Fígado – Manual do proprietário

Mauricio Garcia

por
em às | Artigos e ensaios, Corpo são, Dr. Health


Fim de férias, Dr. Health de volta à labuta: meus pacientes, minhas cirurgias, minha coluna aqui na PdH.

Em homenagem ao órgão que mais foi danificado em minha passagem pela última Oktoberfest, em Blumenau (SC), quero falar aos nossos leitores um pouco sobre esse nobre e importantíssimo órgão do corpo humano. Tão importante que sua ausência não pode ser suprida, dada a complexidade de suas funções.

oktoberfest
Reparem no fígado, indicado pelo lacinho vermelho | Crédito: Nay-K

Conheça seu fígado

O fígado é o maior e mais pesado órgão glandular do corpo humano.

Localiza-se abaixo das costelas, à direita. Recebe sangue de duas fontes: a artéria hepática e a veia porta, sendo que esta última traz o sangue advindo da absorção de substâncias pelo sistema digestório. Ou seja, tudo que é absorvido da nossa alimentação passa obrigatoriamente pelo fígado.

Vias biliares

O fígado produz a bile, uma substância amarelo-esverdeada, que tem a função de auxiliar na digestão de gorduras.

Junto à entrada da veia porta e da artéria hepática, está o ducto biliar comum. A bile é produzida no fígado e levada até o intestino (duodeno) através desse ducto, ou seja, corre em sentido oposto ao sangue. Esse ducto recebe uma conexão com o canal cístico, que vem da vesícula biliar. A única função da vesícula é armazenar bile excedente.

A bile é que dá a cor característica das nossas fezes. Em casos de “entupimento” dos ductos, a bile pode se acumular e dois sintomas podem ocorrer:

1. Icterícia: o entupimento causa aumento da concentração sanguínea da bilirrubina, o pigmento da bile, e o paciente começa a ficar literalmente amarelo. Imagine você com a área branca dos seus olhos, na cor amarela, igual uma gema de ovo. Mais ou menos isso.

2- Acolia fecal: como a bile não chega ao intestino, ocorre que as fezes saem pálidas. Praticamente brancas ou cinzentas.

liver
O seu deve estar mais ou menos por aí também… | Fonte: Wikipedia

As células do fígado e suas funções

A unidade celular do fígado chama-se hepatócito, e possui funções tão complexas que simplesmente uma pessoa não pode viver sem fígado.

Os hepatócitos são responsáveis por inúmeras funções de produção:

• Grande parte dos aminoácidos do organismo, matéria-prima das proteínas.

• Boa parte do metabolismo do glicogênio, tanto a sua síntese a partir da glicose, como a sua quebra na falta desta. Também atua na gliconeogênese, gerando glicose a partir de fontes alternativas como aminoácidos, glicerol e lactato (quando o organismo está necessitando glicose, o glicogênio já acabou, o fígado aproveita proteínas e gorduras para gerar combustível).

• Praticamente todo o metabolismo das proteínas do corpo, desde sua produção até sua degradação.

• Síntese de colesterol e triglicerídeos.

• Produção de diversos fatores da coagulação. Um dos sintomas de insuficiência hepática é a deficiência da coagulação, literalmente sangra até por pensamento.

• No feto de até 3 meses, o fígado é o principal produtor de glóbulos vermelhos. Após esse período, a medula óssea assume esse papel.

• Produção da já referida bile.

• Produção do IGF-1, um hormônio que apresenta papel importante no desenvolvimento infantil, e efeitos anabólicos no adulto.

• Produção da trombopoietina, que é um hormônio que regula a produção de plaquetas pela medula óssea. As plaquetas são vitais na coagulação do sangue, o que reforça ainda mais o papel do fígado nessa função.

figado

E também são responsáveis por funções de degradação:

• Degradação da insulina e outros hormônios.

• Degradação da hemoglobina, proteína que dá cor ao nosso sangue. Um dos produtos da degradação da hemoglobina é justamente a bilirrubina, que vai ser excretada na bile.

• Degradação ou modificação de substâncias tóxicas ou medicinais. Isto pode ocorrer de duas formas: (1) pela modificação da substância, o que pode gerar uma outra substância ainda mais tóxica ou simplesmente anular o efeito tóxico, dependendo de que substância se trata; ou então (2) pela associação de uma proteína que facilita a excreção da substância na bile (fezes) ou na urina. Aos interessados, o álcool entra aqui.

- Conversão da amônia em uréia. Na insuficiência hepática, o excesso de amônia, associado com outras substâncias tóxicas, causa encefalopatia: a pessoa fica confusa, tonta, com estado mental alterado.

Outras funções:

• Armazenamento de inúmeras substâncias, como glicose (na forma de glicogênio), ferro, cobre, vitaminas A, B12 e D.

• Funções imunológicas. O fígado contém um forte sistema de defesa contra antígenos advindos da digestão. Seria uma barreira inicial.

• Produção de albumina, uma proteína essencial do sangue. A albumina ajuda a “puxar” água para a corrente sanguínea. Na insuficiência hepática, a albumina é tão baixa que o líquido tende a sair da corrente sanguínea e infiltrar os tecidos, causando um inchaço generalizado conhecido como anasarca.

- Produção de angiotensinogênio, hormônio que auxilia a regulação da pressão arterial.

Capacidade de regeneração

O fígado é o único órgão interno capaz de se regenerar. Se uma pessoa perder até 75% de seu fígado, o restante é capaz de dar origem a um novo fígado completo, em até 8 anos.

Esta capacidade de regeneração apresenta alusão até na mitologia grega, na história de Prometeu. Prometeu foi punido pelos deuses por revelar o fogo aos mortais, sendo acorrentado a uma pedra. Todo dia, um abutre aparecia e comia um pedaço do seu fígado, que se regenerava durante a noite, e assim foi eternamente.

prometeu
Abutre: uma outra figura mitológica para representar a manguaça…

Álcool x Fígado

Inicialmente, a ingestão excessiva de álcool causa uma alteração transitória no fígado conhecida como esteatose. Que nada mais é que o acúmulo de gordura. Basta parar de beber que a coisa volta ao normal.

Em alguns casos, pode ocorrer uma hepatite alcoólica, que tem sintomas parecidos com uma hepatite aguda.

Quando a bebedeira continua por muito tempo (leia-se anos e quantidades grandes), o fígado sofre danos irreversíveis e fica com aspecto fibroso e cicatricial. A isso chamamos de cirrose hepática, que é frequentemente progressiva e vai causar algum grau de insuficiência hepática. A cirrose, em 10% dos casos, também leva ao câncer de fígado.

A cirrose alcoólica se desenvolve em 10 a 20% das pessoas que bebem “pesado” por uma década ou mais.

Dr. Health, por que quanto mais eu bebo mais resistente eu fico?

Simples, porque a degradação do álcool é uma espécie de “malhação” do fígado. Quando você ingere álcool (ou outra substância tóxica), o fígado aciona os seus mecanismos de degradação existentes e também produz mais elementos que vão atuar nessa degradação.

Se a bebedeira continua, o sistema usado pelo fígado passa a ter mais elementos no combate ao álcool, torna-se mais eficiente, e o álcool é degradado de forma mais rápida. Logo, você precisará de maiores quantidades de álcool para atingir o mesmo grau de bebedeira anterior.

Por isso pessoas que não estão acostumadas a beber muito ficam de porre logo. Já os bebuns de plantão, aguentam mais o tranco.

E os remédios para “proteger” o fígado?

São, a grosso modo, compostos de aminoácidos utilizados pelo fígado para sintetizar as proteínas que vão ajudar na degradação do álcool. Na minha opinião, besteira. Não protegem nada. Uma alimentação normal deixa o fígado plenamente capaz de se “auto-gerir”.

E a ressaca?

dayafter_edvard_munch
“O Dia Seguinte”, de Edvard Munch (famoso por seu “O Grito”). Porque Dr. Health é ciência com cultura.

Os produtos da degradação do álcool também são tóxicos, especialmente o primeiro deles, o acetaldeído. A bebedeira diminui a remoção/conversão do acetaldeído, que é 10 a 30 vezes mais tóxico que o álcool em si.

Um dos tratamentos já utilizados para o alcoolismo crônico é o uso de uma substância chamada disulfiram. Ele age justamente impedindo a degradação do acetaldeído, o que causa uma sensibilidade aguda ao álcool – isto é, uma tremenda e inesquecível ressaca toda vez que o indivíduo bebe.

A dor de cabeça que vem junto com a ressaca é causada, além de substâncias tóxicas, pela desidratação que a bebedeira gera. Há de se ingerir bastante água após o porre. Além disso, os metabólitos tóxicos do álcool também acabam inibindo a produção de glicose pelo fígado, causando seu déficit no organismo. Por isso aquela famosa “glicose na veia”, que com certeza todo leitor aqui conhece alguém que já passou por isso, quiçá o próprio.

Para finalizar, não se sabe precisamente se a mistura de bebidas fermentadas e destiladas realmente aumenta a ressaca. O que se sabe é que a presença de congêneres, que são substâncias produzidas durante a fermentação ou o processo de destilação, sobrecarrega o fígado e pode aumentar a ressaca. Os fermentados possuem mais congêneres que os destilados. Mas se você chegou ao ponto de misturar, provavelmente a ressaca viria do mesmo jeito.

Dr Health, em esteatose pós-Oktoberfest e levemente arrependido de ter escrito esse artigo. Agora terei de beber com culpa!

Mauricio Garcia

Flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico e o nosso grande Dr. Health.


Outros artigos escritos por


SEPARAMOS MAIS TEXTOS PARA VOCÊ CONTINUAR LENDO




O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Conheça a visão e a essência por trás do que fazemos. Queremos uma discussão de alto nível. Antes de comentar, leia nossas boas práticas. Caso deseje enviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.


  • Luiz Hombre

    Ainda não lí o texto, mas com certeza essa leitura vai me ajudar muito mesmo! kkk

    Depois do almoço eu leio.

  • Luiz Hombre

    Ainda não lí o texto, mas com certeza essa leitura vai me ajudar muito mesmo! kkk

    Depois do almoço eu leio.

  • Pedro Labatte

    Legal essa materia do colega….. Sou infectologista e com frequência, tenho pacientes com o fígado dilacerado por hepatites ou resultante de medicamentos utilizados pela infectologia. Agora depois de lembrar de toda essa aula de fisiologia novamente, também vou beber com uma ligeira culpa.

    abraço!

  • Pedro Labatte

    Legal essa materia do colega….. Sou infectologista e com frequência, tenho pacientes com o fígado dilacerado por hepatites ou resultante de medicamentos utilizados pela infectologia. Agora depois de lembrar de toda essa aula de fisiologia novamente, também vou beber com uma ligeira culpa.

    abraço!

  • Gustavo P

    Muito boa a matéria…..obrigado

  • MARCELO

    Aaaah ta, agora entendi tudo, mas tem coisas que é melhor fica sem explicação. Parece que ja estou me vendo tentando explicar como funciona o fígado em algum barzinho quando chega o ponto do bebado sabe tudo rsss…..

  • Gustavo P

    Muito boa a matéria…..obrigado

  • MARCELO

    Aaaah ta, agora entendi tudo, mas tem coisas que é melhor fica sem explicação. Parece que ja estou me vendo tentando explicar como funciona o fígado em algum barzinho quando chega o ponto do bebado sabe tudo rsss…..

  • Rodrigo Almeida

    Dizer que o artigo é excelente seria no mínimo óbvio. Agora eu sei por que dói, mas cortar o alcool por enquanto não dá não hehehe

  • Rodrigo Almeida

    Dizer que o artigo é excelente seria no mínimo óbvio. Agora eu sei por que dói, mas cortar o alcool por enquanto não dá não hehehe

  • Ricardo

    Essa parada da ressaca no dia seguinte já tinha sido me dita por meu pai, que sempre bebeu. As dicas dele sempre foi de beber bastante água depois ou junto com a bebida. Até hoje só tive uma ressaca. :D

  • Ricardo

    Essa parada da ressaca no dia seguinte já tinha sido me dita por meu pai, que sempre bebeu. As dicas dele sempre foi de beber bastante água depois ou junto com a bebida. Até hoje só tive uma ressaca. :D

  • Cannibal

    É, quando eu chegar a uns 30 anos beberei somente socialmente mesmo…eu espero… mas por enquanto vou beber todas.

    Malhação do fígado…isso é ótimo, agora quem disser que eu não malho está mentindo, e pensando bem, isso seria uma boa para as olimpiadas de 2016 hein…

  • Cannibal

    É, quando eu chegar a uns 30 anos beberei somente socialmente mesmo…eu espero… mas por enquanto vou beber todas.

    Malhação do fígado…isso é ótimo, agora quem disser que eu não malho está mentindo, e pensando bem, isso seria uma boa para as olimpiadas de 2016 hein…

  • Mateus

    então o que nos resta é colocar o fígado pra trabalhar!

  • Mateus

    então o que nos resta é colocar o fígado pra trabalhar!

  • http://www.meadiciona.com/tabacruzfilho Tabaquara C. Filho

    Muito bom e esclarecedor o texto!
    E a sacada de tomar muito líquido após a bebedeira é verdadeira. Mas claro, aprendi na prática, e com o respaldo técnico que trazes pra galera agora, é praticamente um procedimento religioso a se seguir.
    E ter que tomar glicose é foda… nada agradável!

    Mas uma pergunta… a cafeína ajuda como (se é que ajuda) a combater a ressaca?

  • http://www.meadiciona.com/tabacruzfilho Tabaquara C. Filho

    Muito bom e esclarecedor o texto!
    E a sacada de tomar muito líquido após a bebedeira é verdadeira. Mas claro, aprendi na prática, e com o respaldo técnico que trazes pra galera agora, é praticamente um procedimento religioso a se seguir.
    E ter que tomar glicose é foda… nada agradável!

    Mas uma pergunta… a cafeína ajuda como (se é que ajuda) a combater a ressaca?

  • Sá_ RJ

    wow…

    Tb fui à Oktoberfest este ano, só que em Munique.

    Sabendo o que me esperava pela frente, comecei um “treinamento intensivo” algumas semanas antes, pra performance nao ficar comprometida.

    Que alívio saber dessa alta capacidade de regeneracao do fígado!!! Acho que dando um tempo depois da bebedeira, pro bichinho se recuperar, a coisa nao fica tao agressiva, né?!

    Ótimo artigo!

  • Sá_ RJ

    wow…

    Tb fui à Oktoberfest este ano, só que em Munique.

    Sabendo o que me esperava pela frente, comecei um “treinamento intensivo” algumas semanas antes, pra performance nao ficar comprometida.

