Dando continuidade à polêmica discussão, segue a segunda parte da entrevista com o 3º Sgt. Muller, dos Fuzileiros Navais.
Papodehomem: Atualmente você está em algum quartel?
8º distrito Naval.
Papodehomem: A família faz falta, principalmente no começo?
Claro mas quando a família apóia sua decisão fica tudo mais fácil.
Emblema dos fuzileiros, motivo de orgulho
Papodehomem: Falando em família, conte-nos como era a sua família e se você teve muitas regalias quando era criança e adolescente.
Eu sempre fui de família humilde, morei em periferia, trabalho desde os 12 anos de idade, fui panfleteiro, entregador de marmita, pacoteiro de mercado, repositor, Office-Boy e depois Militar, acho que nunca tive muitas regalias.
Papodehomem: Quais são os pré-requisitos básicos para se tornar um Fuzileiro Naval?
Papodehomem: Você alguma vez já pensou em se candidatar em ir para o Haiti ou isso não está nos seus planos?
Estive no Haiti de julho de 2004 a Fevereiro de 2005.
Papodehomem: Sobre a violência que hoje é uma forte realidade do Brasil você é a favor da presença das forças armadas nas ruas?
Não, isso é responsabilidade da polícia, está faltando competência e um absurdo que uma cidade como São Paulo com um efetivo de policiais grande não consiga combater marginais que cometem crimes drogados e que mal sabem atirar, está faltando treinamento para os policiais e menos corrupção.
Papodehomem: Os militares são treinados para ir para a guerra e se hoje você fosse convocado para ir para uma qual seria a sua reação?
Ossos do ofício, eu sou treinado para tal situação porém eu não quero que ela aconteça pois a guerra nunca é boa para a população.
Papodehomem: Qual é o seu maior medo?
Ainda não o conheço.
Papodehomem: Uma curiosidade, a mochila que vocês carregam pesa em torno de quanto? Depois de horas de treinamento e caminhada o peso dela aumenta muito?
Depende. Pode chegar a 50 kg, não é o peso que aumenta, é o corpo que está mais fraco.
Papodehomem: Quando você tiver filhos, gostaria que eles seguissem essa mesma carreira ou gostaria que eles nem penassem na idéia?
Se eu influenciar meus filhos a serem militares minha namorada me mata.
Papodehomem: O treinamento militar tem como objetivo deixar o guerreiro em qual forma física?
A forma que ele precisar ter para ser resistente fisicamente e, principalmente, psicologicamente.
Papodehomem: A comida dos quartéis é muito ruim ou é algo que consegue-se suportar?
Não é ruim, mas é bem diferente da comida da minha mãe e da minha vó.
Seeeentido!
Papodehomem: Você acha que o processo de formação de um militar também ajuda na formação de um verdadeiro homem?
Ajuda, porém se o cara for mal caráter não tem o que mude ele.
Papodehomem: Atualmente qual o seu maior obejtivo?
Crescer, sempre crescer.
Papodehomem: Nos seus dias de folga o que você gosta de fazer? Chega a sentir falta da farda e da rotina militar?
Gosto muito de dormir, leio livros, tenho uma vida normal como qualquer civil.
Papodehomem: Você sendo sargento treina os militares de patente mais baixa e nesse treinamento você é um sargento bonzinho ou pega muito no pé do pessoal?
“Amado por poucos, odiado por muitos e respeitado por todos.”
Uma frase bem conhecida entre os fuzileiros navais. Eu me encaixo nela.
Papodehomem: Você se considera um fanático pela pátria?
Não podemos confundir Fanatismo com Patriotismo. Eu defendo meus ideais como brasileiro, e amo o meu país, mas odeio os seus pontos fracos.
Papodehomem: O que você sente pela frase: “Brasil ame-o ou deixe-o.”
Sinceramente, muitas coisas, mas eu colocaria essa frase em Brasília.
Papodehomem: Quais são as suas últimas palavras para o pessoal que está lendo está entrevista agora? Sua última mensagem.
Antes de ler sobre quem foi general Marshal, tente saber quem foi Mascarenhas de Moraes, antes de ler sobre Pearl Harbor , tente saber o que foi Monte Castelo e Montese, antes de cantar We are the champions, cante o Hino nacional.
Antes de falar quem são os SEALS, ROYAL MARINES, RANGERS e DELTAS, procure saber quem são as Forças Especiais, os Comandos, Comandos Anfíbios, Para-sar, Grumec. Enquanto muitos ficam exaltando nações estrangeiras lembre-se que para eles nós somos um bando de índios ignorantes.
Vitor Spadotto atualmente reside na cidade de Campinas, é um apaixonado pela vida militar e futuro estudante da EsPCEx.
Outros artigos escritos por Vitor Spadotto





“Enquanto muitos ficam exaltando nações estrangeiras lembre-se que para eles nós somos um bando de índios ignorantes.”
É a pura realidade!
Muito boa a entrevista!
Sim SeNHoR!
Jamais serei e farei de tudo para meus filhos também não. Imagina não poder dizer que acha algo errado?
Fala sério.
A última pergunta valeu ter parado o trabalho por uns minutos. Mandou MUITO bem
Caloã, e se vc disse td q acha de errado no seu emprego, vc continua nele? no meu ao menos nao é assim.
Topas uma troca de link ou de banner com o http://www.perolaspoliticas.com ?
Caloã.
Sua opnião é válida, a diferença é que nas forças armadas existe uma coisa chamada escala hierárquica, que só para que se possa ter uma idéia é assim:
o Soldado fala para o Cabo que a marinha está com falta de recursos, o Cabo fala pra mim(Sgt) que falo com o tenente, que fala pro Capitão, que fala pro Major, que fala pro Coronel, que fala pro Contra almirante, que fala pro Almirante que fala pro Comandante, ai o comandante fala pro comandante reginal que falará pelo comandante da marinha em São paulo, que falará para o Comandante militar do Sudeste, que falará para o Sub comandante da Marinha, que falará para o Comandante da Marinha, que fará uma reunião com o Ministro da Defesa, que fará um ofício para o Lula.
Ou se alguém aqui trabalhar por exemplo no Bradesco quando está descontente com alguma coisa vai reclamar para o Cipriano?
É tudo uma questão lógica, nós militares fazemos exigências a diferênça é que até elas chegarem em quem deve chegar demora bastante. Nós reclamamos e muito, não abaixamos a cabeça.
Ótimo post, o final foi excepcional, e concordo com a citação de que, enquanto elogiamos os estrangeiros, eles nos humilham discaradamente
Ótimo post, o final foi excepcional, e concordo com a citação de que, enquanto elogiamos os estrangeiros, eles nos humilham descaradamente
Por favor, corrijam a besteira que eu fiz ai
Parabéns Sargento. O final foi simplesmente EXCELENTE.
Tive a oportunidade de conhecer um sargento do 6º Regimento de Infantaria da FEB (o primeiro a chegar na Itália, se não me engano). Confesso que depois de escutar suas histórias de guerra, fui tomado pelo orgulho.
Gostaria de dizer o mesmo dos nossos representantes políticos… Hehehehe
Respeito pra caramba todos os produtores do blog e tenho acompanhado o seu amadurecimento, sei que não é fácil. Por isso gostaria de criticar o estilo da entrevista, ficou muito perguntinha básica… sem aproveitar as conexão entre os assuntos abordados nas respostas. Considero este modelo pouco atrativo para a hipermídia.
O melhor momento foi quando o entrevistado não recebeu uma pergunta. No famoso estilo “diga o que quiser para quem está lendo”
Claro que assunto militares são super interessantes. Foi uma ótima sacada.
Aproveito para lembrar sobre o documentário “Senta a pua!”, sobre a atuação do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Quem curte estes assuntos vai gostar. Busquem pelo torrent.
Me coloco a disposição do papo de homem para perguntas mais aprofundadas.
e aos leitores também.
Grato.
Prefiro as entrevistas com os blogueiros e pilotos de avião. De qualquer forma é sempre bom ler coisas diferentes, mesmo que não sejam tão interessantes pra mim.
Diego Matias, quando será que sai a próxima entrevista de seu interesse? Ah, ja sei. Que tal você tenta faze uma?
Eraldo Rosa, obrigado pela crítica apesar de fraca.
Disponha.
ótima entrevista…
é um orgulho para nos sabermos que temos soldados bem treinados, os soldados brasileiros são muito bem treinados
joga na selva pra vê…
Tenho que concordar com o Eraldo, a entrevista foi fraca. Tenho um amigo que era Militar (12° Batalhão de Infantaria de Belo Horizonte, o famoso 12 BI), e tem muita coisa interessante, engraçada, amedrontadora, coisas de dar orgulho e nojo. Creio que a entrevista poderia melhorar, principalmente pelo nível da PdH.
Uma pergunta ao Sgt Muller:
As “sacanagens” que rolam com os recrutas, soldados, etc. As vezes são humilhantes (ao meu ver), qual é o real objetivo disso?
Passini.
Não existe forma de comparação com um Recruta do exercito com um Recruta Fuzileiro Naval.
um Sargento do Exercito(sargento por que ele atual mais formalmente com a tropa), ele se forma em 1 ano e meio, alguns sargentos em 1 ano e meio passam de Civís há chefes militares, eu acredito que para muitos 1 ano e meio é tempo suficiente para ser um ótimo profissional, porém para outros mão serve para ensina-lo a dar continencia. os recrutas do exercito nem sempre queriam estar naquela situação por isso acabam cometendo besteiras por mulecagem, e Educar o cidadão não é função das forças Armadas, quem tem que educar é pai e mãe, a maioria dos recrutas que recebem punição foi reflexo de uma vacilada dele ou de outro. e detalhe ele fica la 11 meses e vai embora.
Um recruta Fuzileiro Naval, está la por que quer, ele fez um concurso público ele deseja fazer uma carreira dentro das forças armadas e nós temos 4 meses para transformar um civíl num combatende apto para agir em qualquer ambiente do terrirório nacional, logo a grande maioria dos nossos atos são construtivos, existem zombações que no final acrescentam algo no fuzileiro nem que sejam 1 gm a mais de musculo, e eu para ser sargento precisei ficar 9 anos no meio militar, logo eu sei o que estou fazendo.
não descrimino o Exercito de forma alguma acontece que eles tem uma responsabilidade muito maior que eu.
Grato
“Papodehomem: Qual é o seu maior medo?
Ainda não o conheço.”
Adorei essa resposta..
auhsuahsuhasuahsuas
mais as perguntas poderiam ser melhores..
Acho que podia ter explorado o lado mais cômico das Forças Armadas. Com certeza acontece muita coisa legal, engraçada e interessante dentro dos quartéis. Exemplo de treinamentos estafantes, esporros homéricos, enfim, mas de resto deu uma visão boa do militarismo em si.
Com certeza podia ser melhor, como o sgt mesmo disse na primeira parte sempre crescer. Como essa foi a minha primeira esntrevista da próxima com certeza vou aplica a lição aprendida..
Espero que posso com a entrevista vocês possam ter se destraido um pouco..
até mais
Corrigindo a ultima frase:
Espero que vocês possam ter se destraido um pouco..
Gostei da entrevista. Seria bacana se vocês conseguissem entrevistar alguém do BOPE. Alguém tem o email do Capitão Nascimento ae?
É excelente a entrevista, mas e as maldades nos treinamentos, ainda ocorrem.
Gostaria muito de saber até onde é verdade os treinamentos de sobrevivencia onde se come coisas nojentas, bebem água suja, sangue, como já foram tão comentadas.
Onde quem pode mais chora menos.
Tive amigos que serviram em Brasília e sofreram horrores por lá, poucos seguiram carreira.
Nessa fui muito premiada em nascer mulher, não tenho obrigações de servir nada. Claro amo muito meu país, mas se sair uma guerra não conte com moa jamais. Tô fora, não nasci blindada. rsrsrs
Uma coisa interessante a se falar seriam táticas de guerra. Quando servi o Exército aprendi que vc não deve atirar para matar, e sim para ferir…
Caridade ? Nada disso… É que quando vc mata, vc tira um de combate. Quando fere, vc tira TRÊS de combate : O ferido e os dois que têm que rebocar ele. Ferir é 3 vezes mais efetivo que matar.
Outra coisa que aprendi, é quando os soldados da Infantaria que estão na frente da tropa recebem ordens de avançar. O oficial que dá a ordem sabe que está mandando-nos para a morte. Mas guerra é assim mesmo.
Mas cuidado, Elisandra… Se vc for convocada em tempo de guerra e se recusar (que seja a prestar algum serviço, mesmo não militar), é deserção. Deserção em tempo de guerra é o único caso de pena de morte previsto no Brasil, por fuzilamento.
Vitor
eles estão reclamando do post, então que tal uma entrevista parte 3 para finalizar, com perguntas feitas pelos próprios usuários do site,
assim não teriam como reclamar…
Elisandra.
Eu afirmo com TOTAL certeza que Soldado engajado(quem se alista e é recrutado para o serviço militar) NÃO realiza treinamentos exaustivos, a grande maioria fala que fez coisas absurdas e que só faltou ser mutilado para exaltar o seu ego com o tal ” Eu consegui, eu sou bom”.
eu sou do Comanf(comandos anfíbios) e o meu treinamento foi e é muito rigoroso, porém nada vem sem o sacrífico, mas Soldado falar que fez treinamentos exaustivos, comeu coisas nojentas(pode até ser).
Dr. Health.
Atirar para ferir sim, mas lembrando que você tem que Tirar o inimigo de combate. ou seja um tiro no braço so irá feri-lo pois ele poderá progredir em campo quase normalmente.
estou a disposição.
Caloã,
os militares têm mais liberdade para dizer que não concordam com algo do que todos nós que trabalhamos no meio civil. Aqui fora, com falta de cuidado você vai para rua.
A diferença é que nas forças armadas, você faz com respeito e não como um rebelde que reclama e critica coisas que desconhece por absoluto.
Para quem falou das “maldades” em treinamentos, isso é uma grande lenda e mito que a mídia espalha. Nos treinamentos do exército eles puxam muito o combatente para desastabilizar o psicológico e tentar simular um ambiente de pressão. O combatente tem de aprender a tomar decisões em condições que sua razão está seriamente prejudicada. Mas não há abusos de forma alguma!!
Os oficiais instrutores quando percebem que vão passar a linha dão um passo para trás pois hoje em dia, se eles abusarem o cadete pode processar a instituição.
Na minha opinião, se as “maldades” fossem ainda maiores, formariam-se combatentes melhores.
Ótima a entrevista, apesar de ter alguns pontos pouco explorado.
Sendo uma primeira entrevista, está ótima
Bom, eu nunca fui patrióta e nem gosto do Brasil, mas tenho meus motivos para isso.
Muitos me criticam e muitos outros vão me críticar por isso, falo isso por experiências passadas…
Não daria a vida por meu país e também não passaria pela humilhação(ouvi dizer, mas não afirmo) que se é submetido no exército.
Bom dia a todos.
soldado engajado não faz treinamento exaustivo nem que ele queira.
Hugo.
Eu também não dou a vida pelo meu país, eu faço o inimigo dar pelo dele.
Rodrigo, abuso tem sim, (menos do que se pensa, claro), pq a linha entre o rigor e o abuso é tênue… Soube de um caso que um cadete começou a se sentir mal, e o tenente instrutor (isso foi na AMAN) achou que era migué, e forçou a barra…
Resultado, o cadete MORREU !!! E não tenho dúvida que o Ministério da Defesa abafou o caso na mídia.
Já atendi diversas vezes recrutas que realmente tinham problemas de saúde (ortopédicos, no caso) e cujos comandantes acabavam sacaneando-nos por achar que estão de migué.
E a junta médica do Exército é sempre pressionada pelos superiores a declarar incapacidade definitiva para quem sofre lesão devido ao treinamento que é pesado e causa lesões mesmo. O Exército acaba dando baixa no cidadão que é posto no olho da rua, depois processa o Exército e recebe indenização polpuda, e com razão, fruto dessa política cabeça-oca dos superiores. Isso eu vi com meus próprios olhos, uma vez um superior exigiu que eu declarasse um cadete incapaz definitivamente, quando a incapacidade era temporária.
Maurício,
que caso foi esse? Nos últimos anos as mortes na AMAN têm mais sido causadas por acidentes de carro com cadetes bêbados na dutra.
Em manobra foi um cara que tomou mochilada na cabeça subindo o pico das agulhas negras e outro que fez bobagem numa instrução de granada (morreu de infecção hospitalar depois).
Se esse cara que você tá falando é um que ficou mal, na verdade ele teve pneumonia e edema pulmonar mas não morreu. Ele é filho de um famoso Forças Especiais do Exército e provocou os instrutores dizendo que aguentava aquilo.
Ele ficou mal e PEDIU para terminar a SIESP naquele estado pq queria provar que sairia saci. Mas ainda tá vivo…
ps: todo mundo respeitou ele por causa do quase suicídio.
Sobre as lesões é normal, nem todo mundo aguenta. Meu irmão acabou de operar o menisco, mas vai para lá denovo! E ele ainda acredita que a perna dele aguenta o pqd. Os caras tem fibra lá.
Já que vou morrer mesmo, tanto faz se antes, ou durante.
Aliás eu seria dispensada assim que apresentada ao superior, já viu alguém baixinha, magrinha, ir a combate, detalhe de salto alto, maquiagem, cabelos escovados, unhas longas e esmaltadas.
Eu iria destruir com a tropa, disciplina iria escorrer pelo ralo. Excesso de exercicío fisíco nem pensar, carregar peso está fora de questão.
Talvez eu consiga no maximo uma declaração de incapacidade permanente.rsrsrs
Detalhe ai quero uma indenização polpuda!!!kkkkkkkk
Muito legal. É sempre bom lembrar as pessoas que apesar de todos pontos negativos que temos no Brasil, ainda tem muita gente que sente orgulho da nossa pátria (não me refiro aqueles que só lembram disso nos jogos da seleção).
Viva o Brasil!
Muito bom a entrevista: direta, com respostas precisas, sem rodeios. Além da frase final, que reflete bem como nos comportamos.
Achei muito boa as 2 partes !

a mensagem que ele deixou no final foi simplesmente perfeita!
muito real essa situação !
(: …e que venha a Parte III !
“Hugo.
Eu também não dou a vida pelo meu país, eu faço o inimigo dar pelo dele.”
eu já tinha lido essa frase no msn de um amigo… “o objetivo da guerra não é dar a vida pelo seu país, mas fazer o inimigo dar pelo dele.”
Johnny C,
eu prefiro o lema do exército: na guerra prepare-se para paz e na paz prepare-se para a guerra.
No mundo só existem 2 tipos de pessoas…
Heróis e Covardes…
” Do que vale um herói morto?”,” O Herói morre lutando”.
” O que adianta um covarde vivo?”,” O covarde não luta”.
O que vocês preferem ser?
Sempre tive ressalva sobre pensamentos extremistas. Não creio que as coisas possam ser classificadas de modo tão simplificado.
