Os 20 carros nacionais mais desejados da história

Fred Fagundes

por
em às | Listas, Mecenas, Mobil, Velocidade


O meu pai teve um Opala.

O meu sonho era ter um Escort X3.

Ah, os carros nacionais. Os bons. E foram muitos.

Faltou algum?

Update

Cabron, a imagem ganhou algumas correções e informações novas. Lembre-se que esse, como todos os outros, não é um artigo congelado. Os comentários estão disponíveis justamente para fazermos essa conversa. Com a lembrança de vocês vamos fazer um infográfico de 30, 50 carros.

Rock on!

Mecenas: Mobil

Agora que você lembrou, chorou e riu com as ótimas lembranças dos carros do passado, é hora de ficar de olho no seu atual possante.

A Mobil tem a família completa de lubrificantes para todos os tipos de motores – Mobil Super Sintético, Mobil Super Flex, Mobil Super Ecopower e Mobil Super Mineral.

Trate bem o seu carro. 


Link YouTube | 

Mecenas PdH: Você leu um texto apoiado por uma empresa. Conheça nossa política de transparência e conteúdo livre de amarras.
Fred Fagundes

Fred Fagundes é gremista, gaúcho e bagual reprodutor. Já foi office boy, operador de CPD e diagramador de jornal. Considera futebol cultura. É maragato, jornalista e dono das melhores vagas em estacionamentos. Autor do "Top10Basf". Twitter: @fagundes.


Outros artigos escritos por


SEPARAMOS MAIS TEXTOS PARA VOCÊ CONTINUAR LENDO




O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Conheça a visão e a essência por trás do que fazemos. Queremos uma discussão de alto nível. Antes de comentar, leia nossas boas práticas. Caso deseje enviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.


  • http://profiles.google.com/caio.rox Caio Durigan Piascitelli

    Muito fraquinhas as informações passadas…

    • Anônimo

      E o que tu acha que faltou na produção, Caio? Tá ligado que até papagaio fala, né.
      Fala pra gente que tá faltando. quem sabe rola até de complementar o post.

      • Andre

        Opala 1971: os dados que aparecem são exclusivos do Opala SS, cuja principal atração (acima de tudo o que foi dito) era o motor 250S. E a foto não bate – pior, é de um Opala tunado.
        Corcel I 1977: o Corcel fabricado em 1977 já era o Corcel II, bem diferente do da foto. E com todo o respeito, mas o trecho “Os faróis e as lanternas traseiras eram retangulares e envolventes” não faz o menor sentido. O que isso tinha de mais?

        Del Rey 1985: o raquítico motor CHT sempre foi o ponto fraco do Del Rey, não o forte. O melhor dele era o luxo e o acabamento dos velhos tempos da Ford.Monza 1980: texto incoerente. Se era difícil adquirir um carro desse porte na década de 80, como ele foi o mais vendido por três anos seguidos?Vectra GSi 1994: o Vectra não era o grande rival do Monza (até porque ambos são Chevrolet). O Vectra veio para substituir o envelhecido Monza, que continuaria ainda mais alguns anos em versões mais simples.Gol GTI 2.0 16V 1995: injeção eletrônica foi primazia do GTI quadradão de 1988, não do bolinha. E falar do GTI 2.0 16V sem dizer que ele é até hoje (12 anos depois) o Gol mais potente e de melhor performance de todos os tempos é complicado. Stilo Schumacher 2004: não gosto de questionar a formação de listas, pois cada um tem sua escolha, mas na mesma época do Stilo Schumacher (versão apenas cosmética, cujo motor é o mesmo das outras versões, sem nenhum destaque) havia o Stilo Abarth, muito mais esportivo, potente e desejável.New Civic 2007: os dados são do Civic Si, não do New Civic normal. É preciso especificar isso, antes que algum leitor mal-informado vá cobrar essas especificações na concessionária.

      • http://www.facebook.com/people/Ney-Paiva/100000789247887 Ney Paiva

        Tem mais, os 202Km/H do tempra só eram obtidos com o Tempra Turbo 8V. Tô restaurando uma santana/Quantum 87!!!

