O que é ser homem hoje?

Gustavo Gitti

por
em às | Artigos e ensaios, Mecenas, Mente e atitude


Incrível. Estamos num tempo em que surgiu a pergunta “O que é ser homem hoje?”.

Pensem no absurdo disso! É como perguntar “Qual a função de um fósforo?” ou “O que é uma escova de dente?”. Ou melhor, é como se fosse uma escova de dente se perguntando: “Como eu faço para ser uma escova de dente?”.

Pois é, os existencialistas estão cada vez mais certos. Tudo bem fazer um charme perguntando “O que querem as mulheres?” ou até mesmo “O que é uma mulher?” (coisa que já fiz aqui), mas jogar a pergunta para si mesmo é demais.

O fato é que esse homem “simprão”, mais tosco, sem refinamento, desses que não sabem nem o significado da palavra “subjetividade” ou “crise”, esse homem, bem, que homem é esse? A identidade masculina foi questionada e a piada é: nós mesmos não soubemos responder direito.

O Dude ensina que ser homem é não se preocupar em tentar ser homem.

Vieram várias respostas. Uns nem tentaram responder, viraram as costas, alisaram o cabelo com chapinha e hoje vivem felizes. Outros ficaram com a pergunta entalada e até hoje guaguejam. E outros arriscaram respostas com suas próprias vidas.

A resposta de Levni Yilmaz

Eu já vi quase todos os vídeos da série Tales of Mere Existence, do genial Levni Yilmaz. O mais recentes, publicado na semana passada, fala sobre o que é ser homem hoje em dia: “How to be a man?”.

Ele está certo. Antigamente era mais fácil, as identidades e as posições masculinas eram mais definidas. Hoje a coisa está tão confusa que surgiram vários manuais com dicas de como ser homem:


Link YouTube | “How to be a man?” – Tales of mere existence, de Levni Yilmaz.

A resposta de Contardo Calligaris

Não está bem claro o significado da instrução “Seja homem!”. Se o papel de provedor já não nos é exclusivo, o que sobra? Provar a masculinidade trepando por 3 horas sem parar, fazendo musculação, luta, esportes mais próximos da morte?

Perde-se a virilidade quando se acostuma como a vida cotidiana que não tem quase nada de heróica ou aventureira? O que demanda mais destemor? Construir um império transnacional ou ter um filho e levá-lo para a escola todos os dias?

“Talvez os heróis “de uma peça só” (digamos assim) ainda prevaleçam, mas há claros sinais de que o ideal masculino da década que acaba é o do homem corroído ou, no mínimo, arranhado por seus próprios demônios internos.

Na televisão, por exemplo, a década começou com um chefão da máfia tendo que recorrer a uma psicoterapeuta (“Família Soprano”, HBO) e acabou com o terapeuta de “In Treatment” (HBO), que é verossímil (e adorável, aliás) justamente por ser tão perturbado quanto seus pacientes. Além disso, tanto o herói de “The Mentalist” (Warner) quanto o de “Lie To Me” (Fox) parecem dever suas aptidões extraordinárias às feridas de seu passado. O mesmo, provavelmente, vale para “House” (Universal).

Em 2009, foi montada, em São Paulo e no Rio, uma peça de minha autoria, “O Homem da Tarja Preta”. Pois bem, quando eu a escrevi, cinco anos atrás, parecia-me ousado expor assim a fragilidade do “macho”. Hoje, já acho que as dúvidas, os conflitos psíquicos e as fraquezas atormentadas são o equivalente da ferida de Filoctetes, ou seja, quase o fundamento da eventual força do homem contemporâneo. É um progresso, não é?” –Contardo Calligaris

Sobre essas e outras questões, indico uma entrevista, a peça O homem de tarja preta, escrita por Calligaris (na época em que vi, estava em cartaz no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura), e essa resposta dele:


Link YouTube

A resposta de Fabricio Carpinejar

Um escritor gaúcho feio igual ET com unhas pintadas e uma bela mulher ao lado. Ao lado do mestre Xico Sá, Carpinejar vive definindo o macho moderno, criando aforismos sobre mulheres, sexo, amor. Não sei ainda se é um desserviço ou se a coisa presta mesmo. Estou lendo Canalha e Mulher perdigueira para confirmar. Um trecho:

“Aquele cafajeste de outrora mudou, não é mais o tipo machista e intolerante. Esqueça os personagens de Jece Valadão. Há outro canalha mais perigoso em ação, uma mutação cultural: um canalha caseiro, que não tolera preconceito (aceita ser confundido com gay e entende o chamado como um elogio), que vai fundo no sofrimento para não repeti-lo, gentil dentro das expressões, que ama demasiado os filhos, que se veste com estilo, mas não se importa com o que os outros vão pensar, que encontra a autocrítica no humor, que se aproxima de uma mulher para roubar sua alma (porque o corpo é muito influenciável.” –Fabrício Carpinejar

A resposta de Machete

Talvez pela primeira hoje é possível incorporar traços do clássico machão, brincar de ser bruto na vida (do jeito que elas gostam na cama), justamente porque somos livres desse padrão. Dessa brutalidade lúdica podem surgir grandes qualidades, como precisão e impetuosidade.

Um exemplo caricato foi recentemente lembrado no PdH Shots:


Link YouTube

A sua resposta… pode lhe garantir um perfume The Secret.

O Guilherme já fez um post sobre esse perfume. Agora é hora de presenteá-los novamente.

Deixe um comentário com sua resposta para a pergunta “O que é ser homem hoje?” ou “Como ser homem hoje?”. Vale contar uma história que exemplifique sua postura, vale falar de uma qualidade que define o espírito masculino, vale uma provocação bem humorada, vale chamar a namorada para vir aqui enchê-lo de elogios, enfim, qualquer coisa que seja autêntica.

Os autores da 10 melhores respostas (de acordo com o time PdH) receberão um perfume Antonio Banderas The Secret em casa. O resultado sai quinta, dia 16/12.

As mulheres podem participar. Nesse caso, basta descrever o que vocês acham que é ser homem hoje e depois presentear um amigo ou o marido.

Abraços!

Atualização (16/12): resultado do concurso cultural

Pessoal, tivemos quase 200 comentários. Escolhemos respostas com visões diversas (sem nos fixarmos a algum referencial do que seria a resposta “correta”) e originais. Segue a lista dos 10 ganhadores e seus comentários.

Se ganhou, envie nome e endereço completo para contato@papodehomem.com.br

Alex de Ávila:

“Ser homem hoje é ser: um Cap. Nascimento para a falta de caráter alheia, um Tony Stark para curtir a vida, um Jeffrey Lebowski para os próprios problemas, um Obi-Wan Kenobi para os filhos, e um Don Juan com a parceira.”

Zombie:

“Eu definitivamente não sei o que é ser homem. Mas, ao mesmo tempo, eu tento descobrir. Fugindo do clássico “arcar com responsabilidades, controlar emoções e dar conta do recado”, convenhamos… Isso é o minimo que um ser humano consciente busca fazer. Acho que a coisa toda reside na autencidade, na verdade. Pouco importa o que você parece, tem ou sei lá o que, sendo autêntico, o mundo sorri para você, seus amigos te respeitam, você se aceita, as coisas acontecem e aquela guria bacana se sente leve ao seu lado. E, pensando bem, a autencidade é uma caracteristica feminina marcante, também. Então, deixando a analise de lado, ser homem é transitar por todos os mundos, sem deixar sua essência de lado. Bem, acho que é isso.”

Graziela Grazieadio:

“Meu homem reclama que eu não o deixo pagar as contas, que estou sempre preocupada em dividir as despesas e que isso, às vezes, o constrange. Meu homem diz pra eu não reparar na bagunça que ele deixa na casa, pede desculpas porque está tudo uma zona, tanto que mais um pouco nem eu me acharia pelos cômodos. E justifica seus desleixos, distrações e defeitos sempre com aquela frase manjada: “sabe como é, eu sou homem!”.

Meu homem, um dia, me confessou que não sabia direito seu papel na sociedade, porque desde que as coisas se inverteram e as mulheres viraram bichos independentes, é como se ninguém no mundo fosse capaz de precisar dele.
O que ele não sabe é que, para mim, ele descobriu o segredo de como ser homem hoje em dia. Faz de seus defeitinhos um charme, e mesmo naquelas pequenas coisinhas que me incomodam transparece uma essência maravilhosa, de alguém que sabe o que quer e não deixa o supérfluo ser mais importante que o resto. Alguém que quer fazer a diferença e quer poder oferecer colo, proteção. Alguém que, mesmo adorando filmes violentos, de vez em quando me acompanha nas películas águas-com-açúcar porque sabe ceder. E que mesmo sabendo que, hoje em dia, a mulherada faz questão de dividir a conta, ainda é imprescindível e insubstituível na hora de matar uma barata ou abrir um vidro de picles.

Pra mim, ele parece mais forte naquelas raras ocasiões em que se abre sobre suas idéias e sentimentos. E cumpre seu tão desejado papel de macho provedor, aos meus olhos, quando me traz aquele bombom salvador no meio de uma crise braba de TPM, ou quando me ouve choramingar os meus pepinos, e ouve tudo com aquela coragem de um soldado prestes a ir pra guerra. E depois de aguentar meus murmúrios, me manda calar a boca, me pega de jeito e faz com que eu finalmente não me importe com mais nada. Enfim, sendo desta forma ele consegue ser destinatário, da minha parte, de um respeito de pai, um carinho de irmão, uma preocupação de filho, um tesão de amor eterno.

O que meu homem não sabe é que eu tenho um orgulho dele tão grande, mas tão grande, que até me incha o peito quando eu o chamo de MEU. Ele cumpre seu papel de homem na relação, sendo o chão pra eu sair do ar, sendo o fogo pra minha vida não secar.

O que, afinal de contas, é ser homem hoje em dia? É, a par de toda a modernidade e a tecnologia, e à revelia de todas as inversões de valores presentes, conseguir ser aquela criatura do cavalo branco, que as mocinhas esperam. Viril, másculo… mas ao mesmo tempo, compreensivo, companheiro, parceiro. Enfim: mesmo diante de todas as lacunas que o mundo moderno trouxe, é ser capaz de ainda completar alguém.”

Kkohyeah:

“homem pra mim é aquele que se conhece, que sabe onde quer chegar e faz, busca sempre a exelência (não a perfeição) em tudo que faz. homem é aquele que faz, não perde tempo lamentando a sua falta de sorte. homem não tem zona de conforto, tem objetivos e é feliz na busca deles (não só no alcançá-los em sí). e quem fica resmungando que o carro que o pai deu é muito velho e que a faculdade (particular) tá apertada é menino velho.”

Shâmtia Ayômide:

“Homem é aquele que está desenvolvido a ponto de saber penetrar em qualquer meio, tanto faz ele estar na China de 3000 anos atrás ou em Nova York ele seria o mesmo.”

David Alexandre:

“Ser homem hoje ou em qualquer época é ser seguro o suficiente a ponto de não ter que pensar muito quando lhe fazem uma pergunta dessas. É não ter que perguntar “foi bom pra você”, por se saber que foi sim. É não ter que se preocupar até que ponto você é fruto da sua criação ou de outras quinhentas mil influenciazinhas, porque no final o homem de verdade sabe que ele é o que as ações e decisões dele o tornaram.”

Alison:

“Para mim, a identidade do homem começa no momento em que você se desliga de seus pais e passa a ser 125% responsável pelos seus atos. E a identidade se consolida quando define seu propósito de vida, alinhando suas ações rumo a esse propósito.

O homem também nunca se acomoda na vida, está sempre aprendendo algo, no seu limite, sempre com desafios e obstáculos. Lembra-se constantemente da sua morte, por isso não perde tempo com atividades medíocres e sem sentido.

Sua maior virtude é a generosidade. Oferece o que tem de melhor aos seres a cada momento sem esperar nada em troca. Apenas segue.”

Eduardo Nani:

“Ser homem é tomar todo o conhecimento do mundo e transformá-lo em postura para agir.”

Gabriel:

“A história nos dá muitos exemplos de homens, de grandes homens, e o que sempre achei interessante é que alguns possuíam características diametralmente opostas as de outros também considerados homens.

Não defino um homem por um conjunto de características pré-estabelecidas, mas sim pelo que vi em todos os homens que conheci, eles tinham um objetivo maior que eles mesmos e dedicaram suas vidas a cumpri-lo. Pra mim um homem é alguém capaz de não viver a vida apenas para si mesmo, é em ultima instancia tentar entrar para a historia, e isso não muda com o tempo.”

Luis-Diana:

“Conseguir ser marcante como o MarlboroMan sem fumar, implacável como Clint Estwood sem sua Magnum44, romantico como Frank Sinatra sem saber cantar, conquistador como José Mayer sem ser ator da Globo, inteligente como Einstein sem inventar teoria nenhuma.”

Mecenas PdH: Você leu um texto apoiado por uma empresa. Conheça nossa política de transparência e conteúdo livre de amarras.
Gustavo Gitti

Professor de TaKeTiNa, autor do Não2Não1, colunista da revista Vida Simples e coordenador do lugar. Interessado na transformação causada pelos caminhos ancestrais do ritmo e do silêncio. Seu site: www.gustavogitti.com


Outros artigos escritos por

Somos entusiastas do embate saudável

O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Somos um espaço plural, aberto a visões contraditórias. Conheça nossa visão e a essência do que fazemos. Você pode comentar abaixo ou ainda nos enviar um artigo para publicação.


EXPLODA SEU EMAIL

Enviamos um único email por dia, com nossos textos. Cuidado, ele é radioativo.


TEXTOS RELACIONADOS

Queremos uma discussão de alto nível, sem frescuras e bem humorada. Portanto, leia nossa Política de Comentários.


  • Diogo

    É cagar na rua com o mesmo prazer de se cagar em casa!

  • http://www.facebook.com/ypbrgo Yuri Pessoa

    Ser homem é ser seguro,determinado,orgulhoso,como um atirador de elite que mira no seu alvo esperando o momento certo;e ao mesmo tempo ter bom censo e ser gentil.Ser homem é o produto da educação que sua mãe,uma legitima mulher,lhe concedeu com carinho,para que você respeita sua futura mulher e a trate com gentileza; e seu pai lhe ensina a não leva-lá tão a sério,pois no mesmo dia que você é gentil com sua mulher;você tem de puxar seu cabelo e lhe ensinar “quem é que manda”.Ser homem é não estar nem ai pra essa porra de perfume;pois o macho é orgulhoso,ele não aceita presentes de outro homem,ele vai a loja e compra a porra do perfume.

    • jmld

      ISSO É SER UM ANIMAL.. COITADO DO ANIMAL

  • Anônimo

    homem pra mim é aquele que se conhece, que sabe onde quer chegar e faz, busca sempre a exelência (não a perfeição) em tudo que faz. homem é aquele que faz, não perde tempo lamentando a sua falta de sorte. homem não tem zona de conforto, tem objetivos e é feliz na busca deles (não só no alcançá-los em sí).
    e quem fica resmungando que o carro que o pai deu é muito velho e que a faculdade (particular) tá apertada é menino velho.

    • http://twitter.com/hatus_ilicitos Hatus Cordeiro

      “Homem não tem zona de conforto, tem objetivos e é feliz na busca deles (não só no alcançá-los em sí)”.

      PQP… Parabéns!!!!

      • Anônimo

        obrigada!
        baseado em fatos da minha vida amorosa hahaha

    • Anomino

      Vichi muito foda esse comentário, ta corretíssima kkkk O pior que estou vivendo o contrário disso e por isso nenhuma mulher se aproxima hahahha, é incrível. Hoje vivo indeciso, não sei qual rumo tomar, qual profissão escolher e isso com 28 anos. Estou passando um momento depressivo em minha vida e o fato de se lamentar está firme comigo hahahaa, lamento por muitas coisas que deram errado.

  • Alison

    Para mim, a identidade do homem começa no momento em que você se desliga de seus pais e passa a ser 125% responsável pelos seus atos. E a identidade se consolida quando define seu propósito de vida, alinhando suas ações rumo a esse propósito.

    O homem também nunca se acomoda na vida, está sempre aprendendo algo, no seu limite, sempre com desafios e obstáculos. Lembra-se constantemente da sua morte, por isso não perde tempo com atividades medíocres e sem sentido.

    Sua maior virtude é a generosidade. Oferece o que tem de melhor aos seres a cada momento sem esperar nada em troca. Apenas segue.

    Abraço.

  • Marcos Setim

    Ser homem hoje é se redescobrir dia-a-dia, é estar preparado para lidar com décadas de instintos e culturas enraizadas em um mundo dinâmico no qual a mulher assume seu papel definitivo como companheira e independente.

  • Victor Van Halst

    Ser homem só acontece quando o individuo admite e prova para somente ele mesmo que ele é um homem, sem se importando com padrões ou “leis” que outros ditam ou tentam ditar, além de sempre tentar realizar suas ações e viver sua vida conforme seus valores e pensamentos.

  • http://alexdeavila.blogspot.com Alex de Ávila

    Ser homem hoje é ser:

    Um Cap. Nascimento para a falta de caráter alheia, um Tony Stark para curtir a vida, um Jeffrey Lebowski para os próprios problemas, um Obi-Wan Kenobi para os filhos, e um Don Juan com a parceira.

    • http://twitter.com/hcalves Henrique C. Alves

      Você conseguiu colocar todos os heróis masculinos num post só. Parabéns.

  • Elias

    Ser homem hoje é ver que tem 7 comentários interessantes pra se ler mas a única coisa que ele consegue se consentrar é na foto da gatinha da kkohyeah.Você é linda……

    • Anônimo

      obrigada!

  • Diogo Aikau!

    É perceber a dinâmica da vida sem preconceitos e frescurinhas, e dropar a crista desta onda que é a vida com atitude e humildade, sem medo de enfrentar os problemas e fraquezas do dia a dia. Se for pra fazer uma cagada, que seja uma grande e épica cagada, que feda e incomode por muito tempo…

  • Bruno Tamanaka

    Ser homem é trabalhar e cuidar da sua mulher, família… O resto são detalhes que diferenciam cada tipo de homem.

  • David Alexandre

    Ser homem hoje ou em qualquer época é ser seguro o suficiente a ponto de não ter que pensar muito quando lhe fazem uma pergunta dessas. É não ter que perguntar “foi bom pra você”, por se saber que foi sim. É não ter que se preocupar até que ponto você é fruto da sua criação ou de outras quinhentas mil influenciazinhas, porque no final o homem de verdade sabe que ele é o que as ações e decisões dele o tornaram.

  • Guilherme

    Ser homem é ter capacidade de olhar no espelho e sentir inveja de quem está do outro lado.

  • Whatever M.D.

    Não, a piada é: os que não sabem responder direito provavelmente são os que sabem melhor o que é ser homem.

    é simplesmente muito difícil explicar em palavras o que se aprende naturalmente, só pela Ação, não acho que são adjetivos que vão descrever precisamente o que é “ser homem”.

  • http://profiles.yahoo.com/u/Y5YX4CZJVPLQMJVSXO4KXXCZNM Felipe

    Ser homem é ser uma mãe uma solteira que luta para criar os filhos, é ser alguém que luta pelo que acredita mesmo todos dizendo que você está errado, é assumir a culpa dos seus erros sem culpar fatores externos, ser homem é ser feliz em se levantar todos os dias para cumprir as responsabilidades que lhe foram dadas.

  • Elias

    *CONCENTRAR…………hahahahahahahahahahahaha

  • Leonardo

    Não ter um resposta plausível pra isso e mesmo assim se considerar um homem

  • Zombie

    Eu definitivamente não sei o que é ser homem. Mas, ao mesmo tempo, eu tento descobrir. Fugindo do clássico “arcar com responsabilidades, controlar emoções e dar conta do recado”, convenhamos… Isso é o minimo que um ser humano consciente busca fazer. Acho que a coisa toda reside na autencidade, na verdade. Pouco importa o que você parece, tem ou sei lá o que, sendo autêntico, o mundo sorri para você, seus amigos te respeitam, você se aceita, as coisas acontecem e aquela guria bacana se sente leve ao seu lado. E, pensando bem, a autencidade é uma caracteristica feminina marcante, também. Então, deixando a analise de lado, ser homem é transitar por todos os mundos, sem deixar sua essência de lado. Bem, acho que é isso.

  • http://twitter.com/ottoqm Otto de Q. Moore

    Pra mim, ser homem é não precisar se fazer essa pergunta. Homem que é homem tem certeza do que é, seja ele machão, gay, metrossexual, qualquer coisa. Ser homem é não precisar de aprovação, é saber seu caminho e não ter medo de segui-lo. É aquele que não se curva aos estereótipos, que não permite que ninguém dite sua vida. Ser homem é ser autêntico e não ter medo de ser o que é, não importa o lugar ou a situação.

    • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

      “ser homem é não precisar se fazer essa pergunta”

      Pois é. Foi nessa linha que escrevi a intro do texto.

      • Sigov

        Ou seja!! os homens NÃO SABEM O QUE É SER HOMEM, talves por isso existam tantos homens que naum são homens hehehe

  • http://twitter.com/Phoenix232 Lucas AKA Phoenix232

    Ser homem hoje é reconhecer os problemas da sua realidade, aceita-las e supera-las deixando de lado o medo e tomando responsabilidade por todos os seus atos, é encarar todos os seus problemas com cabeça levantada, e não cair para não levantar mais. Ele tem que honrar todos os princípios no qual ele acredita e não se deixar vender por dinheiro nenhum. Ele tem que ser gentil e educado sempre que possível, mas tem que saber quando é necessário utilizar a força e se impor, utilizando-a apenas quando a diplomacia realmente não funciona, e mesmo assim deve ser utilizada apenas para se defender ou defender seus entes queridos, nunca para causa o mal. É ser duro com o filho quando for preciso, para ensina-lo os valores corretos. É saber cuidar daqueles que estão ao seu redor, que querem o seu bem, sendo um bom amigo, marido e pai. Não é aquele sem sentimentos, que se acha o machão e parece um robô, mas sim aquele que reconhece que é humano e que tem sentimentos, mas que não deixa que eles tomem conta da sua vida, balanceando sempre a razão e o sentimento.

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Pode ser que fique grande:

    Ser um homem é quando está todo mundo indo para um evento qualquer em um grupo de 7 pessoas – distribuidas em um carro e uma moto – mas ninguém quer ir na garupa da moto porque está chovendo pra caralho e então o DONO do carro, único que, teoricamente, não poderia ir na garupa, fala: “beleza, eu vou na garupa e alguém dirige o meu carro”. Todos vão felizes e contentes.

    Moral, para quem não entendeu: ser homem é aquele que toma atitudes acima do esperado surpreendendo sempre com um caráter firme e prestativo, sem delongas, controlando o medo acima do possível – pois todos temos medos – coçando o saco na frente todo mundo e acordando de pau duro.

    Abraços! ^^

    • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

      Belo exemplo, Jorge.

      • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

        Valeu Gitti! ^^

    • http://twitter.com/criscoelhodaroc cris coelho da rocha

      Perfeito,Jorge..
      Esse homem eh generoso, genial, inventivo e singular..Irresistivel !
      So faltou dizer que ele eh mais encantador ainda quando se entrega a uma grande paixao..

  • http://www.facebook.com/people/Danilo-Dias/1270178150 Danilo Dias

    Ser Homem Hoje é…Ter responsabilidades, assumir as consequências do poder das suas palavras, saber perder porque cada tropeço é um recomeço, ser Homem é saber armazenar conhecimentos e aplicá-los no dia a dia sem que esse ofenda ou faça mau à alguem, ser homem é conseguir compreender sua mulher, conquista-la todas as manhas, viver intensamente cada dia como se fosse o ultimo, contribuir para o Sistema capitalista que vivemos, aproveitar cada fim de semana, cada segundo com os amigos e não ter em mente aquele ideal de que Homem de verdade é aquele que dá porrada em todo mundo (inclusive na mulher) ou que vive no puteiro, anda coçando o saco e cuspindo no chão, homem mesmo é o homem que sabe viver controlar sua vida. Esse é meu pensamento sobre o que é ser homem nos dias de hoje. abraçooos!

  • Daniel Guichard

    Ser homem hoje é, primeiramente, buscar no passado o significado de ser macho; ao perceber a inviabilidade do conceito, então, abrir um sorriso na cara e continuar se movendo, mais livre e sacana do que nunca.

  • Rafael Vitore

    Ser homem hoje em dia é ter mais do que dupla personalidade, seria mais para multi personalidades. É preciso ser forte e sensível ao mesmo tempo, ser carinhoso e também ser rude, despertar o ódio e mesmo assim despertar o amor. Ser homem é ser o oposto daquilo que muitos pensam.

  • J.

    Ser homem vai além de pagar a contar, fazer a mulher sorrir, abrir a porta do carro e mandar flores.
    Ser homem é fazer isso por VONTADE e não para come-lá;
    Ser homem é assumir que chora;
    Ser homem não implica em fechar garrafas, camarotes e ter carrões (isso é auto-afirmação/babaquice);
    Ser homem é ser frágil e mesmo assim, gostar de mulher;
    Ser homem é apreciar um bom vinho e um restaurante.

  • http://www.facebook.com/people/Graziela-Grazieadio/100000160322021 Graziela Grazieadio

    Meu homem reclama que eu não o deixo pagar as contas, que estou sempre preocupada em dividir as despesas e que isso, às vezes, o constrange. Meu homem diz pra eu não reparar na bagunça que ele deixa na casa, pede desculpas porque está tudo uma zona, tanto que mais um pouco nem eu me acharia pelos cômodos. E justifica seus desleixos, distrações e defeitos sempre com aquela frase manjada: “sabe como é, eu sou homem!”.
    Meu homem, um dia, me confessou que não sabia direito seu papel na sociedade, porque desde que as coisas se inverteram e as mulheres viraram bichos independentes, é como se ninguém no mundo fosse capaz de precisar dele.
    O que ele não sabe é que, para mim, ele descobriu o segredo de como ser homem hoje em dia. Faz de seus defeitinhos um charme, e mesmo naquelas pequenas coisinhas que me incomodam transparece uma essência maravilhosa, de alguém que sabe o que quer e não deixa o supérfluo ser mais importante que o resto. Alguém que quer fazer a diferença e quer poder oferecer colo, proteção. Alguém que, mesmo adorando filmes violentos, de vez em quando me acompanha nas películas águas-com-açúcar porque sabe ceder. E que mesmo sabendo que, hoje em dia, a mulherada faz questão de dividir a conta, ainda é imprescindível e insubstituível na hora de matar uma barata ou abrir um vidro de picles.
    Pra mim, ele parece mais forte naquelas raras ocasiões em que se abre sobre suas idéias e sentimentos. E cumpre seu tão desejado papel de macho provedor, aos meus olhos, quando me traz aquele bombom salvador no meio de uma crise braba de TPM, ou quando me ouve choramingar os meus pepinos, e ouve tudo com aquela coragem de um soldado prestes a ir pra guerra. E depois de aguentar meus murmúrios, me manda calar a boca, me pega de jeito e faz com que eu finalmente não me importe com mais nada. Enfim, sendo desta forma ele consegue ser destinatário, da minha parte, de um respeito de pai, um carinho de irmão, uma preocupação de filho, um tesão de amor eterno.
    O que meu homem não sabe é que eu tenho um orgulho dele tão grande, mas tão grande, que até me incha o peito quando eu o chamo de MEU. Ele cumpre seu papel de homem na relação, sendo o chão pra eu sair do ar, sendo o fogo pra minha vida não secar.

    O que, afinal de contas, é ser homem hoje em dia? É, a par de toda a modernidade e a tecnologia, e à revelia de todas as inversões de valores presentes, conseguir ser aquela criatura do cavalo branco, que as mocinhas esperam. Viril, másculo… mas ao mesmo tempo, compreensivo, companheiro, parceiro. Enfim: mesmo diante de todas as lacunas que o mundo moderno trouxe, é ser capaz de ainda completar alguém.

  • Luis-diana

    Conseguir ser marcante como o MarlboroMan sem fumar, implacável como Clint Estwood sem sua magnun44, romantico como Frank Sinatra sem saber cantar, conquistador como José Mayer sem ser ator da Globo, inteligente como Einstein sem inventar teoria nehuma.

  • Hilton_t_araujo

    Ser homem é ser um “pau”. Não importa o que aconteça fora de si… Mantenha-se rígido.

  • Alex31

    Ser homem hoje é ser uma figura dinâmica, ser visto com frequência escalando muros e esmagando gelo, remodelar estações ferroviárias na hora do almoço, aumentando a eficiência no aspecto relativo à retenção de calor. Traduzir insultos de teor étnico para refugiados cubanos. Compor óperas ganhadoras de prêmios. De vez em quando, passar três dias a fio dentro d’água, mexendo os pés para permanecer boiando ereto.
    Seduzir mulheres com seu jeito sensual e quase divino de tocar o trombone. Subir vários morros seguidos de bicicleta sem perder velocidade ou fôlego, e assar brownies de 30 minutos em 20. Ser especialista em estuque, veterano no amor e fora-da-lei no Peru, e com a ajuda de apenas uma enxada e um copo d’água grande defender sozinho uma pequena aldeia da bacia amazônica contra a invasão de uma horda de ferozes formigas assassinas. Tocar bluegrass no violoncelo. Ser tema de vários documentários. Quando estiver entediado, se divertir construindo pontes suspensas no quintal. Não transpirar.
    Fazer sua própria turnê em Nova Jersey com uma demonstração viajante de força centrífuga. Seus arranjos florais cheios de graça lhe conferem fama nos circulos botânicos internacionais. As crianças confiam nele. Consegue atirar uma raquete de tênis contra pequenos objetos voadores com uma precisão letal. Ler Paradise Lost, Moby Dick e David Copperfield em um só dia, e à noite ainda sobrar tempo para redecorar uma sala de jantar inteira. Desenpenhar várias operações sigilosas para a CIA. Durmir uma vez por semana; quando durmir, faze-lo em uma cadeira.
    As leis da física não se aplicam a ele. Ele rebola, dribla, se desvia, passa pelo lado e paga todas as contas. Nos fins-de-semana, para relaxar das tensões do dia-a-dia, pratica origami full-contact. Ele cria ostras vencedoras de prêmios. Ganha touradas em San Juan, competições de mergulho de penhascos no Sri Lanka e concursos de ortografia no Kremlin. Representa Hamlet, realiza cirurgias cardíacas e conversa com Elvis.É um cidadão reservado porém responde as cartas de fans.

    Essa é minha visão de homem quando olho no espelho… rsrsrsrs. Ah certa vez descobri o sentido da vida mas me esqueci de anotar!!!

  • http://www.reflexoesmasculinas.com.br/ Shâmtia Ayômide

    Homem é aquele que está desenvolvido a ponto de saber penetrar em qualquer meio, tanto faz ele estar na China de 3000 anos atrás ou em Nova York ele seria o mesmo. Isso não é nada excepcional, Marco Polo que o diga. Como Otto Weininger diz o homem é ligado a própria ideia de eternidade.

    Olhe para um menina e pense sobre o futuro dela, você tem a certeza que ela irá virar apenas uma mulher.

    Mas olhe para um menino e não se tem a certeza de que irá virar homem, ele terá que provar isso com o tempo. No meio do caminho ele pode virar um moleque, um drogado, um malandro, um eco-bobo, um irresponsável e qualquer coisa menos homem, as trilhas para fazê-lo se perder são muitas.

    E ao contrário do que dizem, o homem sim! ele reflete sobre esses valores, como diz meu amigo Rant Casey:

    A reflexão possibilita o aprimoramento pessoal. No momento em que reflete, o homem compreende mais profundamente os significados, e é capaz de gerar novos significados, assim como transmitir estes valores de uma forma que os outros homens possam compreender melhor aquilo que até então haviam experimentado de forma prática, e adquirido em conhecimento de forma solitária.

    Com o advento de filosofias que tem em comum, o ódio aos símbolos de autoridade(marxismo, niilismo, new age e psicanálise), com elas vem em conjunto também uma repulsa as virtudes masculinas.

  • Danilo

    Ser homem é trabalhar a semana inteira sobre intensa descarga de reclamações infundadas do chefe, mesme ele sabendo que o prazo está apertado porque ele próprio te passou coisa demais pra fazer, e se mesmo assim um amigo tomar um pé na bunda e precisar que você saia pra tomar cerveja com ele, você vai. Ser homem é ser amigo, é ser parceiro, é ser irmão.

    Ser homem é ter caráter e honrar a palavra, mesmo estando divorciado, no vermelho e sob avíso prévio. Seja na cervejada de sexta à noite ou na pelada de domingo, ser homem é honrar as amizades como se fossem o último laço que te segura de cair em um abismo infinito.

    • http://www.facebook.com/ismara.faria.7 Ismara Assumpção

      Vixiiiii…descobri que sou homem… :-(

  • http://twitter.com/kbssa Ivan

    Ser Homem é fazer aquilo que acredita que deva ser feito.
    Para tanto, é preciso ter a mente sã para pensar, ponderar, racionalizar; o espírito livre para criar, inovar, imaginar; além de caráter e coragem para agir sempre de acordo com seus princípios.

  • Yoshi..

    Para mim, homem é como qualquer ser humano, tem medos, fraquezas, ansiedades, sonhos, decepções, homens também choram e isso não é sinal de fraqueza, é sinal de que ele também é humano, não existe lei que diga que homem tem que ser forte, que homem não pode nunca chorar, que homem tem que ser durão. Homem tem que ser cavalheiro,ter príncipios,valores, serem pacientes, amar e respeitar a família e a mulher que tem ao lado. Ser homem deve ser uma dádiva, afinal não sofrem de TPM e não ficam gravidos.

  • http://www.facebook.com/people/Anderson-Soares-Mendes/1170122124 Anderson Soares Mendes

    Ser homem, é conseguir vencer as barreiras impostas, tanto pela sociedade que nos diz como ser e o que fazer, quanto aquelas impostas por si mesmo. Ser homem de verdade é não preocupar-se tentando ser O homem imaginado e imposto, é ser aquele que supre a verdade de si mesmo, é ser homem para si mesmo e não para os demais.

  • http://www.facebook.com/people/Anderson-Soares-Mendes/1170122124 Anderson Soares Mendes

    Ser homem, é conseguir vencer as barreiras impostas, tanto pela sociedade que nos diz como ser e o que fazer, quanto aquelas impostas por si mesmo. Ser homem de verdade é não preocupar-se tentando ser O homem imaginado e imposto, é ser aquele que supre a verdade de si mesmo, é ser homem para si mesmo e não para os demais.

  • http://www.facebook.com/people/Anderson-Soares-Mendes/1170122124 Anderson Soares Mendes

    Ser homem, é conseguir vencer as barreiras impostas, tanto pela sociedade que nos diz como ser e o que fazer, quanto aquelas impostas por si mesmo. Ser homem de verdade é não preocupar-se tentando ser O homem imaginado e imposto, é ser aquele que supre a verdade de si mesmo, é ser homem para si mesmo e não para os demais.

  • Asaph Correa

    O verdadeiro machão deixaria toda essa conversa de lado pensando nesse assunto apenas uma vez na vida. Ele trilharia seu caminho independente dos pensamentos de outrem. Essa incerteza quanto à sua personalidade não é algo que chega a se manifestar, porém, vendo que muitos se deixam levar por esse espírito, ele fica com aquela dúvida e se põe em cheque. Nada de alarmes, sabe aonde está. Sabe aonde vai. Nem todos gostam dele, mas certamente é respeitado em qualquer ambiente. Imita o Bruce Lee apenas para alegrar os amigos. Um exímio modelo de homo sapiens sapiens.

  • Asaph Correa

    O verdadeiro machão deixaria toda essa conversa de lado pensando nesse assunto apenas uma vez na vida. Ele trilharia seu caminho independente dos pensamentos de outrem. Essa incerteza quanto à sua personalidade não é algo que chega a se manifestar, porém, vendo que muitos se deixam levar por esse espírito, ele fica com aquela dúvida e se põe em cheque. Nada de alarmes, sabe aonde está. Sabe aonde vai. Nem todos gostam dele, mas certamente é respeitado em qualquer ambiente. Imita o Bruce Lee apenas para alegrar os amigos. Um exímio modelo de homo sapiens sapiens.

  • Asaph Correa

    O verdadeiro machão deixaria toda essa conversa de lado pensando nesse assunto apenas uma vez na vida. Ele trilharia seu caminho independente dos pensamentos de outrem. Essa incerteza quanto à sua personalidade não é algo que chega a se manifestar, porém, vendo que muitos se deixam levar por esse espírito, ele fica com aquela dúvida e se põe em cheque. Nada de alarmes, sabe aonde está. Sabe aonde vai. Nem todos gostam dele, mas certamente é respeitado em qualquer ambiente. Imita o Bruce Lee apenas para alegrar os amigos. Um exímio modelo de homo sapiens sapiens.

  • Candice Campos

    Ser homem é se garantir! É ter a segurança (e não a arrogância) de chegar em uma mulher sabendo que vai conquistá-la. Ele tem convicção de que é capaz de fazer uma mulher feliz e isso o torna poderoso. E poder tem pouco a ver com dinheiro, fama, beleza… Ou melhor: tem bastante a ver. Porque o homem que tem um desses requisitos vai com mais atitude até a mulher. Mas mal sabe ele que o que a conquistou não foi o fato de ter dinheiro, fama ou beleza… Mas o fato de o dinheiro, a fama ou a beleza terem lhe garantido a segurança para ter a postura que fascina a mulher: a do homem poderoso.

  • Candice Campos

    Ser homem é se garantir! É ter a segurança (e não a arrogância) de chegar em uma mulher sabendo que vai conquistá-la. Ele tem convicção de que é capaz de fazer uma mulher feliz e isso o torna poderoso. E poder tem pouco a ver com dinheiro, fama, beleza… Ou melhor: tem bastante a ver. Porque o homem que tem um desses requisitos vai com mais atitude até a mulher. Mas mal sabe ele que o que a conquistou não foi o fato de ter dinheiro, fama ou beleza… Mas o fato de o dinheiro, a fama ou a beleza terem lhe garantido a segurança para ter a postura que fascina a mulher: a do homem poderoso.

  • Candice Campos

    Ser homem é se garantir! É ter a segurança (e não a arrogância) de chegar em uma mulher sabendo que vai conquistá-la. Ele tem convicção de que é capaz de fazer uma mulher feliz e isso o torna poderoso. E poder tem pouco a ver com dinheiro, fama, beleza… Ou melhor: tem bastante a ver. Porque o homem que tem um desses requisitos vai com mais atitude até a mulher. Mas mal sabe ele que o que a conquistou não foi o fato de ter dinheiro, fama ou beleza… Mas o fato de o dinheiro, a fama ou a beleza terem lhe garantido a segurança para ter a postura que fascina a mulher: a do homem poderoso.

  • http://www.facebook.com/people/Douglas-Henrique/100000196772990 Douglas Henrique

    Ser homem é não buscar definição. Não existe verdade absoluta. É não perder tempo lendo este texto que desvangloria a maioria, desmontivando-os a encontrarem a si próprios; caminhando para um sentido condicionado do que é ser homem. Ser homem está além dos nossos olhos, porque não conseguimos sequer imaginar como é, pois somos um emaranhado de definições masculinas. Eu sou e ponto!

  • http://twitter.com/iGiaaan Gian Lucas

    Homens não deviam ser definidos, cara… homens fazem o que acham que devem fazer, quando acham que devem fazer e o mais importante: DO JEITO QUE ACHAM QUE DEVE SER FEITO.

    O resto são conceitos vistosos criados pra vender perfumes.

  • http://www.facebook.com/fpessoa Fabiano Bidão Marçal Pessôa

    Ser homem, hoje, é questionar a própria masculinidade, sem medo de perdê-la, perder-se na questão em si e encontrar-se num mar de complexidade, semi-acabado, mas completo.

  • Clodoaldo

    É não ter que provar nada pra ninguém que voçê é HOMEM.

    Afinal. Quando que essa crise de masculinidade vai acabar, hein? Essa ideia existe desde o fim dos anos 90. Estamos em 2011. Aja crise….

  • Anônimo

    Ser homem e levar aquele seu amigo que tem dificuldade com paqueras para sair. Puxa e conduzir uma conversa com duas mulheres.Ficar com a feinha e deixar seu amigo com a bonitona porque voce sabe que isso e muito mais importante para ele do que para voce.

    Ou seja , ser homem e ter a certeza que suas atitudes podem – e devem – ser usadas para atingir de forma profunda os outros.
    E o estado da arte e fazer isso com sutileza.

    ps: desculpa pela falta de acentuacao nas palavras , meu teclado ta com problema . Mas acho que consegui transmitir a ideia.

  • Anônimo

    Ser homem e levar aquele seu amigo que tem dificuldade com paqueras para sair. Puxa e conduzir uma conversa com duas mulheres.Ficar com a feinha e deixar seu amigo com a bonitona porque voce sabe que isso e muito mais importante para ele do que para voce.

    Ou seja , ser homem e ter a certeza que suas atitudes podem – e devem – ser usadas para atingir de forma profunda os outros.
    E o estado da arte e fazer isso com sutileza.

    ps: desculpa pela falta de acentuacao nas palavras , meu teclado ta com problema . Mas acho que consegui transmitir a ideia.

  • Leandro Dourado

    Homem de verdade é aquele que, além de ter que lidar com seus próprios problemas, ainda lida com os problemas da mulher que entra fácilmente em crise e o faz com a satisfação de ver seu sorriso.
    É otimista, qualquer que seja o problema que encontre, ao invés de ficar se lamentando, tenta sempre ver o lado bom e aprende com a situação.
    É aquele que não recusa uma boa chance de ir a qualquer lugar que sirva qualquer tipo de bebida alcóolica para trocar idéia com os brothers e ver a mulherada.
    É seguro, não tem medo de viver a vida, não tem medo de errar, pois tem maturidade suficiente para saber que errar faz parte da vida.

  • http://twitter.com/autoramajj Jonas Jeske

    O homem é uma criança:
    maravilhosa, mágica, linda,
    cantante, alegre e feliz.
    Aí vem a vida, dá um soco na cara do moleque, e manda ele ser:
    sensato, lógico, prático,
    responsável, aceitável, respeitável, confiável,
    clínico, intelectual e cínico.
    E no fim disso tudo,
    chamarão você de:
    radical, liberal, fanático ou criminoso!

  • http://twitter.com/kuni_caio Caio Kumyoshi

    Homem é aquele que não tem medo de ver quem ele é. É corajoso, encara as coisas de frente, preocupa-se com o bem estar próprio e dos outros, mas não espera gratidão. Tem atitude, faz porque precisa ser feito, e é uma pessoa comum que sente medo e dor, mas não se abala, pois sabe que não pode deixar de caminhar e evoluir. Sabe o valor do trabalho, do esforço próprio e dos outros, reconhece seu valor como ser humano e sabe reconhecer isso nas pessoas, e não tem medo de admitir que há em outras pessoas as qualidades que lhe faltam. É um eterno aventureiro, que não precisa mover-se para viajar e nem precisa se olhar no espelho para se reconhecer.

  • http://twitter.com/kuni_caio Caio Kumyoshi

    Homem é aquele que não tem medo de ver quem ele é. É corajoso, encara as coisas de frente, preocupa-se com o bem estar próprio e dos outros, mas não espera gratidão. Tem atitude, faz porque precisa ser feito, e é uma pessoa comum que sente medo e dor, mas não se abala, pois sabe que não pode deixar de caminhar e evoluir. Sabe o valor do trabalho, do esforço próprio e dos outros, reconhece seu valor como ser humano e sabe reconhecer isso nas pessoas, e não tem medo de admitir que há em outras pessoas as qualidades que lhe faltam. É um eterno aventureiro, que não precisa mover-se para viajar e nem precisa se olhar no espelho para se reconhecer.

  • http://perfeitoimperfeito.wordpress.com/ Alexandre Melo

    Ser homem hoje é não ficar na internet respondendo perguntas em sites como “O que é ser homem hoje?”.

    • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

      Boa, Alexandre! hahaha

    • Whatever M.D.

      e assim você já vai se excluindo…

      Só notando

    • Filipe Bahia

      hahaha

      Alexandre, entenda uma coisa: Para fazer piada tem que ter inteligência cara! Isso não é para qualquer um, percebe-se pela sua resposta.

      Mas continue tentando! rsrsrs

  • http://twitter.com/johnnyschulte João Vitor Schulte

    Ser homem hoje: É saber cuidar da sua mulher, dar a ela o carinho a proteção e principalmente a atenção que é o que elas mais sentem falta,conquistando-a cada dia mais um pouco, nunca deixando “esse jogo” morrer e isso tudo na medida certa, nada de se esforçar de mais pra isso, se não a coisa acaba deixando de ser natural,e com isso começa a deixar de ser bem vinda ou como quase sempre acontece elas se sentem sufocadas,e sabemos o que vem depois disso!!! Ser homem é estar sempre buscando o melhor para sua própria vida e preparando a cada dia que passa um “lugar melhor” para sua (futura) esposa e filhos. Tomando atitudes e fazendo sempre o melhor já que se propôs a fazer. É saber realmente o que quer e transformar sonhos em objetivos e fazer de tudo para realiza-los.

  • Paulo Roberto Silla Salvático

    Ser Homem é fazer o que tem tesão sem se importar com comentários alheios.

  • Paulo Roberto Silla Salvático

    Ser Homem é fazer o que tem tesão sem se importar com comentários alheios.

  • Giovanni

    Não lí os comentarios acima, pois pouco me importa! Ser homen hoje, é não se deixar manipular por ideias de pessoas que pouco sabem sobre sua própria existência, e pouco fazem para uma convivencia pacifica com o proprio planeta… Sem mais.

  • Giovanni

    Não lí os comentarios acima, pois pouco me importa! Ser homen hoje, é não se deixar manipular por ideias de pessoas que pouco sabem sobre sua própria existência, e pouco fazem para uma convivencia pacifica com o proprio planeta… Sem mais.

  • http://twitter.com/investvencedor Investidor Vencedor

    Ser homem é mijar em pé.
    Ser homem é não chorar.
    Ser homem é não ligar pra aparência.
    Ser homem é tratar cada uma de suas mulheres como unica.
    Ser hoemm é duro e frágil ao mesmo tempo.
    Ser homem é ser pai de familia.
    Ser homem é responsável.
    Ser homem é saber que gostar de outro homem não é viadagem.
    Ser homem é pegar uma vadia.
    Ser homem é pegar uma santa e descobrir que é vadia.
    Ser homem é acordar com uma piadinha pra contar pra galera.
    Ser homem é chegar numa mina na balada e rir mto por levar um fora.
    Ser homem é “ter” que seguir um padrão definido pela sociedade.
    Ser homem é ser tudo isso.
    Ser homem é não ser nada disso.
    Ser homem é ser tudo.
    Ser homem é não ser nada.
    Ser homem é ter The Secret de ser homem.
    Ser homem é saber qual é esse segredo.

  • http://twitter.com/investvencedor Investidor Vencedor

    Ser homem é mijar em pé.
    Ser homem é não chorar.
    Ser homem é não ligar pra aparência.
    Ser homem é tratar cada uma de suas mulheres como unica.
    Ser hoemm é duro e frágil ao mesmo tempo.
    Ser homem é ser pai de familia.
    Ser homem é responsável.
    Ser homem é saber que gostar de outro homem não é viadagem.
    Ser homem é pegar uma vadia.
    Ser homem é pegar uma santa e descobrir que é vadia.
    Ser homem é acordar com uma piadinha pra contar pra galera.
    Ser homem é chegar numa mina na balada e rir mto por levar um fora.
    Ser homem é “ter” que seguir um padrão definido pela sociedade.
    Ser homem é ser tudo isso.
    Ser homem é não ser nada disso.
    Ser homem é ser tudo.
    Ser homem é não ser nada.
    Ser homem é ter The Secret de ser homem.
    Ser homem é saber qual é esse segredo.

  • Gabriel

    A historia nos da muitos exemplos de homens, de grandes homens, e o que sempre achei interessante é que alguns possuíam características diametralmente opostas as de outros também considerados homens.

    Não defino um homem por um conjunto de características pré-estabelecidas, mas sim pelo que vi em todos os homens que conheci, eles tinham um objetivo maior que eles mesmos e dedicaram suas vidas a cumpri-lo.

    Pra mim um homem é alguém capaz de não viver a vida apenas para si mesmo, é em ultima instancia tentar entrar para a historia, e isso não muda com o tempo.

  • Rodrigo Santos

    Ser homem hoje não é tão fácil como antigamente. Ser homem hoje significa ter bom senso, personalidade certa, atitudes corretas, linguagens corporal e falada correta, tudo correto e tudo baseado em um padrão de milênios. Mas a sociedade foi se libertando e fazendo coisas cada vez mais ríspidas. Isso tirou a imagem do homem de verdade. O que sobrou foi um homem que sempre está acima dos outros seja por linguagem, seja por imagem, seja por atitudes… E essa imagem está por cima de todas as milhares de outras que representam os homens hoje em dia. E existe muita gente confusa sobre qual posição escolher, mas sempre escolha a de líder.

  • http://twitter.com/hatus_ilicitos Hatus Cordeiro

    Ser homem é: Aguentar as porradas e continuar tentando, continuar caminhando pra frente, é levar soco no meio da cara e continuar em pé. Bater é muito mais fácil do que apanhar. Então AGUENTE!!!

    Rocky Balboa
    http://www.youtube.com/watch?v=aMzZMLVwU3A

  • http://twitter.com/phkavia Paulo Kavia

    Ser um homem hoje é responder essa pergunta para tentar ganhar um perfume e impressionar a mulher amada!

  • Nando Zapelini

    Ser homem hoje está muito mais ligado à posição e decisão na sociedade.
    Antigamente, as atitudes, o olhar, a “grosseiria” eram fatores que qualificavam um homem.
    Ainda que hoje essas características se façam presentes e, algumas delas, exigíveis, ser Homem está mais relacionado ao modo que você enfrenta a vida, os problemas. É então que encontramos muitas “mulheres-homens”, pois muitas delas sabem se posicionar, fazer-se impor, enquanto muitos homens vivem “enclausurados” em modelos superficiais: reproduzir, trabalhar, beber, coçar e comer.

  • Antonio

    Ser homem é ficar penssando o que escrever , olha as Respostas dos outros e continuar sem Resposta !

    o/

  • http://twitter.com/phkavia Paulo Kavia

    E responder a uma pergunta como essa para tentar ganhar um perfume e impressionar a mulher amada!

  • http://discordando-do-mundo.blogspot.com Leonardo Xavier

    Eu diria que ser homem, hoje em dia é achar o seu próprio caminho e trilhá-lo. Saber aceitar as pancadas que ele tomou por essas escolhas e também saber usufruir das conquistas que suas escolhas proporcionaram.

  • fred

    Um leão se pergunta o que é ser um leão? Não. Nem eu.

  • http://twitter.com/TiagoCampelo Tiago Campelo

    Responder uma questão dessa é como encontrar o Santo Graal no quintal de casa. Uma coisa meio complicada. O que se deve ter em mente é que Homem, é aquele que é diferente dos “homens” e que acima de tudo, ele seja honesto. O destino é feito para quem sabe onde quer chegar. Como diz minha avó: Quem faz o cabaré é a Puta, quem faz o Cabaré é o Homem.

  • http://twitter.com/TiagoCampelo Tiago Campelo

    Responder uma questão dessa é como encontrar o Santo Graal no quintal de casa. Uma coisa meio complicada. O que se deve ter em mente é que Homem, é aquele que é diferente dos “homens” e que acima de tudo, ele seja honesto. O destino é feito para quem sabe onde quer chegar. Como diz minha avó: Quem faz o cabaré é a Puta, quem faz o Cabaré é o Homem.

  • Camilo Vitorino

    Ser homem hoje é ser seguro, pleno, tranquilo sem perder a canalhice e acima de tudo fazer o que é correto pelo bem maior, mesmo que hajam sacrificios.

  • Camilo Vitorino

    Ser homem hoje é ser seguro, pleno, tranquilo sem perder a canalhice e acima de tudo fazer o que é correto pelo bem maior, mesmo que hajam sacrificios.

