O Brasil visto de fora

Thiago Rocha Kiwi

por
em às | Debates, Mundo


“Tupi or not Tupi: that is the question”
–Oswald de Andrade (1890-1954)

Notícias como essa me deixam puto.

Não por expor ao mundo os problemas e fragilidades da nossa política interna, mas por mostrar a falta de seriedade e o amadorismo com que o futuro de 200 milhões de brasileiros é encarado. A verdade, porém, é que notícias como essa rodando pelo mundo não colaboram com a imagem que o Brasil tenta construir no exterior, que não inclui a foto do Tiririca em lugar algum.

Sempre me interessei em saber como o nosso país é visto mundo afora. Desde que vim morar na Inglaterra, sempre que tenho a oportunidade, pergunto como as pessoas enxergam ou entendem o Brasil.

Pra muito gringo, isso é Brasil.

Lembro que, no meu primeiro dia aqui, uma amiga da minha mulher disse que achava o Brasil um país exótico. Na hora lembrei de uma professora da faculdade que dizia que o pior elogio que alguém pode dar a um país é dizer que ele é exótico. “O que é exótico não se encaixa em nenhum padrão, é estranho, desconhecido”, dizia ela.

Por conta dos fatores sociais que todo mundo conhece, como concentração de renda e a desigualdade que todos nós compartilhamos, pra quem é nascido e criado em São Paulo, a noção de Brasil pode ser completamente diferente de alguém que mora no Pantanal, no Nordeste ou no Norte. Mas o que todo mundo sabe é que o Brasil tem seus contrastes, seus problemas (que, aliás, são muitos), mas que um dia a gente chega lá.

Empresários e investidores internacionais enxergam o Brasil como um mercado com belas oportunidades de investimento de retorno rápido. Para turistas, um lugar com fantásticas experiências, principalmente para aqueles que saem do tradicional eixo Salvador-Rio-Foz do Iguaçu.

O interessante é ver que a visão de Brasil muda de acordo com a origem de quem é questionado. Alguns amigos venezuelanos e bolivianos veem o nosso país como um lugar de oportunidades, talvez um lugar para se ter uma vida melhor. Já meu padrastro chileno diz que o Brasil é um inferno, enquanto seu amigo argentino vê nossa terra como um campo fértil para fazer negócios. Um ex-professor meu já me disse que a única imagem que consegue ter do Brasil é a de pessoas dançando e fazendo festa a toda hora.

Bom seria se todo dia fosse assim.

Entre todas as visões estereotipadas e desentendidas, o comentário mais inteligente que já ouvi foi de um israelense que conheci na minha última ida ao Brasil. Ele, que já estava por aí viajando havia seis meses, disse que nosso país tem a melhor propaganda do mundo porque a imagem vendida no exterior é a de um paraíso tropical, onde todo mundo é alegre o tempo inteiro, mas, quando se chega, o que se vê é uma realidade bem diferente.

É claro que não se conhece um país antes de visitá-lo, mas seria bom se mundo afora todos soubessem como as coisas funcionam no Brasil. Certa vez, absurdamente, me perguntaram como os bebês conseguem sobreviver num país de Terceiro Mundo. Outra vez, um colega de classe disse que sonhava em cobrir a Copa do Mundo, mas que tinha medo de morrer durante o mundial do Brasil. Todo esse preconceito não condiz com a realidade, mas dá para entender de onde o medo vem, não dá?

Helicóptero da PM abatido no Rio. Só mais um pouco de Brasil.

A parte boa é que, mesmo na Inglaterra, um país onde a imigração é um problema social, sempre tive uma boa reação quando digo de onde sou. O povo brasileiro, diferente de muitos outros que aqui chegam, é, sim, bem recebido. E, em todo lugar, torna-se inevitável ter um bom papo sobre futebol, mulher e praia.

Mas se os gringos tem uma visão distorcida sobre nossa nação é porque, durante seus 510 anos de história, o Brasil vendeu uma imagem incompatível com aquilo que realmente é. Por isso, como brasileiro, me estresso quando vejo notícias como aquela. Não por causa da nossa imagem e reputação no exterior, mas muito mais por permitirem deixar o nosso Brasil na mão de palhaços.


Link YouTube | Uma tentativa recente de criar uma outra imagem do Brasil. Funcionou para você?

Thiago Rocha Kiwi

É nosso correspondente em Londres. Jornalista, nascido e criado na selva paulistana, gosta das oportunidades desafiadoras. Apaixonado por informação e conhecimento, enxerga o trabalho como uma forma de evolução e a internet como revolução. No Twitter, @thiagokiwi.


Outros artigos escritos por


SEPARAMOS MAIS TEXTOS PARA VOCÊ CONTINUAR LENDO




O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Conheça a visão e a essência por trás do que fazemos. Queremos uma discussão de alto nível. Antes de comentar, leia nossas boas práticas. Caso deseje enviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.


  • Pablo Fernandes

    Quem dera se o Brasil fosse apenas o que se mostra no vídeo.

    Excelente artigo, Kiwi.

    Tenho amigos que moram nos EUA, que sempre comentam que o povo por lá pergunta se aqui só temos floresta, índio e macacos.

    Absurdamente, ainda afirmam que aqui no Brasil todo mundo deve andar pelado o dia todo.

    • Dr Health

      A resposta não deve ser diferente se perguntarmos por aqui como é viver em Angola, Gana ou Moçambique por exemplo.

      Acho importante olhar para o próprio rabo, porque nesse ponto, agimos igualzinho os gringos.

      • Marco Antônio

        Foi mais ou menos o que eu disse no comentario abaixo. “olhar para o proprio rabo”

      • Rogeres Filho

        Concondo com você. Eu sou de Rôndonia e o pessoal aqui em São Paulo pergunta se lá o pessoal anda pelado, se tem onça pela rua, se só tem índio.
        Nós criticamos os gringos por acharem que aqui só tem indio, floresta e macacos e muitos dos brasileiros acham que o Norte do país é desse jeito.

      • Jhg

        vai te catar, qual é teu problema com os gringos.. olha para seu c.. pra ser se ta limpo antes de falar dos gringos

    • Dr Health

      A resposta não deve ser diferente se perguntarmos por aqui como é viver em Angola, Gana ou Moçambique por exemplo.

      Acho importante olhar para o próprio rabo, porque nesse ponto, agimos igualzinho os gringos.

    • http://fazeroquenouk.wordpress.com Kiwi

      O vídeo é promocional. Dá pra entender que os caras só vão mostrar o que a gente tem de melhor.
      Mas por causa disso, tem gente que nunca nem ouviu falar de São Paulo, por exemplo, e muito menos imagina as coisas (boas e ruins) que acontecem lá.

    • Eric

      Bem verdade que brasileiro já há tempos que não é indio, e alguns gringos ignorantes ainda não sabem, mas o que todo o mundo já sabe é que brasileiro é um povo pacato, que aceita tudo que acontece aqui dentro e aceita tudo o que vier de fora. É um povo fácil de lidar, e fácil de enganar e que gosta de gastar! Muitos gringos assimilaram isso muito bem! No dia a dia se ouve dizer que somos quintal dos americanos e potências européias. Percebo também que muitas vezes somos menosprezados por alguns de nossos vizinhos da america do sul, mas somos a locomotiva que carrega todo o resto e mais um pouco!
      Para o mundo afora somos carnaval, futebol e bunda e isso eu acredito que somos mesmo! Não gostaria que fosse assim, mas isso é Brasil, aliás BRAZIL. Acredito também que de pouco em pouco BRAZIL se tornará mais conhecido e notaram que esse pais é muito mais do que do que essas coisas. Só falta um povo mais esperto!

    • BRAZUCA

         Me desculpe Pablo, mas ou isso e historinha sua, ou do seu amigo! Moro ha 10 anos nos EUA, rodei pela California, Novo Mexico, Texas, e Nova York, e apesar de ja ter sim escutado coisas estapafurdias (na mesma quantidade que escuto dos brasileiros falando dos gringos!) NUNCA ninguem perguntou sobre indio ou macaco! E eles sao bem respeitosos ao me abordarem sobre meu pais.
         Alguns perguntam sim sobre a floresta: curiosidade normal! Mas maioria ou simplesmente ou ignora ou prontamente fala do Rio, de Sao Paulo, e do petroleo… e agora das olimpiadas. O cliche se trata de RJ/carnaval/futebol/alegria/violencia… nao de macaco/indo… fala serio… brasileiro gosta de chamar os outros de ignorante, mas mal sabe o que passa debaixo do nariz, qto mais no resto do mundo.
         Qto ao texto… bom! Na europa parecem saber um pouco menos msmo sobre aqui, mas a culpa nao e nossa? Vcs ja viram as propagandas brasileiras pra turismo no exterior? Se trata justamente dos cliches que eles conhecem… rodeada de belas bundas!

      Pronto falei.. e demais… entao “me vou”!

  • Gustavo

    O melhor país do mundo, com o pior povo do mundo…

    • http://fazeroquenouk.wordpress.com Kiwi

      Penso o oposto, Gustavo. Sinto muito mais saudade das pessoas do que do Brasil em si

      • Luka

        Nós somos um povo caloroso, o que não quer dizer que sejamos um povo bem formado. Talvez tenha sido isso que ele tenha colocado.

        E realmente não da pra falar muito da nossa educação. Posso estar errada, mas uma maioria dos Brasileiros pensa na corrupção com pesar não pela corrupção em si, mas por ele não ser o corrupto – isso você pode constatar em papos normais.

        Talvez seja essa a razão que leva o Brasileiro a não reagir e não a falta de fé na política.

    • http://twitter.com/Buritti Vinicius Buriti

      Eu concordo eu acho que o Brasil tem potencial para ser como o país do video. O duro é essa cultura do povo brasileiro, quer sempre dar um jeitinho, quer ficar rico sem ter que trabalhar, sempre quer tirar vantagem e etc. Se as pessoas tiverem um pouco mais de conciência e se nossos politicos contribuirem um pouco eu acho que um dia nós possamos ser um país bom. Nós somos o 5º maior pais do mundo, temos uma grande area litoreanea, a maior floresta tropical do mundo, muitos recursos naturais, pra mim só falta tomarmos o rumo certo.

      • http://www.facebook.com/raffael.silvado Raffael Silvado

        Na verdade, tudo o que foi mostrado no video é real, pois a propaganda é a alma do negócio, não se trata de politica e sim de propaganda, notaram como nossas belezas naturais aparecem muito mais do que nossos centros urbanos, é como se os turistas já fossem pousar com o avião direto em num resort no meio da selva.
        Dai vem a imagem errônea do Brasil no exterior, é igual uma pousada que você faz uma reserva via internet e quando chega lá percebe que dá um trabalhão para chegar e os quartos são diferentes dos das fotos que você viu online.
        Na minha opinião, nossa imagem no exterior deveria ser mais comparativa, mostrando que temos centros urbanos iguais a qualquer outro pais e também temos nossas belezas, e o nosso povo também não é diferente, somos sim de um país que está em desenvolvimento e temos nossos problemas, mas não somos seres exóticos, muito menos pessoas que vivem de festa e futebol.

      • Gabriela dalponte

        Eh exatamente essa a ideia e opiniao! o Brasil nao vai pra frente por causa da cultura brasileira, essa coisa de dar um jeitinho brasileiro pra tudo eh maldito, essa preguica esse comodismo, esse jeito de chorar por tudo mas nao fazer nada, so reclamar, enquanto tiver a tv, a cerveja e uma bunda pra ver ta tudo otimo. Brasileiros nem ao menos se conhecem, conhecem seu pais, brigam uns com os outros e depois querem reclamar de como sao vistos. O pais, o pedaco de chao, tem potencial, eh lindo, abencoado, nao tem terremoto, furacao, vulcao, nada nao tem anda disso! eh de uma beleza magnifica, mas o povo que aqui se abriga eh que estraga, um povo que eh capaz de votar no tiririca se espera o que? cuma? tiririca? eh tudo uma grand epalhacada! primeiro se muda o jeito do povo, a forma que se encara a vida, os costumes ai sim, depois dessa mudanca, voces comecem a esperar uma melhora.Caso contrario, vai continuar essa festa de fanfarroes.

      • Rafcherem

        Totalmente equivocada sua visão, nossa história e seus movimentos PROVAM que o povo brasileiro não é comodista.

      • joão

        e vou mais longe, numa visão fictícia = tirem tudo quanto é brasileiro daqui, deixa o pais vazio, vazio, de norte a sul, e coloquem japoneses neste país. Uma coisa te digo = em menos de cinco anos este país com certeza seria o maior do mundo em tecnologia, em educação, em escolas e universidades, em agricultura(ninguém sabe mexer com terra como o japones) em avanço industrial … Um exemplo maior = o japão passou por duas guerras mundiais, foi completamente “destruído” como país, e hoje, graças ao seu povo trabalhador, tolerante,e persistente, e com uma educação milenar é uma das maiores potencias do mundo. (e lá não tem carnaval e nem rebolado!!!!) só que uma coisa te digo = tudo às custas de trabalho e persistencia!!!já imaginaram isso tudo nesta terra, acabaria de vez a malandragem a preguiça, o rebolado, o “jeitinho”, o” deixa pra lá,” o depois eu pago”, mas a cada pais o povo que merece, e infelizmente o brasil aos brasileiros com jeitinho e tudo…e os políticos então??? é brasil, temos que engolir mesmo….

      • Christiano

        Sim, mas apesar de tudo isso, é necessário que coloquemos a humildade dos brasileiros em desraque, somos um povo, alegre mesmo em meio a situação meio atolada do país, logo então, de fato, o Brasil, para nós mesmos, deveria ser o mehlor dos paises…

      • Christiano

        Sim, mas apesar de tudo isso, é necessário que coloquemos a humildade dos brasileiros em desraque, somos um povo, alegre mesmo em meio a situação meio atolada do país, logo então, de fato, o Brasil, para nós mesmos, deveria ser o mehlor dos paises…

    • http://www.facebook.com/people/Edson-Maruyama-Diniz/100000197168023 Edson Maruyama Diniz

      O pior povo do mundo não.

      Um povo sofrido, trabalhador, carente, com hábitos que precisam ser mudados, um povo que enfrenta as dificuldades. Nao tomemos a parte pelo todo e julguemos 200 milhões de pessoas.

      • joão

        mas é um povo safado também, ou os trombadinhas, os sequestradores, os pedófilos, os pistoleiros do sertão, os matadores, os assassínos de inocentes todo o dia, os pixadores nojentos, os cheiradores, os traficantes, os políticos sujos, os usadores de crak, os que praticam arrastões, os “di menó”, os que estouram caixa-eletrônico, os mensaleiros do pt, os membros do PCC, os que mataram o tim lopes, os que mataram chico mendes, os irmãos cravinhos, os maníacos do parque, etc… (isso tudo não faz parte do povo brasileiro????????) temos no sangue o vírus da “moleza e do jeitinho” que emperra este país, só mesmo uma educação rígida para dar jeito e detonar esse vírus que passa essa imagem brasileira para o mundo. (país do rebolado – país do jeitinho – país do “deixa pra lá – país que não se cumpre leis – país do carnaval – e país da velha “malandragem”)

  • Gustavo

    O melhor país do mundo, com o pior povo do mundo…

  • Marco Antônio

    Vou usa um clichê batido:
    Seria cômico se não fosse trágico.

    Por outro lado, tenho para mim, quem tem essa opinião supracitada não se difere em nada daquele BRASILEIRO que acha que no Norte do nosso país só tem mato, em Minas apenas Pão de queijo e cachaça, Nordeste só há seca e miséria, em Goias só se acha dupla sertaneja e por ai vai…

    Pelo pouco que assisto de TV, vejo que a globo consegue se vingar muito bem ao retratar os outros paises em suas novelas, tô falando sério, é de uma estereotipação sem fim!!!

    Então só pra concluir, não fiquem zangados com esses exemplos reiterados de visão distorcida do mundo sobre nós e nossa em relação ao mundo. Isto é coisa fácil de resolver com uma palavra, informação.

  • Marco Antônio

    Vou usa um clichê batido:
    Seria cômico se não fosse trágico.

    Por outro lado, tenho para mim, quem tem essa opinião supracitada não se difere em nada daquele BRASILEIRO que acha que no Norte do nosso país só tem mato, em Minas apenas Pão de queijo e cachaça, Nordeste só há seca e miséria, em Goias só se acha dupla sertaneja e por ai vai…

    Pelo pouco que assisto de TV, vejo que a globo consegue se vingar muito bem ao retratar os outros paises em suas novelas, tô falando sério, é de uma estereotipação sem fim!!!

    Então só pra concluir, não fiquem zangados com esses exemplos reiterados de visão distorcida do mundo sobre nós e nossa em relação ao mundo. Isto é coisa fácil de resolver com uma palavra, informação.

  • Marco Antônio

    E que videozinho sem vergonha hein?! Por um minuto achei que fosse propaganda da CVC! rs

  • Marco Antônio

    E que videozinho sem vergonha hein?! Por um minuto achei que fosse propaganda da CVC! rs

  • http://twitter.com/dscorzoni Danilo Scorzoni Ré

    Caramba! Quero me mudar pra esse país que mostraram no vídeo!! rsss

  • http://twitter.com/johnnyschulte João Vitor Schulte

    Realmente é revoltante saber que nosso país é visto assim pelos de fora !
    o pior é que os que declaram que vão votar no “Palhaço” ou em qualquer outro desses que não tem a menor noção do que devem fazer lá, são os mesmos que reclamam que o Brasil é uma merda que não temos possibilidades de crescer e blá-blá-blá. Quando eu escuto alguém dizendo que vai votar em um desses eu sempre fico puto !!! mas infelizmente não podemos fazer nada com o voto dos outros ! Sem mais.

    Com esperanças de que um dia teremos um “Brasil pelo menos parecido como o do vídeo”!
    Abração..

    • http://twitter.com/Buritti Vinicius Buriti

      Concordo totalmente. Na ultima eleição pra presidente (a primeira que votei) eu votei em legenda de partido, não sabia em quem votar. Mas dessa vez eu estou votando totalmente conciente. A primeira pessoa que vir pra mim reclamando de politica, falar que todo politico é ladrão etc… eu só vou fazer umas perguntas: Em quem você votou? Você sabe oque ele tá fazendo? Porque eu pesquisei antes de votar, lembro quem é o meu deputado e acompanho oque ele faz.

      • http://twitter.com/johnnyschulte João Vitor Schulte

        Bom como no seu caso, comigo também foi à primeira eleição e eu não tinha a menor ideia do que fazer, e acabei anulando a maioria dos meus votos, só votei para Presidência e mesmo assim não foi minha candidata a eleita, mas dessa vez é diferente estou totalmente consciente do meu dever como cidadão e espero escolher o certo e de alguma forma ajudar a melhorar meu país.
        Ainda estou pesquisando pra saber em quem votar e pretendo sim acompanhar o trabalho do candidato!

  • Rodrigo Almeida
  • Anônimo

    Olha, perguntar como um bebê sobrevive num país de terceiro mundo, esse país sendo o Brasil, é mesmo não conhecê-lo, agora ficar com medo de morrer durante a Copa 2014 nem é tanto assim, vide os constantes incidentes em hotéis de luxo, praias, etc.

    Não adianta, todo país dito subdesenvolvido vai ser alvo de afirmações e visões distorcidas, falo por mim mesmo, já tive visões bem distorcidas de outros países, que só mudaram quando os visitei, mas isso pode acontecer aqui no Brasil mesmo, ou o pessoal do Sul não tem uma visão distorcida do Norte, e ao contrário também.

    Sobre a matéria da BBC, Não achei nenhum absurdo o que ele disseram, ou ter um Tiririca, Mulher Pera, Ronaldo Esper, Maguila, etc, como possíveis representantes na Câmara não é bizarro?

    E por favor, não votem no Tiririca (ou qualquer outro candidato bizarro) em forma de protesto, protesto mesmo é votar apenas em quem tem Ficha Limpa por exemplo, não é garantia, mas é um começo.

    • http://twitter.com/gomesjrmario Mario C C Gomes Jr

      Excelente!!! Vamos protestar votando pelo menos em quem tem “a ficha limpa”. Só por Deus! Estive recentemente em Foz do Iguaçu e ja no desembarque do voo, havia uma mulata sambando, um percussionista com seu instrumento fazendo barulho e um outro músico com uma cuíca. A coitada da passista, não se aguentava mais em ficar repetidamente rebolando no saguão do aeroporto para passar a imagem brasileira (?). Somos muito mais que isso e devemos explorar isso e não se contentar com falsas vitrines e rótulos tendenciosos. Att

    • http://twitter.com/gomesjrmario Mario C C Gomes Jr

      Excelente!!! Vamos protestar votando pelo menos em quem tem “a ficha limpa”. Só por Deus! Estive recentemente em Foz do Iguaçu e ja no desembarque do voo, havia uma mulata sambando, um percussionista com seu instrumento fazendo barulho e um outro músico com uma cuíca. A coitada da passista, não se aguentava mais em ficar repetidamente rebolando no saguão do aeroporto para passar a imagem brasileira (?). Somos muito mais que isso e devemos explorar isso e não se contentar com falsas vitrines e rótulos tendenciosos. Att

  • http://www.facebook.com/andre.calatre André Calatré

    Cá por Portugal, Brasil é mulher, praia, futebol e Carnaval. Ás vezes ouve-se falar de crime e favelas.
    Para as senhoras que vêem as novelas da Globo, tem também a imagem da costa do Rio de Janeiro com muitos arranha céus bonitos e a estátua do Cristo Redentor. Acho que isso é meio generalizado aqui na Europa.
    Para quem tem amigos brasileiros ou navega bastante na blogosfera brasileira (no meu caso, ambas as situações), creio já não haver tanta distorção. Acho que apesar de alguns problemas, o Brasil deve ser um país lindo e promissor, com boa gente, e o qual eu gostaria de visitar um dia.

  • http://www.facebook.com/andre.calatre André Calatré

    Cá por Portugal, Brasil é mulher, praia, futebol e Carnaval. Ás vezes ouve-se falar de crime e favelas.
    Para as senhoras que vêem as novelas da Globo, tem também a imagem da costa do Rio de Janeiro com muitos arranha céus bonitos e a estátua do Cristo Redentor. Acho que isso é meio generalizado aqui na Europa.
    Para quem tem amigos brasileiros ou navega bastante na blogosfera brasileira (no meu caso, ambas as situações), creio já não haver tanta distorção. Acho que apesar de alguns problemas, o Brasil deve ser um país lindo e promissor, com boa gente, e o qual eu gostaria de visitar um dia.

