Dicas para não ficar “pelancudo” depois de perder peso

Fábio Bergamo

por
em às | Dr. Fitness, Esportes


Pergunta: “Dr. Fitness, como você ofereceu ajuda no PdH, então venho te perturbar. Sempre fui gordo, depois que casei fiquei obeso. Trabalho muito, ando muito, pego peso, faço esforço, como pouco, mas nunca saia dos 118kg.

Agora, que estou me separando, talvez pela decepção, to perdendo peso, hoje com 110 kg e descendo, mas não mudou nada na minha rotina alem do estresse. Interessante que eu não tenho me sentido esgotado fisicamente e tem me dado uma sede louca, toda hora tenho que beber água, até de madrugada, acordo duas a três vezes por noite com sede.

Como posso deixar o sedentarismo e ter prazer em fazer alguma atividade física? Outra coisa que me preocupa: a flacidez da barriga. O tamanho tem diminuído no geral mas fico preocupado em ficar “pelancudo”, há algo que se possa fazer?”

Essa foi uma pergunta que recebi de um leitor e achei importante compartilhar a dúvida com todos. Não revelarei o nome do leitor por uma questão ética, mas acredito que os questionamentos desse leitor interessam a muitos outros.

Quero deixar bem claro que não é perturbação nenhuma me mandar email, uma vez que ofereço ajuda. Na medida do possível respondo a todos.

Caro leitor, essas informações que você passou são um pouco limitadas para lhe ajudar de uma forma específica e direta. Portanto, farei uma análise mais geral e deixo, ao fim, como sugestão, 4 exercícios para eliminar a flacidez na barriga – que também servem para quem não é obeso, mas tem barriga sobrando.

barrigudo
Talvez, no seu caso, seja melhor praticar outro esporte para perder barriga.

Genética, peso corporal e alimentação

O fato de você sempre ter sido gordo (como se auto-denomina), nem sempre é um mal negócio. Já quando você afirma que andava muito, fazia esforço e pegava peso, mas seu peso corporal não se modificava, fico preocupado, pois talvez você possua um fator genético favorável para o desenvolvimento da obesidade.

Existem pessoas que tem essa característica e isso ainda, infelizmente, não é possível modificar. Porém, conheço pessoas que tem genética favorável ao desenvolvimento da obesidade e vivem muito bem com seus quilinhos a mais, porém com pressão arterial normal, glicemia plasmática e níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides (fatores para desenvolvimento de doença cardiovascular e síndrome metabólica) dentro da normalidade .

Com essa predisposição à obesidade, as dicas para se ter uma alimentação saudável se tornam exponencialmente mais importantes para você. O controle na quantidade e qualidade dos alimentos que você ingere durante o dia é de extrema necessidade para quem deseja diminuir o peso corporal.

Se você já tentou de diversas maneiras e não conseguiu resultados satisfatórios, procure um profissional de nutrição. Hoje em dia existem convênios médicos que possuem consultas a esse profissional incluídas no pacote.

O estresse da separação

separacao
“Ele perdeu a barriga, mas não perdeu a preguiça, a chatice e a indecisão. Chega!”

O estresse é uma das piores doenças da atualidade, fator causador ou agravante de muitas doenças mentais e cardiovasculares. Na última década diversas pesquisas científicas comprovaram essas relações.

Quando as pessoas ficam estressadas, é comum a mudança de alguns comportamentos: algumas passam a comer mais, outras ficam horas sem comer nada; uns gostam de praticar exercícios, como corrida e boxe, enquanto outros preferem ficar o dia inteiro dormindo.

E pior: isso acontece muitas vezes sem que a pessoa se dê conta. Ela acha que está mantendo a mesma rotina, mas não percebeu que o prato de comida no self-service, que geralmente pesava 600 gramas, está com 800 gramas. Sem falar naquela pratada de brigadeiro que foi devorada num piscar de olhos durante o fim da terceira temporada daquela sua série favorita.

Só que no caso do nosso amigo aqui parece que o estresse foi um fator positivo, pelo menos no que se refere à diminuição do peso corporal, sem que tenha mudado “nada” na sua rotina. Alguém aqui já acordou com 8kg a menos?

Por isso prefiro crer que, devido ao estresse da separação e tudo o que envolveu essa situação conturbada, nosso amigo leitor pode não ter percebido as mudanças de comportamento que ocorreram para diminuir o peso corporal.

A “sede louca”

A sensação de sede é controlada no cérebro, pelo hipotálamo, assim como a temperatura corporal, fome, saciedade entre outras funções. “Coincidentemente”, o hipotálamo tem papel fundamental na integração das respostas fisiológicas ao estresse emocional. Ou seja, uma situação onde ocorre a desregulação do comportamento emocional, causando o estresse, pode afetar as demais funções coordenadas pelo hipotálamo (sensação de sede).

hipotalamo
Hipotálamo: tem um desse aí em você também | Fonte: Wikipedia

Outra coisa que pode estar relacionada a seu quadro é o diabetes tipo II. Quando foi a última vez que fez um exame de sangue e mediu a glicemia? Obesidade central, aumento na sensação de sede (polidipsia) e perda de peso sem motivo aparente são fatores diretamente relacionados com o diabetes tipo II (se tiver errado, me corrija, Dr. Health).

Existem, contudo, diversas situações que podem influenciar essa sede excessiva: calor, tipo de alimento ingerido, ansiedade… Uma coisa é fato: nosso corpo precisa de água para realizar diversas funções vitais. Se durante o dia você se encontra muito atarefado, ocupado, estressado que “esquece” de tomar água, durante a noite, quando sua mente está mais calma, seu corpo vai pedir pela água que faltou durante o dia.

Saindo do sedentarismo

Sair do sedentarismo é a parte mais fácil de resolver. Se você fosse um leitor assíduo e atencioso, já saberia como facilmente sanar esse problema. Basta incluir em sua rotina de vida 5 exercícios para fazer em casa. Só isso e já deixará de ser um sedentário.

Agora, para ter prazer no exercício físico, o buraco é mais embaixo. Para muitas pessoas, começar a se exercitar é um martírio, um inferno, mas com um pouquinho de paciência e insistência a coisa fica mais interessante. Os primeiros resultados começam a aparecer, os exercícios se tornam não tão impossíveis de realizar e a sensação de bem-estar depois de completar a sessão diária programada passa a ser impagável.

Minha sugestão é procurar algum tipo de exercício que seja do seu agrado. Se possível em grupo, pois existe maior motivação e compromisso com o outro, além de possibilitar maior integração e novas amizades. Esses são alguns dos fatores que tornou a corrida de rua um dos esportes mais praticados no Brasil e com grande heterogeneidade de pessoas.

Se você não gosta de nenhum, escolha aquele que dói menos ou que algum amigo seu pratica. Só não vai querer dar uma de “gostosão” e querer acompanhar o amigo que já pratica há certo tempo. Roubada. Comece devagar, no seu ritmo, de leve, e aumente a intensidade aos poucos.

Não tenha pressa em alcançar resultados. Não adianta conseguir o que quer em 3 meses e parar porque em pouco tempo vai perder os benefícios alcançados. O exercício físico tem de fazer parte da sua vida.

Exercícios para acabar com a flacidez na barriga

Já que você tem conseguido diminuir a circunferência abdominal e o problema está somente no combate à flacidez, os exercícios abdominais serão bastante eficazes na solução desse problema. Entretanto, como você está acima do peso e ainda tem um estilo de vida sedentário, não é qualquer tipo de abdominal que pode fazer.

É preciso começar aos poucos para não lesionar a coluna ao invés de protegê-la, que é uma dos motivos pelo qual devemos fortalecer a região abdominal. Por isso, os exemplos que vou passar são ideais para iniciantes, o que não os torna menos eficazes.

O primeiro exercício é o reto abdominal:


Link YouTube

O segundo exercício trabalha a parte inferior do abdômen. Muito importante na proteção lombar e combate ao “pânceps”. Assim como mostra no vídeo, apoie as mãos na região lombar para dar mais segurança ao movimento:


Link YouTube

Este terceiro movimento é um pouco polêmico quando se trata de abdominais. Ele tem o objetivo de alongar o tronco. Já vi muitos professores dizendo que não serve pra nada, enquanto outros utilizam sempre.

Como uma das causas da “barriga saliente” é a má postura e esse exercício ajuda a delinear o abdômen, compartilho com vocês:


Link YouTube

E pra fechar com chave de ouro, estabilização do abdômen com elevação lateral da perna:


Link YouTube

Quanto fazer de cada abdominal?

Novamente, comece aos poucos. Faça uma série de 10 repetições. Perceba. Sinta. Se for muito tranquilo, depois que descansar 30 segundos, aumente para 15 repetições, depois para 20, e assim por diante.

Faça de 3 a 4 series cada exercício por dia que logo vai perceber a melhora da consistência do abdômen.

É isso aí meu amigo, tá esperando o que pra começar? Boa sorte nessa nova fase da vida.

Se precisar, pode pedir socorro pelo email drfitness@papodehomem.com.br

Fábio Bergamo

É personal trainer e mestre em educação física pela USP. Põe a culpa nos amigos e mulheres por não conseguir treinar para o triathlon que sonha em fazer. Responde por @fbergamo no Twitter.


Outros artigos escritos por


SEPARAMOS MAIS TEXTOS PARA VOCÊ CONTINUAR LENDO




O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Conheça a visão e a essência por trás do que fazemos. Queremos uma discussão de alto nível. Antes de comentar, leia nossas boas práticas. Caso deseje enviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.


  • Pingback: Tweets that mention Dicas para não ficar “pelancudo” depois de perder peso | Papo de Homem – Lifestyle Magazine -- Topsy.com

  • Marlon

    Todos os dias? Não seria melhor alternar, um dia sim e o outro não?
    Muito bom o artigo!

  • Marlon

    Todos os dias? Não seria melhor alternar, um dia sim e o outro não?
    Muito bom o artigo!

  • Marlon

    Todos os dias? Não seria melhor alternar, um dia sim e o outro não?
    Muito bom o artigo!

  • Daniel S.

    Otimo texto, vou voltar a fazer abdominal.

    Mas tenho uma duvida.
    Quando eu fazia academia, estava entre 63 a 67kg, e nunca mais ou menos que isso..Eu de tudo um pouco, nada de exagero..hehehe

    Mas agora vem a parte que tenho duvida e que acho engraçado:
    Eu parei com academia faz 1 mês e meu peso foi para 58kg.. sério mesmo??? Emagreci sem fazer exercicio e continuando comendo de tudo um pouco.

    Isso já aconteceu antes e eu tinha voltado a academia para manter o peso.. engraçado é que quando faço academia, engordo e quando paro, emagreço.. Você poderia me explicar o porque disso??

    Abs
    PS: Nunca fui sedentario, sempre pratiquei exercicio fisicos.
    PS2: Já fiz vários exames e ta tudo normal.

    • Tomás

      Daniel S., sei que vc perguntou para o Dr. Fitness, mais me metendo um pouco, acredito que o seu aparente ganho de peso ao malhar, se deve ao fato de que quando se faz exercícios, se ganha massa muscular (que é mais pesada que a gordura). Por isso o que n verdade parece ser uma engordada, é nada mais do que vc ficando mais forte. Ao parar de malhar, vc perde essa massa muscular adquirida e por isso “emagrece”. Espero que eu tenha esclarecido sua duvida

  • Daniel S.

    Otimo texto, vou voltar a fazer abdominal.

    Mas tenho uma duvida.
    Quando eu fazia academia, estava entre 63 a 67kg, e nunca mais ou menos que isso..Eu de tudo um pouco, nada de exagero..hehehe

    Mas agora vem a parte que tenho duvida e que acho engraçado:
    Eu parei com academia faz 1 mês e meu peso foi para 58kg.. sério mesmo??? Emagreci sem fazer exercicio e continuando comendo de tudo um pouco.

    Isso já aconteceu antes e eu tinha voltado a academia para manter o peso.. engraçado é que quando faço academia, engordo e quando paro, emagreço.. Você poderia me explicar o porque disso??

    Abs
    PS: Nunca fui sedentario, sempre pratiquei exercicio fisicos.
    PS2: Já fiz vários exames e ta tudo normal.

  • Daniel S.

    Otimo texto, vou voltar a fazer abdominal.

    Mas tenho uma duvida.
    Quando eu fazia academia, estava entre 63 a 67kg, e nunca mais ou menos que isso..Eu de tudo um pouco, nada de exagero..hehehe

    Mas agora vem a parte que tenho duvida e que acho engraçado:
    Eu parei com academia faz 1 mês e meu peso foi para 58kg.. sério mesmo??? Emagreci sem fazer exercicio e continuando comendo de tudo um pouco.

    Isso já aconteceu antes e eu tinha voltado a academia para manter o peso.. engraçado é que quando faço academia, engordo e quando paro, emagreço.. Você poderia me explicar o porque disso??

    Abs
    PS: Nunca fui sedentario, sempre pratiquei exercicio fisicos.
    PS2: Já fiz vários exames e ta tudo normal.

  • Daniel S.

    Corrigindo uma parte do que falei:

    “… Eu como de tudo um pouco…”

    Abs

  • Daniel S.

