por
em às | Debates
Dar presente é uma coisa complicada. Quem faz o ato caridoso sempre fica na dúvida se a pessoa vai gostar ou não. Quem recebe, por outro lado, nunca sabe quanto tempo é moralmente aceitável esperar antes de ir trocar a bugiganga que ganhou.
Especialistas em economia doméstica sugerem (muito racionalmente, vale dizer) que o melhor presente é dar dinheiro. O raciocínio é simples, mas lógico.
Ele se baseia no valor percebido e no valor de troca. O primeiro é o que o beneficiário da ação atribui ao produto, por exemplo “Odeio Dan Brown, portanto um exemplar da 1ª edição do último livro besta dele vale menos do que seu peso em papel higiênico usado”.
Para quem deu o presente o valor é menos subjetivo: R$ 49.

“Perfeito, vou levar! Ela vai adorar, certeza.”
Nas palavras dos autores de Freaknomics:
Mas realisticamente, a maioria de nossos presentes fica muito aquém desse padrão elevado. Isso gera muita ineficiência. Em 1993, o economista Joel Waldfogel abordou esse tema em um trabalho cuja fama contínua nos círculos econômicos se deve em parte a seu título maravilhosamente perverso: “A Perda Irrecuperável do Natal”. Como os presentes “podem errar as preferências dos receptores”, argumentou Waldfogel, é provável que “o presente deixe o receptor pior do que se ele tivesse feito sua própria opção de consumo com a mesma quantia de dinheiro”. Ele concluiu que “os presentes de Natal destroem entre 10% e um terço do valor dos presentes”. (Stephen J. Dubner e Steven D. Levitt)
Naturalmente, os piores presentes dependem dos gostos de cada um e da ocasião. Crianças em geral odeiam roupas e homens de verdade não acham nem um pouco viril receber panos de prato de aniversário, mas consideram muito útil caso seja um presente de noivado/casamento/apê novo.
Procurando pelo assunto, fui em busca do melhor nas comunidades no Orkut relacionadas a presentes (como a “Nunca sei o q dar de presente”).
Vejam algumas pérolas:

Vocação para analfabetismo funcional vem cedo!

Por falar em analfabetismo, essa só entrou porque a história é boa.

Subdimensionaram a bunda do rapaz.

Eu conheço gente que gosta de copo.

É uma amizade Casas Bahia, certo? Tudo parcelado.

Essa aqui teve sorte que o pai não viu.

Alguém estava tentando lhe passar algum recado…

Imagino o que veio depois: pneu furado e caixa de cerveja vencida.

Acontece que quando ela bebe um pouco vira uma pessoa muito mais interessante.
Agora é a sua vez de contar nos comentários: qual o pior presente que já recebeu na vida?
Tolo pagão, ex-estivador e boxeador nas horas vagas. Montou uma loja voltada para machos convictos ("Mulher, Cerveja e Futebol") e seu blog é um verdadeiro milagre do Mobral.
O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Somos um espaço plural, aberto a visões contraditórias e entusiasta do embate saudável. Conheça nossa orientação editorial e a essência do que fazemos. Você pode comentar abaixo ou ainda nos enviar um artigo para publicação.
Enviamos apenas um email por dia com todos os textos e shots que selecionamos a dedo para os leitores não perderem tempo.
Dê vida ao PapodeHomem, para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou. Leva 2 minutos.
Queremos uma discussão de alto nível, sem frescuras e bem humorada. Portanto, leia nossa porra de Política de Comentários.
Lifestyle Magazine
Pingback: Tweets that mention Os piores presentes do mundo | Revista Papo de Homem – Lifestyle Magazine -- Topsy.com