O brasileiro que prevê terremotos

Fred Fagundes

por
em às | Mundo, PdH Shots


Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos de metano. Um brasileiro, por acaso, descobriu uma formula de prever e relacionar esses sismos.

Isso simplesmente porque ele gosta de quebrar códigos.

Aroldo Maciel Máximo, técnico de áudio de uma instituição acadêmica de Cuiabá (MT), desenvolveu o projeto Quake Red Alert. Trata-se de um grupo de estudo e pesquisas sobre terremotos. A ciência utilizada pelo Quake Red Alert é exclusiva, sendo desenvolvida através das ligações entre sismos ao passar dos anos.

O projeto foi desenvolvido após o abalo que causou pânico e centenas de mortes no Japão em março deste ano. A ideia do grupo é de, com as previsões, salvar o máximo de vidas possíveis. “É impossível prever sismos utilizando a geofísica contemporânea, deve-se lançar um novo olhar”, defende Aroldo, fundador do grupo e criador da tese.

Um dos argumentos mais fortes do Quake Red Alert vai de acordo com pesquisas recentes. Os integrantes propõem uma nova questão para a Geologia e a Geofísica. O estudo defende que, teoricamente, o terremoto possui uma propriedade que torna possível calcular sua velocidade e magnitudes. Tal como correntes marítimas, os sismos se movem de acordo com rotas e direções.

Assim, por meio de índices de acertos, teríamos uma base programada de acontecimentos.

Terremoto na América do Sul em 2011: governo chileno agradeceu o aviso dos brasileiros

O projeto ganhou respeito e foi discutido por algumas instituições cientificas. Aroldo já concedeu entrevistas para diversos veículos e, há poucas semanas, recebeu uma carta do governo do Chile agradecendo o aviso. A previsão do terremoto em outubro deste ano foi destaque em dezenas de sites sul-americanos.

O desenvolvedor, quando questionado sobre a veracidade do grupo, não cansa de focar nos avanços da tecnologia. “Os acertos das previsões nos impulsionam a continuar com o projeto. Nossos índices de acerto já chegam a 90% de saldo. Não é magia, apenas um estudo de caso, ligação de código e lógica”, pondera.

O grupo atualmente tem apoio cientifico de George Sand França, doutor em Geofísica pela Universidade de São Paulo e professor adjunto do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. O restante do Quake Red Alert é composto por comunicadores, estudiosos e incentivadores da ideia.

Aroldo, quando questionado sobre de onde surgiu a inspiração para as previsões, fala com naturalidade: “foi durante uma conversa com os amigos, num final de semana qualquer e sem qualquer pretensão”.

Gostamos disso.

Boas ideias surgem nesse momentos.

Por quê não acreditar em mais essa?

Nota do editor: acompanhe pelo Twitter as previsões do Quake Red Alert.

Fred Fagundes

Fred Fagundes é gremista, gaúcho e bagual reprodutor. Já foi office boy, operador de CPD e diagramador de jornal. Considera futebol cultura. É maragato, jornalista e dono das melhores vagas em estacionamentos. Autor do "Top10Basf". Twitter: @fagundes.


Outros artigos escritos por


SEPARAMOS MAIS TEXTOS PARA VOCÊ CONTINUAR LENDO




O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Conheça a visão e a essência por trás do que fazemos. Queremos uma discussão de alto nível. Antes de comentar, leia nossas boas práticas. Caso deseje enviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.


  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001324716841 Sérgio Barreto

    Muito bom saber que as universidades e instituições brasileiras possuem pessoas e porte para projetos como esses. Tomara que eles recebam apoio para continuar os estudos aqui mesmo no Brasil, sem ter que migrar para o exterior. 
    Parabéns para a equipe do projeto. Baita post!

  • http://www.umpapolivre.com Paulo Roberto

    Ta aí, uma coisa que não pensava ser possível fazer.
    Parabéns à equipe.

  • Heraldo diaz

    hola somos un grupo de personas de chile que junto con saludarlo queremos decirles que creemos en usted y somos seguidores de usted y queremos saber  si hay alguna fecha o pronostico sobre el pais chile  ya que es un pais sismico y mi pregunta es donde y como usted avisa sobre los sismos de todas maneras mi correo electronico es heraldo_d@yahoo.com estare atento y alerta  si me responde este mensaje agradesco su atencion saludos cordiales heraldo 

  • http://www.facebook.com/sepulvedarichardaf Riquelme Richard

    por  favor  asignacion para  facebook  en chile

  • http://www.facebook.com/margarita.borgheresi Margarita Borgheresi

    Los felicito, vivo en Concepcion Chile y viví el terremoto de Febrero 2010, distinto habría sido si hubieramos sabido lo q vendría, gracias por ayudar

  • lrivascc

    Hola,encuentro muy valiosa su informacion,cual es link de facebock,para Chile,les dejo un mail de contacto,rivasconejero.l@gmail:disqus  .com.
    Mis saludos y gracias por su informacion suigan adelante….
    LRC.

  • vanessa

    Hola!!! Yo creo en qu los terremotos son predecibles, quisiera que escribiera a mi correo cuand0 habran terremotos en chile, para estar y luchar contra el sistema.saludos.

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5453 artigos
  • 657299 comentários
  • leitores online