      • Adhemar1308

        André, nem todo Opala SS era 250S, o motor 250S era opcional (“envenenado” pela Chevrolet), o normal era o 250pol., assim como o 302 era o normal no Maverick GT e o 302 quadrijet era o mais forte ( comando/ carbura melhores ), o texto mistura Corcel II 78 ( grade e sinaleiras ) com Corcel I 77(último 1) o Monza foi o preferido da classe média nos anos 80/90 e foi sim o mais vendido durante três anos consecutivos e era um carrão, quanto aos Gol’s e Stilo, também acho que tais certo, o texto é ruim na totalidade, esquece de modelos emblemáticos e erra em especificações citadas… .

    • http://www.facebook.com/gleydsondesousa Gleydson Fernandes

      Realmente!
      Se fosse apenas isso…
      Cadê o PUMA??

      • http://www.facebook.com/welder.oliveira.12 Welder Oliveira

        PUMA????
        tá de sacanagem né?!?!??!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000088922153 Wagner Menke

    O melhor é o Santanão.

    O pai do meu colega tinha um. Uma vez deixamos o carro num estacionamento e quando voltamos, o carro tinha sido aberto. O ladrão quis roubar o som (um toca fitas cassete). Para seu infortúnio, quando ele puxou o som para retirá-lo do compartimento, o voltante do carro era tão grande que o impedia a saída do mesmo, ficando entalado. Não sei como o som era colocado nesses carros, mas que esse dispositivo de segurança adicional não declarado funcionava… ah funcionava!

  • http://www.facebook.com/viictor7 Victor Alexandre

    Pra mim, os mais clássicos são os melhores. Adorei o XR3 Conversível, que máquina! Aqui, na cidade onde moro, é possível ver muitas dessas máquinas rodando em bom estado.
    Detalhe: O primeiro carro que dirigi na vida foi uma Corcel II. Emoção única.

    Abs Fred.

  • Renato Abreu

    Cade o Dodge Charger R/T 5.2 V8 215hp ??? Único muscle car do Brasil? muito mais carro que opala e maverick.. E as fotos dos Corcel II e Delrey não correspondem com o ano de fabricação… 

    Segue uma foto do Dojão 1973 http://farm4.static.flickr.com/3573/3489628911_84ea1b1156_o.jpg

    • smash

      meu irmão e o seguinte! fica ai falando do dodger charger r/t… Vei eu um carrão mesmo! mais porra falando mal de opala vei vc conhece o opala poracazo? OPALA V8 conhece? ja vi videos de opala vencendo esse charger ai e outro se quer carro antigo que bate nesse ridicolo ai bota um audi 5.000 ai eu quero ver…. Dodger tambem só é nome!

    • Opaleiro

      Nem vou falar nada , eu já dei salame em Dodge , é um carrão , mais ja ganhei no arrancadao e na rua !

  • Anônimo

    … Véio, como assim deixaram o GOL Quadrado de fora ?? … o GTI foi um dos carros mais aclamados do Brasil, puro desejo, até hoje segue como o carro que não perde valor de mercado … motorzinho AP e tido como o melhor turbinável daqui …

    … Tem carro que nem merecia estar nessa lista …

    • http://www.facebook.com/marcos.fernandes.986 Marcos Fernandes

      concordo, Parati GLS e Gol GTI, o GTI quadrado vou um dos mais desejados do brasil, a Saveiro Surf tbm… teve o Vectra GSI 1994, o Uno 1.4 Turbo… esqueceram de vários aí hein?!

      • Opaleiro

        A Marea Turbo ! a Parati Gls ( que tenho uma turbo ) Gol GTI , Gol Gts !

    • pedrinho

      o opala 6cc

      sem turbo ganha do ap turbinado sucegado

      • smash

        isso sim eu um carro de verdade Opala 6 cc ! é opala V8! 2 monstros que não tem pra gti nenhum!

      • Opaleiro

        Opala V8 ? HAHA Eu sou Opaleiro e me doi o coração o cara falar Opala v8 ! Pra que v8 se meu Opala 6 caneco aspirado da pau em Maveco v8 !

