O fim do Google Reader: nada como um novo amor pra esquecer o antigo amor

Pedro Turambar

por
em às | Ciência e tecnologia, Guias


Quando aconteceu a primeira vez eu fiquei um tanto puto. Fechei a cara, não queria conversa, sumi por um tempo. Quase fiz uma loucura. Os dias foram passando e, com a cabeça mais fria, eu pensei melhor e vi que eu estava exagerando um pouco.

Foi só sexo… não rolou sentimento. Eu ainda era seu amado. Claro que era.

Perdoei.

Mas semana passada o meu maior pavor se tornou realidade. Eu fui abandonado. Traído, passado para trás, jogado fora, sem dó. E não pense que rolou DR, que foi explicado ou coisa do tipo.  Foi apenas um “Eu não te amo mais. Estou indo embora. Mando alguém pegar o resto das minhas coisas até o meio do ano”.

“Mas… por quê?”, indaguei espantado.

E antes de bater a porta e sair para nunca mais voltar, a resposta que recebi foi “Porque foda-se você. Por isso.”

Acabou o Google Reader

No dia 13 deste mês de março do ano de 2013, o todo poderoso Google anunciou que o Google Reader seria ‘aposentado’. Assim mesmo, com areia e sem dó. Disseram que estão numa vibe mais intimista agora, querem trabalhar com poucos produtos para melhorarem a experiência para o usuário.

Fala sério, você acredita nessa conversa fiada? Eles dizem também que o uso do Google Reader caiu. É óbvio que caiu, vocês tiraram o recurso mais legal do produto! Você não simplesmente seguia seus sites preferidos, você seguia pessoas. E o Google simplesmente arrancou isso de você.

Nós perdoamos. Pensamos que o Google+ substituiria e seria tudo como sempre foi. Só que não. É a cegueira tão comum àqueles que amam. E como nós amamos o nosso Reader e nossos feeds. Talvez esse papo não faça o menor sentido para você, que nunca assinou um feed na vida.

Mas quem é usuário sabe o que eu estou falando, sabe como será perder o principal fornecedor da nossa droga.

Para mim a culpa é do novo queridinho do Google, aquele óculos idiota – ou do Papa. Todas as fotos que vi de alguém usando essa coisa — que será de longe a pior invenção humana depois do relógio digital — me despertou uma vontade louca de arrancá-la no tapa. Quando Google Glass for lançado, chegaremos ao fundo do poço.

Como todo bom marido traído eu tenho a vã esperança de que tudo não tenha passado de um mal entendido e que tudo voltará a ser como antes. Não pense que eu sou o único ultrajado, ou que eu estou de mimimi. Tem muita gente revoltada com a situação.

Para provar que eu não estou aqui para reclamar — se a intenção fosse essa eu faria uns vídeos no Youtube, não textos — eu lhes trago a solução.

Acabou Chorare

!

Depois de alguns dias de negação, de profunda tristeza e pesar pelo abandono, alguns começam a se mexer, já olha prum rabo de saia ali, uma covinha sexy lá… daí para sair da caverna e ver o mundo aqui fora é um pulo.

Apesar de estar em fase de transição e me acostumando ainda (foi uma separação traumática e recente) eu já estou experimentando. Pode ser um tanto prematuro, mas acho que já temos um ótimo candidato a substituto, o bonitinho e indie feedly.

Nota do autor: Vou me ater a falar apenas do feedly por três motivos:

1. Nenhum outro candidato chegou perto de ser bom como ele. Sim, isso inclui o TheOldReader e o Flipboard;
2. TheOldReader (apesar de ter a função de seguir pessoas) deve estar fazendo o upload das minhas assinaturas até hoje;
3. TheOldReader não tem aplicativo para plataformas móveis.

Por que eu escolhi o feedly?

0. Porque ele vai fazer tudo por mim

A ferramenta vai fazer toda a tarefa, sem você perceber, de exportar todo o seu feed permanentemente até o fim do G. Reader.

1. Porque ele é multiplataforma

Esse é um ponto primordial para mim. O fato de existir um aplicativo para minhas iCoisas (tem pra Android também) já foi fator decisivo. Eu raramente leio feeds no computador, talvez eu o use assim apenas na agência, entre um job e outro. Sou heavyuser mesmo é no iPad, em qualquer canto do meu apartamento e em qualquer hora.

Não durmo sem antes zerar o 9gag. Além do mais, é uma mão na roda o aplicativo para o celular nas andanças de ônibus.

2. Porque foi fácil, simples e rápido

Bom, em menos de dois minutos eu já tinha todos os meus feeds prontinhos para ler. E eles garantem que é só fazer o login com sua conta do Google que já estará tudo pronto, você pode relaxar que no dia primeiro de Julho (dia em que o Reader irá se aposentar) tudo estará funcionando perfeitamente. Até os posts salvos como “itens com estrela” são exportados também, na bela opção “Saved for Later” (facinho de achar).

Gastei coisa de mais um minuto para uma mexida nas configurações para deixá-lo quase como era o meu GReader.

Ps.: Vale lembrar aqui que ainda é tudo em inglês. Se você não domina, não se preocupe, a interface é bem amigável e simples.

3. É lindo!

Veja você mesmo como ficaram os meus feeds:

Beleza

O design dos apps para iPhone e iPad são mais lindos ainda.

Ponto Negativo

Não existe o saudoso recurso de seguir pessoas. Ainda.

Obs. importante: o Feedly não é uma página, mas sim um addon, um aplicativo, mas é bem leve pra usar tanto no Chrome quanto nos devices.

Agora que temos um novo amor, há que saber cuidar dos feeds

Já que você está para começar um novo romance, que tal dar uma arrumada na casa? Dar uma olhada em baixo do tapete, dar um tapa nas teias de aranha e mudar os móveis de lugar sempre dá uma sensação boa.

Como eu quase não gosto de dar dicas sobre como organizar coisas, vou deixar 5 dicas para você nunca mais lembrar daquela vadia…

… digo, 5 dicas imperdíveis para a organização dos seus feeds:

1. Leia só o que você vai ler. Parece bobo, mas não é

De uma passada na sua lista de feeds assinados e marque aqueles em que você faz questão de ler pelo menos 80% das vezes em que abre o leitor. Delete todos os que não foram marcados, sem dó. Não pense duas vezes, e acredite em mim, não vão fazer falta.

2. Fode direito ou assume a punheta

Escolha uma: Não me importo com o número de feeds não lidos ou não tenho medo de usar o botão “marcar tudo como lido”. É sério, escolha uma. Se você não escolher você vai pirar. Eu desencanei pelo simples fato de não conseguir seguir a minha própria dica número 1 a risca. Como não faz falta eu não leio e de vez em quando marco tudo como lido.

Outros eu deixo acumular mesmo, porque sei que só em determinado momento eu vou ver.

3. Tenha pastas, temas, assuntos

Faça um favor pra você mesmo e divida seus feeds por pastas nomeadas com seus temas preferidos. Eu fiz isso há tanto tempo que nem lembro mais como é ter só uma lista à moda caralha. Você pode ver na imagem ali de como ficaram meus novos feeds para ver como eu dividi. É bem simples e ajuda inacreditavelmente na hora de achar e ler o que você quer de fato ler.

4. Peça ajuda e opte sempre pelo frescor

Se você está um pouco cansado dos seus feeds, peça alguém para indicar bons blogs, tumblrs e afins para você. Mais da metade dos meus foram assinados assim, na base da indicação.

É sempre bom dar uma renovada no seu estoque. Deletar aquele blog que o conteúdo já não te agrada mais. Não delete os que não atualizam mas que você gosta tanto. Vai que um dia aparece conteúdo novo? Ele não atrapalha em nada ficando lá.

Os leitores do meu blog sabem o que eu estou falando. Todos os três.

5. Compartilhe!

Eu sei que ficou mais chato e mais oneroso compartilhar feeds desde que o Google matou o recurso sensacional de seguir pessoas. Mas não deixe de compartilhar.

No feedly é tão fácil quanto antes compartilhar, aproveite isso. O bacana de ver tanta coisa legal é poder compartilhar e comentar sobre o que você vê e lê.

“Hey! Cê leu aquele texto do Pedro Américo falando sobre um ótimo substituto do G. Reader? Leu? Muito bem! Baita artigo, né? Eu também gostei muito!”

***

Espero ter ajudado você a superar esse momento difícil. Quero deixar aqui o espaço para você que está sofrendo falar sobre o seu antigo relacionamento, e o que você espera para o futuro.

Pedro Turambar

Pedro tinha 25 anos e já foi publicitário. Ganha a vida fazendo layouts, sonha em poder continuar escrevendo e, quem sabe, ganhar algum dinheiro com isso. Fundou o blog O Crepúsculo e tem que aguentar as piadinhas até hoje. No Twitter, atende por @pedroturambar.


Outros artigos escritos por


SEPARAMOS MAIS TEXTOS PARA VOCÊ CONTINUAR LENDO




O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Conheça a visão e a essência por trás do que fazemos. Queremos uma discussão de alto nível. Antes de comentar, leia nossas boas práticas. Caso deseje enviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.


  • Vinicius Melo

    Poxa, a queda do melhor agregador de feeds que eu já usei na vida foi realmente complicado… já migrei em partes pro feedly, maaaas, ainda tenho lido no greader… só vou de vez quando não mais restar esperanças…
    mas agora seu texto foi realmente complicado de engolir considerando que eu to meio insatisfeito com um relacionamento e, creio, perto de terminar…

    ademais, mais uma vez eu curti tantos eu texto que me senti obrigado a vir aqui comentar, continue assim meu caro =D

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      Pô Vinícius, foi mal cara… mas às vezes é bom a gente ver a realidade ali, no seco mesmo. É difícil no início, tentamos negar, mas acaba acontecendo. Fico feliz que tenha gostado do texto… e viva o Feedly!

      • Vinicius Melo

        Pedro realmente não precisa se desculpar, a culpa nem de longe foi sua kkkk o texto continua primoroso e eu super recomendo a leitura a quem estiver passando por aqui, mas a mim ele acabou pegando tb um outro tema…
        obs: estou cada vez mais empolgado em mandar um texto para cá

      • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

        Que bom cara!! Valeu demais por isso.

        Mande cara. É bom demais.

      • Vinicius Melo

        pretendo, mas normalmente escrevo sobre videogames e quero pegar alguma faceta deles que possa desenvolver um crescimento pessoal (que creio ser a proposta do portal)
        e a escolha desse tema, aliado a rotina estressante e a falta de tempo eterna, tem atrasado bastante esse projeto de ver um texto meu publicado por aqui

  • Breno Tiki

    Eu li o texto no GReader btw, pois é vou mesmo ir para o feedly, tbm

    Sério somos google-cornos, eu usava o igoogle, buzz, wave e reader… sinto no fundo que a Google não quer nada comigo e só está usando esse corpinho hahhaha

    Bom Texto…o como disseram já.. o Orkut que é bom ninguém mata!

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      Breno, eu não usei o buzz, nem o wave, e nem o iGoogle.. mas pô logo o Reader???? E o orkut aí livre leve e solto?

      • Breno Tiki

        O Marcelo Resende deveria fazer uma matéria comentando isso hahaha

  • http://www.facebook.com/arthurtaborda Arthur Taborda

    Também to usando o Feedly. Ele é muito bom, mas tem alguns probleminhas que poderiam ser melhorados:

    Rolagem muito lenta no firefox. Horrível. Mas não tenho esse problema no chrome.

    Não da pra passar os feeds pelo botao de espaço. Claro, eu posso fazer isso pela tecla J, mas o espaço é mais acessivel e ele faz rolagem do feed atual tambem.

    Se voce clicar nas bordas, o feed fecha. Isso é extremamente irritante, porque eu tenho muito costume de ficar clicando na tela varias vezes por motivo nenhum.

    Mas por enquanto é o melhor que tem. Estou aguardando ansiosamente o reader do digg, que ta fazendo pra ser um substituto a altura do GReader. Vamos ver, né…

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      Então, eu também estou tendo alguns problemas de adaptação com o feedly.

      Mas nada que o tempo resolva. E a interface é realmente muito bonita e os desenvolvedores são bem esforçados… querendo melhorias mil. Acho que vale a tentativa.

      E.. me conte mais sobre esse reader do digg.

  • Edney Lima

    Muito bom seu texto, sou um fã absurdo de vocês, porém não comento muito seus posts. Sou fã do Google Reader e estou muito triste com essa notícia do fim dele, mas já estou me acostumando com o Feedly. O que preciso agora mesmo é dar uma repaginada nos meus feeds, gostaria das dicas de vocês do que posso seguir, por favor, me digam sites e blogs que vocês leiam. Abraço,

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      Edney, vou fazer uma lista dos meus melhores e colocar aqui pro pessoal que pediu.

  • Nélio Oliveira

    Pra quem já vai perder o iGoogle, perder o Google Reader é pinto, como dizia Nelson Rodrigues.

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      Como eu não faço ideia do que seja o iGoogle (é aquele da página inicial customizável com seus widgets?) a perda do GReader não é pinto. Nem um pouco pinto.

      (aprendi a expressão com o Mário Prata =D)

  • http://www.facebook.com/felipe.cicero Felipe Cícero

    Já tentei usar o Feedly como alternativa ao Reader (o Reader andava engasgando muito na inferface antiga), mas não consegui achar melhor, e o pior, nem sei dizer porque…

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000955183378 Luís Cláudio Gouveia Rocha

    Nada a ver, mas:

    Achei que só eu considerava o Google Glass o “início do fim” da humanidade.

    Se já achávamos ruins os estúpidos digitando freneticamente nos smartphones, imagine agora, que ainda vão fingir que olham para a gente enquanto leem tirinhas na internet.

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      Luís, TAMOJUNTOVÉI

      Acho uma bosta inacreditável o Google Glass.. preciso de um texto só pra falar o quanto nós estamos voltando para as cavernas…

  • Mário Marinato

    Tentei usar o Feedly mas nao gostei porque nao encontrei o recurso de colocar tags nos artigos, que eh uma coisa que uso muito no greader. Eu uso o greader da seguinte forma: passo pelos novos itens marcando com estrela os que chamam a atencao. Depois passo pelos estrelados olhando com mais calma, e ai ou eu leio e desmarco logo ou entao coloco tags de acordo com o conteudo, tipo baixar, assistir, comentar, etc. Ja conseguiu fazer algo assim no feedly?

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      Mário, tem o recurso de tags sim cara.

      Em casa post tem lá ao lado das opções de marcar como não lido, salvar para depois, etc.

      Eu nunca usei tags, e nem sabia que dava pra fazer isso no Reader, achei que era coisa nova do feedly. Pode procurar que tem sim.

      • Mário Marinato

        Cara, o que eu vi ao lado das opções são links para compartilhar em redes sociais. Você usa em que plataforma?

  • Fernando Cezar Bernardelli

    Li um rumor (apesar de ser fonte confiável ainda é rumor) de que os diretores do Google não esperavam essa reação do público sobre o Reader. Segundo essa fonte, os diretores estariam bem confusos, pensando em adiar o fim do Reader, ou até rever essa decisão.

    Ou seja, o futuro ainda é incerto para o agregador. Pra mim, um bom sinal dessa incerteza é o link para o Reader: no começo da semana ele foi removido da barra de serviços do Google, e dois ou três dias depois reapareceu.

    Também fui para o Feedly, dá pra deixar bem parecido com o antigo agregador, mas sempre fica aquela pontinha de esperança que o Reader não vai morrer. Mesmo já tendo importado todos os meus feeds para o Feedly, continuo usando o Reader, e vou continuar até ele morrer, se morrer.

    • http://www.facebook.com/leafaromao Rafael Romão

      O que mais me atrai no Google Reader é a simplicidade do serviço. Essa coisa de transformar feed em revista eletrônica encanta no início, depois enjoa.

      • Jack

        Rapaz,

        Você falou o principal na minha opinião. Pego site, coloco o link, acesso a pasta e vejo as postagens. Simples, rápido e eficaz!

        Nem mais, nem menos, atende as minhas necessidades.

      • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

        Concordo em gênero, número e grau.

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      Eu também penso assim. Eu sou ‘mulher de malandro’ mesmo. Se o Google Reader quiser voltar pra mim, eu aceito!

    • Bruno Pimenta

      Fala, Fernando, hoje li um post no Gizmodo, se não me engano, falando sobre o fim do GR. Segundo a Google para um serviço “se pagar” ele tem que ter pelo menos 100 milhões de usuários, e me parece que esse não era o caso do GR, por isso a opção da Google em descontinuá-lo.

      Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos, afinal de contas os rumores correspondem a 50% da internet, certo? Rsrsrsr

  • Yuri Santos

    Cara, é esse mesmo o sentimento, é a segunda vez que o Google faz isso comigo, primeiro com o Buzz, agora com o Reader. Pelo menos tirou o Buzz e nos deu o G+.

    Ainda tou reticente quando ao uso do Feedly, mas deve ser a falta de costume e o ainda não acreditar que realmente o GReader vai acabar.

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      Yuri, eu também to sentindo a mesma coisa. Falta de costume e aquela pontinha de esperança que o GR não vai morrer.

  • http://www.facebook.com/adamo.alighieri Adamo Alighieri

    Estou usando o Feedly graças a essa palhaçada do Reader. Até agradeço, porque olha, mesmo não morrendo, volto pra ele não.

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      Eu sou puta mesmo. Se ele quiser reatar o namoro, eu volto.

  • http://www.facebook.com/orlandocastilho Orlando C. Neto

    O novo gera medo, o Google Glass é a evolução, ou não. Mas não podemos negar que é algo interessante e inovador, como a impressora 3D, IllumiRoom, Oculus Rift entre outras tecnologias que estão sendo desenvolvidos todos os dias, há alguns rumores de um Smarthphone que a Nokia está desenvolvendo, que vai repelir água usando nanotecnologia. Se a teoria da evolução estiver certa, acredito que a próxima geração será uma especie de humanoid. (Brisei no final kkk).

    • Thiago Calazans

      Mas a previsão é essa mesmo, cada vez mais integrados aos aparelhos, e olhe que há pessoas que dizem que já somos uma espécie de ciborgue porque andamos o tempo todo com o celular ( http://www.ted.com/talks/amber_case_we_are_all_cyborgs_now.html ). E o próximo passo é trazer algumas informações para algo mais rápido que tirar o celular do bolso, óculos e relógios que se conectam aos celulares. Não vai demorar muito pra aparelhos no próprio corpo…

      • http://www.facebook.com/orlandocastilho Orlando C. Neto

        Muito bom o vídeo, lembrei de um artigo que vi, falando sobre um restaurante nos EUA que dava desconto pra quem não usar celular durante a refeição. E sobre usar aparelhos no próprio corpo … (http://hypescience.com/nova-protese-bionica-se-liga-aos-nervos-atraves-da-luz/) É de 2010, então já deve estar em desenvolvimento. Tem também o (http://www.tecmundo.com.br/biologia/37472-biohacking-revolucao-ou-ameaca-a-humanidade-.htm) Estão Hackeando células !

      • Thiago Calazans

        Artigos muito legais :)

        Ainda temos algo como isso: http://youtu.be/Al5RhaJgxxU. Mas espero o dia para estarmos no mesmo nível do jogo Deus EX, aí eu ranco meu braço, rs. Dá só uma olhada nesse documentário falando de um cara que perdeu um olho e instalou uma câmera no lugar, foi encomendado pela Square Enix, produtora do jogo: http://youtu.be/TW78wbN-WuU

      • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

        Ahahahahahah eu SABIA que alguém iria falar de Deus EX. Eu arrancaria um braço e trocaria os dois olhos na hora. Sem pensar.

        Só que eu arrancaria outro braço para não ter que usar o Google Glass.

      • Thiago Calazans

        Mas pensando bem, trocar os 2 olhos não seria como colocar o Google Glass diretamente nos olhos? Olha esse vídeo, eu achei bem legal: http://vimeo.com/46304267

        Bom, eu particularmente gostei do Google Glass, e também quero um daqueles relógios inteligentes…

      • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

        Não seria mesmo.

        Primeiro pelo fato de que eu não ficaria ridículo andando com aquele horror na cabeça. Segundo que eu ia ter nightvision. E o Google Glass não tem isso.

      • Thiago Calazans

        Rs, parece que com pessoas que já usam óculos fica melhor. Mesmo assim, acho o conceito muito bom, temos que ver na prática.

      • Diego Augusto

        E sofrer o risco de ser um “proxy humano” ou ter que “implorar” das empresas uma droga para não ter os implantes rejeitados? No way!

      • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

        Orlando, achei genial o negócio do restaurante…

        E tenho mto medo do que pode acontecer com a gente… Se nós como ‘massa’ já somos controlados, imagina quando pudermos ser controlados por chips?

      • http://www.facebook.com/orlandocastilho Orlando C. Neto

        Bom, ai já vamos sair de tecnologia para teorias conspiratórias, esse é um dos planos illuminatis, implantar chips em seres humanos. Espero que sejam só teorias pois a tecnologia já existe. O lance do restaurante é legal bem que poderia ter algo semelhante aqui no Brasil, toda vez que eu entro no metro, trem ou até caminhando na rua eu vejo as pessoas com a cara enfiada no celular.

      • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

        Tô vendo que é uma batalha perdida.

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      Orlando, não é medo, é asco. Esse negócio de cada vez mais nós vivermos em um simulacro só vai levar a humanidade para um buraco. Ahahahhaah a próxima geração será uma espécie nova de idiotas… mais, muito mais que a gente. =)

  • http://twitter.com/luiscesarfc luis cesar

    Também migrei para o Feedly. Agora acho que os devs do Flipboard deveriam fazer um integração com o serviço. A busca por feeds no FB é uma porcaria e a única razão para usar o FB era o fato de ser integrado ao GR, tornando a leitura de feeds mais agradável.

  • Jonatas Stein da Silva

    Realmente o Google Reader é uma mão na roda, pra quem gosta de acompanhar os blogs mas nem sempre tem tempo de ficar olhando um por um. Eu não sou um usuário próprio do Google Reader, eu uso ele como ferramenta intermediária. No Android do celular, em um aplicativo chamado Pulse, que é um agregador de feeds, eu tenho a conta do Reader vinculada e ele puxa todas as minhas assinaturas. A interface desse Pulse é a melhor de todos os aplicativos que já usei. Mas como estamos falando do Google Reader, porquê descontinuá-lo? O Google podia deixar lá então, largado, mas não interromper o serviço assim. Eu descobri sobre o fim dele na metade dessa semana e ainda não tive tempo de começar a procurar outro agregador de feeds. Vou seguir a dica do Pedro Américo e começar a usar o Feedly. Assim como em todas as coisas na vida, devemos estar prontos para mudanças. Eu torço para que a Google revise essa decisão e continue com o Reader!

  • Gustavo

    Para quem veio do Google Reader e gosta da forma de leitura dele pode fazer com Feedly fique com usabilidade bem “parecida”. Com isso, o Feedly veio à calhar, porém tem uma semelhança legal com GR, onde coloquei para visualizar os feeds no formato “Titles” e ficou razoável a leitura desta forma, o “Index” do feedly faz o papel da home do Google Reader, e também tem como mudar o tema para “white”. Feedly disponibilizou mais algumas dicas para todos se acostumarem com o seu uso. Link: http://blog.feedly.com/2013/03/14/tips-for-google-reader-users-migrating-to-feedly/

  • Thiago!

    Tentei migrar pro feedly, mas o fato de ele ser add-on de navegador e não uma mera página é imperdoável. Não vou chegar no computador de outros (ou no do trabalho) e vou instalar um aplicativo só para poder ler meus feeds.

    • Rafael

      To usando o netvibes, ele é web. Tenta aí pra ver se vc gosta, dos que testei ate agora foi o que achei melhor para substituir o google reader.

    • Bruno Pimenta

      Tem o http://newsblur.com/ também. É maneirinho!

    • Thiago!

      Valeu, jovens. Experimentarei os dois.

  • http://www.facebook.com/Mintir4 Beto Caldas

    Tentei usar o feedly e não gostei, to usando o netvibes.

  • http://twitter.com/Vaaalney Volney

    O problema é quando agente não quer esquecer aquele amor antigo. =(

  • Celso Nunes

    @Pedro Américo, bem que poderia nos disponibilizar a lista de seus blogs, o que acha…. :)

    • Bruno

      Eu ia pedir a mesma coisa…

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      Celso, vou fazer uma lista aqui e passar pra vcs. =D

  • http://twitter.com/Pedro_Saiko Pedro Marinelli

    Antes de qualquer consideração sobre o texto em si devo dizer que estou rindo litros da introdução dada! Muito bom! xDDD
    Expressa bem o mimi dá despedida de uma ferramenta da big G que pouca gente usava e só sente falta agora que não pode mais tela… A meu ver, pelo menos.

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      É igual um relacionamento cara.. Você está ali, na segurança e de repente, do nada, te tiram a parada. E você não pode fazer nada para mudar isso. =D

      =D

  • http://twitter.com/Pedro_Saiko Pedro Marinelli

    …agora sim. Começo a me considerar teu fã Americo. xD
    Primeiro porque temos opiniões similares em questão de organizar coisas e etc (além do pé na área criativa)…
    Segundo: Seu texto tá cada vez melhor. Cheguei agora (a uns 2 anos) e posso dizer que cada vez vejo mais “utilidade publica” associada a bom humor e sem embromação.

    Ótimo texto.

    PS: Uma semana antes do anuncio da Google eu procurei um reader que funcionasse em múltiplas plataformas incluindo o desktop (o que se mostrou dificil com a onda dos app mobile). Pra minha frustração – a busca foi dificil e sem muitas dicas uteis – uma semana depois deu ter organizado meus feeds no feedly aparece uma porrada de resenhas e dicas… xP
    Bom, feedly para todos consolar. ^^

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      *indo correndo contar pra minha mãe que tenho um fã*

      hahahahahahahahah

      Obrigado cara. Obrigado mesmo. A edição aqui do PdH ajuda muito =)

      Go FEEDLY!

  • Thiago Calazans

    Eu já usava o Feedly antes até da mudança do Google Reader, que na verdade funcionava como uma interface dele. E agora vai funcionar por si próprio, acho que o encerramento do GReader não irá me atingir muito, pois nenhuma função me faltava (eu não seguia pessoas), o Google+ me serve bem e acho a usabilidade do Feedly bem melhor.

    Só espero que agora eles funcionem a partir de uma página, e não de um addon do navegador.

  • everton maciel

    sempre que anunciam o fim de qualquer coisa, eu me sinto na obrigação de sair imediatamente. Fiz com o msn e estou detestando usar o skype pra conversas de texto. Mas não volto atrás. Fui apunhalado e me recuso a adiar o fim, como fez o bill gates. Assim que anunciaram o fim do greader, eu fui para o feed demon e estou odiando também.

  • http://www.facebook.com/andregomes4 Andre Gomes

    Sinceramente, não sei se o problema sou eu (pq todo mundo só fala no feedly), mas não consigo usar o feedly… Já tentei umas 3x por um bom tempo e volta e meia dou uma passada, mas não rola…

    Estou usando o netvibes e já nem vou mais no GR para esquecer de vez!!

  • Ronaldo Milani

    o theoldreader com certeza vai perder muitos novos usuários por causa disso de demorar semanas para importar os feeds. e ainda falam que tem 94834038429 pessoas na sua frente.
    realmente, o fim do google reader foi uma facada no coração mais do que inesperada.

  • http://www.facebook.com/paulinhobrizola Paulinho Brizola

    É uma pena que o GReader vai morrer. Desde seu lançamento que uso para acompanhar todos meus sites favoritos. É a forma mais simples e prática de se manter atualizado sem perder tempo acessando sites individualmente.

    Aqui utilizado o Reeder no mac, iPad e iPhone e sem dúvida é o melhor aplicativo disponível no mercado. Limpo, rápido e com ótimos recursos. Os criadores do app prometeram que o Reeder não irá morrer junto com o serviço do google.

    Continuarei usando o serviço até o seu último suspiro e com fé de que o serviço não irá morrer. Pedro, compartilhe conosco os seus principais feeds e parabéns pelo ótimo texto.

  • http://www.facebook.com/marciosmelo Marcio Melo

    Também depois de uma análise, incluindo o netvibes “no bolo”, fiquei com essa linda do Feedly. Tive a mesma opinião que a sua do Old Reader, apesar de ter a funcionalidade de seguir pessoas, é muito lento, muito mesmo.

    Vão implementar realmente a função de seguir pessoas no Feedly? Aí vai ficar sensacional.

    E nem adianta o Google Reader querer voltar agora, perdeu, já era.

    Ps: Excelente post, o melhor até agora sobre este assunto.

  • José Antonio

    Tenho a impressão que o feedly funciona via Google Reader. Nem tem senha própria. Pode se tornar inoperante se o Google Reader for extinto.

    • jaderpires

      Tem uma observação no post, José, com link pro blog dos caras em que eles dizem que eles estão desenvolvendo uma paradinha que vai exportar seus feeds pro Feedly até o fim do reader, sem que voce faça nada. Muito provavelmente eles vão te mandar algm pedido – até julho – algum pedido pra se cadastrar na ferramenta deles

  • Nil Obermüller

    Sinceramente, agora os feeds estão vindo pelo Google Currents, só substituiram um serviço pelo outro. Tudo o que eu tinha no Reader continuam vindo só que agora são visualizados pelo Currents no meu Nexus 7. Muito estardalhaço por bobeira, “AHHH não confio no google mais… (bate pezinho e faz bico)”

  • http://www.facebook.com/juliano.metz Juliano Metz

    Troquei para o feedly a alguns dias e estou muito bem… pro reader eu não volto nem se continuar no ar. Google não se importou com os usuários, vou cagar pra ele também.

  • http://www.facebook.com/ingridsybele Ingrid Sybele Conceição Souza

    Fico triste com o fim do Google Reader, ainda mais com a mudança de proposta da empresa que começou com “Vamos fazer tudo para seu dia a dia”para “Vamos focar em alguns poucos produtos”. Como eu já estava para dar uma atualizada nos meus feeds vou aproveitar o momento e dar aquela limpada.

    Sobre o Glass só uma coisa me passou na cabeça, contando que eu ficaria com ele por muito tempo no rosto e que eu acabei de fazer uma cirurgia para correção de grau, onde meu olho foi raspado, eu não ficaria nem um pouco feliz em usar aquilo. A ideia do relogio me deixa mais feliz.

  • Isaac

    Conheci o pdm lá, que pena :(

  • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

    Para o Edney Lima, Celso Nunes e o Bruno

    Que pediram uma lista das minhas assinaturas e pra quem mais quiser.

    Eu não fiz uma lista com exatamente TUDO que eu assino, até pq ia demorar demais fazer isso aqui, e muitos não atualizam mais. Então separados por categoria, seguem aí os sites que eu assino:

    ps.: para facilitar a minha vida, eu vou apenas colocar o nome do site, daí vcs jogam no google e assinem o feed.

    Cinema . Séries . TV* (to precisando de novos sites nesse caso aqui, só o Judão que atualiza)
    - Judão
    - Tumblr Judão
    - SmelyCat

    Design
    - FPO: For Print Only
    - Lovely Package
    - Quipsologies
    - TheDieLine
    - YankoDesign
    - Abduzeedo
    - Brand New
    - Creative Nerds
    - Design Your Way
    - Fuel Your Creativity
    - Identity Designed
    - Logo Design Love
    - Little Big Details

    Fotografias* (basicamente, tumblrs de putaria, os melhores na minha opinão são os que coloquei aí embaixo, preciso de mais dicas aqui tb)
    - At home with Dani Daniels
    - Indie Porn
    - The Things That Excite Me
    - Apimentadas (daqui do pdH)
    - Sex in Art

    Futebol . NFL *(necessita uma atualizada tb)
    - Blog do Juca Kfouri
    - Blog André Kfouri
    - Tackle Down

    Humor
    - 9Gag
    - Fuckyeahdementia
    - Capinaremos
    - Failbook
    - Morri de Sunga Branca
    - Frases de Crianças

    NerdStuff
    - Gizmodo BR
    - MacMagazine
    - Blog de Brinquedo

    Publicidade
    - Brainstorm#9
    - Puta Sacada
    - Piores Briefings
    - Desencannes

    Quadrinhos
    - Melhores do Mundo
    - Um Sábado Qualquer
    - Tirinhas do Pança
    - Depósito do Calvin
    - Deathsign
    - Nóis na Tira
    - Virtual Shackles

    Textos
    - Contraditorium
    - Hoje é um Bom Dia
    - Papo de Homen (dãh)
    - Pensar Enlouquece
    - Que Diabos (assinem e leiam todos os posts. Garanto.)
    - Sem título Ainda
    - Rafael Galvão
    - Vida e Obra de Daniell Rezende
    - Di Vasca
    - Eneaotil
    - O Crepúsculo (Muito bom também. Garanto. =D)
    - Quem Matou a Tangerina (de um autor preguiçoso aí)

    Bom, acho que tá aí o melhor.

    Espero que aproveitem.

  • Guilherme Noro

    Eu também sou um heavyuser do GR. Fiquei tão indignado quanto muitos. Através dos meus contatos do trabalho, consegui que o pessoal do Google Brasil recebesse meu email. Escrevi logo na primeira hora que percebi que o GR iria ser desativado. Falei que sou heavyuser, que é a melhor ferramenta Google, que o GR na minha visão é o index da internet, e mais bla bla e mais bla. Leram o email, porém não tive retorno.

    Participei também do forum da ferramenta. E sugeri que no próximo I/O da Google, que fizessem uma manifestação Pró GR, vaiando no começo de cada apresentação.

    Daí encontrei também o Feedly, e estou usando ele agora. De certo estou me vigiando para não usar mais o GR (para me acostumar com a minha nova casa). Porém (também já escrevi no blog da nova ferramenta) algumas sugestões, como tradução online (tenho feeds russos, japoneses, alemães) que não tinha problemas no GR. Também sugeri um segundo botão para “set all read”, porque já perdi meus feeds apertando o que não devia…

    Enfim o GR vai dar saudades, mas tenho esperança que o Feedly supere minhas expectativas

  • Bruno Pimenta

    Fala, Pedro,
    Muito bom post. Eu já havia me inscrito no Feedly há um bom tempo, mas acabei deixando de lado e usando o GR. Voltemos agora ao Feedly.

    Também estou me acostumando a ele, utilizando pra me acostumar à nova forma de navegar e tenho uma crítica a ele: No GR se você seleciona uma seção/pasta e vai clicando na setinha para baixo (ou atalho para mesma função) você vai navegando por todos os posts de todos os sites daquela seção, mas isso no Feedly não funciona (ou não descobri como fazer ainda), nele se você clica na seta ele muda de seção.

    Alguma dica?

    Grande abraço,

  • http://www.cintiamcr.com.br/ Cíntia Mara

    Comecei a usar o The Old Reader algumas semanas antes do Google anunciar o fim do Reader. É tão mais fácil poder compartilhar as coisas no Twitter com apenas um clique! E até não tive problemas com a importação das assinaturas. O problema é só que ele trava demais. E, na hora de remover alguma assinatura, aí sim, demora uma era pros posts pararem de aparecer.

    Resolvi testar o Feedly hoje e estou gostando bastante. Não é apenas um clique, mas ainda posso compartilhar com facilidade. Espero que esse flerte resulte em um casamento :)

  • Matheus Gomes

    Nunca usei o GReader, não conhecia mesmo. Mas para quem usa BlackBerry, pode usar o próprio app Notícias, tanto no smartphone quanto no tablet. Tudo lá. Interface simplista, sem frescura. Sem contar que ele transforma toda a papagaiada dos sites e só mostra texto, nada mais. Depois dele, nunca mais li nada no computador.

  • Diego Augusto

    Como o nosso amigo Thiago Calazans eu também já usava o feedly, para gerenciar os feeds do greader, por ser multiplataforma e eu achar que o greader do android é uma bosta…

    Anyway, bom artigo.

  • frromarioalves

    Google Reader, o insubstituível.

  • Matheus Weber

    Google fazendo bobagem de novo…

    Querem jogar pra gente a todo custo o Google+. Hoje mesmo criei um novo Gmail, e na configuração, não tem como não criar uma conta do Google+ junto. Tosquera.

    Daqui uns dias, vai se juntar ao Java, e perguntar se quero instalar a barra do Alexa, ou qualquer outro crapware.

    Sobre o Google Reader, acho que não estava dando lucro, logo nada mais justo do que acabar com ele. Mas que vai fazer falta, isso vai.

    Feedly é bonzinho, mas não tem pra ninguém. Antes do Google integrar o péssimo Google+ no Reader, ele era sem dúvida, o melhor.

    E talvez sendo um pouco mais filosófico: Cadê a simplicidade dos aplicativos? Eu fico mal só de olhar alguns sites. Mercado Livre, eBay, Terra… um pior do que o outro pra ler. Já o Google Reader, era simples e direto: quer feeds, então terá!

    Seria bom ter uma versão paga. Você paga uma taxa apenas – para entrar. Depois, só usar a vontade o serviço. Isso já existe e funciona muito bem. Aqui: http://pinboard.in

    Com o pagamento, o desenvolvedor:
    - Ganha retorno financeiro
    - Não precisa colocar propagandas chatas
    - Reduz o gasto com servidor, pois haverá muito menos Spam (que spammer vai pagar $5, $10 pra entrar em um site? :p

    E no Pinboard, quanto mais cedo você entra, menos paga. :)

    Enfim, todos saem ganhando com os sites pagos. Porque todo mundo sabe que nada é de graça. Fretes, brindes, conteúdos… tudo é pago, de uma forma ou outra. Melhor é aceitarmos e abrirmos o bolso.

  • Bruno Pimenta

    Me parece uma notícia auspiciosa: http://tecnoblog.net/127752/digg-leitor-rss/

    Será que o Bom e velho Digg nos trará um bom sistema a ponto de esquecermos o GR? Será? Será?

  • Anna Machado

    Eu fiquei desolada com essa noticia. Apenas perdi minha capacidade de entrar nos sites e ler as noticias :( tinha tudo no reader, tudo lindinho divido por pastas e organizado por ordem alfabética, eu podia ler tudo misturado ou pelas categorias das pastas. Era ótimo meio de procrastinação, ninguém desconfiava. E agora? Estão tirando tudo que é bom. Minha primeira decepção amorosa foi o brasnet sair do ar no meu auge no IRC, fiquei meses sem saber o que fazer na internet. huahauhauahuahuhauah

    Mas enfim, esse Google Glass só me lembra aquele filme da pixar Wall-e.

    Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada, Pedro! Por essa dica linda, maravilhosa e gostosa. Já to instalando no meu iphone! Obrigada por me apresentar esse novo amor e se der em casamento eu te convido :D

    • http://www.facebook.com/pedroturambar Pedro Américo

      Anna!! De nada! Espero que vire casamento daqueles pra vida toda. =)

  • http://gamerslash.com.br Ander Santana

    Tentem também o Digg Reader.

  • Leidi salvina

    daqui a alguns dias acabarão com o Igoogle tbm, não sei pq criam essas coisas, nos deixam viciados… e acabam … chatiadiiiissima tbm!

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5536 artigos
  • 661713 comentários
  • leitores online