Dr. Fitness ensina 5 exercícios simples para você malhar em casa

Fábio Bergamo

por
em às | Dr. Fitness


Hoje, 1º de setembro, é o Dia do Profissional de Educação Física (é também o Dia da Bailarina, mas vamos ignorar). Aproveitamos a data para trazer um deles para a Equipe PdH.

Uma lifestyle magazine como o PapodeHomem não poderia deixar de ter uma coluna sobre um assunto de extrema relevância pra todos nós. Depois de longa e incessante procura (pesquisas, investigações, interrogatórios, perseguições, testes), o departamento de caça-talentos PdH encontrou alguém disposto a mostrar como fortalecer e movimentar o corpo de todos os jeitos – OK, nem todos, pois pra isso temos o Dr. Love.

Aqui no PapodeHomem serei responsável pelos assuntos relacionados ao corpo, saúde e forma física. Minha missão será ajudar os leitores a ter uma saúde melhor e uma barriga de chopp (famoso calo sexual) um pouco menos saliente, utilizando exercícios de fácil execução e com pouco tempo por dia, além de informações para que todos os leitores possam melhorar seu condicionamento físico no intuito de ter um “formato” no mínimo razoável e uma vida mais saudável para aproveitar o máximo que ela pode oferecer. Quem conseguir se dedicar com certeza notará diferenças em pouco tempo.

levantamento-de-mulher
Levantamento de mulher será um dos tópicos abordados

Ter um corpo em forma, ou pelo menos dentro dos padrões, é um bom começo pra se conseguir um olhar diferente daquela gata na qual você está interessado. Entretanto, mais do que estética, o verdadeiro propósito da atividade física é melhorar nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Um estilo de vida fisicamente ativo ajuda a prevenir e combater diversas doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, depressão, estresse, além de melhorar nossa disposição ao trabalho, capacidade cognitiva, estabilidade emocional, qualidade do sono e desempenho sexual. Sem contar a saúde do coração, mas isso já foi falado aqui algumas vezes pelo Dr. Health.

Cuidar da própria imagem também traz benefícios psicológicos. A capacidade de transformar o próprio corpo dá uma sensação de poder muito positiva, de realização, conquista, autonomia. E isso não depende de ninguém a não ser de si próprio, da força de vontade e um pouco de dedicação e disciplina.

Para ter boa saúde e um corpo legal é necessário equilíbrio. Alimentação balanceada e quantidade adequada de exercícios físicos vão proporcionar esse equilíbrio. “Qual seria uma alimentação balanceada pra mim? Quanto e qual tipo de exercícios devo fazer para ficar sarado?”. Essas são perguntas que são respondidas com precisão apenas individualmente.

O metabolismo do Lucas não é igual o do Tiago, nem do Mateus. O histórico de atividade física também é diferente. Isso faz com que uma mesma dieta e a mesma sequencia de exercícios aplicadas para os três tenham resultados diferentes. Não é por acaso que até hoje não exista a fórmula mágica para o cidadão ficar sarado e arrasar no verão.

arnold
“Meus músculos estão aqui, idênticos. É que eu parei de exibi-los…”

É claro que com minhas dicas ninguém vai ficar parecendo o Schwarzenegger. Cuidado, aliás, com as “poções mágicas” que prometem efeito em curto prazo. Elas podem prejudicar muito sua saúde, causando inclusive câncer. Tudo que vem fácil, quando você para, volta pior que antes.

Pra você que está sem fazer nenhum tipo de exercício há tempos e não aguenta com o próprio peso, aqui vão 5 exercícios infalíveis pra fazer na sua casa, tirá-lo desse marasmo e dar um pontapé inicial à vida fisicamente ativa.

Por enquanto, as referências são de vídeos diversos, mas pretendo gravar os próximos exercícios, assim como faz o Dr. Drinks.

Flexão de braços


Vídeo no YouTube

É importante manter uma abertura das mãos só um pouco além da largura dos ombros pra não forçar demais as articulações. Tronco reto e abdominal contraído, como se fosse juntar o umbigo com as costas.

Agachamento


Vídeo no YouTube

Muita atenção para os joelhos não ultrapassarem a ponta dos pés. Jogar os braços à frente, como no vídeo, ajuda muito no equilíbrio. Não há necessidade de descer mais que 90º. Observe o vídeo que está bem exemplificado.

Tríceps no banco, cadeira ou sofá


Vídeo no YouTube

Não se esqueça de fazer a rotação da articulação do cotovelo antes de iniciar esse exercício para evitar lesão. Quanto mais longe do tronco sua perna estiver, maior o grau de dificuldade.

Reto abdominal


Vídeo no YouTube

Mantenha o abdômen contraído o tempo todo. Tente não tirar a mão do chão, como mostra o vídeo. Inspire (puxe o ar) quando estiver no chão, expire (solte o ar) quando estiver em cima.

Abdominal isométrico | “Cão perdigueiro”


Vídeo no YouTube

Novamente mantenha os músculos abdominais contraídos como se quisesse colocar o umbigo nas costas. Importante manter o alinhamento das costas, pernas e braços bem estendidos e parados.

Como praticar

Antes de começar qualquer programa de exercício físico, mesmo que você tenha 20 anos, é importante fazer uma visita ao cardiologista ou médico do esporte para saber se está tudo em ordem com o coração e se está liberado para os exercícios sem restrição.

Para iniciar a sessão de exercícios sempre faça alongamento e aquecimento de todos os grupos musculares, pois a maioria dos exercícios que passarei utilizarão mais de um grupamento muscular.

Cada um tem seu limite e vale a pena respeitá-lo, então comece os exercícios com no máximo 10 repetições. Descanse até recuperar o fôlego e faça mais uma série de 10 repetições. Espere até o dia seguinte pra ver o resultado: se não conseguir erguer os braços pra lavar o cabelo, é hora de começar a se preocupar, meu caro – seu condicionamento físico não está nada bom. Se nada acontecer nada nas 48 horas seguintes, aumente gradativamente o número de repetições dos exercícios.

Aproveito meu artigo inaugural para perguntar o que vocês sugerem para os próximos textos e exercícios. Dúvidas, sugestões e comentários são bem-vindos!

Fábio Bergamo

É personal trainer e mestre em educação física pela USP. Põe a culpa nos amigos e mulheres por não conseguir treinar para o triathlon que sonha em fazer. Responde por @fbergamo no Twitter.


Outros artigos escritos por

Somos entusiastas do embate saudável

O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Somos um espaço plural, aberto a visões contraditórias. Conheça nossa visão e a essência do que fazemos. Você pode comentar abaixo ou ainda nos enviar um artigo para publicação.


EXPLODA SEU EMAIL

Enviamos um único email por dia, com nossos textos. Cuidado, ele é radioativo.


TEXTOS RELACIONADOS

Queremos uma discussão de alto nível, sem frescuras e bem humorada. Portanto, leia nossa Política de Comentários.


  • http://valdirmendes.blogspot.com/ Valdir Mendes

    Ótimas dicas, vo tentar em casa.

    Seguinte, tem como emagrecer tomando cerveja?? hehe

  • http://valdirmendes.blogspot.com/ Valdir Mendes

    Ótimas dicas, vo tentar em casa.

    Seguinte, tem como emagrecer tomando cerveja?? hehe

  • http://valdirmendes.blogspot.com/ Valdir Mendes

    Ótimas dicas, vo tentar em casa.

    Seguinte, tem como emagrecer tomando cerveja?? hehe

  • http://valdirmendes.blogspot.com/ Valdir Mendes

    Ótimas dicas, vo tentar em casa.

    Seguinte, tem como emagrecer tomando cerveja?? hehe

  • http://valdirmendes.blogspot.com/ Valdir Mendes

    Ótimas dicas, vo tentar em casa.

    Seguinte, tem como emagrecer tomando cerveja?? hehe

  • http://valdirmendes.blogspot.com/ Valdir Mendes

    Ótimas dicas, vo tentar em casa.

    Seguinte, tem como emagrecer tomando cerveja?? hehe

  • http://valdirmendes.blogspot.com/ Valdir Mendes

    Ótimas dicas, vo tentar em casa.

    Seguinte, tem como emagrecer tomando cerveja?? hehe

  • http://valdirmendes.blogspot.com Valdir Mendes

    Ótimas dicas, vo tentar em casa.

    Seguinte, tem como emagrecer tomando cerveja?? hehe

  • Mr. Berlitz

    Welcome Dr. Fitness !!!!

    Já que a corrida é um dos exercícios que traz mais resultado em pouco tempo, e não necessita muito gasto com local apropriado/equipamento, eu acredito que um artigo sobre como começar a correr é bem válido!

    Daquelas que ensina a começar intercalando caminhada com corrida….

    Fica minha sugestão !

    • Rafael V Machado

      Olá Mr. Berlitz.

      Meu nome é Rafael v Machado, e gostaria de te mostrar como fazer atividade física, com qualidade e resultados, no conforto de sua casa.

      Acesse: http://www.homeaction.com.br/blog e confira.

      Atenciosamente

      Rafael v Machado

  • Mr. Berlitz

    Welcome Dr. Fitness !!!!

    Já que a corrida é um dos exercícios que traz mais resultado em pouco tempo, e não necessita muito gasto com local apropriado/equipamento, eu acredito que um artigo sobre como começar a correr é bem válido!

    Daquelas que ensina a começar intercalando caminhada com corrida….

    Fica minha sugestão !

  • Mr. Berlitz

    Welcome Dr. Fitness !!!!

    Já que a corrida é um dos exercícios que traz mais resultado em pouco tempo, e não necessita muito gasto com local apropriado/equipamento, eu acredito que um artigo sobre como começar a correr é bem válido!

    Daquelas que ensina a começar intercalando caminhada com corrida….

    Fica minha sugestão !

  • Mr. Berlitz

    Welcome Dr. Fitness !!!!

    Já que a corrida é um dos exercícios que traz mais resultado em pouco tempo, e não necessita muito gasto com local apropriado/equipamento, eu acredito que um artigo sobre como começar a correr é bem válido!

    Daquelas que ensina a começar intercalando caminhada com corrida….

    Fica minha sugestão !

  • Mr. Berlitz

    Welcome Dr. Fitness !!!!

    Já que a corrida é um dos exercícios que traz mais resultado em pouco tempo, e não necessita muito gasto com local apropriado/equipamento, eu acredito que um artigo sobre como começar a correr é bem válido!

    Daquelas que ensina a começar intercalando caminhada com corrida….

    Fica minha sugestão !

  • Mr. Berlitz

    Welcome Dr. Fitness !!!!

    Já que a corrida é um dos exercícios que traz mais resultado em pouco tempo, e não necessita muito gasto com local apropriado/equipamento, eu acredito que um artigo sobre como começar a correr é bem válido!

    Daquelas que ensina a começar intercalando caminhada com corrida….

    Fica minha sugestão !

  • Mr. Berlitz

    Welcome Dr. Fitness !!!!

    Já que a corrida é um dos exercícios que traz mais resultado em pouco tempo, e não necessita muito gasto com local apropriado/equipamento, eu acredito que um artigo sobre como começar a correr é bem válido!

    Daquelas que ensina a começar intercalando caminhada com corrida….

    Fica minha sugestão !

  • Mr. Berlitz

    Welcome Dr. Fitness !!!!

    Já que a corrida é um dos exercícios que traz mais resultado em pouco tempo, e não necessita muito gasto com local apropriado/equipamento, eu acredito que um artigo sobre como começar a correr é bem válido!

    Daquelas que ensina a começar intercalando caminhada com corrida….

    Fica minha sugestão !

  • http://www.fotolog.com/seretur Phreddie

    Acho que uns videos explicando os alongamentos seria ótimo, cara! Eu sei fazer alguns básicos porque meu pai me ensinou, mas tem muita gente que não sabe :/

    Gostei muito!

    100+ 8)

  • http://www.fotolog.com/seretur Phreddie

    Acho que uns videos explicando os alongamentos seria ótimo, cara! Eu sei fazer alguns básicos porque meu pai me ensinou, mas tem muita gente que não sabe :/

    Gostei muito!

    100+ 8)

  • http://www.fotolog.com/seretur Phreddie

    Acho que uns videos explicando os alongamentos seria ótimo, cara! Eu sei fazer alguns básicos porque meu pai me ensinou, mas tem muita gente que não sabe :/

    Gostei muito!

    100+ 8)

  • http://www.fotolog.com/seretur Phreddie

    Acho que uns videos explicando os alongamentos seria ótimo, cara! Eu sei fazer alguns básicos porque meu pai me ensinou, mas tem muita gente que não sabe :/

    Gostei muito!

    100+ 8)

  • http://www.fotolog.com/seretur Phreddie

    Acho que uns videos explicando os alongamentos seria ótimo, cara! Eu sei fazer alguns básicos porque meu pai me ensinou, mas tem muita gente que não sabe :/

    Gostei muito!