  • http://www.facebook.com/andre.calatre André Calatré

    Cá por Portugal, Brasil é mulher, praia, futebol e Carnaval. Ás vezes ouve-se falar de crime e favelas.
    Para as senhoras que vêem as novelas da Globo, tem também a imagem da costa do Rio de Janeiro com muitos arranha céus bonitos e a estátua do Cristo Redentor. Acho que isso é meio generalizado aqui na Europa.
    Para quem tem amigos brasileiros ou navega bastante na blogosfera brasileira (no meu caso, ambas as situações), creio já não haver tanta distorção. Acho que apesar de alguns problemas, o Brasil deve ser um país lindo e promissor, com boa gente, e o qual eu gostaria de visitar um dia.

  • http://www.facebook.com/andre.calatre André Calatré

    Cá por Portugal, Brasil é mulher, praia, futebol e Carnaval. Ás vezes ouve-se falar de crime e favelas.
    Para as senhoras que vêem as novelas da Globo, tem também a imagem da costa do Rio de Janeiro com muitos arranha céus bonitos e a estátua do Cristo Redentor. Acho que isso é meio generalizado aqui na Europa.
    Para quem tem amigos brasileiros ou navega bastante na blogosfera brasileira (no meu caso, ambas as situações), creio já não haver tanta distorção. Acho que apesar de alguns problemas, o Brasil deve ser um país lindo e promissor, com boa gente, e o qual eu gostaria de visitar um dia.

  • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

    Conversei muito com os americanos esses tempos. Somos todos bairristas, não importa o país. Só quem viajou muito é que tem uma visão mais acurada de cada cultura, não tem jeito.

    O problema, pra mim, não é o Tiririca sair na BBC (o gringo nunca lê sobre o Brasil, quando encontra algo, porra, o destaque é o Tiririca), mas ele conseguir entrar na política aqui. Ter um sistema que permite isso, é esse o absurdo.

    Não precisa muito papo para que um americano entenda que São Paulo é gigante, que é parecido com Nova Iorque ou que tem os mesmos problemas de falta de vagas na rua que São Francisco, por exemplo. Eles entendem fácil, fácil, que aqui temos restaurantes fodas de todas as comidas concebíveis, que nossa vida cultural é riquíssima etc etc.

    E ouvindo histórias de países africanos, por exemplo, vamos mudando as visões que nós temos também. A solução, pra mim, é o contato com pessoas. Se você nunca foi pra algum país na África, pelo menos converse olho no olho com alguém que foi (conheci uma francesa que trabalhou em 3 países lá como enfermeira).

    Abração.

    • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

      Movimento.

      Quem fica parado tende a ter uma visão pequena/restrita das coisas, e bate de pé junto saber como “o mundo funciona”.

    • Kiwi

      Tocou no ponto que eu queria, Gitti.
      Pra gente ser levado a sério lá fora, primeiro a gente tem que arrumar as coisas aqui dentro.

    • http://twitter.com/rbronzelle Rodrigo Bronzelle

      Apesar de nunca votar no Tiririca penso o oposto com relação a possibilidade dele poder se candidatar. Num sistema democrático todos deve ser elegíveis. Qual seria o critério para ele? Ele ter cara de besta? Ele ter trabalhado como palhaço? Ele ser sem graça? Não consigo imaginar um critério razoável para que ele não seja candidato. Mas consigo imaginar milhões para não votar nele, e esse é o ponto da democracia.

      • Mel

        Comentário mais pertinente não podia ter. Acho completamente foda a pergunta: “Como se permite a candidatura do Tiririca”? Pessoas, basta uma lida rápida do início da Constituição Federal e pronto (supondo que ele é alfabetizado, ok? porque há rumores de que ele não é. vamos ver se rola impugnação de candidatura). Tá super respondido. Pra mim, o problema não é sua candidatura, mas as milhares de pessoas que vão, colocam 2222 e apertam confirmar.
        Vocês acham mesmo que o problema está no sistema eleitoral, na democracia?

      • Carolina Souza

        Não acho que seja “democrático” deixar que um (semi) analfabeto se candidate para um cargo com este tipo de influência. Para ser gari você precisa cumprir uma série de exigências. Para ser analista financeiro, outras. Para ser professor, mais umas tantas. Por que um cargo que CRIA e APROVA leis que influenciam a vida de milhões de pessoas não poderia ter um nível mínimo de exigência? É assim que atolamos o executivo, o legislativo e o judiciário com um monte de questões de constitucionalidade, uso e costumes, etc etc etc, ao invés de termos projetos que efetivamente melhorem alguma coisa. Acho que estão confundindo democracia com anarquia…

    • Rafael

      “Ter um sistema que permite isso, é esse o absurdo.”

      E pq?

      Absurdo é quem vota nele…

  • Anônimo

    Mais medo eu teria de ir pra África do Sul cobrir o mundial, em que dos 5 jornalistas que conheço que foram, 4 foram assaltados. Um deles, três vezes!

    E se for pra definir o Brasil em apenas uma palavra, “exótico” seria uma das melhores. A diversidade cultural é enorme, aceitamos e acolhemos a tudo e a todos.Tudo que é exótico atrai, e se tem um lugar atraente, é o Brasil.

    Ah, e só temos fama de ser um povo alegre porque… REALMENTE SOMOS.

    abraço.

    • http://www.facebook.com/people/Edson-Maruyama-Diniz/100000197168023 Edson Maruyama Diniz

      Mas até que ponto é bom ser um povo alegre na medida que essa alegria se transforma em comodismo?

      • Anônimo

        O objetivo da vida provavelmente é a felicidade (se não é, deveria ser)… Vale ser alegre até qualquer ponto, até o fim.

        Se estão TODOS felizes, não há problemas. O fim (povo alegre) justifica os meios (comodidade).

        O que acaba com essa utopia é que nem todos estão felizes.

      • http://www.facebook.com/people/Edson-Maruyama-Diniz/100000197168023 Edson Maruyama Diniz

        Então, a idéia de felicidade das pessoas é tão baixa que o que elas tem, que não é nada, é mais que suficiente pra controlar uma revolta?

        Se for, que tristeza.

        Porque se o que o povo brasileiro precisa apenas de um salário miserável caindo no fim do mês e uma cerveja no final de semana, eu preciso rever a minha consideraçao feita anteriormente.

      • Anônimo

        Tristeza sua, no caso. Não do povo feliz. hahaahah

        Revolta e revolução têm o prefixo “re”, que indica um retrocesso. Não tô vendo tanta miserabilidade assim no País, aliás, tô vendo é muita evolução.

        abraço!

  • Andrew

    A vergonha maior não é o estereótipo que eles têm de nós, por que como já dito acima, até nós temos – de nós mesmos ou de outros países. Só assistir Os Simpsons para ver a visão do Japão, Palestina etc, que aliás é uma caricatura do que nós vemos.

    Vergonha é Tiririca e cia virando a notícia, nossas eleições se tornando piada. E eles não estão errados.

    Claro, a culpa é nossa.

  • Andrew

    A vergonha maior não é o estereótipo que eles têm de nós, por que como já dito acima, até nós temos – de nós mesmos ou de outros países. Só assistir Os Simpsons para ver a visão do Japão, Palestina etc, que aliás é uma caricatura do que nós vemos.

    Vergonha é Tiririca e cia virando a notícia, nossas eleições se tornando piada. E eles não estão errados.

    Claro, a culpa é nossa.

  • Andrew

    A vergonha maior não é o estereótipo que eles têm de nós, por que como já dito acima, até nós temos – de nós mesmos ou de outros países. Só assistir Os Simpsons para ver a visão do Japão, Palestina etc, que aliás é uma caricatura do que nós vemos.

    Vergonha é Tiririca e cia virando a notícia, nossas eleições se tornando piada. E eles não estão errados.

    Claro, a culpa é nossa.

  • Andrew

    A vergonha maior não é o estereótipo que eles têm de nós, por que como já dito acima, até nós temos – de nós mesmos ou de outros países. Só assistir Os Simpsons para ver a visão do Japão, Palestina etc, que aliás é uma caricatura do que nós vemos.

    Vergonha é Tiririca e cia virando a notícia, nossas eleições se tornando piada. E eles não estão errados.

    Claro, a culpa é nossa.

  • Anônimo

    Imagem que eles têm de nós lá fora?

    http://oleododiabo.blogspot.com/2010/09/terminei-traducao-do-artigo-sobre-lula.html (versão traduzida)

    http://oleoclipping.blogspot.com/2010/09/le-figaro-2209-comment-lula-transforme.html

    De ontem, do Le Figaro, mais respeitado jornal Francês. Detalhe, é conservador e de direita.

    Por que não destacaram esse?

    Brasileiro tem uma mania de querer se diminuir..

    • http://twitter.com/johnnyschulte João Vitor Schulte

      tvbarao excelente matéria, não sabia de muita coisa que está escrito lá !

      O pessoal aqui do PdH, tanto autores como os leitores, estão de parabéns.
      Guilherme com certeza valeu a pena abrir esse espaço para discutirmos política aqui, acho que faltava um espaço assim, ou pelo menos tão interessante quanto!
      Abração.

    • Maria Knaretasp

      Não é querer se diminuir, é a realidade. A MAIORIA. Fala mal, e faz coisas negativas, e ainda faz questão de divulgar de 5 em 5 minuntos… enquanto aqui fora, acha, q n tem? Tem, mas eles querem demonstrar mais, o que se tem de bom, q são bons, nisso, ou naquilo… enquanto o brasileiro vive procurando defeito, para poder falar mal dele mesmo, pq falar mal de seu conterrâneo, aqui fora, é falar mal de si mesmo… isso sim é se diminuir… é tentar mostrar p o Mundo q são os piores, e q nunca vão mudar, pq gostam de serem assim, a MAIORIA. Denigrirem a imagem dos outros brasileiros, não irá fazer com q o Brasil mude para melhor… todos sabem, o q tem no Brasil de ruim, a Televisão, Internete… etc, mostra toda a hora… as vezes n dar vontade nem de olhar, e quando passa algo de bom, ninguém divulga tanto, quanto a notícia ruim, do Brasil… num Livro dizia: ” O mal do Brasil são os brasileiros”… como assim? Acho q todos não, mas uma grande maioria… e essa maioria q discrimina a si mesmo, q n gosta do seu País, e q só quer dar valor aos outros Países se achando o pior do Mundo… mudar essa mentalidade, irá fazer toda diferença… da MAIORIA.

  • http://twitter.com/Cerberus_1746 Leandro

    Todo mundo tem uma visão distorcida daquilo que nós não conhecemos, isso vale para qualquer coisa, até mesmo um pais se pensar a fundo.

    Você pode pensar que os estados unidos é um lugar onde qualquer pessoa pode se dar bem, mas na verdade é o completo oposto,

  • http://twitter.com/pedro_cardoso Pedro

    O Gustavo Gitti mandou bem no comentário dele. Complementando, eu diria que é muito difícil não ter uma visão estereotipada de um país se você nunca viveu lá. Antes de vir morar no Canadá eu passei 4 anos da minha vida estudando, lendo notícias, tentando conhecer um pouco mais daqui e confesso que ao chegar aqui percebi que muita coisa era, na verdade, bem diferente do que eu imaginava.

