Como conquistar respeito

Guilherme Nascimento Valadares

por
em às | Frentes, Mente e atitude


No mundo de hoje, vivemos cercados por uma multidão de homens medianos e submissos. Têm medo de demonstrar autoridade e quase sempre andam em busca da aprovação dos outros.


Ser um homem de verdade significa ter força e respeito em vários contextos, familiar, profissional, na roda de amigos, com a namorada.

Nesse texto estão algumas dicas práticas que vão ajudar você a conquistar respeito em qualquer cenário.

———————————————————————————

1. Vista-se bem

Não importa quem você seja ou quanto dinheiro tem no banco. Se vestir bem significa receber bom tratamento.Não precisa andar com roupas de R$ 100 a peça o dia inteiro. Estou falando de ter estilo próprio, saber combinar as roupas e qual tamanho e corte ficam melhor em você. Uma boa imagem abre mais portas do que você pode imaginar.

Especialmente no contexto profissional, vista-se o melhor possível. Sem exageros, mas sempre com estilo e compostura.

Quando for comprar novas peças, procure sempre qualidade e não quantidade. Um único item, como um belo sapato, é capaz de fazer você se destacar. Você não quer apenas um sapato bonito, quer algo único que o coloque acima da média.

2. Silêncio

Conhecido como a fala dos Deuses. Seja discreto, misterioso. Se não tiver nada de bom para falar mantenha a boca fechada.

Não consigo encontrar palavras para descrever o quão insuportável é quando começo a escutar algué falar sobre algo que não sabe nada à respeito. Dá nó no estômago. Não seja essa pessoa.

Você certamente conhece pessoas que mal acabaram de ser apresentadas a você e começam a falar sobre o quanto ganham, o limite do cartão de crédito, quantas vezes chifraram a namorada e outras indiscrições. Isso é como assinar uma confissão, “Eu sou um idiota que não consigo fechar minha boca.”.

3. Não minta

Quando falar, se atenha ao que sabe. Se não souber o que dizer ou não tiver opinião formada à respeito de um assunto, apenas admita isso. Poucos homens têm a coragem de admitir suas fraquezas ou deficiências. Isso vai te dar mais respeito e crédito quando decidir falar sobre algo.

4. Você não é uma Hiena

Pare de sorrir para todo mundo. Eu sei que você quer ser gentil, mas mostrar os dentes sem motivo para isso é como manter sua guarda sempre baixa. Você é um homem de respeito e cauteloso.

Segure seus sorrisos e as pessoas vão se esforçar ainda mais para tentar conquistá-lo. Isso demonstra seriedade e altos padrões, características de quem não se impressiona facilmente.

5. Confiança e Humildade

Ande com linguagem corporal ereta e firme. Não balance os braços como um orangotango ao andar. Um bom porte comunica auto-confiança e seriedade.

Apenas não se deixe levar por isso e se tornar arrogante. Quando receber um elogio sore seus resultados alcançados na empresa, agradeça e diga que nunca poderia ter alcançado isso sem o apoio de sua equipe.

Reconheça seu crédito e o valor dos que estão à sua volta.

6. Seja cortês

Manter a guarda e sua compostura não significa ser rude. Boas maneiras são sinônimo de refinamento e classe. Um homem com classe é um homem que merece ser respeitado.

7. Tenha uma boa memória

Se esquecer do nome da pessoa que foi apresentada à você 5 minutos atrás vai simplesmente mostrar o quão desatento e despreparado você é.
Um dos traços mais comuns nas pessoas com traquejo social é se lembrar de nomes e alguns detalhes a respeito das pessoas que conheceram sempre que possível.

Em um futuro encontro, os outros vão logo pensar “Que cara bacana, ele até lembrou do meu nome.”

———————————————————————————

Um homem de verdade tem bases sólidas e altos padrões. Para isso você deve conquistar e merecer respeito.