Acredito na opinião de que “os soldados podem até lutar pelo seu país, mas morrem pelos seus amigos” …do livro Flags of Our fathers, que serviu de base para o filme Conquista da Honra, do grande Clint Eastwood.
Abraços
com todo respeito…
A conquista da Honra foi um dos Piores Filmes que eu ja vi… porém Cartas de Iwo Jima foi um dos melhores.
Eraldo,
excelente comentário. Eu definitivamente concordo com essa frase.
adorei a entrevista, minha vontade é engressar no corpo de fuzileiros navais de 2008 ja me escrevi e tudo para o concurso depois de ler essa entrevista aumentou muito minha vontade de me juntar ao corpo de fuzileiros navais abarços sgt muller.
Cada um faz sua história…
Uma pessoa que quer ser militar, é voluntaria a passar o que tem que passar
e com seu própio suor segui sua carreira
e com isso até sustenta sua familia
e tudo voluntariamente…
pra uns ser militar é nada,
pra outros é tudo…
cada um faz sua historia…
Que o Senhor Jesus abençoe dese já,
todos os desempregados até o ultimo dos generais…
tambem gostei muito da entrevista,eu vou faser a prova de admissão dos Fuzileiros Navais de 2008………
espero te ver la João Markovicz e tambem o Sgt Muller………
e sua ultima frase foi simplismente perfeita,parabens
se eu passar espero poder encontrar pessoas como vc la dentro
……………..
abraços a todos e que deus esteje em cada um de nós
uhrraa!!!!
Tiago.
Boa Sorte no concurso, porém caso você ingresse no CFN, não se iluda achando que lá irá encontrar pessoas boas, que gostam de ajudar.
pois nós temos 4 meses para separar Decididos de indecisos, Fortes e Fracos, Combatentes de alta performance de Civis…
mas Boa sorte, talves um dia nos encontraremos, mas tomara que seja em ambito cívil e não militar, pois eu sou um tanto quanto rigoroso profissionalmente
Ola adorei a entrevista, tenho muita vontade de seguir carreira como Naval, a muito tempo admiro a profissão mas a pouco tempo procurei me informa mais e não é tão facil quanto eu imaginava, pos tem um tempo de atingir a patente de Cabo e caso não consiga passar da baixa(esse naum confirmei 100%) e quando faz a prova para ser promovido a sgt caso não consiga, da baixa tambem(essa todos falam que é verdade) e tambem ouvi dizer que SD-FN Faz faxina direto!!!!(verdade?) .
A minha pergunta é se as provas e os testes para Cabo e Para sgt são dificeis?
é isso ai… “ADSUMUS”
Não repare nos erros de Português.
Boa Tarde, Luiz.
é uma coisa lógica, você só consegue estabilidade quando chega ao posto de Sargento, por que isso? os Fuzileiros navais são uma tropa elitizada logo precisa dos melhores entre os melhor, e os mais dedicados. Faxina? claro, nós não temos condições de pagar para uma firma terceirizada fazer a limpeza mesmo por que é justo, Quem suja, Limpa,.
So dando uma filtrada no que você falou, você tem um determinado tempo para chegar até o posto de Cabo, e de cabo para sargento mais um certo tempo. não conseguio, vai com deus ser da Reserva. ou até mesmo se você chegar ao posto de cabo e não atender as exiencias da tropa você é convidado e se retirar.
Somos uma tropa elitizada logo precisamos da Elite.
Grato.
Obrigado por resonder minhas perguntas a cima.
agora novas perguntas:
Bom mas em media quantos soldados começa o curso de cabo e de Sgt e quantos que são aprovados? ouvi dizer que hoje em dia é uma eternidade ate chegar a Sgt verdade ?
Ouvi dizer que tem um esquema de pontuação que caso você perca um ponto tambem é baixa na certa, como é isso ?
Como eles fazem para selecionar os melhores soldados para os testes? Tem prova intelectual, Caso tenha qual o nivel dessas provas?(Ensino Médio ou fundamental?)
Da para tirar um tempo para estudar? a da para dar atenção a familia ?
Quando se vai para o Haiti ganha algum adicional no soldo?
Das poucas coisas que sei foi lendo editais do concurso para fuzileiro e tambem do pessoal que participa da comunidade la do orkut, é por isso que eu digo “ouvi dizer” então não tenho 100% de certeza mas é isso ai, tenho apenas 15 anos e des de que eu tenho uns 9 ou 10 anos que eu penso em ser fuzileiro…Por enquanto é só isso.
Luiz.
O tempo médio para alguém chegar até sargento é de 10 anos, porém em cada turma do CFSD-FN, entram cerca de 700 candidatos, desses menos de 500 se formam, desses 500 creio eu que uns 100 ou menos cheguem a Cabo, e uns 30 cheguem a Sargento.
quanto a pontuação não vem ao caso agora.
A Seleção é feita ao longo da carreira do Soldado, si ele sempre atendeu as espectativas da tropa, tem ótima performance, e certo conhecimento intelectual, poderá ser chamado, porém durante esse periodo que pode chegar a 6 anos ele não pode ter absolutamente nenhum desvio de conduta. e assim é a seleção intermediaria para todas as patentes.
Quando você se forma no CIAMPA ou no CIAB, você é designado para uma unidade, se você for mandado para uma unidade proxima ou na sua cidade Bem, si não for sinto muito, aguarde uma transferência ou solicite. tempo para estudar tem sim, pois você tem a jornada de trabalho como em qualquer empresa do ramo civil, a diferenca e que você tem horarios menos alternativos, mas da sim.
Sim, você recebe uma gratificação quando volta do Haiti, e quando se esta la também, pois você recebe da ONU.
respondido.
Crise na America do Sul.
Antes que me perguntem qual a minha opnião sobre o assunto, eu vou responder, o Hugo Chavez é um louco que não sabe onde está se metendo, o Equador tem motivos totalmente intendiveis para fazer o que fez, porém existia outros modos de resolver isto.
O Exercito colombiano é um dos melhores e mais treinados da America Latina, o da Venezuela são um bando de cowboys, o do Equador nem existe, eles tem meia duzia de fuzis e acham que estão abalando.
Eu apóio uma intervenção dos EUA na venezuela ou qualquer outro país que queira se meter, menos o Brasil… devemos aumentar o efetivo na fronteira(isso ja deve ter sido feito)… e só. caso aconteca algo que seja devolvido na mesma moeda.
Eu acho, q ser Fuzileio Naval é uma perca de tempo!
enfim, uma pessoa com pensamento divergente… é Fabrício pode ser mesmo.
Mas eu acho que perca de tempo é ficar preso num escritório com o patrão enchendo o saco fazendo você trabalhar irgual um loco e no final do mês ganhar o mesmo q o cara que não fez nada.
Cada um na sua batalha diária, espero que a minha sempre fique do jeito que está hoje, pois sí um dia eu precisar Trabalhar(pois tem gente que acha que eu so trabalho em guerra), quem acha que é perda de tempo vai dar graças a deus que eu existo.
Sgt.muller acabei perdendo a prova de 2008 … móro em curitiba sofri pra conseguir dinheiro da passagem mais conssegui foi duro aguentar os outros me desanimando…mais aguentei no dia de seguir viagem de trem quase enbarcando chega a noticia q morreu um parente muito querido isso Acabei não aguentando e não seguindo viagem não foi esse ano mais Deus tarda mais não falha ano q vem vira serei mais forte nada vai me atrapalhar.
Sgt só uma pergunta é muito dificil a prova de admissão para os fuzileiros?
Gostaria de saber a relacao dos Fuzileiros navais .. com os do exercito ,formandos do eSsa EsAEx etc..
João.
eu não considero uma prova daquelas difícil más estude… so passa quem estuda.
Thulio Annderson…
Não tenho muito contato com o Exército, más é normal… tenho uma grande amigo que é do exército, Maj. Kramer. ele diz que no exército o grande problema é que é muito Povão… enquanto uma prova da Expcex tem 15 20 mil inscritos, no CN são 8 10 mil…. eu considero isso mais uma falta de informação sobre as outras forças do que uma é pior e outra e melhor…
mesmo por que… na Marinha tem força Terrestre, Aviação e Esquadra..
na Aeronáutica também… e no exercito também…
falta de divulgação(pra min é até bom, pelo menos não chega aquele bando de mocorongo falando que quer ser Naval
pode deixar ja estudei e vou estudar mais ainda…
3.Sgt muller eu pesquisei um pouco e encontrei uma tal de apostila digital fuzileiro naval 2008 a venda no site:http://www.quebarato.com.br/classificados/apostila-digital-fuzileiro-naval-2008__516605.html não sei se é de confiança se é material bom ,gostaria de uma opinião sua fasendo favor c não for encomodo,obrigado e boa noite.
Muito boa a entrevista.
Parabéns ao 3º Sgt. Muller pelos sacrifícios pessoais que ele tem feito por nós civis.
Sr. Sgt. Tenho alguma perguntas:
1 - O Comanf participa de missões de Inteligência além da fronteira?
2 - Quando uma informação é considerada classificada?
3 - Qual é a diferença operacional do GRUMEC para o COMANF?
4 - O que é necessário para se tornar um oficial do CFN?
Mais uma vez parabéns.
At.te.
Mário
1-) O que você entende por missões de inteligência?
3-) Grumec… a primeira coisa que não pertence ao comando dos Fuzileiros Navais, eles pertencem a armada são Marinheiros, uma principais diferenças é o ramo de atuação e de solicitação, o treinamento e semelhante porém o Nosso é mais complicado e talves mais operacional, não sou e nem posso ser GRUMEC.
4-) Os oficiais da Marinha são formados pela Escola NAval.
2-)Quando ela tem Fundamento.
terminando…
Comanf, e no mínimo 10 vezes mais operacional que o GRUMEC já que estamos presentes no Haiti entre outros lugares.
Grumec… não posso te falar como é o treinamento pois não conheco, mais existem manobras “conjuntas” e faz muitooo tempo que o Grumec nao leva vantagem…
mais eles tem sua especialidade e são bons no que fazem, eu seria hipócrita se fala-se que eles são menos treinados enfim… eles tem o seu mértio e eu reconheço isso.
esse ex-sargento Portela tem é que tomar vergonha na cara, quando ele entrou no exército foi avisado que no quadro militar não são aceitos o ladrão, o viciado e o pederasta.Isso é o regimento militar.Imagina se isso acontecesse?que bagunça q seria.
ótima enrtrevista… só uma pergunta as inscrições abrem só uma vez no ano?que dia?
Permissão Sgt. Muller!
Muito boa a entrevista. É sempre bom ver alguém representando bem o Corpo de Fuzileiros Navais.
Soldado Fuzileiro Naval Plínio
1° Batlhão de Infantaria de Fuzileiros Navias. Batalhão Riachuelo.
ADSUMUS!!!!!!!
Gostaria de saber se eu fazendo o curso para Soldado Fuzileiro Naval, depois q me formar poderei fazer curso pra PQDT no EB???
Sd - Plínio.
- A vontade.
òtima unidade, qui sá uma das melhores unidades do CFN.
ii
não tem a turma l e turma ll
Elton.
As possíbilidades de se fazer PQD como Sd Fn são pequenas mas variam da sua unidade, eu fiz quando era Cabo. Os cursos do Eb não são restritos ao Exercito, o CIGS é comandado pelo Exército porém qualquer Sargento ou oficial pode fazer o curso. a mesma coisa com o PQD, assim como existem militares do exercito que fazem o curso de Mergulho autonomo na marinha, que eu acho que seja a unica força a ter o curso.
Força.
Elton,
Para o Soldado Fuzileiro Naval ser PQD, é preciso que ele possua o curso de “Operações Especiais”. Onde se separa o joio do trigo. Eu estarei realizando este curso este ano, e se Deus quiser, ano que vem também faço o curso de PQD.
Selva!
Mt Obrigado pelas 2 respostas.
Plinio..
Va para o Tonelero, muito mais vantajoso… lá você faz todos os cursos no mínimo 30 vezes mais rápido.
e o PQD básico, até chegar no avançado vai demora uns anos ainda mas nao desiste não!
Sgt.Muller
quero saber sua opinião sobre a aeronautica!!!
Cadete Marcos!!!!
Cad. Marcos…
Só dou opnião do que eu conheço. a unica parte da Fab que eu conheço um pouco é o Para-sar, na minha opnião a tropa mais especializada em resgate das forças armadas, literalmente Pastores!
você não é Cadete? já deveria ter a sua formada
Sgt.Muller
eu tenho minha opinião formada com certeza!!!
so que eu queria saber oque um Sgt da marinha tem a diser da aeronautica!
(muito boa a entrevista)
Opnião dada.
Para-sar = Ótima tropa quando se trata de resgate, não posso falar como tropa de assalto por que nem sei qual o treinamento deles.
Fab= Aviões não entendo absolutamente nada.
você fala de onde?
Sgt.Muller
falo de Barbacena - MG.
onde fica a EPCAR (Escola Preparatoria de Cadetes do Ar)!!
haaaa… da Epcar!
Desde quando quem está na Epcar é Cadete? diga-se de passagem as preps entraram de férias na sexta feira passada.
q q você achou do DM?
Sgt.Muller
você perguntou de onde eu falo…
eu disse que é de Barbacena - MG onde fica a EPCAR…
não que eu estou na EPCAR
jah faz 3 anos que eu sai de la
agora estou na AFA (Academia da Força Aéria) não sei se vc sabe mas a AFA esta localizada em Pirassununga - SP (no momento to de “ferias”)
ano que vem eu formo e entro na FAB (Força Aéria Brasileira)
e você é Cadete estando no 3 ano da AFA?
so uma coisa a AFA não faz parte das Preps, a AFA é escola de Formação e as escolas de formação, AFA, AMAN e EN entram de férias sexta feira.
o senhor já é da FAB…
Cad.Marc
So doidinho para entrar na aeronautica e ser um piloto de caça,como que eu faço para entrar?(tenho 17 anos e 8° ano do ensino fundamental completo)
Sgt.Muller
gostei muito da sua entrevista
David.
Primeiramente nunca se passe por militar, pois isso é Crime - falsidade ideológica.
estude e pratique exercícios…
Abraço
David
Pela sua idade e escolaridade aconsenho você a fazer a prova da EPCAR (Escola Preparatoria de Cadetes do Ar) que é o equivalente aos 3 anos do ensino medio…
lembrando que você não pode completar 18 anos ate 31 do 12 do ano da inscrição!(So de você entrar na EPCAR já é 50% do caminho “andado”)
As provas são simples(Português e Matematica do 1° ano)
caso você passe pela prova sera submetido a uma serie de exames fisicos e psicologicos,se aprovado nos exames começa quase que imediatamente os estudos!
Depois que completar os 3 anos na EPCAr você entra na AFA (Academia da Força Aéria) isso se você passar entre os melhores(que não são pocos)
Na AFA você estuda + 4 anos,você tem que ser quase…quase não,TEM QUE SER EXELENTE!!!
Se aprova você entra na FAB (Força Aéria Brasileira)ai você passa por uma adaptação e proto “Ai sim você vai pilotar um caça”
Ainda estou na AFA,no 3° ano,mas sem modestia to em entre os melhores e com certeza a FAB me “espera”!!
Estude muito pq não é facil…
Boa sorte pra você!!!
Cad.Marc
muito obrigado pela dica Cadete Marc vlw msm……………………………………………………………………………..
Abraço
David.
existe um negócio chamado CFOAV(ou alguma sigla parecida com isso).. as vagas são mínimamente mínimas… aiiiiiiii sim, caso você termine a AFA com exito, você entra nesse negócio ai pra poder pilotar caça, conheco casos de caras que ficaram ANOS para conseguir entrar e não conseguiram…
e Na EPCAR da para entrar diretamente no 3 ano!
o nosso Cad. Ebto aii de cima não mensionou…
Sgt.Muller
correto sua afirmação(pra quem disse que não sabe nada da aeronautica)
outra coisa David disse que so tem 8° serie!por isso ele tem que entrar no 1 ano!
outra coisa Sgt.Muller o senhor esta duvidando que sou um militar?
.
SGT. Muller, Primeiramente parabéns pela entrevista, as
respostas foram todas objetivas. Parabéns.
Meu Comentário, vai embaixo com a seguinte “DÚVIDA”.
É que passei em duas provas da Marinha
(CFN e Aprendiz de Marinheiro). Porém a duvida aew está!
Nesse ano o edital diz que nao podem ser matriculados em duas
coisas, ou seja, nao posso ir p/ o CFN e ir depois p/ EAM.
Logo tenho que me decidir ate o dia 28/07/08.
Meu sonho é participar de uma elite da Marinha, logo sei que
existe o GruMeC e o Comanf…
Sempre gostei de mochila e fuzil na mão (vibraçao), eu sei tmb
todo o processo de carreira entre os dois lados, porém sempre
Gostei de desafios bem dificies, porem muitos me dizem que os
MeC estao aew p/ isso, tmb me disseram a dificuldade de se
realizar o curso dos Mecs. Me disseram tmb que os Comanfs são
Bons sim, mas neim tanto como os Mecs.
Sei que os dois cursos sao extremamte diferentes…
Mas queria ir p/ CFN, mas o que me prende mesmo é esse curso
dos GruMeC, sinceramente é que tenho medo de me
Arrepender mais cedo ou mais tarde.
Se o senhor puder me dizer qual o curso será melhor (digo em
termos de ser mais considerado, e tmb do curso ser mais dificil
de ser realizado completamente!
To desesperado e o tempo ta rolando!
Se o senhor puder me responder, ficarei muitissimo grato.
Grande abraço e parabéns novamente pela entrevista!
Steve David Freitas lino, boa noite li seu comentario, e quero q saiba q eu tambem estou louco para entrar no corpo de fuzileiros, fui inscrito para prova de admissão 2008 mais não pude ir , acabei perdendo a prova… li seu comentario e fiquei curioso para lhe perguntar sobre a prova vc fez em paranagua? como foi dificil?espero resposta amigo !muita sorte na sua escolha!valeu…
É cara a prova é um poucquinho só maliciosa…
Mas se vc perserverar e estudar p/ passar…
Isso vai te dar um empurrao p/ sua vida sim!
Eu fiz a prova aqui no RJ!
Boa sorte cara, e bons estudos!
Lembrando… estude bastante, pois isso pode ser a sua vida!!!
SGT. Muller, Primeiramente parabéns pela entrevista, as
respostas foram todas objetivas. Parabéns.
Meu Comentário, vai embaixo com a seguinte “DÚVIDA”.
É que passei em duas provas da Marinha
(CFN e Aprendiz de Marinheiro). Porém a duvida aew está!
Nesse ano o edital diz que nao podem ser matriculados em duas
coisas, ou seja, nao posso ir p/ o CFN e ir depois p/ EAM.
Logo tenho que me decidir ate o dia 28/07/08.
