Como instalar prateleiras

Poema Eurístenes

por
em às | Como fazer, Guias, PdH Shots


O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei

Foram 11 estatuetas no Oscar. Inclusive de Melhor Filme.
Frodo, Gandalf, Sam, Aragorn, Legolas, Gimli, Pippin e Merry estão te esperando.
Cinemax. Te dá o que você busca.
Acompanhe em cinemax.tv a programação completa.

Pendurar algumas prateleiras nas paredes da sua casa pode, à primeira vista, parecer uma das tarefas domésticas do tipo “faça você mesmo” mais simples de se realizar sozinho.

Entretanto, uma prateleira mal colocada pode render muita dor de cabeça, como por exemplo, levar todas as suas coisas ao chão quando você empilhá-las.

Um outro problema que uma má instalação pode causar são os danos às suas paredes, afinal, um número grande de buracos feitos imprudentemente exigirão gastos com reparo. Se suas prateleiras forem colocadas corretamente, podem aguentar cargas maiores do que você a projetou para receber e não vão danificar suas paredes.

Usando algumas ferramentas simples de carpintaria você consegue instalá-las com segurança.

Uma coisa legal sobre prateleiras é que elas podem ser complexas ou simples de acordo com sua vontade. Depois que você recolher o material necessário para a instalação, você deve começar o processo descobrindo a altura ideal para suas prateleiras.

Recomendo que fique entre 1.65 e 1.75 m, algo em torno do nível dos olhos. Isto é especialmente útil se você estiver montando prateleiras de livros.

imagem 1

Os itens básicos que você precisará para instalar sua prateleira são:

  • 1 lápis;
  • 1 prateleira;
  • 2 suportes para cada prateleira. Podem ser em formato de ‘L’ ou triangulares, verifique a necessidade da sua prateleira;
  • furadeira;
  • 1 broca (o tamanho dependerá da espessura dos parafusos que você vai usar);
  • 1 nível de bolha. É aquele instrumento para nivelamento de superfícies; você pode substitui-lo por outra coisa que consiga verificar se a prateleira estará reta, como uma bolinha de gude. Encontrei um aplicativo bem interessante que simula um nível, vale a pena baixar;
  • 1 fita métrica;
  • parafusos;
  • 1 chave de fenda;

Com esses materiais reunidos, agora é hora de colocar as mãos na massa.

1. Use uma fita métrica para medir a altura que você deseja que a prateleira seja instalada. Este é um passo bastante variável, pois vai depender da função que sua prateleira terá. Se você pretende colocar mais de uma, é importante pensar na localização de cada uma antes de começar, para ter certeza de que há espaço para todas.

ihand-level-e1339001194950

2. Pegue sua prateleira e a encoste na parede, colocando o nível de bolha sobre ela até que consiga se certificar de que a bolha está dentro do nível. Se a bolha se desloca para a esquerda ou para a direita da marcação, então sua prateleira está torta.

3. Mantenha a prateleira na parede e pegue os suportes, colocando-os por baixo da prateleira. Talvez você vá precisar de um ajudante para não perder o nivelamento.

4. Marque com o lápis uma linha sob a prateleira e, através dos furos do suporte, aonde você fará o furo na parede. Faça a marcação de todos os furos necessários antes de remover qualquer peça da sua posição. É importante que a distância entre os suportes seja suficiente para equilibrarem bem a prateleira sobre eles. Fique atento a isso.

5. Quando terminar, remova a prateleira e os suportes de encontro à parede.

6. Faça um furo na parede usando a furadeira e a broca adequadas. Depois que terminar os furos, insira as buchas na parede. Em seguida, coloque os suportes de volta no lugar, certificando-se de que estão alinhados com a linha da prateleira e com os orifícios de entrada dos parafusos.

7. Insira os parafusos em cada um dos buracos feitos e verifique se o suporte ainda está alinhado. Se estiver tudo ok, aperte com a chave de fenda até o fim.

Puxe o parafuso para garantir que as buchas se expandiram na parede, de modo que os parafusos não sairão da parede.

instalando-prateleiras-14881302

8. Coloque a prateleira sobre os suportes e verifique o com nível de bolha se ela está nivelada. Para fixar as prateleiras, você pode usar parafusos ou cola. No caso da cola, use uma pequena quantidade sobre os suportes antes de posicionar a prateleira, deixando secar por cerca de 15 minutos para secar. Usando os parafusos, você deve fazer um furo de baixo para cima na prateleira. Depois, adicione os parafusos, apertando com a chave de fenda até que estejam bem fixados nos suportes.

Dependendo do comprimento da prateleira, você terá que optar por usar três suportes em vez dos dois habituais. Recomendo que faça isso com prateleiras maiores que 150cm. No entanto, isso também pode mudar dependendo do que você pretende colocar sobre ela.

Se você pensa em colocar livros na sua prateleira, não esqueça de que de nada adianta montá-la e não conseguir organizar as coisas sobre ela. Aqui tem um artigo ensinando um jeito simples de organizar livros.

Para finalizar, deixo também algumas ideias de prateleiras que achei sensacionais para decorar diferentes ambientes.

interesting-bookshelves-kartell-3

SED-MOBILYA-DUVAR-RAFI-SUS-KITAPLIK-SISTEMI__69417915_0

prateleiras

imagem 7

Poema Eurístenes

Autora do Como Fazer. Apesar de possuir doutorado em ciência da rua, ainda é universitária e estuda Ciências Sociais. Pernambucana de berço, carioca por vocação, pretende transformar o mundo, nem que seja só o seu. Sua metamorfose ambulante é representada nos cabelos e nos textos que posta em seu devaneio particular.


Outros artigos escritos por


SEPARAMOS MAIS TEXTOS PARA VOCÊ CONTINUAR LENDO




O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Conheça a visão e a essência por trás do que fazemos. Queremos uma discussão de alto nível. Antes de comentar, leia nossas boas práticas. Caso deseje enviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.


  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    Complementando o belo tutorial proposto pela Poema, sugiro darem um pulo, para inspiração estética, em artigos recentes do Bruno Passos:

    Caverna do homem #1http://papodehomem.com.br/a-caverna-do-homem/

    Sangue, suor e tábuas, Caverna do homem #2http://papodehomem.com.br/sangue-suor-e-tabuas-a-caverna-do-homem-2/

  • André Martins

    Meus 2 centavos:

    1) Na parte de cima da furadeira tem uma chave com duas indicações (uma broca de um lado e um martelo de outro) mantenha a chave na posição broca, a menos que esteja furando concreto.
    2) Se a parede for de qualidade muito ruim é bom furar primeiro com uma broca mais fina e depois fazer o furo definitivo sobre o furo guia.
    3) Lembre-se que brocas para alvenaria podem ter a ponta cortante (widea) mais grossa que o corpo da broca, é a ponta da broca que tem que ser comparada com a espessura da bucha.
    4) Existem buchas específicas para tijolo baiano e para tijolinho maciço.
    5) Passar um pouquinho de cera de abelha na ponta do parafuso evita que a bucha role no buraco e não fixe direito. A cera de abelha pode ser substituída por vela ou até sabão.
    6) Furar com um aspirador de pó de boca para cima, imediatamente abaixo do furo evita sujeira.

    • Poema Eurístenes

      Massa essa dica do aspirador! Essa questão da parede de má qualidade já vivi na pele, realmente, é melhor começar com uma broca menor pra evitar dor de cabeça.

    • Bruno Correia

      Independente da qualidade da parede, eu sempre furo com uma broca mais fina antes para depois usar a broca de diâmetro adequado, é mais preciso.

      Quanto ao aspirador, uma alternativa da qual faço uso, é usar um post-it dobrado logo abaixo do local do furo, também é bem eficiente e como nem sempre é possível ter um bom apoio ou alguém para segurar o cano do aspirador, dessa forma, as duas mãos continuam disponíveis para o manuseio da furadeira.

  • everton maciel

    aquele nível do iphone funciona bem na fotografia. Para um quadro ou prateleira maior tem que ser no olhômetro mesmo.

    Não me cobrem fotos descentes, mas estão aí minhas últimas instalações. Se eu tivesse uma única dica pra dar seria a seguinte: risque o MDF da lista de materiais. Compre tábua, lixa e vá pro pátio fazer um esforço físico. Além da dificuldade de encontrar MDFem tamanhos maiores do que um metro ou 1,20, tem a baixíssima durabilidade do material, péssimo para lugares úmidos como lavanderias e cozinhas.

  • Samira Perezini

    É bom verificar tb se há canos passando pela parede que vai ser furada (quem for instalar uma prateleira no banheiro ou na cozinha por exemplo).

    Outra dica tb que vi na TV uma vez, para essa questão do pó, é segurar um pano úmido embaixo do buraco na hora que estiver furando, a poeira caí toda ali no pano :)

    • marileis

      Imprescindível!!!!!

  • D. Moura

    Dá pra dispensar o nível simplesmente medindo a posição dos furos em relação a um referencial fixo na parede (chão, teto). Meça a distância do furo ao teto, por exemplo, e a repita nos furos seguintes. Dá pra dispensar o ajudante, o nível e o esforço de segurar a prateleira e ainda riscar a parede com o lápis, tudo simultaneamente.

    • Carlos Eduardo Correa Braga

      Só tem que ter cuidado pois já tive experiência com tetos que não eram nivelados.

  • Henrique Vieira

    Faltou o link do artigo pra organizar livros, não?

    Sintam-se à vontade pra apagar esse meu comentário depois que verificarem isso.

  • Caio Azevedo

    Essa prateleira invisível para livros é espetacular!

    http://www.jasabia.com.br/como-fazer-uma-estante-de-livros-invisivel-flutuante/

  • Dgom
    • Poema Eurístenes

      Também fiquei intrigada com esses modelos de prateleira, porque, aparentemente, não dá para ver os suportes. Pesquisando, descobri que são usados suportes invisíveis, como esses daqui:
      Legais, né?

      • JP

        Essas com suporte embutido trabalham sobre tubos de seção quadrada, mas transferem a carga na mesma linha da prateleira, suportando menos carga, principalmente na beirada externa da mesma! Exigem mais da fixação dos parafusos na parede.

  • Daniel Manyari

    Muito bom o texto, mas tem um pequeno grande erro. MANTENHA SEU SMARTPHONE LONGE DE FERRAMENTAS, POEIRA E POSSÍVEIS QUEDAS.

    Nos finais de semana eu trabalho numa oficina, mexendo no meu carro, consertando o carro de amigos e parentes. Telefone é um objeto sensível, frágil. Não é pra estar perto dessas coisas.

    Vá na loja de ferragens e gaste os 10 reais na régua de bolha. Vai te acompanhar pro resto da vida, e é mais preciso do que o app do smartphone (Que eu já testei no meu Iphone).

  • Loro

    Casa comigo?

  • Jorge Oliveira

    PDH está de parabéns por ampliar os horizontes. É sempre bom ler algo que seja útil no dia a dia da casa.

  • Jhonatan

    Essa primeira com a parede azul é genial.

  • Pingback: Como Instalar Prateleiras? | BID Materiais de Construção

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5523 artigos
  • 660998 comentários
  • leitores online