Guilherme Nascimento Valadares

Interessado em boas conversas, criar negócios que não se pareçam com negócios e em espaços de transformação. Nessa encruzilhada surgiram o PapodeHomem, o Escribas e o o lugar. No Twitter.


Outros artigos escritos por


SEPARAMOS MAIS TEXTOS PARA VOCÊ CONTINUAR LENDO




O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Conheça a visão e a essência por trás do que fazemos. Queremos uma discussão de alto nível. Antes de comentar, leia nossas boas práticas. Caso deseje enviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.


  • http://www.google.com Allan – AlphaMan

    pow..

    OTIMO..

    esse artigo..

    mas tem as horas da seriedade.. e as horas do Silencio..

    faltou EXPLICAR essa parte :P

    complementae..

  • Guilherme Nascimento Valadares

    Fala grande Allan!

    Então, comentei sobre o silêncio e sua importância no ponto 2 do texto. Esclareça melhor sua dúvida.

    Abraço

  • Allan

    Opa tudo bem?

    assim..

    tem horas que o silencio é o melhor… e tem horas que vc precisa saber falar o certo..

    e quando os caras tentam lhe derrubar?

    na escola mesmo.. só em vc tá na conversa fica 5 em cima querendo lhe derrubar pra subir nas suas costas..

    e claro.. ninguem vai ficar calado o tempo todo..

    se vc ficar calado o tempo todo sua moral nao ABAIXA..

    mas tb nao AUMENTA.. tanto

    mas se tem esses caras querendo lhe derrubar o que pode ter pra eles?

    como evitar isso?

    e tem mais tecnicas para ganhar respeito?

  • LeXX

    boa alan…
    essa também é minha dúvida

  • Guilherme Nascimento Valadares

    Allan, ambiente de escola é uma selva, agressivo pra caralho. Um querendo mostrar mais que o outro, ser mais que o outro.

    Se você quer andar com caras que ficam te derrubando, você precisa derrubar eles antes.

    O silêncio só tem efeito quando você está por cima, quando já demonstrou valor e personalidade. O sujeito que entra mudo e sai calado não conquista respeito.

    Lexx, respondi sua dúvida?

    Abraço, pessoal

  • http://www.sucessofinanceiro.com.br Sucesso Financeiro

    Legal, recomendações eficientes e sérias. Quase morri de rir com o titulo a respeito da Hiena.. hhauahauhaau… =]

  • Fabio

    como vai guilherme tud tranquilo? O Alan foi muito preciso no disse, realmente tem muito babaca querendo fazer a turma rir as custas da imagen dos outros…não e o pior guilherme, é que quando a pessoa ta com vc é tranquilo, mas quando a turma ta reunida ela refleti uma nova personalidade a de : animador da turma, só pra isso ela tem que denegrir a imagem de outra ja que nao consegue ter uma espontaneidade natural. Se vc tenta derruba -la atraves da brincadeira ou seja la com outra resposta, ela rebate ficando aquele clima de competiçaozinha entre os dois. Na minha opiniao isso so gera mais desrespeito, pq q a pessoa vai ficar esperando a todo momento uma brecha pra poder te tirar. A outra situaçao é que se vc ta no meio da turma e o camarada te tira dai vc da uma resposta meio que escrota na tentativa de cortar logo para nao se repetir mais… a turma depois vai te excluir, vai te achar um cara agressivo, anti – social!!

    MESTRE GUILHERME, qual a melhor saida pra nao se perde o respeito e pra nao ocorrer esse tipo de situaçao. Espero que possa esclarecer tal duvida. Desde ja quero lhe agradecer!

  • Guilherme Nascimento Valadares

    Fabio, rebater de forma grossa costuma passar a imagem de apelão.

    Em grupos sociais, especialmente quando se é jovem, o valor de cada membro gira muito em torno do status. O pegador é respeitado, o fortão, o malandro e alguns outros acabam andandno junto com o grupo, mas sendo alvos de brincadeiras.

    Se for mandar uma resposta, tente usar o caminho da ironia, e manter um olhar firme, responder como homem, sem passar hesitação e como se a brincadeira fosse ridícula demais pra te incomodar.

    Ex.

    Fulano: – blablabla você é um tanga frouxa narigudo blablabla hahahahah

    Você: – Nossa, cara. (pausa olhando nos olhos dele) Você é tãooo engraçado. Quero ser igual você quando crescer.

    E se ele rebater, rebate de volta. Não deixe *ninguém* pisar em você.

    E se o cara continuar, chegue perto dele – fisicamente – e fale, de forma que os outros possam escutar:

    - Olha cara, gosto pra caramba de você e te respeito, mas essa passou dos limites. Estou falando como homem e espero que você aja como tal.

    Pronto. Nada de ficar se esticando. Conversa de homem é curta e grossa.

    Abração, Fábio

    Guilherme

  • Abílio Pantaleão

    Amigo, gostei mas gostei mesmo .
    quero pedir-lhe para me autorizar, dar a conhecer o que escreveu a alguns amigos meus na net.
    Deixa-me partilhar

  • Guilherme Nascimento Valadares

    Claro, Abílio, fique à vontade para enviar esse texto para seus amigos, vai ser uma honra.

    Abraço!

  • Guilherme

    cara me chamo guilherme tb…tava lendo aqui e gostei muito do q vc escreveu..sobre a questão do desprezo dos agressores…eu ja passei por isso…as vezes ainda passo e qria saber sab tem horas q por mais q é uma brincadeira acaba magoando mesmo..numa roda de amigos vc chega e a piada eh sobre vc…como desviar essa atenção…sendo q vc n quer ser agressivo pq msmo q seu amigo esteja tirando uma com vc ele é seu amigo

    um grande abraço

  • Guilherme Nascimento Valadares

    Se ele está tirando uma com você no meio da roda, chame ele para uma conversa particular de homem pra homem, olhando nos olhos, de perto, e diga o que pensa, de maneira firme.

    Se ele for seu amigo de verdade, você vai descobrir.

  • Lucas Barcellos

    uau!
    esse “post”(?)
    é meio antigo,
    não sei se alguem vai ver meu comentário aqui mais aí vai.
    descobri o site ainda agora…
    quando tava vendo o anime Naruto e por acaso vi numa das frases na abertura indicando esse site.(quem deu a ideia de pagar os 4 reais por letra no anuncio?a grana realmente foi pra alguma instituição?)

    quero dizer que isso aqui sinceramente é demais,
    não consigo parar de ler.
    parabéns a toda equipe.

  • Pingback: O homem de verdade… « Everson Pires

  • Kandango

    Fala guilherme blz mano…..
    pow muito interessante teu artigo …..
    Mas deixa eu t falar.Tenho uma dúvida parecida com a do allan la em cima vei. Quando vc e o cara q todos pegam no pe, ou as vezes nem isso, é ignorado, não tem respeito algum. Parece besteira mano, mas isso derruba o cara e principalmente kuando ele não sabe se sair. Terminei os estudos agora em 2007, e se ja no colegio ja não tinha o menor respeito ou era ignorado, agora piorou pq vem a solidão. Espero um dia não ser o cara mais foda taligado, mas pelo menos respeitado e admirado, um cara q todos ouvem, e zoam tbm mas sempre respeitando…
    flw mano….

    desde ja agradeço

  • Allan

    desse jeito ae ;)

    queria um artigo!! :P

  • Guilherme Nascimento Valadares

    Kandango, se torne realmente bom em algo que as pessoas admirem.

    Conquiste respeito pela competênci a postura.

  • Kandango

    vlw cara, posso t dizer ate em q sou muito bom…..

    Desenho muito, ouço muito os outros, ajudo…mas nada parece ser o bastante.
    A vida exige d nos q realmente tenhamos portura, mas kuando vc e visto como kualquer um ou “ah, e o mane”, fika dificil.
    To tentando encontrar em mim uma personalidade forte q naum dependa da opnião dos outros (espero q consiga), vc claro mano, ja ta estabilizado na vida, e é um cara sensato e experiente pra ta falando com todo mundo aew.

    É isso aew mlk.

    Espero naum ta incomodando.

    [b]Abraço.

  • http://www.lenep.uenf.br/~carvalho Diego carvalho

    Olá me chamo Diego Carvalho.
    Eu tenho outra concepção de obter respeito e admiração das pessoas.
    Amigos devemos ser fortes e deixar a preguiça de lado.

    1º- Vizualize o que vc quer e o que está ti encomodando.

    2º- Deixe de lamentações, por exemplo, o meu é muito pequeno, eu sou … de mais ou de menos, seu eu fosse desse jeito ou ao contrário, eu poderia citar milhares de lamentações. Pare.

    3º- Cresça!

    4º- Planejamento, se vc não tem cultura, passe a ler mais. Se vc não terminou os estudos. Termine. Se vc está fora de forma e não se sente bem. Mude, entre em forma. Se vc não tem graça. Comece a ter, faça mudanças. Não para agradar o provar para alguém, mais faça por vc mesmo. Tenha amor próprio.

    5º- Sinta! Confie! Queira! Conquiste!

    6º- Os seus problemas sempre serão menores do que de milhares de pessoas vivente no mundo, não seja egoísta observe ao seu redor e sintasse já vitorioso por isso. Vc é vitorioso por já está lendo, entendendo e pensando no que está escrito.

    7º- Agradeça por tudo que você tem!

    8º- Faça o bem como vc gostaria que fizessem com você.

    9º- Respeito é bom e eu gosto!

    10º- Se liberte e viva. Viva!

  • Luciano

    E awe caro amigo guilherme, tbbom?
    mto boa as dicas de como conquistar respeito e ser respeitado.
    mas tenho um grande problema, sou mto calado tenho dificuldade em dialogar com as pessoas, minha comunicação é mto ruim.. sendo assim evito converssar com os outros. Quando estou em um grupo de colegas de trabalho por exemplo eles converssam, brincam, zôa uns aos outros e eu sempre ali calado, as vezes acho graça nas brincaderas deles mas ñ me atrevo a comentar, não consigo penssar em nada de interessante pra dizer ou se digo algo ninguem nem percebe. ultimamente tenho sofrido mto com isso. Ah tambem queria diser que quando alguem me chama a atenção fico sem argumento e começo a tremer, posso estar certo mas ñ sei me justificar.. e awe vlho pode me ajudar ?
    Obrigado!

  • Priscila

    “Se esquecer do nome da pessoa que foi apresentada à você 5 minutos atrás vai simplesmente mostrar o quão desatento e despreparado você é.”

    Perfeito! Isso deveria estar escrito nos banheiros das baladas!!! hahahaha

  • http:cinquentasorrisos.blogspot.com

    Muito bom o post. E isso de lembrar o nome é legal mesmo. Muitas pessoas conseguiram feed back meu quando necessário…meu nome é um pouco diferente Rayan ,mas sou mulher então a pessoa já tem minha atenção por se lembrar de como me chamo e falar certo.
    É muito melhor não tentar falar nome algum do que trocar o nome da pessoa.
    Eu odeio quando me chamam de Rayane,Rayana e até Raíssa,Raisa,Raquel e de Raica eu já fui chamada e não necessariamente por alguém com quem fiquei na balada e estava bêbado. É horrível se não lembra o nome fala você com convicção também não pode balançar mostrando que não lembra o nome…

  • Lília

    Boa madrugada Guilheme!
    Gostei muito do seu ponto de vista, mas acredite que nem todos são iguais…Porém, gostaria de saber como me comportar diante de pessoas falsas e dissimuladas… Pois perco o chão e sempre fico por baixo… Abraços…

  • http://papodehomem.com.br Guilherme Nascimento Valadares

    Oi, querida.