      • Adhemar1308

        HAHAHA, na época deles, quando andavam originais ou pouco mexidos, Opala 6 canecos nunca deu pau em Maverick V8, tenho 50 anos e lembro bem como era nas ruas e estradas. Nas pistas de corrida o Maverick dominava, vai ler sobre a história desses carros que vais ver que tenho razão. Opala só tinha alguma chance quando era bem mexido ou como stock car, mas isso é outra história.

    • smash

      vei gti não aguenta um Opala V8 kkkkkkkkkkk Chora agora opala já foi considerado o carro mais rapido da epoca!

  • http://www.myspace.com/bluesy_marcos Matsuura Junichiro

    Faltaram os Dodges, e o Stilo Abarth 2.4. Muito mais motor que o Schumacher, que, na minha opinião, saiu de fábrica com o motor errado. Ele, o Stilo Schumacher, deveria ter sido equipado com o motor 2.0 20v Turbo do Marea.

    • Rodrigo Cambiaghi

      Esse motor do Marea dava muito pau, a Fiat demorou pra acertar motor com 4 válvulas por cilindro.

      • http://www.myspace.com/bluesy_marcos Matsuura Junichiro

        Mas, se for bem cuidado, funciona. O problema é que motor evoluído (tecnologicamente avançado) costuma ser um pouco mais sensível, necessita de cuidados mais especiais. Que o consumidor popular, proprietário geralmente de Fusca, Corcel I e II, Chevette, Fiat 147, não tem.

    • Anônimo

      … mas peraí, o Abarth é daqui ?? temque tomar cuidado com importados, o artigo é apenas de carangas tupiniquins … 

  • http://jckronbauer.blogspot.com Julio Cezar Kronbauer

    Cabe uma correção: o Vectra chegou no Brasil para substituir o Monza, e não competir com ele, pois ambos são da Chevrolet. No entanto, o Vectra começou como um carro de um segmento acima, até 1996, quando o Monza parou de ser fabricado.

  • http://jckronbauer.blogspot.com Julio Cezar Kronbauer

    Meu sonho (por enquanto, o menos longe de alcançar deles) é ter um Golf GTI modelo/ano 2000, o primeiro da geração IV, com a mecânica do Audi A3.

    • Anônimo

      vulgo SAPÃO

  • Bruno Alexandre

    Fraquinha essa lista… só pra listar umas erratas, algumas já listadas nos comentários acima:

    - a foto do Opala poderia ser de um com as rodas originais, e também
    poderia ser o modelo SS, as versões esportivas sempre são mais desejadas

    - a performance mencionada no Tempra e no Civic são referentes às versões Turbo e Si, respectivamente

    - Gol GTi quadrado é mais desejado que o bolinha

    - o Stilo Abarth foi o melhor lançado, com motor 2.4 importado

    - Faltou o Dodge Charger

    Mas ainda vai faltar carro… numa lista só de 20 não vai dar pra agradar todo mundo

    Mas idéia do post é legal

    • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes

      Valeu, Bruno. Bonito cabelo.

      Vamos adicionar os veículos citados por você na nossa nova lista. 

      • Anônimo

        … Acho que citar o Stilo Abarth descaracteriza toda a idéia da lista, que é somente de carros nacionais … 

  • Rodrigo Cambiaghi

    “Mais vendido” é algo bem diferente de “Mais desejado”.

    Senão, Uno Mille e Kombi estariam no infográfico.

  • Anônimo

    Em agosto de 1989, a revista Quatro Rodas estampou na capa um teste comparativo dos três esportivos nacionais da época, o Gol GTI, com sua cor azul inconfundível, um Kadett GS vermelho e um Escort XR3 chumbo, na época, eram os sonhos de consumo de qualquer motorista pé-de-chumbo e de crianças fissuradas por carros – meu caso – e esse sonho persistiu por um bom tempo, até que os importados chegaram e as atenções fossem divididas com BMW, Mercedes, Audi e afins.

    Meu sonho sempre foi um Mustang conversível 1965 azul metálico, ainda chego lá…

  • http://twitter.com/edegar EDEGAR NEUMANN

    Também achei falta do Uno Turbo. O próprio Uno 1.5/1.6 R era bem considerado, apesar do motor não ser nada esportivo…

    • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes

      Já estão na próxima lista. 

