Monte sua biblioteca com o método prático da série "A Menina sem Qualidades"

Dos quatro primeiros capítulos de A menina sem qualidades, a minissérie da MTV, vi dois na TV e os outros recuperei no site, no dia seguinte.

Ana (Bianca Comparato) e O Homem sem qualidades na banheira
Ana (Bianca Comparato) e O Homem sem qualidades na banheira
Algumas semanas antes da estreia, o diretor Felipe Hirsch disse que uma boa história é sempre mais importante do que a plataforma ou o meio tecnológico de exibição. É bem old school, também sou assim, romântico. O mérito da série, aliás, está em conseguir que alguém vá para a frente da TV aberta à meia-noite com a finalidade específica de vê-la.

Até aqui, A menina sem qualidades trouxe pouco sexo e muita literatura. E ótima música. Ana, a protagonista vivida por Bianca Comparato, gosta de ler na banheira. Leituras cabeçudíssimas.

No primeiro episódio, enquanto passeia pelo bosque e beija a namorada, Ana resume a história de amor do romance A espuma dos dias (1947), de Boris Vian, que acaba de virar filme. “Chloé tem um nenúfar”, ela conta. E engata logo a súmula do clássico iraniano A Coruja cega (1937), de Sadegh Hedayat.

Ana é leitora onívora. Sua mãe, cuja alma melancólica parece aprisionada num vinil do Cure ou do Jesus and Mary Chain, revela que a menina já leu russos, gregos, existencialistas, Marx e Freud. “Qual é mesmo aquele do inferno que eu gosto, Ana?”. Na aula de política, a menina causa polêmica ao sugerir que O Senhor dos Anéis é uma metáfora da guerra.

Eis que a menina vai para a banheira com Robert Musil e seu O Homem sem qualidades. Ela lê em inglês, claro. A minha edição em português, da Nova Fronteira, tem 1273 páginas. Não é leitura fácil, mas em suas mãos delicadas o calhamaço é praticamente um vira-páginas. Ela deve gostar especialmente do capítulo 46: Ideais e moral são o melhor meio de preencher o grande vácuo a que chamamos alma.

Neste momento ela está às voltas como The evolution of cooperation, de Robert Axelrod. Tem biologia, matemática, filosofia, teoria dos jogos, enfim, um pacote completo de complexidade.

Abaixo está a primorosa trilha sonora da minissérie. Enjoy.

a-menina-sem-qualidades

Quarto capítulo

Terceiro capítulo

Segundo capítulo


Primeiro capítulo




publicado em 04 de Junho de 2013, 10:00
F9e47c6892130bac2a11261d919070ab?s=130

Edward Pimenta

Edward Pimenta é jornalista e trabalha na Editora Abril. Autor de O homem que não gostava de beijos (Record, 2006), escreve mimosidades em EPIMENTA.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura