Papo de Homem

Assine

Dr. Love

Meu pênis é torto e para baixo

Seu pau aponta pro céu, pra esquina ou pro rodapé?

27.8.2008 | 25 comentários

Ladies Room

A Meia Lata de Leite Condensado

Duas garotas e um leite moça…

21.8.2008 | 46 comentários

Dr. Health

Rubéola, Gravidez e Vacinação

Rubéola, gravidez, vacinação e os riscos envolvidos.

15.8.2008 | 61 comentários

Dr. Money

As melhores opções de renda fixa

Nem só da Bolsa vive o homem!

25.7.2008 | 18 comentários

Fórum

Visite nosso fórum

Discussão aberta sobre qualquer assunto. Aqui a gente toma Caracu com Catuaba. Cadastre-se e participe!

IsFreePop Uêba
Bate-Papo

Não sou imprensa, não quero ser e tenho raiva de quem é

Publicado por Leonardo Luz em 27.2.2008 às 15:22

powered by boo-box

imprensa2

Desde os tempos que a internet era 1.0 à álcool, e a gente tinha que deixar esquentando antes de usar, essa discussão já existe.

Só que nos últimos tempos a coisa vem tomando proporções, no mínimo, colossais. Li no Fugita hoje, que aliás é um ótimo site, um post sobre as falhas do Campus Party.

Até aí nada demais. Mas um pedaço que me chamou a atenção foi a parte em que ele traz à tona essa discussão: blogues são imprensa? São menos “meio” do que um jornal ou uma revista?

Vamos por partes.

imprensa

Criei um blog, agora quero virar mídia

O blogue do Fugita, sem dúvida, é imprensa. Só o dele? Não, muitos. Mas infelizmente, a maioria dos blogueiros que reclama disso não pode ter seu blogue considerado como imprensa.

Não pela qualidade do seu conteúdo, mas pelo viés que eles dão. Um blogue de humor seria imprensa? Não. Por acaso o Casseta e Planeta é imprensa? Tanto não é que a CBF já falou que não vai dar mais credenciais a eles nas coletivas da seleção. É um programa de humor dentro da televisão, e um blogue de humor é um site dentro da internet.

Um blogue repetidor e que faz “clipping” de notícias e fatos é imprensa? Não. Porque isso meu Firefox faz e ele não quer crachá de imprensa em lugar nenhum.

Qual a diferença entre um repetidor e o Fugita, por exemplo?

fugita-intel

Andar de Segway patrocinado pela Intel é pra poucos

Simples: o Fugita, no Techbits, COLHE INFORMAÇÕES, AS APURA e AS PUBLICA. Percebam: ele não PEGA informações, NÃO PUBLICA SEM APURAR e NEM AS COLA. Há uma enorme diferença.

O programa da Marcia Gold “Mão Santa” Schmidt, por exemplo, é um programa de TV, mas não é imprensa. O roteirista ou o diretor da Grande Família não vai lá fazer perguntas sobre a CPI do Cartão Corporativo.

Ser considerado imprensa não significa ter sua qualidade atestada. Nem de longe, até porque, no Brasil salvam-se dois ou três jornais e duas ou três revistas. O resto é resto.

Outros exemplos de blogs que são muito mais imprensa do que muito programa plim plim por aí são o Sim Viral, do Rafael Ziggy, o Brainstorm 9, do camarada Carlos Merigo, o Meio Bit, o Update or Die, que tem mais gente do que os Titãs, o Pensar Enloquece?!, do guru dos blogueiros Alexandre “chinês é o caralho” Inagaki, a nossa querida Papo de Homem, claro, e muitos outros que não vou listar senão isso aqui vira um romance russo.

E blogues sensacionais mas que não são, e acho que nem tem a pretensão de ser, imprensa? O Coca da Boa, do Wagner “aquele que não se pode falar o nome” Martins, o Bobagento, o Kibe Loco, do Antônio “queridinho do Huck” Tabet e mais um monte. Pessoalmente não gosto muito do Kibe, e ele é ao mesmo tempo repetidor de piadas de posts e blogue de humor.

E cá entre nós…

Pra que ser considerado imprensa formalmente? Pra ganhar crachá pra área de imprensa? O mercado já viu os blogues, vide as campanhas aqui mesmo na PdH e em outros vários blogues.

entrevista2

Não é um microfone na mão que vai definir sua qualidade

Vários blogueiros já escrevem pra “grandes meios”, já tem mais visitas que a circulação da Veja. É uma questão de tempo a imprensa absorver ou se fundir com os blogues. Temos uma blogueira (Cora Ronái) editando o caderno de informática d´O Globo, por exemplo.

É uma questão de tempo. Qual jornal cometeria a insanidade de não querer o Fugita, por exemplo, falando sobre informática? Ou nosso querido e estimado patrão Guilherme falando sobre variedades? Calma, é só uma questão de tempo.

p.s.: Guilherme, se algum editor da “Grande Imprensa” ler isso e te convidar pra escrever, lembra dos amigos!

Foto do autor

Leonardo Luz é fã de polêmicas, adora cutucar onça com vara curta, colaborador da PapodeHomem e também detona no blog Eu e Meu Ego Grande.

Outros artigos escritos por Leonardo Luz


Assine nosso feed

Feeds dos artigos da PapodeHomem

Adicionar artigo ao LinkkAdicionar artigo ao Rec6

40 comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Imagem do comentarista

    Os erros que o Fugita cita são do Campus Party, não do BlogCamp.

    É Techbits e não Tech bit.

    E a blogueira que edita o caderno de informática do Globo é a Cora Rónai, não a Rosana Hermann.

    Achei que esses fossem erros, mas quando li “não publica sem apurar” percebi que são ironias. São ironias, certo?

  2. Imagem do comentarista
    Gustavo Alencastro
  3. Imagem do comentarista

    Também acho que uma fusão, ou pelo menos uma maior conversação, está para acontecer.

    Mas os blogueiros não param de falar disso. Acho que os blogs tem que se preocupar mais em fazer o seu trabalho cada vez melhor, até porque vocês não vêm os melhores órgãos de imprensa falando de fusão com blogs. Mas você vê os melhores blogs (nossa via, pdh, etc), falando sobre o assunto.

    A internet é o meio de comunicação do futuro, já deixou jornais e revistas para trás faz tempo, se levarmos em conta a quantidade de troca de informações.

    Essa discussão estar “na pauta” dos blogueiros pode resultar, quando os jornais começarem a se interessar pelos blogs, numa relação de cima para baixo. Que é o que os jornais naturalmente querem, mas não é o que os blogueiros querem.

    Acho que ao invés disso, o que os blogs devem fazer, é o que já vem fazendo. Criar um mundo próprio dos blogs, com cada vez mais blogcamps, parcerias, eventos, etc.

    Até porque, vocês são a nata da blogosfera brasileira, cabe a vocês solidificar cada vez mais esse mundo, para que quando os jornais se interessarem, seja formada uma parceria de igual para igual.

  4. Imagem do comentarista

    Eu não tenho a intensão nem de ser blogueira, mas tô aí… Fazer o quê?!

    E o Fugita reclamou dos erros do Campus Party - como um todo!

    E esqueceu das escadas dos banheiros… MEDO!

  5. Imagem do comentarista

    A diferença entre os blogues (e quase todo blogueiro se acha imprensa) e a imprensa formada por jornalistas:

    mesmo que o seu blogue tenha mais visitas que a circulação da VEJA, seu blogue nunca vai derrubar o ministro da fazenda. Se seu blogue for citado no jornal nacional 1x nos próximos 30 anos vc vai dar pulos de alegria. A VEJA, assim como Istoé, Folha de S.Paulo, estadão, etc, etc, tem circulação, credibilidade que os blogs jamais terão (veja bem, usei aquela palavrinha feia: JAMAIS) e furos que dificilmente alguém na blogosfera terá.

    A repercussão é nacional, quase mundial.

    Se um blogue tem 10mil visitas/dia ele não é imprensa. São menos de 10mil pessoas que o acompanham.. qualquer coisa que saia num jornal é vista por mais que isso. Um jornal local, mesmo com menos de 10mil leitores cumpre sua meta, que é atingir uma grande porcentagem da população do local.

    Afinal, mil leitores numa cidade com 10mil habitantes é 10% da população.

    10mil visitantes na internet não é nada, e se fomos comparar só ao brasil, onde temos mais de 40milhões de cidadão com acesso a rede ainda é muito pouco.

    Além disso jornais dificilmente mostram opiniões. vc não vê uma matéria no estadão dizendo ‘não gostamos do lula’. eles tem a capacidade de manipular a população sem mostrar opiniões. e isso, meus caros, é pra poucos.

  6. Imagem do comentarista

    p.s. concordo em parte com que o lourenço diz, o UOL forma mais opinião do que a folha ou o estadão. apesar de ser do grupo folha… que é amiguinho do grupo abril, que tem a veja, e por aí vai.

  7. Imagem do comentarista

    Rafa, não foi ironia, foram lapsos. Eu tava lendo o Fugita na hora que escrevi, e me distraí e escrevi errado. Quanto à Rosana e a Córa, misturei, ia dar o exemplo da Rosana no Pânico, mas como ela saiu, resolvi falar da Córa, e misturei os nomes. E quando ao Cmapus Party, eu não fui e confundi de verdade. Foi mal. Mas como eu disse, eu posso confundir,n ão sou imprensa mesmo, rsrsr. Valeu.

  8. Imagem do comentarista

    Metalinguagem blogueira é um porre, pelo amooor.

    Leitor TEM MEEEEIISSMO que ficar no meio dessas discussões de blogs X imprensa convencional, monetarização (ultrè cafona), adsense (ultrè ultrè cafona)??

    Sem contar q CANSA ver isso em td q é blog.

    ¬¬

  9. Imagem do comentarista

    Na boa, confundir qualquer ser humano pode. Somos todos passíveis de erro, independente da profissão.

    Mas admitir erros e CORRIGÍ-LOS é algo que a imprensa não faz com a mesma frequência que blogueiros. Então não invalide esse parágrafo, por favor. Deve ter algum link aí onde diz bem claramente “editar post”. Mostre ao Diógenes Muniz como se faz.

  10. Imagem do comentarista
    Guilherme Nascimento Valadares

    Leonardo, já entrei no texto e corrigi os erros.

    Valeu pelo toque, Rafa!

  11. Imagem do comentarista
    marcel/

    Imprensa = merda

    Blog = merda

    Blog = imprensa

    É Blog é imprensa .

  12. Imagem do comentarista

    Internet 2.0 > Blog

    Pra aquelas antas > é igual a maior!!

  13. Imagem do comentarista

    Nem sei quem é Fugita, eu tenho uma vida produtiva.
    Tenho vergonha alheia de pessoas q escrevem essas coisas cretinas sobre blog e imprensa… putz… puta coisa de gente q não é nem um pouco produtiva… vai chutar cachorro morto.

    Se liga, lek…

  14. Imagem do comentarista

    Pois é. Tem muita gente com falta de capacidade ai fazendo blogs e querendo ser imprensa. O próprio blogueiro tem que saber que necessita de um certo padrão e um nicho para poder ser um Blog-imprensa (mesmo variedades é um nicho). A questão é saber o que se sabe escrever, eu conheço musica, nunca iria a um desfile de moda “cobrir” o evento, perda de tempo e um blog mal atualizado.

  15. Imagem do comentarista

    Deixando de lado essa polêmica blogs x imprensa, só quero agradecer a citação do SimViral como um dos “bons exemplos”.

    Aliás os blogueiros que estão por aqui, é legal dar uma lida nos comentários. O povo tá de saco cheio de blog falar de blog.

    Vamos deixar essa tarefa pros nossos amigos Manoel Netto, Wagner Fontoura, Nospheratt e tantos outros especializados só nisso.

    Se esse não for seu caso, não adianta ficar resmungando nos próprios blogs. Seu público tá pouco se lixando pro que tá acontecendo nos “bastidores da blogosfera”. Mantenha o foco. Tem um blog de propaganda, fale sobre isso. Blog de humor, não fique só nas piadinhas pra blogueiros. Blog de putaria, limite-se aos vídeos e peladonas. O público não tá lá pra uma “edição extraordinária” com seus devaneios sobre essa richa boba entre jornalistas e blogueiros.

    Aliás que coisa mais besta essa polêmica hein? Totalmente desnecessário.

    Só pra deixar claro: não acho errado publicar aqui no Papo de Homem. Tem artigo pra tudo, inclusive pra blogueiros. Se não gosta porque está aqui lendo? Passa o olho por cima do título e vai pro próximo artigo. Eu não gosto de alguns temas, nem por isso vou lá nos comentários criticar, ofender, xingar, enfim.

    =)

    Um abraço a todos.

    (pronto, desabafei)

  16. Imagem do comentarista

    tudo isso é muito “bonitinho” de se falar, mais onde fica a formação academica, então é certo um blogueiro(a) só pq é um pouco “conhecido” ocupar o espaço de um individuo formado ??

  17. Imagem do comentarista

    Acho que a formação acadêmica por si só não faz a competência.

  18. Imagem do comentarista

    Formação acadêmica nesse caso não tem muito a contar, mesmo nos jornais a maioria dos críticos não são formados em jornalismo, caso sejam formados em algo, são na área qual fazem a critica.

    Sendo que muitos conteúdos nem necessitam de formação, por exemplo a informática: pode ser muito bem um estudante de Engenharia da Computação escrevendo o artigo ou um “qualquer” muito bem informado sobre a área.

  19. Imagem do comentarista
    Baduel

    Rafael Ziggy to contigo .Como diz aquela sabia expressão popular:”To cagando e andando”,para o que acontece ou que deixa de acontecer nós bastidores da blogosfera mantenha o FOCO para o que você propôs ao montar o seu blog.

  20. Imagem do comentarista
    Baduel

    Porque e com isto que o blog lida com nichos….grupos de mesmos interesses.

  21. Imagem do comentarista

    @Rachel,

    cansa mesmo.

  22. Imagem do comentarista
    Paola, a estranha

    Nossa o povo briga por qualquer coisa.
    Aff!
    Fiz um blog pra passar o tempo, escrever besteiras…
    Só isso.
    Além do mais sou secretária, não jornalista.

  23. Imagem do comentarista
    Mary Jane

    Adoro a PHD, mas sinceramente, não a considero um veículo de imprensa.

  24. Imagem do comentarista
    Mary Jane

    P.S. No post acima creio que fiz um, ou melhor, dois elogios a PHD!

    ;)

  25. Imagem do comentarista
    Gustavo Alencastro

    A imprensa é composta pelos meios de comunicação, mas os meios que divulgam notícias diárias, cotidianas, relatando assuntos locais, estaduais e do país; um jornal tipo a Folha de São Paulo é composta por uma equipe de jornalistas, que escrevem sobre todos os assuntos, colunistas que falam de política, dão sua opinião e são os únicos fora o editor principal (editor-chefe) cultura entre outros assuntos, o senhor Alexandre Fugita seria um bom colaborador para um caderno de informática, mas ele não é jornalista de formação, conhece o assunto ou ao menos domina tal parte do mundo da informática e com certeza seria importante. mas onde está o problema, quem é Alexendre Fugita ? os jornais ou algum jornalista conhecem ele para indicá-lo a produzir ou dar um a entrevista ao caderno de informática, eu não sei … mas entendo que tal post foi demasiadamente mal colocado, tudo na imprensa tem q ter repercução pelo minímo que seja, porque o jornal acima de tudo é pra vender, nunca o Fugita ia ter espaço num veículo conhecido se ele fosse por exemplo contra Microsoft ou Intel, eles são patrocinadores dos mesmos, entenderam. Sendo assim na verdade ningém vai ser louco numa coletiva de imprensa de deixar uma pessoa desconhecida falar ou fazer pergunta antes de todos os jornalistas dos melhores jornais, sites, blogs ou sei lá o que. Não estou fazendo pouco caso do post e do Alexandre fugita mas se ele fosse jornalista da Folha ia ter credencial e os demais privilégios de trabalhar pra tal veículo. Infelizmente é assim que funciona. É a mesma coisa que o Fugita querer fazer uma queda de braço com o Mike Tyson, vai perder sempre. Junte-se a eles se quiser ter seu espaço e ver o que vc escreve publicado, com direito a fotinho e tudo mais. Criticá-los não vai levar vcs a nada e fará com que percam suas chances de crescer e vc vai precisar deles pra ampliar seus “negócios”. Sucesso aos blogs e não fiquem achando que vcs são menos importantes que a “imprensa” propriamente dita, na verdade de uma forma ou de outra vcs contribuem para que a comunicação aconteça, ao menos eu procuro blogs pra obter determinadas informações e contrapor com o que eu li na “imprensa” ou até mesmo um jornalista usar as informções de um blog para compor uma matéria. li tbm no post certos puxões de orelha na imprensa, sugiro que vcs assitam ou acessem o site do progrma da Tv Cultura, chamado Observatório da Imprensa, apresentado pelo brilhante Alberto Dines, se eu não me engano ele passa nas terças, às 22h e aqui em porto Alegre e retransmitido pela TVE, daí vcs terão uma idéia do que a imprensa está fazendo e porque não causando em nossa sociedade.

  26. Imagem do comentarista

    [...] Leonardo Luz da Revista Papo de Homem: http://papodehomem.com.br/no-sou-imprensa-no-quero-ser-e-tenho-raiva-de-quem/ [...]

  27. Imagem do comentarista

    mary jane, não é PHD. é PdH..

    Evandro f., nada a ver. juca kfouri não é formado em jornalismo, por exemplo.

    os jornalistas da gazetaesportiva e lance! que cuidam do site deles são amadores. completamente. e são todos formados.

  28. Imagem do comentarista
    marcel/

    E para a namorada do Peter Parker eu digo : GRAÇAS A DEUS A PDH NÃO É IMPRENSA , não a imprensa viadosa que você conhece .

  29. Imagem do comentarista

    Isso é a web 2.0!

    O problema é a intenção… tem blogueiros que não tem essa intenção, mas fazem.
    Sei lá… pra mim isso é relativamente relativo…

    =/

  30. Imagem do comentarista

    mesmo que o seu blogue tenha mais visitas que a circulação da VEJA, seu blogue nunca vai derrubar o ministro da fazenda. (grifo meu)

    Afirmação temerária… nunca é muuuuito tempo!

    * * *

    Muitas profissões liberais (arquivistas, jornalistas e informáticos são três que me vêm imediatamente à mente) tem feito esforços no sentido de fazer uma reserva de mercado (de facto ou de jure) que é incompatível com a realidade contemporânea. As corporações de ofício, afinal, são um anacronismo da era pré-moderna.

    Eu acho que proteção à prática é cabível em algumas profissões que, por colocarem a vida humana em risco com freqüência, tem uma responsabilidade civil severa (medicina e engenharia me ocorrem). E olhe lá — até essas acho que são passíveis de discussão e possíveis exceções.

    O resto é corporativismo puro e simples.

  31. Imagem do comentarista

    Sinceramente essa discussão já cansou mesmo.
    Não sei qual é o objetivo dessa guerra entre blogueiros e jornalistas para definir o que cada um pode ou não fazer. Essa história me lembra a época em que começou a pipocar os sites sobre balada só para o povo entrar de graça na night, que se auto intitulavam imprensa. O que acabou dando um chabu dos diabos.
    Na real, acho que cada um tem o seu lugar.
    Tanto que há jornalistas que são blogueiros e blogueiros que viraram jornalistas.
    Quanto ao diploma, não tenho uma opinião bem definida. Mas publicitários não são obrigados a ter um diploma e mesmo assim é um dos cursos mais procurados, junto com jornalismo. Agora por que exigir diploma para ser advogado? Se eu estudar bem as leis e prestar e passar na prova da OAB, será que não poderei ser considerado advogado? Isso é uma outra discussão, tanto que perdi o foco.
    Na real, a maioria dos blogueiros são como colunistas e clippeiros, dando sua opinião em alguns assuntos e requentando matérias de outros sites e blogs.
    O Leonardo mandou bem no texto, mas ainda acho que essa discussão vai longe.

  32. Imagem do comentarista
    Mary Jane

    Thiago

    Mas, mas, mas……………… PHD soa mais intelectual.. e flue melhor….

    Ok.

    Não colou. Errei.

    Que bom que PDH tem um revisor de plantão, ham?

    ;)

  33. Imagem do comentarista

    Lourenço
    “Mas os blogueiros não param de falar disso”

    Disse tudo.
    E que estória é essa de “fusão”?
    Acho que os blogs devem continuar como estão, independentes e em seu próprio mundo, até que, enfim, dominarão o espaço da mídia na internet, deixando os “portaizinhos” de lado. Por que esse papo todo de “nhenhenhe” plim plim pra mim, olha meu umbigo e blablabla?
    Ajoelha e chora para a mídia finalmente falar da revolução silenciosa dos blogs… talvez ajude…
    Lourenço, nada de igual para igual, aí vai acabar com todo o encanto que fazem os blogs serem o que são hoje. Blogs são blogs, ponto. Conquistar espaço não tem nada com “quando a mídia notar os blogs”, é conquistar espaço e dominar, avançar e atacar, tomar terreno, assim que tem que ser.
    Teve um país em guerra, golpe, aí que o único contato com o mundo era através de blogs, mataram alguns blogueiros inclusive. Caso existisse essa “fusão” teriam ficado calados e não existiria manifestação alguma através de porcaria nenhuma. É a maneira simples dos blogs que encanta todos, vocês são chefes de vocês mesmos.
    Blogs estão querendo deixar de ser blogs… isso é que vejo para o “futuro” dos blogs…

  34. Imagem do comentarista

    Mary, é que li PHD e por um instante comecei a pensar nos meus professores da facul, que só falam em PHD, PHD, PHD… estou começando a odiar essa sigla. por isso corrigi e tal.