Meu sonho é participar de uma elite da Marinha, logo sei que
existe o GruMeC e o Comanf…
Sempre gostei de mochila e fuzil na mão (vibraçao), eu sei tmb
todo o processo de carreira entre os dois lados, porém sempre
Gostei de desafios bem dificies, porem muitos me dizem que os
MeC estao aew p/ isso, tmb me disseram a dificuldade de se
realizar o curso dos Mecs. Me disseram tmb que os Comanfs são
Bons sim, mas neim tanto como os Mecs.
Sei que os dois cursos sao extremamte diferentes…
Mas queria ir p/ CFN, mas o que me prende mesmo é esse curso
dos GruMeC, sinceramente é que tenho medo de me
Arrepender mais cedo ou mais tarde.
Se o senhor puder me dizer qual o curso será melhor (digo em
termos de ser mais considerado, e tmb do curso ser mais dificil
de ser realizado completamente!
To desesperado e o tempo ta rolando!
Se o senhor puder me responder, ficarei muitissimo grato.
Grande abraço e parabéns novamente pela entrevista!
STEVE.
Nunca que os MECS são melhor que os Comanfs… NUNCA.
eu sou Comanf, já fiz VÀRIAS manobras conjuntas com os MECs.. em 5 anos nunca vi os mecs “ganharem”…
Quando si entra para ser marinheiro, sua carreira é garantida, logo nem todos que são MECS são os melhores…
vamos la.. no CFN.
são 700 vagas, dos 700 candidatos da turma não me lembro de nenhuma que teve mais de 600 formandos, aqui ninguém tem carreira garantida até que chegue a Sargento, vou te dar uma estimativa que eu duvido que seja divergente… os dados não são exatos más são bem similares…
600 formandos( o que é bem improvável), desses todos uns 300 saem até o 3 ano… lembrando que si você não atingir as espectativas da MArinha do Brasil e principalmente do CFN ta fora! desses 300 que restaram uns 50 chegam a Cabo desses 50 unas 10 as Sargento… lembrando que para você se candidatar ao Cescomanf, é necessário que você seja Sargento o que em 90 % dos casos o cara tem 10 anos de marinha, salvo meras excessões que chegam em 8 anos 9 anos… ai eles fecham a “turno” do cescomanf aii todos os candidatos vão ter que fazer o CIGS, Montanha, Caatinha, Mergulho autonomo, Pqd enfim… todos os cursos que o CFN exige… lembrando que alguns cursos você só é aceito uma vez.. o CIGS por exemplo você tem 1 chance se você baixar ou pedir arrego já era fora do Cescomanf e não tira o cigs.. Fora que você tem que aguentar ficar no Tonelero. no meu turno foram 9 formandos se não me falha a memoria.
Ainda te restam duvidas de quem é melhor?
Agora quem tem que escolher entre CFN e EAM é tu brother, só que si tu for pra EAM NUNCA fale a um Naval que você passou na prova do CFN…
” Amados por poucos, odiados por muitos, respeitados por todos”
ADSUMUS….
Marc…
Afirmativo!
Sgt.Muller
se é a sua opinião…
não posso mudar ela!!
Poxa senhor eu sei que o CFN são a ELITE SIM!
Tava muito em duvida sim…
Mas concordo com o senhor TOTALMENTE!
Não querendo desmerecer…
Mas Marujo é tudo a CULHÃO (desculpe o termo).
Desde a escala de serviço ate ao corte de cabelo…
Meu cunhado é MArujo enfermeiro!
E ele me conta algumas coisas que acontecem lá dentro…
Mas a minha duvida mesmo era essa que o Senhor acabou de
me esclarecer…
COMANDOS ANFÍBIOS! Além de ter nome…
Eles mostram na pratica!!!
Mas senhor Muller se eu fosse o seu filho…
o senhor me aconselharia ir p/ onde?!
Talves essa pergunta seja dificil ou nao…
Mas responde aew?!
Abraçosss!!!
CFN sem sombras de duvida!!!
Primeiramente que eu não insentivaria meu filho a ser militar, essa teria que ser uma VOCAÇÃO dele e não uma vontade…
eu insentivaria ele a estudar, e ser o melhor no que ele fizesse.
entre CFN e EAM… eu mandaria ele para a EAM pois passaria por coisas 100 vezes melhores e teria uma vida mais facil.. lembrando que eu estou falando do meu filho e quero o bem(fisico e mental) dele… mas infelizmente o meu maior desejo não se realizaria que seria ver um filho INFINITAMENTE MELHOR DO QUE EU, ja que ambos seriamos militares… si e que voces me entendem.
a decisão é sua cara… mas como eu fisse si tu for pra EAM esqueca que um dia passou no CFN…
agora MEC melhor que COMANF.. nunca!
É o senhor tem razao sim…
O pior que os MeCs falam a mesma coisa que vc! “/
Sei que sempre vai existir essa “guerra” entre vcs marujos e
Navais, Frizando bem, eu sei que os Navais são a tropa de elite,
Seguido dos PQDs, Mas todo marujo leva a vida como todos
que passaram…( tudo culhao)
Mas a minha historia lá dentro vai ser diferente…
Um novo Tubarão de aço, vai nascer se Deus quiser…
Mas jamais empinar o nariz p/ um Comanf!
Isso nunca!
Eu respeito muito um FN! E isso niguem tira da minha cabeça!
Mas o meu objetivo ainda ta engrenando!
Acho que EAM será melhor p/ meu futuro…
Pode crer… eu nao vou ser um marujo Lezado!
Abçss senhorr!!!
Algo p/ me dizer?!
pqd nao e tropa de elite….
Comandos, Para-sar, F.E, Comanf, Mec sao tropas de elite… diriamos que PQDT sao tropas menos limitadas..
va ser marujo… e quando ver um Naval nao empine o nariz a ele, apenas atravesse a rua…
Tubarao? hehehe… melhor eu ficar quieto.
prefiro minha lapide, minha caveira, minhas asas e meu raio…!
Um comanf pode realizar missoes de um MEC… um mec nao tem preparo para realizar funcao de Comanf….
diga-se de passagem!
mas devem ter la a sua gloria, isso eu reconheco, cada um e relativamente bom na sua area… existem comparacoes mas no final, o resultado e sempre o mesmo!
Pseudo Sgt. Muller (não deveria ser SG FN Muller?),
Percebi algumas incoerências nas informações que você veicula, tanto na entrevista, quanto no chat.
Primeiro: A primeira turma de Fuzileiros Navais a desembarcar no Haiti chegou lá em maio/junho de 2004 e saiu em dezembro do mesmo ano, logo, o período que você mencionou (julho/fevereiro) é uma falácia. Nenhum Fuzileiro Naval cumpriu esse período de missões no Haiti. Eu fiz parte da segunda esquadra, do terceiro GC, do terceiro pelotão, da primeira companhia, do Componente de Combate Terrestre, da Base de Fuzileiros Navais no Haiti Acadêmica Rachel de Queirós e não conheci nenhum Sgt, ou cabo Muller por lá, nem mesmo na mulambada do Gasc.
Segundo: Os cinco Comanfs que fizeram parte dessa missão (um sg e quatro cabos) atuavam em conjunto com o CCT e não me lembro de nenhum Muller entre eles. Só para corrigir, havia mais um comanf por lá, fazia parte do GASC, era um lichão de 97. Não era lichão por ser de 97, mas porque era lichão mesmo, um merda.
Terceiro: Qual é o seu número e a sua área?
Quarto: Se você realmente esteve na primeira turma da MINUSTAH o dia 29 de novembro de 2004 irá significar algo para você. Só para te dar uma ajuda, adicione a esta data o nome do jornalista Cabrini e do cagalhão do “Elefante sem rabo” (vc deveria saber quem tinha esse apelido).
Quinto: Acho que você deve ser o maior embusteiro da internet, fica gastando os paisanos inocentes desse chat,cheio de arrogância e de supremacia, mas na verdade deve ser um recalcado que sempre quis ser Naval mas não conseguiu nadar os 50 metros de merda para entrar. Ou deve ser um ex-recruta que pediu para ir embora e fica sonhando em como seria se tivesse agüentado o tranco. Também pode ser um naval boca-preta que foi de baixa e agora se arrependeu de não ter ficado na marca na Marinha. Ou, é um naval lesador, coração de papel que sófica na secretaria ou baixado na enfermaria e agora decidiu ter a atitude esquizofrênica de se passar por outra pessoa (uma pessoa imaginária, ficcional). POde ser também um naval que saiu na primeira semana do comanf, um recalcado, e agora fica tirando essa onda de Elite. Não sei… Só sei que vc não é quem diz, ou não é o que diz. Vc está praticando um crime, o de falsidade ideológica, que vc mesmo tão bem apontou alguns parágrafos acima.
Sexto: Perguntas relacionadas à Missão no Haiti:
1 - Que área os FN receberam para patrulhar assim que chegaram ao Haiti? E que bairro haitiano substitui a área de patrulha original?
2 - O que significa a expressão “água de salsicha”?
3 - Quem ganhou a corrida disputada entre o Máscara e o PQD Louco?
4 - Qual era o nome da puta que fazia ponto no portão da Base?
5 - Quem era o Bradock?
6 - O que os americanos deixaram de suprimento para a Base dos Fuzileiros Navais quando foram embora?
7 - Qual era o passatempo preferido do comandante Moreira no cassino dos cabos e soldados?
8 - Para qual país os FN passaram sua área de responsabilidade quando a primeira turma deixou o Haiti?
9 - Que ponto, ou edificação oferecia a melhor visão do bairro patrulhado pelos FN? Era um ponto de referência do bairro.
10 - Que Fn deu o primeiro tiro no Haiti?
Só para terminar, se vc esteve mesmo no Haiti no período que mencionou não poderia deixar de saber qual dos militares do CCT usava um óculos de snow board durante as missões.
PARA DE PAGAR EMBUSTE SEU MERDA!!!!!!
Outra incoerência:
Não é comum a um combatente de elite ficar ridicularizando outras tropas especiais, nem mesmo ficar exaltanto a sua em detrimento de outras, pois não são novidades as missões em conjunto, em que a cooperação é mútua e o intercâmbio gera grande benefício em termos profissionais. Comandos, Comanf, Forças Especiais, Para-comandos, Para-sar, Grumec, etc… todos têm a sua missão específica em são bons no que fazem, não cabendo discussões de valor relativas a comparações desastradas, como as que faz nosso colega embusteiro. Sabe-se que grumec e comanf, apesar das rivalidades, estão sempre realizando missões e exercícios juntos. Imagine com que cara iria ficar um comanf, que faz declarações desse tipo em veículo público de informação, quando tivesse numa misão conjunta com os “mec”! Profissional que se preze, reconhece e respeita o profissionalismo alheio. Não fica se gabando, pois não precisa disso.
PQD LOUCO…
Percebendo o que você falou realmente… erro de digitação do Vitor…
1-) Quando cheguei no HAITI em 2005, eu fui para o destacamento de Comandos Anfíbios… pois não é obrigatório.
segundo… não vou ficar respondendo suas perguntinhas chulas pois primeiro não sou obrigado a responder, segundo existi uma coisa que se chama ética se fosse tão foda assim teria ido levantar meus dados em QUALQUER batalhão de Fuzileiros navais e apresentaria suas queixas, e não viria aqui como um anonimo ficar sitanto coisas que você viu em alguma comunidadezinho de orkut, si você estivesse tão indignado com a minha entrevista ja teria feito isso assim como e faria…
segundo, Eu tive etica profissional ao assumir que os MECs tem lá a sua glória, e segundo pergunte a um mec o que me perguntaram.. cara você é PQD(si é que voce é) vai aprender a dobra velame meu querido, terceiro chegue a um superior e pergunte a ele si eu posso responder as suas perguntinhas CRETINAS que qualquer idiota que participa de chats com ex militares sabem…
terceiro. Cresce profissionalmente que o tal lichão de 97 era o Sargento Castro, qui sá um dos melhores combatentes que eu ja trabalhei, é totalmente inadimicivel que você fale isso de um profissional desses… si e que estamos falando da mesma pessoa.
PQD LOUCO…
eu me cometi um equivoco quando falei Falsidade ideológica… eu pensei que pelo menos isso você iria questionar! pois era a unica coisa cuerente foraa a data que está realmente errada…
EU NAO FUI PARA O DESTACAMENTO DE COMANDOS ANFÍBIOS!
PQD loco!
vamos ser éticos e ter senso crítico…
fale comigo por e-mail…
rodolfo.siqueira@pop.com.br
si não quiser tudo bem, más em respeito a Papo de Homem aqui não falo mas sobre esse assunto e não discuto mais com você, se quiser CONVERSAR de maneira humana conversamos por aqui mesmo..
se quiser falar comigo e dar continuidade ao assunto aqui… mende um e-mail.
Pessaol.. esse Sgt. Muller não é o verdadeiro..
desde a metade dos comentários essa pessoa vem se passando por ele..
só pra esclarecer.