Pais tentam barrar aula de masturbação na Espanha

Thiago Rocha Kiwi

por
em às | PdH Shots


Estimular a educação sexual de adolescentes por meio da exploração do próprio corpo, do prazer, do autoerotismo é bem diferente daquilo que estamos acostumados a ver como educação sexual. Mas foi essa a ideia que o governo da província de Extremadura, a oeste da Espanha, introduziu no sistema escolar local no último ano letivo.

Abordando tópicos como prazer, carícias, técnicas de masturbação e jogos eróticos, o projeto “O prazer está em suas mãos” tenta acabar com estereótipos que povoam a mente de uma geração acostumada a aprender o que é sexo por meio de vídeos pornôs na Internet. Mas é claro que, assim como aquela escola inglesa que introduziu Simpsons como disciplina para alunos de 12 anos, o projeto espanhol criou polêmica entre os moradores mais conservadores da região. Eles querem o fim das aulas que, segundo eles, ensinam seus filhos a se masturbar.

"To aqui no quarto fazendo lição de casa, mãe!" | Créditos: Mangoose.

Tudo o que é novo assusta. Porém, em tempos em que adolescentes acham que sexo e pornografia são sinônimos, se a educação não se atualizar, o que será dos nossos futuros adultos?

Uma série de vídeos recentes feita pela TV inglesa mostra como uma abordagem diferente sobre o sexo pode tirar muita minhoca da cabeça dos adolescentes. Vale a pena assistir, pena que não está disponível online para quem acessa a web do Brasil.

Thiago Rocha Kiwi

É nosso correspondente em Londres. Jornalista, nascido e criado na selva paulistana, gosta das oportunidades desafiadoras. Apaixonado por informação e conhecimento, enxerga o trabalho como uma forma de evolução e a internet como revolução. No Twitter, @thiagokiwi.


Outros artigos escritos por


SEPARAMOS MAIS TEXTOS PARA VOCÊ CONTINUAR LENDO




O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Conheça a visão e a essência por trás do que fazemos. Queremos uma discussão de alto nível. Antes de comentar, leia nossas boas práticas. Caso deseje enviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.


  • Pingback: Tweets that mention Pais tentam barrar aula de masturbação na Espanha | Papo de Homem – Lifestyle Magazine -- Topsy.com

  • http://twitter.com/fabioloezer Fabio Loezer

    Pô, no mínimo interessante!

  • TZinmi

    Pô, nada mais normal o ensino da masturbação em uma provincia chamada Extremadura, né, ou vocês queriam que isso acontecesse em Curralinho?

  • tvbarao

    Claro que eu ia me oferecer pra ajudar aquela loira gostosa na lição de casa. =)

  • http://twitter.com/andersonrohden Anderson Rohden

    Ridículo e bisonho… uma afronta aos valores da sociedade…

  • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

    Por que ridículo, Anderson?

  • Russkye

    Eu acho que educação sexual é importante, porém mais importante que isso é combater a sexualidade prematura a que as crianças estão expostas hoje.
    Vale mais educar os pais a tratar esse assunto do que a escola assumir este compromisso.

  • LucindaMateus

    gente, concordando ou não temos que concordar que é moderno não acham?!… sou totalmente a favor, vejo como funciona aqui onde moro, as amigas do meu irmão 11 anos já estão totalmente maduras e eles ainda bobôes, quando crescem um pouco mais, passam pelas experiencias de uma forma tão condenada, tão proibida que acaba parecendo melhor do que realmente é. Se fosse exposto, explicado e debatido acredito que poderiamos ter um outro tipo de homens e mulheres. Um toque a mais para os conservadores…. tudo se encontra na internet… então provalvelmente se ele não apreender na escola vai ver na net e etc… Ponto para mudança de pensamento e mill pontos para polêmica ….

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    Anderson, o título da News chama a atenção. Mas se ler bem, vai ver que não é uma aula dedicada 100% a masturbação. E sim uma aula sobre educação sexual, que tb tem como tópico a masturbação.

    ;D

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    Trabalhos em turma serão beeeeem mais interessante a partir de agora, suponho.

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    HUAUHAHUUHAHUAUHAUHHUA

    faz sentido

  • http://www.reflexoesmasculinas.com.br/ Shâmtia Ayômide

    Concordo.

    A Espanha atual é uma vergonha. Se ficar igual a Suécia ficará um lixo.

    Na Suécia a liberalização sexual gerou a máxima: “A Suécia é um pais subdesenvolvido sexualmente”, por que lá a maioria não tem “malicia”, o sexo para eles é fazer algo aprendido com gráficos na escola.

    O que torna os Latinos(as) mais “quentes”, é mistério em torno do sexo, ou melhor graças aos 2000 anos de repressão católica.

    Se alguém tiver curioso a respeito, leiam o livro “O Paraíso Sexual Democrata” de Janer Cristaldo, foi em escrito em 1978, ele morou na Suécia e conta no livro esses detalhes.

  • Dr Health

    Tem uma cidade francesa chamada Pau, pra concorrer

  • Dr Health

    Podia ser pior… Podiam estimular a virgindade antes do casamento.

  • Marina

    Ah, estou tentando formular uma opinião que não se aproxime do puritanismo, mas que ao mesmo tempo não seja uma fachada para parecer que eu acho isso suuuper normal. A coisa é nova, assusta um pouco mesmo. Sexo agora esta virando algo acadêmico demais, social demais, político demais. As escolas estão se envolvendo muito em algo que é intimo, pelo menos no meu ponto de vista.
    Nem todo mundo esta preparado para aos doze anos lidar com sexo dessa forma, aprendendo “técnicas de masturbação e jogos eróticos”. Às vezes eu sinto que isso não tem nada a ver com ” ó como somos liberais quanto a sexualidade”, parece mais uma questão de governo. Agora vcs devem aprender a ter prazer assim, agora assado. Agora vcs devem casar e ter filhos, agora se masturbem… Também acho isso muito invasivo quando se trata da educação que as familias decidem dar aos seus filhos. Realmente, não é todo pai que tem que se sentir confortável com a escola “ensinando” seus filhos a como agir sexualmente.
    Não sei… de certa forma isso me incomodou…

    Dá muito pano para manga.

  • http://fazeroquenouk.wordpress.com Kiwi

    concordo totalmente, lucinda
    hoje qualquer adolescente pode aprender o que é sexo por meio de vídeos na internet e isso acaba criando o esteriotipo de como os corpos e o sexo deveriam ser.. sem aulas para esclarecerem, eles podem acabar achando que ser um kid bengala e ter os peitos turbinados são o padrão no qual eles não se encaixam

  • Guilherme

    Mais uma porta aberta para a pedofilia… e tem gente que apoia isso!

    A escola tem que se preocupar em ensinar português, matemática e etc; com esses esquerdistas no poder…

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    É justamente o contrário, cara!

    Aula de educação sexual. Conscientização.

    E não exploração…

  • Guilherme

    Pedofilia e necrofilia por exemplo também se encontram na internet; gostaria de ensinar isso nas escolas?

  • Lucas Cavalcanti Maia

    Eu queria mesmo é saber quem é Mangoose…

  • http://twitter.com/saviski Marcelo Saviski

    Normal, no fundo não vai mudar nada.

    Aprender isso na teoria pelo menos torna o assunto menos problemático, fica mais natural os alunos conversarem sobre isso entre si se os professores falam isso. Se eles falam então eles também podem falar sem parecerem uns pervertidos.

    O legal é aprender isso sozinho, na internet ou em livros, revistas.
    Todo conhecimento adquirido por interesse e vias próprias é melhor, porque daí eles descobrem isso quando for a melhor hora para eles e não quando a escola escolher.

  • kkohyeah

    acho q seria útil para combater a pedofilia, já que os alunos entenderiam quais são as intenções dos pedófilos.

    um pouco de maldade na cabeça das crianças podia ser bem útil…

  • Marcos

    Mas precisa de aula pra isso? Masturbação é algo natural.

  • Dr Health

    Aos 10 anos de idade, eu já tinha um bom conhecimento sobre sexualidade, orientado por minha mãe, que é médica assim como eu. Já tinha lido até o livro da Marta Suplicy (Conversando sobre Sexo), e conhecia os métodos anticoncepcionais da época.

    Já na adolescência, pude ver como meus colegas eram mal orientados por falta de diálogo, e quem bancava o professor era eu. Os pais não conversam sobre sexualidade com seus filhos e eles acabam tendo que aprender na prática, ou seja, fazem merda. É uma lacuna que a escola sim pode suprir (embora discorde do tom adotado na Espanha).

    Muito por conta desse meu conhecimento precoce, posso fazer o aconselhamento que faço aqui na PdH. E estou livre de DSTs, além de não ter feito merda fazendo filho fora de hora.

    Conservadorismo na educação das crianças não adianta PORRA NENHUMA (também não precisa ser liberal demais). Quer uma prova? Leia meu texto “Mamãe não pode saber”. Se quiser eu colo aqui os emails dos filhos de pais conservadores com dúvidas para iniciar sua vida sexual, escondido dos pais, logicamente.

    Qual o malefício da educação sexual?

  • Sabrina

    A Suécia é um lixo? De onde tiraste um absurdo desses?

  • Marcel

    A escola aonde estudei o fundamental era dessas “liberalzinhas” e tivemos aulas de orientação sexual lá pela sexta, sétima série, não sei direito. E sinceramente, isso não mudou em nada, dois colegas de turma engravidaram as respectivas namoradas até a conclusão do ensino médio…

  • Julio Krauss

    Morei na Suécia 5 anos e não vi nada disso. Os suecos possuem um profundo respeito pela liberdade, inclusive sexual. Eles são um pouco mais reservados, mas na questão sexual não vi muita diferença para outros países da Europa ocidental. E nem sei se existe algum povo que aprenda a fazer sexo “com gráficos na escola”, como se o ser humano já não possuísse um instinto natural para o sexo. Quanto à Espanha, acho normal acontecer isso. Depois de décadas de repressão do franquismo, é natural que haja uma grande liberalização. Os espanhóis estão muito felizes com seu país hoje e a maioria absoluta não tem nenhuma saudade de outros tempos.

  • http://www.reflexoesmasculinas.com.br/ Shâmtia Ayômide

    Existe graça em um pais onde a iniciativa privada é amputada por impostos absurdos e sua vida é controlada do nascimento à morte? Não se iluda com estado “social-democrata”, logo voltarei aqui com links de depoimentos de pessoas que saíram da Suécia e o por que saíram.

  • Perdido

    Acho válido, assim como tbm acho válido outras matérias mais atuais para preparar as crianças para a sociedade, sabe, pq nao aulas de trânsito (todo mundo vai dirigir um dia), culinária (pq nao?), meio ambiente.. essas coisas.

  • LucindaMateus

    Deve ser sim exposto nas escolas para que os jovens tenham conhecimento do que é errado… e do que é certo, acredito eu que essas aulas vão somente orientar sobre o assunto… explicar e tirar as dúvidas, ninguem vai incentivar… nem provocar coisas acontecere,,,

  • Dr Health

    Será que se as aulas não tivessem acontecido, seriam 4 a engravidar as namoradas?

  • Guilherme

    Então por que existem PAIS se a escola quer ensinar sobre o que é certo ou errado?

    • Rodrigo

      Acontece meu querido, que nem sempre os PAIS ensinam seus filhos muito pelo contrario, quando o assunto é sexo, os pais tem medo de conversar com os filhos!!!

      • rafael

        eu acho totalmente errado pq em ves de ensinarem como se masturbar pq
        n ensinam como pegar uma biblia na mao …. saber se masturbar um dia
        todo mundo vai saber . mais aposto quem nem todo mundo que aprender a se
        masturbar vai vai pensar em deus antes de fazer o tal ;S

  • Guilherme

    Cara, essas aulas não vão servir para nada… normalmente ou as crianças irão encarar com vergonha ou zuação. Não dá para querer maturidade de crianças.

    • Anônimo

      com certeza, mas algumas (talvez até as envergonhadas e zoadoras) vão aprender alguma coisa…

      não dá pra querer q depois de algumas aulas o mundo mude…

      duvido q alguém se lembre de tudo que foi ensinado na escola..
      eu por exemplo, não lembro quase nada…

      uma coisa q é fato, adolescentes de menos de 15 anos têm desejo sexual. se ninguém os ensina como lidar com isso eles vão “testar” quais são os seus limites por conta própria..

      nesse aspecto a internet vem pro bem e por mal.. é fonte de informações úteis, mas também dá espaço pra esses “testes”..

  • Guilherme

    O Governo não está interessado em combater a pedofilia por exemplo; se fosse esse o objetivo, não seriam tão liberais ao direitos do gays por exemplos.

    Segue dois links sobre pedofilia
    http://juliosevero.blogspot.com/2007/06/crianas

    e http://juliosevero.blogspot.com/2009/12/o-dia-e

  • Guilherme

    Educação sobre sexo é algo intimo PORRA (como você gosta de falar).

    Já existem trocentos livros sobre o assunto. Se a criança tiver alguma dúvida (aliás, essa sexualização precoce trás tantos benefícios para a sociedade né, que lindo ver essas crianças de 13 ou 14 anos fazendo sexo e mandando videos pelo internet por exemplo), que pergunte com pais ou com alguém de confiança e não com um professorzinho manipulável de alguma ideologia político-partidária (99,99% de professores de ensino médio são uns mortos de fome mas com a bandeira do pt nas costas…), aliás, quem é o governo para tentar ensinar sexo as crianças? que moral tem essa gente para dizer o que é certo ou errado?

  • http://twitter.com/MarcoBarbosa Marco Barbosa

    @Shâmtia Ayômide

    Falou uma grande besteira hein fera

    Impostos altos mas na Suécia tudo funciona.

    Vida controlada ??

    Como gostaria de entender essa sua expressão mas discutir isso vai sair fora do tópico desse post.

  • kkohyeah

    “Já existem trocentos livros sobre o assunto.”

    o problema é q crianças não têm o costume de ler…

    “essa sexualização precoce trás tantos benefícios para a sociedade né, que lindo ver essas crianças de 13 ou 14 anos fazendo sexo e mandando videos pelo internet por exemplo”

    a ideia não é incitar ao sexo, mas educar em relação a quais são as implicações de algo que (alguns mais cedo, outros mais tarde) eles com certeza farão. e sem o apoio dos pais..

  • Re_billa

    Acho válido a orientação sexual, mais tem que tomar cuidado e administrar direitinho pra não virar “Brasil”, que se diz o pais “livre de tabus do sexo”…
    E tem menina de 9 anos se esfregando nos colegas de escola, bunda e sexo toda hora na TV, fora a imagem que tem lá fora…
    É o preço por querer ser liberal demais…

  • Pingback: Masturbação agora se aprende na escola | ((( TRETA )))

  • Br

    Sistema educacional do Brasil é risório e falho, se a percentagem de jovens que realmente estudam hoje em dia passar dos 10% é muito! estúpido seria colocar uma matéria assim, ninguem iria levar a sério ou ter relevância, este tipo de educação deve vir principalmente de casa, quem melhor para ensinar algo assim que os pais que são de absoluta confiança!

  • Pepper4x4

    Trabalho de turma em Ponta Grossa; masturbação!

  • Ricardo

    Vocês falam da sexualidade das crianças….ninguém percebeu que a matéria é pro último ano letivo? estamos falando de adolescentes entre 17 e 18 anos, muitos deles provavelmente já iniciados sexualmente. Acho que a pode ser um papel importante para a escola nessa idade, já que muitos adolescentes e pais não tem tanta naturalidade para falar sobre o assunto. Não estamos falando de ensinar criancinhas de 8 anos o que é sexo, mas sim aos jovens de 18. Além disso, conheci muitos pais que tentaram impedir os filhos de terem sexo até uns 21 anos, e como uma pessoa que chegou até os 21 anos tendo sexo como tabu na família pode pedir qualquer informação aos pais?
    Acho que é um bom tópico para se discutir no último ano escolar.

  • http://www.entretendo.com/ Miguel_Mascarenhas

    Nossa, mas esse lance aí tem meses que está rolando.

  • Laurensiega

    Eu apoio, tbm não é bem assim “aula pra aprender técnicas de marturbação”.
    Mas a nova geração ta vindo tão estúpida que já se faz necessário =/

  • Almansa

    Educação sexual não é função do estado a nenhum funcionário público deve ser dado o direto de invadir na criação moral do filho de ninguém.

    Mas caminhamos para isto, o totalitarismo global, planeta prisão.

  • http://www.mundodrive.com Mundo Drive

    Tem que ensinar mesmo… Tudo na vida tem que ser feito direito… até UMAZINHA!!!!!!

  • Luisaaamatos

    Gente, eles não são só funcionários públicos que falam com os alunos, são professores! Eles estudaram, foram preparados (teoricamente) para educar os filhos das pessoas! A maior parte do tempo os adolescentes passam na escola e querendo ou não, os professores têm, muitas vezes, mais contato com eles do que os próprios pais!! É muito fácil imaginar uma família bem estruturada, com pais responsáveis e compreensivos que ensinam aos seus filhos o que é certo ou errado. Mas infelizmente sabemos que não é sempre assim, nem de longe! E como deixar a responsabilidade só na mão desses pais? Que muitas vezes estupram até os próprios filhos sem que eles nem saibam realmente o que está acontecendo? Educar é sempre a melhor saída. Não é influenciar ou incitar que se inicie a vida sexual cedo, mas é mostrar como as coisas são na realidade para que os jovens possam se proteger ou até mesmo aproveitar mais a vida sem tabus ou pressão psicológica desnecessária! Querendo ou não, esse é um assunto que pode provocar muitos transtornos na vida de um adulto. Um jovem bem resolvido e esclarecido é, com certeza, um adulto melhor orientado e, possivelmente, mais feliz. A educação de uma criança ou adolescente está baseada em muito mais do q escola e pais e é por isso que cada um tem que fazer a sua parte sim, sem ficar esperando que o outro faça!

  • Fabiana

    Acredito q a partir do ensino medio uma educação sexual nas escolas é valida.
    Ate mesmo nessa idade os joven costumam ser imaturos, mas essas aulas seriam exatamente para ensinar o q é certo ou errado, colocar um pouco mais de maturidade na cabeça dos jovens.

    E acredito q essa idade, de 15 a 17 anos é ideal.
    Muitos acabam fazendo besteiras por curiosidade, e isso poderia mudar um pouco com aulas de educação sexual(das de maneira seria).
    Quanto a espanha, nao sei se entendi direito, mas ensinar a se masturbar ja acho exagero. Tudo bem falar falar sobre, mas ensinar ja é demais.

    E quanto a isso ser dever dos pais e nao da escola, acredito que a maioria dos pais nao conversam sobre isso com seus filhos,porque é um tabu. Minha mae mesmo nao fala sobre isso comigo.Tenho 20 anos e namoro a pouco mais 1 ano.Sou virgem ainda e muitas vezes sinto a necessidade de conversar com minha mae(alguem em quem confio) para me sentir segura,nao me arrepender de nada, mas ela nao me da esse espaço, certamente iria surtar se eu falasse que gostaria de dar inicico à vida sexual.

  • Dani

    no ultimo ano do ensino médio isso n é mais um assunto pra zuação e duvido mt que alguem se sinta constrangido guilherme, a verdade é que nessa idade pelo menos metade das pessoas dentro duma sala de aula (no minimo) ja começou uma vida sexual, eu converso sobre essas coisas com uma médica, mas a maioria das garotas n tem essa opção e muitas vezes tem vergonha de fazer alguma pergunta embora tenham duvidas, o que a escola n ensinar essas “crianças” vão aprender sozinhas, de maneira errada talvez, como essa mania dos homens acharem que o tamanho é TAAO importante sendo que quando e grande demais se torna muito desconfortavel, ou meninas descontentes com o tamanho dos seios.
    É muito bom que a escola esteja realmente dando aulas de educação sexual e não apenas de doenças sexualmente transmitiveis.

  • Jvrb07

    cara,o negócio pra mim é o seguinte,quem tem maldade na cabeça que se ferre!
    quem naum tem,beleza parabéns,estamos em outro país,em outra nacionalidade,estamos no Brasil!!!
    eu tenho 15 anos e vejo filmes para 18 anos como se fosse vila sésamo,pq pra mim,seios,vaginas e pênis,são só mais algumas partes do corpo,quando vem alguma amiga minha durmir aqui,eu entro no banheiro com ela tomando banho sem ligar pra nada,eu entro lá escovo os dentes,tiro umas espinhas e levo a minha rotina,ás vezes ela até pergunta,tá loco muleke?Mas eu respondo,pra mim seus seios e sua vagina são ó mais umas partes de seu corpo pra mim,e ela continua de boa sem falar nada e depois ainda responde,que bom que vc naum tem maldade né?Por que que os jovens de 11 aos 16 anos não tem essa conciência,pq os pais nauum tão nem aí,não incentivam e não ensinam,então acho uma iniciativa muito boadas aulas.E pro guilherme,para descubrir c algum homem for pedófilo,é só prestar atenção em como ele age em torno de vc,e tbm é só c concientizar em saber que c ele te chamar pra jogar Wii na casa dele,falar ''não muito obrigado'' e vazar cara,é ssimples.

  • Adrianonascimento

    SÓ FALTA TER PROFESSORES PEDOFILOS ESSINANDO COMO MASTUBAR……ISSO É DE UMA IDIOTISSE SEM TAMANHO…………

  • Renata

    Tadinho, não sabe de nada.

    A maior parte das vítimas de pedofilia, Guilhereme, são meninas. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. É até triste ver alguém que ainda pensa dessa forma. Homossexuais são homens ou mulheres que sentem atração pelo mesmo sexo e pronto. Pedófilos são pessoas que sentem atração por crianças ou jovens abaixo da idade legal. Como as duas coisas se relacionam na sua cabeça, para mim é um mistério.

    A homossexualidade é uma caracteristica orgânica natural e faz parte do equilíbrio do ecossistema, como por exemplo a cor da sua pele. Não se trata de uma doença, não possui cura e nem está associada à dores ou compulsão maníaco-depressiva causada por um desequilíbrio químico como em uma síndrome. Já foi constatada na natureza milhares de vezes. Caso interesse, você pode pesquisar sobre a espécie de lagartos mexicanos na qual simplesmente não existem machos. Está aí, é só ter a boa vontade e a maturidade para procurar.

    Já na pedofilia, ocorre um transtorno mental já codificado no CID10 F.65.4 como um transtorno depressivo sexual maníaco-compulsivo, que pode ter tratamento e controle assim como outras doenças mentais. A doença atinge homossexuais, heterossexuais, bissexuais, homens e mulheres. Os pedófilos, na maior parte das vezes, são tios, pais, avós. Homens próximos à vítima e, assumidamente heterossexuais.

    Você está equivocado.

    Perdão ter saído do assunto da discussão, aliás. Acho uma boa iniciativa da Espanha. Disseram por aí que o Brasil é o país sem tabus de sexo, da liberação sexual. Ainda está muito longe disso, infelizmente. As mulheres são oprimidas sexualmente desde a infância, os homens são pressionados, a violência sexual atinge níveis absurdos e temos uma das maiores taxas de homicídios de homossexuais. Liberação sexual só na fachada. O sexo no Brasil continua um tabu por causa da religião católica ferrenha e seus dogmas.

    Não creio que as aulas ensinem a se masturbar. Mas a encarar a masturbação como uma prática natural e saudável. A mim pareceu pregar o respeito a si mesmo, ensinando que, antes de começar sua vida sexual, você deveria conhecer e respeitar seu próprio corpo. Acho uma iniciativa muito positiva, sim.

  • Jael

    Ah de boa. sinceramente eu vejo outras matérias mais importantes do que educação sexual.

    Na sétima serie eu tive na minha escola educação ambiental, e digo por mim q aprendi muito.

    Hoje em dia com 15 anos a galere ja perde a virgindade de boa, e ate que para homem essa etapa eh mais facil, mas a maioria das mulheres escolhem caras mais velhos para iniciar a sexualidade, o que eu n queria ver era minha filha sendo preparada para perder a virgindade com alguém mais velho, acho que mais importante do que ensinar a masturbar eh ensinar valores morais para os pre-adolescentes, Uma vez que a escola quer ter o mesmo papel dos pais.

    • Bruno

      Você é uma das poucas pessoas da sua idade que tem esse pensamento.
      Ainda bem que existem pessoas como você ainda.

  • gustavo

    Larga de ser Conservador ao extremo isso n leva a nada

  • Maurício

    Tem gente que fala de sexo como se fosse algo sujo ou proibido. Talvez essa pessoa ou seja assexuada ou tenha vindo ao mundo trazida pela cegonha…

    Sexo é como tomar água, comer, respirar, dormir, ir ao banheiro. É uma função do ser humano, uma necessidade biológica e psicológica. Alguém achará estranho se alguém escrever uma matéria sobre comida? Não. Então, por que achar estranho uma matéria sobre sexo?

    Alguém achará estranho uma aula no colégio sobre educação alimentar? Não. Então, por que achar estranho uma aula sobre educação sexual, sobre conhecimento do próprio corpo.

    Desculpem, mas isso parece um puritanismo ridículo, que não leva ninguém a lugar algum. Só leva à ignorância e disso é o que menos precisamos neste mundo…

    • Alex

      É uma função natural, mas vivemos em sociedade, e como sociedade, existe regras de convivência entre outras.

      Se for pensar como vc, então eu deveria transar sempre q tivesse vontade, e não ser considerado crime como estupro, já q é algo natural….não aplique à sociedade o q acontece entre os animais.

      • Rachel

        São tantos erros que nao sei nem por onde começar…… ¬¬’

      • Diego

        Ninguém falou de estupro, o assunto em pauta é o tabu e a mistificação do sexo. Afinal, você acha que consegue esconder sexo de uma criança nos dias de hoje? Tenta lá e me avisa.

    • Rachel

      Concordo demais com vc.

  • Renata

    Concordo. :)

  • Prefiro não comentar huasuhash

    Não adianta querer comparar a cultura da Espanha '-'.Bem. Pelo menos eu penso.

  • Vcs sao todos fechados

    bando de cabeça fechada sexo eh necessario sexo eh respirar eh dormir eh comer

    tem q ensinar mesmo quem n quiser aprender q n peste atençao e pronto

    ta cheio de cabecinha controlada aqui cheio de tabu nao existe nada de tabu em nada nao existe assuntos q podem e assuntos q n podem simplesmente nao existe o termo * NÃO PODE *
    quem decide isso eh vc e nao a sociedade nem ninguem eh soh vc

  • Samaria

    concordo plenamente com vc…, mandou bem.!!!,

  • Marcelo

    Pelos anos que o Autoerotismo foi levado como algo que deve ser punido ou mesmo tido como pecado sacro, temos que desmistificar esse assunto. Temos hoje, mesmo no Brasil um pais tido como liberal, meninas que nao se sentem bem se tocando, se acariciando por puro preconceito social, machismo e crendices de ma cultura religiosa estupida.
    A masturbação é algo tao natural e necessário para a obtenção de prazer durante o sexo a dois e deve ser ensinada assim como ensinamos nas escolas como usar camisinha.

    Marcelo Economista

  • Douglas

    bah!! sobra dinheiro ai ficam inventado essas porcarias pra dizer que estao inovando ao inves de tentar melhorar de verdade o ensino..

  • Ezequiel Azevedo Ss.

    o que preferem, que os filhos de 12, 13 anos saiam por aí fazendo sexo, as meninas engravidando e assim vai, ou que os filhos nessa idade se tranquem em seus quartos, banheiros e façam algo que não corre risco de doenças nem de reprodução? alguma coisa o adolescente precisa fazer, e todos se masturbam. acho que eles MERECEM um cursinho ensinando-os a lidar com seus sentimentos e vontades.

  • Brenno

    te ke por Proxy ,, pq so quem é de lá pode ver o video

  • Tyago

    Maioria daqui não sabe ler um texto mesmo né .-.

    Estão mencionando o ultimo ano letivo de educação, ou seja 17~18 anos, 3º Colegial basicamente.

    Não estão tratando de crianças de 8~13 anos, mas sim adolescentes que estão começando a entrar em outra etapa da vida.

    Aprender a ler um texto é bom sabe .-.

  • Evaristo

    essa novinha da foto tem um pepekão gigante. :p

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5402 artigos
  • 655521 comentários
  • leitores online