. Ficou uma delícia e sábado que vem vou ter que fazer de novo.

  • felipehk

    Quero ver as fotos!!!!!!

  • RicardoVergara

    Aee galera… vim akie deixar meu feedback!!! Fiz a receita neste fim de semana (01-08) e ficou MUITO BOM!!!!

    Sério, galera, não ficou salgado!! Uma delícia!! Gastei em torno de R$40,00. Que pra 5 pessoas, não custou nada!!
    A farofa ficou excelente!! Receita muito simples e saborosa!!!

    Até pensei em tirar fotos…. mas nem deu tempo!!! haheeheuheuah

  • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

    Da próxima, envie fotos. ;-) Mas sei bem que na hora que fica pronto ninguém pensa em máquina fotográfica…

  • Pingback: Abacaxi Assado « Fischer – Chef's de Cozinha – Quem disse que homem não sabe cozinhar?

  • Pingback: Fischer – Chef's de Cozinha – Quem disse que homem não sabe cozinhar?

  • Fernando & Amanda

    Não deu tempo de tirar. Fizemos uma picanha em cada forma, porque ficamos com medo de não conseguir envolver toda a carne com o sal grosso, então optamos por duas formas pequenas. Depois cortamos a carne em filés como no vídeo e jogamos o o molho por cima. Se no fds que vem rolar, mandamos as fotos.

  • felipehk

    Excelente! Que bom que serviu para alegrar o final de semana.

    Na próxima, queremos ver fotos.

    Abração!

  • felipehk

    Mas e o resultado, agradou?

  • http://www.facebook.com/people/Luciano-Piccoli/100000318162886 Luciano Piccoli

    Dae Felipe, parabéns pelo post.
    Como amante da culinária achei show de bola o 'momento Ana Maria' do site rsrs.
    Só faltou mostrar no vídeo como a carne fica ao sair do forno e o procedimento para retirar o sal.
    Se alguém fizer e conseguir gravar isso posta ae.
    Abraços

  • http://profiles.yahoo.com/u/QX7LMEYNEOJOW7KRZGJ5ZIONCM Gustavo

    Havia visto esta receita há muito tempo atrás, não lembro onde.
    Queria fazer de novo esses dias e vc me relembrou muito bem.
    Agora, sempre que quizer fazer, vou saber onde procurar a receita: no http://www.papodehomen.com.br.

    Só não concordo muito com o molho. Pra quê molho se a carne em si já é deliciosa?

    Mas aí é questão de gosto.

    Ano passado nos dias dos pais fiz uma moranga de lagosta com camarão.
    Este ano vou fazer esta picanha.

  • felipehk

    Obrigado Luciano. Essa semana vamos gravar outra receita.

    Abração!

  • felipehk

    Fala Gustavo, tudo bem?

    Vamos começar a ter mais frequência na publicação de receitas, pois é foda, homem que sabe cozinhar. Eu como péssimo dançarino, me foquei na cozinha para balancear, rsss.

    O molho claro que é opcional. Ele serve para realçar o sabor da carne e a deixar mais “molhadinha”. Mas fica de acordo com a tua preferência.

    Abração e poste as fotos da picanha depois aqui!

  • Eduardovi77

    Molho vai a gosto mesmo… minha versao, acrescentei uma colher de molho pimenta chipotle… no bafo que faz dentro do sal grosso, penetrou legal o sabor na carne…

  • Jota Jota

    Rapaz eu resolvi fazer aqui e ficou sensacional!! E olha que não me dou muito bem na cozinha. Fui fazendo acompanhando o vídeo, usei até camiseta branca para não sair do ritual haha. Foi bastante simples, apesar de demorar um pouco pra assar a picanha. Picanha e bacon acompanhado daquela cerveja geladíssima não poderia ficar melhor. Parabéns e postem mais receitas.

  • felipehk

    Que fantástico Jota! Foda mesmo. Um feito desses por mais simples que possa parecer gera uma grande ocasião.

    Parabéns!

  • Fernando & Amanda

    Agradou e muuito, tanto é que pra 7 pessoas comerem 2kg de carne precisava estar maravilhoso né e se tivesse mais carne ia fácil fácil.

  • Renato Rampazzo

    Hummmm pena que o colesterol ta lá em cima!!
    Mas quem liga né? ahhahaha

  • Mariciosouza

    Estou fazendo esse prato hoje, o aroma eh otimo.

  • felipehk

    Excelente pedida!

    Nos envie as fotos depois

    Abração e bom apetite!

  • felipehk

    Dica prática para deixar o prato mais leve.

    Tire um pedaço da gordura da picanha, dependendo da espessura da camada, pode-se tirar até 1/2 centímetro, utilizando uma faca bem afiada. Cuidado para não tirar toda a gordura pois ela, com o calor derrete e deixa a carne mais macia. Se vocês forem perceber na altura da capa de gordura da peça da carne crue e quando ela foi tirada do forno, nota-se que ela diminuiu muito de tamanho.

    Já para balancear a farofa e dar um tom de prato tropicalizado, bem brasileiro, corte duas bananas em fatias e, assim que a manteiga derreter, disponha-as na frigideira até amolocerem, não levará mais de 2 minutos. Assim que elas perderem a consistência mais dura, começa a acrescentar a farinha conforme a receita.

    Além de deixar o prato muito menos gorduroso e calórico vai conceder um sabor único.

    Fica minha dica. Testa e depois me diga se está aprovada. Deal?

    Abração Renato

  • Ana Rita

    Fiz o prato semana passada na minha casa e foi um sucesso absoluto. De fato a picanha fica suculenta!! E é super fácil. Vale a pena :)

  • Legers

    Arrisquei fazer ontem a noite, duvidei muito quando o sal trincou em cima e achei que tinha jogado uma picanha fora…

    Mas continuei seguindo a risca a receita…

    E que surpresa após 1:30h!!!! Picanha macia, suculenta e com sal na medida!!!

    Parabéns, é uma ótima receita… Recomendo a todos…

    A farofa então, nem vou comentar…

    Abraços,

    Leandro

  • Anônimo

    Eu também estava achando que iria estragar a carne. Que nada…
    Nunca comi uma picanha tão suculenta!
    A farofa ficou igualmente foda. Só não deu pra fazer o molho.

    Aqui está uma foto:
    http://bit.ly/bGQz5F

    Receita aprovadíssima!

  • Anônimo

    Eu também estava achando que iria estragar a carne. Que nada…
    Nunca comi uma picanha tão suculenta!
    A farofa ficou igualmente foda. Só não deu pra fazer o molho.

    Aqui está uma foto:
    http://bit.ly/bGQz5F

    Receita aprovadíssima!

  • Guilherme Gimenez

    Gostaria de agradecer pela receita =D!
    Fez o maior sucesso no almoço de hoje, a familia inteira aprovou.
    Papodehomem fazendo homens modernos.

  • Guilherme Gimenez

    Gostaria de agradecer pela receita =D!
    Fez o maior sucesso no almoço de hoje, a familia inteira aprovou.
    Papodehomem fazendo homens modernos.

  • http://twitter.com/zote zote

    Fiz hoje pra 9 pessoas, e todos gostaram bastante! Só a picanha passou um pouco do ponto, mas eu devo ter me perdido na colocaçao da forma no forno, pois quando eu tirei, o casulo de sal estava “aberto”.

    Valeu pela receita!

    • Anônimo

      É normal a crosta de sal estar aberta. O tempo de cozimento vai muito da potência do teu fogão.

      Que bom que todos gostaram!

  • Sheila

    Olá estou louca pra fazer essa receita, mais minha família é grande, gostaria de uma dica, compro 2 peças de picanhas pequenas ou compro uma peça grande e dobro sua receita?

    Me ajude por favor.. quero fazer esse final de semana!

    • felipehk

      Sheila, a dica é fazer dois pedaços menores. Toda a picanha de tem mais de 1.200 gramas, acaba trazendo um pedaço de colchão. Então, sempre compre pedaços não maiores do que esse peso. Eu prefiro sempre comprar picanhas de 900 gramas, algo nessa faixa. Observe também para a camada de gordura ser mediana e linear, sinal de que o gado era de boa qualidade e o manuseio da peça de picanha, decente. Poste depois o resultado dessa receita aqui, ok?

  • felipehk

    Dayse, a receita é específica para picanha, por ter uma capa de gordura. Você pode tentar fazer uma maminha ou uma peça de entrecot. Poste depois aqui o resultado!

  • felipehk

    Estamos esperando o resultado Mariance.

  • Sheila

    Então eu posso comprar 2 pedaços pqnos, porém assar na mesma forma?