    Que alívio saber dessa alta capacidade de regeneracao do fígado!!! Acho que dando um tempo depois da bebedeira, pro bichinho se recuperar, a coisa nao fica tao agressiva, né?!

    Ótimo artigo!

  • Daniel S.

    Otimo texto.
    Mas infelizmente não da para largar a geladinha deliciosa..=P

    Abs

  • Daniel S.

    Otimo texto.
    Mas infelizmente não da para largar a geladinha deliciosa..=P

    Abs

  • Pingback: Tweets that mention Fígado – Manual do proprietário | Revista Papo de Homem – Lifestyle Magazine -- Topsy.com

  • Rodrigo

    Triste saber que o alcool faz com o figado, agora também beberei com culpa =(

    Para evitar a ressaca, eu faço uma marotagem… fico bebendo agua enquanto bebo o alcoolico… de vez em quando tomar um copo… ajuda bastante na ressaca… e se eu vou beber em algum lugar longe, já compro uma garrafona de agua pra beber no caminho de volta!
    (o dificil é tirar toda a agua que fica acumulada no joelho né…)

  • Rodrigo

    Triste saber que o alcool faz com o figado, agora também beberei com culpa =(

    Para evitar a ressaca, eu faço uma marotagem… fico bebendo agua enquanto bebo o alcoolico… de vez em quando tomar um copo… ajuda bastante na ressaca… e se eu vou beber em algum lugar longe, já compro uma garrafona de agua pra beber no caminho de volta!
    (o dificil é tirar toda a agua que fica acumulada no joelho né…)

  • mechrod

    excelente artigo!
    que nível de conhecimento e cultura!
    gostei muito dos detalhes técnicos do “equipamento”(figado)

    Tenho 2 perguntas Dr:

    1 – Até onde é verdade a interação de medicamentos com o alcool?
    Não bebo regularmente, tomo remedio tarja preta(ansiolitico) a alguns anos. O maximo que faço é a cada 6 meses+/-, eu tomo UMA garrafinha de smirnof ice se tiver muito afim(a ultima foi em fevereiro). Existe alguma qtidade de alcool “aceitavel” para quem toma qualquer tipo de medicamento?

    2 – Essas pesquisas sobre o vinho, vale a pena tomar aquele 1 calice todos os dias para ter mais longevidade?
    Meu bisavo(familia italiana) fazia isso e morreu aos 99 anos, sem problemas de coraçao. O unico problema de saude que ele teve foi desgaste da cabeça do femur(colocou uma daquelas proteses de titanio), e antes que digam, era titanio sim, a cirurgia nao foi no SUS……=P
    Meu avo fez 73 anos esses dias, esta tri conservado, ainda trabalha 8h por dia, e segue esse mesmo esquema do calice unico quase todos dias…e nenhum dos 2 tomava porre…
    Eu tbm queria seguir a tradiçao e começar meu “tratamento”(tenho 24 anos), mas fico receoso em relaçao as medicações…..

    PS: nao estou tirando duvidas medicas pela internet! Estou apenas citando algumas duvidas que outros possam ter ou nunca tenham ouvido falar. Se eu for começar a beber de maneira “preventiva”, irei 1º consultar minha medica, de maneira presencial, e nao virtual.

  • mechrod

    excelente artigo!
    que nível de conhecimento e cultura!
    gostei muito dos detalhes técnicos do “equipamento”(figado)

    Tenho 2 perguntas Dr:

    1 – Até onde é verdade a interação de medicamentos com o alcool?
    Não bebo regularmente, tomo remedio tarja preta(ansiolitico) a alguns anos. O maximo que faço é a cada 6 meses+/-, eu tomo UMA garrafinha de smirnof ice se tiver muito afim(a ultima foi em fevereiro). Existe alguma qtidade de alcool “aceitavel” para quem toma qualquer tipo de medicamento?

    2 – Essas pesquisas sobre o vinho, vale a pena tomar aquele 1 calice todos os dias para ter mais longevidade?
    Meu bisavo(familia italiana) fazia isso e morreu aos 99 anos, sem problemas de coraçao. O unico problema de saude que ele teve foi desgaste da cabeça do femur(colocou uma daquelas proteses de titanio), e antes que digam, era titanio sim, a cirurgia nao foi no SUS……=P
    Meu avo fez 73 anos esses dias, esta tri conservado, ainda trabalha 8h por dia, e segue esse mesmo esquema do calice unico quase todos dias…e nenhum dos 2 tomava porre…
    Eu tbm queria seguir a tradiçao e começar meu “tratamento”(tenho 24 anos), mas fico receoso em relaçao as medicações…..

    PS: nao estou tirando duvidas medicas pela internet! Estou apenas citando algumas duvidas que outros possam ter ou nunca tenham ouvido falar. Se eu for começar a beber de maneira “preventiva”, irei 1º consultar minha medica, de maneira presencial, e nao virtual.

  • http://www.morandosozinho.net/ Vinicius

    Pra mim esse negocio de figado é uma historia que inventaram pra eu não desandar. Eu não acredito em Figado e nem em Mega Sena…

  • http://www.morandosozinho.net Vinicius

    Pra mim esse negocio de figado é uma historia que inventaram pra eu não desandar. Eu não acredito em Figado e nem em Mega Sena…

  • http://www.universidadedaseducao.com/ Lourenço

    Dr. Health, pq bebida “boa”, como whiskys de mais de 12 anos e cervejas artesanais dão muito menos ressaca?

  • http://www.universidadedaseducao.com Lourenço

    Dr. Health, pq bebida “boa”, como whiskys de mais de 12 anos e cervejas artesanais dão muito menos ressaca?

  • http://dancaravida.blogspot.com/ Thaís

    Voltar pros livros de Bioquímica e Fisiologia, logo após as férias, pra escrever este post, é muita sacanagem, Maurício! Merece mesmo beber mais…

  • http://dancaravida.blogspot.com Thaís

    Voltar pros livros de Bioquímica e Fisiologia, logo após as férias, pra escrever este post, é muita sacanagem, Maurício! Merece mesmo beber mais…

  • Dr Health

    #14 – mechrod

    1- Na presença de álcool e medicamentos, ocorre uma sobrecarga do fígado, o que pode fazer com que este não seja eficiente e, em alguns casos, ocorra uma sobrecarga medicamentosa. Isso varia com o medicamento. Em outros casos, o álcool acelera o metabolismo hepático, fazendo com que o medicamento seja eliminado mais rápido, e também, como a pessoa elimina mais líquido (urina), muitos medicamentos de excreção urinária ficam com concentração insuficiente.

    Álcool e remédio não combina. Não sei se existe dose aceitável

    2- Ao que as pesquisas indicam, o vinho é benéfico, se tomado moderadamente, para o sistema cardiovascular. Mas também não adianta beber uma taça de vinho e fumar, comer fast food, etc, vai dar m… do mesmo jeito

    #16 – Lourenço

    As palavras chave são “maturação” e “pureza”. Lembra quando falei dos congêneres lá em cima? Quando mais maturada uma bebida (caso das cervejas artesanais e especialmente dos whiskeys), menos congêneres elas apresentam. E as cervejas artesanais são feitas baseada na lei de pureza da cerveja, promulgada na Alemanha em 1516 (Reinheitsgebot), ou seja, elas não apresentam aditivos e conservantes, e são feitas só com malte, lúpulo, água e levedura. Leia-se: Menos congêneres. E menos ressaca.

    #17 – Thaís

    Pior que a idéia do post surgiu no meio de uma bebedeira… Hic

  • Dr Health

    #14 – mechrod

    1- Na presença de álcool e medicamentos, ocorre uma sobrecarga do fígado, o que pode fazer com que este não seja eficiente e, em alguns casos, ocorra uma sobrecarga medicamentosa. Isso varia com o medicamento. Em outros casos, o álcool acelera o metabolismo hepático, fazendo com que o medicamento seja eliminado mais rápido, e também, como a pessoa elimina mais líquido (urina), muitos medicamentos de excreção urinária ficam com concentração insuficiente.

    Álcool e remédio não combina. Não sei se existe dose aceitável

    2- Ao que as pesquisas indicam, o vinho é benéfico, se tomado moderadamente, para o sistema cardiovascular. Mas também não adianta beber uma taça de vinho e fumar, comer fast food, etc, vai dar m… do mesmo jeito

    #16 – Lourenço

    As palavras chave são “maturação” e “pureza”. Lembra quando falei dos congêneres lá em cima? Quando mais maturada uma bebida (caso das cervejas artesanais e especialmente dos whiskeys), menos congêneres elas apresentam. E as cervejas artesanais são feitas baseada na lei de pureza da cerveja, promulgada na Alemanha em 1516 (Reinheitsgebot), ou seja, elas não apresentam aditivos e conservantes, e são feitas só com malte, lúpulo, água e levedura. Leia-se: Menos congêneres. E menos ressaca.

    #17 – Thaís

    Pior que a idéia do post surgiu no meio de uma bebedeira… Hic

  • Gustavo Castro

    Seria mt útil se você fizesse um post, ou apenas respondesse nos comentários desse mesmo, com dicas para evitar ou diminuir a ressaca.

    Meu pai me fala que beber água durante a noite que vc está bebendo ajuda, além de beber mt agua tb no dia seguinte.

    Dizem por ai que água de côco tb é mt bom… e aqueles remédios tipo engov, pode tomar a vontade ou tem efeito colateral? e os do dia seguinte tipo “pózinho”?

    Suas respostas podem mudar a minha vida, hehe

    abraços

  • Gustavo Castro

    Seria mt útil se você fizesse um post, ou apenas respondesse nos comentários desse mesmo, com dicas para evitar ou diminuir a ressaca.

    Meu pai me fala que beber água durante a noite que vc está bebendo ajuda, além de beber mt agua tb no dia seguinte.

    Dizem por ai que água de côco tb é mt bom… e aqueles remédios tipo engov, pode tomar a vontade ou tem efeito colateral? e os do dia seguinte tipo “pózinho”?

    Suas respostas podem mudar a minha vida, hehe

    abraços

  • http://www.faneinbox.com/ O Fanny webber

    Eu só quero saber uma coisa: O que é considerado beber contínuamente em excesso?

    Eu bebo todo o final de semana, praticamente, e só cerveja. Durante um final de semana sozinho deve dar de 4 à 10 garrafas.

    Em 10 anos, será que meu destino é cirrose?

    ó duvida.

  • http://www.faneinbox.com O Fanny webber

    Eu só quero saber uma coisa: O que é considerado beber contínuamente em excesso?

    Eu bebo todo o final de semana, praticamente, e só cerveja. Durante um final de semana sozinho deve dar de 4 à 10 garrafas.

    Em 10 anos, será que meu destino é cirrose?

    ó duvida.

  • Debbie

    I don’t care, Epoclair continua me salvando horrores, sendo placebo ou não.
    Epoclair (L)

  • http://www..ledesordre.wordpress.com Debbie

    I don’t care, Epoclair continua me salvando horrores, sendo placebo ou não.
    Epoclair (L)

  • Bob

    Dr. Health,

    E as pessoas que são acostumadas a beber mas ficam bêbadas rápido? Elas têm algum problema além de não saber beber?

  • Bob

    Dr. Health,

    E as pessoas que são acostumadas a beber mas ficam bêbadas rápido? Elas têm algum problema além de não saber beber?

  • http://www.confreriageek.com.br/ Marcel França

    Boa! Eu sempre quis ir na Oktoberfest (mesmo quando não tinha idade!), e depois do CQC lá na da Alemnha, eu vou de qualquer jeito!
    Muito bom o artigo. Melhor de tudo foi o título.
    Sorte e sucesso, e continuem assim!

  • http://www.confreriageek.com.br Marcel França

    Boa! Eu sempre quis ir na Oktoberfest (mesmo quando não tinha idade!), e depois do CQC lá na da Alemnha, eu vou de qualquer jeito!
    Muito bom o artigo. Melhor de tudo foi o título.
    Sorte e sucesso, e continuem assim!

  • Marcelo

    Excelente artigo!

    Mas ainda tenho uma outra duvida:
    Como se dá a relação entre álcool e malhação? atrapalha muito mesmo ou nem tanto? Normalmente bebo somente um dia no final de semana, quando saio, e nem todos os fds saio, isso vai ser muito prejudicial para o treinamento?

    abraço

  • Marcelo

    Excelente artigo!

    Mas ainda tenho uma outra duvida:
    Como se dá a relação entre álcool e malhação? atrapalha muito mesmo ou nem tanto? Normalmente bebo somente um dia no final de semana, quando saio, e nem todos os fds saio, isso vai ser muito prejudicial para o treinamento?

    abraço

  • Rose

    Bom artigo.
    Agora podia vir um sobre alcoolismo. Muita gente é e nem faz idéia.

    :)

  • Rose

    Bom artigo.
    Agora podia vir um sobre alcoolismo. Muita gente é e nem faz idéia.

    :)

  • William

    Tive uma aula sobre fígado semana passada, com certeza essa matéria vai me ajudar a não esquecer porra nenhuma

  • William

    Tive uma aula sobre fígado semana passada, com certeza essa matéria vai me ajudar a não esquecer porra nenhuma

  • Andre

    Dr,

    qual o email que posso entrar em contato com vc mesmo?

    Há uma parte bastante interessante deste artigo que gostaria de tirar mais dúvidas via email. Obrigado.

  • Andre

    Dr,

    qual o email que posso entrar em contato com vc mesmo?

    Há uma parte bastante interessante deste artigo que gostaria de tirar mais dúvidas via email. Obrigado.

  • Andre

    Dr,

    qual o email que posso entrar em contato com vc mesmo?

    Há uma parte bastante interessante deste artigo que gostaria de tirar mais dúvidas via email. Obrigado.

  • http://fromvictorwithlove.com/diario Victor

    Doutor, belo artigo – gostei da referência ao Prometeu! Lembrei de uma historinha legal que li acho que num gibi do Niquel Nausea aanos atrás!

    Pergunta: o que acha do Engov? Para mim, ele é tão bom, tão bom para eliminar ressaca que eu entortei o caneco além da conta por muito tempo numa era distante.

  • http://fromvictorwithlove.com/diario Victor

    Doutor, belo artigo – gostei da referência ao Prometeu! Lembrei de uma historinha legal que li acho que num gibi do Niquel Nausea aanos atrás!

    Pergunta: o que acha do Engov? Para mim, ele é tão bom, tão bom para eliminar ressaca que eu entortei o caneco além da conta por muito tempo numa era distante.

  • http://fromvictorwithlove.com/diario Victor

    Doutor, belo artigo – gostei da referência ao Prometeu! Lembrei de uma historinha legal que li acho que num gibi do Niquel Nausea aanos atrás!

    Pergunta: o que acha do Engov? Para mim, ele é tão bom, tão bom para eliminar ressaca que eu entortei o caneco além da conta por muito tempo numa era distante.

  • Fábio Luiz

    meu último porre foi tão foda que nunca mais quero beber de novo.
    deixarei meu fígado “respirar” aliviado para sempre!
    ótimo post.

  • Fábio Luiz

    meu último porre foi tão foda que nunca mais quero beber de novo.
    deixarei meu fígado “respirar” aliviado para sempre!
    ótimo post.

  • Fábio Luiz

    meu último porre foi tão foda que nunca mais quero beber de novo.
    deixarei meu fígado “respirar” aliviado para sempre!
    ótimo post.

  • http://www.wherethehellamibrasil.blogspot.com/ Aislan Roque Cagni

    Sensacional! Cara fazia tempo mesmo que não via um Post seu! Estava la tbm!!! PQP que festa boa!!! Meu figado esta muito bem treinado pelo que eu percebi!
    Para chegar ao nível alcoólico dessejado era necessária quase metade de uma garrafa de absolut e muita breja! E não fiquei com ressaca!!!
    Quero muito voltar pra la! ¬¬

    ABCS!

  • http://www.wherethehellamibrasil.blogspot.com/ Aislan Roque Cagni

    Sensacional! Cara fazia tempo mesmo que não via um Post seu! Estava la tbm!!! PQP que festa boa!!! Meu figado esta muito bem treinado pelo que eu percebi!
    Para chegar ao nível alcoólico dessejado era necessária quase metade de uma garrafa de absolut e muita breja! E não fiquei com ressaca!!!
    Quero muito voltar pra la! ¬¬

    ABCS!

  • http://www.wherethehellamibrasil.blogspot.com/ Aislan Roque Cagni

    Sensacional! Cara fazia tempo mesmo que não via um Post seu! Estava la tbm!!! PQP que festa boa!!! Meu figado esta muito bem treinado pelo que eu percebi!
    Para chegar ao nível alcoólico dessejado era necessária quase metade de uma garrafa de absolut e muita breja! E não fiquei com ressaca!!!
    Quero muito voltar pra la! ¬¬

    ABCS!

  • ianelli

    Sou um paciente sustentavel do virus da hepatite C, contraida atraves de transfusão de sangue. Fiquem os Srs. Sabendo que até 1992 a hepatite C era totalmente desconhecida e muitas pessoas que receberao sangue podem estar infectados e não sabem pois trata-se de uma doença silenciosa.
    Somente com exame de sangue especifico o Dr. tem condiçoes de detectar a doença. Caso contrario o paciente quando descobre ja e tarde. O figado ja esta Cirrotico e ai Galera so tem duas saidas uma delas e o transplante ( muito dificil) e a outra e o caixão. Pensem muito bem e com carinho nesta bela reportagem . Parabens

  • ianelli

    Sou um paciente sustentavel do virus da hepatite C, contraida atraves de transfusão de sangue. Fiquem os Srs. Sabendo que até 1992 a hepatite C era totalmente desconhecida e muitas pessoas que receberao sangue podem estar infectados e não sabem pois trata-se de uma doença silenciosa.
    Somente com exame de sangue especifico o Dr. tem condiçoes de detectar a doença. Caso contrario o paciente quando descobre ja e tarde. O figado ja esta Cirrotico e ai Galera so tem duas saidas uma delas e o transplante ( muito dificil) e a outra e o caixão. Pensem muito bem e com carinho nesta bela reportagem . Parabens

  • ianelli

    Sou um paciente sustentavel do virus da hepatite C, contraida atraves de transfusão de sangue. Fiquem os Srs. Sabendo que até 1992 a hepatite C era totalmente desconhecida e muitas pessoas que receberao sangue podem estar infectados e não sabem pois trata-se de uma doença silenciosa.
    Somente com exame de sangue especifico o Dr. tem condiçoes de detectar a doença. Caso contrario o paciente quando descobre ja e tarde. O figado ja esta Cirrotico e ai Galera so tem duas saidas uma delas e o transplante ( muito dificil) e a outra e o caixão. Pensem muito bem e com carinho nesta bela reportagem . Parabens

  • Luiz Hombre

    Quanto é um transplante de fígado?

  • Luiz Hombre

    Quanto é um transplante de fígado?

  • Luiz Hombre

    Quanto é um transplante de fígado?

  • http://www.benderblog.com/ Bender

    Tudo o q eu quero nessa vida é passar bem longe desse tal de disulfiram.

  • http://www.benderblog.com/ Bender

    Tudo o q eu quero nessa vida é passar bem longe desse tal de disulfiram.

  • http://www.benderblog.com Bender

    Tudo o q eu quero nessa vida é passar bem longe desse tal de disulfiram.

  • http://rodrigosantiago.wordpress.com/ Rodrigo Santiago

    Não sou médico nem profissional da área, mas o que vou falar são informações obtidas com especialistas.

    #9: A cafeína NÃO ajuda na ressaca, só prejudica. A cafeína é diurética. Logo, é pior pra ressaca, pois é um momento em que há necessidade de reidratação do organismo. Esse é o principal remédio.

    Água de côco, Gatorade, Coca-cola, água comum, carboidratos (pão, torrada), mel, frutas… e repouso.

    O Engov ajuda a combater alguns dos sintomas da ressaca (náusea, dor de cabeça etc.), mas não resolve “na fonte”.

  • http://rodrigosantiago.wordpress.com/ Rodrigo Santiago

    Não sou médico nem profissional da área, mas o que vou falar são informações obtidas com especialistas.

    #9: A cafeína NÃO ajuda na ressaca, só prejudica. A cafeína é diurética. Logo, é pior pra ressaca, pois é um momento em que há necessidade de reidratação do organismo. Esse é o principal remédio.

    Água de côco, Gatorade, Coca-cola, água comum, carboidratos (pão, torrada), mel, frutas… e repouso.

    O Engov ajuda a combater alguns dos sintomas da ressaca (náusea, dor de cabeça etc.), mas não resolve “na fonte”.

  • http://rodrigosantiago.wordpress.com Rodrigo Santiago

    Não sou médico nem profissional da área, mas o que vou falar são informações obtidas com especialistas.

    #9: A cafeína NÃO ajuda na ressaca, só prejudica. A cafeína é diurética. Logo, é pior pra ressaca, pois é um momento em que há necessidade de reidratação do organismo. Esse é o principal remédio.

    Água de côco, Gatorade, Coca-cola, água comum, carboidratos (pão, torrada), mel, frutas… e repouso.

    O Engov ajuda a combater alguns dos sintomas da ressaca (náusea, dor de cabeça etc.), mas não resolve “na fonte”.

  • http://www.fotolog.com/a_fuga Eduardo Assis

    Nossa! obrigado mesmo pelo artigo, eu sou o mestre das ressacas Homericas.

  • http://www.fotolog.com/a_fuga Eduardo Assis

    Nossa! obrigado mesmo pelo artigo, eu sou o mestre das ressacas Homericas.

  • http://www.fotolog.com/a_fuga Eduardo Assis

    Nossa! obrigado mesmo pelo artigo, eu sou o mestre das ressacas Homericas.

  • LaySkyD

    Concordo com o camarada #4 Marcelo, há coisas que ficam melhores sem explicação. Eu era mais feliz na obscuridade lacunar da minha ignorância.

    Como beber com a mesma tranqüilidade de antes?!Hã?!
    Agora toda ressaca virá neblinada pela culpa de um crime doloso ao melhor amigo das noites de bebedeiras.
    Ainda bem que os bares afogam qualquer culpa.

  • LaySkyD

    Concordo com o camarada #4 Marcelo, há coisas que ficam melhores sem explicação. Eu era mais feliz na obscuridade lacunar da minha ignorância.

    Como beber com a mesma tranqüilidade de antes?!Hã?!
    Agora toda ressaca virá neblinada pela culpa de um crime doloso ao melhor amigo das noites de bebedeiras.
    Ainda bem que os bares afogam qualquer culpa.

  • LaySkyD

    Concordo com o camarada #4 Marcelo, há coisas que ficam melhores sem explicação. Eu era mais feliz na obscuridade lacunar da minha ignorância.

    Como beber com a mesma tranqüilidade de antes?!Hã?!
    Agora toda ressaca virá neblinada pela culpa de um crime doloso ao melhor amigo das noites de bebedeiras.
    Ainda bem que os bares afogam qualquer culpa.

  • http://www.meadiciona.com/tabacruzfilho Tabaquara C. Filho

    Valeu pela dica Rodrigo. Eu nem fazia idéia que a cafeína não ajudava. O cara sempre houve: “chega em casa e toma um café forte que ‘acorda’, ajuda a melhorar!”
    ¬¬

  • http://www.meadiciona.com/tabacruzfilho Tabaquara C. Filho

    Valeu pela dica Rodrigo. Eu nem fazia idéia que a cafeína não ajudava. O cara sempre houve: “chega em casa e toma um café forte que ‘acorda’, ajuda a melhorar!”
    ¬¬

  • http://www.meadiciona.com/tabacruzfilho Tabaquara C. Filho

    Valeu pela dica Rodrigo. Eu nem fazia idéia que a cafeína não ajudava. O cara sempre houve: “chega em casa e toma um café forte que ‘acorda’, ajuda a melhorar!”
    ¬¬

  • baiano

    De que adianta se a probabiliade de morrer atropelado é muito maior? :-)

  • baiano

    De que adianta se a probabiliade de morrer atropelado é muito maior? :-)

  • baiano

    De que adianta se a probabiliade de morrer atropelado é muito maior? :-)

  • Edy

    Dr Health mandou muito bem no post.
    Tem coisas que são sempre bom saber (ainda mais se tratando da bendita cachaça de cada dia), isso com certeza afeta praticamente todo mundo.
    Valeu.

  • Edy

    Dr Health mandou muito bem no post.
    Tem coisas que são sempre bom saber (ainda mais se tratando da bendita cachaça de cada dia), isso com certeza afeta praticamente todo mundo.
    Valeu.

  • Edy

    Dr Health mandou muito bem no post.
    Tem coisas que são sempre bom saber (ainda mais se tratando da bendita cachaça de cada dia), isso com certeza afeta praticamente todo mundo.
    Valeu.

  • Ramon

    como farmacêutico sei dos riscos que essa infame droga causa, mas que todos apreciamos.. aheuehuae

    muito bom post cara, linguagem bem acessível e de fácil compreensão à todos.

    abraço
    ps. beberei com culpa ;/

  • Ramon

    como farmacêutico sei dos riscos que essa infame droga causa, mas que todos apreciamos.. aheuehuae

    muito bom post cara, linguagem bem acessível e de fácil compreensão à todos.

    abraço
    ps. beberei com culpa ;/

  • Ramon

    como farmacêutico sei dos riscos que essa infame droga causa, mas que todos apreciamos.. aheuehuae

    muito bom post cara, linguagem bem acessível e de fácil compreensão à todos.

    abraço
    ps. beberei com culpa ;/

  • http://www.isabellaviranoticia.blogspot.com/ isabella

    Também gostei do texto e sugiro que o Dr. Health leve em consideração o comentário #31 e fale sobre a hepatite C, tão silenciosa e muito perigosa…

  • http://www.isabellaviranoticia.blogspot.com/ isabella

    Também gostei do texto e sugiro que o Dr. Health leve em consideração o comentário #31 e fale sobre a hepatite C, tão silenciosa e muito perigosa…

  • http://www.isabellaviranoticia.blogspot.com isabella

    Também gostei do texto e sugiro que o Dr. Health leve em consideração o comentário #31 e fale sobre a hepatite C, tão silenciosa e muito perigosa…

  • http://betacamp.blogspot.com/ Beta Alvares

    Parabens Mauricio….

    Deixou um assunto pesado de bioq e fisiologia light, cultural e engraçado.
    Abç,
    Beta.
    Pos-doc IQUSP

  • http://betacamp.blogspot.com/ Beta Alvares

    Parabens Mauricio….

    Deixou um assunto pesado de bioq e fisiologia light, cultural e engraçado.
    Abç,
    Beta.
    Pos-doc IQUSP

  • http://betacamp.blogspot.com Beta Alvares

    Parabens Mauricio….

    Deixou um assunto pesado de bioq e fisiologia light, cultural e engraçado.
    Abç,
    Beta.
    Pos-doc IQUSP

  • http://www.bebasecurity.com.br/ Samuel

    deem uma olhada na solução definitiva http://www.bebasecurity.com.br

  • http://www.bebasecurity.com.br/ Samuel

    deem uma olhada na solução definitiva http://www.bebasecurity.com.br

  • http://www.bebasecurity.com.br Samuel

    deem uma olhada na solução definitiva http://www.bebasecurity.com.br

  • Carmen Lúcia

    Mais uma vez deixo meu testemunho (interrompi por 5 minutos pois fui atender um bebum,as 9:20h que ainda estava de porre e sem dormir desde ontem e quase quem fica manguaçada sou eu pois o odor do consultório ficou alcool puro).
    Cada vez mais me orgulho em demasia do Dr.Health hahahahahah
    mãe é f…
    Adorei as postagens do#4 Marcelo, do #7 Cannibal, do Mateus, do #15 Vinícius e aplaudo o depoimento # 31 ianelli .
    Vamos mover uma campanha, desde já vitoriosa, para as OLIMPIADAS DE 2016 to nessa, contem comigo!!!!!!!!!!!!!
    bjks

  • Carmen Lúcia

    Mais uma vez deixo meu testemunho (interrompi por 5 minutos pois fui atender um bebum,as 9:20h que ainda estava de porre e sem dormir desde ontem e quase quem fica manguaçada sou eu pois o odor do consultório ficou alcool puro).
    Cada vez mais me orgulho em demasia do Dr.Health hahahahahah
    mãe é f…
    Adorei as postagens do#4 Marcelo, do #7 Cannibal, do Mateus, do #15 Vinícius e aplaudo o depoimento # 31 ianelli .
    Vamos mover uma campanha, desde já vitoriosa, para as OLIMPIADAS DE 2016 to nessa, contem comigo!!!!!!!!!!!!!
    bjks

  • Carmen Lúcia

    Mais uma vez deixo meu testemunho (interrompi por 5 minutos pois fui atender um bebum,as 9:20h que ainda estava de porre e sem dormir desde ontem e quase quem fica manguaçada sou eu pois o odor do consultório ficou alcool puro).
    Cada vez mais me orgulho em demasia do Dr.Health hahahahahah
    mãe é f…
    Adorei as postagens do#4 Marcelo, do #7 Cannibal, do Mateus, do #15 Vinícius e aplaudo o depoimento # 31 ianelli .
    Vamos mover uma campanha, desde já vitoriosa, para as OLIMPIADAS DE 2016 to nessa, contem comigo!!!!!!!!!!!!!
    bjks

  • Dr Health

    Família que bebe unida, permanece unida!!

    Tive a quem puxar, né, mãe?

  • Dr Health

    Família que bebe unida, permanece unida!!

    Tive a quem puxar, né, mãe?

  • Dr Health

    Família que bebe unida, permanece unida!!

    Tive a quem puxar, né, mãe?

  • Dr Health

    Família que bebe unida, permanece unida!!

    Tive a quem puxar, né, mãe?

  • Dr Health

    Família que bebe unida, permanece unida!!

    Tive a quem puxar, né, mãe?

  • Bruno

    a única coisa q ameniza um pouco a ressaca (pelo menos pra mim), além da água, é a qualidade do goró… experimenta tomar um porre de vodka Roskoff (sim, existe!!!) e outro com Absolut, e sinta a diferença… bebida porcaria é aldeído puro!!!

  • Bruno

    a única coisa q ameniza um pouco a ressaca (pelo menos pra mim), além da água, é a qualidade do goró… experimenta tomar um porre de vodka Roskoff (sim, existe!!!) e outro com Absolut, e sinta a diferença… bebida porcaria é aldeído puro!!!

  • Bruno

    a única coisa q ameniza um pouco a ressaca (pelo menos pra mim), além da água, é a qualidade do goró… experimenta tomar um porre de vodka Roskoff (sim, existe!!!) e outro com Absolut, e sinta a diferença… bebida porcaria é aldeído puro!!!

  • Bruno

    a única coisa q ameniza um pouco a ressaca (pelo menos pra mim), além da água, é a qualidade do goró… experimenta tomar um porre de vodka Roskoff (sim, existe!!!) e outro com Absolut, e sinta a diferença… bebida porcaria é aldeído puro!!!

  • Bruno

    a única coisa q ameniza um pouco a ressaca (pelo menos pra mim), além da água, é a qualidade do goró… experimenta tomar um porre de vodka Roskoff (sim, existe!!!) e outro com Absolut, e sinta a diferença… bebida porcaria é aldeído puro!!!

  • Victor Hugo

    Gostei muito do texto, não li tudo não, mas adorei as figuras. Bem bonitinhas.
    Mas aprendi o mais importante: o fígado se regenera melhor que rabo de largatixa.

    #10 – Sá_ RJ

    Na boa sempre achei Octoberfest coisa de gaúcho bobo, e

    turista otário; mas o Felipe Andreolli do CQC, definitivamente

    mudou minha opinião. Comecei a me preparar pra ir pra Munique. Se tiver sorte e td der certo em 2024 eu to lá ( é duro ser duro) .

  • Victor Hugo

    Gostei muito do texto, não li tudo não, mas adorei as figuras. Bem bonitinhas.
    Mas aprendi o mais importante: o fígado se regenera melhor que rabo de largatixa.

    #10 – Sá_ RJ

    Na boa sempre achei Octoberfest coisa de gaúcho bobo, e

    turista otário; mas o Felipe Andreolli do CQC, definitivamente

    mudou minha opinião. Comecei a me preparar pra ir pra Munique. Se tiver sorte e td der certo em 2024 eu to lá ( é duro ser duro) .

  • Victor Hugo

    Gostei muito do texto, não li tudo não, mas adorei as figuras. Bem bonitinhas.
    Mas aprendi o mais importante: o fígado se regenera melhor que rabo de largatixa.

    #10 – Sá_ RJ

    Na boa sempre achei Octoberfest coisa de gaúcho bobo, e

    turista otário; mas o Felipe Andreolli do CQC, definitivamente

    mudou minha opinião. Comecei a me preparar pra ir pra Munique. Se tiver sorte e td der certo em 2024 eu to lá ( é duro ser duro) .

  • Victor Hugo

    Gostei muito do texto, não li tudo não, mas adorei as figuras. Bem bonitinhas.
    Mas aprendi o mais importante: o fígado se regenera melhor que rabo de largatixa.

    #10 – Sá_ RJ

    Na boa sempre achei Octoberfest coisa de gaúcho bobo, e

    turista otário; mas o Felipe Andreolli do CQC, definitivamente

    mudou minha opinião. Comecei a me preparar pra ir pra Munique. Se tiver sorte e td der certo em 2024 eu to lá ( é duro ser duro) .

  • Victor Hugo

    Gostei muito do texto, não li tudo não, mas adorei as figuras. Bem bonitinhas.
    Mas aprendi o mais importante: o fígado se regenera melhor que rabo de largatixa.

    #10 – Sá_ RJ

    Na boa sempre achei Octoberfest coisa de gaúcho bobo, e

    turista otário; mas o Felipe Andreolli do CQC, definitivamente

    mudou minha opinião. Comecei a me preparar pra ir pra Munique. Se tiver sorte e td der certo em 2024 eu to lá ( é duro ser duro) .

  • Sá_ RJ

    Victor Hugo,

    Nao vi essa matéria do CQC. Vou procurar no Youtube.

    Mas so pra te situar: lá, cerveja bebe-se por litro. Nao é para iniciantes. Alias, o que nao faltam sao excelentes cervejarias espalhadas pela cidade .

    E nao tem turista só nao… Os próprios alemas esperam o ano todo pra liberar geral na Oktober. TODO MUNDO ENTRA NO CLIMA, sem essa de pagar de otário. Eu mesma ficava o dia inteiro vestida de Dirdnl (o traje feminino típico da Bavária que a mocinha acima ta usando).

    Vai sim, nao tem como nao gostar. Mas siga as dicas do Dr. e cuide do teu fígado com carinho, ele vai precisar! ;)

  • Sá_ RJ

    Victor Hugo,

    Nao vi essa matéria do CQC. Vou procurar no Youtube.

    Mas so pra te situar: lá, cerveja bebe-se por litro. Nao é para iniciantes. Alias, o que nao faltam sao excelentes cervejarias espalhadas pela cidade .

    E nao tem turista só nao… Os próprios alemas esperam o ano todo pra liberar geral na Oktober. TODO MUNDO ENTRA NO CLIMA, sem essa de pagar de otário. Eu mesma ficava o dia inteiro vestida de Dirdnl (o traje feminino típico da Bavária que a mocinha acima ta usando).

    Vai sim, nao tem como nao gostar. Mas siga as dicas do Dr. e cuide do teu fígado com carinho, ele vai precisar! ;)

  • Sá_ RJ

    Victor Hugo,

    Nao vi essa matéria do CQC. Vou procurar no Youtube.

    Mas so pra te situar: lá, cerveja bebe-se por litro. Nao é para iniciantes. Alias, o que nao faltam sao excelentes cervejarias espalhadas pela cidade .

    E nao tem turista só nao… Os próprios alemas esperam o ano todo pra liberar geral na Oktober. TODO MUNDO ENTRA NO CLIMA, sem essa de pagar de otário. Eu mesma ficava o dia inteiro vestida de Dirdnl (o traje feminino típico da Bavária que a mocinha acima ta usando).

    Vai sim, nao tem como nao gostar. Mas siga as dicas do Dr. e cuide do teu fígado com carinho, ele vai precisar! ;)

  • Sá_ RJ

    Victor Hugo,

    Nao vi essa matéria do CQC. Vou procurar no Youtube.

