O DNA estético do PapodeHomem e nosso novo background

É findo o ciclo estético de "chutar pra onde o nariz aponta" do PapodeHomem.

Desde o nosso surgimento, em 2006, passamos por marcos visuais importantes. O primeiro layout e a primeira logomarca - se é que poderíamos chamá-la como tal. As três versões seguintes do layout, até chegarmos na quinta, esta que conhecem hoje. E, por fim, a impávida gravata. Em paralelo, desenvolvemos um método próprio de webwriting e edição visual bastante útil.

A primeira versão

A segunda versão

A terceira versão

Ao longo do caminho tivemos uma série de designers improvisados - agradecimento especial ao Gus Fune - e outros contratados para trabalhos específicos. Prezamos pela simplicidade elegante, diante de um cenário com recursos limitados. Ter uma apresentação digna sempre foi entendido por nós como investimento essencial para fortalecer a mensagem de nosso conteúdo.

Há alguns meses constituímos um primeiro esforço decente ao design. Liderado por Fabio Rodrigues, com o talento do Felipe Franco, parimos um documento fundamental para essa jornada. Ele vai nortear toda nossa concepção estética futura. Leiam antes de seguir.

O DNA Estético do PdH

DNA Estético [final] | PapodeHomem
Ver no Slidehare
O resultado tem se manifesto aqui e ali:

Hoje apresentamos o maior de todos os avanços. Nossos novos backgrounds, a começar por este que estão vendo agora:
Um papel rasgado e uma parede com as marcas do tempo. É isso.

Foram três semanas até chegarmos neste resultado. Tivemos profundos debates sobre qual seria a essência a ser comunicada, visualmente. Refletimos sobre o que somos hoje e o que seremos daqui 5, 10, 50 anos... qual seria o legado para as próximas gerações? O crivo final passou pela congruência com nossa estrada.
O PdH não é um projeto do cool, do bacana, do belo. Também não é cafajeste, sacana, filho da puta. E nem é correto, formador, líder. É nada disso e tudo isso.
Somos exploradores do humano. E contar tal história pelo design é trabalho árduo.
O novo background é direto, visceral. Apresenta a logomarca em sua versão original, pouco conhecida. É leve, permite ágil navegação. Valoriza o conteúdo, enquanto moldura. É imperfeito. E de lambuja celebra a marca de 1.500.000 de leitores únicos por mês.
Tomem seu tempo para absorver o dna estético e os novos backgrounds - os canais No Ângulo, Poker & Life e Ladies Room receberam tratamento especial. Não esperamos unanimidade.
Mandem o feedback honesto, como sempre.
Abração.

publicado em 09 de Setembro de 2011, 10:46
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura