Meu carro morreu. E agora?

Fred Fagundes

por
em às | Mecenas, Mobil, Velocidade


O carro é a máquina mais sentimental do mundo. E em determinado momento de sua vida ele vai demonstrar vontade própria. Situações e atitudes que simplesmente acontecem. Na maioria das vezes, em piores horas.

Então, com o carro parado no meio da estrada, sem saber o que fazer, pra onde correr ou pedir socorro, é o momento certo de demonstrar tranqüilidade, estufar o peito, olhar para o horizonte e dizer: deu m…

"Vamos lá, amigo. Vai! Funciona!"

É sempre no auge da crise e do problema que o homem deixa de pensar no mais simples. Em casos como esse, como a impressionante morte do carro no meio do nada, inúmeras teorias para o acontecimento surgem. Desde boicote do vizinho até a inútil da sua irmã que pegou o carro no final de semana. Não é hora de achar culpado. Mas sim, visar uma solução o mais rápido possível.

O seu carro, a não ser que ele seja um Transformer, não morre por acaso. Você o tratou mal. Então vamos listar motivos a formas de recuperar o veículo em três situações de risco. Do básico ao mais trágico, tudo tem solução. Basta estar preparado na hora que o fato ocorrer. E o principal: ter as informações necessárias de como agir.

Caso 001: acabou a gasolina

Você dirigia tranquilamente quando, do nada, o motor do carro parou de funcionar. O desespero bate conta e você tenta dar partida mais uma vez. Sem sucesso. O mais importante é posicionar o veículo em lugar seguro. Tome todos os cuidados do mundo se for descer para empurrá-lo. Caso você não consiga chegar até o acostamento, utilize o triangulo para anunciar aos outros motoristas que há perigo na pista.

Para ter certeza que a falta de combustível que causou o desligamento do motor – fato passível de multa de acordo com o artigo 180 -, abra a tampa do tanque de combustível e dê uma chacoalhada no carro. Aproxime o ouvido do tanque para perceber algum tipo de barulho do combustível. Se o som for de pouco liquido e um enorme eco, está aí a causa do problema: você não abasteceu o carro.

Ligue para um conhecido que mora próximo do local onde você está e peça socorro. Dependendo de onde você estiver, dois litros de combustível devem ser suficientes para um check point no posto mais próximo.

Caso você tenha certeza que o ponteiro acusava boa quantidade de combustível, atenção. O problema pode ser elétrico ou até de vazamento. Vá imediatamente até uma mecânica de confiança.

Foco. Não entre na oficina com um carro falhando e saia com uma máquina tunada. Pensando bem, por que não?

Caso 002: bateria arriou

Tecnicamente, a bateria do carro não pode arriar com o motor ligado. Tecnicamente. Casos assim existem. Bateria descarregada é uma das mais irritantes dores de cabeça que o veículo pode nos proporcionar. O modo de evitá-la é a de sempre: precaução. Sempre cheque se não deixou o farol ou qualquer luz interna acesos. O mesmo vale para o rádio. Certifique-se de desligar todo e qualquer acessório multimídia do veículo.

Para ter certeza que o problema está na bateria, repare no seu painel quando for girar a chave. Se na ignição o painel mostra-se descontrolado, com os ponteiros do velocímetro tremendo freneticamente e um ruído estranho surgir do capô, bingo. Sua bateria está descarregada. Assim, a saída é chamar aquele amigo gente boa para uma chupeta.

Ah, você entendeu, vai.

Chupeta é uma opção melhor que fazer o carro pegar no tranco, pois não o danifica. Trata-se basicamente de uma gambiarra. Com cabos adequados, você vai ligar sua bateria na bateria de outro carro. O carro que vai transferir a energia precisa estar ligado para acionar a bateria descarregada. Tente dar partida cinco vezes. Se não funcionar, a única solução é a troca.

Independente se funcionar com a chupeta ou não, o mais indicado é fazer a modificação o quanto antes. Uma vez arriada, a bateria está sujeita te deixar na mão outras vezes.

"Loja de baterias mais próxima? Ah...só seguir aqui. Três dias de caminhada e você tá lá"

Caso 003: motor ferveu

O motor do carro pode superaquecer a qualquer momento. Para que isso não acontece, esteja atento ao medidor de temperatura. Especialmente em dias de muito calor e em congestionamentos. Caso o ponteiro aponte estar acima do nível tolerável, desligue o carro imediatamente, abre o capô, dê um tempo e confira se há água no radiador.

Jamais remova a tampa do radiador de imediato. Isso pode render uma queimadura muito séria na mão. Não coloque água fria no motor, pois o choque térmico pode causar um problema ainda maior. Verifique se há algum vazamento no tanque de arrefecimento. Esteja atento a esse tanque, ele é essencial para o bom funcionamento do carro.

Existe uma série de fatos que podem ferver o motor. Uma delas é a perda do liquido de arrefecimentos, algo que ocorre quando há um vazamento na mangueira ou no radiador. Problemas na bomba de água, na correia da ventoinha e no termostato também podem render danos ao motor e esquentá-lo.

Caso o motor tenha fervido com o suficiente de liquido no tanque de arrefecimento, red flag. O problema pode ser mais serio que você imaginava. Não invente e chame um mecânico.

Ter um carro não é qualquer coisa simples. Uma vez concretizado esse casamento, é preciso responsabilidade. Muito cuidado antes de fazer viagens longas e em períodos de clima quente. Tirar algumas horas do final de semana para pesquisar e praticar observações na mecânica do veículo não é perda de tempo, mas sim investimento na sua futura tranquilidade.

Lembre-se de respeitar os períodos de revisão e ter sempre em mãos contatos de mecânicas, auto-elétricas e de um amigo gente boa. Pesquise, informe-se, saiba o que é melhor para o seu carro.

Ele agradece. E não vacila.

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Fred Fagundes

Fred Fagundes é gremista, gaúcho e bagual reprodutor. Já foi office boy, operador de CPD e diagramador de jornal. Considera futebol cultura. É maragato, jornalista e dono das melhores vagas em estacionamentos. Autor do "Top10Basf". Twitter: @fagundes.


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  • http://www.facebook.com/people/Rosana-Rogeri/100000284466237 Rosana Rogeri

    Legenda da terceira foto: três “dias” de caminhada ou algo parecido??

  • http://www.facebook.com/fredericofagundes Fred Fagundes

    Nunca na história desse editor a experiência de vida foi tão utilizada para fazer um post. Na primeira vez fiquei sem gasolina devido um problema elétrico. O carro nem era meu. O ponteiro acusava tanque na metade. Aí, do nada…

    A segunda foi há poucos dias. A melhor coisa que fiz foi trocar a bateria numa auto-elétrica, e não na concessionaria. Economia de mais de R$100,00.

    Eu tinha um Pálio 2001 que fervia muito. Descobri que o problema era vazamento de água. Problema resolvido. Mas deu muita dor de cabeça.

    O segredo é: manutenção :)

  • Daniel Felipe

    Sou motorista de primeira viagem, peguei meu primeiro carro no começo do ano.

    Primeira vez que ví o ponteiro subir e sair fumaça do motor fiquei maluco! Já pensei “fudeu, lá vai eu comprar outro motor”. Sorte que eu tava pertinho de casa. Problema no cebolão…Era só ligar o ar condicionado que eu podia continuar a andar sem esquentar.

    Agora ele tá com vontade de virar pra direita sozinho. Ja mandei alinhar, voltou e nao durou um mes tava puxando pra direita de novo. Já tem uns 2 meses assim e eu nao levei pra arrumar. Sei que fode os pneus mas nunca lembro de ir lá alinha-lo.

    • http://www.facebook.com/fredericofagundes Fred Fagundes

      Mas você deu uma olhada nisso de esquentar o motor com o ar desligado, Daniel? Red flag. Isso pode causar um dano maior no futuro. Fica de olho. Sobre o carro puxar para os lados, lembre-se de calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana.

  • http://twitter.com/atraindo Feliphe Rainertt

    Ontém antes de viajar, eu parei num posto de gasolina e enquanto fui na conveniência fazer um lanche, pedi pro frentista trocar a agua, pois o mesmo não trocou e disse que trocou. Resultado, o motor ferveu no meio do caminho. Ainda bem que eu tinha umas garrafas de agua no porta malas.

    • http://www.facebook.com/fredericofagundes Fred Fagundes

      Nada contra frentistas, mas não desgrude os olhos do carro quando ele estiver com o capô aberto, Feliphe.

  • http://twitter.com/bdebigode Bruno Garcia

    Boa coluna, faltou dar umas dicas, que dependendo do seu carro fazem toda a diferença:

    Em todos os casos é sempre bom ter uma caixa de ferramentas (daquelas pequenas, que vem montadas em estojos que se compra em supermercados)

    O cabo de chupeta é baratinho, mantenha um no porta malas e é uma dor de cabeça a menos.

    Se o seu carro for beberrão, uma garrafa pet 2 litros com gasolina resolve seu problema em 90% dos casos. 

    Para isso é sempre importante lembrar que o porta malas serve para muito mais coisas do que apenas colocar uma caixa de som imensa que vai acabar com a seu ouvido e sua bateria.

    Abraços

    PS: Se tiver um fusca mantenha sempre no porta luva um cabo de embreagem e um de freio. É muito comum eles desgastarem e romperem.

    PS2: Carros com radiadores é sempre bom manter um epoxi no porta luvas, se o radiador rachar basta secar, grudar o epoxi e esperar secar um pouco que você estará pronto para rodar mais uns 100000 Km.

    • http://www.facebook.com/fredericofagundes Fred Fagundes

      Ótimas dicas, Bruno. A caixa de ferramentas é essencial. Sempre ter também uma lanterna no carro.

  • http://www.kuro-obi.com.br Alberto Brandão

    Confesso não sei absolutamente nada de carro. É sério.

    Sei trocar pneu porque é algo intuitivo, tudo que possa ser assim, de resto não faço ideia.

  • http://www.facebook.com/people/Sonny-Allan/1222975106 Sonny Allan

    Já passei por experiencias traumatizantes com meu Dirty Black Ká (é um ford ka preto, o dirty requer explicações proibidas para a hora que este comentario foi postado xD)

    O grande segredo é sempre a boa manuteção….. sempre

  • http://www.facebook.com/people/Lucas-Neto/100001393534145 Lucas Neto

    Eu tinha uma Ford F100 ’59 (motor V8 270). Vazava óleo e água e o mostrador de combustível não funcionava. Fiquei parado na rua algumas vezes antes de aprender a abrir o capo antes de cada saída na rua. No fim eu acabei vendendo, mas me ensinou muito, principalmente como “conversar” com o carro.

  • http://www.facebook.com/fredericofagundes Fred Fagundes

    Boa sorte, Rafael. O carro tem quantos quilômetros rodados? Se for novo, pode ser algum problema elétrico.

  • http://gabrielmoraes.com Gabriel Moraes

    Dica de Muita Importância, tenha algo pra fazer enquanto espera o mecânico, (tipo ler ou outra coisa), conheço cinco pessoas que ferraram mais o carro porque tento arruma, ou testa pra vê como tava, coisas desse tipo…

  • Aluísio

    Cara meu pai é expert em se livrar de situações dificeis dessas,uma vez no meio de uma BR,longe de tudo e todos,o carro dele pregou e dps de ver o que tinha acontecido ele descobriu um defeito na bomba que bombeia a gasolina,sem problemas:trocou a bomba da gasolina pela bomba do limpador de parabrisas,que joga a água no parabrisas,funcionou até ele chegar na borracharia mais proxima…

  • http://www.facebook.com/fredericofagundes Fred Fagundes

    Brunno, essa é uma questão antiga. Não há lei que proíba o posto de vencer combustível direto na garrafa PET. Contudo, apenas veículos preparados e legalizados podem transportar gasolina. Em casos como esse vale mais o bom senso do policial para quebrar o seu galho.  

  • http://www.facebook.com/fredericofagundes Fred Fagundes

    Brunno, essa é uma questão antiga. Não há lei que proíba o posto de vencer combustível direto na garrafa PET. Contudo, apenas veículos preparados e legalizados podem transportar gasolina. Em casos como esse vale mais o bom senso do policial para quebrar o seu galho.  

  • http://twitter.com/_Croco Adriano C.

    Essa de esperar esfriar ao checar a água é um detalhe que todo mundo esquece.

    Inclusive meu irmão, que foi checar a água de um Chevette dele sem esperar. Abriu a tampa. Não queimou a mão. QUEIMOU A CARA TODA.

    Ainda bem que não foi nada tão grave, mas fica a dica para os metidos a corajosos.

  • http://profiles.google.com/rafaelgerude Rafael Gerude

    Resultado: A XTerra passou por uma cirurgia. Fez um transplante do motor de arranque. O bicho agora tá novinho! Tá parecendo uma Hilux… Só quando gira a chave, depois… É BEM MELHOR. Hehehehehe… 300 dilmas (guincho + peças + mão de obra)!

  • Edilainecanuto

    nossa eu tenho uma ducato, e ontem passei rm um possa d agua e ela parou, não da partida , as luzes do painel acendem mas o motor não funciona.

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