    100+ 8)

  • http://www.fotolog.com/seretur Phreddie

    Acho que uns videos explicando os alongamentos seria ótimo, cara! Eu sei fazer alguns básicos porque meu pai me ensinou, mas tem muita gente que não sabe :/

    Gostei muito!

    100+ 8)

  • http://www.fotolog.com/seretur Phreddie

    Acho que uns videos explicando os alongamentos seria ótimo, cara! Eu sei fazer alguns básicos porque meu pai me ensinou, mas tem muita gente que não sabe :/

    Gostei muito!

    100+ 8)

  • http://eugus.blogspot.com/ Gustavo Bohlen

    Muito bacana, sou fã de flexões de braço, hehehe

    como sugestão fica o http://www.hundredpushups.com

    lá dentro tem tambem link pro 200 abs e 200 squats, é bem interessante, recomendo…

  • http://www.fotolog.com/seretur Phreddie

    Acho que uns videos explicando os alongamentos seria ótimo, cara! Eu sei fazer alguns básicos porque meu pai me ensinou, mas tem muita gente que não sabe :/

    Gostei muito!

    100+ 8)

  • http://eugus.blogspot.com Gustavo Bohlen

    Muito bacana, sou fã de flexões de braço, hehehe

    como sugestão fica o http://www.hundredpushups.com

    lá dentro tem tambem link pro 200 abs e 200 squats, é bem interessante, recomendo…

  • Heinz

    Tem que estudar bastante ainda amigo, mas tá bom o artigo.

  • Heinz

    Tem que estudar bastante ainda amigo, mas tá bom o artigo.

  • Thiago

    Seja muito bem vindo (falei como dono da casa, desculpa ai)

    Então ja que vc pediu duvidas ai vai a minha:

    Tenho 18 anos, 1,95 cm e 82 kg.
    O que acontece é que quando era pequeno sempre fui muito gordinho(os 9, 10 anos era quase obeso). Ai quando cresci, imagreci de uma vez. Até ai blz.

    Todo mundo me ve como um cara magrelo e sou mesmo (digo isso pelo meus ombros que se emagreço muito (3 ou 4 kilos) parece aquele osso das costa de cachorro magro).

    Mas mesmo sendo magro, eu nunca consegui ficar com a barriga definida (fiz academia 1 ano) pq tenho tipo um acumulo de gordura nesta area. Ha, e como desgraça pouca é bobagem, meio que tenho peitinhos (pronto, confessei).

    Se engordo para ficar mais “cheinho” fico barrigudo, se emagreço para tentar resolver a barriga, fico parecendo um doente (cara de morto mesmo).

    Então tem como ficar com uma barriga da hora?

    • Robson Lima

      cara na boa pra tu começa a fica definido tu tem que perde essa gordurinha na barriga pra depois do ganha massa magra e definir ela pq eu so magro mas so definido. Nunca tive problema de gordura e to na luta pra ganha massa. Então perde primeiro pra depois ganha e definir entendeu?

    • caio

      vc esta no peso ideal para a sua idade se vc estiver com gordura faça exercicios o seu peso é de: O seu Índice de Massa Corporal (IMC) é:21.56

      Para sua altura o peso ideal é entre:
      71 Kg e 94 Kg

  • Thiago

    Seja muito bem vindo (falei como dono da casa, desculpa ai)

    Então ja que vc pediu duvidas ai vai a minha:

    Tenho 18 anos, 1,95 cm e 82 kg.
    O que acontece é que quando era pequeno sempre fui muito gordinho(os 9, 10 anos era quase obeso). Ai quando cresci, imagreci de uma vez. Até ai blz.

    Todo mundo me ve como um cara magrelo e sou mesmo (digo isso pelo meus ombros que se emagreço muito (3 ou 4 kilos) parece aquele osso das costa de cachorro magro).

    Mas mesmo sendo magro, eu nunca consegui ficar com a barriga definida (fiz academia 1 ano) pq tenho tipo um acumulo de gordura nesta area. Ha, e como desgraça pouca é bobagem, meio que tenho peitinhos (pronto, confessei).

    Se engordo para ficar mais “cheinho” fico barrigudo, se emagreço para tentar resolver a barriga, fico parecendo um doente (cara de morto mesmo).

    Então tem como ficar com uma barriga da hora?

  • DiamanteNegro

    Parabéns, começou com o pé direito!
    Aguardo ansiosamente pela próxima coluna…

  • DiamanteNegro

    Parabéns, começou com o pé direito!
    Aguardo ansiosamente pela próxima coluna…

  • Rose

    Já ouvi a pérola que academia é lugar de gente gorda, que os magros vão lá de inchiridos. Como se magros não tivesse de cuidar da saúde. :

    - Pegunta: Exercícios aeróbicos em casa, como fazê-los?

  • Fabiano França

    Caro Fábio, há controvérsias a respeito de alongamento antes dos exercícios, não? Certa vez, vendo um programa na tv, um phd em educação física disse que o alongamento somente faz você perder força muscular antes do exercício. Porém, ele recomenda o alongamento após o exercício. O que você acha disto?

  • Rose

    Já ouvi a pérola que academia é lugar de gente gorda, que os magros vão lá de inchiridos. Como se magros não tivesse de cuidar da saúde. :\

    - Pegunta: Exercícios aeróbicos em casa, como fazê-los?

  • Fabiano França

    Caro Fábio, há controvérsias a respeito de alongamento antes dos exercícios, não? Certa vez, vendo um programa na tv, um phd em educação física disse que o alongamento somente faz você perder força muscular antes do exercício. Porém, ele recomenda o alongamento após o exercício. O que você acha disto?

  • Luiz

    Mto bom o artigo!

  • Luiz

    Mto bom o artigo!

  • Ungaro

    Uhullll
    1° comentario na PdH
    e 1° post aki

    Bom.. voltando ao normal…
    Gostei muito do artigo, é o que estou procurando atualmente, pois com faculdade e trabalho integral ( fora as saidas pra barzinhos e mulheres) estao me deixando sem tempo pra malhar e tudu mais, logo a barriguinha começou a aparecer e bem… nao esta legal.

    Conheço esses exercicios (pelo que eu sei eles sao os basicos) mas procuro exercicios mais para manter o peso/ perder alguns kilos e barriga e quais seriao os exercicios para biceps e costas que se pode fazer assim, quando se esta retornando as atividades?

    E soh pra finalizar, parabens por ter se juntado a PdH, pois faltava algo desse tipo, desejo muitas felicidades e artigos incriveis.

  • Ungaro

    Uhullll
    1° comentario na PdH
    e 1° post aki

    Bom.. voltando ao normal…
    Gostei muito do artigo, é o que estou procurando atualmente, pois com faculdade e trabalho integral ( fora as saidas pra barzinhos e mulheres) estao me deixando sem tempo pra malhar e tudu mais, logo a barriguinha começou a aparecer e bem… nao esta legal.

    Conheço esses exercicios (pelo que eu sei eles sao os basicos) mas procuro exercicios mais para manter o peso/ perder alguns kilos e barriga e quais seriao os exercicios para biceps e costas que se pode fazer assim, quando se esta retornando as atividades?

    E soh pra finalizar, parabens por ter se juntado a PdH, pois faltava algo desse tipo, desejo muitas felicidades e artigos incriveis.

  • http://dancaravida.blogspot.com/ Thaís

    Por que ignorar o dia da bailarina? Pô… Me senti rejeitada! A PdH tb tem público feminino e tenho certeza que algumas delas são bailarinas como eu.

    Como educador físico e mestrando, deveria saber que o ballet clássico tb é uma excelente atividade de resistência, força, equilíbrio, etc… Aliás, que faz muito mais sentido do que levantar peso. É exercício pro corpo e pra alma.

    Mas tudo bem… Vou levar como aquelas brincadeiras de duplo-sentido que homens adoram fazer! Sem antes dizer, é claro, que teria sido mais educado não comentar o fato.

  • http://dancaravida.blogspot.com Thaís

    Por que ignorar o dia da bailarina? Pô… Me senti rejeitada! A PdH tb tem público feminino e tenho certeza que algumas delas são bailarinas como eu.

    Como educador físico e mestrando, deveria saber que o ballet clássico tb é uma excelente atividade de resistência, força, equilíbrio, etc… Aliás, que faz muito mais sentido do que levantar peso. É exercício pro corpo e pra alma.

    Mas tudo bem… Vou levar como aquelas brincadeiras de duplo-sentido que homens adoram fazer! Sem antes dizer, é claro, que teria sido mais educado não comentar o fato.

  • Weyber Christyan

    Bem legal os vídeos, pois tem muitos “malhadores” que ainda teiman em fazer os exercícios com a coluna toda torta que nem um gato. E nos vídeos, ensinam certinho com se fazer. Além de que aquele vídeo da gorda, foi foda. kkkkkkkkkkkkkk

    Mas o que foi dito achei meio massante, meio que já no senso comum, não ví nada de especial que eu diga: ” Ó meu Deus, mudou a minha vida”.

    De final achei legal.
    Parabéns

  • Weyber Christyan

    Bem legal os vídeos, pois tem muitos “malhadores” que ainda teiman em fazer os exercícios com a coluna toda torta que nem um gato. E nos vídeos, ensinam certinho com se fazer. Além de que aquele vídeo da gorda, foi foda. kkkkkkkkkkkkkk

    Mas o que foi dito achei meio massante, meio que já no senso comum, não ví nada de especial que eu diga: ” Ó meu Deus, mudou a minha vida”.

    De final achei legal.
    Parabéns

  • L. Leite

    Excelente começo, cara! Que você seja o “Dr. Fitness” da PdH!

  • L. Leite

    Excelente começo, cara! Que você seja o “Dr. Fitness” da PdH!

  • João

    Muito boa essa nova seção! Sobre a dica do alongamento, gostaria de saber mais a respeito, pois em muitas publicações já li que isso pode agravar ou causar lesões ao invés de evitá-las. Obrigado!

  • João

    Muito boa essa nova seção! Sobre a dica do alongamento, gostaria de saber mais a respeito, pois em muitas publicações já li que isso pode agravar ou causar lesões ao invés de evitá-las. Obrigado!

  • L. Leite

    Correção: Que você PERMANEÇA como o o “Dr. Fitness”. =)

  • Zidane

    lixo total….prefiro encher a cara e ser barrigudo

  • L. Leite

    Correção: Que você PERMANEÇA como o o “Dr. Fitness”. =)

  • Zidane

    lixo total….prefiro encher a cara e ser barrigudo

  • Zidane

    o que adianta ter tanquinho se a torneira não funciona??
    mulher gosta é de dinheiro…não interessa se vc é barrigudo, gordo, careca ou feio…

    • Rui Baiano_40

      cara vc e ingnorante tem nada a ver com mulher ,estamos falando ai de saude ,vc deve ser um barriu de povora ne nao , vai treinar ou vai pegar mulheres gordas .grande idiota .

  • Zidane

    o que adianta ter tanquinho se a torneira não funciona??
    mulher gosta é de dinheiro…não interessa se vc é barrigudo, gordo, careca ou feio…

  • https://twitter.com/evertonds Everton

    Muito bom Fábio.
    Atualmente estou parado devido a uma cirurgia no joelho, proveniente de futebol, mas assim que o médico liberar vou voltar para a academia.
    Inclusive tenho uma personal dentro de casa, pois minha irmã cursa Ed. Física.

    Uma dúvida que tenho é sobre Alongamento e Aquecimento.
    Dizem que alongar no inicio é bom, dizem que é ruim.
    O que você responde?
    Alongar no inicio ou apenas no final?
    e Aquecimento apenas no inicio, ou no final também, pra terminar de dar aquele gás?

    Um abraço

  • https://twitter.com/evertonds Everton

    Muito bom Fábio.
    Atualmente estou parado devido a uma cirurgia no joelho, proveniente de futebol, mas assim que o médico liberar vou voltar para a academia.
    Inclusive tenho uma personal dentro de casa, pois minha irmã cursa Ed. Física.

    Uma dúvida que tenho é sobre Alongamento e Aquecimento.
    Dizem que alongar no inicio é bom, dizem que é ruim.
    O que você responde?
    Alongar no inicio ou apenas no final?
    e Aquecimento apenas no inicio, ou no final também, pra terminar de dar aquele gás?

    Um abraço

  • https://twitter.com/evertonds Everton

    Muito bom Fábio.
    Atualmente estou parado devido a uma cirurgia no joelho, proveniente de futebol, mas assim que o médico liberar vou voltar para a academia.
    Inclusive tenho uma personal dentro de casa, pois minha irmã cursa Ed. Física.

    Uma dúvida que tenho é sobre Alongamento e Aquecimento.
    Dizem que alongar no inicio é bom, dizem que é ruim.
    O que você responde?
    Alongar no inicio ou apenas no final?
    e Aquecimento apenas no inicio, ou no final também, pra terminar de dar aquele gás?

    Um abraço

  • http://www.papodehomem.com.br/ Lucas

    Fala, Fábio!

    Bem vindo, cara.

    Uma dúvida: vc indicou para fazer o alongamento e aquecimento antes de começarem os exercícios, mas já ouvi que o alongamento deveria ser feito depois. Que somente o aquecimento era necessário antes. Isto não procede?

  • http://www.papodehomem.com.br/ Lucas

    Fala, Fábio!

    Bem vindo, cara.

    Uma dúvida: vc indicou para fazer o alongamento e aquecimento antes de começarem os exercícios, mas já ouvi que o alongamento deveria ser feito depois. Que somente o aquecimento era necessário antes. Isto não procede?

  • http://www.papodehomem.com.br Lucas

    Fala, Fábio!

    Bem vindo, cara.

    Uma dúvida: vc indicou para fazer o alongamento e aquecimento antes de começarem os exercícios, mas já ouvi que o alongamento deveria ser feito depois. Que somente o aquecimento era necessário antes. Isto não procede?

  • http://www.papodehomem.com.br/ Lucas

    Zidane, se isso fosse verdade não existiriam homens ricos e cornos. Apenas ricos. (ou apenas cornos)

  • http://www.papodehomem.com.br/ Lucas

    Zidane, se isso fosse verdade não existiriam homens ricos e cornos. Apenas ricos. (ou apenas cornos)

  • http://www.papodehomem.com.br Lucas

    Zidane, se isso fosse verdade não existiriam homens ricos e cornos. Apenas ricos. (ou apenas cornos)

  • Gustavo Castro

    boa inclusão… eu me encaixo nesse grupo dos que nao praticam exercicios ha decadas

  • Gustavo Castro

    boa inclusão… eu me encaixo nesse grupo dos que nao praticam exercicios ha decadas

  • Gustavo Castro

    boa inclusão… eu me encaixo nesse grupo dos que nao praticam exercicios ha decadas

  • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

    Thaís,

    Não culpe o Fabio pela brincadeira. A primeira frase, em itálico e em terceira pessoa, foi feita pelo time de editores do PdH. Essa brincadeira, especificamente, foi ideia minha.

    Achei que valia a pena mencionar, pois o ballet, como você mesmo disse, é uma atividade física tão válida quanto qualquer outra. No entanto, como o artigo foca em outros exercícios, escrevemos “vamos ignorar”, o que também é um pequena brincadeira com o estereótipo.

    Como você conhece meus escritos, achei interessante vir aqui e assumir a responsabilidade. Ou seja, se quiser metralhar, estou de peito aberto.

    Quem sabe o Dr. Fitness não prepara um artigo exclusivo às mulheres, não? “9 exercícios para deixar sua namorada mais gostosa (envie o link para uma amiga dela fazer a sugestão, NUNCA diretamente)”. ;-)

    Abração!

  • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

    Thaís,

    Não culpe o Fabio pela brincadeira. A primeira frase, em itálico e em terceira pessoa, foi feita pelo time de editores do PdH. Essa brincadeira, especificamente, foi ideia minha.

    Achei que valia a pena mencionar, pois o ballet, como você mesmo disse, é uma atividade física tão válida quanto qualquer outra. No entanto, como o artigo foca em outros exercícios, escrevemos “vamos ignorar”, o que também é um pequena brincadeira com o estereótipo.

    Como você conhece meus escritos, achei interessante vir aqui e assumir a responsabilidade. Ou seja, se quiser metralhar, estou de peito aberto.

    Quem sabe o Dr. Fitness não prepara um artigo exclusivo às mulheres, não? “9 exercícios para deixar sua namorada mais gostosa (envie o link para uma amiga dela fazer a sugestão, NUNCA diretamente)”. ;-)

    Abração!

  • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

    Thaís,

    Não culpe o Fabio pela brincadeira. A primeira frase, em itálico e em terceira pessoa, foi feita pelo time de editores do PdH. Essa brincadeira, especificamente, foi ideia minha.

    Achei que valia a pena mencionar, pois o ballet, como você mesmo disse, é uma atividade física tão válida quanto qualquer outra. No entanto, como o artigo foca em outros exercícios, escrevemos “vamos ignorar”, o que também é um pequena brincadeira com o estereótipo.

    Como você conhece meus escritos, achei interessante vir aqui e assumir a responsabilidade. Ou seja, se quiser metralhar, estou de peito aberto.

    Quem sabe o Dr. Fitness não prepara um artigo exclusivo às mulheres, não? “9 exercícios para deixar sua namorada mais gostosa (envie o link para uma amiga dela fazer a sugestão, NUNCA diretamente)”. ;-)

    Abração!

  • Mr. Berlitz

    Ótima idéia a do Gitti ! euaUeahUEHUAHuh

  • Mr. Berlitz

    Ótima idéia a do Gitti ! euaUeahUEHUAHuh

  • Mr. Berlitz

    Ótima idéia a do Gitti ! euaUeahUEHUAHuh

  • Kamila

    Nossa, muito legal a idéia de artigos sobre exercícios físicos.
    Parabéns PDH e parabéns Fábio Bergamo.
    Adorei a sugestão de post do Gitti, rs.

    Beijos

  • Kamila

    Nossa, muito legal a idéia de artigos sobre exercícios físicos.
    Parabéns PDH e parabéns Fábio Bergamo.
    Adorei a sugestão de post do Gitti, rs.

    Beijos

  • Kamila

    Nossa, muito legal a idéia de artigos sobre exercícios físicos.
    Parabéns PDH e parabéns Fábio Bergamo.
    Adorei a sugestão de post do Gitti, rs.

    Beijos

  • http://thifacco.com/ Tiago Facco

    Excelente artigo Fábio!!

    Faço academia 3 vezes por semana e nado 2, mas uma coisa que não aprendi até hoje é como fazer um aquecimento antes e um alongamento correto após terminar os treinos.

    É a minha dica para seus próximos artigos!

    Abraços

  • http://thifacco.com/ Tiago Facco

    Excelente artigo Fábio!!

    Faço academia 3 vezes por semana e nado 2, mas uma coisa que não aprendi até hoje é como fazer um aquecimento antes e um alongamento correto após terminar os treinos.

    É a minha dica para seus próximos artigos!

    Abraços

  • http://thifacco.com Tiago Facco

    Excelente artigo Fábio!!

    Faço academia 3 vezes por semana e nado 2, mas uma coisa que não aprendi até hoje é como fazer um aquecimento antes e um alongamento correto após terminar os treinos.

    É a minha dica para seus próximos artigos!

    Abraços

  • Denis

    Ótima PdH!! Estão de parabéns, mais um ponto pra vcs! Seguinte, Dr. Fitness, eu queria que você passasse mais exercícios para bíceps, tem como? Abraço.

  • Denis

    Ótima PdH!! Estão de parabéns, mais um ponto pra vcs! Seguinte, Dr. Fitness, eu queria que você passasse mais exercícios para bíceps, tem como? Abraço.

  • Denis

    Ótima PdH!! Estão de parabéns, mais um ponto pra vcs! Seguinte, Dr. Fitness, eu queria que você passasse mais exercícios para bíceps, tem como? Abraço.

  • http://dancaravida.blogspot.com/ Thaís

    Poxa, Gitti… Sacanagem! Logo vc. que gosta tanto de dança, hein! Mas eu entendi que era brincadeira de menino. Não crucifiquemos o Fábio!

    E vc. sabe… Ballet clássico pode entrar na lista dos 9 exercícios, pois pelo o que consta, deixa a mulherada, além de mais feminina, bem gostosa tb! HUAEHUAEHAEUHAE

    beijão!

  • http://dancaravida.blogspot.com/ Thaís

    Poxa, Gitti… Sacanagem! Logo vc. que gosta tanto de dança, hein! Mas eu entendi que era brincadeira de menino. Não crucifiquemos o Fábio!

    E vc. sabe… Ballet clássico pode entrar na lista dos 9 exercícios, pois pelo o que consta, deixa a mulherada, além de mais feminina, bem gostosa tb! HUAEHUAEHAEUHAE

    beijão!

  • http://dancaravida.blogspot.com Thaís

    Poxa, Gitti… Sacanagem! Logo vc. que gosta tanto de dança, hein! Mas eu entendi que era brincadeira de menino. Não crucifiquemos o Fábio!

    E vc. sabe… Ballet clássico pode entrar na lista dos 9 exercícios, pois pelo o que consta, deixa a mulherada, além de mais feminina, bem gostosa tb! HUAEHUAEHAEUHAE

    beijão!

  • João

    Very good.

  • João

    Very good.

  • João

    Very good.

  • SERGIO MORAES(SERJÃO)

    Olá companheiros,achei muito legal a material ,ideal para tirar uma porção de homens do sedentarismo,à qual se encontram.
    Parabenizo a ideia do Fabio Bergamo.
    UM ABRAÇO A TODOS.
    OBS.: GOSTARIA DE RECEBER ESSA MATERIAL EM MEU E-MAIL.

  • SERGIO MORAES(SERJÃO)

    Olá companheiros,achei muito legal a material ,ideal para tirar uma porção de homens do sedentarismo,à qual se encontram.
    Parabenizo a ideia do Fabio Bergamo.
    UM ABRAÇO A TODOS.
    OBS.: GOSTARIA DE RECEBER ESSA MATERIAL EM MEU E-MAIL.

  • SERGIO MORAES(SERJÃO)

    Olá companheiros,achei muito legal a material ,ideal para tirar uma porção de homens do sedentarismo,à qual se encontram.
    Parabenizo a ideia do Fabio Bergamo.
    UM ABRAÇO A TODOS.
    OBS.: GOSTARIA DE RECEBER ESSA MATERIAL EM MEU E-MAIL.

  • http://papodehomem.com.br/author/fabiobergamo/ Fábio Bergamo

    Obrigado a todos pelos comentarios!
    Me dão mais energia e interesse para preparar temas cada vez melhores pra vocês.

    #9 Fabiano #15 João #18 Everton #19 Lucas – Essa questão do alongamento antes, depois ou antes e depois dos exercícios é realmente muito polêmica e controversa. Atualmente discute-se esse tema em diversos programas de pós graduação. Portanto, em breve teremos um post esclarecendo essa polêmica aos leitores do PdH. Assim, não terão mais desculpa pra não começar a praticar os exercícios.

    #2 Mr Berlitz – tem toda razão. Com certeza sua sugestão será convertida em post.

    #12 Thaís – Desculpa a gente, foi só uma brincadeirinha besta de menino. O Ballet é um ótimo exercício de resistencia muscular, resistencia aeróbica, força, flexibilidade e que tem um gasto energético muito grande, além de trasformar o corpo.

    #22 Gitti – Vou pensar em 69 exercicios, que tal?!

    E os demais, já experimentaram fazer os exercícios?

  • http://papodehomem.com.br/author/fabiobergamo/ Fábio Bergamo

    Obrigado a todos pelos comentarios!
    Me dão mais energia e interesse para preparar temas cada vez melhores pra vocês.

    #9 Fabiano #15 João #18 Everton #19 Lucas – Essa questão do alongamento antes, depois ou antes e depois dos exercícios é realmente muito polêmica e controversa. Atualmente discute-se esse tema em diversos programas de pós graduação. Portanto, em breve teremos um post esclarecendo essa polêmica aos leitores do PdH. Assim, não terão mais desculpa pra não começar a praticar os exercícios.

    #2 Mr Berlitz – tem toda razão. Com certeza sua sugestão será convertida em post.

    #12 Thaís – Desculpa a gente, foi só uma brincadeirinha besta de menino. O Ballet é um ótimo exercício de resistencia muscular, resistencia aeróbica, força, flexibilidade e que tem um gasto energético muito grande, além de trasformar o corpo.

    #22 Gitti – Vou pensar em 69 exercicios, que tal?!

    E os demais, já experimentaram fazer os exercícios?

  • http://papodehomem.com.br/author/fabiobergamo/ Fábio Bergamo

    Obrigado a todos pelos comentarios!
    Me dão mais energia e interesse para preparar temas cada vez melhores pra vocês.

    #9 Fabiano #15 João #18 Everton #19 Lucas – Essa questão do alongamento antes, depois ou antes e depois dos exercícios é realmente muito polêmica e controversa. Atualmente discute-se esse tema em diversos programas de pós graduação. Portanto, em breve teremos um post esclarecendo essa polêmica aos leitores do PdH. Assim, não terão mais desculpa pra não começar a praticar os exercícios.

    #2 Mr Berlitz – tem toda razão. Com certeza sua sugestão será convertida em post.

    #12 Thaís – Desculpa a gente, foi só uma brincadeirinha besta de menino. O Ballet é um ótimo exercício de resistencia muscular, resistencia aeróbica, força, flexibilidade e que tem um gasto energético muito grande, além de trasformar o corpo.

    #22 Gitti – Vou pensar em 69 exercicios, que tal?!

    E os demais, já experimentaram fazer os exercícios?

  • Eduardo

    Achei legal! Agora basta PRATICAR MAMÃE.

  • Eduardo

    Achei legal! Agora basta PRATICAR MAMÃE.

  • Eduardo

    Achei legal! Agora basta PRATICAR MAMÃE.

  • Guilherme :D

    Nossa , amei vou começar a fazer e ficar magrinho ! :D

  • Guilherme :D

    Nossa , amei vou começar a fazer e ficar magrinho ! :D

  • Guilherme :D

    Nossa , amei vou começar a fazer e ficar magrinho ! :D

  • Ivan assis

    Legal mt bom

  • Ivan assis

    Legal mt bom

  • Ivan assis

    Legal mt bom

  • estudante

    PRÓXIMOS exercícios p/ quem tem alteres como fazer de modo correto?

  • estudante

    PRÓXIMOS exercícios p/ quem tem alteres como fazer de modo correto?

  • estudante

    PRÓXIMOS exercícios p/ quem tem alteres como fazer de modo correto?

  • Claudius

    Ok grande mestre está na hora de nos movimentarmos também..Precisamos muito dessas dicas vindas de profissinais que nem vc..A final estamos perdendo terreno para a mulherada em todas as áreas..vamos lá galera chega de vida sedentária..Valeu mestre

  • Claudius

    Ok grande mestre está na hora de nos movimentarmos também..Precisamos muito dessas dicas vindas de profissinais que nem vc..A final estamos perdendo terreno para a mulherada em todas as áreas..vamos lá galera chega de vida sedentária..Valeu mestre

  • Claudius

    Ok grande mestre está na hora de nos movimentarmos também..Precisamos muito dessas dicas vindas de profissinais que nem vc..A final estamos perdendo terreno para a mulherada em todas as áreas..vamos lá galera chega de vida sedentária..Valeu mestre

  • jp

    mas que encheção de saco!!!

  • jp

    mas que encheção de saco!!!

  • jp

    mas que encheção de saco!!!

  • http://www.wherethehellamibrasil.blogspot.com/ Aislan Roque Cagni

    É isso ai Fabio! Bem vindo brother!!! Cara… seria bom umas dicas para alongamento e aquecimento! Qual é o jeito certo de fazer? como posso aquecer e alongar todos os musculos?!

    abcs man!

  • http://www.wherethehellamibrasil.blogspot.com/ Aislan Roque Cagni

    É isso ai Fabio! Bem vindo brother!!! Cara… seria bom umas dicas para alongamento e aquecimento! Qual é o jeito certo de fazer? como posso aquecer e alongar todos os musculos?!

    abcs man!

  • http://www.wherethehellamibrasil.blogspot.com/ Aislan Roque Cagni

    É isso ai Fabio! Bem vindo brother!!! Cara… seria bom umas dicas para alongamento e aquecimento! Qual é o jeito certo de fazer? como posso aquecer e alongar todos os musculos?!

    abcs man!

  • zzh

    Ótima iniciativa e exercícios muito bem explicados, e eu entendo que a proposta era de exercícios para fazer em casa. Mas acho que qualquer sugestão fica incompleta sem um exercício aeróbico, não?

  • zzh

    Ótima iniciativa e exercícios muito bem explicados, e eu entendo que a proposta era de exercícios para fazer em casa. Mas acho que qualquer sugestão fica incompleta sem um exercício aeróbico, não?

  • zzh

    Ótima iniciativa e exercícios muito bem explicados, e eu entendo que a proposta era de exercícios para fazer em casa. Mas acho que qualquer sugestão fica incompleta sem um exercício aeróbico, não?

  • Rafael

    Hey Dr. Fitness, bem vindo ao papo de homem!

    Excelente matéria,

    gostaria, se for possível, que na próxima matéria você fale sobre as dietas milagrosas (sopa etc)
    verdades e mentiras…algo do gênero

    um abraço

  • Rafael

    Hey Dr. Fitness, bem vindo ao papo de homem!

    Excelente matéria,

    gostaria, se for possível, que na próxima matéria você fale sobre as dietas milagrosas (sopa etc)
    verdades e mentiras…algo do gênero

    um abraço

  • Rafael

    Hey Dr. Fitness, bem vindo ao papo de homem!

    Excelente matéria,

    gostaria, se for possível, que na próxima matéria você fale sobre as dietas milagrosas (sopa etc)
    verdades e mentiras…algo do gênero

    um abraço

  • Cadu

    Vão para uma academia e pratiquem alguma luta por exemplo…trabalhem o corpo e a mente ao mesmo tempo…é muito mas muito difícil mesmo que consigam melhorar o “shape” só com uma série de cinco exercícios em casa….entrar em forma exige bem mais dedicação e esforço que isso….não precisa virar viciado em academia até pq nem todo mundo tem tempo mas não esperem milagre com esse tipo de atividade

  • Cadu

    Vão para uma academia e pratiquem alguma luta por exemplo…trabalhem o corpo e a mente ao mesmo tempo…é muito mas muito difícil mesmo que consigam melhorar o “shape” só com uma série de cinco exercícios em casa….entrar em forma exige bem mais dedicação e esforço que isso….não precisa virar viciado em academia até pq nem todo mundo tem tempo mas não esperem milagre com esse tipo de atividade

  • Cadu

    Vão para uma academia e pratiquem alguma luta por exemplo…trabalhem o corpo e a mente ao mesmo tempo…é muito mas muito difícil mesmo que consigam melhorar o “shape” só com uma série de cinco exercícios em casa….entrar em forma exige bem mais dedicação e esforço que isso….não precisa virar viciado em academia até pq nem todo mundo tem tempo mas não esperem milagre com esse tipo de atividade

  • Fred

    Boas dicas.

    Gostaria de sugerir futuras matérias sobre musculação, que geralmente é abordada superficial e prejudicialmente pela maioria, lembrando que uma sessão bem feita, para o indivíduo comum, leva em torno de uma hora apenas. A melhora na saúde, desempenho sexual, físico e ganho de força são ótimas e benéficas sensações, apreciadas tanto pelo praticante quanto pelas mulheres.

  • Fred

    Boas dicas.

    Gostaria de sugerir futuras matérias sobre musculação, que geralmente é abordada superficial e prejudicialmente pela maioria, lembrando que uma sessão bem feita, para o indivíduo comum, leva em torno de uma hora apenas. A melhora na saúde, desempenho sexual, físico e ganho de força são ótimas e benéficas sensações, apreciadas tanto pelo praticante quanto pelas mulheres.

  • Fred

    Boas dicas.

    Gostaria de sugerir futuras matérias sobre musculação, que geralmente é abordada superficial e prejudicialmente pela maioria, lembrando que uma sessão bem feita, para o indivíduo comum, leva em torno de uma hora apenas. A melhora na saúde, desempenho sexual, físico e ganho de força são ótimas e benéficas sensações, apreciadas tanto pelo praticante quanto pelas mulheres.

  • http://www.hotspot22.wordpress.com/ Cynthia

    Oi, Fabio, bacana o artigo. Parabéns!
    Para o próximo, que tal abordar dicas para começar a correr, como foi sugerido pelo #2 Mr.Berlitz?

  • http://www.hotspot22.wordpress.com/ Cynthia

    Oi, Fabio, bacana o artigo. Parabéns!
    Para o próximo, que tal abordar dicas para começar a correr, como foi sugerido pelo #2 Mr.Berlitz?

  • http://www.hotspot22.wordpress.com Cynthia

    Oi, Fabio, bacana o artigo. Parabéns!
    Para o próximo, que tal abordar dicas para começar a correr, como foi sugerido pelo #2 Mr.Berlitz?

  • Fernando

    Gostaria de saber a sua opinião a respeito desses complementos e outros produtos.
    Mais especificamente gostaria de saber se existe algum problema em combinar a atividade da academia com o uso do Whey-protein, visto que este está sendo vendido inclusive dentro da mesma. Vejo que tem muita gente fazendo isso e também fiquei meio tentado, pois dizem que o resultado é bom em se falando de ganho de massa muscular. Mas tenho receio, não arriscaria a minha saúde por alguns músculos.
    Obrigado e parabéns pelo post!
    Abraço!

  • Fernando

    Gostaria de saber a sua opinião a respeito desses complementos e outros produtos.
    Mais especificamente gostaria de saber se existe algum problema em combinar a atividade da academia com o uso do Whey-protein, visto que este está sendo vendido inclusive dentro da mesma. Vejo que tem muita gente fazendo isso e também fiquei meio tentado, pois dizem que o resultado é bom em se falando de ganho de massa muscular. Mas tenho receio, não arriscaria a minha saúde por alguns músculos.
    Obrigado e parabéns pelo post!
    Abraço!

  • Fernando

    Gostaria de saber a sua opinião a respeito desses complementos e outros produtos.
    Mais especificamente gostaria de saber se existe algum problema em combinar a atividade da academia com o uso do Whey-protein, visto que este está sendo vendido inclusive dentro da mesma. Vejo que tem muita gente fazendo isso e também fiquei meio tentado, pois dizem que o resultado é bom em se falando de ganho de massa muscular. Mas tenho receio, não arriscaria a minha saúde por alguns músculos.
    Obrigado e parabéns pelo post!
    Abraço!

  • Rafael Rendeiro

    Muito legal seu artigo. Espero que continue publicando outros.

    Que tal alguns exercícios para fortalecer o antebraço e ficar parecido com o Popeye?

  • Rafael Rendeiro

    Muito legal seu artigo. Espero que continue publicando outros.

    Que tal alguns exercícios para fortalecer o antebraço e ficar parecido com o Popeye?

  • Schamlose

    Seja muito bem vindo Dr. Fitness

    Gostaria de perguntar uma coisa:

    Uma vez foi um ergonomista dar uma palestra na onde eu trabalhava e(e não me engano), ele disse que é muito perigoso praticar exercícios físicos somente uma vez por semana, porque poderia causar hipertensão arterial. Ele disse que se fosse para praticar apenas um dia por semana, era melhor nem praticar nada.
    Faz tempo que eu vi essa palestra, e não me lembro direito do que ele disse, mas, e perigoso mesmo praticar exercícios apenas uma vez por semana?

    Muito bom o artigo, também poderia ensinar como exercitar o músculo pubococcígeo(apenas explicar, não precisa filmar não), estou precisando… que tal?

  • Schamlose

    Seja muito bem vindo Dr. Fitness

    Gostaria de perguntar uma coisa:

    Uma vez foi um ergonomista dar uma palestra na onde eu trabalhava e(e não me engano), ele disse que é muito perigoso praticar exercícios físicos somente uma vez por semana, porque poderia causar hipertensão arterial. Ele disse que se fosse para praticar apenas um dia por semana, era melhor nem praticar nada.
    Faz tempo que eu vi essa palestra, e não me lembro direito do que ele disse, mas, e perigoso mesmo praticar exercícios apenas uma vez por semana?

    Muito bom o artigo, também poderia ensinar como exercitar o músculo pubococcígeo(apenas explicar, não precisa filmar não), estou precisando… que tal?

  • Schamlose

    Seja muito bem vindo Dr. Fitness

    Gostaria de perguntar uma coisa:

    Uma vez foi um ergonomista dar uma palestra na onde eu trabalhava e(e não me engano), ele disse que é muito perigoso praticar exercícios físicos somente uma vez por semana, porque poderia causar hipertensão arterial. Ele disse que se fosse para praticar apenas um dia por semana, era melhor nem praticar nada.
    Faz tempo que eu vi essa palestra, e não me lembro direito do que ele disse, mas, e perigoso mesmo praticar exercícios apenas uma vez por semana?

    Muito bom o artigo, também poderia ensinar como exercitar o músculo pubococcígeo(apenas explicar, não precisa filmar não), estou precisando… que tal?

  • Juliana

    Bom post Fabio!

    Só gostaria de ressaltar que tudo o que dissesses aqui, só vale se for colocado em prática. Não adianta o pessoal saber que exercícios físicos fazem bem á saúde, e ficarem sempre esperando a próxima segunda pra iniciá-los.
    Não tem sentido pesquisadores do mundo inteiro, provarem por A+B que exercícios aeróbios feitos corretamente no mínimo 3 vezes por semana durante 30 minutos, auxiliam a minimizar os riscos de doenças cardiovasculares…etc etc… o negócio é se conscientizar e aprender a descobrir o prazer dos exercícios.

    Eu nado 1500m duas vezes por semana, faço tênis durante 1:30 outras duas, e pedalo de três a quatro 12 km. Vicia!!
    Um pouco depois do exercício é normal se sentir cansado, mas depois a disposição aumenta consideravelmente.

    Parabéns aos educadores físicos!

  • Juliana

    Bom post Fabio!

    Só gostaria de ressaltar que tudo o que dissesses aqui, só vale se for colocado em prática. Não adianta o pessoal saber que exercícios físicos fazem bem á saúde, e ficarem sempre esperando a próxima segunda pra iniciá-los.
    Não tem sentido pesquisadores do mundo inteiro, provarem por A+B que exercícios aeróbios feitos corretamente no mínimo 3 vezes por semana durante 30 minutos, auxiliam a minimizar os riscos de doenças cardiovasculares…etc etc… o negócio é se conscientizar e aprender a descobrir o prazer dos exercícios.

    Eu nado 1500m duas vezes por semana, faço tênis durante 1:30 outras duas, e pedalo de três a quatro 12 km. Vicia!!
    Um pouco depois do exercício é normal se sentir cansado, mas depois a disposição aumenta consideravelmente.

    Parabéns aos educadores físicos!

  • Juliana

    Bom post Fabio!

    Só gostaria de ressaltar que tudo o que dissesses aqui, só vale se for colocado em prática. Não adianta o pessoal saber que exercícios físicos fazem bem á saúde, e ficarem sempre esperando a próxima segunda pra iniciá-los.
    Não tem sentido pesquisadores do mundo inteiro, provarem por A+B que exercícios aeróbios feitos corretamente no mínimo 3 vezes por semana durante 30 minutos, auxiliam a minimizar os riscos de doenças cardiovasculares…etc etc… o negócio é se conscientizar e aprender a descobrir o prazer dos exercícios.

    Eu nado 1500m duas vezes por semana, faço tênis durante 1:30 outras duas, e pedalo de três a quatro 12 km. Vicia!!
    Um pouco depois do exercício é normal se sentir cansado, mas depois a disposição aumenta consideravelmente.

    Parabéns aos educadores físicos!

  • Felipe

    Concordo com o Aislan, pois o aquecimento e o alongamento são tão ou mais importantes que o próprio exercício.

    parabéns pela iniciativa.

  • Felipe

    Concordo com o Aislan, pois o aquecimento e o alongamento são tão ou mais importantes que o próprio exercício.

    parabéns pela iniciativa.

  • Felipe

    Concordo com o Aislan, pois o aquecimento e o alongamento são tão ou mais importantes que o próprio exercício.

    parabéns pela iniciativa.

  • y C/Colon

    Ótimo artigo , faço academia e sempre senti falta dessa parte aqui no pdH , e não tem nada a ver com apenas em pegar mulher(tá , tem sim) mas uma vida saudável não tem precedentes , morro de rir com meus amigos choppeiros não aguentarem correr 100m , sem depois ficar bufando.

  • y C/Colon

    Ótimo artigo , faço academia e sempre senti falta dessa parte aqui no pdH , e não tem nada a ver com apenas em pegar mulher(tá , tem sim) mas uma vida saudável não tem precedentes , morro de rir com meus amigos choppeiros não aguentarem correr 100m , sem depois ficar bufando.

  • y C/Colon

    Ótimo artigo , faço academia e sempre senti falta dessa parte aqui no pdH , e não tem nada a ver com apenas em pegar mulher(tá , tem sim) mas uma vida saudável não tem precedentes , morro de rir com meus amigos choppeiros não aguentarem correr 100m , sem depois ficar bufando.

  • y C/Colon

    A esqueci de comentar… Apenas senti falta de você não ter dado tanta enfase na parte de alongamente e aquecimento , pois quem faz trabalhos específicos sabe que prende muito o músculo

  • y C/Colon

    A esqueci de comentar… Apenas senti falta de você não ter dado tanta enfase na parte de alongamente e aquecimento , pois quem faz trabalhos específicos sabe que prende muito o músculo

  • y C/Colon

    A esqueci de comentar… Apenas senti falta de você não ter dado tanta enfase na parte de alongamente e aquecimento , pois quem faz trabalhos específicos sabe que prende muito o músculo

  • http://www.mundeiro.com/ Sparky

    Muito bom, o único problema é que a PdH tá com muito “Doutor”, e com espaços grandes entre seus posts. Tem Doutor que não posta há semanas!

  • http://www.mundeiro.com/ Sparky

    Muito bom, o único problema é que a PdH tá com muito “Doutor”, e com espaços grandes entre seus posts. Tem Doutor que não posta há semanas!

  • http://www.mundeiro.com Sparky

    Muito bom, o único problema é que a PdH tá com muito “Doutor”, e com espaços grandes entre seus posts. Tem Doutor que não posta há semanas!

  • Fernando Cavenaghi

    Queria dicas de natação

  • Fernando Cavenaghi

    Queria dicas de natação

  • Fernando Cavenaghi

    Queria dicas de natação

  • Ronaldo

    Tenho dúvidas sobre exercícios na própria academia, não confio muito nos instrutores, às vezes ele pode ser um cara que não é tão bem instruido e me ensiar a “malhar” de forma errada, até hoje não comecei academia por esse motivo.
    Algumas dicas de “basic” academia seria interessante, não para casa… Mas também para não chegar no lugar e pagar de mané.

  • Ronaldo

    Tenho dúvidas sobre exercícios na própria academia, não confio muito nos instrutores, às vezes ele pode ser um cara que não é tão bem instruido e me ensiar a “malhar” de forma errada, até hoje não comecei academia por esse motivo.
    Algumas dicas de “basic” academia seria interessante, não para casa… Mas também para não chegar no lugar e pagar de mané.

  • Ronaldo

    Tenho dúvidas sobre exercícios na própria academia, não confio muito nos instrutores, às vezes ele pode ser um cara que não é tão bem instruido e me ensiar a “malhar” de forma errada, até hoje não comecei academia por esse motivo.
    Algumas dicas de “basic” academia seria interessante, não para casa… Mas também para não chegar no lugar e pagar de mané.

  • felipe

    Ótimo post! Na minha opinião os alongamentos, deveriam ser detalhados em um outro post porque eu me lembro muito bem que quando eu ia para a academia, eu fazia um alongamento bem rápido, nem se preocupava direito com essa parte e eu via várias pessoas fazendo a mesma coisa…

  • felipe

    Ótimo post! Na minha opinião os alongamentos, deveriam ser detalhados em um outro post porque eu me lembro muito bem que quando eu ia para a academia, eu fazia um alongamento bem rápido, nem se preocupava direito com essa parte e eu via várias pessoas fazendo a mesma coisa…

  • felipe

    Ótimo post! Na minha opinião os alongamentos, deveriam ser detalhados em um outro post porque eu me lembro muito bem que quando eu ia para a academia, eu fazia um alongamento bem rápido, nem se preocupava direito com essa parte e eu via várias pessoas fazendo a mesma coisa…

  • David Borges

    Putz, ótimo post, de grande valia a nós leitores, obrigado, e contínue ajudando a nos tirar do sedentárismo.

  • David Borges

    Putz, ótimo post, de grande valia a nós leitores, obrigado, e contínue ajudando a nos tirar do sedentárismo.

  • David Borges

    Putz, ótimo post, de grande valia a nós leitores, obrigado, e contínue ajudando a nos tirar do sedentárismo.

  • Zidane

    adeus p/ vcs seus viadinho filhos de putas!!!
    nao aceitam criticas!!! sempre tiram meus comentarios..
    nao sabe brincar nao desce mais p/ o play…
    bando de filinhos da mamaes mimadinhos…
    se escreve lixo de texto….é obrigado a aceitar criticas!!!

  • Zidane

    adeus p/ vcs seus viadinho filhos de putas!!!
    nao aceitam criticas!!! sempre tiram meus comentarios..
    nao sabe brincar nao desce mais p/ o play…
    bando de filinhos da mamaes mimadinhos…
    se escreve lixo de texto….é obrigado a aceitar criticas!!!

  • Zidane

    adeus p/ vcs seus viadinho filhos de putas!!!
    nao aceitam criticas!!! sempre tiram meus comentarios..
    nao sabe brincar nao desce mais p/ o play…
    bando de filinhos da mamaes mimadinhos…
    se escreve lixo de texto….é obrigado a aceitar criticas!!!

  • http://papodehomem.com.br/malhar-em-casa-dr-fitness-ensina-5-exercicios-simples-para-voce/#comments Fabio Bergamo

    Muito bom galera.
    Ressalto, a questão do alongamento é importante, mas o exercicio em si é muito mais!!!
    Só pra adiantar, faça o alongamento que um dia aquele professor da academia te ensinou no primeiro dia que começou, mesmo que isso faça muito tempo, que não te comprometerá.

    #44 Juliana, matou a pau. Não adianta só ficar lendo o post e sugerir o próximo sem ter começado a se mexer;

    #41 Fernando, os suplementos são bem vindos desde que você necessite. Muita gente toma só porque o amigo que treina com ele também toma. Se você tem uma alimentação balenceada com a quantidade de nutrientes necessárias, os suplementos são desnecessários;

    #43 Schamlose, essa informação não procede. O problema de fazer exercicios só uma vez por semana é a não evolução do seu condicionamento físico. Se só tem espaço 1 dia por semana pra cuidar de você, faça isso. Melhor que nada;

    #50 Ronaldo, se você não confia no instrutor da academia, tem duas opções: 1)muda de instrutor; 2) muda de academia. Agora pare de arranjar desculpas e vá cuidar do seu corpo e sua saúde.

  • http://papodehomem.com.br/malhar-em-casa-dr-fitness-ensina-5-exercicios-simples-para-voce/#comments Fabio Bergamo

    Muito bom galera.
    Ressalto, a questão do alongamento é importante, mas o exercicio em si é muito mais!!!
    Só pra adiantar, faça o alongamento que um dia aquele professor da academia te ensinou no primeiro dia que começou, mesmo que isso faça muito tempo, que não te comprometerá.

    #44 Juliana, matou a pau. Não adianta só ficar lendo o post e sugerir o próximo sem ter começado a se mexer;

    #41 Fernando, os suplementos são bem vindos desde que você necessite. Muita gente toma só porque o amigo que treina com ele também toma. Se você tem uma alimentação balenceada com a quantidade de nutrientes necessárias, os suplementos são desnecessários;

    #43 Schamlose, essa informação não procede. O problema de fazer exercicios só uma vez por semana é a não evolução do seu condicionamento físico. Se só tem espaço 1 dia por semana pra cuidar de você, faça isso. Melhor que nada;

    #50 Ronaldo, se você não confia no instrutor da academia, tem duas opções: 1)muda de instrutor; 2) muda de academia. Agora pare de arranjar desculpas e vá cuidar do seu corpo e sua saúde.

  • http://papodehomem.com.br/malhar-em-casa-dr-fitness-ensina-5-exercicios-simples-para-voce/#comments Fabio Bergamo

    Muito bom galera.
    Ressalto, a questão do alongamento é importante, mas o exercicio em si é muito mais!!!
    Só pra adiantar, faça o alongamento que um dia aquele professor da academia te ensinou no primeiro dia que começou, mesmo que isso faça muito tempo, que não te comprometerá.

    #44 Juliana, matou a pau. Não adianta só ficar lendo o post e sugerir o próximo sem ter começado a se mexer;

    #41 Fernando, os suplementos são bem vindos desde que você necessite. Muita gente toma só porque o amigo que treina com ele também toma. Se você tem uma alimentação balenceada com a quantidade de nutrientes necessárias, os suplementos são desnecessários;

    #43 Schamlose, essa informação não procede. O problema de fazer exercicios só uma vez por semana é a não evolução do seu condicionamento físico. Se só tem espaço 1 dia por semana pra cuidar de você, faça isso. Melhor que nada;

    #50 Ronaldo, se você não confia no instrutor da academia, tem duas opções: 1)muda de instrutor; 2) muda de academia. Agora pare de arranjar desculpas e vá cuidar do seu corpo e sua saúde.

  • http://papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    #17 – Zidane,

    apesar da postura simplória e puramente ofensiva de seus comentários fiz questão de liberar os mesmos.

    Os comentários no PdH nem sempre foram pré-moderados, como acontece hoje. Mas leitores como você nos motivaram a tomar essa decisão.

    Isso nem de longe significa censura. Significa que nossa equipe precisa ler cada um deles e liberar manualmente. Às vezes demora, não vivemos na frente do computador. Mas não cerceamos o direito de expressão de ninguém, desde que também respeitem os demais leitores e autores.

    É uma via de mão dupla, meu caro, aprenda a usá-la.

  • http://papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    #17 – Zidane,

    apesar da postura simplória e puramente ofensiva de seus comentários fiz questão de liberar os mesmos.

    Os comentários no PdH nem sempre foram pré-moderados, como acontece hoje. Mas leitores como você nos motivaram a tomar essa decisão.

    Isso nem de longe significa censura. Significa que nossa equipe precisa ler cada um deles e liberar manualmente. Às vezes demora, não vivemos na frente do computador. Mas não cerceamos o direito de expressão de ninguém, desde que também respeitem os demais leitores e autores.

    É uma via de mão dupla, meu caro, aprenda a usá-la.

  • http://papodehomem.com.br Guilherme Nascimento Valadares

    #17 – Zidane,

    apesar da postura simplória e puramente ofensiva de seus comentários fiz questão de liberar os mesmos.

    Os comentários no PdH nem sempre foram pré-moderados, como acontece hoje. Mas leitores como você nos motivaram a tomar essa decisão.

    Isso nem de longe significa censura. Significa que nossa equipe precisa ler cada um deles e liberar manualmente. Às vezes demora, não vivemos na frente do computador. Mas não cerceamos o direito de expressão de ninguém, desde que também respeitem os demais leitores e autores.

    É uma via de mão dupla, meu caro, aprenda a usá-la.

  • http://papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    #49 – Sparky,

    estamos trabalhando na regularização. A princípio cada Doc vai ter o seu dia na semana.

    Abraço!

  • http://papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    #49 – Sparky,

    estamos trabalhando na regularização. A princípio cada Doc vai ter o seu dia na semana.

    Abraço!

  • http://papodehomem.com.br Guilherme Nascimento Valadares

    #49 – Sparky,

    estamos trabalhando na regularização. A princípio cada Doc vai ter o seu dia na semana.

    Abraço!

  • Caio Cobra

    Seguinte, Mr. Fitness. E já tinha idéia de todos esses exercícios por ter alguma noção de esportes e etc, mas fiquei na dúvida sobre o agachamento e o cão perdigueiro. Que musculatura eles estimulam?

  • Caio Cobra

    Seguinte, Mr. Fitness. E já tinha idéia de todos esses exercícios por ter alguma noção de esportes e etc, mas fiquei na dúvida sobre o agachamento e o cão perdigueiro. Que musculatura eles estimulam?

  • Caio Cobra

    Seguinte, Mr. Fitness. E já tinha idéia de todos esses exercícios por ter alguma noção de esportes e etc, mas fiquei na dúvida sobre o agachamento e o cão perdigueiro. Que musculatura eles estimulam?

  • Arthur
  • Arthur
  • Arthur
  • Pingback: Fique por dentro Casa » Blog Archive » Dr. Fitness ensina 5 exercícios simples para você malhar em casa …

  • http://papodehomem.com.br/malhar-em-casa-dr-fitness-ensina-5-exercicios-simples-para-voce/#comments Fabio Bergamo

    #59 Caio

    Os principais grupos musculares estimulados são:
    Agachamento: Musculos anteriores e posteriores da coxa e gluteos;

    “cão perdigueiro”: lombar, abdominal e gluteos;

    #60 Arthur

    Bacana a sugestão. Se fosse simples assim chupar gelo seria a dieta mais recomendada;

  • http://papodehomem.com.br/malhar-em-casa-dr-fitness-ensina-5-exercicios-simples-para-voce/#comments Fabio Bergamo

    #59 Caio

    Os principais grupos musculares estimulados são:
    Agachamento: Musculos anteriores e posteriores da coxa e gluteos;

    “cão perdigueiro”: lombar, abdominal e gluteos;

    #60 Arthur

    Bacana a sugestão. Se fosse simples assim chupar gelo seria a dieta mais recomendada;

  • http://papodehomem.com.br/malhar-em-casa-dr-fitness-ensina-5-exercicios-simples-para-voce/#comments Fabio Bergamo

    #59 Caio

    Os principais grupos musculares estimulados são:
    Agachamento: Musculos anteriores e posteriores da coxa e gluteos;

    “cão perdigueiro”: lombar, abdominal e gluteos;

    #60 Arthur

    Bacana a sugestão. Se fosse simples assim chupar gelo seria a dieta mais recomendada;

  • Bruno

    Q baitolagem esses exercicios… se for assim prefiro ir a academia ficar vendo akelas gostosas nakelas roupinhas apertadas e fazer uma hora de esteira enquanto olho a bunda delas, e tenho dito!

  • Bruno

    Q baitolagem esses exercicios… se for assim prefiro ir a academia ficar vendo akelas gostosas nakelas roupinhas apertadas e fazer uma hora de esteira enquanto olho a bunda delas, e tenho dito!

  • Bruno

    Q baitolagem esses exercicios… se for assim prefiro ir a academia ficar vendo akelas gostosas nakelas roupinhas apertadas e fazer uma hora de esteira enquanto olho a bunda delas, e tenho dito!

  • Vinicius

    Gostaria de ler sobre treinos com objetivo de queima de gordura x ganho de massa muscular.

  • Vinicius

    Gostaria de ler sobre treinos com objetivo de queima de gordura x ganho de massa muscular.

  • Vinicius

    Gostaria de ler sobre treinos com objetivo de queima de gordura x ganho de massa muscular.

  • BrunoSC

    Foi um bom post inicial, pois realmente estes exercícios são bem fáceis e simples de se fazerem.
    Entretanto, o post ficaria mais completo com a exemplificação de quais os músculos que são trabalhados em cada exercício e algumas de suas peculiaridades mais importantes.
    Considero, finalmente, uma ótima aquisição a equipe do PDH, pois realmente era uma área pouco comentada.

  • BrunoSC

    Foi um bom post inicial, pois realmente estes exercícios são bem fáceis e simples de se fazerem.
    Entretanto, o post ficaria mais completo com a exemplificação de quais os músculos que são trabalhados em cada exercício e algumas de suas peculiaridades mais importantes.
    Considero, finalmente, uma ótima aquisição a equipe do PDH, pois realmente era uma área pouco comentada.

  • BrunoSC

    Foi um bom post inicial, pois realmente estes exercícios são bem fáceis e simples de se fazerem.
    Entretanto, o post ficaria mais completo com a exemplificação de quais os músculos que são trabalhados em cada exercício e algumas de suas peculiaridades mais importantes.
    Considero, finalmente, uma ótima aquisição a equipe do PDH, pois realmente era uma área pouco comentada.

  • Dr Health

    #45 – Schamlose

    Xô dar meu pitaco aqui, afinal, entrou doença na parada.

    Que besteira sem tamanho que esse ergonomista disse. A não ser que esse exercicio seja comer uma tonelada de sal uma vez por semana, não imagino como isso possa ser possível

    No mais, é o que o Fábio disse. Melhor uma vez por semana do que nada.

  • Dr Health

    #45 – Schamlose

    Xô dar meu pitaco aqui, afinal, entrou doença na parada.

    Que besteira sem tamanho que esse ergonomista disse. A não ser que esse exercicio seja comer uma tonelada de sal uma vez por semana, não imagino como isso possa ser possível

    No mais, é o que o Fábio disse. Melhor uma vez por semana do que nada.

  • Dr Health

    #45 – Schamlose

    Xô dar meu pitaco aqui, afinal, entrou doença na parada.

    Que besteira sem tamanho que esse ergonomista disse. A não ser que esse exercicio seja comer uma tonelada de sal uma vez por semana, não imagino como isso possa ser possível

    No mais, é o que o Fábio disse. Melhor uma vez por semana do que nada.

  • Ollie

    Pro próximo artigo seria bom a série de alongamentos necessários para os exercícios que tal?

  • Ollie

    Pro próximo artigo seria bom a série de alongamentos necessários para os exercícios que tal?

  • Ollie

    Pro próximo artigo seria bom a série de alongamentos necessários para os exercícios que tal?

  • Briza

    Fazer exercícios é realmente espetacular para a saúde, eu, caminho, apreciando a natureza e, respirando ar puro, moro em lugar previlegiado com rio e muito verde. Mas para quem quer perder ainda mais calorias fazer bom sexo mais de três vezes por semana também ajuda muito. No geral, para saude e estética além de deixar o, corpo em forma a, pelé saudavél e, o coração em excelente estado.

  • Briza

    Fazer exercícios é realmente espetacular para a saúde, eu, caminho, apreciando a natureza e, respirando ar puro, moro em lugar previlegiado com rio e muito verde. Mas para quem quer perder ainda mais calorias fazer bom sexo mais de três vezes por semana também ajuda muito. No geral, para saude e estética além de deixar o, corpo em forma a, pelé saudavél e, o coração em excelente estado.

  • Briza

    Fazer exercícios é realmente espetacular para a saúde, eu, caminho, apreciando a natureza e, respirando ar puro, moro em lugar previlegiado com rio e muito verde. Mas para quem quer perder ainda mais calorias fazer bom sexo mais de três vezes por semana também ajuda muito. No geral, para saude e estética além de deixar o, corpo em forma a, pelé saudavél e, o coração em excelente estado.

  • Briza

    P.S. Privilégio

  • Briza

    P.S. Privilégio

  • Briza

    P.S. Privilégio

  • http://twitter.com/saudeinfinita Angelo

    Meus parabéns atrasado pelo dia do educador físico!

    Como educador físico acho essencial espaços como o que o PdH concedeu, para esclarecimentos embasados cientificamente sobre atividade física e saúde, pois ainda observo uma grande quantidade de equívocos em matérias, reportagens e comentários sobre o tema pela internet.

    Sobre os alongamentos realmente é um tema polêmico e em estudos sobre sua utilidade na fase de aquecimento. Porém, como a proposta dos exercícios deste post é para pessoas inativas (ou pouco ativas) fisicamente, é válido, pois os mesmos realizados em uma intensidade baixa, sustentando cada posição por 20-30 segundos já contribuirá na melhora da flexibilidade. Você disse para o pessoal fazer alongamentos que já fizeram um dia numa academia. Mas e os que nunca frequentaram uma? Teria sido válido você já ter postado uma sequência de alongamento através de imagens.

    Sobre o aquecimento também ficou faltando uma breve orientação de como proceder.

    Achei muito válido você ter frisado que não existe “receita de bolo” com relação a um programa de treinamento físico. Realmente é o que mais se observa pela net, “fórmular mágicas”, o que coloca a saúde de muitos em risco.

    E além do médico, seria válido você mencionar que, para realmente se ter resultados satisfatórios com relação a qualidade de vida através da atividade física, é essencial a orientação de um educador físico (até tu Brutus se esqueceu deste importante detalhe?) capacitado e registrado no CREF (é bom escrever sobre o nosso conselho… vai que eles estão lendo aqui também… hehe).

    Entenda as minhas críticas como críticas construtivas. Afinal, nem eu, nem você e nem ninguém é dono da verdade.

    Como leitor (não tão assíduo) e colega de profissão, estarei acompanhando seus posts, e torcendo para que os mesmos façam o pessoal daqui “arregaçar as mangas” e se mexerem!

    Grande abraço e sucesso sempre!

  • http://twitter.com/saudeinfinita Angelo

    Meus parabéns atrasado pelo dia do educador físico!

    Como educador físico acho essencial espaços como o que o PdH concedeu, para esclarecimentos embasados cientificamente sobre atividade física e saúde, pois ainda observo uma grande quantidade de equívocos em matérias, reportagens e comentários sobre o tema pela internet.

    Sobre os alongamentos realmente é um tema polêmico e em estudos sobre sua utilidade na fase de aquecimento. Porém, como a proposta dos exercícios deste post é para pessoas inativas (ou pouco ativas) fisicamente, é válido, pois os mesmos realizados em uma intensidade baixa, sustentando cada posição por 20-30 segundos já contribuirá na melhora da flexibilidade. Você disse para o pessoal fazer alongamentos que já fizeram um dia numa academia. Mas e os que nunca frequentaram uma? Teria sido válido você já ter postado uma sequência de alongamento através de imagens.

    Sobre o aquecimento também ficou faltando uma breve orientação de como proceder.

    Achei muito válido você ter frisado que não existe “receita de bolo” com relação a um programa de treinamento físico. Realmente é o que mais se observa pela net, “fórmular mágicas”, o que coloca a saúde de muitos em risco.

    E além do médico, seria válido você mencionar que, para realmente se ter resultados satisfatórios com relação a qualidade de vida através da atividade física, é essencial a orientação de um educador físico (até tu Brutus se esqueceu deste importante detalhe?) capacitado e registrado no CREF (é bom escrever sobre o nosso conselho… vai que eles estão lendo aqui também… hehe).

    Entenda as minhas críticas como críticas construtivas. Afinal, nem eu, nem você e nem ninguém é dono da verdade.

    Como leitor (não tão assíduo) e colega de profissão, estarei acompanhando seus posts, e torcendo para que os mesmos façam o pessoal daqui “arregaçar as mangas” e se mexerem!

    Grande abraço e sucesso sempre!

  • http://twitter.com/saudeinfinita Angelo

    Meus parabéns atrasado pelo dia do educador físico!

    Como educador físico acho essencial espaços como o que o PdH concedeu, para esclarecimentos embasados cientificamente sobre atividade física e saúde, pois ainda observo uma grande quantidade de equívocos em matérias, reportagens e comentários sobre o tema pela internet.

    Sobre os alongamentos realmente é um tema polêmico e em estudos sobre sua utilidade na fase de aquecimento. Porém, como a proposta dos exercícios deste post é para pessoas inativas (ou pouco ativas) fisicamente, é válido, pois os mesmos realizados em uma intensidade baixa, sustentando cada posição por 20-30 segundos já contribuirá na melhora da flexibilidade. Você disse para o pessoal fazer alongamentos que já fizeram um dia numa academia. Mas e os que nunca frequentaram uma? Teria sido válido você já ter postado uma sequência de alongamento através de imagens.

    Sobre o aquecimento também ficou faltando uma breve orientação de como proceder.

    Achei muito válido você ter frisado que não existe “receita de bolo” com relação a um programa de treinamento físico. Realmente é o que mais se observa pela net, “fórmular mágicas”, o que coloca a saúde de muitos em risco.

    E além do médico, seria válido você mencionar que, para realmente se ter resultados satisfatórios com relação a qualidade de vida através da atividade física, é essencial a orientação de um educador físico (até tu Brutus se esqueceu deste importante detalhe?) capacitado e registrado no CREF (é bom escrever sobre o nosso conselho… vai que eles estão lendo aqui também… hehe).

    Entenda as minhas críticas como críticas construtivas. Afinal, nem eu, nem você e nem ninguém é dono da verdade.

    Como leitor (não tão assíduo) e colega de profissão, estarei acompanhando seus posts, e torcendo para que os mesmos façam o pessoal daqui “arregaçar as mangas” e se mexerem!

    Grande abraço e sucesso sempre!

  • http://poucaspalavras.wordpress.com/ Jazz

    ele é novo por aqui?

    Flexão é um dos exercícios mais completos… dizia um namorado meu que era fortinho e não malhava em academia…

    #euacreditei

    Adorei esse abdominal isométrico. Eu ainda não conhecia… Gosto também de fazer aquele “V” com o corpo, que é um asan, que não me lembro nome.

    Beijos e seja bem-vindo.

  • http://poucaspalavras.wordpress.com/ Jazz

    ele é novo por aqui?

    Flexão é um dos exercícios mais completos… dizia um namorado meu que era fortinho e não malhava em academia…

    #euacreditei

    Adorei esse abdominal isométrico. Eu ainda não conhecia… Gosto também de fazer aquele “V” com o corpo, que é um asan, que não me lembro nome.

    Beijos e seja bem-vindo.

  • http://poucaspalavras.wordpress.com Jazz

    ele é novo por aqui?

    Flexão é um dos exercícios mais completos… dizia um namorado meu que era fortinho e não malhava em academia…

    #euacreditei

    Adorei esse abdominal isométrico. Eu ainda não conhecia… Gosto também de fazer aquele “V” com o corpo, que é um asan, que não me lembro nome.

    Beijos e seja bem-vindo.

  • http://poucaspalavras.wordpress.com/ Jazz

    “ásana”

  • http://poucaspalavras.wordpress.com/ Jazz

    “ásana”

  • http://poucaspalavras.wordpress.com Jazz

    “ásana”

  • Willis

    Interessante.

    Sobre as sugestões, acredito que textos informando como obter a definição dos músculos do tórax, mesmo para os magros e quanto tempo isso poderia demorar, seriam interessantíssimos. Até pq sabendo uma média a pessoa pode se animar, ou buscar mais força para saber que “falta pouco”, ou coisa assim.

  • Willis

    Interessante.

    Sobre as sugestões, acredito que textos informando como obter a definição dos músculos do tórax, mesmo para os magros e quanto tempo isso poderia demorar, seriam interessantíssimos. Até pq sabendo uma média a pessoa pode se animar, ou buscar mais força para saber que “falta pouco”, ou coisa assim.

  • Willis

    Interessante.

    Sobre as sugestões, acredito que textos informando como obter a definição dos músculos do tórax, mesmo para os magros e quanto tempo isso poderia demorar, seriam interessantíssimos. Até pq sabendo uma média a pessoa pode se animar, ou buscar mais força para saber que “falta pouco”, ou coisa assim.

  • http://www.bizarremania.com.br/ clarah

    Tava lendo seu perfil e automaticamente pensei: Você precisa escapar de alguma coisa pra pegar mulheres?

  • http://www.bizarremania.com.br/ clarah

    Tava lendo seu perfil e automaticamente pensei: Você precisa escapar de alguma coisa pra pegar mulheres?

  • http://www.bizarremania.com.br clarah

    Tava lendo seu perfil e automaticamente pensei: Você precisa escapar de alguma coisa pra pegar mulheres?

  • Rodrigo B.

    Gostei bastante das indicações dos exercícios.Eles não parecem dificeis e vou adotá-los no meu dia a dia. Não tenho fequentado a academia e a posssibilidade deles serem feitos em casa ajuda bastante.

    Faço coro com algumas pessoas que já comentaram, gostaria de saber mais sobre alongamento e aquecimento, pois sempre tive dúvidas da melhor forma de proceder.

    Abraços.

  • Rodrigo B.

    Gostei bastante das indicações dos exercícios.Eles não parecem dificeis e vou adotá-los no meu dia a dia. Não tenho fequentado a academia e a posssibilidade deles serem feitos em casa ajuda bastante.

    Faço coro com algumas pessoas que já comentaram, gostaria de saber mais sobre alongamento e aquecimento, pois sempre tive dúvidas da melhor forma de proceder.

    Abraços.

  • Rodrigo B.

    Gostei bastante das indicações dos exercícios.Eles não parecem dificeis e vou adotá-los no meu dia a dia. Não tenho fequentado a academia e a posssibilidade deles serem feitos em casa ajuda bastante.

    Faço coro com algumas pessoas que já comentaram, gostaria de saber mais sobre alongamento e aquecimento, pois sempre tive dúvidas da melhor forma de proceder.

    Abraços.

  • http://papodehomem.com.br/malhar-em-casa-dr-fitness-ensina-5-exercicios-simples-para-voce/#comments Fabio Bergamo

    #71 Angelo

    Obrigado!! Parabéns pra vc também.
    Muito bem observada a necessidade de orientação por profissional qualificado e credenciado no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Fique à vontade para comentar e colocar seus pontos de vista sobre os posts.

    #74 Willis

    A flexão é um inicio para a definição que deseja. Com relação ao tempo que isso vai acontecer, dependerá de muitas variáveis como genética, alimentação, frequencia, duração e intensidade do seu treinamento.

    Tá bom, vocês venceram. O próximo tema abordado será sobre alongamentos e aquecimentos!!!

    Continuem praticando…alguém que fez a sequencia ficou dolorido ou coisa parecida?

  • http://papodehomem.com.br/malhar-em-casa-dr-fitness-ensina-5-exercicios-simples-para-voce/#comments Fabio Bergamo

    #71 Angelo

    Obrigado!! Parabéns pra vc também.
    Muito bem observada a necessidade de orientação por profissional qualificado e credenciado no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Fique à vontade para comentar e colocar seus pontos de vista sobre os posts.

    #74 Willis

    A flexão é um inicio para a definição que deseja. Com relação ao tempo que isso vai acontecer, dependerá de muitas variáveis como genética, alimentação, frequencia, duração e intensidade do seu treinamento.

    Tá bom, vocês venceram. O próximo tema abordado será sobre alongamentos e aquecimentos!!!

    Continuem praticando…alguém que fez a sequencia ficou dolorido ou coisa parecida?

  • http://papodehomem.com.br/malhar-em-casa-dr-fitness-ensina-5-exercicios-simples-para-voce/#comments Fabio Bergamo

    #71 Angelo

    Obrigado!! Parabéns pra vc também.
    Muito bem observada a necessidade de orientação por profissional qualificado e credenciado no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Fique à vontade para comentar e colocar seus pontos de vista sobre os posts.

    #74 Willis

    A flexão é um inicio para a definição que deseja. Com relação ao tempo que isso vai acontecer, dependerá de muitas variáveis como genética, alimentação, frequencia, duração e intensidade do seu treinamento.

    Tá bom, vocês venceram. O próximo tema abordado será sobre alongamentos e aquecimentos!!!

    Continuem praticando…alguém que fez a sequencia ficou dolorido ou coisa parecida?

  • Marcos Corrêa

    Só faltou o levantaento de latão de Brahma e Skol

  • Marcos Corrêa

    Só faltou o levantaento de latão de Brahma e Skol

  • Marcos Corrêa

    Só faltou o levantaento de latão de Brahma e Skol

  • Ronaldo

    Cadê? foi só um post?
    Os únicos que fiz foram flexões e agachamentos, faço todos os dia as flexões, mas falta saber se basta fazer apenas uma vez de 10 ou se aumenta(15?) ou faz tudo de uma vez ou várias vezes ao longo do dia… tipo 3 seções de 10 pela manhã, ou uma de 10 pela manhã, uma de tarde e uma de noite e tal.

    Também queria perguntar uma coisa, caibra, sempre que nado sinto caibra na “batata” existe algum exercicio que possa me ajudar a melhorar isso? pq a caibra (um dos motivos) é muito exercicio que afeta o musculo e blablabla toda aquela leitura básica de wikipédia. Queria saber se tem algo que possa ajudar, se tiver eu vou testando pq dai se não melhorar, buscarei um médico. (y)

    Obs, poste como alongar, isso é muuuito importante.
    Obs 2 – Nos primeiros dias eu tive que parar pelas fortes dores musculares, mas agora eu consigo fazer sem sentir dor(não sem fatiga[ainda]) e to começando a encaixar os outros 3 exercicios sugeridos (aos poucos) apesar de um ser beeeeeem GAY. Abdominal isométrico, mais gay que o Agachamento. ¬¬
    Obs 3 – É bom fazer todos de uma vez? ou pode ser ao longo do dia? tipo flexão de manhã, agachamento a noite, triceps de tarde etc.

  • Ronaldo

    Cadê? foi só um post?
    Os únicos que fiz foram flexões e agachamentos, faço todos os dia as flexões, mas falta saber se basta fazer apenas uma vez de 10 ou se aumenta(15?) ou faz tudo de uma vez ou várias vezes ao longo do dia… tipo 3 seções de 10 pela manhã, ou uma de 10 pela manhã, uma de tarde e uma de noite e tal.

    Também queria perguntar uma coisa, caibra, sempre que nado sinto caibra na “batata” existe algum exercicio que possa me ajudar a melhorar isso? pq a caibra (um dos motivos) é muito exercicio que afeta o musculo e blablabla toda aquela leitura básica de wikipédia. Queria saber se tem algo que possa ajudar, se tiver eu vou testando pq dai se não melhorar, buscarei um médico. (y)

    Obs, poste como alongar, isso é muuuito importante.
    Obs 2 – Nos primeiros dias eu tive que parar pelas fortes dores musculares, mas agora eu consigo fazer sem sentir dor(não sem fatiga[ainda]) e to começando a encaixar os outros 3 exercicios sugeridos (aos poucos) apesar de um ser beeeeeem GAY. Abdominal isométrico, mais gay que o Agachamento. ¬¬
    Obs 3 – É bom fazer todos de uma vez? ou pode ser ao longo do dia? tipo flexão de manhã, agachamento a noite, triceps de tarde etc.

  • Ronaldo

    Cadê? foi só um post?
    Os únicos que fiz foram flexões e agachamentos, faço todos os dia as flexões, mas falta saber se basta fazer apenas uma vez de 10 ou se aumenta(15?) ou faz tudo de uma vez ou várias vezes ao longo do dia… tipo 3 seções de 10 pela manhã, ou uma de 10 pela manhã, uma de tarde e uma de noite e tal.

    Também queria perguntar uma coisa, caibra, sempre que nado sinto caibra na “batata” existe algum exercicio que possa me ajudar a melhorar isso? pq a caibra (um dos motivos) é muito exercicio que afeta o musculo e blablabla toda aquela leitura básica de wikipédia. Queria saber se tem algo que possa ajudar, se tiver eu vou testando pq dai se não melhorar, buscarei um médico. (y)

    Obs, poste como alongar, isso é muuuito importante.
    Obs 2 – Nos primeiros dias eu tive que parar pelas fortes dores musculares, mas agora eu consigo fazer sem sentir dor(não sem fatiga[ainda]) e to começando a encaixar os outros 3 exercicios sugeridos (aos poucos) apesar de um ser beeeeeem GAY. Abdominal isométrico, mais gay que o Agachamento. ¬¬
    Obs 3 – É bom fazer todos de uma vez? ou pode ser ao longo do dia? tipo flexão de manhã, agachamento a noite, triceps de tarde etc.

  • http://www.festafacilbr.com.br/ Festa

    malhar até vai
    o problema é a alimentação
    dificil me re-educar

  • http://www.festafacilbr.com.br/ Festa

    malhar até vai
    o problema é a alimentação
    dificil me re-educar

  • http://www.festafacilbr.com.br/ Festa

    malhar até vai
    o problema é a alimentação
    dificil me re-educar

  • Pingback: Alongamento e aquecimento com Dr. Fitness (em vídeo e fotos) | Revista Papo de Homem – Lifestyle Magazine

  • BERNARDO

    Valeu pelas dicas,vc ja estreou em grande estilo estou louco para saber qual e a proxima materia que vao publicar!!!!

  • BERNARDO

    Valeu pelas dicas,vc ja estreou em grande estilo estou louco para saber qual e a proxima materia que vao publicar!!!!

  • BERNARDO

    Valeu pelas dicas,vc ja estreou em grande estilo estou louco para saber qual e a proxima materia que vao publicar!!!!

  • Pingback: Corrida de Rua: como se aventurar nessa nova paixão nacional? | Revista Papo de Homem – Lifestyle Magazine

  • Leila Maria de Souza Esteves

    Rio de janeiro, 24 de outubro de 2009.

    Estou trabalhando numa instituição, como cozieira e por isso, fico muito tempo em pé, minhas pernas doem. Me de algumas dicas de exercícios de alongamentos para aliviarem as dores.

    Atenciosamente
    Leila Maria de Souza Esteves

  • Leila Maria de Souza Esteves

    Rio de janeiro, 24 de outubro de 2009.

    Estou trabalhando numa instituição, como cozieira e por isso, fico muito tempo em pé, minhas pernas doem. Me de algumas dicas de exercícios de alongamentos para aliviarem as dores.

    Atenciosamente
    Leila Maria de Souza Esteves

  • Leila Maria de Souza Esteves

    Rio de janeiro, 24 de outubro de 2009.

    Estou trabalhando numa instituição, como cozieira e por isso, fico muito tempo em pé, minhas pernas doem. Me de algumas dicas de exercícios de alongamentos para aliviarem as dores.

    Atenciosamente
    Leila Maria de Souza Esteves

  • affash

    Olá! Agradeço as ajudas que coloca aqui pois como são colocadas sobre a supervisão de um profissional nos dão mais confiança e uma direcção para sair do sofá rumo a uma vida mais sadavel e com mais qualidade. Obrigado, e se puder continue

  • affash

    Olá! Agradeço as ajudas que coloca aqui pois como são colocadas sobre a supervisão de um profissional nos dão mais confiança e uma direcção para sair do sofá rumo a uma vida mais sadavel e com mais qualidade. Obrigado, e se puder continue

  • affash

    Olá! Agradeço as ajudas que coloca aqui pois como são colocadas sobre a supervisão de um profissional nos dão mais confiança e uma direcção para sair do sofá rumo a uma vida mais sadavel e com mais qualidade. Obrigado, e se puder continue

  • jonathan

    e verdade esse exercicoios realmente ajudam eu os faço a um certo tempo e ja notei diferenças

  • jonathan

    e verdade esse exercicoios realmente ajudam eu os faço a um certo tempo e ja notei diferenças

  • jonathan

    e verdade esse exercicoios realmente ajudam eu os faço a um certo tempo e ja notei diferenças

  • Pingback: Dicas para não ficar “pelancudo” depois de perder peso | Papo de Homem – Lifestyle Magazine

  • Pingback: talk men. « BRA UK

  • Cláudio

    Bah velho…muito bom esse site!!!
    parabens…!!!

  • Cláudio

    Bah velho…muito bom esse site!!!
    parabens…!!!

  • Cláudio

    Bah velho…muito bom esse site!!!
    parabens…!!!

  • lucas

    cole!!! manero essa parada de malha em

  • lucas

    cole!!! manero essa parada de malha em

  • http://comomalharemcasa lucas

    cole!!! manero essa parada de malha em

  • otavio

    adorei esses exercicios eu e meu colega fazemos eles todo dia de manha!

    mais eu queria saber se ele vai ajudar a definir o corpo?
    pq nos somos magros mais nao tao assim!

  • otavio

    adorei esses exercicios eu e meu colega fazemos eles todo dia de manha!

    mais eu queria saber se ele vai ajudar a definir o corpo?
    pq nos somos magros mais nao tao assim!

  • otavio

    adorei esses exercicios eu e meu colega fazemos eles todo dia de manha!

    mais eu queria saber se ele vai ajudar a definir o corpo?
    pq nos somos magros mais nao tao assim!

  • Fulaninho

    Concordo com o carinha que disse que o que mulher gosta msm eh dinheiro!

    Mas e quando nao se tem?? O jeito eh correr pra ficar malhado filé!!

    Faz 6 meses que faço esses exercícios, e deram rápidos resultados! Ganhei uns 10kg de massa muscular, mas claro que só exercício não resolve, o principal eh comer alimentos que colaborem para o aumento da massa muscular, exemplo, ovos, não fritos (boto na vitamina de banana hehe)!

  • Fulaninho

    Concordo com o carinha que disse que o que mulher gosta msm eh dinheiro!

    Mas e quando nao se tem?? O jeito eh correr pra ficar malhado filé!!

    Faz 6 meses que faço esses exercícios, e deram rápidos resultados! Ganhei uns 10kg de massa muscular, mas claro que só exercício não resolve, o principal eh comer alimentos que colaborem para o aumento da massa muscular, exemplo, ovos, não fritos (boto na vitamina de banana hehe)!

  • Fulaninho

    Concordo com o carinha que disse que o que mulher gosta msm eh dinheiro!

    Mas e quando nao se tem?? O jeito eh correr pra ficar malhado filé!!

    Faz 6 meses que faço esses exercícios, e deram rápidos resultados! Ganhei uns 10kg de massa muscular, mas claro que só exercício não resolve, o principal eh comer alimentos que colaborem para o aumento da massa muscular, exemplo, ovos, não fritos (boto na vitamina de banana hehe)!

  • jeffin

    ok!!!!
    muito bom esse site. Mas o que devo comer para fazer efeito mais rápido?????

  • jeffin

    ok!!!!
    muito bom esse site. Mas o que devo comer para fazer efeito mais rápido?????

  • jeffin

    ok!!!!
    muito bom esse site. Mas o que devo comer para fazer efeito mais rápido?????

  • jeffin

    De quanto em quanto tempo devo fazer esses exercícios?
    todos os dia devo fazer todos?

  • jeffin

    De quanto em quanto tempo devo fazer esses exercícios?
    todos os dia devo fazer todos?

  • jeffin

    De quanto em quanto tempo devo fazer esses exercícios?
    todos os dia devo fazer todos?

  • matheus

    dicas muito firmes!

    tentarei todas.

  • matheus

    dicas muito firmes!

    tentarei todas.

  • matheus

    dicas muito firmes!

    tentarei todas.

  • André

    E barra, não seria uma boa inclui-lá?

  • André

    E barra, não seria uma boa inclui-lá?

  • André

    E barra, não seria uma boa inclui-lá?

  • André

    E barra, não seria uma boa inclui-lá?

  • Roberto

    Fda esse coiso, eu to fazendo todo o dia, junto com uns exercicios do MH….vamo ver se dah, vou comentar provavelmente no futuro se der certo!

  • André Ricardo C, Santos

    Acho que tudo depende do metabolismo Tenho o corpo que quero só com exercícios feitos em casa Abdominal, Flexão, Levantamento de Peso, mais acredito que meu tipo metabólico ajuda muito.

  • http://www.facebook.com/people/Luis-Felipe-Sales/1311224627 Luís Felipe Sales

    Como assim repetições?
    É algo como… “Hoje farei 30 flexões de braço”. Aí eu faço 10 vezes 30 flexões de braço? (O que daria um total de 300 flexões)

    Sei que é algo simples, mas eu nunca entendi…

    • http://twitter.com/rochajames James Rocha

      Provavelmente é 3 de 10 (neste caso), pelo menos era como eu fazia na academia :pP

  • Dal

    Ola Dr. Fitness

    Comecei a fazer esses exercicios, junto com natação q faço duas vezes na semana,
    vc tambem poderia colocar dicas de alimentação,
    eu me alimento 5 vezes ao dia,pois me alimentando menos nas refeiçoes, embora fazendo mais repetições, houve aumento significativo no meu peso, e no meus musculos.
    vlw pelas dicas

  • Dal

    Ola Dr. Fitness

    Comecei a fazer esses exercicios, junto com natação q faço duas vezes na semana,
    vc tambem poderia colocar dicas de alimentação,
    eu me alimento 5 vezes ao dia,pois me alimentando menos nas refeiçoes, embora fazendo mais repetições, houve aumento significativo no meu peso, e no meus musculos.
    vlw pelas dicas

  • Maura

    Vai ignorar que é dia da bailarina por que? Qual é o problema? As bailarinas são extremamente dedicadas, são artistas completas e não há nenhum demérito na profissão, que também requer exercícios por extenuantes e muita disciplina. Deixe de ser preconcentuoso!

  • Pingback: Corrida de Rua: como se aventurar nessa nova paixão nacional?

  • http://www.malharemcasa.com malhar em casa

    Exercícios de Squat (agachamento) com kettle Ball são bombásticos.
    Podem ser improvisados também com anilhas. Busquem no Youtube sobre squat + kettle ball

    Saúde a todos!

  • Daidengsa_07

    eu  me chamo adriana  comesei ontem i ja to vendo difereça adorei bejusssss

  • bruna hemeley

    sera se isso fuciona mesmo

  • Catharina

    Olá tenho 16 anos e tenho 1.68cm e 46kg existe algum perigo se eu praticar alguns desses exercícios em casa e seguindo uma alimentação prescrita pela nutricionista, sou muito magra e gostaria de melhorar meu físico como ganhar massa, isso é possível se eu fizer esses exercícios e me alimentar adequadamente ?

  • Gilberto

    Tenho uma dúvida, to muito tempo sem praticar exercícios, fugi da academia a quase 1 ano e nunca mais fiz nada, porém, agora vou ser pai e pai tem q ser saradão né! Então a questão é a seguinte, estou fazendo barra em casa, faço umas 3 séries de 15 daquele tipo da palma pra fora e da palma pra dentro faço umas 5 de 15 (não que eu siga beeeem isso, mas é praticamente isso aí, as vezes mais as vezes menos) e isso já se segue a quase 2 meses, senti bastante diferença na minha força (que anda bem fraco) e também vejo alguma diferença no bíceps, ombro e tronco, porém continuo com barriga de chopp (continuo a incentivando, afinal ninguém é de ferro e chopp é bom pacas). Gostaria de saber como faço pra perder essa pança, eu tenho 1,73 e to com 84 kg e gostaria de fazer exercícios caseiros pra isso, tem como? Que tipo de exercícios são bons pra isso? A força que tinha perdido, com a barra já deu uma puta de uma ajuda e to achando legal fazer, mas e pra pança e perda de peso? Pular uma corda rende legal né? O que mais rola fazer?
    Valeu galera e espero umas dicas aí bacanas.
    Abraço

  • http://www.facebook.com/raphael.moral Raphael Moral Piazera

    Bom dia ! Será que alguém pode meajudar ?

    TEnho calculo renal e histórico familiar também , ou seja meu pai tem pedras nos rins e já passou cedo essa pequena herança genética. Gostaria de saber qual o suplemento alimentar mais apropiado para estes casos.

    muito obrigado,
    Raphael

  • esmeraldo

    sou sedentario tanto e q tive q fazer ponte safena a1 mes e meio porem qro mudar esta situaçao qro saber q tipo de exercicio posso fazer qro melhorar minha saude fisica tenho 57anos.

  • ramon

    Eu malho em casa com 2 Halteres de 5kg cada e fez efeito, o que mais me ajudou foi a alimentação correta, mas eu não suporto essas dietas chatas então decidi pesquisar bem e achei um ebook que tem várias receitas com alimentos gostosos e que também aumenta a hipertrofia uma das receitas é a barrinha para antes e depois do treino, conheça o ebook nesse post :
    http://lojamyebooks.blogspot.com.br/2012/12/e-book-receitas-anabolicas-para-ganho.html

  • Diego P. Mayer

    Olá Fábio Bérgamo.
    estou com este intuito, me diga se estou certo ou não devo fazer.

    um dia eu realizo todos os exercícios propostos acima, e no outro apenas corrida de 1h, numa frequência de aproximadamente 110 até 130 ( Meu FCM = 193 – FCR=84), ou jogo de vôlei de areia.
    estou certo?
    ou devo ter um descanso de 24h sem nada de exercício a fazer?

    Obrigado.

    At.
    Diego P. Mayer
    27 anos, 82Kg, 1,79m.
    dpmayer@hotmail.com

    • Diego P. Mayer

      Olá

      Mudei o meu roteiro, percebi que é melhor, mas preciso que me diga se estou certo, veja:

      segunda : descanso

      terça: 1:30h de voleibol de areia + exercícios propostos acima

      quarta: corrida cardio intervalado, detalhes: http://www.musclemass.com.br/5-segredos-para-um-treino-de-alta-intensidade/

      quinta: 1:30h de voleibol de areia + exercícios propostos acima

      sexta: corrida cardio intervalado

      sábado: 1:30h voleibol de areia + exercícios propostos acima

      domingo: voleibol na grama, bem leve, sem esforço.

      O que você me diz Dr. Fitness? devo alterar alguma coisa.

  • Street Workout

    Nosso vídeo de Street Workout mostrando como malhar em casa:
    https://www.youtube.com/watch?v=iHsXunjGufY

  • Davi Reis Almeida

    Obrigado pela Aula Aparti de Hoje Eu vou Começar a Malhar EM casa !

  • Davi Gomes

    Olá, meu nome é Davi, tenho 15 anos, tenho 49 quilos e 1,65, sou magro e não faço academia. Sou um sedentário, confesso. Queria uns dicas de exercícios que eu possa fazer em casa, pois não tenho dinheiro pra fazer academia. Quero deixar essa vida de sedentarismo. Ajudas por respostas ou pelo meu e-mail: davigomes_9@hotmail.com. Desde já, agradeço pela ajuda.

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5138 artigos
  • 647358 comentários
  • leitores online