  • http://twitter.com/gabrielvinicius Gabriel Alves

    Para ser homem atualmente não é necessário agir como um Machete da vida (Apesar do personagem ser altamente inspirador hahahahahaha). Ser homem atualmente é deixar de ter frescura quanto a acordar cedo para fazer algo diferente, não ter medo de se aproximar da mulher desejada, não ter frescura quanto a experimentar uma comida ou drink diferente. Hoje em dia assim como já foi dito no artigo a nova geração de homens mimados é muito comum nos depararmos com esse tipo de homem frescurento. Ser homem é encarar os desafios da vida sem medo e ter humildade de reconhecer nossos erros…

    Abraços

  • http://twitter.com/gabrielvinicius Gabriel Alves

    Para ser homem atualmente não é necessário agir como um Machete da vida (Apesar do personagem ser altamente inspirador hahahahahaha). Ser homem atualmente é deixar de ter frescura quanto a acordar cedo para fazer algo diferente, não ter medo de se aproximar da mulher desejada, não ter frescura quanto a experimentar uma comida ou drink diferente. Hoje em dia assim como já foi dito no artigo a nova geração de homens mimados é muito comum nos depararmos com esse tipo de homem frescurento. Ser homem é encarar os desafios da vida sem medo e ter humildade de reconhecer nossos erros…

    Abraços

  • Anônimo

    A coerência de um homem é o que o define, princípios, ir de acordo com que se acredita. Acredita pois criou um ideal, um modo de vida. Diferente do não-homem, que aceita imposições sem questioná-las porque ali sempre estiveram. Vivemos num mundo andrógino, em que mulher e homem assumem papéis antes definidos como do outro sexo. Então o importante é não se afastar de si (ou procurar não), os que fazem isto acabam por não ser nem humanos.

    O resto são apenas definições genéricas. Homem não diz não para um mulher? Não acha outro bonito? Não chora? Tem que gostar de futebol? Acho que não. Se fosse assim o homem atual não seria mais homem, e a mulher não seria mulher. Um homem que segue seus princípios pode se vestir de mulher e ainda assim continuar homem.

    Acho que no fundo usamos a palavra homem pra definir a parte da personalidade humana que é forte, linear e objetiva.

  • Daniel Souki

    Ser homem é saber ter papo de homem.
    Ser homem é ser carinhoso “provocante” fora das quatro paredes e um monstro faminto entre quatro paredes.
    Ser homem é lutar, lutar, cair várias vezes, aprender com os erros e seguir em frente.
    Ser homem é admitir seus erros, saber pedir perdão e perdoar.
    Ser homem é cuidar de sí mesmo, cuidar da mulher e dos filhos.
    Ser homem é saber o que quer da vida, batalhar muito para conquistar o objetivo.
    Ser homem é se emocionar em um filme e dizer: “Caralho, entrou um cisco no meu olho”
    Ser homem é arcar com as conseqüências dos seus atos.
    Ser homem é cumprir seus objetivos.
    Ser homem é simplesmente ser HOMEM.

  • http://twitter.com/matheuscmp Matheus Coelho.

    Quando nos baseamos em estereótipos ou na imagem de outrem, perdemos o que está implícito. Sobram apenas imagens e conceitos de propagandas de carro, e um vazio que gera a pergunta: “o que é ser homem hoje?”. Quer um conselho? Seja!

  • João Bennett

    Que pergunta idiota, ser homem hoje é o mesmo que ser homem a dez, 15, 20, 100 anos atras, não é dinheiro, roupas, opção sexual, trabalho e coisas do genero que te fazem homem, ser homem é cumprir com o prometido, cancelar a reunião no trabalho pra ir na festinha de dia dos pais no colegio, é se preocupar e dar o melhor de sí em tudo que se propoe a fazer, não dar trela pra fofocas, mentiras e traições, é ser fiel ao que você quer e assumir as responsabilidades pelos seus atos, é ter uma opinião e ser forte o suficiente pra muda-la quando perceber que tá errado, cresci vendo esse exemplo de homem (que diga-se de passagem não é exclusividade de pessoas do sexo masculino, já conheci mulheres mais homem que muito cara por aí)
    acredito que ser homem é isso.

  • João Bennett

    Que pergunta idiota, ser homem hoje é o mesmo que ser homem a dez, 15, 20, 100 anos atras, não é dinheiro, roupas, opção sexual, trabalho e coisas do genero que te fazem homem, ser homem é cumprir com o prometido, cancelar a reunião no trabalho pra ir na festinha de dia dos pais no colegio, é se preocupar e dar o melhor de sí em tudo que se propoe a fazer, não dar trela pra fofocas, mentiras e traições, é ser fiel ao que você quer e assumir as responsabilidades pelos seus atos, é ter uma opinião e ser forte o suficiente pra muda-la quando perceber que tá errado, cresci vendo esse exemplo de homem (que diga-se de passagem não é exclusividade de pessoas do sexo masculino, já conheci mulheres mais homem que muito cara por aí)
    acredito que ser homem é isso.

  • http://www.facebook.com/fabioofadown Fábio Morelli

    Se levar em consideração a subjetividade, já não há motivos para se pensar em uma categoria aglutinadora e limitadora como a que qualquer palavra ou conceito de “homem” se refira, mas sim a de “ser humano”, ou seja, de um “modus operandi” em relação à capacidade de pensar/reletir, também, sobre as teias de relações complexas que nos cerca, principalmente depois de passarmos a conviver em uma verdadeira “selva de pedra”, onde a luta diária se permeia entre sobreviver e viver. Lidar com o termo “homem” é ainda reproduzir (lembrando que reprodução é contrário à produção) construções ideológicas de papeis inertes a serem seguidos como se não existisse sangue nas veias, dores cotidianas, desejos à flor da pele, estresses latentes; papeis estes que se abalam diante de qualquer capacidade humana de subjetivação, pois em se tratando de subjetividade toda e qualquer produção de ações humanas são possíveis, já que nunca podemos prever o que dispara, ou que motiva, os seres humanos a se guiarem dentre um hall de possibilidades múltiplas considerando a multifacetada arquitetura que nos abraça. Apesar de vivermos num mundo onde a diferenciação de gênero ainda é muito lembrada e reproduzida, enfatizando o tempo posterior ao surgimento de movimentos sociais como o feminismo, parece surreal não trabalhar com a ideia de um “homem”, mas talvez o nosso erro seja justamente exigir este axioma pressupondo um roteiro a ser seguido só porque se nasce com um pênis entre as pernas. Viver está além de uma condição determinada biologicamente. Viver é se permitir, é arriscar, é apostar, é dar a cara para bater a cada vez que levantamos da cama (isso quando não apanhamos dos nossos demônios e frustrações em nossos próprios sonhos). Portanto, encarar a identidade, seja ela qual for, como unívoca, sólida, encaixada dentro de um quadrado perfeito ao invés de ser um caleidoscópio, é limitar TODAS as potencialidades humanas independetemente de gênero.

  • http://www.facebook.com/fabioofadown Fábio Morelli

    Se levar em consideração a subjetividade, já não há motivos para se pensar em uma categoria aglutinadora e limitadora como a que qualquer palavra ou conceito de “homem” se refira, mas sim a de “ser humano”, ou seja, de um “modus operandi” em relação à capacidade de pensar/reletir, também, sobre as teias de relações complexas que nos cerca, principalmente depois de passarmos a conviver em uma verdadeira “selva de pedra”, onde a luta diária se permeia entre sobreviver e viver. Lidar com o termo “homem” é ainda reproduzir (lembrando que reprodução é contrário à produção) construções ideológicas de papeis inertes a serem seguidos como se não existisse sangue nas veias, dores cotidianas, desejos à flor da pele, estresses latentes; papeis estes que se abalam diante de qualquer capacidade humana de subjetivação, pois em se tratando de subjetividade toda e qualquer produção de ações humanas são possíveis, já que nunca podemos prever o que dispara, ou que motiva, os seres humanos a se guiarem dentre um hall de possibilidades múltiplas considerando a multifacetada arquitetura que nos abraça. Apesar de vivermos num mundo onde a diferenciação de gênero ainda é muito lembrada e reproduzida, enfatizando o tempo posterior ao surgimento de movimentos sociais como o feminismo, parece surreal não trabalhar com a ideia de um “homem”, mas talvez o nosso erro seja justamente exigir este axioma pressupondo um roteiro a ser seguido só porque se nasce com um pênis entre as pernas. Viver está além de uma condição determinada biologicamente. Viver é se permitir, é arriscar, é apostar, é dar a cara para bater a cada vez que levantamos da cama (isso quando não apanhamos dos nossos demônios e frustrações em nossos próprios sonhos). Portanto, encarar a identidade, seja ela qual for, como unívoca, sólida, encaixada dentro de um quadrado perfeito ao invés de ser um caleidoscópio, é limitar TODAS as potencialidades humanas independetemente de gênero.

  • Clovis Berto

    Ser Homem é receber aos 08 anos de idade, um abraço de seu pai lhe dizendo: “Parabéns, você teve atitude de Homem!” e crescer com a responsabilidade (ou peso, como queiram) de manter tal atitude pelo resto de sua vida.

    • http://www.facebook.com/people/Leonardo-Ferreira/585872227 Leonardo Ferreira

      essa tua foi mto loka…. parabens, ficou muito boa

  • http://www.facebook.com/arthur.s.mendonca Arthur Silva Mendonça

    acho a maior bobeira do mundo tentar rotular o ”homem”. Hoje em dia existe (supostos) homens que, ao olhar pra eles, se perguntam: ”ele é homem ou mulher?”
    depois de anos e anos de rotulação, por isso estamos aqui discutindo o que é ser mulher. acho que a discussão acabaria logo no começo do texto, com a analogia ”é como se a escova se perguntasse o que é ser escova de dentes?”
    Essa pergunta nao diz respeito somente à identidade do homem, parece um sintoma mundial. Homens se confudem com mulheres, mulheres com homens, homens que ”não sabem o que é ser homem”, como se fosse questao fundamental pra existencia… tudo uma grande perda de tempo…
    É mais importante se preocupar com o q é ser uma pessoa prestativa, como eu posso ser útil a alguém, como eu posso mudar a vida de alguém, como eu posso praticar o bem, independente se você é homem ou não, se ajuda um homem ou não, independente até mesmo da opção sexual.
    Tipo o freddie mercury. Quem é ”homem” aí de usar aquele bigodinho de trocador e ainda ser um ícone musical?

  • Marco Yaros

    Sendo!

  • http://twitter.com/edufigueiredow Eduardo Figueiredo

    O que é ser homem?

    Pergunta que revela a própria essência do ser, que se mostra tão pertinente nos nossos questionamentos. Pergunta que nos remete ao passado e que nos transfere ao presente, um presente tão delicado para nós, os machos modernos.

    Mas por que macho moderno? Ser homem, em sua essência, não seria ser macho? Independente de moderno ou antigo? Ser homem, em sua essência, não seria nem mesmo se perguntar o que é ser, pois ser já é um estado que não precisa de questionamentos.

    A verdade é que está havendo uma quebra no nosso elo de comunicação. Os casamentos prematuros e muito mais corriqueiros do que antigamente fazem com que as famílias sejam forjadas ainda mesmo na juventude e mesmo assim, muitas vezes, há a separação dos recém-casados.

    Como um jovem, que ainda não viveu o suficiente para se tornar um homem, pode cuidar de um filho homem? Que educação e ensinamentos esse jovem pai dará ao seu jovem filho? E então, o filho já crescido se questiona, e não sabe bem definir o que é ser homem.

    Ele sofre na pele, muitas vezes pela falta de um pai, todos os desprazeres que a vida lhe dá. Ele não tem referencias, bases, conselhos e assim vai ficando só, cheio de dúvidas sobre o que é ser e o que é não ser homem.

    Mas afinal, qual seria a resposta para uma pergunta que nem deveria ser feita? Por que vemos, a cada dia, os jovens homens se tornando mimados, ficando mais afeminados, alisando o cabelo, sendo a mulher da relação? Essa troca de personagens numa relação está desfavorecendo o nascimento de homens de verdade na sociedade.

    Nós, jovens homens, vítimas de uma sociedade moderna, esfacelada, separada, perdemos a identidade de sermos homem, perdemos a dignidade de sermos homens.

    É por isso que sites e blogs, como “Papo de Homem”, “Testosterona”, Boticário Men”, Não2Não1” e vários outros, ganharam um espaço a mais na vida daqueles que não tiveram uma referencia paterna eficaz, aqueles que são vítimas da sociedade moderna.

    Esses sites e blogs sevem como um irmão mais velho, um pai, um avô, enfim, alguém que possa nos mostrar o caminho certo, para que possamos fazer a escolha certa e para que possamos ver que para ser homem, não basta apenas saber a resposta, mas sim, si olhar, si ouvir e principalmente si sentir homem, independente de cor, classe social ou estilo, seja moderno, clássico ou antigo.

    Ser homem, em essência, é ser protagonista da sua própria história.

    • Diogo

      Esqueceu de um detalhe; ser homem é ser sucinto, direto ao ponto! =D

      • http://twitter.com/edufigueiredow Eduardo Figueiredo

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        Mas também a gente pode enfeitar um pouquinho quando vale um perfume né?

  • Homem Di’Verdade

    Pra ser uma homem de verdade hoje é ter a coragem de sentar numa tora enorme e veiúda sem chorar e reclamar. E podem perguntar também pra qualquer mulher se isso não é verdade?! Rapa… Duvido!

    =D

  • Arildo

    Só há uma forma de ser homem hoje em dia: é justamente não ser. No sentido de não congelar-se nos referenciais do passado e nem perder-se no mar de demandas atuais. É foda, mas o lance é o caminho do meio.

  • http://canhotovegetariano.blogspot.com/ DanEzq

    Pode soar estranho e tolice: Mas creio que ser homem envolve em parte a nossa tentativa frustrada de sempre ser um pouco mais MULHER. Explico: O homem vive buscando a sensibilidade, a subjetividade e o mistério, que a MULHER sempre possuiu naturalmente, mas que nos é tão difícil de alcançar. Por mais bizarro que pareça queremos ser assim justamente porque é isso que nos atrai nelas (além daqueles maravilhosos pares de peitos e outras característica biológicas). E isso sem perdermos os nossos traços instintivos e práticos masculinos. Como isso é praticamente impossível, vivemos nessa busca ambiciosa incessante, pelos meios mais diversos.
    Resumindo: Ser HOMEM é sempre dar um jeito de pôr MULHER na conversa, independente do assunto. Assim como fiz nesse texto: Peguei vocês.

  • Paulinhoo

    ser homem é ser como eu…

  • http://twitter.com/LucasMalto Lucas Freitas Malto

    Se preocupar em como ser homem? (you are doing it wrong…)

    O homem hoje em dia deve apenas SER.
    Se a questão é a sexualidade… se jogue no mundo companheiro, vá pra night e beba todas. Se acordar de porre com com dois travestis na sua cama, bem…. estamos no século XXI, se aceita e relaxa.

    No quesito comportamento não há muito o que falar. Todos temos individualidades muito fortes, seja pela genética, seja pelas experiências pelas quais nos sujeitamos. Somos únicos.
    Moldar um guia de como agir? Preciso falar que é idiotice?

    Conheci um cara que usava diariamente jeans feminina. Sempre tinha alguém pra fazer uma brincadeirinha ou outra sobre isso, davamos risada e ele ria junto. Detalhe: Tirando o fato dele provavelmente não poder ter mais filhos (sim, aquilo apertava muito), ele tinha pegado 100x mais mulheres do que qualquer daqueles que riam dele, incluindo eu.

    Isso que é ser homem hoje.
    Quero dizer….
    Não necessariamente usar jeans apertada e pegar mulher (desculpe aquelas que acham o termo depreciativo), mas sim estar SEGURO em relação a si mesmo.
    AUTO CONFIANÇA guris, o único segredo.
    ;D

  • Bruno Cavalcanti

    Ser homem é viver a essência de sê-lo sem precisar questioná-lo.

    Ser homem é, simplesmente, conseguir adaptar-se aos sinais-dos-tempos sendo inflexível em suas atitudes – sem olhar para trás…. apenas seguindo em frente.

  • http://www.facebook.com/people/Fabio-Damasceno/100000269937224 Fábio Damasceno

    Ser homem é não perder os seus próprios princípios em meio a uma sociedade que não pára de mudar e seguir “tendências”. Ser homem é não precisar ser ‘único’ e fazer algo estranho só para chamar atenção dos demais. Isso é confiança em si mesmo.
    É gostar de uma banda mesmo que poucos a conheçam. Isso é personalidade.
    É dizer que acha uma mulher bonita, mesmo ela não tendo aqueles seios enormes ou bunda perfeita. Isso é sinceridade.
    É dizer que estudar leva a algum caminho e que tu vais trilhar isso, mesmo com o ensino banalizado de hoje em dia. Isso é objetivo.
    É não ter medo das reações das pessoas, ser fiel ao que se tem na cabeça. Dizer aquele “Te amo” sem saber se é recíproco. Isso é coragem.

    Controversamente ao que muitos podem considerar um ‘homem’ de verdade, um homem gay admitir sua homossexualidade pode ser considerado um grande ato de masculinidade. Sabendo de todo o preconceito que existe por aí e querer enfrentar isso… é muita raiz e paixão ao que se é de verdade.

    Ser homem é ser você mesmo, sem medo.

    Hoje

  • Marco Antônio

    “O que é ser homem hoje?” Com certeza não é ser um cara que se rotula e consequentemente se limita numa pergunta a uma resposta que amanhã já não mais me servirá!

  • http://www.facebook.com/people/Fabio-Damasceno/100000269937224 Fábio Damasceno

    Ser homem é não perder seus princípios em meio a uma sociedade que não pára de mudar e seguir “tendências”.
    É não precisar fazer algo de estranho ou estúpido apenas para se destacar em meio aos demais. Isso é confiança em si mesmo.
    É gostar de uma banda mesmo que poucos a conheçam. Isso é personalidade.
    É dizer que acha uma mulher gostosa mesmo que ela não tenha aqueles seios fartos ou bunda perfeita. Isso é sinceridade.
    É estudar e acreditar que isso traz um futuro, mesmo com o ensino banalizado de hoje em dia. Isso é objetivo.
    É chegar em uma pessoa e dizer “Te amo”, mesmo sem ter a certeza de que o sentimento é recíproco. Isso é coragem.

    Controversamente ao que muitos podem considerar aqui um ‘homem’ de verdade, um homem gay admitir a sua masculinidade atualmente pode ser considerado um grande ato de masculinidade, lhe garantindo o título de ‘homem’ discutido nestes comentários. Saber do preconceito e das barreiras que a sociedade impõe e enfrentar tudo isso… é muita paixão ao que se é de verdade.

    Ser homem é ser você mesmo, sem medo.

  • Russkye

    Ser homen é ser homen porra! Não tem manual pra isso. Ou vc é ou não é.

  • http://twitter.com/Brunozs_ Bruno Silva

    Valendo-se da milenar sabedoria nortista, ser homem hoje é, por simples dedução, não ser menino, macaco ou viado.

    • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

      Sensacional essa resposta, Bruno. hahaha

      • http://twitter.com/Brunozs_ Bruno Silva

        Haha….vlw Gitti!!!

      • http://twitter.com/Brunozs_ Bruno Silva

        Haha….vlw Gitti!!!

  • José Victor

    Ser homem na minha concepção é o cara que constrói o proprio destino, luta por seus ideias e sempre está estabelencendo metas pra seguir. Ainda, evoca o melhor de todos ao redor, sendo um lider que instila entusiasmo e faz com que todos à sua volta lutem em prol de algo que ele considera grandioso. Em relação a familia, ser homem, é prover o melhor pra sua mulher e filhos, não apenas conforto material, mas todos os seus anseios, sejam eles emocionais, ou a simples presença ou a lealdade. Ser homem é ser confiante, saber onde se quer chegar, hesitar somente com suas proprias ideias e não com as circuntancias alheias, e ter auto-conhecimento pra se conhecer pontos fortes e fracos, sabendo assim qual caminho seguir no sentido de um constante auto-aperfeiçoamento, em razão de oferecer o melhor de si ao mundo quanto a si proprio. Como aprendi com meu pai, mais por exemplos do que por conversas, ser homem é ser honesto, integro, ter um carater inabalavel, e lutar incansavelmente pra tornar a vida cada vez mais intensa, no sentido de satisfazer a familia, assim como para criar condições melhores para alcançar novas possibilidades.

  • Andersen_live

    não to aqui pra competir, mas a real. Só considero homem mesmo quem completa todas as praticas da cabana.

  • Mateus

    homem hoje é ter a liberdade de ser o que quiser ser sem pressões de valores antigos da sociedade. É poder usar camisa cor de rosa sem ser considerado “baitola”, contudo ainda precisamos mostrar uma caracteristica que as mulheres nunca terão, mesmo que façam esse pedido a qualquer genio da lampada, esta é a liderança. Todo homem tem q saber conduzir sua vida, seus desejos e seu próprio eu para conseguir aquilo q deseja, para realizar o seu sonho. Assim o que define o verdadeiro homem atual e tambem no passado é simples ser aquele individuo que sabe o que quer e vai em busca disso

  • Filipe Neto

    Na verdade é até engraçado… Para definir uma personalidade “masculina”, é necessário criar um cenário masculino, para dizer o que pode e o que não pode. Aí sim teremos uma resposta para a pergunta. Mas isso tudo me parece errado; ao mesmo tempo que define, limita as possibilidades do ser…

    No fim das contas, o que importa é ser você nas diversas propostas da vida, sem se preocupar em agradar terceiros. Sem mais filosofia, e de forma mais direta: Com calma, confiança e inteligência; tentar fazer as coisas que pessoalmente te interessa.

  • Rosangela

    Ser homem é ser acima de tudo um animal racional, e usar de toda sua racionalidade da melhor forma possível, sem esquecer de toda a sensibilidade e emoção que as mulheres podem lhe acrescentar! a vida é uma troca, os homens e as mulheres se completam e se auxiliam, homem é aquele que entende e respeita isso!

  • Jão

    Putz! Eu abri esse link com a minha própria resposta na ponta da língua ou esperando que o autor desse uma resposta totalmente convincente. Quando vi que tinha um vídeo do Contardo Calligaris, corri logo pra assisti-lo. Acho que essa pergunta é um “lavar a roupa suja” do próprio PDH, pois entrei com ideia de pensar em tudo sobre o que já tinha sido escrito pelo Dr. love e pelo próprio site/blog que faz parte do meu cotidiano. A verdade é que não consegui achar uma resposta. Talvez, por mera incompetência daquele que vos comenta ou pensando bem, vejo, ao longo desse tempo, que venho paticipando, pelo menos dos comentários do PDH e lendo o conteúdo, que essa resposta faz parte de cada membro da equipe, de cada senhor sentado com a bunda na cadeira pra responder a tal pergunta, sem ao menos hesitar que o mundo que passa lá fora é o que importa. Acho que vou sair da minha casa e ver o que posso fazer por cada um e por mim mesmo. Vida longa a todos que fazem parte do PDH e se consideram homens de verdade!

  • Nietzsche

    Eu comecei a frequentar o papo de homem para descobrir exatamente isso. Eu esperava que alguem me dissesse como eu deveria agir. Mas estou cada vez mais convencido de que ser homem é ser você mesmo enquanto tem um monte de gente tentando te dizer como vc deveria ser. Foda-se o que vc deveria ser. Só recentemente eu entendi aquela frase eu acho que devida a nietzsche:
    Torna-te quem és. Isso é integridade.

  • Ricardo G.

    O que é ser homem…
    Ser homem é enfrentar os problemas do dia a dia sem fraquejar. É correr atrás do que se deseja, sem medir esforços e com determinação, é mostrar que você não é apenas mais um nesse mundo individualista. É ser um ser humano completo, um ser que consegue amar sem parecer um viadinho, ser sensível sem se parecer a uma borboleta, é ter educação, é ter opinião própria. Só um homem de verdade consegue controlar seus instintos animais e selvagens para viver bem em sociedade, usar essa selvageria reprimida pra derreter sua mulher de amor na cama. Ser homem é ser um cara de opinião, responsável e com caráter e princípios, que não leva desaforo pra casa, que não deixa o capitalismo dominar sua mente, é ter personalidade. Na verdade não existe manual, se nasceu pra ser homem, homem será.

  • Aluizio S Oliveira

    Hoje em dia, creio que a melhor forma para responder a esta pergunta é por eliminação, ou seja, se você não é homossexual, bissexual, trissexual, pansexual, transexual, transgêneros, crossdresser, herrmafrodita, etc… já pode começar a se considerar homem.

    PS: com tantas alternativas, cai por terra a definição de homem da Wikipedia: “Um homem é um ser humano do sexo masculino, animal bípede da ordem dos primatas pertencente à subespécie Homo sapiens sapiens.”.

    Se você não se encaixa em nenhuma das

    pode se considerar um homem…

    PS: nada contra quem goste das praticas acima, mas eu prefiro a definição que meu pai me ensinou

  • http://twitter.com/sefete sefete

    É ser todo dia o primeiro a sair da caverna de medos, inseguranças e certezas tortas. É caminhar no sentido da luz, a todo momento, pra enfrentar as sombras.

  • http://twitter.com/sefete sefete

    É ser todo dia o primeiro a sair da caverna de medos, inseguranças e certezas tortas. É caminhar no sentido da luz, a todo momento, pra enfrentar as sombras.

  • http://www.facebook.com/DJrRocha Dinei Junior

    Bem, o Jorge lá em cima deu um exemplo massa. E outros disseram que ser homem não é ficar respondendo perguntas na internet sobe o que é ser macho. tudo bem então.
    O que eu acho que deve ser levado em conta é o fato de estarmos em um espaço dedicado ao universo masculino, que abrange os demais universos, querendo ou não. Talvez seja lógico no universo masculino ter entrelassado em si o universo feminino, adoramos as mulheres. Mas aqui também entrou, ao meu ver, uma duvida sobre a existência de um espaço masculino em si, onde todos falamos sobre o que é ser homem e o que um homem deve ser, ou como agir se preferirem. E eu não estou aqui pra fazer diferente. Como muitos já disseram (com várias palavras diferentes) : ser homem hoje é ser o reflexo masculino (não o machista) da sociedade. Se antigamente o homem era um “Brucutu” não era por motivo nem um alem da sua realidade. A nossa realidade muda muito. Eu quando criança fui educado (bem educado por sinal) não só por uma mãe, não foi somente o fato de ter essa mulher e as demais mulheres em minha vida que me tornei o homem que sou, e nem somente fato de ter um pai responsável com a família, um homem que me ensinou muito mais do que nem uma outra pessoa irá me ensinar. Sou homem por tudo isso junto, pelo conjunto desses fatores, conjunto que não é uma equação para se fazer um homem. Por que não existe tal coisa. Por isso gostamos desse espaço, dividimos aqui experiências de cada um, e não só de homens sobre o universo masculino.

    E Arthur, meu pai usa um bigode daqueles rapaz. Mais respeito na próxima, falou? kkkkkkkkkkk

    valeu galera.

  • Tiiobaka

    Ser homem é fazer de tudo (exceto coisas gays,claro) sem ter preocupações do que vão pensar.

  • Gilsoad

    Puta que pariu, o que é ser homem? Eu sei, ser homem é … O homem tem que ser… Homens são…Só é homem quem …Eu acho que os homens são…Quem dizer o que é ser homem ganha um perfume,me comprem um bode, nossa hombridade está livre de qualquer conceito ou moda, ainda que pra maioria homens podem ser definidos por algo, será apenas um ponto de vista, limitado pela visão de quem fala. Hoje em dia nós temos cometido o erro (ponto de vista) de tentar nos lapidar a partir do que as mulheres estão vendo, do que elas gostam, a visão delas tem sido a nossa base. O post é válido pra respondermos essa pergunta pra nós mesmos, pra movimentarmos nosso intelectuo com tais assuntos elevados, ou pra fazer o que eu estou tentando fazer agora.

  • Mateus Santos

    Ser homem é simplismente ser fiel ao que realmente se é. Sem sucumbir a rótulos impóstos pela sociedade.

  • Mateus Santos

    Ser homem é simplismente ser fiel ao que realmente se é. Sem sucumbir a rótulos impóstos pela sociedade.

  • Nietzsche

    Ser um grande homem hoje é essencialmente o que sempre foi: ter integridade, ser autentico, porque quando tudo a sua volta desmoronar, quando os conceitos e padrões mudarem, o que vai restar é você mesmo, e isso é a única coisa com a qual um homem sempre terá que lidar. Os grandes homens de hoje não serão medidos pelos padrões de hoje.

  • Anônimo

    Ser homem é ser quem você quiser ser, do jeito que quiser ser, é querer ser alguém.

  • Tarcísio Rosa

    Encarar seus próprios medos e sorrir nas vezes que sentir o próprio sangue na boca.

  • http://www.facebook.com/people/Isabella-Ianelli/100000185980663 Isabella Ianelli

    Uau, Gitti, que texto bom!

    Adorei.

    Lajonquière, que foi meu professor de psicanálise, sempre tirava sarro da mania das pessoas da área da educação (especialmente) fazerem congressos com o tema: “Qual o papel do professor?”. Ele dizia que isso é ridículo. Que basta lembrar que nunca médicos vão sugerir como tema de um simpósio: “Qual o papel do otorrinolaringologista?”.

    E é por aí… Teorizar demasiadamente a prática. Embromation total.

    Por isso não vou responder a pergunta. Fico com sua introdução. :D

  • http://www.facebook.com/matheus.bardeli Matheus Bardeli

    Diria que não há mais gênero nessa sociedade. Há diferenças é claro, mas perante a vida moderna os gêneros só aparecem no sexo, na fisionomia e na fisiologia. Agora talvez consigamos nos ver com a visão puramente científica (e fria) de que somos simplesmente consciências ambulantes movidas por razões criadas por nós mesmos (ou razões absorvidas de outras realidades), desejos e afins.
    Cada um cria seu objetivo de vida, obtém seus valores através do convívio social/familiar, fica independente financeiramente (talvez um dia psicologicamente também). Agora, mais do que nunca, é cada um por sí. Não estou dizendo que é uma batalha cotidiana de um ser contra o outro, mas é cada um por sí (sacou a diferença?).
    E o que isso tudo tem haver com a pergunta: “O que é ser homem hoje?” ??? Tudo!
    O arquétipo do homem provedor e protetor se estilhaça. Não há mais lugar para esse homem aqui na era pós-moderna. Estamos enfrentado a Crise do Macho pela primeira vez na história da humanidade.
    Ser homem hoje é saber se embasar nas experiências empíricas que passou e vem passando para tomar decisões. É filtrar ‘n’ vezes o que vc ouviu de seu pai e avô de como ser um homem. É observar mto bem o ambiente em que está para saber como atingir seus objetivos (agindo de acordo com o seu caráter). É saber cozinhar, varrer, limpar e passar. E sabe o que é pior? Elas já fazem tudo isso.
    Homens e mulheres são iguais. Afinal são seres humanos. O que muda é somente no sexo, na fisionomia e na fisiologia.

    Abraços.

  • Patrick Cunha

    “Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre!”

    William Shakespeare

  • Anônimo

    Olha.. eu comecei meio rindo, pensando “mas não é possível que exista essa crise toda…”

    Mas ao ler os textos pude, pela primeira vez na vida (!!), entender que sim.. é uma questão viva. Que coisa hein…Tô grata por saber disso, agora, aos 30.

    Rapazes, relaxem… na medida do possível, fiquem frios. Mas por favor, não fiquem parados, relaxem agindo, entendem? Concordo com a moça da conversa com Caligaris… O que desanima é ver estagnação nesse enfrentamento, o cara engolindo a vida sem gosto, com esforço, sabe?
    Se a gente vê que há um fogo aceso, a gente entende muito bem vocês, muito mesmo!

    E acho que ser homem é, também, escolher uma parceira que atormente, que desafie, que faça sua cabeça ferver. Se tem dúvida em como exercer sua masculinidade, isso pode ser um bom exercício.

  • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

    É isso aí. Homem é aquele que introduz.

  • http://mamaocommilho.blogspot.com/ Maicon Henrique

    Muitas as respostas aqui declaram que há uma complicação em ser homem nos tempos atuais, apesar de muita coisa ter mudado acredito que não seja tudo isso independente da época. Para ser homem é ser aquele que sempre esta à frente tomando decisões com pulso firme ao mesmo tempo sendo flexível em algumas situações e quando errado saber assumir seus erros se redimindo, pois cada erro é uma nova forma de encarar qualquer situação assim crescendo com os erros para poder sempre ter o máximo de acertos. Ser homem não é só sinônimo de macheza, sair por ai passando o rodo em todas não demonstra que você é o macho alfa muito pelo contrário, ao invés disso conquiste a mesma todos os dias, garanto que essa é uma bela demonstração de amor, porque não são só elas que tem sentimentos e nós também somos seres humanos e demonstrar ele não é motivo de fraqueza, mas sim de orgulho. É saber aonde quer chegar ter objetivos, metas e vencer todos os desafios para conseguir o que almeja e quando não alcançado levantar a cabeça e partir para outra. Ser um homem compreensível principalmente quando sua mulher está naqueles dias em que tudo é uma conspiração contra ela, dar atenção todos os dias, fazer seus mimos, ser o melhor marido, também ser compreensível quando seu filho faz algo que não é certo e dar a educação adequada mostrando os inúmeros lados positivos e negativos da vida até seu(s) filho(s) terem uma idade para saber distinguir as coisas, não só ser o pai sério, mas ser aquele que ri, que descontrai, e que sabe ser extrovertido nos momentos certos e que vai muito mais além de pai, e seu filho possa ter como o seu melhor amigo fazendo com que ele tenha em você um espelho para ser no futuro, o qual ele possa se encher de orgulho em disser: “eu tenho um homem no qual eu me espelhar”. Ser homem é ter caráter sempre respeitando ao seu próximo, ser carinhoso com que o cerca. Nunca levar seus problemas de trabalho para casa, saber diferenciar às coisas.
    Eu poderia ficar aqui escrevendo e escrevendo sobre o que é ser um homem, apenas resumi um pouco para pode encurtar a leitura de você e mesmo assim eu extrapolei. Enfim ser homem é se sacrificar e defender a sua família a cima de qualquer coisa, porque o ponto máximo de um homem é constituir uma e assim deixar que sua linhagem sempre exista.

  • http://www.facebook.com/people/Renan-Felippe-Correa/100000791971084 Renan Felippe Correa

    ser homem é existir com toda força

  • http://www.facebook.com/people/Renan-Felippe-Correa/100000791971084 Renan Felippe Correa

    ser homem é existir com toda força

  • Nietzsche

    Isabella, quando os pneumologistas começarem a tratar sinusites vamos ver se os otorrinolaringologistas não começam a repensar seu papel…

  • Nietzsche

    Isabella, quando os pneumologistas começarem a tratar sinusites vamos ver se os otorrinolaringologistas não começam a repensar seu papel…

  • Nietzsche

    Isabella, quando os pneumologistas começarem a tratar sinusites vamos ver se os otorrinolaringologistas não começam a repensar seu papel…

  • Junior Pelanda

    Parafraseando Antonio Maria: Ser homem hoje é ser capaz dizer vários “sins” para sua dor e milhares de “nãos” para a sua alegria.

  • Arlington Oliveira

    S er homem hoje em dia é saber
    viver e E scolher sem medo de errar,
    é ter a força para R ealizar seus sonhos
    é estar em H armonia consigo e com o próximo
    é O usar e acreditar sem se deixar levar
    ter consciência de que M udar sempre é possível e
    acr E ditar que é necessário protagonizar sua própria história, pois
    somente assim poderá a M ar de verdade.

  • Vitor_cv

    Ser homem… é ir atrás da mulher que gosta sem medo de ser rejeitado. É continuar indo atrás dela após a rejeição até enquanto sentir tesão por ela. É não se sentir ofendido ao levar um “não”. É continuar a conquista depois de conseguir o primeiro beijo e a primeira transa. É nao só contentar com o sexo, mas também conquistá-la. É conquistá-la a ponto de inverter os papéis do início desse texto e, em vez de você, agora ela corre pra te conquistar. É dizer pra ela que o objetivo foi alcançado e dizer não quero mais. É ir embora sem sentimentalismo. É se tornar indiferente diante do desespero. É manter sempre a tranquilidade.

  • http://twitter.com/eduardo_nani Eduardo Nani

    Ser homem é fazer muitas coisas aos olhos dos outros e saber que tudo isso ainda é pouco para si mesmo, venerar a cima de tudo a sua liberdade e só ser submisso a sua própria consciência sabendo que ela é falha e burra… e acima de tudo rir disso tudo!

  • http://twitter.com/eduardo_nani Eduardo Nani

    Ser homem é fazer muitas coisas aos olhos dos outros e saber que tudo isso ainda é pouco para si mesmo, venerar a cima de tudo a sua liberdade e só ser submisso a sua própria consciência sabendo que ela é falha e burra… e acima de tudo rir disso tudo!

  • http://twitter.com/eduardo_nani Eduardo Nani

    Ser homem é tomar todo o conhecimento do mundo e transformá-lo em postura para agir.

  • http://twitter.com/eduardo_nani Eduardo Nani

    Ser homem é tomar todo o conhecimento do mundo e transformá-lo em postura para agir.

  • Juliano Maia

    Essa imagem do “homem coçando saco” me fez lembrar do Yuri quebrando esse conceito “humoristicamente” no vídeo dele http://www.youtube.com/watch?v=sg5_cUCB82U.

    Não vi todos os vídeos do blog ainda, mas verei o post completo jájá.

    Parabéns pelo trabalho

  • http://www.facebook.com/guilherme.ruthes Guilherme Ruthes

    Um homem de um tempo atrás comentaria apenas para dizer que um homem não quer ganhar um perfume, porque homem tem que cheirar como homem. Um homem hoje, responde ao comentário porque, sim, quer ganhar um perfume. Mas não para deixar de cheirar como homem, mas sim, para aumentar suas opções para seduzir mulheres, começando com um simples “ganhei um perfume novo em uma promoção” para aquela gata do escritório logo pela manhã afim de que ela caia na sua, sinta seu perfume e se junte a você para o Happy Hour.

  • Thiago

    A MISERABLE LITTLE PILE OF SECRETS!

  • Chaada

    Ser homem é aguentar ficar sozinho até ser digno de uma mulher. Aguentar o tranco de ter umamulher a seu lado quando ela o quer. Aguentar a saudade quando a mulher te deixa. Suportar o aprendizado que que ela te trouxe. Topar o desafio de trazer felicidade à próxima e aguentar ter que evoluir o resto da vida.

  • Geraldo

    É você sair a procura do seu sonnho, lutar, conquistar e aproveitar tudo isso! E depois de um “golpe da vida” e um passo talvez “mal pensado”, ser capaz de assumir seu erro, voltar do zero! Abandonar tudo isso e ter coragem de recomeçar novamente, sozinho sem ficar lamentando o que fez e tentando reescrever seu passado. É saber olhar pra frente, saber que “o mundo não vai parar e nem esperar por você”. Fazer o melhor que pode e ter orgulho de tudo isso! Olhar pra traz, dizer que valeu a pena e olhar pra frente conseguir ver um futuro e lutar por ele.

  • http://www.facebook.com/people/Joel-Dias-Filho/1442413847 Joel Dias Filho

    Talvez eu seja muito jovem… mas conheço pessoas mais jovens que já são homens… Talvez esteja meio velho e ainda haja como criança. Vou completar 19 anos em breve e não acho que eu saiba exatamente o que é ser homem. Aliás, acho que não há uma resposta exata sobre o que é ser homem. É uma coisa muito pessoal. Primeiro, não existe uma idade certa para virar homem. Ótimo. Talvez ser homem seja ter certezas e mais convicções do que quando você é jovem e por isso eu não ache que realmente já posso me considerar um HOMEM, e sim um jovem. Mas talvez ser um homem seja ter a curiosidade maior e a vontade de ser extremamente bom em alguma coisa? bem, não há como saber. O que cada pessoa acha que é necessário para se tornar homem, na verdade É exatamente o necessário.Talvez o primeiro passo para ser um HOMEM é se considerar um. Primeiro passo dado, vem o problema do segundo passo. Um homem deve ser bom. Isso é uma certeza. Não precisa ser bom para a sociedade toda, mas pelo menos para mais alguém além dele, senão ele não é um homem e sim um porco ganancioso. Talvez ser HOMEM seja rever seus sonhos de jovem e conseguir finalmente realizá-los, mas é muito difícil alguém dizer que já realizou todos os seus sonhos… Realmente, pela vida fácil que tive, talvez não consiga hoje ser um HOMEM, mas eu sinto que o primeiro passo eu já estou dando, pois não consigo me sentir bem se não fizer bem a pelo menos alguém, do meu jeito, sendo bobo e divertindo as pessoas que eu conheça e sendo gentil e bem-humorado com quem não conheço. Pelo menos uma parte dos meus sonhos eu estou realizando e acho que isso já se faz o começo de me tornar, finalmente, um HOMEM

  • http://www.facebook.com/people/Diogenes-Franco-Vitali/728005592 Diogenes Franco Vitali

    Bah!

  • Anônimo

    Ser homem é ter um comprometimento consigo mesmo. Independe de idade, cor, renda média, gosto musical, ideologias ou orientação sexual.

    Hoje o menino é mais home que seu pai, o veado mais que seu amigo hétero e a mulher mais que o marombado metidinho que dá em cima dela -mas chora de medo quando vê uma agulha.

    Gordo ou magro, velho ou novo, rico ou pobre, preto ou branco, machão ou bichinha. Nada disso define um homem. Um homem de verdade diz “foda-se” pra tudo isso. Ele tem mais o que fazer.

  • http://twitter.com/vitzao_martins Vitor Martins

    O que é ser homem hoje ? É ser um tanto como naquela musica do Raul … uma metamorfose ambulante… é saber se adaptar a cada uma das situaçoes que nos cercam … é em um momento ser capaz de amar totalmente seu filho mas nao deixar de dar um esporro nele pela merda que ele fez … é ser capaz de ser chefe lider e general …

  • http://muitapimenta.com Francis Rosário

    Ser homem nos dias de hoje é mesclar o equilibro entre a brutalidade e a inteligência.

    Ser homem nos dias de hoje é pensar com as duas cabeças em conjunto, é saber o que você está fazendo, porque está fazendo e com quem está fazendo.

    Ser homem é conhecer seus limites, e principalmente saber supera-los sem medo.

    Ser homem é ter a coragem de destoar da massa de cidadãos comuns, atendo-se apenas à aquilo que lhe agrada, ou seja, alheio a modismos.

    Ser homem é ser você mesmo!

  • Eu

    Homem é quem conduz a dança, que te leva a lugares inexplicaveis, surreais (não palpáveis), que mostra as coisas como realmente são sem frescuras mas com uma pitada de carinho, atenção, suavidade e ternura. Ser homem e ser tudo e não ser anda, é andar livre e fazer oque é preciso fazer.

  • Bodão

    Homens … são todos aqueles cujo o órgão copulador cilindríco surge ainda na barriga da progenitora…

    (SE ELE USARÁ ESSA PODEROSA ARMA PARA O BEM OU PARA O MAL…O DESTINO NOS DIRÁ…)

  • http://www.facebook.com/raffael.silvado Raffael Silvado

    “Voe como uma borboleta e pique como uma abelha “. Muhammad Ali

    Ser homem hoje, significa saber andar em todo o tipo de terreno (trabalhos e ruas, internet, camas e lugares), significa tratar as pessoas com gentileza e também ter o sangue frio pra dispensá-las e sobreviver na competição do “mundo lá fora”.

    O homem de hoje deve lembrar sempre que abrir uma porta ou puxar uma cadeira para uma mulher nunca vai sair de moda. É saber dar à mulher de hoje o que ela precisa, pois ela não vai deixar você interferir no que ela busca.

    Saber beber, saber usar calça, saber foder e saber investir. Saber que tem BOLAS por um motivo.

    É manter os bons amigos perto. Porque crescer nesse mundo globalizado e “estar sozinho com todo mundo” pode ser um negócio mais solitário do que se imagina.

  • http://twitter.com/lucasbeccon Lucas Beccon

    Ser homem é ser tu mesmo, se preocupar mais consigo do que com a vida alheia, saber lidar com os problemas, procurar sempre se decidir bem sobre todos os assuntos, a simplicidade de ser homem é que não precisamos provar nada pra ninguém além de nós mesmos

  • http://www.facebook.com/people/Mika-Holanda/100001839350194 Mika Holanda

    Acho que ser homem está na essência, homem que é homem sabe o que é e pronto, sem frescura. Do jeito que a coisa anda, “ser homem” amanhã vai ser igual “ser mulher”.

  • Rocco01

    O que é ser homem hoje?
    Ser homem hoje é conviver com a adversidade, é correr atrás da sua felicidade sem fazer mal a ninguém. Não se abalar por modismos, ter personalidade e assumir seus atos, seus gostos, seus pontos de vista.
    É saber ser amigo de verdade, criticando quando for necessário, ajudando, compreendendo, estando pronto para ajudar, escolhendo o lado certo na hora que o bicho pega, sem ficar em cima do muro.
    É saber que ninguém é igual a ninguém e que por isso, temos que ter paciência e humildade. É saber que certas coisas não mudam, que não podemos mudar o mundo, que as coisas não são sempre do jeito que queremos ou esperamos e que perder e ganhar faz parte do jogo.
    É dar uma passo de cada vez, como já disse Chico Science: ” Um passo a frente e já não está no mesmo lugar”.
    É não ter medo nem vergonha de amar. Declarar abertamente seu amor aos amigos, à família.
    Ser homem é não ter medo de se entregar à um novo amor. É dizer “eu te amo” sem esperar por um “eu também”.
    É desejar essa mulher todos os dias como se fosse a primeira vez. É ser generoso na hora do sexo.
    É ser corajoso mas ao mesmo tempo honesto para assumir que também tem seus medos, receios e inseguranças.
    Ser homem é seguir em frente, com dignidade.

  • Rocco01

    O que é ser homem hoje?
    Ser homem hoje é conviver com a adversidade, é correr atrás da sua felicidade sem fazer mal a ninguém. Não se abalar por modismos, ter personalidade e assumir seus atos, seus gostos, seus pontos de vista.
    É saber ser amigo de verdade, criticando quando for necessário, ajudando, compreendendo, estando pronto para ajudar, escolhendo o lado certo na hora que o bicho pega, sem ficar em cima do muro.
    É saber que ninguém é igual a ninguém e que por isso, temos que ter paciência e humildade. É saber que certas coisas não mudam, que não podemos mudar o mundo, que as coisas não são sempre do jeito que queremos ou esperamos e que perder e ganhar faz parte do jogo.
    É dar uma passo de cada vez, como já disse Chico Science: ” Um passo a frente e já não está no mesmo lugar”.
    É não ter medo nem vergonha de amar. Declarar abertamente seu amor aos amigos, à família.
    Ser homem é não ter medo de se entregar à um novo amor. É dizer “eu te amo” sem esperar por um “eu também”.
    É desejar essa mulher todos os dias como se fosse a primeira vez. É ser generoso na hora do sexo.
    É ser corajoso mas ao mesmo tempo honesto para assumir que também tem seus medos, receios e inseguranças.
    Ser homem é seguir em frente, com dignidade.

  • Marcel

    É ultrapassar os meros fatos dados pela existência (tudo isso que afeta o homem moderno citado no texto) e nesse exercício de transcedência descobrir-se como um ser capaz de evoluir nos momentos de mudança desde que não fique na inércia. Isso torna-se possível quando tomamos consciência da situação dada pelo texto e resolvemos agir, pois é graças ao pensar e à ação que dominamos o mundo a nossa volta e o humanizamos.

  • Marcel

    É ultrapassar os meros fatos dados pela existência (tudo isso que afeta o homem moderno citado no texto) e nesse exercício de transcedência descobrir-se como um ser capaz de evoluir nos momentos de mudança desde que não fique na inércia. Isso torna-se possível quando tomamos consciência da situação dada pelo texto e resolvemos agir, pois é graças ao pensar e à ação que dominamos o mundo a nossa volta e o humanizamos.

  • Geeeehs2

    Ser homem hoje é entrar no papo de homem para saber como é ser homem,. Ser homem é viver no computador esperando o dono escolher 10 pessoas para ganhar um perfume que vai ajudar muito em pegar aquela gata.

  • Geeeehs2

    Ser homem hoje é entrar no papo de homem para saber como é ser homem,. Ser homem é viver no computador esperando o dono escolher 10 pessoas para ganhar um perfume que vai ajudar muito em pegar aquela gata.

  • Piredo

    É poder se olhar no espelho e dizer: Eu sou um homem. Não importa se é uma mãe nordestisna que criou os 5 filhos só ou o empresário bem sucedido. É ter a conciência de que se é um homem. Não é o rasta, o cristão, o comunista ou intelectual, muito menos um homem, é o homem.

  • Geovanni_rassuncao

    Fui perguntar pro veio oque é ser homem hoje em dia, ele disse é saber conquistar uma mulher com estilo e elegancia como antigamente, é não se deixar ir por modinhas ter eu proprio estilo, é saber ter amor pelo seu time mesmo ele passar 100 anos sem libertadores é procurar conselhos na internet, é ter alguem para amar sem ligar para comentarios, pois vivemos em um novo mundo e todos devemos nos adaptar as mudanças, é saber ser homem ao inves de um criança chorona e medrosa, pois homens são os leões civiliados.Acho que foi uma das coisas mais sabias que meu pai disse e seria legal eu dar esse perfume para o veio de natal, valeu

  • Marcel

    Bom caros amigos, Homem (com H maisculo mesmo) em nossa vã realidade, é tão complexo “ser” com entender uma mulher. O Homem atualmente tem que ter seus momentos de Ogro, e seus momentos de Príncipe Encantado. Não perpetuará aquele que seja sempre Ogro, pois será “tachado” como nojento, asqueroso, repulsivo, etc., e nem sempre Principe Encantado, pois será “tachado” de bichinha, florzinha, frutinha e demais adjetivos coloridos…Obviamente, que nos Homens, frequentemente preferimos ser chamados de Ogros pelos demais de mesmo sexo do que de adjetivos coloridos, contudo, das mulheres (genero que define parte do “o que é homem”) em certos momentos preferimos que nos chamem de adjetivos coloridos, como amorzinho, lindinho, gatinho, etc. e estas por sua vez, desejarão em algum momento, que este Homem seja pelo menos um pouco Ogro, Cafajeste. Par exemplificar o que é “ser homem”, é hora vc ser o Bruce Willis em Duro de Matar 4, e ora vc ser o Will Smith em Hitch Conselheiro Amoroso. Agora respondendo, “o que é homem” é muito mais dificil de esclarecer… Assim posso dizer que, Homem é o ser do genero masculino, que tem dois principais objetivos na vida: encontrar uma mulher para amar, que lhe tire o folego ao acordar e lhe tire as forças ao deitar; e ganhar dinheiro para ostentar todos os seus prazeres (inclusive mulheres). Enquanto conhece pretendentes e trabalha nos objetivos, diverte-se com os amigos, jogando bola, bebendo cerveja, fazendo um churrasco ou tudo junto ao mesmo tempo… Isso é Homem, isto é ser Homem.

  • cresf

    para mim ser homen é ser como o meu marido é. CARINHOSO,PARTICIPATIVO EM TUDO, CHEIROSO, GOSTOSO, MACHO, EXTREMAMENTE VIRIL, CUIDADOSO COMIGO E COM OS FILHOS, ENFIM É TUDO DE BOM! ELE É TUDO PRA MIM. CRESF

  • cresf

    para mim ser homen é ser como o meu marido é. CARINHOSO,PARTICIPATIVO EM TUDO, CHEIROSO, GOSTOSO, MACHO, EXTREMAMENTE VIRIL, CUIDADOSO COMIGO E COM OS FILHOS, ENFIM É TUDO DE BOM! ELE É TUDO PRA MIM. CRESF

  • Jeferson

    O que o Carpinejar disse, realmente faz muito sentido, ser confundido com gay e nem dar bola, ja ocorreu isso cmgo, várias vezes, mas se nós nos importarmos com tudo o que nos vão dizer, vamos virar escravos e viver para os outros. Ser homem hoje é ter estilo se sentir bem aceitar as diversidades que o mundo hoje propõe, mas sempre seguir o seu objetivo, saber o que se quer…Ser homem hoje é ter o seu conceito e ao mesmo tempo fazer com que as mulheres enlouqueçam pela gente, sintam ciume, se stressem…Ser homem hoje so muda o estilo, os efeitos são os mesmos..

  • F.

    O que é ser homem hoje? Ser homem hoje, para mim, é o mesmo que ser homem no passado, ou como vi ser ele no futuro, nunca mudou, nem orá mudar. É saber aproveitar as horas boas, e ficar firme quando o bicho pega (pois é inevitável, vai ter horas em que a coisa complica).é saber lidar com todas as situações que a vida apresentar, da melhor maneira que conseguir. Simples assim, com relação as características, vai se ter homem de todos os tipos, até mesmo uma mulher pode ser homem. Para mim aquele que não é homem, que o que foge quando se depara com alguma dificuldade.