    E falando sobre estereótipos do brasil, aqui já presenciei de tudo: gente que acha que abaixo do rio grande (fronteira dos estados unidos com o méxico) só se fala espanhol, gente que acha que o brasil é uma imensa selva, que é uma terra de bundas e samba, que se você sair na rua você vai ser assaltado/sequestrado/morto, enfim todos estes estereótipos que todo brasileiro sabe que existe. Mas também já presenciei gente que sabia muito de brasil e estes, via de regra, tinham uma melhor visão do país ou por já ter ido lá ou por ter amigos brasileiros.

    No começo eu ficava puto, mas fazer o quê, muita coisa do que é exibida aqui no exterior de fato acontece…

  • Victor Cavalcanti

    O que esse texto ta fazendo em shots? :P
    É realmente triste como as pessoas veem nosso país, mas como o Gitti falou “somos todos bairristas” e isso é indiscutivel. Quanto ao vídeo mais pareceu um vídeo turístico e só…. achei que deveriam mostrar outras oportunidades. Desta forma não muda a imagem so prolifera a mesma.

    • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

      É bem por isso que juntamos os Shots com o RSS principal, Victor. Agora os 25.000 assinantes do Feed tb recebem esse post.

      ;D

  • Victor Cavalcanti

    O que esse texto ta fazendo em shots? :P
    É realmente triste como as pessoas veem nosso país, mas como o Gitti falou “somos todos bairristas” e isso é indiscutivel. Quanto ao vídeo mais pareceu um vídeo turístico e só…. achei que deveriam mostrar outras oportunidades. Desta forma não muda a imagem so prolifera a mesma.

  • Baroni

    Não vejo problema em tiririca se candidatar, assim como não vejo problema com newton cardoso, ronaldo esper, collor, dilma, etc… o problema eh ele com um argumento tão chulo consiga ganhar.
    Isso prova os valores de um povo, a falta de credito na politica ou a falta de opção em quem votar?
    A responsabilidade eh do povo brasileiro? Do mesmo povo analfabeto (http://www.educacional.com.br/noticias/noticiaseduc.asp?id=226926) carente que não consegue enxergar ninguém como líder?
    Conhecimento vem junto com responsabilidade, o papel do estado e de seus representantes É SIM cuidar e desenvolver o povo.
    Não me espanto com aberrações democráticas, visto a quantidade de ilusões que compramos todos os dias.

  • Baroni

    Não vejo problema em tiririca se candidatar, assim como não vejo problema com newton cardoso, ronaldo esper, collor, dilma, etc… o problema eh ele com um argumento tão chulo consiga ganhar.
    Isso prova os valores de um povo, a falta de credito na politica ou a falta de opção em quem votar?
    A responsabilidade eh do povo brasileiro? Do mesmo povo analfabeto (http://www.educacional.com.br/noticias/noticiaseduc.asp?id=226926) carente que não consegue enxergar ninguém como líder?
    Conhecimento vem junto com responsabilidade, o papel do estado e de seus representantes É SIM cuidar e desenvolver o povo.
    Não me espanto com aberrações democráticas, visto a quantidade de ilusões que compramos todos os dias.

  • http://twitter.com/izabellabeatriz Izabella Beatriz

    Última pessoa que eu esperava por aqui,rsrs Esta escrevendo a muito tempo aqui?

    É triste saber que a imagem vendida lá fora geralmente é a da corrupção,carnaval,samba e sem falar
    do que passam de nós mulheres sem pudor algum…

    beijoo Thiii!

    • valdinei

      falta muldar muitas coisas no pais 500 anos de mentira corrupiçao ma distribuiçao de renda muita ladroagem

  • Albert

    O engraçado é que na melhor das oportunidades, Lula reforçou o estereótipo, como por exemplo falar que uma sucuri pode pegar os gringos, ou que se o cara for ao cinema o carro é roubado. Assim dificulta!

    Fonte: http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/07/09/lula-desconstroi-campanha-de-turismo-e-destaca-perigos-do-brasil.jhtm

  • Anônimo

    Sou novo aqui no PDH e estou gostando muito das matérias que o pessoal posta!
    Essa matéria é ótima, ta dando uma boa resposta com os comentários.

    • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

      Que se torne um leitor fiel da casa então, weberton!

  • Dinei Jr.

    Matéria muito massa. O problema, confrontando alguns acima, não é o fato de ser Brasil mas sim o povo saber e se manter calado, sei que essa frase “a voz do povo” é um tanto clichê, mas não tem como falar a verdade de outra forma. O povo brasileiro em sua maioria é acomodado. Não que a nossa população não trabalhe (não é o que quero dizer) mas que é um povo que se acomoda em ser uma terra de extração. E nada faz por isso, temos eleições daqui a alguns dias, seria um bom momento de ler outras matérias recentes do PdH pra ter uma noçãozinha do que fazer pra ajudar a melhorar algo, ao invés de criticar o trabalho mal feito dos outros, levante-se e faça algo

  • Leonardo

    Claro que o Brasil é um país com potencial , coisas boas, mas não podemos esconder os problemas como no vídeo. Admitir que temos problemas e desigualdade dá mais credibilidade e é o primeiro passado pra poder melhorar.

  • http://twitter.com/luiscardia Luís A M Cardia

    Ficaria estressado também com comentários alienígenas; mas sabendo que a nossa capacidade de mobilização é quase nula, dou o direito dos gringos falarem o que quiserem. Eles tem visões naturalmente limitadas sobre o Brasil, mas em poucos casos são fantasiosas.

    O que estressa mesmo é saber que, mesmo com retratos excelentes de Guiberto Freyre, Darci Ribeiro e cia (a começar com Monteiro Lobato para as crianças), a nossa realidade continua tão dura quanto os artigos cheios de desdém e nossas belezas tão maquiadas quanto às propagandas.

  • http://discordando-do-mundo.blogspot.com Leonardo Xavier

    Kiwi, legal o texto. Eu concordo com a visão do Israelense lá. Eu acho que é necessário melhorar essa imagem do brasileiro como farrista. Na verdade a gente trabalha para caramba todo santo dia.

  • Wesley Rosa

    Blanka presidente!

  • Anônimo

    “me estresso quando vejo notícias como aquela. Não por causa da nossa imagem e reputação no exterior, mas muito mais por permitirem deixar o nosso Brasil na mão de palhaços.”

    Por permitirem? não existe “eles”, ou uma sociedade secreta que rege o brasil, nos que elegemos esse tipo de pessoa! A culpa é de todo mundo!
    E enquanto o brasileiro achar que a culpa é dos “outros” vai continuar assim.
    Triste, mas é a verdade.

  • Rodrigosmc_

    Brasileiro fica puto quando dizem que Buenos Aires é nossa querida capital.

    Mas o mesmo nao sabe responder a capital de Madagascar, Níger, Vietnã. Não é importante mesmo, assim como nós não somos importantes pra eles.

    Abram o olho e parem de chorar.

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Quando eu viajei gostei bastante das visões que as pessoas tinham sobre o Brasil. Me diverti bastante explicando para eles como era isso, aquilo. Fui bem recebido e todos foram muito simpáticos. Só acho dificil explicar para as pessoas que o Brasil é um planeta a parte – foi o que melhor consegui me expressar.

    O Brasil é enorme. Temos TUDO aqui dentro. Desde tribos de índios que ainda não conhecem a civilização ao redor, somos o país onde mais tem japoneses depois do próprio Japão, temos colonias de todos os outros paises – e quando eu digo TODOS é TODOS. Abrigamos o coração do planeta e nossas terras são BEM vastas.

    É dificil explicar até para quem é de dentro do Brasil como é o próprio Brasil, hehehe.

    De uma coisa eu posso dizer. Apesar de muita coisa, eu tenho orgulho de viver aqui e fazer parte desse povo. (escorreu uma lágrima agora, hein).

    Abraços! ^^

    • http://www.facebook.com/people/Jose-Mauricio-Neves-Oliveira/100000386396843 Jose Mauricio Neves Oliveira

      Lembro-me de uma entrevista com Astor Piazzolla em que lhe era perguntado qual o sentimento dele pela Argentina no qual ele respondeu: “Minha Pátria é como minha mãe…Tem seus defeitos e problemas mas eu a amo… O que posso fazer ?”

      • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

        É cara. Exatamente isso. Sempre quando eu parava para perguntar alguma coisa para alguém, era em português para ninguém poder me taxar de Norte Americano, uAHEUAheuaHAe. Aí então eu explicava de onde era e começava a falar de modo que as pessoas entendiam.

        Nem fodendo que eu gostaria que me confundissem com pessoal dos EUA :P.

        Brasil é minha terra.

      • Kiwi

        Mesma coisa acontece comigo, Jorge.
        Mesmo com todos os problemas que a gente tem, a experiência de morar fora aumenta a cada dia o meu orgulho de ser brasileiro. Nunca fui tão patriota e tão empolgado quando falo do Brasil como sou agora.

    • joão

      eu ter orgulho disso aqui????? coronéis mandando e desmandando no nordeste cheios de capanga e pistoleiros, nas cidades maiores só se vive com medo, as praças são tomadas de cheiradores, traficantes, putas, travestis, mendigos… mensalão na política é normal, arrastão nas praias e ruas é normal, pedifilia é normal, sequestro é normal, o jeitinho (preguiça) é normal, sacanagem é normal, chacinas toda hora é normal, pixações em símbolos heróicos é normal, ladrão comandando senado é normal, “não sei de nada cumpanheiro” é normal, … puta que pariu, o cara que fala que viver aqui é normal, faz pacto com o diabo!!!!!!com certeza aqui é a porta do inferno…abra ela e entre e sinta que beleza estar no inferno = onibus lotados – transito inferno – desmatamento de floresta – sacanagem no senado – enchentes por todo lado – seca por todo canto…

      • Maria Knaretasp

        Verdade João, quando estava aí eu sofria tudo isso. Mas é o q descrevi acima, são a maioria e não todo mundo. Existem Pessoas q fazem tudo certo, q são honestas e corretas, mas fica difícil p esses poucos viverem no Brasil, pq a maioria ruim, acaba esmagando… pq essa maioria passa a ser forte, esperamos q esses poucos se tornem muitos, e mudem ou possa convencer os demais, a mudar p melhor… e tudo isso,Ônibus lotado, etc… será coisa do passado… quando dfinitivamente acordarem, q precisam, se amar, e amar seu País, dar valor ao q é seu… q os brasileiros, são muito mais do q Carnaval… e q esportes, é muito importante, p o crescimento assim como a educação… aqui toda Criança ainda na Escola, tem obrigação de ter Aula de Natação…gratuita… enquanto um parente meu, luta para poder continuar a Natação…e tem q pagar, em muitos casos, caro… triste…

  • Anelise

    Concordo com quem afirmou que os estereótipos começam aqui mesmo, dentro do país..são detalhes que ficam presos nos nossos Pré CONCEITOS e são inevitáveis devido a vários fatores, mas principalmente pela grandiosidade do Brasil.
    Tive a oportunidade de viajar muito e afirmo que é essa imagem que o mundo tem de nós: os mais ignorantes, pensam que somos índios, alguns ainda, principalmente vindos de países extremamente conservadores como a índia, por exemplo, pensam que todas as brasileiras são prostitutas e brasileiros preguiçosos, os portugueses, por sua vez, gabam-se constantemente pela colonização, acha-se superiores a nós, como se as coisas boas do país fossem apenas responsabilidade da presença dos lusitanos nas terras tupiniquins…africanos são neutros nesse assunto, admiram nosso país de forma inquestionável….Até mesmo alguns latinos, costa-riquenos e guatematecos por exemplo, julgam-nos como pessoas sem índole que não valorizam a família e a religião. Não quero entrar no mérito do porquê de tudo isso, mas acredito que é baseado na cultura daquele que julga, na imagem que passamos pelos fatos publicados na mídia e a base que cada um tira da convivência com alguns elementos do conjunto (exatamente como fiz nos exemplos que citei) e dessa forma, esta nunca será uma verdade, pela sua incompletude. Apesar de ficarmos sempre chateados com essa idéia tão deturpada da nossa terrinha, precisamos admitir que fazemos o mesmo em relação aos demais países. O que pensamos quando se fala por exemplo, da Croácia?? A primeira imagem que vem na cabeça é um campo de guerra, rebeldes, etc… Levei um grande susto quando vi um lugar maravilhoso, claro, com seus problemas, mas totalmente diferente do que eu imaginava…Pode ser até ignorância nunca ter procurado sequer saber alguma informação para retirar esse pré conceito que eu tinha, mas tenho certeza que muita gente faz exatamente isso em relação ao Brasil…(e olha que do Brasil sempre se fala, mas da Croácia…quase nunca!) é muito mais fácil formular uma imagem em função do que se vê ou escuta, para exemplificar da pior forma aquela frase: “quem não é visto não é lembrado”, do que simplesmente ficar imaginando cada país com todas as possibilidades que com isso pode resultar…

    Bom, na verdade, melhor mesmo seria combater tudo isso com uma boa dose de informação, como já foi dito anteriormente…

  • Anelise

    Concordo com quem afirmou que os estereótipos começam aqui mesmo, dentro do país..são detalhes que ficam presos nos nossos Pré CONCEITOS e são inevitáveis devido a vários fatores, mas principalmente pela grandiosidade do Brasil.
    Tive a oportunidade de viajar muito e afirmo que é essa imagem que o mundo tem de nós: os mais ignorantes, pensam que somos índios, alguns ainda, principalmente vindos de países extremamente conservadores como a índia, por exemplo, pensam que todas as brasileiras são prostitutas e brasileiros preguiçosos, os portugueses, por sua vez, gabam-se constantemente pela colonização, acha-se superiores a nós, como se as coisas boas do país fossem apenas responsabilidade da presença dos lusitanos nas terras tupiniquins…africanos são neutros nesse assunto, admiram nosso país de forma inquestionável….Até mesmo alguns latinos, costa-riquenos e guatematecos por exemplo, julgam-nos como pessoas sem índole que não valorizam a família e a religião. Não quero entrar no mérito do porquê de tudo isso, mas acredito que é baseado na cultura daquele que julga, na imagem que passamos pelos fatos publicados na mídia e a base que cada um tira da convivência com alguns elementos do conjunto (exatamente como fiz nos exemplos que citei) e dessa forma, esta nunca será uma verdade, pela sua incompletude. Apesar de ficarmos sempre chateados com essa idéia tão deturpada da nossa terrinha, precisamos admitir que fazemos o mesmo em relação aos demais países. O que pensamos quando se fala por exemplo, da Croácia?? A primeira imagem que vem na cabeça é um campo de guerra, rebeldes, etc… Levei um grande susto quando vi um lugar maravilhoso, claro, com seus problemas, mas totalmente diferente do que eu imaginava…Pode ser até ignorância nunca ter procurado sequer saber alguma informação para retirar esse pré conceito que eu tinha, mas tenho certeza que muita gente faz exatamente isso em relação ao Brasil…(e olha que do Brasil sempre se fala, mas da Croácia…quase nunca!) é muito mais fácil formular uma imagem em função do que se vê ou escuta, para exemplificar da pior forma aquela frase: “quem não é visto não é lembrado”, do que simplesmente ficar imaginando cada país com todas as possibilidades que com isso pode resultar…

    Bom, na verdade, melhor mesmo seria combater tudo isso com uma boa dose de informação, como já foi dito anteriormente…

  • Faelpires

    Sinceramente… o Brasil é tudo isso aí que mostrou o vídeo e muito mais…. é um pais que em matéria de belezas naturais é o que há!!!! Eu aqui das minhas Minas Gerais, posso dizer bem isso… é um lugar mais lindo que o outro… cachoeiras, montanhas ótimas para ecoturismo tal qual o pico da bandeira (já fui 3x e recomendo)… cidades históricas, tal como ouro preto… bemmmm mas é LOGICO que tem coisa ruim aqui também como muita violencia, drogas rolando solto, educação ruim, saúde precaria… e política uma piada de muito mal gosto. Mas como RAIOS podemos mudar isso??? Começa mudando a gente mesmo… o brasileiro tem mania de se juntar na maioria das vezes (nem sempre) para coisa idiota… exemplo: falar mal do galvão bueno no twitter e fazer isso para no trend topics… se o povo tem o poder de se expressar porque nao juntar pra fazer algo pelo pais que preste… e nada contra sair nas ruas gritando palavras de ordem, mas hoje em dia tem muita coisa que pode ser feita sem necessariamente ficar a vida toda esperando pra participar de uma greve ou manifestação… começe por exemplo chamando um muleque de rua pra almoçar… se vc tem dinheiro sobrando, ajude na educação de uma criança… se vc tem um tempo sobrando, adote uma… ou senão visite um asilo… tem muita coisa que pode ser feita pra melhorar nosso pais… a gente não faz porque??? Porque somos na grande maioria acomodados… é cultural reclamar do governo e não fazer nada… o governo safado tem que fazer algo mesmo… mas cá entre nós, COBRAR o governo não tem nada a ver como reclamar dentro de casa depois do willian bonner falar sobre corrupção na política… assim não muda NADA!!!

  • Faelpires

    Sinceramente… o Brasil é tudo isso aí que mostrou o vídeo e muito mais…. é um pais que em matéria de belezas naturais é o que há!!!! Eu aqui das minhas Minas Gerais, posso dizer bem isso… é um lugar mais lindo que o outro… cachoeiras, montanhas ótimas para ecoturismo tal qual o pico da bandeira (já fui 3x e recomendo)… cidades históricas, tal como ouro preto… bemmmm mas é LOGICO que tem coisa ruim aqui também como muita violencia, drogas rolando solto, educação ruim, saúde precaria… e política uma piada de muito mal gosto. Mas como RAIOS podemos mudar isso??? Começa mudando a gente mesmo… o brasileiro tem mania de se juntar na maioria das vezes (nem sempre) para coisa idiota… exemplo: falar mal do galvão bueno no twitter e fazer isso para no trend topics… se o povo tem o poder de se expressar porque nao juntar pra fazer algo pelo pais que preste… e nada contra sair nas ruas gritando palavras de ordem, mas hoje em dia tem muita coisa que pode ser feita sem necessariamente ficar a vida toda esperando pra participar de uma greve ou manifestação… começe por exemplo chamando um muleque de rua pra almoçar… se vc tem dinheiro sobrando, ajude na educação de uma criança… se vc tem um tempo sobrando, adote uma… ou senão visite um asilo… tem muita coisa que pode ser feita pra melhorar nosso pais… a gente não faz porque??? Porque somos na grande maioria acomodados… é cultural reclamar do governo e não fazer nada… o governo safado tem que fazer algo mesmo… mas cá entre nós, COBRAR o governo não tem nada a ver como reclamar dentro de casa depois do willian bonner falar sobre corrupção na política… assim não muda NADA!!!

  • 1berto

    Estranho é que todo mundo se espanta com o fato do Brasil ser desconhecido, mas não dá a mínima para conhecermos tão pouco outros países… Por exemplo… O que você sabe sobre a Indonésia? Sabia que lá vivem mais de 230 milhões de pessoas? É o quarto país do mundo em população (Sim, maior que a nossa). E em termos de comércio mundial? O Brasil só representa 1%… Nunca ganhamos 1 único prêmio Nobel e dados nosso péssimo desempenho em educação básica vai levar séculos para levarmos o primeiro. A língua portuguesa praticamente só é falada aqui e em Portugal (o maior analfabetismo da Europa Ocidental). Comparando nosso PIB com o dos EUA a relação é quase de 10 para 1… Se a desculpa fosse essa teriamos que saber tudo por exemplo da Romênia… (mesma relação Pib a Pib).

  • 1berto

    Estranho é que todo mundo se espanta com o fato do Brasil ser desconhecido, mas não dá a mínima para conhecermos tão pouco outros países… Por exemplo… O que você sabe sobre a Indonésia? Sabia que lá vivem mais de 230 milhões de pessoas? É o quarto país do mundo em população (Sim, maior que a nossa). E em termos de comércio mundial? O Brasil só representa 1%… Nunca ganhamos 1 único prêmio Nobel e dados nosso péssimo desempenho em educação básica vai levar séculos para levarmos o primeiro. A língua portuguesa praticamente só é falada aqui e em Portugal (o maior analfabetismo da Europa Ocidental). Comparando nosso PIB com o dos EUA a relação é quase de 10 para 1… Se a desculpa fosse essa teriamos que saber tudo por exemplo da Romênia… (mesma relação Pib a Pib).

  • 1berto

    Estranho é que todo mundo se espanta com o fato do Brasil ser desconhecido, mas não dá a mínima para conhecermos tão pouco outros países… Por exemplo… O que você sabe sobre a Indonésia? Sabia que lá vivem mais de 230 milhões de pessoas? É o quarto país do mundo em população (Sim, maior que a nossa). E em termos de comércio mundial? O Brasil só representa 1%… Nunca ganhamos 1 único prêmio Nobel e dados nosso péssimo desempenho em educação básica vai levar séculos para levarmos o primeiro. A língua portuguesa praticamente só é falada aqui e em Portugal (o maior analfabetismo da Europa Ocidental). Comparando nosso PIB com o dos EUA a relação é quase de 10 para 1… Se a desculpa fosse essa teriamos que saber tudo por exemplo da Romênia… (mesma relação Pib a Pib).

    • Tiago Cardoso

      Desculpa lá, mas o que é que tens contra o português? >:S
      Para tua informação, o português é falado em mais 6 país além do Brasil e Portugal, 3 cidades indianas e uma cidade chinesa (se não sabes, não te digo, vai pesquisar), é a 6º língua mais falada da Terra e uma língua cada vez mais influente a nível mundial, especialmente no mundo dos negócios. E o facto de Portugal ter a 2º maior taxa de analfabetismo da Europa Ocidental (quem tem a menor taxa de população alfabetizada da Europa é Malta, com cerca de 8% da população analfabeta), em cerca de 5%) não tem nada haver com o Brasil, e vice-versa: isto é, é um problema português, e não brasileiro! >:

  • 1berto

    Estranho é que todo mundo se espanta com o fato do Brasil ser desconhecido, mas não dá a mínima para conhecermos tão pouco outros países… Por exemplo… O que você sabe sobre a Indonésia? Sabia que lá vivem mais de 230 milhões de pessoas? É o quarto país do mundo em população (Sim, maior que a nossa). E em termos de comércio mundial? O Brasil só representa 1%… Nunca ganhamos 1 único prêmio Nobel e dados nosso péssimo desempenho em educação básica vai levar séculos para levarmos o primeiro. A língua portuguesa praticamente só é falada aqui e em Portugal (o maior analfabetismo da Europa Ocidental). Comparando nosso PIB com o dos EUA a relação é quase de 10 para 1… Se a desculpa fosse essa teriamos que saber tudo por exemplo da Romênia… (mesma relação Pib a Pib).

  • 1berto

    É claro que isto não quer dizer que não podemos (tendo oportunidade) de dizer que os estereótipos são visões incompletas de nosso país. Ser educado, não se espantar com este desconhecimento e fazer o dever de casa especialmente na área de educação é o jeito mais eficaz de ‘combater’ essa imagem.

  • 1berto

    É claro que isto não quer dizer que não podemos (tendo oportunidade) de dizer que os estereótipos são visões incompletas de nosso país. Ser educado, não se espantar com este desconhecimento e fazer o dever de casa especialmente na área de educação é o jeito mais eficaz de ‘combater’ essa imagem.

  • 1berto

    É claro que isto não quer dizer que não podemos (tendo oportunidade) de dizer que os estereótipos são visões incompletas de nosso país. Ser educado, não se espantar com este desconhecimento e fazer o dever de casa especialmente na área de educação é o jeito mais eficaz de ‘combater’ essa imagem.

  • 1berto

    É claro que isto não quer dizer que não podemos (tendo oportunidade) de dizer que os estereótipos são visões incompletas de nosso país. Ser educado, não se espantar com este desconhecimento e fazer o dever de casa especialmente na área de educação é o jeito mais eficaz de ‘combater’ essa imagem.

  • Anônimo

    Excelente post. Eu não li ainda a maior parte dos comentários por estar meio ocupado (acompanho o PdH meio que por vício), mas como moro na Alemanha, resolvi compartilhar minha experiência nesse sentido de dizer como nos vêem.
    Moro em Stuttgart e por estar na universidade, posso conversar com gente de boa parte do mundo. A visão dos europeus que conheci é de que o Brasil é uma terra maravilhosa onde as pessoas vivem todas no litoral e o que não é praia, é floresta. Nada mal a forma como vêem né?
    Sobre o povo, a maior parte simpatiza mesmo com brasileiros por nos considerarem extrovertidos (e comparando com os alemães, somos mesmo mais extrovertidos).
    O problema da propaganda que o Brasil faz no exterior é que não falam de muita coisa que é Brasil e nem estou falando da violência. Poucos estrangeiros sabem como é São Paulo: uma baita cidade, muito maior que as cidades européias e com muita coisa que mesmo aqui não se acha. Não citam que o sul do Brasil é frio para quem não quer só ficar no Sol ou que não há só o Carnaval como festa popular. Também não falam que aqui se praticam outro esporte além de futebol (nosso vôlei é campeoníssimo). Enfim, melhor eu não me alongar.
    Parabéns pelo site!

  • Anônimo

    Excelente post. Eu não li ainda a maior parte dos comentários por estar meio ocupado (acompanho o PdH meio que por vício), mas como moro na Alemanha, resolvi compartilhar minha experiência nesse sentido de dizer como nos vêem.
    Moro em Stuttgart e por estar na universidade, posso conversar com gente de boa parte do mundo. A visão dos europeus que conheci é de que o Brasil é uma terra maravilhosa onde as pessoas vivem todas no litoral e o que não é praia, é floresta. Nada mal a forma como vêem né?
    Sobre o povo, a maior parte simpatiza mesmo com brasileiros por nos considerarem extrovertidos (e comparando com os alemães, somos mesmo mais extrovertidos).
    O problema da propaganda que o Brasil faz no exterior é que não falam de muita coisa que é Brasil e nem estou falando da violência. Poucos estrangeiros sabem como é São Paulo: uma baita cidade, muito maior que as cidades européias e com muita coisa que mesmo aqui não se acha. Não citam que o sul do Brasil é frio para quem não quer só ficar no Sol ou que não há só o Carnaval como festa popular. Também não falam que aqui se praticam outro esporte além de futebol (nosso vôlei é campeoníssimo). Enfim, melhor eu não me alongar.
    Parabéns pelo site!

  • Anônimo

    Excelente post. Eu não li ainda a maior parte dos comentários por estar meio ocupado (acompanho o PdH meio que por vício), mas como moro na Alemanha, resolvi compartilhar minha experiência nesse sentido de dizer como nos vêem.
    Moro em Stuttgart e por estar na universidade, posso conversar com gente de boa parte do mundo. A visão dos europeus que conheci é de que o Brasil é uma terra maravilhosa onde as pessoas vivem todas no litoral e o que não é praia, é floresta. Nada mal a forma como vêem né?
    Sobre o povo, a maior parte simpatiza mesmo com brasileiros por nos considerarem extrovertidos (e comparando com os alemães, somos mesmo mais extrovertidos).
    O problema da propaganda que o Brasil faz no exterior é que não falam de muita coisa que é Brasil e nem estou falando da violência. Poucos estrangeiros sabem como é São Paulo: uma baita cidade, muito maior que as cidades européias e com muita coisa que mesmo aqui não se acha. Não citam que o sul do Brasil é frio para quem não quer só ficar no Sol ou que não há só o Carnaval como festa popular. Também não falam que aqui se praticam outro esporte além de futebol (nosso vôlei é campeoníssimo). Enfim, melhor eu não me alongar.
    Parabéns pelo site!

  • Anônimo

    Excelente post. Eu não li ainda a maior parte dos comentários por estar meio ocupado (acompanho o PdH meio que por vício), mas como moro na Alemanha, resolvi compartilhar minha experiência nesse sentido de dizer como nos vêem.
    Moro em Stuttgart e por estar na universidade, posso conversar com gente de boa parte do mundo. A visão dos europeus que conheci é de que o Brasil é uma terra maravilhosa onde as pessoas vivem todas no litoral e o que não é praia, é floresta. Nada mal a forma como vêem né?
    Sobre o povo, a maior parte simpatiza mesmo com brasileiros por nos considerarem extrovertidos (e comparando com os alemães, somos mesmo mais extrovertidos).
    O problema da propaganda que o Brasil faz no exterior é que não falam de muita coisa que é Brasil e nem estou falando da violência. Poucos estrangeiros sabem como é São Paulo: uma baita cidade, muito maior que as cidades européias e com muita coisa que mesmo aqui não se acha. Não citam que o sul do Brasil é frio para quem não quer só ficar no Sol ou que não há só o Carnaval como festa popular. Também não falam que aqui se praticam outro esporte além de futebol (nosso vôlei é campeoníssimo). Enfim, melhor eu não me alongar.
    Parabéns pelo site!

  • Guest

    Morei em 3 paises diferentes, 4 se contar o Brasil. E todo pais vende uma imagem diferente da sua realidade, nao e nada novo ou surpreendente.

  • Jão

    É engraçado como a gente tenta ser gringo também. Na política, porque precisamos entrar no G20 e no modo de viver, pois precisamos ter tudo de “1° mundo”.
    Disseram em alguns comentários que temos eleições daqui a alguns dias. Portanto, vamos pensar para o que realmente importa. Mas o que realmente importa?
    Antes de ter o peito pra responder essas ideias, acredito que nunca seremos uma Inglaterra da vida e nem teremos a “eficácia” de uma “Potência” para determinadas questões.
    Ponho como ressalva que a nossa visão é tão deturpada em relação ao que somos ou queremos ser em termos de país continental, quanto a visão que os estrangeiros tem de nós.
    Esse oba oba de críticas ou textos que tendem para um ponto de crítica apenas é o que acabei de apontar acima.
    Existem vários meios para que as coisas melhorem, em termos culturais ou sociais temos uma ótima perspectiva, eu falo de pessoas mesmo. Temos que olhar pro povo, pelo menos essa é minha visão, de forma séria e que semeie a prosperidade, esse individualismo no mundo moderno é combativo pra termos certas ideias que não cabem em lugar algum.
    Espero que a nova “Potência” que pode ser o Brasil, não fique restrita ao que os “países de cima” já construíram, mas que construa uma nova perspectiva que inspire os outros.

  • Francohenrique

    Considero o Brasil um país maravilhoso, mas nossos problemas não sabemos como resolver.
    Corrupção está em níveis nunca antes registrados (ou divulgados) políticos roubam, matam, há provas, e não acontece nada. A corrupção e o ‘jeitinho’ tomaram conta em todas as esferas, legislativo, executivo, judiciário e povão. Tudo é na base da troca. Não há integridade, não há honestidade. Todas as nossas leis tem brecha, quando não, não são cumpridas. Deputado totalmente alcoolizado atropela e mata 2 jovens a 190km/hora, há provas, há vídeos, há testemunhas e nada acontece, nem revolta popular (ah! é assim mesmo…), Sarneys, Palloccis, Collors, Marcos Valérios, Severinos, etc etc, e ainda são reeleitos.
    Só não sei como ainda nos viramos.

    Há outro problema, vem gringo aqui para o Brasil, todos ficam bajulando, tente entrar nos EUA ou na França, Espanha, Inglaterra, ou Itália, sem vender a alma ao diabo, por exemplo, além de não quererem você lá, irão te humilhar, independentemente de vc estar cumprindo suas regras ou não.

    Há um problema cultural, essa história de sermos um país miscigenado, aceitarmos todas as culturas, nos fragiliza e expõe nossa imagem a um povo que aceita tudo e ‘fod@-se’, estrangeiros vêm o nosso país como um celeiro para diversão (prostituição, drogas e carnaval) onde índios e onças pintadas andam em meio a favelas. Essa é a imagem generalizada do Brasil. Infelizmente.

    Há exceções, claro, mas o que nós mesmos permitimos é isso. Gringo vem pra cá, é idolatrado e bábábá, mesmo sendo ladrão, pedófilo, safado ou sem-vergonha.

    Brasileiro precisa começar a SE respeitar, abolindo o ‘jeitinho’, agindo com respeito e ética. A partir disso, as coisas começarão a mudar.. (educação, senso crítico, intolerância ao desrespeito dos governantes) e por aí vai.

  • Lilla

    Tropa do PdH!! A propósito deste tema estar ligado à política, tenho uma sugestão de post (preguiça de mandar email): a notícia que está dando o que falar é sobre o perigo da Lei de Ficha Limpa estar sob ameaça http://br.eleicoes.yahoo.net/noticias/2705/continua-impasse-no-stf-sobre-validade-da-lei-ficha-limpa
    Se vocês olharem o currículo dos ministros que votaram contra a vigência dela para esta eleição e fizerem as devidas “conexões”; talvez pensem que o Tiririca ser candidato não é tão espantoso devido as proporções de disparidade ética e moral nesses senhores togados que deveriam ser baluartes da boa índole.

    Gente, é preciso divulgar para que um número maior de pessoas tenha conhecimento e aqueles que estão mobilizadas para que o nosso maior trunfo contra a corrupção não caia por terra, tenham apoio e voz suficientes!!!!
    PdH é utilidade pública!

    • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

      Sim, já divulgamos ontem, mas ainda ninguém fez post. Vamos soltar mais um de política no fds, vamos incluir essa nota.

      Valeu, Lilla.

      • Lilla

        Disponha!

    • 1berto

      O q está em discussão não é validade da lei e sim a aplicabilidade da lei nesta eleição. É incrível a confusão que pessoas fazendo com este julgamento. Independente do resultado eu acho o TSE um organismo altamente concentrador, só numa república de bananas como a nossa um único órgão acumula tanto poder sobre um processo importante como o eleitoral… Só teremos eleições decentes quando a legislação, o planejamento, a construção, licitação, execução, auditoria, julgamento e fiscalização das eleições forem processos separados executados por órgãos diferentes. Até lá tome bagunça e insegurança jurídica.

  • kaene

    Alguem reparou que o artigo foi escrito por uma Brasileira?

  • Fabio

    sobre a segun da legenda de imagem…que é isso, gente! “Deus nos livre” (nós nos livremos) de sermos um pais de festa, farra, carnaval e futebol todo dia.

  • Lucas Fontanive

    E o Rio Grande do Sul? pq não aparece? não somos nada? não temos uma cultura a parte do país? não temos história, folclore, modo de viver, diferente do Brasil?

  • Cu

    tiririca e romário candidatos? foda-se. shwazeneger concorreu com uma atriz pornô pelo governo da california. foi tão diferente assim?

    • joão

      E o que resolve não votar em tiririca e votar em sarney, em collor, em renan calheiros, em zé dirceu, em genuino, em marcos valério, em delubio soares,a corja desses “coronéis” continua a mesma…

    • Pessoa com um cerebro pensante

      cara o Arnold e essa atriz porno muito certamente são excessão frente a esmagadora maioria de políticos sérios e comprometidos de lá.

  • http://www.facebook.com/people/Marlon-Goncalves/639658899 Marlon Gonçalves

    falta de educação é o motivo de todos os nossos problemas socio-culturais, doravante eduacação é a unica solução para todos os nossos problemas socio-culturais.

  • http://twitter.com/zedzanon Jose Eduardo Zanon

    eu morei por dois anos na colombia, e realmente, a visão de brasil é muito estereotipada… o tripé futebol, mulata, carnaval… e isso de uma país vizinho do nosso, que é parecidíssimo em muitos aspectos (pobreza, descaso, má distribuição de renda acentuada, etc), e lá viviam me perguntando como era por aqui, só que eles ainda tem uma idéia uma pouco mais realista, pois eles vivem aqui na mesma merda de américa latina que a gente… é até engraçado pensar nisso, mas de todos que conheci por lá, os que tinham piores idéias (ou nem sabiam nada) sobre o brasil eram os ianques mesmo… até europes tinham uma noção melhor de brasil…
    agora, a notícia do tiririca, é real! não foi fantasiada! a política no brasil é isso mesmo, onde os palhaços somos nós, que pagamos a conta no fim da rodada grátis… como qualquer notícia, a desgraça sempre é mais alardeada, o tiririca é uma piada pronta que vai ser disseminada pelo mundo todo… só nos resta rir…

  • Fabiovelho

    http://www.facebook.com/video/video.php?v=156777377683735

    Vejam o quadro do Lula que o “CASSETA E PLANETA” Israelense fez…
    (não achei link aberto pro youtube)

  • Thiago Ribeiro

    Pura Ideologia.. Eles vivem fazendo isso.. Que que tem agora a gente fazer tbm?
    Esqueceram que agora o mundo gira por Pura Aparência.

  • Anônimo

    Nosso País é sim aquele mostrado no vídeo mas isso não quer dizer que seja apenas isso.
    Temos muitos problemas sim, concordo com o que Gitti disse ali em cima sobre o absurdo do tiririca conseguir se candidatar, como nosso sistema permite isso e finalizo usando as palavras do Kiwi
    “Pra gente ser levado a sério lá fora, primeiro a gente tem que arrumar as coisas aqui dentro. “

  • http://twitter.com/ManuZago Emmanuelle Zago

    O maior problema de preconceito no nosso país é o interno. A maior parte dos brasileiros mal conhece o estado onde mora, que dirá do resto do país. Quantas vezes já ouvi de paranaenses que cariocas são todos bandidos, ou de gaúchos nordestinos não merecem o PIB do sul… Sem contar os filmes nacionais que mostram a realidade maravilhosa (das favelas) do Rio, como se aqui só tivesse bandido e Bope. Poxa, é a mesma coisa que mulher que “odeia” o machismo, mas jamais trocaria um pneu sozinha. Se o “povo brasileiro” não mudar a imagem que fazemos do país, o resto do mundo é que não vai mudar.

    • Maria Knaretasp

      Verdade Emmanuelle. Acho q tem q se dar valor. E o Mundo o dará tbm…
      quando a maioria comecar a gostar dele mesmo, e da sua Casa, fará do Brasil, melhor p todos os demais…

  • Fids

    o que que tem o tiririca candidatar-se? isso aqui não era pra ser uma democracia? e outra, isso ai só vai dar mas votos pra ele…. tá com vergonha? pergunte-se eu vou votar em quem? é realmente honesto o seu candidato? vai ser hipocrita lá longe ein? e outra, Sao Paulo não quer separar do Brasil? separa uê! são vcs dai que vão votar no tal do tiririca, cadê a “decencia”, cadê a “moral”? vcs de Sao Paulo que elegeram o clodovil o deputado mais bem votado da historia! Se os mais auto intitulados “civilizados” votam assim, como podem pedir pro restante do país pensar bem no voto? o problema é que a midia dita nacional não é descentralizada por isso aparece esse tipo de hipocrisia.

    ps.: quanto ao video e aos comentarios gringos colocados no post digo: o que chega de comentarios a nosso respeito é a exata visão que passamos pra eles.

  • http://www.facebook.com/people/Gabriel-Lourenco/1784632806 Gabriel Lourenco

    Eu não sei quanto a vocês, mas eu ainda não conheci o Brasil que o video mostra. Sad but true.

    É, tem muito gringo vê o Brasil como uma selva, um Estado atrasado e etc… Isso quando sabem aonde fica o Brasil no mapa. :/

    • Kiwi

      Boa, me lembrei agora de uma libanesa que estudou comigo que pensava que o Brasil era na Africa. Mas isso é ser muito desinformado também, não conta como crítica.

  • http://www.facebook.com/gerson.goulart Gerson Goulart

    “(…) vendeu uma imagem incompatível com aquilo que realmente é.” Você acha mesmo? Na boa, li a notícia lá que te deixou puto e não vi absolutamente nenhuma inconsistência! É exatamente aquilo ali que acontece mesmo e se o mundo todo sabe (e comenta) a respeito não há nada que a gente possa achar ruim nisso. Não quero bancar o anti-brasileiro. Mas o fato é que o Brasil tem o que ele escolhe pra si mesmo. Se o Tiririca aparece em manchetes de jornais do mundo é porque tem um milhão de inconsequentes que estão verdadeiramene decididos a votar nele. Fazer o que quanto à isso? Recamar do jornal internacional publicando verdades ou mudar a cultura dese país pra parar com a palhaçada (literalmente)?

    • Kiwi

      O que me deixa puto não é o fato de publicarem a notícia, mas sim saber que a notícia é de verdade, que isso está realmente acontecendo no meu país. Se isso não te frusta, beleza.
      Não sei no que toda essa história de Tiririca vai dar.. pode ser que o cara seja eleito e colabore com uma porrada de coisa boa. Mas, pra mim, o que pega é o problema que ele representa. Ele é a caricaturização do mau político, daquele que não tá nem aí pra nada e só pensa em ser eleito. Existem outros muito piores do que o Tiririca, muitos até considerados caras sérios, mas a candidatura dele trouxe à tona a verdade de que existe muita gente ainda jogando o voto no lixo.

  • Ve Arantes

    Que bomseria se o Brasil fosse realmente aquilo que ilustra o vídeo!
    Estamos muito aquém daquilo!
    Sinceramente? Me preocupo cada dia mais com a Copa do Mundo “se avizinhando”!
    Quanto à política, estou feliz por estar fora da minha zona eleitoral esse ano! Prefiro não ser conivente com essa onda de abusurdos que foi essa eleição! Vou justificar!
    E tento fazer minha parte como cidadã, agindo sempre que posso em prol do próximo! Deixo de lado a política, na medida do passível!
    Thiago, obrigado por nos ilustrar como o Brasil é visto fora daqui! Tenho muita curiosidade quanto a isso tbm! Me faltam oportunidades!
    Faça isso mais vezes, se possível!
    Abraço a todos!

  • http://twitter.com/LuksViana Lucas Viana

    Não quero ser do tipo chato, mas das pessoas que apareceram no vídeo, vi 95% de brancos. ISSO não condiz, além de muitas outras coisas.

  • Boyka

    Meu primo (que mora na Inglaterra) contou que quando estava na High School vários colegas de classe podiam jurar que no Brasil viviamos num imensa Selva, andavamos pelados junto aos índios, moravamos em casas da árvore e (pasmem) ao invés de papel higiénico nos nos viravamos muito bem com nossas folhas de árvores. [:o]
    E o pior é que muitas dessas crianças crescem e embora tenham toda a informação do mundo a disposição, não fazem o mínimo esforço para mudar essas visões tão distorcidas. Triste!

    • Peter

      Isso chama falta de cultura, e é triste mesmo, a burrice dos amigos do seu primo.
      Abraços.

  • Ricardo Maciel

    Sei lá, concordo com o texto, mas achei o vídeo um bom vídeo.
    Claro, não podemos querer aumentar a popularidade de nenhum país se mostrarmos no meio dessas ótimas imagens um helocóptero abatido. Mas também não podemos deixar de salientar que nosso país não é só festa ou só maravilhas.
    Enfim, concordo com quase tudo.

  • Peter Uebelhart

    Esse amigo israelense seu deve ser pobre e foi p/ o Brasil errado. O que esta no vídeo condiz com o País porque não? Afinal é o Brasil! Vai p/ Londres e fica andando de metrô, é uma zona, você tambem vai achar que foi enganado porque nos vídeos aparece só o que funciona, claro!
    Faça os passeios em Foz que aparecem no vídeo, vá p/ Fernando de Noronha, de uma volta na península de Maraú, visite Inhotim, Ouro Preto, vai jogar golf na ilha de Comandatuba.
    As imagens do vídeo são totalmente compativeis com o Brasil. Quem vem com bala$ gosta, quem não vem se arrepende. Inglaterra sem dinheiro também é uma merda, bem pior que aqui porque tudo é caro!
    Abraços.

  • Bruno

    passei um mes na inglaterra ano passado e tudo oq vc diz eh verdade…as pessoas te recebem bem, quando fala que mora no brasil fazem aquela cara de “oh que legal”, alguns chegaram a comentar da longa viagem de aviao…e cheguei a ver na capa de um jornal, uma dessas fotos de favela do rio, com o comentario “a proxima olimpiada vai ser ali perto”

  • Thiago

    o vídeo em si não é ruim, faltou mostrar um pouco mais de festas (para cativar mais estrangeiros para o turismo), axei 1 coisa muito marcante, só aparecem negro em 2 cenas, e as 2 cenas a luz de fundo é baixa, da a impressão de coisas nem tão importantes/chamativas, q eram a “fanfarra” e o luau.

  • http://twitter.com/thalles19 thalles garrido

    sinceramente, é inevitável os estereotipos envolvendos os países.

    na verdade, o estrangeiro realça uma caracteristica desse país ou de seu povo e o leva para os demais estrangeiros como se isso fosse indiscutivel e que valesse para todos

    quando falo em afeganistao qual a primeira coisa que lhe vem a mente?

    taleban, bin laden, burca, bombas, guerras

    isso é quase uma coisa automatica

    o que nao pode é a pessoa se acomodar e levar isso a serio, esquecendo-se de aprofundar-se nos assuntos.

    assim como uma pessoa nao tem so uma caracteristica de personalidade, e nem ela é imutavel, assim ocorro com o povo de um país.

    tudo depende da condição de vida e social do morador do país, da sua personalidade…

    quem quer saber mesmo a respeito do brasil, tem que ler varios livros de historia, revistas, jornais, escutar musicas

    pular de cabeça na cultura do nosso país.

    conhecer os locais interioranos, capitais.

    ps: quanto ao afeganistao, eu recomendo o livro o livreiro de cabul.

    depois me falem o que acharam

  • Natalia

    Então tá, vou falar!
    Quem critica tanto o Brasil é que nunca botou o pé na estrada. O Brasil é sim um país maravilhoso. O povo brasileiro é também maravilhoso. E por isso em qualquer lugar do mundo que você for vai ver que brasileiro é bem recebido! Nas minhas andanças conheci muito “gringo” que conhece muito mais do Brasil que a maioria dos que meteram o pau neste post.

    Moro na Austrália ha 2 anos e ja vivenciei bem todas as diferenças culturais que me deixam cada dia mais certa de que o Brasil é um pedaço do paraíso. Que tem o povo mais alegre e solidário do mundo. Que nós somos bem recebidos em qualquer lugar por causa disso.

    Se você não acredita… põe uma mochila nas costas e vai conhecer o verdadeiro Brasil!

    Pronto, falei!

  • Mariamonteiro1900

    Adorei o artigo. Bateu praticamente com tudo que penso. Morei na Holanda e percebi muito do que o Thiago comenta aqui. O Thiago ainda foi bonzinho….não comentou a infeliz imagem da mulher brasileira no exterior. Temos um longo caminho para mudar a percepção que existe sobre nós. Respeito é algo que se conquista e temos muito trabalho pela frente.

  • Mariamonteiro1900

    Adorei o artigo. Bateu praticamente com tudo que penso. Morei na Holanda e percebi muito do que o Thiago comenta aqui. O Thiago ainda foi bonzinho….não comentou a infeliz imagem da mulher brasileira no exterior. Temos um longo caminho para mudar a percepção que existe sobre nós. Respeito é algo que se conquista e temos muito trabalho pela frente.

  • Alberto Araújo

    Meu amigo. Quem esculhamba o Brasil são os próprios brasileiros! Você deveria conversar e questionar sua própria colega ( BBC Brasil de Maria Luisa Cavalcanti), foi ela quem fez a reportagem e contribuiu para alimentar essa imagem fudida do Brasil lá fora. Sua colega com certeza se achou o “máximo” e justificou o seu salário fazendo essa matéria para seus chefes iluminados europeus.

    Eu nunca vi na televisão ou jornal americano e europeu, mostrarem suas mazelas ao mundo! Só vi nos filmes e documentários de: Lars Von Trier, Alex Jones e Peter Joseph. Nosso compatriota Jean morreu ai em Londres e a língua da BBC tava aonde? No cú? Porque não fizeram debates sobre exclusão e preconceito de estrageiros, porque não metem pau na sua própria policia?

    Outra coisa:

    Saiu muito na televisão e no jornal, mas, vi poucos comentários em blogs como este do famigerado comentário no twinter da débio estudante de direito paulista que incitou o ódio contra os nordestinos após as eleições. O sul e o sudeste adoram meter pau em nós nordestino, mas desejam ardentemente passar as férias aqui.

    Conclusão: Cada cão lambe sua caceta, mas não lambe o próprio cú por receio.

  • http://www.facebook.com/ypbrgo Yuri Pessoa

    Esta é nossa realidade.O Brasil é assim mesmo.Pura contradição e desigualdade.Vamos mudar este país.

  • Forrozeiro

    Esse vídeo não tem muito de Brasil. Cheio de lourinha e gente com cara de gringo.
    Brasil êh preto, mulato, paraiba… Frevo, maractu, samba de raiz, dupla sertaneja, funk nas favelas, ginga do povo, vendedor ambulante, arquitetura barroca nos morros de minas.. Claro que tem desgraça pra cacete, mas êh um vídeo de propaganda, não êh pra mostrar defeitos.
    E esse idéia do grito daqui ser ouvido lá êh tratado da maneira mais piegas possível.
    Bullshit

  • http://twitter.com/Marcelovitch Marcelo Barbosa

    meu…esse video é uma desgraça…
    ñ tem um q mostra a realidade, e ñ essa utopia pra kem tem grana?!

  • Naoki

    O Brasil tem uma imagem muito semelhante da que temos da Africa ou ou India.

    Tem como melhorar, mas quem está interessado nisso?

    Sabe… Brasileiro tem má fama no Japão, não em todos os lugares, apesar de ser um dos maiores grupos de la, tem fama de barulhentos, festeiros ( esse ai é visto como uma coisa boa por alguns), preguiçosos e desinformados.
    Meu primo que mora lá, não fala que é Brasileiro por vergonha.

  • Lin

    Putz. O vídeo funciona como ótima propaganda para turistas ricos viajarem para cá. Mas o Brasil NÃO é aquilo ali não. (Senti falta do Rio Grande do Sul tbm)

    Enfim, seu texto fala, fala e diz pouco, fiquei achando que você é apenas mais um positivista patriota que não propõe nada, pouco expõe e que no fim acaba disseminando o que você acha errado mostrar. Acho que se quer falar disso exponha o que você vê no Brasil, mostre o que tem de bom, sem esquecer o que tem de ruim. Enfim, minha opinião.

    Outra coisa, temos que parar de depreciar os elementos naturais de nosso país, eu adoraria que alguém falasse que vivemos na floresta, assim seria bom, temos que preservar o pouco que resta, isso sim será importante no futuro e ai será bom dizer que “moramos na floresta”

    A imagem da jogadora não tem nada d+, as jogadoras dos outros países usam a mesma coisa, não é? Infelizmente sim.

  • Glauco

    Li tudo, e o que eu pude observar foi um pouco de ciúme dos paulistas em relação a locais com bem mais notoriedade. Os estrangeiros estereotipam o Brasil ? Certo ! Mas qual paulista não estereotipa o Nordeste, o Rio, Minas, o Sul etc. Ou qual habitante de qualquer estado também não esteotipa os demais ?
    Falaram que o estrangeiro pouco conhece o Brasil moderno representado por São Paulo, a “Nova York Brasileira”. Mas porque será ? Cada país tem a sua Nova York.. Bombaim é a NY indiana. Jakarta é a NY indonésia. Lagos é a NY nigeriana. São Paulo não vai deixar de ser uma metropole terceiro-mundista a partir do momento que passa a se chamar de a “Nova York Brasileira”. Se São Paulo não chama muita atenção dos estrangeiros, é porque eles não encontram nada interessante. São Paulo pode ser gigantesca, pode impressionar o brasileiro que nunca saiu do país, mas para um estrangeiro viajado, ainda não conseguiu deixar de ser uma enorme cidade banal.

  • Nina

    .zxc

  • Tsu.

    Concordo com tudo que está escrito, entretanto, não gostei desta parte: Por conta dos fatores sociais que todo mundo conhece, como concentração de renda e a desigualdade que todos nós compartilhamos, pra quem é nascido e criado em São Paulo, a noção de Brasil pode ser completamente diferente de alguém que mora no Pantanal, no Nordeste ou no Norte.
    O pantanal fica no Centro-Oeste. Eu moro no Norte, e essa história que vocês, pessoas do Sul e Sudeste, ficam afirmando que andam animais selvagens pelas ruas, que moramos em ocas ou algo parecido é completamente idiota, desculpa o vocabulário. Odiei isso em um texto no qual está retratando em como pessoas que moram no exterior veem o Brasil, sendo que até quem mora no Brasil, não sabe como ele realmente é.

  • José A. Silva

    O que dá nos nervos, é saber que vamos ter que trabalhar meio ano pra pagar impostos que serão desviados por governantes corruptos malditos, que não criam segurança, nem educação, nem saúde, nem cultura, nem infraestrutura para o desenvolvimento do grande momento econômico que podemos ter.

  • Marcelo

    Jornalista tendencioso. Como bom paulista não perdeu a chance de detonar o Rio… O Rio de Janeiro é o saco de pancadas desse país. Tudo que acontece de ruim é culpa do Rio. Não entendo porque o meu estado é odiado por todos os brasileiros.

  • Crítico

    Ah, o bicho tá pegando. Algumas equipes de filmagem quando vieram aqui foram assaltadas. Teve um filme do The Rock que roubaram tudo e expulsaram a equipe pedindo para não voltar. E o Michael Jackson que fez acordo com traficantes do morro para gravar lá?

  • Amanda Duarte

    O link do vídeo não está funcionando mais :(

  • Leonardo

    realmente, sempre que eu entro em algum chat estrangeiro para treinar o Inglês,me deparo com perguntas desse tipo…. é triste, mas faço questão de sempre mostrar como o Brasil relmente é

  • Maria Knaretasp

    Thiago, sim, somos bem recebidos quando as Pessoas ou maioria delas sabem apenas que vc é turista, não veio para morar… quando vc vem para morar a história é outra, as Pessoas começam a maioria te discriminar, mesmo, mas existem aqueles que negam, ou vivem isolados, então não sentem impáctos… é bom deixar claro, que os brasileiros fora do Brasil, a maioria denigrem a sua própria imagem falando mal dos seus conterrâneos, e não só do Brasil, e isso é muito triste, muitos gostam de dizer que brasileiro é isso, aquilo, e a pessoa é o que? Brasileiro. Então, antes de falar de seus conterrâneos, lembrar q tem muito brasileiro bom, e etc. Quando a pessoa não se gosta, não se ama, ela não gosta tbm de nada do que é dela… o que acontece? O Mundo tbm não vai gostar, só é ver o que a maioria dos brasileiros emitem? Coisas negativas o tempo todo, ainda q sejam verdades. Então será visto negativamente. Realidade. Acho q o Brasil, precisa mudar, mas é preciso a maioria dos brasileiros mudarem sua mentalidade. Achar que são capazes, e que podem melhorar a cada dia, se amar, amar seu País… a política do Brasil é nada mais, q cópia da sociedade brasileira, pq a maioria dos brasileiros agem do mesmo jeito, q os políticos agem, e depois reclamam, e continuam a fazer… o Brasil sempre esteve nas mãos da maioria dos brasileiros… e essa maioria não se importa, e nem ama… eu olho coisas q aqui fora dão certo, e sei q no Brasil, não dará… pq são muitos os brasileiros q destróem o Brasil… triste… eu só queria q essa maioria, um dia acorde e mude sua mentalidade, gostem do que é seu. Der valor a si, e a seu País, e o Mundo o respeitará, é assim, q acontece aqui, eles se amam, e se gostam, a maioria então fazem o País dar certo, e muitas coisas dão certo, a maioria…

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5590 artigos
  • 665292 comentários
  • leitores online