  • Rodrigo Cambiaghi

    Então aponte-as

  • http://www.facebook.com/people/Reysi-Pegorini/1398276764 Reysi Pegorini

    Ok. Seguindo a linha do Fred, 
    Minha mãe teve um Fiat 147, um charme.  Meu pai teve uma brasília amarela, nos tempos dos mamonas (cara…era muito legal, eu até chorei qnd ele vendeu aquele carro).Na época da faculdade, uma amiga tinha um Chevette, e a única que tinha habilitação na época era eu…era muito bom dirigir aquele carro,rs. Fizemos até um concurso chamado Miss Chevette.rsQuando frequentava Arrancadão com meu ex namorado, gostava muito do som do motor do Maverick, nossa é tesão demais.Meu sonho de consumo de todos os tempos e acho até que eu consiga ter um posto de gasolina é o Omega…aquele banheirão lindo. Eu gostei de ver o Corcel nesta lista tbm. :D

  • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes

    O Renato Gaúcho tinha um Miura. Dizem que ainda tem. 

  • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes

    Não é inadmissível, é apenas uma lista. Suas sugestões estão no arquivo e vão entrar na atualização. Valeu!

    • http://www.facebook.com/joao.e.lima João Eurico Aguiar Lima

      Entendo que a lista é de opinião porém ela tem informações erradas. Você pode achar que o Gol GTI 95 era desejado (embora a maioria aqui ache que foi o Gol GTI pioneiro de 92). Porém postar que o Monza é de 1980 quando era de 1982 só demonstra que o trabalho de pesquisa não foi bem feito.

  • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes

    Estamos arrumando, valeu pela correção. 

  • Rodrigo Cambiaghi

    Putz, verdade faltou o Puma.

    O Porsche com motor de fusca da época.

    • http://www.myspace.com/bluesy_marcos Matsuura Junichiro

      O Puma GTB, com motor de Opala, era mais legal. Falando nisso, a Puma ficou devendo um Puma V8.

  • FIDEGA

    O Gol GTI era o sonho da mulecada.
    Eu tive um Uno 1.6 amarelo com a tampa traseira preta.

  • Anônimo

    … imagino que a galera no QG deve sentir um agradável frio na espinha por terem tantos leitores, com tanto conhecimento e tanta personalidade … Não é fácil agradar esse público Classe S, se tem umas patinadas devem se encher de orgulho pelo empenho da galera nesse tipo de papo de bar totalmente edificante …

    Valeu pelo ótimo Shot e pelo efeito que ele proporciona !

  • Anônimo

    Pô faltou o Puma mesmo, o Gol GTI quadrado até hoje têm alguns que vejo na rua que dá vontade de dirigir, tamanho o esmero dos proprietários. E de gosto pessoal, acho que o AstraZão Sport 2000 era muito foda, ainda é, esse estaria “na minha” lista.

  • Gusamatta

    Só uma coisa: Não existia Monza em 1980.

  • Lucas Franco

    O Gol bolinha em geral não. Mas o GTi 16v, com o motor 2,0 16v de 145cv, kit aerodinâmico aero, conservando todo o requinte do interior Recaro do GTi caixinha e com a polêmica (fodástica, na minha opinião) bolha no capô para abrigar o novo cabeçote foi sem dúvida o melhor gol de todos os tempos. Extremamente bem acabado, rápido, exclusivo, com aquele emblema GTi16v na garade principal, faróis de duplo refletor… top demais. Infinitamente melhor e mais diferenciado do que qualquer outro Gol já produzido, inclusive que o G5 Power que eu tive, que tem desempenho parecido com o do GTi Caixa.

  • Rimazzini89

    Faltou o UNO 1.6R

  • Luís Fernando Resende

    Meus amigos acho que faltou nesta lista a puma gás…abracos

  • carlos wolf

    Ops, fInalmente alguem se lembrou do FNM/JK, Alfa 2000, melhor relaçao, potencia/desempenho.- Esta geraçao atual não tiveram oportunidade de curtir um Alfa.

  • Paulo Trajano

    Sei que o assunto são carros nacionais desejados, mas até hoje eu não consigo entender por que Logus e Pointer não caíram nas graças do brasileiro. Lembro de eu, molecão em 1995/96 babar por aqueles carros. E isso se intensificou depois que eu entrei em um Logus. Se bem que meus objetos de desejo mesmo foram o Vectra 1998 (o segundo Vectra da lista) e o Golf II geração.

  • Victor

    Gol Gti Quadrado cara, 125 cavalos nos anos de 90 adiante com motor Ap 2000, tinha que tar na lista, batia 240 Km pedindo mais

  • Paulo Adriano

    Post do Estagiario né, perai ai, Vectra concorrente de Monza? Como citar o Tempra 16v, e não citar o MITICO Tempra Stile Turbo? Kde o Stillo 20v, Marea Turbo, GTI quadrado, os VR6, o Diplomata… e tantos outros. :/

  • http://www.facebook.com/Rodrigogracie Rodrigo Fernandes

    Pois é, falto o Gol Quadrado ai!

  • Thiago Diniz
  • guilherme silva

    o astra foi o melhor

  • mateus

    del rey tenho um muinto forte e confortavel tem estabilidade ótimo carro

  • ricardo alessandro

    cade o gol gti quadrado que foi o maior sucesso da decada de 90 e que até hoje desperta olhares por onde passa

  • Joe

    Essa lista está errada o gol quadrado gti é primeiro lugar , pois até hj vejo muita gente atrás de um gol desses e paga qualquer preço por um original em bom estado…

  • elvis

    Gol quadrado é tradiição…

  • jhuninho

    faltou passat gts pointer.e gol gti 2.0 quadrado..senti falta deles

  • junior mell

    ô animal (smach) onde vc conheceu opala v8 (original) ta maluco cara?

  • junior mell

    deixaria também um espacinho pro bom e velho chevette. muito gostoso esse carrinho…

  • ANDRÉ

    faltou a dodge dakota CS RT ANO 2000

  • Daniel Gontijo

    tirar o gol quadrado dessa lista perdeu o meu respeito, descordo totalmente, a geração BX do gol foi horrível, mas e o resto? a CL, GTi come que fica?

  • Felipe

    faltaram alguns sucessos brasileiros como o Opala e o Astra, o hatch medio lider de categorias q fazia a wolks ter que quebrar a cabeça pra deixar o golf melhor

  • Opaleiro

    Olha o meu Opala *–* É mais bonito que aquela que o cara postou haha
    Respeito todos os carros postados , mas faltou muitos , Parati GLS , Gol GTI , GTS !
    Se eu fissese iria colocar um fusca com motor AP ! E o dodge também !
    Ahhh o Uno Turbo no lugar do Corsa ! A Marea Turbo também poderia estar aii
    Abraço galera !
    Se quiser add no face lá ! Sou de Curitiba Caio Felipe Tfi !
    Ponho voces pra dar uma volta no Opala e na Parati Turbo

  • Adhemar1308

    Raul, o Passat TS foi um ícone nos anos 70 e nos anos 80 melhorou e ganhou o nome de GTS Pointer 1.8, o TS era 1.6 e foi muito mais famoso que o Pointer pois era mais esportivo e leve, era mais ágil, o pointer era mais luxo/esportivo…

  • Adhemar1308

    Amigo, não foram fabricados Passat exportação ( Iraquiano ) com câmbio automático, o diferencial deles eram as 4 portas, acabamento monocromático ( Azul, Bordô ou Bege, não tinha Preto ) e o ar-condicionado em todos eles, além do motor 1.5 no lugar do 1.6.

  • Matheus Vieira

    Sem Charger R/T, Puma, Golf, Impala, Bianco S… a lista é loooooonga.

  • Roberto Hauer

    Sinti falta do marea turbo, acho que era mais desejado que o Stilo. E o golf mais potente fabricado no Br foi o VR6, foram vendidas algumas unidades aqui tbm.(feitas 100 ou 101 unidades só)

  • Gabriel Aiello

    sem pumas? ha… ta bom…

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5523 artigos
  • 660998 comentários
  • leitores online