    SaintCahier, vc tem razão, nunca é muito tempo.

    Mas, não dou 10 anos (20 com sorte, vai..) pros blogues serem extintos, pelo menos do jeito que os conhecemos. E vou dizer o motivo. a internet móvel (celular, PDAs) está chegando, até 2018 (10 anos, vai..) duvido que alguém que está lendo não terá um celular com internet de altíssima velocidade. a comunicação vai mudar pois em celulares temos telas menores, os textos tenderão a ser menores também.
    notícias podem ser dadas em apenas 1 linha. e um complemento básico de 5 ou 6 linhas já te deixa informado. é mais difícil fazer isso num blogue, concorda?

    eu acho lindo esse processo de renovação. tenho medo pois sei que vou me fuder durante o processo, ficar pra trás (já que sou desenvolvedor) e etc. r00000xxx! :D

  35. Imagem do comentarista

    Não li os comentários todos pq estou de saída (depois o faço) mas não podia deixar de citar o Edney que escreveu muito bem dobre o tema blogueirosximprensa.

    Sou blogueiro e nem eu aguento mais essa polêmica!

  36. Imagem do comentarista

    O Gustavo que pos o link da wikipedia acho que fez isso pra lembrar rque “imprensa” devira da invenção de Gutemberg que transpunha tipos móveis em madeira alinhados para folhas de papel pressionando-os com uma prensa.

    Mas na prática, imprensa não são apenas os meios de comunicação impressos. Em todo caso, o termo mais adequado acaba sendo mídia, que vem de “media” (acho que é latim, sei lá), “meio”. Blogues são mídia. Mas podem fazer jornalismo, mesmo sem serem feitos por jornalistas. E podem não fazer, ainda que assinados por diplomados e renomados por aí.

    Há muito blogue dando barriga (notícia falsa, errada) e alguns dando furos. Quando dão furos? Quando apuram, entrevistam, checam e falam de coisas relevantes que ninguém falou.

    Têm credibilidade? A depender do público, a revista Veja tem total ou nenhuma credibilidade. O mesmo vale pra IstoÉ, pra CartaCapital, pra Época…

    Cada pessoa seleciona os que lê a medida que se identifica e vai adquirindo confiança tanto na qualidade, na precisão e na atualidade da informação, quanto da opinião. Por atualidade eu quero dizer rapidez pra comentar algum fato que tá no escopo do blogueiro…

    Sobre as credenciais, no Futepoca, a gente tem um pouco de dificuldade pra conseguir credencial de imprensa qdo acontece de cobrir um evento. Somos jornalistas, cada um dos 8 com seus trampos (todas fora do ambito esportivo), o que permite arrumar credenciais para as coberturas que fazemos profissionalmente. Mas os blogueiros famosos que têm equipe já conseguem credenciais. E com o tempo as organizações dos eventos chegam lá. O difícil vai ser selecionar.

  37. Imagem do comentarista
    kil

    que todos esse blogs cretinos e inuteis que eu tanto ví antes de chegar a este sejam destruidos !
    que se F$#@ os outros blogs …

    axo que imprensa seria muito para certos blogs mais um diario coletivo seria algo mais louco .. husahsuahsu

    que o sit continue assim e n mude pois está muito bom

  38. Imagem do comentarista
    Anselmo

    emo

  39. Imagem do comentarista
    Alexandre

    Mas então, site de notícias regionais, Portal de variedades, portal do município por exemplo, mesmo que dando um “clipping” de vez em quando, é ou não é imprensa?
    Engraçado é que meu site é de cidade pequena, mas tem tão maior influência como veículo de comunicação do que os jornais locais que circulam por aqui! Organizadores de eventos quando não patrocinam, batem à minha porta para dizer que sou convidado, oferecem mordomias do tipo camarote ou (adolescente) 12 anos.
    Assessorias de imprensa me ligam pedindo participação (isto é política, eu sei) esperando que uma matéria seja feita para dar ênfase ao evento.
    Hehehe
    Afinal, é imprensa?

  40. Imagem do comentarista

    Thiago. Sempre existem pessoas que querem ler e saber mais dos assuntos de que viram a notícia.

    Logo achar que tudo tenderá a notícia de uma linha e comentários idem é precipitação

Deixe um comentário




Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.


Quem mais comentou

Papo de Homem - Lifestyle Magazine . Conteúdo publicado sob Licença Creative Commons . Anuncie . Política de Acessibilidade . Wenetus