    • felipehk

      Podes sim @disqus_ksi8XqGvGy:disqus . Não esqueça de cobrir os dois pedaços com uma grossa camada de sal grosso. O objetivo é criar uma manta de sal que vai se solidificar com o calor e não deixar a carne respirar. Assim ela vai cozinhar e ficar muito macia.

  • Sheila

    Ok. Esta me ajudandooo mtoooooo.. vou proviidenciar os ingredientes para fazer no sabado, e vou tirar uma foto e postar aqui pra vc vê! rss
    Só mais uma pergunta, o azeite tem que ser extra virgem, ou posso usar o comum?

    Obrigada amor.. e volto na semana que vem, com a foto, me deu aguá na bocaaaaaaaaaaaaaaaa… rsrs

    • felipehk

      Você pode usar um azeite comum, com 1% de acidez mesmo. No problem.

  • Sheila

    Olá. Estou com uma duvida. Quero fazer essa receita para 9 pessoas, 7 adultos e 2 crianças. Qntas peças de picanha eu compro? 3 peças de 1kl da?

    Grata.

    • felipehk

      Sheila, você pode fazer 2 peças de picanha de 1 kilo, 1.100 gramas na boa. A menos que o pessoal seja um faminto time de futebol, a quantidade vai ser suficiente. Abraços

  • Sheila

    Olá. Pedi para minha mãe comprar 2 peças de picanha p mim, com cada uma 1kg, ela me comprou 1 peça de 2kg.. Oque eu faço agora? Corto ao meio, asso assim mesmo?? Me ajudaaaaaaaaaaaaa.. rs

    • felipehk

      Sheila, sinceramente, eu nunca encontrei uma peça de picanha de 2 kilos. Tens certeza de que é picanha e tem 2 kilos? Caso positivo, estas diante de um pedaço de picanha (cerca de 1.2 kilos) e o restante é tudo coxão. No caso, te aconselho a cortar 2/5 da parte maior (coxão) e fazer outro prato. O restante é a picanha, a parte em formato triangular. Faça o prato com essa parte, assim ela vai ficar macia e todo mundo vai adorar. OU, devolva esse pedaço dizendo que você pagou carne por lebre. Justo!

  • Sheila

    Comprei outra peça de 1,345kg de picanha de boi! Acertei agora?

    • felipehk

      Vai fundo guria.

      =)

  • Sheila

    Oi Bom dia!
    Ain fiquei mto chateada, a carne ficou super hiper salgada, fiz exatamente como esta na receita/video.. fiquei desesperada. Fervi aguá, e joguei na carne duas vezes, ai sim saiu todo sal.. fatiei, coloquei na forma, e fiz molho mais sem caldo de picanha, distribui e assei um pouco mais, para dourar.. a carne ficou ótima, bem macia, deliciosa.. mais mto salgada, salvei ela fazendo assim só! Com aguá! Fiz umas batatas rechedas, a farofa ficou ótima.. e um arroz bem soltinho com salada. Todos adoraram..

  • Sheila

    Oi Bom dia!
    Ain fiquei mto chateada, a carne ficou super hiper
    salgada, fiz exatamente como esta na receita/video.. fiquei desesperada.
    Fervi aguá, e joguei na carne duas vezes, ai sim saiu todo sal..
    fatiei, coloquei na forma, e fiz molho mais sem caldo de picanha,
    distribui e assei um pouco mais, para dourar.. a carne ficou ótima, bem
    macia, deliciosa.. mais mto salgada, salvei ela fazendo assim só! Com
    aguá! Fiz umas batatas rechedas, a farofa ficou ótima.. e um arroz bem
    soltinho com salada. Todos adoraram.. Oque aconteceu? Oque fiz de errado?!

    • felipehk

      Sheila, você é a primeira pessoa que comenta que a receita ficou salgada.

      Pergunto: você pôs os 2 kilos de sal grosso? O alto volume produz uma camada sólida que você quebra ao final do processo e o sal sai quase por inteiro. Depois é só bater a carne e ela não fica salgada. A camada de sal ficou sólida?

  • Sheila

    Coloquei sim 2 Kilos de sal grosso!
    Quebrei.. retirei todas as pedrinhas e qndo experimentei estava puro sal.
    Não entendi tbm o porque. Fiquei mto chateada! :(

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5553 artigos
  • 662672 comentários
  • leitores online