  • Armando Fustak

    Ficar se perguntando “O que é ser homem hoje?” é coisa de boiola! Vai tomar vergonha na cara e vira macho logo, sô!!!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1581981315 Raquel Pires

    Acredito que a resposta para ‘O que é ser homem hoje?’ não vem com comentários retratando a masculinidade do homem atual e como ele deve se comportar e agir em determinadas ocasiões. Quando vejo essa pergunta em blogs ou revistas e vejo a tentativa de resposta, eu me pergunto se a frase foi atentamente lida. A minha resposta é que ser homem não está relacionado ás ações do indivíduo não serem ditas masculinas, mas ,sim, ser homem é ter um caráter que um homem deve ter. Honestidade, lealdade, amizade e altruismo devem estar presentes e atuantes no caráter de cada homem para com quem ele ama, seja ele jovem ou idoso, pobre ou rico, hetero ou gay. Afinal, um homem de verdade se vê dentro do invíduo, por seus julgamentos pessoais, não pelo modo de se portar aos outros e de ser visto aos olhos dos outros.

  • Chileena

    Carpinejar disse bem uma parte dos homens… a outra ao meu ver estão na Puberdade! em busca do Orgasmo Perfeito as vezes,por muitas vezes de tão afobados, ejaculando precocemente!

  • Chileena

    Carpinejar disse bem uma parte dos homens… a outra ao meu ver estão na Puberdade! em busca do Orgasmo Perfeito as vezes,por muitas vezes de tão afobados, ejaculando precocemente!

  • Cazzobrasilia

    Ser homem nesse exato momento é cabar um relatório no trabalho. Passar numa loja e comprar um bom vinho. Chegar em casa e preparar um jantar simples, elegante e delicioso. E finalmente namorar a noite toda depois de 10 anos de casados…
    Amanhã, ser homem vai ser outra coisa completamente diferente…

  • Cazzobrasilia

    Ser homem nesse exato momento é cabar um relatório no trabalho. Passar numa loja e comprar um bom vinho. Chegar em casa e preparar um jantar simples, elegante e delicioso. E finalmente namorar a noite toda depois de 10 anos de casados…
    Amanhã, ser homem vai ser outra coisa completamente diferente…

  • Christianothink

    Ser home é poder brilhar como sua forma mais original de ser, brincar como sempre quis e interpretar as coisas conforme seus próprios valores. Sorrir quando lhe der a vontade de gaguejar em meio as circunstãncias que lhe exigem um ato que a sociedade julga ser de “macho”. Poder sentir o que for necessário para que se sinta bem com o que lhe foi imposto, a possibilidade de ser homem…

  • Clovis Berto

    Valeu Leonardo!!
    Abraço

  • Geovanni_rassuncao

    Ser homem é não precisar se perguntar o que é oque é ser homem e viver como bem intende.

  • Fabio_a

    Ser homem hoje é conseguir fazer seu casamento durar anos, porque com o numeros de mulheres que temos por ae, dificil uma relação durar muito tempo.Como ser ? esta no sangue se você é homem sabe como, não são em poucas palavras que vamos conseguir chegar a uma conclusão.

  • Fabio_a

    Ser homem hoje é conseguir fazer seu casamento durar anos, porque com o numeros de mulheres que temos por ae, dificil uma relação durar muito tempo.Como ser ? esta no sangue se você é homem sabe como, não são em poucas palavras que vamos conseguir chegar a uma conclusão.

  • Geovanni

    Ser homem hoje é conseguir fazer seu casamento durar anos, porque com o numeros de mulheres que temos por ae, dificil uma relação durar muito tempo.Como ser ? esta no sangue se você é homem sabe como, não são em poucas palavras que vamos conseguir chegar a uma conclusão.

  • Geovanni

    Ser homem hoje é conseguir fazer seu casamento durar anos, porque com o numeros de mulheres que temos por ae, dificil uma relação durar muito tempo.Como ser ? esta no sangue se você é homem sabe como, não são em poucas palavras que vamos conseguir chegar a uma conclusão.

  • Pedro C.

    Ser homem é não fazer nada esperando aprovação ou apenas para agradar alguém, é saber o que quer, como quer. Isso não significa ser egoísta, pois nada pode ser bom para o homem sem que não seja benéfico também para todos. Ser homem é ir lá e fazer, e não se lamentar quando der errado, simplesmente levantar a cabeça e recomeçar. Ou até desistir, mas não porque é difícil ou dá muito trabalho, mas porque, por mais que doa, o homem sabe conviver com a dor, e com um sorriso na cara.

  • Pedro C.

    Ser homem é não fazer nada esperando aprovação ou apenas para agradar alguém, é saber o que quer, como quer. Isso não significa ser egoísta, pois nada pode ser bom para o homem sem que não seja benéfico também para todos. Ser homem é ir lá e fazer, e não se lamentar quando der errado, simplesmente levantar a cabeça e recomeçar. Ou até desistir, mas não porque é difícil ou dá muito trabalho, mas porque, por mais que doa, o homem sabe conviver com a dor, e com um sorriso na cara.

  • Endersonvasconcelos

    É fácil ser homem hoje, é só não pensar como sê-lo (instinto).

  • Jefferson

    Ser homem é ser capaz de liderar, ter capacidade de controlar situações, saber ser objetivo e principalmente, não alterar a própria personalidade por motivos externos. Esse último é o principal porque muitas pessoas dizem o que você deve ser, o que deve obedecer, como você deve viver a sua vida, e muitos obedecem. Nada é mais difícil do que se manter inalterado perante os olhos da sociedade, mas esse é o fator mais determinante.

  • Jefferson

    Ser homem é ser capaz de liderar, ter capacidade de controlar situações, saber ser objetivo e principalmente, não alterar a própria personalidade por motivos externos. Esse último é o principal porque muitas pessoas dizem o que você deve ser, o que deve obedecer, como você deve viver a sua vida, e muitos obedecem. Nada é mais difícil do que se manter inalterado perante os olhos da sociedade, mas esse é o fator mais determinante.

  • Jefferson

    Ser homem é ser capaz de liderar, ter capacidade de controlar situações, saber ser objetivo e principalmente, não alterar a própria personalidade por motivos externos. Esse último é o principal porque muitas pessoas dizem o que você deve ser, o que deve obedecer, como você deve viver a sua vida, e muitos obedecem. Nada é mais difícil do que se manter inalterado perante os olhos da sociedade, mas esse é o fator mais determinante.

  • emerson

    Ser homem? É andar na contramão da história: vem com menos altivez em nós mesmos, tudo aquilo que as mulheres alcançaram nos últimos anos. Alguns chamam de revolução feminina. Eu chamo de feminilização masculina. Cá entre nós! Cada homem e mulher tem nele, mais do outro que de si mesmo!

  • Miguel

    Ser Homem é sempre Buscar Direcionamento Na Vida (pois essa busca nunca cessa) , buscar o seu próprio caminho , seus prórpios porques , seu próprio estilo … e ter culhão pra mudar tudo isso quando bem entender !!!

  • Thiago Corrêa

    Muitos ‘XY’ perguntam-se no que consiste ser homem e, subitamente, abrem as pernas tentando encontrar a resposta. Não se trata disso; o ledo engano de inúmeros rapazes parece consistir na confusão entre biologia e filosofia empírica.
    O que temos ao nascer jamais definiria quem somos.O uso de nossas ferramentas, sim, é o fator determinante.
    Um Homem de verdade deve representar mais que ‘falo’ e músculos; precisa saber das próprias limitações e de como melhor extrair vantagens disso, também. Ser macho é olhar para o passado, e aplicar no presente todo aprendizado sem perder a coragem (e aspereza, se necessário)
    Por fim, ser um homem signifiga possuir, sobretudo, a célebre habilidade nossa de resolver os problemas alheios e receber a recompensa desejada. Seja ela paga com mulher, sangue ou vinho.

  • Darlanlc

    Ser homem é um conceito ligado à valores e morais as vezes até anti-éticos que atualmente tende a ser redefinido. É uma supervalorização de uma parte incompleta , parte essa essencial à verdadeira pergunta : O que é [o]Ser Humano ?
    As pessoas se preocupam muito em term um conceito de “como ser homem” apenas como forma de imagem, e não realmente como forma de SER.
    Cada pessoa é de um jeito, e prefiro não estipular padrões de comportamento. Afinal, qual seria o objetivo de estipular padrões de comportamento? Segui-los ou contradize-los ?!

    Só me importo em definir quem eu sou.

  • Henrique Monteiro

    Ser homem nos dias atuais, é ter a capacidade de pensar por si só(personalidade) sem se deixar guiar por conceitos impostos pela familia, mídia, sociedade, amigos e etc. Um homem completo é que foi capaz de estruturar e realizar seus objetivos(sonhos). Claro que não foi da primeira vez que eles realizaram-se, mas ser homem é justamente não se importar com o desanimo que o fracasso pode causar nas pessoas mais comuns. Um verdadeiro homem olhar para seus insucessos, em cada um deles somente mais uma maneira de não consseguir aquilo o que desejava, vê cada umas dessas tentativas com bom humor, sente prazer no aprendisado que obteve com cada fracasso.
    Imagine-se em um mundo onde todas as pessoas fossem “vaquinhas” no pasto vivendo as mesma rotina de sempre, comendo e engordando, esperando a hora em que suas vidas tivessem fim sem que nada de emocionante, nenhum de seus sonhos, fosse realizado. Esse seria um mundo sem um homem de verdade, um mundo sem nenhum tipo de diversão, sem o nosso amado futebol, sem aquele belo chop com os amigos no final do dia, e sem a mulher maravilhosa que você tanto sonha. Por que tudo que temos é, ou foi, o sonho de alguem realizado.
    Por isso que pensso que um homem de verdade é aquele que é capaz de vencer o senço comum, preconceitos e descrenças alheias, de liderar seus companheiros acrescentando sempre mais as suas vidas, capaz de construir sua própria jornada neste mundo.

  • http://www.facebook.com/people/Mauricio-Pereira-Dal-Pont/1839178432 Mauricio Pereira Dal Pont

    Como ser homem hoje? Do jeito que o homem sempre foi: aquela figura rígida e educadora, mas afetuosa. Seu foco principal é a família, o bem estar e a manutenção dela. Assim o homem não só mantém uma família unida e forte, como torna toda a sociedade mais civilizada.

  • http://www.facebook.com/people/Lucas-Barbalho/100000256329537 Lucas Barbalho

    É não ter nojo de buceta cabeluda e de sujar a camisinha de merda. É não ter preguiça de realizar seus sonhos. É fazer o que pensa, dentro dos limites, sem se importar com a preocupação alheia. É pegar um porsche conversível e sair sem destino. Se não tiver um porsche, faça com seu golzinho 1.0 mesmo (o que vale é o espírito).
    É subir aquela montanha, que parecia impossível para um mero mortal, apenas para admirar o horizonte. E admirando o horizonte, repensar em tudo que já fez e o que pode fazer com sua vida. Se é isso mesmo que quer pra você e para o mundo.

    Ou então, esqueça tudo o que eu disse, e faça o que quiser, mesmo que isso não te leve a lugar algum. E acima de tudo, esteja pronto para as consequências

    Afinal de contas, homem é aquele que tem seu destino nas mãos!

  • http://www.facebook.com/RS.Robles Ricardo Robles

    Ser homem é encontrar sua própria essencia, formar seu próprios valores e seguir adiante, cumplice de seus pensamentos e sonhos. É ter coragem para adequa-los ao mundo real, de forma que sempre se transforme sonhos e projetos em realidade. É ter coragem de romper com a maioria para manter-se integro e fiel ao seu próprio ser. Não importa se homem, mulher, branco, negro… ser homem é ter coragem para se tornar único, analisando as experiências vividas e adaptando-as, somando-as as próprias escolhas aumentando sempre suas possibilidades, mas de forma íntegra. Ser homem é bastar-se e entender que a partir deste ponto, a aceitação não é mais importante e acumular experiências e conhecimentos, assim como compartilhar amor se transforma em algo tão corriqueiro quanto andar. Ser homem é simplesmente ser.

  • http://www.facebook.com/people/Cristhyano-de-Paula/1658765979 Cristhyano de Paula

    O texto e a promoção final dão um certo “paradoxo”. Onde um tenta resgatar o homem em essência, outro é oferecido e vendido ao homem justamente pelo excesso de fraquezas que os desdefinem como homem.
    Mas não é nenhuma crítica, só um pensamento que ocorreu.

    • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

      Cristhyano, a ideia é justamente produzir conteúdo cada vez mais desvinculados da marca ou empresa.

      Veja só esse texto que fiz essa semana no Não2Não1, por exemplo: http://nao2nao1.com.br/como-parar-o-mundo/

      • http://www.facebook.com/people/Cristhyano-de-Paula/1658765979 Cristhyano de Paula

        Verei. Tinha até abandonado teu blog porque não atualizava nunca hahahaha. Mas enfim, qualquer matéria que tem logo de cara uma imagem do meu filme preferido não tem como ser ruim.

      • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

        Pois é, Waking Life é foda.

        Mas o Não2Não1 não é portal de notícias ou entretenimento. Não tem problema nunca atualizar, basta você procurar pelos textos no arquivo. De modo algum os novos textos serão mais atuais que os antigos. É tudo sempre a mesma coisa. ;-)

      • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

        Pois é, Waking Life é foda.

        Mas o Não2Não1 não é portal de notícias ou entretenimento. Não tem problema nunca atualizar, basta você procurar pelos textos no arquivo. De modo algum os novos textos serão mais atuais que os antigos. É tudo sempre a mesma coisa. ;-)

  • Rosemir Estevao

    Ser homem é ser honesto com seus principios de moral e conduta, é respeitar cada difrença. é saber passar aquela cantada secreta que deixa as mulheres caidinhas por você. É acima de tudo estar com a auto estima la em cima. e ter um estilo secreto de conquista.

  • http://twitter.com/nandopp Luis Fernando

    :)

  • Reinaldo H. Cavati

    Ao meu ver, ser homem hoje não é simplesmente ser o garanhão e pegar todas, mas sim conseguir conquistar o coração daquela, que de certo modo, Deus a predestinou para você. E ser mais homem ainda é conquistar o mesmo coração, ou a mesma mulher, todos os dias.

    Ser homem hoje não é mostrar virilidade e mostra- se ser o forte, mas sim entender o momento e estender a mão para pedir ajudar.

  • http://www.facebook.com/people/Matheus-De-Souza-Cosac/100001815507612 Matheus De Souza Cosac

    Ser homem cara, ser homem é mais que pagar de machão, ser homem é ter postura, não ser covarde, sentir a mudança na vida que todos um dia, orgulham em bater no peito e dizer: Eu sou homem, não sou moleque! É a responsabilidade de talvez manter uma casa, passar a responsabilidade mas também o prazer das coisas ao filho, é ser macho alfa na hora de correr atrás de uma mulher, ou ser o macho antigo, num ímpeto desejo de sentar no sofá, ligar no futebol e tomar uma cerveja. Ser homem é personalidade. Vai da hora de acordar, o jeito de se vestir, a vontade de se sentir galã, mas não ao ponto de preocupar-se demais com a beleza. Cuidar-se, trabalhar, sentir a cada dia mais responsável e buscar ser melhor. Ser homem é mais que ser do sexo masculino, é ser mais ser humano, afinal quantas mulheres hoje não são mais HOMEM que muitos de nós?!

  • http://twitter.com/danduendes Dan Marley

    Para ser homem, não tem nenhum manual, nenhuma fórmula mágica, homem já nasce homem, não precisa fazer nada, não precisa nem ser homem para ser homem realmente. Uns dizem que homem, é aquele homem que come um monte de mulher, que maltrata que bebe. Homem não é nada disso homem é apenas homem. Claro que o homem precisa ter algumas qualidades de homem. Mas como definir as qualidades de um homem. Que se o que o torna homem são suas atitudes em momentos separados. O homem pode ser homem várias vezes ao dia, como tem dias que pode ser um muleque. Pode ser até uma mulher em determinada hora.

    É uma coisa indefinida. Ser cavalherio é ser homem, mas em deterninados momentos ser cavalheiro não te fazem um homem. Basicamente para se classificar como homem. O homem apenas precisa ser ele mesmo.

  • Yan Borowski

    Ser homem hoje é não esquecer dos seus verdadeiros amigos quando estiver com uma mulher, não esquecer da família e, principalmente, não esquecer de você! Tendo essas atitudes.. sua mulher vai te respeitar.. as pessoas vão te respeitar.. pois você está agindo como um homem.. não como um boneco que é manipulado por uma mulher que pode te dar um pé hoje mesmo. Seja sempre sincero.. não haja por impulso.. e, como diz no Livro do PdH, nunca discuta com uma mulher por mais do que 15 minutos.. aliás.. nunca bata boca com uma mulher.. por mais que você esteja certo.. você estará errado no final.. seja sincero.. e haja como homem..

    Ser homem.. é ser companheiro.. não gerar problemas.. é resolver problemas.. mulheres não gostam de homens que ficam fazendo de coitadinhos.. elas já tem muitos problemas.. elas querem um cara que as tirem desse mundo problemático.

    Ser homem (puxando sardinha pro PdH) é ler o livro desses caras.. ler as matérias no portal.. e cara.. utilizar tudo isso que tem de bom aqui.. hoje eu tenho uma namorada.. nos damos super bem.. brigamos pouco.. muito pouco.. e isso acaba rápido.. mesmo com os problemas.. consigo fazer ela sorrir e ser feliz.. o Papo de homem me ajudou muito.. não como ser homem.. mas como começar a agir como um.. o ser.. é com vocês!

  • http://www.paulovsk.com/ Paulo Roberto

    Ser homem hoje é DECIDIR. Hoje e sempre foi o poder de decisão que fez o homem.

    Antes, o homem decidia quando iam caçar, quando o grupo deveria se mover, quando deveria se proteger.

    Hoje, o Homem precisa fazer decisões mais profundas.
    Primeiro, decidir quem ele é. Na sociedade atual, é muito fácil cair em mediocridade ou se diluir nesse turbilhão de informação.
    Depois ele decide o que quer fazer com a vida dele. Cria um projeto foda e muda o mundo com isso.

    Com mulheres? A mesma coisa: o homem decide o que vão fazer, quando, como e onde. Não entendam por machismo; aqui, o Homem tem que tomar a decisão levando em conta o que é melhor para e para ela.

    A natureza feminina não é decisiva; elas estão em dúvida sobre tudo na vida. Por isso precisam de um homem que possam ajudá-las a escolher o que é melhor para vida delas.
    Só assim elas podem relaxar e sentirem seguras, pois sabem que pode contar com o Homem ao lado para ajudar a tomar as decisões difíceis e para tomar as simples.

    Você realmente acha que a mulher tá preocupada em qual filme vocês vão assistir, o que vocês vão comer, onde vão sentar? DECIDIR esse tipo de coisa cabe ao Homem, a mulher que apenas sentar e curtir o momento.

    Fico constrangido ao ver homens perguntando essas besteiras a mulheres… vamo sentar aqui ou ali? Vamos fazer o que hoje? Qual filme vamos ver? Qual sessão? Qual será o restaurante hoje?

    Enfim, decidir e arcar com as consequências faz um Homem de verdade. Sempre fez.

  • http://twitter.com/vlad_ Vladimir Carvalho

    Ser homem é ser como Michael Corleone!

  • http://twitter.com/vlad_ Vladimir Carvalho

    Ser homem é ser como Michael Corleone!

  • http://twitter.com/vladerson Vladerson Xavier

    Ser homem..
    É mostrar para o mundo que não precisa mostrar nada a ninguém.
    É ser lider de si, e saber liderar os outros
    É ser autosuficiente, nas escolhas e na vida
    É mostrar pra parceira que ele viveria com ou sem ela, e estando com ela, ele lhe daria a segurança e a certeza que toda mulher precisa em um homem.

  • http://twitter.com/vladerson Vladerson Xavier

    Ser homem..
    É mostrar para o mundo que não precisa mostrar nada a ninguém.
    É ser lider de si, e saber liderar os outros
    É ser autosuficiente, nas escolhas e na vida
    É mostrar pra parceira que ele viveria com ou sem ela, e estando com ela, ele lhe daria a segurança e a certeza que toda mulher precisa em um homem.

  • http://www.facebook.com/people/Giovani-Riboli/1840159095 Giovani Riboli

    Ser homem é agregar inúmeras qualidades em um ser austero, focado, que tem a sua dama como seu complemento e por ela é capaz de feitos épicos. É crescer na busca de colocar à prova todas suas virtudes para construí-las de maneira sólida. Vale a pena lembrar que esse ser jamais dispensa uma Cerveja gelada em dias infernais de batalha contra a preguiça de ser tudo aquilo proposto.

  • http://www.facebook.com/people/Giovani-Riboli/1840159095 Giovani Riboli

    Ser homem é agregar inúmeras qualidades em um ser austero, focado, que tem a sua dama como seu complemento e por ela é capaz de feitos épicos. É crescer na busca de colocar à prova todas suas virtudes para construí-las de maneira sólida. Vale a pena lembrar que esse ser jamais dispensa uma Cerveja gelada em dias infernais de batalha contra a preguiça de ser tudo aquilo proposto.

  • Geovanni_rassuncao

    O homem é um eterno observador dos outros, nunca de si mesmo,por isso leio o site papo de homem ;D, assim consigo compreender melhor muitos assuntos.

  • Geovanni_rassuncao

    O homem é um eterno observador dos outros, nunca de si mesmo,por isso leio o site papo de homem ;D, assim consigo compreender melhor muitos assuntos.

  • http://twitter.com/adm_godoy gustavo godoy

    O que é ser homem hoje?

    Ler PdH, me identificar com as matérias, comentar no lugar errado, ser avisado e refazer a cagada, e no primeiro comentário certo, levar um PdH (Perfume de Homem) para casa … aí sim !!!

  • http://twitter.com/adm_godoy gustavo godoy

    O que é ser homem hoje?

    Ler PdH, me identificar com as matérias, comentar no lugar errado, ser avisado e refazer a cagada, e no primeiro comentário certo, levar um PdH (Perfume de Homem) para casa … aí sim !!!

  • Juarez Guimarães

    Ser homem e ter princípios e objetivos e poder muda-los quando for necessário com a base no presente relembrando do passado e gerando um futuro concreto.

  • Juarez Guimarães

    Ser homem e ter princípios e objetivos e poder muda-los quando for necessário com a base no presente relembrando do passado e gerando um futuro concreto.

  • http://twitter.com/geeehs Geeeh

    Ser homem HOJE é ter a malandragem de um garoto, a sabedoria de um velho sabio e a expertesa de um bebe que mama no peito.

  • Rodrigo Siqueira

    eu axo que ser homem hoje é quase como tudo que já ouvimos sobre a funcao masculina: proteger, conduzir, cuidar, participar. A diferenca é que, hoje, o homem de verdade faz isso sem que a pessoa beneficiada senita-se submissa ou dependente. O verdadeiro homem nao precisa “exalar” sua liderança, ele apenas a sente, e sente-se confortável e realizado com isso.

  • Allan_de_souza

    Ser homem hoje é ser exclusividade, tem que ser forte, tem que ser bom, vive sofrendo e obedecendo pra ser homem tem que ter mulher, o que é ser homem hoje é ter um bom papo com mulher!!!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000129577908 Geovanni Assunção

    ser homem hoje é ter a sabedoria de um velho, a malandragem de um garoto colando pra passar de ano e a habilidade de um bebe para mamar no peito.

  • Vagner

    É conseguir ser você mesmo.

  • Vagner

    É conseguir ser você mesmo.

  • http://twitter.com/victormms2 Victor Martins

    Ser homem hoje é não ter vergonha de mostrar suas fraquezas e ter coragem para superar seus medos. Ser gentil e educado, e “lutar” pela família e seus interesses que sejam benéficos aos próximos e a sociedade, de maneira justa.

  • http://twitter.com/victormms2 Victor Martins

    Ser homem hoje é não ter vergonha de mostrar suas fraquezas e ter coragem para superar seus medos. Ser gentil e educado, e “lutar” pela família e seus interesses que sejam benéficos aos próximos e a sociedade, de maneira justa.

  • http://twitter.com/tiagoandrade89 Tiago de Andrade

    Quando não se pensa muito em ser homem, é aí que você é. Pensar muito torna-se desnecessário, porém interessante.

    Ps.: Bom post. O Calligaris manda muito! Abraço.

  • Pablo Fernandes

    Pessoal,

    Após uma longa seleção, escolhemos os 10 vencedores. São eles:

    - Alex de Ávila

    -Bruno Silva

    - Zombie

    - Jorge Maluf

    -Graziela Grazieadio

    - Lucas Barbalho

    - kkohyeah

    - Shâmtia Ayômide

    - David Alexandre

    - Alison

    Peço que todos me enviem email com nome e endereço para pablo[arroba]papodehomem.com.br

    Agradecemos a participação de todos.

    Abraços.

    • Anônimo

      ganhei!!
      esse ano tenho o presente de natal e não tenho o namorado hahaha geralmente é o contrário…

  • http://twitter.com/vlad_ Vladimir Carvalho

    Ser homem é como ser um trem andando a todo vapor, onde você pode escolher subir a bordo e fazer uma viagem emocionante, ou o trem pode continuar sem você até a próxima parada. De ambos os jeitos, ele continuará avançando, como um homem independente, fazendo as coisas à sua maneira.

  • http://www.facebook.com/people/Jonathan-Borel/100000269392449 Jonathan Borel

    Não importa o que vai fazer, o importante é ser você!

  • Rodrigodma

    homem é, e sempre foi, sinônimo de segurança. Quem consegue passar essa segurança para alguma mulher, pode bater a mão no peito e respirar aliviado por representar muito bem a classe masculina !

  • Rodrigodma

    homem é, e sempre foi, sinônimo de segurança. Quem consegue passar essa segurança para alguma mulher, pode bater a mão no peito e respirar aliviado por representar muito bem a classe masculina !

  • http://www.facebook.com/people/Felipe-Maciel/100001527975023 Felipe Maciel

    Ser homem hoje é vir aqui no blog no último dia do prazo deixar um comentário pra ganhar esse perfume pra, no caso de ganhar, depois perguntar pra mulher se ela gostou. Se a resposta for positiva, é só contar que ganhou participando de uma promoção do blog Papo de Homem, pra dar aquela valorizada no passe, se mostrando sortudo. Se ela não gostar, é só dizer que foi presente que repassaram e estava testando!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1335664732 Henrique Audi

    Ser homem é e sempre será a capacidade de você poder chorar vendo um filme triste, andar de mão dadas com a mãe no Shopping, expôr sua opnião sobre a beleza de um homem em frente aos seus amigos, usar roupa rosa, cantar em voz alta aquela música de fossa bem extravagante e, depois disso tudo, não precisar ficar provando a alguém que você é homem.
    Enfim, saber quem você é de verdade.

  • Julio

    É preciso saber primeiro saber a diferença entre um homem e uma manga verde:
    a manga amadurece.

  • http://twitter.com/edufigueiredow Eduardo Figueiredo

    Cadê o resultado?

  • http://www.facebook.com/jefiklein Jeferson Klein

    É ler o Papo de Homem tomando uma cerveja e recebendo um boquete….

  • Rcf90

    Ser homem é ser inteligente, estar em forma, saber se defender, não se deixar manipular, nao ezitar (n sei se é assim que se escreve) na hora de tomar uma atitude, saber se controlar, vencer vícios, saber quando se tem chance de ganhar ou não, e quando não, preferivelmente nem competir para não se prestar ao ridiculo, se dedicando para na próxima vez ganhar epicamente.
    Ser racional acima de emocional (saber controlar e identificar as emoções o mais rapido possivel e usar a seu favor ) e deixar o emocional para a mulher, não reclamar, mas se impor quando achar que algo não estar certo, saber sobre comportamento (leitura corporal), pensar 2x antes de falar qualquer coisa (para nao dar “tiros no pé”) saber controlar e manipular, mas não usar isso toda hora, e quando usar, não usar para prejudicar ninguém, saber quando vc não pode ser bom (n sejamos hipócritas, pessoas tem lados bons e ruins, um mais acentuado que o outro dependo do ser)ser líder e talvez, o principal não se expor por nenhuma de suas qualidades, exposição é para as mulheres, é inato delas e não dos homens.
    É no que eu acredito e como vivo.

  • http://www.facebook.com/people/Tiago-Xavier/100001465290255 Tiago Xavier

    É saber sempre onde se é mais necessário.

  • Alison

    Pablo, mandei e-mail mas você não retornou.
    Recebeu meu endereço?

  • Henrique Hansen

    Ser homem é fazer oque deve ser feito.

    • Jaspianguerreira

      e o que deve ser feito?

    • Jaspianguerreira

      como assim?

  • Hugo Verne

    E pior que fiquei pensando mesmo nessa merda aí… Práticas da cabana? Que isso? Mas bem… “O que é ser homem?”

    Pois é. Antes de refletir o conceito de homem, que, como todo conceito, é carregado de merdas culturais e juízos de valor, deve-se analisar o verbo. Que verbo? Ora, homem de deus, o verbo “SER”, não te lembras mais das aulas de português? Verbo é toda palavra que termina com R.

    O que é “ser”, então? Hmm.. Pensemos um pouco no uso deste verbo. Ser humano, ser vivo, ser pensante, ser consciente, ser brasileiro, ser pobre, ser colorado. Ser é um verbo que implica identidade, a qual se expressa, geralmente, na forma de um adjetivo. Identidade é uma coisa inexoravelmente natural no ser humano, pois somos todos seres sociais e, portanto, precisamos nos identificar com um grupo. E é essa reflexão toda que leva àquela máxima: “Quem somos nós” E aí o João tenta responder com um monte de adjetivos, costumes, atividades, que são, sobretudo, o quê? Marcas de identidade.

    A identidade se estabelece primeira e principalmente na oposição a um anti-modelo, o “outro”. Humano / animal, vivo / morto, pensante / irracional, brasileiro / resto do mundo (ou argentino), pobre / rico, colorado / gremista. No nosso caso então, quem é o anti-modelo? Hm? Preciso responder?

    Tá, mas peraí! Tá me dizendo, então, que ser homem é não ser mulher? Sim. Ser homem é, antes de tudo, não ser mulher. Mas claro que isso não basta, pois nos leva a um conceito muito mais complicado: mulher. E não me atrevo a discorrer sobre esse conceito tenebroso, mas nem preciso. Independentemente do que venham a me dizer, conceito é conceito. E conceito é, e sempre será, uma palavra do caralho carregada de cultura (muitas vezes inútil ou supérflua) e juízo de valor.

    Ih.. Mas acho que era justamente isso o que a pergunta do post queria, né? “O que é ser homem hoje?” Uma série de adjetivações e costumes carregados de juízos de valores culturais da nossa sociedade atual.

    Peço desculpas, então, por ter fugido da proposta da questão. Mas penso que responder a essa questão dessa forma é nada mais que tampar o buraco com um chiclé. Penso que a grande questão não está em “o que é ser homem”, visto que implica diretamente em uma identidade cultural, mas sim em o que é “existir enquanto homem”.

    “Penso, logo existo”, “sinto, logo existo”, “consumo, logo existo”, “etc, logo existo”. Tudo BALELA! Penso, sinto.. Uhum, muito poético. Os outros, deixa quieto. Mas proponho outro: “ajo, logo existo”, ou “faço, logo existo”. É, fica menos bonitinho mesmo, mas é aí que tá, porra! Não é pra ser bonitinho! Ser homem não é ser bonitinho, ser homem é AGIR!

    Agir, meu filho. Essa é a resposta. SER HOMEM É AGIR.

  • Anônimo

    Caraca, o comentário da Graziela Grazieadio foi incrível!
    Quando eu estiver com alguém, vou fazer de tudo pra que ela possa se sentir assim ao meu lado!
    Parabéns!

  • Anônimo

    Caraca, o comentário da Graziela Grazieadio foi incrível!
    Quando eu estiver com alguém, vou fazer de tudo pra que ela possa se sentir assim ao meu lado!
    Parabéns!

  • Hein!?

    Ser Homem é legal pra caralho.

  • Anônimo

    Muito Bom as definições!!!

  • Wanderson

    Essa pergunta de o que é ser homem hoje,me lembrou o antropocêntrismo.O homem o senhor de tudo,o homem,o ápice da criação…
    Será que o homem ocidental moderno,com todos os solavancos da vida,foi jogado do centro de tudo e perdeu sua identidade?
    Acho que ser homem hoje em dia é ser egoísta,superficial e materialista,apenas “Carpe Dien”,”Carpe Dien”,”Carpe Dien”…sem se preocupar com o dia de amanhã,onde o bom senso é apenas uma palavra vã.
    É.É uma idéia pessimista,mas ainda sim realista.

    Sem mais.

  • Pingback: QG PdH | Dezembro de 2010 (com sorteio!) | Papo de Homem – Lifestyle Magazine

  • Fclark_floripa

    Ser homem é: assumir suas atitudes e aprimora-las sempre. É viver um dia de cada vez, é respeitar a todas e todos os seres. É ser honesto com os outros e consigo mesmo.

    Em respeito a outros homens recomendo fazer xixi em pé apenas em mictórios próprios para isso e, se for usar uma privada apenas para mijar, sente-se pois o outro homem não precisará molhar a bunda com o que vc deixou lá. Pode usar esse desenho nos banheiros publicos que voce frequentar.

    http://cla-nes.blogspot.com/2010/12/tecnicas-de-fazer-xixi.html

  • Fclark_floripa

    Ser homem é: assumir suas atitudes e aprimora-las sempre. É viver um dia de cada vez, é respeitar a todas e todos os seres. É ser honesto com os outros e consigo mesmo.

    Em respeito a outros homens recomendo fazer xixi em pé apenas em mictórios próprios para isso e, se for usar uma privada apenas para mijar, sente-se pois o outro homem não precisará molhar a bunda com o que vc deixou lá. Pode usar esse desenho nos banheiros publicos que voce frequentar.

    http://cla-nes.blogspot.com/2010/12/tecnicas-de-fazer-xixi.html

  • http://www.facebook.com/reccanello Waldir F. Reccanello

    Ser homem é ter sua própria resposta à pergunta “é mais importante vencer uma luta ou jantar com a família”, e viver de acordo com essa resposta!

  • http://www.facebook.com/people/Edson-Nava/100001175193893 Edson Nava

    Ser homem e perceber que a vida não é um mar de rosas,e mesmo assim torna-la um,o homem que sabe  
    viver sabe sabe ser confiante,e ter certeza de suas atitudes pois  é homem,e em seus braços sempre terá sua amada que se sente segura em seus braços fortes sabendo que tudo esta bem pois ao seu lado tem alguem que impõe respeito e bate de frente com as dificuldades e nunca cai por qualquer que seja a duvida que ataque sua alma com crises  falsas e o faça decair…

  • JOnhY

    Ser homem é ter autoridade, liderança ,honra, coragem e força.
    Atributos genuinamente masculinos, mais que nos dias de hoje poucos os desenvolvem.

  • Flávio

    Eu estava lendo alguns comentários e fiquei bastante feliz com algumas respostas.

    Ainda bem que o verdadeiro HOMEM ainda não morreu, ele ainda existe por debaixo dos panos e em menor quantidade, mas ainda existe.

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5152 artigos
  • 647783 comentários
  • leitores online