    Corrigindo uma parte do que falei:

    “… Eu como de tudo um pouco…”

    Abs

  • Daniel S.

    Corrigindo uma parte do que falei:

    “… Eu como de tudo um pouco…”

    Abs

  • http://pontovirgulaereticencias.wordpress.com/ Mari Hauer

    Nossa, essa coisa de estresse, ansiedade muda muito o nosso corpo mesmo! Eu percebo isso muito rápido!

    Estava até comentando com um amigo meu que é personal e ele falou que era normal eu ter dado uma engordadinha nessa época que eu estava mais ansiosa!

    E uma confissão de que tem um pouco de preguiça para fazer exercícios: isso muda o humor! Varias vezes saí preguiçosa e com ódio mortal de ter que fazer exercício e voltei toda animadinha pra casa, depois de suar um pouco!

    Adorei o texto! Muito bem escrito!

  • http://pontovirgulaereticencias.wordpress.com/ Mari Hauer

    Nossa, essa coisa de estresse, ansiedade muda muito o nosso corpo mesmo! Eu percebo isso muito rápido!

    Estava até comentando com um amigo meu que é personal e ele falou que era normal eu ter dado uma engordadinha nessa época que eu estava mais ansiosa!

    E uma confissão de que tem um pouco de preguiça para fazer exercícios: isso muda o humor! Varias vezes saí preguiçosa e com ódio mortal de ter que fazer exercício e voltei toda animadinha pra casa, depois de suar um pouco!

    Adorei o texto! Muito bem escrito!

  • http://pontovirgulaereticencias.wordpress.com Mari Hauer

    Nossa, essa coisa de estresse, ansiedade muda muito o nosso corpo mesmo! Eu percebo isso muito rápido!

    Estava até comentando com um amigo meu que é personal e ele falou que era normal eu ter dado uma engordadinha nessa época que eu estava mais ansiosa!

    E uma confissão de que tem um pouco de preguiça para fazer exercícios: isso muda o humor! Varias vezes saí preguiçosa e com ódio mortal de ter que fazer exercício e voltei toda animadinha pra casa, depois de suar um pouco!

    Adorei o texto! Muito bem escrito!

  • Gustavo Castro

    Gostaria de fazer uma pergunta: eu sempre fui magro mas nunca tive a barriga definida, sempre tive uma gordurinha, mesmo quando fazia musculação. A minha duvida é: para “secar” a barriga é importante fazer exercicios aerobicos, tipo correr meia hora por dia? ou so com abdominais ja é suficiente? agradeço se puder responder!

    Abraços

  • Gustavo Castro

    Gostaria de fazer uma pergunta: eu sempre fui magro mas nunca tive a barriga definida, sempre tive uma gordurinha, mesmo quando fazia musculação. A minha duvida é: para “secar” a barriga é importante fazer exercicios aerobicos, tipo correr meia hora por dia? ou so com abdominais ja é suficiente? agradeço se puder responder!

    Abraços

  • Gustavo Castro

    Gostaria de fazer uma pergunta: eu sempre fui magro mas nunca tive a barriga definida, sempre tive uma gordurinha, mesmo quando fazia musculação. A minha duvida é: para “secar” a barriga é importante fazer exercicios aerobicos, tipo correr meia hora por dia? ou so com abdominais ja é suficiente? agradeço se puder responder!

    Abraços

  • http://livreiniciativa.wordpress.com/ Dé Cheers

    Os musculos do abdomen são como um musculo qualquer do corpo. Ou seja, você não malha peitoral todos os dias, justamente pela fadiga muscular e o tempo que deve ser dado para recuperação.
    Eu que sou economista sei disso, agora uma pessoa formada em educação física deveria verificar melhor esta dica em questão para não prejudicar os treinos dos leitores aqui do blog.

    • Everton

      Camarada, treino Jiu Jitsu diariamente, e a preparação física do abdomem é muito importante nessa arte, por isso treinamos diariamente várias variações, com mais de 150 repetições mínimas. Sem problema algum.

      • jrbraw

        Calma os dois, tudo vai depender do objetivo, se o objetivo for definição muscular (definir abdômen) faz 1 dia sim e 2 não como o amigo falou o abdômen é um músculo como outro, no caso do Jiu Jitsu a famosa Arte Suave Milenar o treino é diário pois seu foco é ganho de resistência abdominal, Espero ter ajudado.

  • http://livreiniciativa.wordpress.com/ Dé Cheers

    Os musculos do abdomen são como um musculo qualquer do corpo. Ou seja, você não malha peitoral todos os dias, justamente pela fadiga muscular e o tempo que deve ser dado para recuperação.
    Eu que sou economista sei disso, agora uma pessoa formada em educação física deveria verificar melhor esta dica em questão para não prejudicar os treinos dos leitores aqui do blog.

  • http://livreiniciativa.wordpress.com/ Dé Cheers

    Os musculos do abdomen são como um musculo qualquer do corpo. Ou seja, você não malha peitoral todos os dias, justamente pela fadiga muscular e o tempo que deve ser dado para recuperação.
    Eu que sou economista sei disso, agora uma pessoa formada em educação física deveria verificar melhor esta dica em questão para não prejudicar os treinos dos leitores aqui do blog.

  • http://pontovirgulaereticencias.wordpress.com/ Mari Hauer

    #7 – Dé Cheers,

    Eu que sei ler e escrever, sem precisar falar do que eu sei ou não, não vi em lugar nenhum do texto dizendo que era para fazer abdominal todos os dias. Ao contrário, o autor repetiu várias vezes que era pra começar devagar, pegando leve.

    E vc, como comentarista, deveria ler direito o texto antes de criticar.

    Talvez o autor pudesse ter falado explicitamente da periodicidade, mas isso não quer dizer que ele falou pra fazer abdominal todos os dias!

  • http://pontovirgulaereticencias.wordpress.com/ Mari Hauer

    #7 – Dé Cheers,

    Eu que sei ler e escrever, sem precisar falar do que eu sei ou não, não vi em lugar nenhum do texto dizendo que era para fazer abdominal todos os dias. Ao contrário, o autor repetiu várias vezes que era pra começar devagar, pegando leve.

    E vc, como comentarista, deveria ler direito o texto antes de criticar.

    Talvez o autor pudesse ter falado explicitamente da periodicidade, mas isso não quer dizer que ele falou pra fazer abdominal todos os dias!

  • http://pontovirgulaereticencias.wordpress.com Mari Hauer

    #7 – Dé Cheers,

    Eu que sei ler e escrever, sem precisar falar do que eu sei ou não, não vi em lugar nenhum do texto dizendo que era para fazer abdominal todos os dias. Ao contrário, o autor repetiu várias vezes que era pra começar devagar, pegando leve.

    E vc, como comentarista, deveria ler direito o texto antes de criticar.

    Talvez o autor pudesse ter falado explicitamente da periodicidade, mas isso não quer dizer que ele falou pra fazer abdominal todos os dias!

  • http://blog.sapiensolutions.com.br/ Guilherme Reis

    Excelente post! Material completo!

  • http://blog.sapiensolutions.com.br/ Guilherme Reis

    Excelente post! Material completo!

  • http://blog.sapiensolutions.com.br Guilherme Reis

    Excelente post! Material completo!

  • Dr Health

    3 a 4 repetições por dia não é o mesmo que 3 a 4 repetições TODO dia. Foi que nem um outro post, que eu falei que detestava fazer atestado e já vieram dizendo que eu detestava a medicina e estava desonrando meu juramento, heheheheh

    (Apesar do que, o Cristiano Ronaldo faz 3000 abdominais todo dia, segundo relatos)

  • Dr Health

    3 a 4 repetições por dia não é o mesmo que 3 a 4 repetições TODO dia. Foi que nem um outro post, que eu falei que detestava fazer atestado e já vieram dizendo que eu detestava a medicina e estava desonrando meu juramento, heheheheh

    (Apesar do que, o Cristiano Ronaldo faz 3000 abdominais todo dia, segundo relatos)

  • Dr Health

    Bérgamo, fiquei com uma dúvida no segundo video.

    Notei que o cara mantém a cabeça levantada enquanto exercita a parte inferior do abdome. Isso acaba causando algum esforço da parte superior, confere?

    É proposital, para dar “algo a mais” no exercício, ou se vc fizer com a cabeça deitada no chão dá no mesmo?

    PS: Observações sobre polidipsia e diabetes perfeitas.

  • Dr Health

    Bérgamo, fiquei com uma dúvida no segundo video.

    Notei que o cara mantém a cabeça levantada enquanto exercita a parte inferior do abdome. Isso acaba causando algum esforço da parte superior, confere?

    É proposital, para dar “algo a mais” no exercício, ou se vc fizer com a cabeça deitada no chão dá no mesmo?

    PS: Observações sobre polidipsia e diabetes perfeitas.

  • Dr Health

    Bérgamo, fiquei com uma dúvida no segundo video.

    Notei que o cara mantém a cabeça levantada enquanto exercita a parte inferior do abdome. Isso acaba causando algum esforço da parte superior, confere?

    É proposital, para dar “algo a mais” no exercício, ou se vc fizer com a cabeça deitada no chão dá no mesmo?

    PS: Observações sobre polidipsia e diabetes perfeitas.

  • Juliano

    Qdo ele disse q sentia mta sede, a primeira coisa q pensei foi q ele tava tomando algum medicamento pra emagrecimento, ou aumentar a velocidade do metabolismo… mas ele não citou nada a respeito. Será q ele se esqueceu de mencionar isso ou realmente não toma nada?

  • Juliano

    Qdo ele disse q sentia mta sede, a primeira coisa q pensei foi q ele tava tomando algum medicamento pra emagrecimento, ou aumentar a velocidade do metabolismo… mas ele não citou nada a respeito. Será q ele se esqueceu de mencionar isso ou realmente não toma nada?

  • Juliano

    Qdo ele disse q sentia mta sede, a primeira coisa q pensei foi q ele tava tomando algum medicamento pra emagrecimento, ou aumentar a velocidade do metabolismo… mas ele não citou nada a respeito. Será q ele se esqueceu de mencionar isso ou realmente não toma nada?

  • Moebios

    hehe…..o Cristiano Ronaldo eh um atleta de alto níivel vive disso e náo deve fazer outra coisa, a gente precisa acordar bem cedo, pegar tränsito, ralar o dia todo, comer mal na rua, achar um tempo pra malhar, estudar depois disso tudo, cuidar das crianças e bem mais outras coisas ( fiquei na dúvida dew quem é atleta de alto nível agora…). De qualquer jeito, ótimo post, assuntos sobre início de treino, melhor forma e manutenção da academia ou qualquer outra atividade física sempre é bem vindo.

  • Moebios

    hehe…..o Cristiano Ronaldo eh um atleta de alto níivel vive disso e náo deve fazer outra coisa, a gente precisa acordar bem cedo, pegar tränsito, ralar o dia todo, comer mal na rua, achar um tempo pra malhar, estudar depois disso tudo, cuidar das crianças e bem mais outras coisas ( fiquei na dúvida dew quem é atleta de alto nível agora…). De qualquer jeito, ótimo post, assuntos sobre início de treino, melhor forma e manutenção da academia ou qualquer outra atividade física sempre é bem vindo.

  • Moebios

    hehe…..o Cristiano Ronaldo eh um atleta de alto níivel vive disso e náo deve fazer outra coisa, a gente precisa acordar bem cedo, pegar tränsito, ralar o dia todo, comer mal na rua, achar um tempo pra malhar, estudar depois disso tudo, cuidar das crianças e bem mais outras coisas ( fiquei na dúvida dew quem é atleta de alto nível agora…). De qualquer jeito, ótimo post, assuntos sobre início de treino, melhor forma e manutenção da academia ou qualquer outra atividade física sempre é bem vindo.

  • Ize

    “…Os musculos do abdomen são como um musculo qualquer do corpo. Ou seja, você não malha peitoral todos os dias, justamente pela fadiga muscular e o tempo que deve ser dado para recuperação.
    Eu que sou economista sei disso, agora uma pessoa formada em educação física deveria verificar melhor esta dica em questão para não prejudicar os treinos dos leitores aqui do blog”

    Não há problema algum em fazer abdominais todos os dias, desde que os exercícios sejam bem realizados e com intensidade adequada à condição física de cada um.
    O músculos abdominais são o centro de força do nosso corpo, e devem ser fortalecidos para que sustentem a boa postura em qualquer movimento corporal.

    Cuidado com a forma que vc escreve, não foi de bom tom a sua observação.
    ;)

  • Ize

    “…Os musculos do abdomen são como um musculo qualquer do corpo. Ou seja, você não malha peitoral todos os dias, justamente pela fadiga muscular e o tempo que deve ser dado para recuperação.
    Eu que sou economista sei disso, agora uma pessoa formada em educação física deveria verificar melhor esta dica em questão para não prejudicar os treinos dos leitores aqui do blog”

    Não há problema algum em fazer abdominais todos os dias, desde que os exercícios sejam bem realizados e com intensidade adequada à condição física de cada um.
    O músculos abdominais são o centro de força do nosso corpo, e devem ser fortalecidos para que sustentem a boa postura em qualquer movimento corporal.

