Se você passou mais de 10 anos na escola e agora pretende ser ou já é pai/mãe, esse vídeo e esse encontro é para você →
​​​​​

Como crescer como um homem e se vestir bem

Guilherme Cury

por
em às | Citroën, Estilo, Mecenas, PdH Shots


O garoto vira homem e fica faltando aquela experiência de como é crescer e se vestir bem.

No Brasil, ainda existe esse pré-conceito de que homem não tem que se importar com moda e aparência. Talvez em grandes capitais isso já esteja mudando bastante, mas eu, que nasci no interior de São Paulo, posso garantir que um homem que demonstre se preocupar bastante com o estilo e o cuidado com a higiene/estética, começa a passar por todo tipo de gracejo.

Me lembro de, quando criança, minha mãe surgia com as roupas que ela achava que eu deveria usar. Foi assim “nasceu” o meu estilo, passando de Fido Dido, Hang Loose, Bad Boy – quem lembra? – até as calças big (quem inventou esse tipo de calça não devia lavá-las), e tênis de academia pra usar com qualquer combinação de vestuário.

(Não dá pra ser moleque eternamente e nem se transformar, do dia pra noite, num verdadeiro tiozão)

Quando me mudei para São Paulo, criei o meu próprio estilo, mas sempre quando voltava para Bauru, ouvia a mesma piada das pessoas que não me viam há anos: “Você virou gay?”. Na verdade,eu tinha crescido e me tornado um homem que nada se parecia com o moleque que um dia fui.

Nada contra quem tem síndrome de Peter Pan e vai ser um “meninão” para todo o sempre. Só me lembro de um slogan de cigarros que dizia:

Lucky Strike separate the men from the boys, but not from the girls!
Lucky Strike separa homens dos garotos, mas não das garotas!

O mesmo acontece ao se vestir, todos os dias. Mesmo vivendo num país de “meninos”, um dia você irá crescer, querendo ou não e, chegando à idade adulta, há duas escolhas: ser um “garotão” ou usar a moda a seu favor. Não digo que você há que sair por aí todo fashionista, mas sim saber usar algumas tendências para se destacar dentre os demais, deixando a “meninice” de lado e encarnando o adulto sem aparecer por aí como o “tiozão” da turma.

Cabelos e Barbas

Se você ainda tem cabelos, ele é parte integrante que vai definir o seu estilo. Não existe uma modinha que sirva de regra. Seja você mesmo e use do jeito que você gosta de usar. Mas, se puder (visando trabalho, estilo pessoal, etc.), tente sempre ousar, deixando de lado o gel e o cabelo de lado.

Experimente deixar a barba por fazer, é uma ótima opção para dar uma “envelhecida” no estilo e ficar com cara de homem adulto. E o melhor é que segundo um estudo científico, o homem com barba passa mais confiança na hora de fechar negócios ou se pronunciar.

As implicações dessa descoberta, dizem os pesquisadores, podem ir bem além do mercado de publicidade. Eles avaliam que, por exemplo, políticos poderiam se dar bem ao esquecerem do barbeador por uns tempos:  “A presença da barba no rosto de candidatos poderia aumentar seu carismaconfiabilidade e, acima de tudo, sua experiência na percepção dos eleitores, com efeitos positivos nas intenções de voto”.

Só nunca confundam uma barba por fazer com o completo descaso com os seus pelos faciais.

Importante: os pesquisadores analisaram apenas o efeito das barbas curtas e bem aparadas. Não dá pra fazer cosplay de ZZ Top e esperar que as pessoas confiem mais em você.

Blazers e camisas

Se você gosta ou tem a obrigação de usar todos os dias o look social, o blazer pode facilmente dar aquele ar de tio. Isso sempre vai depender do corte e so ajuste no seu corpo. Usar um blazer “genérico”, sem corte e ajustes só vai passar a imagem de uso obrigatório e é justamente isso que envelhece quem usa. Existem modelos de blazers que deixam o look mais despojado, como por exemplo o com cotoveleiras.

Calçados

O calçado salva ou mata um look. Existem vários modelos de calçados para homens, de tênis à sandália. Pode-se experimentar usar diferentes tipos de calçados como docksider, desert boot, top-sider, oxford, etc. São calçados geralmente feitos com uma proposta mais sóbria, com menos trejeitos e cores de um tênis juvenil, só que possuem todo o estilo para levar o homem crescido para longe do estigma de “tio”.

Lembre-se: tênis de corrida foi feito pra correr. Se você não estiver efetivamente correndo, não use-o.

Acessórios

São os acessórios que ajudam a diferenciar o look de um homem crescido. O relógio, por exemplo, é um acessório indispensável para o homem que quer demonstrar pontualidade e seriedade (portanto, relógios coloridos podem ser uma boa, mas para outros estilos). A bolsa masculina é uma opção para quem carrega muitas coisas (carteira, notebook, caderno, caneta, camisinha, etc.) sem parecer um garotão de mochila. Para os mais ousados, um chapéu, óculos escuros e várias pulseiras também cairão bem. O Johnny Depp aprovaria.

Poucas mudanças e um novo olhar podem muito bem fazer com que você se torne um homem crescido e estiloso, diferentemente do moleque grande e do tiozão. Tá aí uma bela maneira de crescer bem.

Mecenas: Citroën

Esse texto é resultado de um projeto apoiado pela Citroën de troca de conteúdo, você pode conferir os próximos no:

Moda para Homens
Marketing na Cozinha

Mecenas PdH: Você leu um texto apoiado por uma empresa. Conheça nossa política de transparência e conteúdo livre de amarras.
Guilherme Cury

Natural de Bauru/SP. Blogueiro, publicitário e músico nas horas vagas. É editor do Moda Para Homens, sócio do Comunicadores.info e publica suas experiências no Ando Experimentando. No twitter, procure por @guicury


Outros artigos escritos por

Somos entusiastas do embate saudável

O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Somos um espaço plural, aberto a visões contraditórias. Conheça nossa visão e a essência do que fazemos. Você pode comentar abaixo ou ainda nos enviar um artigo para publicação.


EXPLODA SEU EMAIL

Enviamos um único email por dia, com nossos textos. Cuidado, ele é radioativo.


TEXTOS RELACIONADOS

Queremos uma discussão de alto nível, sem frescuras e bem humorada. Portanto, leia nossa porra de Política de Comentários.


  • Bruno

    Belo post! A jóia masculina é o relógio! Vamos variar esse ascessório, as gatinhas reparam mais nisso do que outra coisa.

    • Eduarda

      Reparam nisso? Ah tah !!

    • http://www.facebook.com/people/Gabriel-Balardino/100000236742752 Gabriel Balardino

      Pow @b9a01147f76195af7c926d5ea89c2abc:disqus não dá para concordar com isso não… Relógio é apenas mais um dos itens e muita mulher pode achar até ruim um cara que olha o relógio o tempo todo… a questão é o que te faz bem… Eu prefiro um chapéu e uma pulseira…

      • GuiCury

        Então, acho que todos acessórios ajudam num look. E cada ocasião pede um acessório diferente. Em uma reunião, por exemplo, um relógio vai ajudar bastante, pois vai mostrar que você “se preocupa” com o horário e é um cara mais sério/pontual.

      • Bruno

        Dependendo do traje, um relógio analógico com pulseira de couro, seria uma bela pedida para uma reunião. Mas para uma situação mais casual pediria outro estilo de relógio e por aí vai…

      • Bruno

        Salve Amigos! Talvez tenha me expressado mal no comentário. Fui um pouco
        radical… rs Enfim, semana passada conversando com algumas amigas
        sobre esse mesmo assunto, a afirmação foi unânime entre todas quando se
        estendeu aos relógios. Foi surpresa até para mim, mas me fez enxergar
        esse acessório com outros olhos.

    • http://www.facebook.com/raqueltorres Raquel

      Eu não ligo nem um pouco pra relógio. Mas já morei com uma menina que tinha TESÃO por relógios. Quanto maior o relógio, melhor era. Eu ficava imaginando, se o cara chegasse com um relógio de cozinha na testa, capaz que era orgasmo na certa!

      • GuiCury

        Maria Relógio?

      • http://www.facebook.com/raqueltorres Raquel

        Justo. Mas não era nem questão do relógio ser de marca ou muito caro… Era só ser… Grande. Rs.

      • http://twitter.com/BrisaFeliz Fernanda Magalhães

        @quelmt:disqus sua amiga tem fetiche por relógios. Bem inusitado, mas acontece rsrsr

      • Thiago Calazans

        @quelmt:disqus – Ô lôco bichô! Faustão ia se dar bem com essa menina hein!

  • http://www.facebook.com/people/Lucas-Araujo/1728759963 Lucas Araujo

    Franjinha estilo Restart tbm não funciona.

    • https://www.facebook.com/leonardocosta81 Leonardo Costa

      Lucas, o autor deu algumas dicas como se vestir e ousar um pouco mais, ampliar o leque de opções, não para atacar ninguém. Criticar o cabelo do cara, não vai possibilitar diálogo nenhum.

      • http://www.facebook.com/people/Lucas-Araujo/1728759963 Lucas Araujo

        Leonardo, não estou atacando o cara. Da mesma forma que ele condenou o uso de tênis de corrida (não que eu os use). Estou condenando o uso de franjinhas. Se estamos dialogando sobre o que usar ou não usar, sinto que não há problema em expressar também a minha opinião a respeito.

      • https://www.facebook.com/leonardocosta81 Leonardo Costa

        Lucas, com certeza devemos expressar nossa opinião, isso é válido e importante, só acredito que podemos dizer o que achamos interessante ou não no texto e até indicar algo, se não pode parecer que o estilo de cabelo que a pessoa usa, invalide todos os argumentos dela. Me desculpe, se passei a impressão que você estava atacando alguém.

        Seguimos

      • lazevedo

        Acho que o que o meu xará quis dizer é que da mesma forma que os meninos tem que deixar certas roupas para trás ao se tornarem homens, eles também precisam ser coerentes quanto ao seu cabelo. Neste caso, o cabelo franjinha passa uma imagem que não combina com o visual que está sendo proposto. Até o Justin Bieber fez 18 anos e tirou a franja.

      • GuiCury

        Boa Leonardo, é bem por aí. Por isso ainda é difícil discutir moda masculina no Brasil quando ainda há um pré-conceito (conceito pré estabelecido) como esse “Cabelinho estilo Restart”. O cabelo maior e com franja já apareceu em várias decadas e ainda é usado no mundo inteiro, principalmente na Europa. Temos que deixar esses pré-conceitos de lado para começar a discutir moda e a liberdade que ela nos dá a cada dia. Do cabelo aos pés.

      • http://www.facebook.com/people/Lucas-Araujo/1728759963 Lucas Araujo

        Restart é só uma referência atual para o tipo do corte. Pode ter aparecido em várias épocas e continuar ser usado no mundo inteiro. Mas não deixa de ser feio. Essa é minha opinião.E não acredito que esteja sozinho.
        Aliás, toda essa discussão sobre o que usar ou não usar me parece um pouco anti-democrática. Se vc se sente bem com sua franja. Be happy! Da mesma forma que os ‘Garotões’ que você citou devem, acima de tudo, procurar se sentir bem com o que vestem. E se isso os faz se sentir mais jovens? Não seria válido?
        A forma ideal de se discutir moda masculina então seria apresentar opções, e não condenar estilos.

      • GuicCury

        É isso ae! Temos que ser felizes como gostamos!
        Lembro que tava uma modinha do cabelo comprido e que depois veio a do “militar” (cabelo raspado do lado) e eu, que já usava antes, mantive o cabelo maior… E muita gente veio me falar: “Gui, tem que cortar o cabelo! Agora a moda é raspar do lado, não cabelo comprido!”… E eu via milhares de rapazes usando o mesmo tipo de corte. E na verdade eu nunca quis seguir a “moda” e sim o que eu gostava e me sinto bem. Sendo sincero, eu uso o cabelo maior e com um pouco de franja porque notei que ficava melhor em mim. Eu tenho o nariz um pouco grande e o cabelo ajuda a suavizar o perfil, etc.
        Quanto ao tênis de corrida, generalizei para marcar! rs
        Outro dia fui fazer uma sessão de Street Style por São Paulo, tirando fotos de rapazes com estilo nas ruas de SP. E o maior erro que a equipe notou foi: o cara estava perfeito no look inteiro, chegava nos pés um tênis de corrida. Isso matava a maioria dos looks!
        Mas é o que você falou, num look esporte ou para um passeio ao shopping ou no parque (sem ser na prática esportiva), sabendo que você vai andar bastante, é totalmente indicado o uso do tênis para corrida. Porém eu precisava alertar que quando o cara quer “caprichar” no look, usando peças bacanas – que fujam do esporte – ele deve se alertar nesse ponto do tênis de corrida.

      • Mateus

        Bom. Você se veste para você ou para os outros? Se o tênis de corrida e confortável e você não esta nem ai de usa-lo. Não vejo problema.

      • http://www.facebook.com/people/Wil-Fioravante/1447231203 Wil Fioravante

        o texto é para quem se veste para si e para os outros, para os q estao nem ai nem deviam ler!

      • Jairo Luiz de Souza

        Cara, acho que a grande maioria das pessoas se veste para estar bem consigo mesmo, mas, principalmente pra obter a aprovação dos outros também, pelo menos eu su assim, me visto para estar bem, e para estar adequado a minha condição social, nada mais chato do que vc se sentir deslocado num evento por conta da roupa inadequada.

      • http://casualidadesdistorcidas.blogspot.com/ Paulo Oliveira

        Minha humilde opinião: se você considerar apenas o conforto como parâmetro para se vestir, terá sérios problemas de adequação social. Falo isso porque até o fim do colégio eu não sabia o tamanho das minhas roupas. Eu tinha camisas que iam do tamanho “15 anos” ao GG. Eu simplesmente não atinava para esse tipo de coisa. Até que, influenciado pelo meu irmão, comecei a comprar minhas roupas (até então, minha mãe comprava todas). Velho, que diferença isso faz. E uma coisa que eu sempre prego: mais importante que a peça que você usa, se você acerta no caimento (ajustado, sim, não colado. Nem folgado), é jogo ganho (só um pouco de bom senso nas peças, óbvio). E como propõe o Guilherme aí, nem sempre é uma boa seguir a moda. Quem comprou uma calça saruel meses atrás deve saber do que eu tô falando.

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002630545299 Yago Fagundes

        Bom @d97cb4babc6fd676fda3a05b43438528:disqus , penso que o pré-conceito começou no próprio texto , lá onde você citou que tênis de corrida só devem ser usados para correr , isso é um pré-conceito , eles devem ser usados quando você achar melhor, simples assim!

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=706126393 Augusto Antonio Paixão

        Isso do tênis de corrida não é um pré-conceito, e sim um conceito enraizado.
        O autor do post provavelmente é profissional da área de moda, tanto que fez um “street look” nas ruas de são paulo e percebeu que o tênis de corrida inviabiliza um look mais sério.
        Seguir a moda é valido, desde que você gaste em roupas aquilo que pode.

  • Henrique Vieira

    Cara, gostei da proposta do post, mas gostaria de discutir um pouco o conteúdo dele.

    Eu concordo plenamente quando é dito que essa idéia de homem não precisar se preocupar com moda/estilo é antiga e obsoleta. O que eu queria abordar mais são as idéias que me são passadas por frases como:

    “tênis de corrida foi feito pra correr. Se você não estiver efetivamente correndo, não use-o.”

    “São calçados geralmente feitos com uma proposta mais sóbria, com menos
    trejeitos e cores de um tênis juvenil, só que possuem todo o estilo para
    levar o homem crescido para longe do estigma de ‘tio’.”

    A idéia que me passa é que em alguns momentos o texto defende/recomenda um estilo específico, limitando a noção de que importa muito a sua definição do seu estilo pessoal (idéia essa que o próprio texto também contém) independente das ditas “tendências”, deveras limitadoras e estigmatizantes, na minha opinião.
    Os tênis de corrida podem muito bem compor um estilo mais sport, dependendo da ocasião que não uma corrida. Trejeitos e cores podem ser muito bem vindos a um look sério e não vão tirar a sobriedade do “look” desejado, talvez até adicionar um “algo” a mais que ajude nessa diferenciação que e defendida dentro do próprio texto.

    E concluindo, concordo bastante que os acessórios sejam um grande diferencial para qualquer look/estilo, seja ele qual for.

    • http://www.facebook.com/people/Lucas-Araujo/1728759963 Lucas Araujo

      Concordo.

    • lazevedo

      Henrique, daqui a pouco os blogs de moda vão estar propondo o uso de tênis de corrida. A mistura de New Balance e Nike com trajes mais formais é a última moda lá fora. Como já dizia Orson Welles ”
      “Style is knowing who you are, what you want to say, and not giving a damn.” Se você quer usar tênis de corrida, use.

  • http://twitter.com/quekel quekel

    Gostei ! mas é tão dificil encontrar homens com estilo de homens por ai !

  • http://www.facebook.com/julio.c.sampaio Julio Cesar SAmpaio

    discordo só de duas coisas: barba e Cabelo. mas no meu caso especifico. tenho cabelo crespo e mante-lo curtissimo é quase uma obrigação. e minha barba tbm eh mt grossa, no máximo q consigo manter é um cavanhaque. vai muito de vada um. acho q na pele mais escura como a minha, barba demais atrapalha.

    No mais, ótimo texto. to tentanto mudar meu guara roupa e deixar o estilo moleton de lado, ja passei desaa idade hehehe

  • Gustavo Esquive

    Realmente no interior de São Paulo (sou de São José do Rio Preto) rolam estes questionamentos quanto à forma de se vestir; aqui sempre tem aquela piadinha – que pra mim nunca fez muito sentido – de que se você está um pouco mais bem vestido é porque vai fazer exame de fezes.
    Aqui, por ser muito calor, alguns itens são mais complicados de usar. Vejo em alguns lugares homens de cachecol, e é um acessório que não me agrada muito; o blazer, apesar de eu trabalhar diariamente de terno, faz parte do meu vestuário, e nestes casos procuro sempre os com cortes menos sociais, até para diferenciar um pouco dos ternos que uso.
    Ainda estou criando coragem para ousar e comprar um chapéu, mas além de superar este “preconceito” da minha região – chapéu aqui, só de cowboy – preciso achar um que se adapte à minha pequena cabeçorra.
    Excelente artigo, muito legal estas dicas de homem pra homem, parabéns!

    • GuiCury

      Nem fale! Em Bauru é complicado da mesma forma… Já ouvi isso algumas vezes de “exame de fezes”. hahahaha… ou também o “exame de próstata”. Esse povo do interior é engraçado! (não que eu não seja)

      • Gustavo Esquive

        E o que mais me intriga nisso tudo é: por que diabos eu me vestiria bem pra fazer um exame de fezes? Sequer faz sentido! Hahahaha

    • http://www.cafecomamigos.com.br Cristiano Vieira

      Aqui no interior de Goiás é assim também, um calor louco e colocou uma beca melhor, exame de fezes nele.
      Li em algum lugar que o frio torna as pessoas mais elegantes e isso é fato. Com o frio dá pra abusar das roupas, cachecóis, blusas e o que mais auxiliar no aquecimento, já no calor tudo que desejamos é poder chegar em casa e ficarmos tranquilos com o cuecão furado e tomando algo gelado.

      • Gustavo Esquive

        Essa questão do frio é interessante, os acessórios são mesmo mais elegantes!

  • http://twitter.com/rafa_bc Rafael Barbosa

    Eu gosto muito do chapéu, ganhei um e não vivo mais sem ele, cheguei a lançar moda no facebook ahuhau vários amigos(as) tem a foto do perfil usando ele.

    Quem quiser conferir http://bit.ly/LBEfls

    Na foto vai dar pra perceber que o relógio está sempre acompanhado.

    • http://www.cafecomamigos.com.br Cristiano Vieira

      Já tentei usar chapéu, boné, relógio, pulseira e não consigo. Uso aliança quando tenho que sair de casa, pois até este símbolo matrimonial me incomoda.
      Na praia usei chapéu, mas confesso que gostei mais do chapéu de minha esposa. Preferi usar o dela… bem mais leve.

  • http://www.facebook.com/people/Gabriel-Balardino/100000236742752 Gabriel Balardino

    Chapeu, cabelo, barba, pulseira, sandália…
    Me sinto tão estiloso ao ler um post desse… rs

    • http://www.cafecomamigos.com.br Cristiano Vieira

      Achei isso engraçado!

  • Thiago Calazans

    Ótimo artigo!
    Passei por uma transição de estilo recentemente, bem alinhada na descrita no post.
    Eu só usava bermudas ‘surf wear’, regatas, camisetas e sandálias, pois o clima de onde moro é sempre quente.
    Mas agora tô numa de um estilo clássico com modernidade (isso existe?), uso camisetas V, blazers, suéteres, bermudas cargos, e sapatos slip-on (ou iate) e siders que são meus preferidos.
    Só ‘uso o estilo antigo’ quando vou dar um passeio leve pelo dia ou quando vou a praia.
    Hoje sou adepto do cabelo bem curto, dá um tom de seriedade. E sempre me imaginei de barba, iria dar um look de mais velho na minha cara de guri. Infelizmente (ou não) não tenho prédisposição pra ter barba, com meus 20 anos, no máximo só cresce um buço, haha :)

  • http://twitter.com/msantiloni Mariana Santiloni

    achei seu texto sensacional! Quando mulher fala o homem parece não dar a minima! Obrigada pelo lembrete sobre o tenis de corrida.

  • http://www.facebook.com/bcouto77 Bruno Couto

    Concordo com tudo, só acho horrível o blazer com cotoveleiras. Deus do céu, quem inventou isso? E parabéns pelo texto.

    • alan

      blazer com cotoveleiras são pessimas…

      • Luciana_Marques

        Ai, tem alguns que eu gosto! kkkkk
        Depende dos tecidos envolvidos e do corte.

    • Eduarda

      Tem alguns bem cortados que são lindos.
      Eu trabalho numa loja masculina que vende trajes e adoro esse estilo.

      Realmente tem que ter personalidade pra usar.

    • http://www.facebook.com/emerson.weber.9 Emerson Weber

      blazer com cotoveleiras me levam a uma idéia de remendo no tecido..

  • Cleberson Pertile

    Já faz um bom tempo que é minha namorada que escolhe minhas roupas.
    hehe

    Falou falar de calças… Tenho uma dificuldade tremenda de encontrar calças que caiam bem em mim e que fiquem boas com minhas camisetas (além de jeans).

  • http://marciosarge.blogspot.com.br/ Marcio Sarge

    “Se você ainda tem cabelos, ele é parte integrante que vai definir o seu
    estilo. Não existe uma modinha que sirva de regra. Seja você mesmo e use
    do jeito que você gosta de usar. Mas, se puder (visando trabalho,
    estilo pessoal, etc.), tente sempre ousar, deixando de lado o gel e o
    cabelo de lado.”

    Esse trecho sobre os cabelos parece que não engloba quem tem cabelo crespo, a maioria dos negros, nesse caso qual é a dica.
    Aliás, para pessoas de pele escura, morenos e negros, as dicas de vestimenta mudam?

    • http://www.cafecomamigos.com.br Cristiano Vieira

      É, infelizmente, apesar de eu ser negro (meio bazé, mas negro) não posso responder essa, o telhado já se esmiuçou muito. Saudade de quando me chamavam de cabelo de bosta de rolinha, era bem menos ruim que quando me chamam de “Ou Careca!”.

      • http://www.queropensar.com.br/ Cleyton Bruno

        É, eu fiquei com essa dúvida também. E a gente que é careca? Rapa tudo? Passa a 1 no pouco que tem e está bom?

      • http://twitter.com/lucianoandolini Luciano Andolini
      • http://www.cafecomamigos.com.br Cristiano Vieira

        Excelente o texto, mas não falou de quem tem a cabeça pequena e orelhas grandes… enfim… pior que ser careca é ser feio!

      • Luan Gabriel

        o look revigora a beleza.

      • Henrique Vieira

        Cara, rolam uns blogs e tumblrs (principalmente americanos) que valorizam muito a moda para negros, tanto em vestimenta quanto cabelo e tal. O único que to lembrando por enquanto é o intuitivo http://blackfashion.tumblr.com/ , mas se eu lembrar dos outros eu posto aqui.

    • http://www.facebook.com/people/Marcela-Campos/772623995 Marcela Campos

      Dica pra cabelos afros: um blackpower DE TAMANHO PLAUSÍVEL fica muito estiloso. Só raspe se 1,80+ de altura.

  • http://www.facebook.com/people/Vinicius-Oliveira/100002205060215 Vinicius Oliveira

    No começo é um pouco complicado. Rola uma mistura: um dia mais ‘moleque’, no outro, um exagero na seriedade. Mas até que agora eu consegui evoluir bastante. Saem os moletons, entram os cardigans, suéters, jaquetas e, pq não, trench coats.
    As ‘piadinhas’ acontecem mais quando a gente muda do dia pra noite.
    Mas a questão é adaptar tipo físico (sim, ele conta muito), estilo pessoal (gosto) e os lugares que você frequenta.Ah! E pelo que eu reparei, os relógios e óculos são os acessórios mais elogiados, pelo menos no meu caso rs.

  • Julia

    Alguns homens não imaginam o poder que uma barba tem….hehe

    • http://www.facebook.com/people/Lucas-Araujo/1728759963 Lucas Araujo

      Olhos brilhando ao ler isso *–*

      • http://www.facebook.com/vinicius.vinny Vinicius Bize

        Olhos brilhando ao ler isso *–* [2]

      • Diego Dubard

        Barba é para os esclarecidos.

    • GuiCury

      É isso aí! ;-)

    • Eduarda

      Exatamente ;)

    • http://twitter.com/JABE36 joao alberto borelli

      ate hoje a minha barba só me rendeu nada !

    • Arthur Franco Ferreira

      Isso depende da mulher. No seu caso, a barba é algo positivo, mas na opinião da minha esposa e de outras mulheres que conheci, a barba é extremamente negativa. :)

      • Diego Dubard

        Você conheceu as mulheres erradas. Ou não.

      • Arthur Franco Ferreira

        Talvez. A maioiria das que conheci não gostavam da barba.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000104077969 Guilherme Casimiro

      Você não imagina a minha felicidade ao saber disso levando em consideração que eu não tenho barba na cara. Hahaha.

    • http://www.facebook.com/people/Wil-Fioravante/1447231203 Wil Fioravante

      uso barba desde quando ela resolveu aparecer por aqui, nunca curti a ideia de passar “gilette” dia sim dia nao, encheção de saco e uma puta agressão a pele!
      como tudo na vida, umas gostam outras nao, o que vale é a sua opinião, eu curto muito e chama a atenção delas, gostando ou nao.
      Não me vá fazer como um cara aqui que depila todas, eu disse todas as partes do corpo poque a esposa nao gosta de pelos ¬¬ kkkkkkk
      comigo elas sempre adoraram, inclusive as que diziam nao gostar!!

  • http://www.cafecomamigos.com.br Cristiano Vieira

    Acho muito difícil vestir bem. Acho impossível eu comprar uma roupa que me agrade.
    Ainda bem que minha esposa me auxilia, pois por várias vezes comprei roupas que nunca tive coragem de usar.
    Dicas de como se vestir é sempre bom…

  • http://www.cafecomamigos.com.br Cristiano Vieira

    Mas em se tratando de moda, as palavras look e make me dão ojeriza!

    • Diego Dubard

      #fato

  • pauloolivieri

    Eu sempre confio no termômetro feminino. Enquanto os companheiros de trabalho e pelada acharem que sou gay (preconceito na conta deles, por favor) e as mocinhas destilarem uns elogios à vestimenta, prefiro confiar na segunda opinião.

    • http://www.facebook/dri.mayumii Mayumi

      Homem que é Homem não deixa de fazer/vestir/falar algo pela possibilidade de se mostrar “menos homem”.
      Autoconfiaça pode ter o mesmo “peso” que uma barba (bem) mal feita em um homem. ;-)

      • http://casualidadesdistorcidas.blogspot.com/ Paulo Oliveira

        Sim, isso transparece. Mas a barba (bem) mal-feita que você fala não é aquela barba “falhada” (diferente da barba falha, que é natural) que o Wagner Moura tá divulgando por aí não, né?

      • http://www.facebook/dri.mayumii Mayumi

        Olha, eu desconheço essa divulgação do Wagner Moura, mas leia a minha “barba (bem) mal feita” como “barba bem aparada”.

        Ou seja, ela não é 100% extinta da face, mas é bem cuidada, sem falhas, sem excessos, e mais importante, é natural.
        E esse ‘natural’ significa ‘harmônica’, porque tem homens que simplesmente não combinam com barba, ou ficam MUITO melhores sem.

  • http://twitter.com/BrisaFeliz Fernanda Magalhães

    Ahh! Faça amor, não faça a barba!

    @d97cb4babc6fd676fda3a05b43438528:disqus parabéns, mandou muito bem nas dicas.

    • Alexandre

      @BrisaFeliz:disqus Anotado.

  • Luciana_Marques

    Post bem informativo, e os comentários são hilários…

    Enfim, acho legal todo tipo de estilo: do mais formal até o mais informal. Gostoso é ver nas escolhas do cara a representação de sua personalidade… Até mesmo o estilo mendigo fica valendo – kkk.

    Apenas duas coisas me chocam: mistura louca de cores / estampas ou inadequação da vestimenta para o contexto social. É estranho quando alguém quer forçar um pretenso estilo clássico num ambiente super informal, ou um suposto estilo sport num ambiente formalíssimo. É possível manter o próprio estilo dentro das variadas situações cotidianas sem ficar bizarro…

    P.s. Em uma festinha familiar para o meu filho na qual eu não pude estar presente, meu esposo (anfitrião) apresentou-se de bermuda quadriculada azul com verde e blusa listrada rosa com lilás, além dos chinelos… Desmaiei quando vi as fotos – kkkkkk. Acho que ele tentou o estilo circense.

  • MiguelNery

    Muito bom esse artigo, tinha minhas duvidas, agora estão solucionadas..

  • http://www.facebook.com/vinicius.vinny Vinicius Bize

    Pode até deixar a barba por fazer, mas não esqueçam de aparar. Outra coisa, cuidado com o uso excessivo de chinelos!

  • Samuca

    ótimas observações.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001864864946 Vitor Augusto Rodrigues Fávero

    O Tyler Durden se vendeu pro mercado dos posts de moda! decepcionado..

  • Gustavo portuga

    cada pessoa tem seu estilo , o estilo é bem diferente da moda , o estilo é pessoal e isso em alguns homens dificilmente vai mudar , nem sempre acertamos nas nossas escolhas mas issso para mim é problema dos outros . O meu look sempre foi com barba desde os meus 17 anos , não consigo olhar no espelho sem a minha barbinha (curta) quem me conhece assim sempre me vê e das poucas vezes que cortei acharam estranho. Quem me tirar minhas t-shirts , meus jeans , minhas camisas slim fit , meus boots , meus colares , minhas pulseiras e meus tenis…….me matou…….

  • Guilherme.

    Eu ainda te acho uma tremenda bicha. E escreve mal, nem sei como ta famoso na web. Um cara que fala boa noite galerinha da marrugada deve ter muito estilo

  • http://www.facebook.com/emerson.weber.9 Emerson Weber

    Foda que blazer e ternos – decentes – são caros demais. Mas caros demais, mesmo.
    A princípio, fica complicado você comprar um blazer a 500 reais, e só ter grana pra adquirir outro em dois meses. E isso de uma peça do vestuário!

    Esquema é aproveitar eventuais idas ao exterior e renovar o guarda-roupa o máximo que puder.

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      isso é tipo o cara ir na Playboy, folear a parte de moda, achar o máximo e assustar porque a meia custa 18 mil reais. um pé.

  • http://www.facebook.com/julio.saraiva.9 Julio César Saraiva

    ao contrario de minha foto na qual estou com cabelo meu estilo eh basicamente um ogro kkk cabeça raspada na gilete e barba uso oculos e me visto de sportsocial calça jeans com camisa e sapato eu gosto particularmente eh simples e bem aparentado ao mesmo tempo e sempre com uma camiseta por baixo sendo de banda ou basica depende de onde pretendo ir depois do trabalho ai soh abro a camisa to pronto kkkk

  • Marcus Nunes

    Tenho preconceito com textos que utilizam a expressão pré-conceito. Simplesmente não os leio.

    • Adunco

      E falar de ‘look’ então?

  • Eduardo Amuri

    Guilherme, achei o texto raso, breve demais. Pincelou muita coisa, mas não falou efetivamente de nada. Faltaram exemplos mais completos.

    Acessórios são importantes, com toda a certeza, mas quais? Como utilizar? Um parágrafo é pouco, muito pouco.

    Talvez teria valido a pena escolher uma categoria apenas, e aprofundar mais.

    De todo modo, acho interessante termos textos sobre o tema por aqui.

  • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

    acho muito curioso o fato de que o “bom gosto e elegância” nos são importados de lugares de clima temperado enquanto nós aqui temos que suar 5,56482 litros por dia só por um pequeno detalhe: moro num país tropical!

    imagino alguém agora, em plena Belém – PA, trajando um blazer com cotoveleiras, cachecol e desejando morrer lentamente por estar vestindo isto! sem mais!

    • Luan Gabriel

      Por sinal,sou de lá e confirmo seu raciocínio…

      Lá fica complicado se vestir melhor, na maioria dos dias a camisa sem mangas é a melhor opção. Queria usar barba, mas agora que virei militarisso virou apenas um sonho…

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        “vestor melhor” em relação à o que? se for ao padrão europeu, meus pêsames: vai morrer desidratado! hahaha

      • Luan Gabriel

        pois é, era mais ou menos nessa linha aí, já que muito do que parece elegância,mas longe do modelo tio, tá lá.

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        eu sou favorável ao simples, quase sem erro! Jeans e camisa lisa me mantém bem e discreto em 90% das situações. posso ir do trabalho à boate com isso numa boa, sem medo de errar em nenhuma das situações. e sem ficar andando igual um engessado por falta de conforto!

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • Luan Gabriel

        isso, o simples é a solução da nossa preguiça em se procupar nos mínimos detalhes, hehe

      • lazevedo

        Vinícius, concordo com você quanto ao simples, mas existem muitas opções para quem quer ocasionalmente seguir o que você chama de “padrão Europeu”. Procure tecidos leves e principalmente que respirem muito, entre eles o linho e anarruga, por exemplo. Além disso opte por paletós/jaquetas sem forro. Afinal, não somos apenas nós que temos verão.

  • Alexandre

    Gostei das dicas.

  • Guga

    O PdH tá cada vez mais pernóstico, esnobe… Lamentável.

    • Diego Dubard

      eu usei a pernóstico ontem. hehehe

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

      • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

        gostei do pernóstico e não tenho noção do que significa. posso por no TCC? uhauhahuahua

    • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

      Guga, o que não gostou no tom desse artigo do Gui Cury?

      Explorar o universo de moda e estilo para homens é difícil pra caraleo. Editamos e pautamos com bastante cuidado. E apreciamos as críticas, quanto mais detalhadas forem. Pó mandar bala.

      Fora isso, considerou algum outro artigo recente como esnobe?

      abraço,

      • http://www.facebook.com/people/Gabriel-Balardino/100000236742752 Gabriel Balardino

        Acho que os posts têm a resposta… apesar da proposta interessante, se não tivessem “ditados alguns padrões”, como proibir o tênis de corrida poderia ter dado mais espaço a inventividade… ou será a moda apenas reproduzir?
        Acho poncho uma ótima roupa de frio e USO no Rio de Janeiro, quando faz a temperatura ideal… Também acho que cabelos black devem ser utilizados, inclusive os femininos (detesto cabelo esticado). Qualquer visual diz respeito com sua personalidade e acho que poderia se enfatizar isso… O que vestimos fala de nós… Seremos apenas produtos enlatados?

      • LuizZamboni

        Eu gostaria de mais artigos do tipo, nós homens héteros em geral não somos bons em comprar roupas, e acabamos desperdiçando com coisas que nos chamam atenção mas de fato não usamos tanto como deveriamso, como “comprar sapatos” seria um artigo legal na minha opinião, as mulheres estão muito a frente nisso…rs

    • LuizZamboni

      Cara, eu acho que artigos práticos como este(apesar de superficial) são muito mais interessantes do que os de filosofias baratas cheios de falácias…
      .
      Gostaria de ver mais artigos nesta linha, abordado com mais profundidade outros itens da indumentária masculina, e acho também que seria interessante para o PDh pois poderia fazer parcerias com as lojas onde vendem os itens.

  • http://www.facebook.com/people/Lucas-Fonseca-Lage/1076838765 Lucas Fonseca Lage

    Sério mesmo? Parece que esse texto foi feito enquanto o autor tava cagando… um descaso tremendo com vários detalhes muito pouco profundo, chama a Bel pra falar sobre isso de novo se os marmanjos não entenderam

  • Smkaos

    PdH também virou mais um “Caga Regra”?

  • http://www.facebook.com/jailanreis Jailan Reis Neves

    Até gostei do artigo, mais tenho que concordar com quem achou ele muito especifico.
    E quem simplesmente não se sente bem se vestindo assim? como fica, vai ser uma criança eterna?
    Acho que tem vários estilos que não te deixam com cara de menino, esse e um deles.

  • http://www.facebook.com/fany.joker Stefany Ribeiro

    Sou de Bauru também e garanto que muita gente daqui apoia que caras não estilosos sofrem preconceitos. HDUISHIUDHSU
    Acho que se vestir um pouco melhor é muito mais atraente que vestir qualquer coisa. Há de ter uma harmonia sobre como nos vestimos, tanto para homens quanto para mulheres. Acho tão desnecessário uma mulher saindo como árvore de natal como um cara como se tivesse em casa.

  • Jairo Luiz de Souza

    Gostei do Post. Deixa a mensagem para os HOMENS. Principalmente que, homem é homem e não um Moleque… que os anos passam e os estilos naturalmente vão mudando.
    Acho medonho uma cara adulto posando de garotão… cada um tem seu estilo, mas adequar-se a sua faixa etária e principalmente a vida adulta é sinal de bom senso e claro um diferencial a favor do “caboclo”.

  • gingervixen

    Muito bom ! Cansei de ver homem desarrumado andando ao lado de suas namoradas super bem vestidas. Homem de bermudão e tênis todo dia é sinal de imaturidade e desleixo.

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      ou sinal de que onde ele mora é muito quente, quem sabe?

  • http://www.facebook.com/people/Edson-Maruyama-Diniz/100000197168023 Edson Maruyama Diniz

    Eu queria saber o que as pessoas tem contra a mochila. Sempre (SEMPRE!) usei ela desde que me conheço por gente e nunca pensei que ela pudesse passar uma impressão de moleque. Até porquê, eu acho aquela bolsa muito, muito tosca.

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sinceramente tô “pouco se fudendo” pra impressão de moleque da mochila. não vou usar uma bolsa que, além de tosca, sobrecarrega um lado do corpo e pode me trazer vários problemas futuros!

  • Alfredo Bomforte

    Guilherme, deixa os jecas xingarem. Enquanto isso, as mulheres deles estão olhando pros homens que sabem se arrumar.

  • Luis

    Ler textos assim faz com que eu me sinta um ogro.

    Obrigado!

  • http://www.facebook.com/people/Pablo-Tavares/100001870051146 Pablo Tavares

    e para quem carrega várias coisas.. como por exemplo o material da faculdade e equipamento de artes marciais?

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

    • http://www.facebook.com/viniciusmarcall Vinícius Marçall

      eu sempre indico e sempre indicarei MOCHILA. Se vierem falar que “não é elegante” e “é coisa de moleque” apenas diga: a minha coluna agradece!

  • Mariana

    Olha, eu ate gostei do post e do estilo sugerido nele. Mas concordo com os rapazes que já comentaram, que existem outros estilos que podem caracterizar um estilo mais ‘masculino’ e que este sugerido pelo post não é muito apropriado para um país de clima tropical. Acho que o mais importante não é se vestir como homem, mas sim tomar atitudes dignas de um homem.

  • http://www.facebook.com/filipebragiokoniecnza Filipe Bragio Konieczna

    Vestir bem e se vestir tipo estilista que acompanha tendencia de moda? Vai se fuder seu blogueiro Hipster de merda.

  • http://www.facebook.com/filipebragiokoniecnza Filipe Bragio Konieczna

    Vai viver de paradigmas de vestuário agora? Nem isso eu posso quebrar no meu cotidiano agora?

  • http://www.facebook.com/chapllin.2007 Carlos Guimaraes
  • http://www.facebook.com/chapllin.2007 Carlos Guimaraes
  • http://www.facebook.com/chapllin.2007 Carlos Guimaraes
  • http://www.facebook.com/chapllin.2007 Carlos Guimaraes
  • http://www.facebook.com/chapllin.2007 Carlos Guimaraes
  • Suellen

    Os melhores filmes da TV para Baixar. http://www.baixarfilmes.tv

  • Norma Gramatical

    pré-conceito ou preconceito?

    • HansDomminy

      O “Pré-conceito” que ele quis dizer é achar ou “ter um conceito” uma coisa antes de experimentar/usar.

      • Fabio

        E ”preconceito”? É o que então, amigo?!

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/edaiestudio Edai Estúdio

    Por que usar roupas baseadas em climas temperados como da Europa, se temos nosso clima e estilos próprios ao nosso clima, Chega de ser colonia o tempo passou, já temos a maturidade para saber o que vestir, temos nosso jeito. A colonia foi de dosi seculos atrás.

  • http://www.facebook.com/people/Yalla-Nogueira/1838192583 Yalla Nogueira

    Dicas muito válidas pra homens com estilo mais clássico e que querem um up no visual. Parabéns pelo post Guilherme Curry.

  • Pingback: [18+] Sexo sujo, estilo e acabou Rodolfo: junho foi um baita mês | PapodeHomem

  • Henrique

    POr sinal…. a pior matéria que li nesse Blog até agora… cheia de preconcetos estupidos, cheia de conceitos importatos, cheia de opinões pessoais tratadas como verdade absoluta, e cheia de espaços vazios de coisas que não foram abordadas… o pior do jornalismo, não esperava ver por aqui… alias esperava sim… enfim, tadinho, ele se esforço teno certeza…

  • Fábio

    Tudo seria tão melhor se as pessoas se preocupassem menos com o que elas parecem e sim com quem elas são. Tendências?! Moda?! Não é por uma questão de machismo que não gosto, e sim, por ter outros interesses que julgo melhores (como cultura, por exemplo).

    Mas enfim, deve sim ser os acessórios ou o cabelo que evidenciam a maturidade de um homem e não sua inteligência, cultura ou forma de se comportar.

  • http://www.facebook.com/rafaluiz Rafael Luiz

    GuiCury parabéns pelo texto. Uma sugestão, que acredito que seja um “problema” na hora de comprar são bolsas masculinas, que saia um pouco da tradicional pasta (http://cdn.camerum.com.br/img/product/2012/3/10278-vl–pasta-masculina-carteiro-notebook-couro-goldman-9705.jpg). abraço

  • Bruno Sam

    Me inspirei pelo Johnny Depp das pulseiras que ele usavam e o anel. Acabei comprando os dois como um acessório. (Uso um anel direto).
    Eu não consegui entender o estilo das roupas do Johnny por ser muito despojado, do tipo chique-mendigo. Tudo bem, vi que não é o meu tipo.

    Atééé que eu encontrei um estilo que cairia bem em mim… Foi justamente o Ator Ryan Gosling. Ele usa sapatos finos combinando com as calças capri ou uma calça jean skinny.
    —-
    Sou fã do Ryan Gosling. Vou assistir teu filme Drive.
    Assiste pessoal.
    :)

  • Pingback: Dicas para caprichar nos looks masculinos | Lado B - O outro lado do Bideia

  • http://www.coolstudio.com.br Helbert Queiroz

    Mandou bem nas dicas… Sentia a necessidade de dar um UP no look porém indeciso por onde começar, ao ler este artigo me auxiliou a trocar o velho e conhecido sapa-tênis por um Dock sider que em questão já deu uma força eu não precisei parecer um tiozão.
    Mais uma vez parabéns com o trabalho de vocês!

  • Pingback: Quando a performance visual sobe ou desce | PapodeHomem

  • marcos silva

    curti demais as dicas,vou fazer o máximo
    para coloca-las em prática.

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 4335 artigos
  • 585911 comentários
  • leitores online

Lifestyle Magazine