    Mas so pra te situar: lá, cerveja bebe-se por litro. Nao é para iniciantes. Alias, o que nao faltam sao excelentes cervejarias espalhadas pela cidade .

    E nao tem turista só nao… Os próprios alemas esperam o ano todo pra liberar geral na Oktober. TODO MUNDO ENTRA NO CLIMA, sem essa de pagar de otário. Eu mesma ficava o dia inteiro vestida de Dirdnl (o traje feminino típico da Bavária que a mocinha acima ta usando).

    Vai sim, nao tem como nao gostar. Mas siga as dicas do Dr. e cuide do teu fígado com carinho, ele vai precisar! ;)

  • Sá_ RJ

    Victor Hugo,

    Nao vi essa matéria do CQC. Vou procurar no Youtube.

    Mas so pra te situar: lá, cerveja bebe-se por litro. Nao é para iniciantes. Alias, o que nao faltam sao excelentes cervejarias espalhadas pela cidade .

    E nao tem turista só nao… Os próprios alemas esperam o ano todo pra liberar geral na Oktober. TODO MUNDO ENTRA NO CLIMA, sem essa de pagar de otário. Eu mesma ficava o dia inteiro vestida de Dirdnl (o traje feminino típico da Bavária que a mocinha acima ta usando).

    Vai sim, nao tem como nao gostar. Mas siga as dicas do Dr. e cuide do teu fígado com carinho, ele vai precisar! ;)

  • http://twitter.com/alexinnet Alexsandro

    Grande matéria, agora vou pensar bem antes de exagerar, apesar de que tenho o hábito da bebedeira focado apenas nos fins de semana.

    Vou ficar culpado agora, mas informado ela diminui um pouco.

    Abs!

  • http://twitter.com/alexinnet Alexsandro

    Grande matéria, agora vou pensar bem antes de exagerar, apesar de que tenho o hábito da bebedeira focado apenas nos fins de semana.

    Vou ficar culpado agora, mas informado ela diminui um pouco.

    Abs!

  • http://twitter.com/alexinnet Alexsandro

    Grande matéria, agora vou pensar bem antes de exagerar, apesar de que tenho o hábito da bebedeira focado apenas nos fins de semana.

    Vou ficar culpado agora, mas informado ela diminui um pouco.

    Abs!

  • http://twitter.com/alexinnet Alexsandro

    Grande matéria, agora vou pensar bem antes de exagerar, apesar de que tenho o hábito da bebedeira focado apenas nos fins de semana.

    Vou ficar culpado agora, mas informado ela diminui um pouco.

    Abs!

  • http://twitter.com/alexinnet Alexsandro

    Grande matéria, agora vou pensar bem antes de exagerar, apesar de que tenho o hábito da bebedeira focado apenas nos fins de semana.

    Vou ficar culpado agora, mas informado ela diminui um pouco.

    Abs!

  • Tha

    Por isso que eu amava as aulas de fígado…Tanto em anatomia, quanto fisiologia, dietoterapia…É o mais foda de todos! uahuahuahua …E essa matéria me fez ver que estou ‘em forma’, pois nada foi novidade, o que é mto bom! Ótimo texto ^^

  • Tha

    Por isso que eu amava as aulas de fígado…Tanto em anatomia, quanto fisiologia, dietoterapia…É o mais foda de todos! uahuahuahua …E essa matéria me fez ver que estou ‘em forma’, pois nada foi novidade, o que é mto bom! Ótimo texto ^^

  • Tha

    Por isso que eu amava as aulas de fígado…Tanto em anatomia, quanto fisiologia, dietoterapia…É o mais foda de todos! uahuahuahua …E essa matéria me fez ver que estou ‘em forma’, pois nada foi novidade, o que é mto bom! Ótimo texto ^^

  • Tha

    Por isso que eu amava as aulas de fígado…Tanto em anatomia, quanto fisiologia, dietoterapia…É o mais foda de todos! uahuahuahua …E essa matéria me fez ver que estou ‘em forma’, pois nada foi novidade, o que é mto bom! Ótimo texto ^^

  • Tha

    Por isso que eu amava as aulas de fígado…Tanto em anatomia, quanto fisiologia, dietoterapia…É o mais foda de todos! uahuahuahua …E essa matéria me fez ver que estou ‘em forma’, pois nada foi novidade, o que é mto bom! Ótimo texto ^^

  • Pingback: Dr. Drinks ensina dois drinks que não causam ressaca | Papo de Homem – Lifestyle Magazine

  • Pingback: Invista seu fígado em boas ações › Papo de Bêbado. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas.

  • Rh2o

    O Pidolato de Piridoxina quebra mais rápido o acetaldeido do figaddo, transformando-o em acetato. É algo novo que reduz a vontade de beber e reduz a esteatose hepática (gordura). Será?

  • Rh2o

    Segundo o site da Ajinomoto, alguns aminoácidos podem aliviar a ressaca e até combater o alcoolismo, conforme segue: (retirado do site deles)

    A ressaca após ingestão excessiva de álcool é resultado do metabolismo do álcool que é convertido em acetaldeído no fígado. A glutamina e a alanina ativam a gluconeogênese, acelerando o metabolismo do álcool e do acetaldeído. Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA: valina, leucina, isoleucina), e também arginina e glutamina estimulam a função do fígado, promovendo o metabolismo do álcool. Se estes aminoácidos forem ingeridos antes/depois da bebida e/ou no dia seguinte, eles auxiliarão na função do fígado e amenizarão os sintomas da ressaca.

  • Walter

    Melhor que qualquer artigo do gênero. Fantástico!

  • Saykuaki

    não gostei muito pois não achei o que precisava

  • ana maria barros alves

    gostaria de saber mais sobre as consequências da gordura no figado?

  • roberto

    Dr. uma pergunta: Quando ataco meu figado com bebida, feijoada, mocotó e outros o cheiro de perfume me irrita e chega dá nauseas e ultimamente já sinto isso, mesmo sem ter atacar o figado diretamente. Pode ser piscologico?

  • ALINE

    Dr adorei o artigo parabéns

    espero q possa me ajudar

    a quase 2 anos sofri um acidente de moto que ocasionou no rompimento do meu figado depois da cirurgia o medico falou q ficou tudo normal mas não fiz mais nenhum exame depois da cirurgia q comprovasse isso , já faz um tempo comecei a perceber q tenho muita dificuldades de me concentrar ou de prestar atenção em algo , coisa q não acontecia antes , ou se me concentro é com muito esforço e por pouco tempo, sera q isso tem alguma coisa relacionada pois antes do acidente não era assim, também percebo q se eu comer alguma comida forte eu passo mau.
    obs : me sinto muito cansada com facilidade

    OBRIGADA

  • Karla Luna

    Para uma visão mais completa e aprofundada da importância do fígado em todo o funcionamento dos diversos outros sistemas do corpo, leiam todos (não apenas os manguaceiros de plantão) o livro Limpeza do Fígado e da Vesícula, autor: Andreas Moritz, ed. Madras. (Estou me recuperando da minha primeira limpeza feita na sexta-fera, o tranco é forte mas vale a pena. Já notei q meu organismo vem absorvendo mlhor até a água.)

  • ezio

    tenho cirrose hepática por conta do alcool , e tou em abstinêcia total deste e tomando uma gama de medicamentos, como posso saber se o fígado está se reabilitando, ou é hora de fazer um transplante

  • danda

    e para proteger o figado de um ciclo de anabolizantes

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5533 artigos
  • 661567 comentários
  • leitores online