    Cuidado com a forma que vc escreve, não foi de bom tom a sua observação.
    ;)

  • Ize

    “…Os musculos do abdomen são como um musculo qualquer do corpo. Ou seja, você não malha peitoral todos os dias, justamente pela fadiga muscular e o tempo que deve ser dado para recuperação.
    Eu que sou economista sei disso, agora uma pessoa formada em educação física deveria verificar melhor esta dica em questão para não prejudicar os treinos dos leitores aqui do blog”

    Não há problema algum em fazer abdominais todos os dias, desde que os exercícios sejam bem realizados e com intensidade adequada à condição física de cada um.
    O músculos abdominais são o centro de força do nosso corpo, e devem ser fortalecidos para que sustentem a boa postura em qualquer movimento corporal.

    Cuidado com a forma que vc escreve, não foi de bom tom a sua observação.
    ;)

  • William

    Muito bom este post, eu fazia exercicios regularmente, mas tive q parar por problemas familiares, mas agora 2010 ta ai e esse artigo me animou pra começar novamente.
    Mas só dps das festas de fim de ano rsrsrs
    Abraços

  • William

    Muito bom este post, eu fazia exercicios regularmente, mas tive q parar por problemas familiares, mas agora 2010 ta ai e esse artigo me animou pra começar novamente.
    Mas só dps das festas de fim de ano rsrsrs
    Abraços

  • William

    Muito bom este post, eu fazia exercicios regularmente, mas tive q parar por problemas familiares, mas agora 2010 ta ai e esse artigo me animou pra começar novamente.
    Mas só dps das festas de fim de ano rsrsrs
    Abraços

  • Aldair

    O legal é variar o tipo de abdominal que você faz, como mostra os videos.
    Pra quem já pratica alguma atividade física, creio que não há problema nenhum fazer abdominal todos os dias. Eu mesmo faço. Agora pra quem está começando, é bom ir devagar.

  • Aldair

    O legal é variar o tipo de abdominal que você faz, como mostra os videos.
    Pra quem já pratica alguma atividade física, creio que não há problema nenhum fazer abdominal todos os dias. Eu mesmo faço. Agora pra quem está começando, é bom ir devagar.

  • Aldair

    O legal é variar o tipo de abdominal que você faz, como mostra os videos.
    Pra quem já pratica alguma atividade física, creio que não há problema nenhum fazer abdominal todos os dias. Eu mesmo faço. Agora pra quem está começando, é bom ir devagar.

  • Vilas Boas

    Sugiro também a Proteina Isolada de soja, como auxiliar no combate a flacidez. Força de vontade e mudança dos habitos ruins, fazem milagres!

  • Vilas Boas

    Sugiro também a Proteina Isolada de soja, como auxiliar no combate a flacidez. Força de vontade e mudança dos habitos ruins, fazem milagres!

  • Vilas Boas

    Sugiro também a Proteina Isolada de soja, como auxiliar no combate a flacidez. Força de vontade e mudança dos habitos ruins, fazem milagres!

  • Carolina Souza

    Tb pensei em diabetes logo no começo do texto…

    Posso pedir uma coisa? Será que o texto poderia ter fotinhos dos exercícios? Aqui no trabalho os links para o “Iuiutubiu” são travados. Sem descrição + vídeos = carolina com cara de “ué?!”.

    Daniel S.: não sei se já te responderam, mas isso pode acontecer se vc estiver perdendo massa muscular quando para a academia. Massa muscular é mais “pesada” que massa de gordura. A academia contribui para seu peso aumentar, mas por causa do aumento da massa “magra”. Seria legal se vc conferisse o percentual de gordura corporal nas duas situações, só para acompanhar. Doutores, confere?

    Abrs

  • Carolina Souza

    Tb pensei em diabetes logo no começo do texto…

    Posso pedir uma coisa? Será que o texto poderia ter fotinhos dos exercícios? Aqui no trabalho os links para o “Iuiutubiu” são travados. Sem descrição + vídeos = carolina com cara de “ué?!”.

    Daniel S.: não sei se já te responderam, mas isso pode acontecer se vc estiver perdendo massa muscular quando para a academia. Massa muscular é mais “pesada” que massa de gordura. A academia contribui para seu peso aumentar, mas por causa do aumento da massa “magra”. Seria legal se vc conferisse o percentual de gordura corporal nas duas situações, só para acompanhar. Doutores, confere?

    Abrs

  • Carolina Souza

    Tb pensei em diabetes logo no começo do texto…

    Posso pedir uma coisa? Será que o texto poderia ter fotinhos dos exercícios? Aqui no trabalho os links para o “Iuiutubiu” são travados. Sem descrição + vídeos = carolina com cara de “ué?!”.

    Daniel S.: não sei se já te responderam, mas isso pode acontecer se vc estiver perdendo massa muscular quando para a academia. Massa muscular é mais “pesada” que massa de gordura. A academia contribui para seu peso aumentar, mas por causa do aumento da massa “magra”. Seria legal se vc conferisse o percentual de gordura corporal nas duas situações, só para acompanhar. Doutores, confere?

    Abrs

  • Artur

    off topic. esperando um artigo do PdH sobre a COP15.

  • Artur

    off topic. esperando um artigo do PdH sobre a COP15.

  • Artur

    off topic. esperando um artigo do PdH sobre a COP15.

  • http://cleitondecastro.blogspot.com/ Cleiton de Castro

    Parabéns pelo Texto.

    Sou Personal Trainer e professor universitário.
    Aos que não acreditam que este método não resolverá o problema do “garoto solteiro”, teste.
    Imagine que um sedentário muitas vezes não tem condicionamento para realizar a segunda relação sexual, num curto espaço de tempo!
    Fazer 10 repetições parece muito pouco, mas para quem não faz nada a muito tempo, é muito. Nesta intensidade, é permitido e indicado que treine todos os dias (motivação), para que a atividade física torne-se um hábito.

    Vamos incentivar as pessoas a sairem do sedentarismo, principalmente, antes de acontecerem estas “tragédias” em suas vidas!

    Amor próprio é a maior forma de amor!

  • http://cleitondecastro.blogspot.com/ Cleiton de Castro

    Parabéns pelo Texto.

    Sou Personal Trainer e professor universitário.
    Aos que não acreditam que este método não resolverá o problema do “garoto solteiro”, teste.
    Imagine que um sedentário muitas vezes não tem condicionamento para realizar a segunda relação sexual, num curto espaço de tempo!
    Fazer 10 repetições parece muito pouco, mas para quem não faz nada a muito tempo, é muito. Nesta intensidade, é permitido e indicado que treine todos os dias (motivação), para que a atividade física torne-se um hábito.

    Vamos incentivar as pessoas a sairem do sedentarismo, principalmente, antes de acontecerem estas “tragédias” em suas vidas!

    Amor próprio é a maior forma de amor!

  • http://cleitondecastro.blogspot.com Cleiton de Castro

    Parabéns pelo Texto.

    Sou Personal Trainer e professor universitário.
    Aos que não acreditam que este método não resolverá o problema do “garoto solteiro”, teste.
    Imagine que um sedentário muitas vezes não tem condicionamento para realizar a segunda relação sexual, num curto espaço de tempo!
    Fazer 10 repetições parece muito pouco, mas para quem não faz nada a muito tempo, é muito. Nesta intensidade, é permitido e indicado que treine todos os dias (motivação), para que a atividade física torne-se um hábito.

    Vamos incentivar as pessoas a sairem do sedentarismo, principalmente, antes de acontecerem estas “tragédias” em suas vidas!

    Amor próprio é a maior forma de amor!

  • http://papodehomem.com.br/ Pablo Fernandes

    #10 – Dr Health

    Ele faz de 3 a 4 mil abdominais por dia.

    O cara é insano. Não me imagino fazendo 300 por semana. hahahaha

  • http://papodehomem.com.br/ Pablo Fernandes

    #10 – Dr Health

    Ele faz de 3 a 4 mil abdominais por dia.

    O cara é insano. Não me imagino fazendo 300 por semana. hahahaha

  • http://papodehomem.com.br Pablo Fernandes

    #10 – Dr Health

    Ele faz de 3 a 4 mil abdominais por dia.

    O cara é insano. Não me imagino fazendo 300 por semana. hahahaha

  • http://papodehomem.com.br/author/fabiobergamo/ Fábio Bergamo

    É isso aí pessoal o primeiro passo a ser dado é sair do sedentarismo, se mexer. Percebo que os leitores aqui do PdH estão entendo isso cada vez melhor. Tô gostando!

    #2 Marlon e #7 Dé Cheers
    Como já foi observado por alguns leitores, em momento algum falei pra fazer todos os dias. O que, no caso relatado acima, não seria problema algum devido ao nível de intensidade do exercicio, assim como foi muito bem observado pela Ize (#14) e pelo Cleiton (#20). Em outros casos poderíamos pensar na possibilidade de alternância de dias.

    #3 Daniel S.
    Minha opinião é a mesma da #18 Carolina Souza. Muito provável quando você frequenta academia regularmente, passa a ganhar massa muscular e quando para, assim como disse no corpo do texto, você perde as qualidades adquiridas. Não sei tua idade, mas se ainda for jovem, isso é mais comum.

    #11 Dr Health
    Você está correto. Com a cabeça no chão o trabalho fica isolado na parte infra umbilical. Com a cabeça levantada e tirando levemente os ombros do chão, além do Infra, a parte supra umbilical do reto abdominal é trabalhada isométricamente, dando um “up” no exercicio.

    #18 Carolina
    Farei isso pra você nos próximos textos

    Alguém aí fez o exercicio n.4 pra experimentar? Muito fácil??

    Vamos se mexer galera, não quero ver ninguém desesperado pedindo socorro depois da semana do natal e reveillon hein!!!

    • Clazieli

       Eu fiz o n 4, nos outros tava sentindo quase nada rs.. mas nesse deu um gás xD fiz 2 series de 10 de cada exercicio.

  • http://papodehomem.com.br/author/fabiobergamo/ Fábio Bergamo

    É isso aí pessoal o primeiro passo a ser dado é sair do sedentarismo, se mexer. Percebo que os leitores aqui do PdH estão entendo isso cada vez melhor. Tô gostando!

    #2 Marlon e #7 Dé Cheers
    Como já foi observado por alguns leitores, em momento algum falei pra fazer todos os dias. O que, no caso relatado acima, não seria problema algum devido ao nível de intensidade do exercicio, assim como foi muito bem observado pela Ize (#14) e pelo Cleiton (#20). Em outros casos poderíamos pensar na possibilidade de alternância de dias.

    #3 Daniel S.
    Minha opinião é a mesma da #18 Carolina Souza. Muito provável quando você frequenta academia regularmente, passa a ganhar massa muscular e quando para, assim como disse no corpo do texto, você perde as qualidades adquiridas. Não sei tua idade, mas se ainda for jovem, isso é mais comum.

    #11 Dr Health
    Você está correto. Com a cabeça no chão o trabalho fica isolado na parte infra umbilical. Com a cabeça levantada e tirando levemente os ombros do chão, além do Infra, a parte supra umbilical do reto abdominal é trabalhada isométricamente, dando um “up” no exercicio.

    #18 Carolina
    Farei isso pra você nos próximos textos

    Alguém aí fez o exercicio n.4 pra experimentar? Muito fácil??

    Vamos se mexer galera, não quero ver ninguém desesperado pedindo socorro depois da semana do natal e reveillon hein!!!

  • http://papodehomem.com.br/author/fabiobergamo/ Fábio Bergamo

    É isso aí pessoal o primeiro passo a ser dado é sair do sedentarismo, se mexer. Percebo que os leitores aqui do PdH estão entendo isso cada vez melhor. Tô gostando!

    #2 Marlon e #7 Dé Cheers
    Como já foi observado por alguns leitores, em momento algum falei pra fazer todos os dias. O que, no caso relatado acima, não seria problema algum devido ao nível de intensidade do exercicio, assim como foi muito bem observado pela Ize (#14) e pelo Cleiton (#20). Em outros casos poderíamos pensar na possibilidade de alternância de dias.

    #3 Daniel S.
    Minha opinião é a mesma da #18 Carolina Souza. Muito provável quando você frequenta academia regularmente, passa a ganhar massa muscular e quando para, assim como disse no corpo do texto, você perde as qualidades adquiridas. Não sei tua idade, mas se ainda for jovem, isso é mais comum.

    #11 Dr Health
    Você está correto. Com a cabeça no chão o trabalho fica isolado na parte infra umbilical. Com a cabeça levantada e tirando levemente os ombros do chão, além do Infra, a parte supra umbilical do reto abdominal é trabalhada isométricamente, dando um “up” no exercicio.

    #18 Carolina
    Farei isso pra você nos próximos textos

    Alguém aí fez o exercicio n.4 pra experimentar? Muito fácil??

    Vamos se mexer galera, não quero ver ninguém desesperado pedindo socorro depois da semana do natal e reveillon hein!!!

  • O leitor

    Cleiton,
    Voce tem problemas sexuais!
    Porque acha que o cara que não malha não tem pique pra fazer sexo? Cuidado, sua mulher pode não pensar da mesma forma.
    Não tomo nada pra emagrecer, acredito nao ter diabetes, mas vou verificar.
    Lendo o post, vejo que mudou sim, tenho que lembrar de me alimentar, simplesmente nao dá fome.
    Agora se funciona ou não, em breve eu lhes digo, vou pagar pra ver.
    Agradeço ao Dr Fitness. Terá retorno meu em breve.
    Obrigado.

  • O leitor

    Cleiton,
    Voce tem problemas sexuais!
    Porque acha que o cara que não malha não tem pique pra fazer sexo? Cuidado, sua mulher pode não pensar da mesma forma.
    Não tomo nada pra emagrecer, acredito nao ter diabetes, mas vou verificar.
    Lendo o post, vejo que mudou sim, tenho que lembrar de me alimentar, simplesmente nao dá fome.
    Agora se funciona ou não, em breve eu lhes digo, vou pagar pra ver.
    Agradeço ao Dr Fitness. Terá retorno meu em breve.
    Obrigado.

  • O leitor

    Cleiton,
    Voce tem problemas sexuais!
    Porque acha que o cara que não malha não tem pique pra fazer sexo? Cuidado, sua mulher pode não pensar da mesma forma.
    Não tomo nada pra emagrecer, acredito nao ter diabetes, mas vou verificar.
    Lendo o post, vejo que mudou sim, tenho que lembrar de me alimentar, simplesmente nao dá fome.
    Agora se funciona ou não, em breve eu lhes digo, vou pagar pra ver.
    Agradeço ao Dr Fitness. Terá retorno meu em breve.
    Obrigado.

  • Graciele Costa

    Muito bom o texto. Não conhecia o site e gostei muito. Parabéns pelos comentários, muito sábios e de grande utilidade aos leitores.

  • Graciele Costa

    Muito bom o texto. Não conhecia o site e gostei muito. Parabéns pelos comentários, muito sábios e de grande utilidade aos leitores.

  • Graciele Costa

    Muito bom o texto. Não conhecia o site e gostei muito. Parabéns pelos comentários, muito sábios e de grande utilidade aos leitores.

  • Daniel S.

    #18 – Carolina Souza,

    Eu conferi a gordura corporal no tempo que estava na academia e agora, estou com menos…Realmente você tinha razão é massa muscular mesmo.Obrigado.

    #22 – Fábio,
    Realmente cara, não tinha pensado nisso, só tenho 23 anos e realmente é massa muscular..hehehe
    Tenho que voltar para academia logo..rs

    Obrigado aos dois,
    Abs

  • Daniel S.

    #18 – Carolina Souza,

    Eu conferi a gordura corporal no tempo que estava na academia e agora, estou com menos…Realmente você tinha razão é massa muscular mesmo.Obrigado.

    #22 – Fábio,
    Realmente cara, não tinha pensado nisso, só tenho 23 anos e realmente é massa muscular..hehehe
    Tenho que voltar para academia logo..rs

    Obrigado aos dois,
    Abs

  • Daniel S.

    #18 – Carolina Souza,

    Eu conferi a gordura corporal no tempo que estava na academia e agora, estou com menos…Realmente você tinha razão é massa muscular mesmo.Obrigado.

    #22 – Fábio,
    Realmente cara, não tinha pensado nisso, só tenho 23 anos e realmente é massa muscular..hehehe
    Tenho que voltar para academia logo..rs

    Obrigado aos dois,
    Abs

  • adorei

    otimo

  • adorei

    otimo

  • adorei

    otimo

  • Elizabeth

    Gostei do texto: direto, prático e detalhista, mostrando que você tem método ao escrever. Vou seguir suas “dicas”.
    Um abraço.

  • Elizabeth

    Gostei do texto: direto, prático e detalhista, mostrando que você tem método ao escrever. Vou seguir suas “dicas”.
    Um abraço.

  • Elizabeth

    Gostei do texto: direto, prático e detalhista, mostrando que você tem método ao escrever. Vou seguir suas “dicas”.
    Um abraço.

  • livia vale

    receber comentarios sobre emagracimentos,gostei deste mas nao tem como mandar para terceiros,envie para miom este anuncio,obrigada.

  • livia vale

    receber comentarios sobre emagracimentos,gostei deste mas nao tem como mandar para terceiros,envie para miom este anuncio,obrigada.

  • livia vale

    receber comentarios sobre emagracimentos,gostei deste mas nao tem como mandar para terceiros,envie para miom este anuncio,obrigada.

  • http://papodehomem.com.br/author/fabiobergamo/ Fábio Bergamo

    #28 livia vale

    não entendi o que você quer.

  • http://papodehomem.com.br/author/fabiobergamo/ Fábio Bergamo

    #28 livia vale

    não entendi o que você quer.

  • http://papodehomem.com.br/author/fabiobergamo/ Fábio Bergamo

    #28 livia vale

    não entendi o que você quer.

  • lvadubh

    espero receber sempre artigos deste genero,para ler e passar para terceiros,tem que ter e.mail para enviar,se nao tem geito.obrigado

  • lvadubh

    espero receber sempre artigos deste genero,para ler e passar para terceiros,tem que ter e.mail para enviar,se nao tem geito.obrigado

  • lvadubh

    espero receber sempre artigos deste genero,para ler e passar para terceiros,tem que ter e.mail para enviar,se nao tem geito.obrigado

  • Daniel

    Hey Doc.

    Valeu pelo post. Achei bem relevante.

    No meu caso tenho um problema um tanto diferente.
    Tenho uma alimentação muito saudável e balanceada. Não consigo passar um dia sequer sem comer saladas e frutas, além de não abusar em açúcares e carboidratos. Passei o último ano no sedentarismo e acabei ganhando mais de 10kg. Quando a situação ficou insustentável, decidi voltar pra academia e ganhar mais fôlego. Senti que estava fraco. Não apenas dos músculos, mas também de resistência aeróbica.

    Cinco meses depois, hoje consigo correr uma distância considerável pro meu nível(8~10km) e tenho um bom desempenho na musculação. Não busco hipertrofia, mas uma boa perda de peso e definição muscular, o que já foi muito discutido com meus instrutores. Entretanto, mesmo frequentando a academia de 3 a 4 vezes por semana, não consigo atingir meus objetivos. O peso simplesmente não cai. Sinto diferença na minha força atual, mas as mudanças realmente não são visíveis. Não houve redução de gordura na pança : P.

    E o estranho é que eu não tenho predisposição genética para a obesidade, já que todos na minha família são magros(exceto aqueles que abusam na cervejinha, heh : P). Isso pelo menos nas últimas 3 gerações, materna e paterna.

    Já me acostumei a ter uns quilinhos a mais, mas não entendo o porquê do meu peso não cair. Já verifiquei se era um problema metabólico mas não é o caso.

    O senhor teria alguma opinião profissional!? : )

    • MauMau

      bom se vc nao ta emagrecendo correndo 8 a 10 k , mude o treino, como vc tem alimentação boa deveria emagrecer , faça corrida com intervalos, 1 por 1 ou 1 por 2, corra velocidade maxima e depois trote no descanço , esse pico emagrece, outra coisa acelere seu metabolismo , beba bastante agua , durma bem e coma de 3 em 3 horas , isso ajuda a emagrecer muito

  • Daniel

    Hey Doc.

    Valeu pelo post. Achei bem relevante.

    No meu caso tenho um problema um tanto diferente.
    Tenho uma alimentação muito saudável e balanceada. Não consigo passar um dia sequer sem comer saladas e frutas, além de não abusar em açúcares e carboidratos. Passei o último ano no sedentarismo e acabei ganhando mais de 10kg. Quando a situação ficou insustentável, decidi voltar pra academia e ganhar mais fôlego. Senti que estava fraco. Não apenas dos músculos, mas também de resistência aeróbica.

    Cinco meses depois, hoje consigo correr uma distância considerável pro meu nível(8~10km) e tenho um bom desempenho na musculação. Não busco hipertrofia, mas uma boa perda de peso e definição muscular, o que já foi muito discutido com meus instrutores. Entretanto, mesmo frequentando a academia de 3 a 4 vezes por semana, não consigo atingir meus objetivos. O peso simplesmente não cai. Sinto diferença na minha força atual, mas as mudanças realmente não são visíveis. Não houve redução de gordura na pança : P.

    E o estranho é que eu não tenho predisposição genética para a obesidade, já que todos na minha família são magros(exceto aqueles que abusam na cervejinha, heh : P). Isso pelo menos nas últimas 3 gerações, materna e paterna.

    Já me acostumei a ter uns quilinhos a mais, mas não entendo o porquê do meu peso não cair. Já verifiquei se era um problema metabólico mas não é o caso.

    O senhor teria alguma opinião profissional!? : )

  • Freelancer

    Muito bom o post,
    me anima a começar uma academia agora em janeiro!
    No meu caso, o lado estético, ficar em forma tudo mais é bem vindo claro! mas procuro deixar o sedentarismo pela saude mesmo! Músicos (violonista) podem ficar com a coluna detonada se não tiver um bom condicionamento físico!

  • Freelancer

    Muito bom o post,
    me anima a começar uma academia agora em janeiro!
    No meu caso, o lado estético, ficar em forma tudo mais é bem vindo claro! mas procuro deixar o sedentarismo pela saude mesmo! Músicos (violonista) podem ficar com a coluna detonada se não tiver um bom condicionamento físico!

  • Luiz Marcello

    Pessoal, posso falar um pouco sobre isso. Perdi minha mulher a 5 meses e tb 17kg desde então. Fiquei duas semanas praticamente sem comer, mas logo começei a malhar em casa para jogar um pouco de endorfina no cérebro. Faço todo dia a mesma série, exercícios básicos, os dois abdominais aqui mostrados inclusos, um ou dois circuitos, com muita repetição e baixo peso. Vem dando super certo, meu braço tá enorme, não tenho quase pelanca nenhuma, tinha papada e não ficou nada. Na alimentação, consumo linhaça a mais de 2 anos e não parei nem naquelas duas semanas, muita salada e carne, branca ou vermelha.
    Acho q cada corpo reage diferente, cada um tem sua própria genética, mas linhaça é tudo de bom junto com regularidade no exercício e parcimônia na comida.

    • http://www.facebook.com/brazbear Angelus Villas Boas

      arruma um namorado. tenha a certeza de que vai se divertir bem mais.
      sexo anal de qualidade maravilhosa, fidelidade, e sexo 24 horas por dia.
      sem reclamação, sem menstruação, sem showzinho de ciúmes, sem ter que almoçar na casa da sogra aos domingos (frango com polenta) e sem o perigo dela “pegar barriga”.
      Colega, entenda, há homens que simplesmente não têm talento para o sexo oposto!
      Welcome to the club!
      Adoro uma beira de cama, de quatro!

  • Luiz Marcello

    Pessoal, posso falar um pouco sobre isso. Perdi minha mulher a 5 meses e tb 17kg desde então. Fiquei duas semanas praticamente sem comer, mas logo começei a malhar em casa para jogar um pouco de endorfina no cérebro. Faço todo dia a mesma série, exercícios básicos, os dois abdominais aqui mostrados inclusos, um ou dois circuitos, com muita repetição e baixo peso. Vem dando super certo, meu braço tá enorme, não tenho quase pelanca nenhuma, tinha papada e não ficou nada. Na alimentação, consumo linhaça a mais de 2 anos e não parei nem naquelas duas semanas, muita salada e carne, branca ou vermelha.
    Acho q cada corpo reage diferente, cada um tem sua própria genética, mas linhaça é tudo de bom junto com regularidade no exercício e parcimônia na comida.

  • Pingback: Estresse é inevitável. Ser estressado é opcional.

  • pato

    ola profe. gostaria saber como perder os “peitos”. estou em processo de emagrecimento, minhas coxas ja emagreceram assim como a barriga, mas os peitos… me ajude. grato

  • http://www.facebook.com/brazbear Angelus Villas Boas

    Por isso que eu tenho um namorado lindo.
    Coisa chata é homem separado.
    Pelo amor de Deus, ninguém merece…
    E quando eles começam com aquele papo de onça: Não sei como vou fazer para viver longe das crianças (seguido daquela cara de choro)…
    kkkkkkkkkkkkkk
    alguns meses depois eles mal se lembram dos nomes dos filhos…
    hipocrisia!
    Prefiro os meus cachorros às crianças… Não tenho estômago para esse tipo de coisinha miúda de homem desquitado.
    Caiu a barriga nenê? Já ouviu falar em abdominoplastia?
    Custa mais ou menos R$ 5.000 e o resultado é maravilhoso.
    Por que depois que começou a cair a barriga (pelanca) em função de uma dieta em que se perde mais de 25% do peso corporal esqueça colega, vai cair no joelho e não tem exercício abdominal que dê jeito!
    Isso aí funciona para aqueles menininhos acéfalos que vivem na academia mas que mal conseguem soletras o próprio nome.
    Barriga de macho casado ( ou separado) depois que começou a cair já era! It´s over! it´s gone!

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5364 artigos
  • 654434 comentários
  • leitores online