    Via de regra, seja firme, direto, transparente e fique alerta com as pessoas falsas. Não adianta simplesmente ser bonzinho, é preciso se posicionar.

  • Sidney

    Pois é Caríssimo,

    Comportamento é algo que devemos primar por Sentinela (vigiar o tempo todo)…
    Já dizia um ditado (velho e popular)… “Cavalo dado não se olha os dentes”… Testei e verifiquei que as pessoas te “depreciam” um pouco por se tornar atencioso, sorriso estampado, e, como disse o saudoso Guilherme, as risadas de Hiena…

    Todo dia é um desafio novo lembrar de todas as ferramentas, mas se se pegarmos uma de cada vez, teremos um conjunto completo a médio prazo.

    Penso, segundo o colega Guilherme, que é uma tarefa não tão fácil, mas o respeito notoriamente denota seu espaço e um grande “UP” na auto estima por se sentir útil e bem consigo.

    Princípios Cristãos também ajudam e muito nessa hora.

    Ex.: Se alguém tira sarro contigo ou a ponto que querer te envergonhar…

    pelo princípio cristão a melhor maneira e ser sincero e algo mais…

    “Você não precisa disso para ser quem é… Deus não espera isso de você. Eu admiro muito quem realmente você é fora do grupo…”

    Boa Pedida… Livro: “Salomão, o homem mais rico que já existiu”
    Pura sabedoria (baseado no livro de Provérbios – Bíblia Sagrada).

    Grande Abraço aos colegas.

  • Adlen

    Tenho uma pergunta um pouco complicada eu acho…
    Contratei um amogo pra trabalhar na minha empresa e ele mistura muito amizade com trabalho isso acabou criando uma imagem de desrespeito como eu faço pra não perder o amigo e ganhar um bom funcionário..??
    Desde já agradeço..abraço.

  • http://papodehomem.com.br Guilherme Nascimento Valadares

    #26 – Adlen,

    chame ele literalmente pra um papo de homem e mande a real, sem firulas. E nada de papo no bar. É sem cerveja. Amizade pressupõe respeito em todas as esferas, inclusive profissional.

    E não tenha medo, ele não deve se sentir ofendido.

  • Arthur

    Obrigado por compartilhar essas dicas!
    Grato,
    Bustamante

  • DiCarlo

    Putz, o lance de buscar aprovação ainda é tipo um vício pra mim.

    Mas pelo menos eu o faço com tiradas inteligentes, boas piadas e comentários na hora certa. Com isso eu geralmente conquisto o respeito de quem me cerca. O ridículo é que quando percebo que tem alguem que não vai com a minha cara, eu fico incomodado com isso. Deveria nem ligar, mas sinto a necessidade de provar que o indivíduo está errado sobre o que pensa ao meu respeito.

    Bom ler o texto, me fez pensar sobre isso.

  • Marcos

    Seus comentarios são praticos e diretos, vou tentar segui-los, para me sentir melhor,
    pois como vc disse sou um tipo de homem generoso, que rir de tudo, achava que assim,
    estava sendo gentil, mas não tenho o respeito que almejo….
    Marcos – belo horizonte – Mg

  • http://www.facebook.com/people/Guilherme-Siega-M/1364461238 Guilherme Siega M

    Gostei do texto.
    Li num livro de Dale Carnegie todas essas características, e …

    na questão de sorrir, também vale a
    apenas fazer ao cumprimentar alguém (com postura nada submissa claro).

  • http://www.facebook.com/people/Adilson-Kormann/100000135010983 Adilson Kormann

    Este artigo esta nos meus favoritos. Ótimas dicas.

  • http://www.facebook.com/sodreyuri Yuri Sodré

    Irado!
    Eu achei que estava bem “na fita”.
    Mas me visto mal, sorrio pra todo mundo e tenho pessima memoria com nomes.

    Muito obrigado!
    Um abraço!

  • http://www.facebook.com/people/Joao-Cruz/100002361019839 Joao Cruz

    …e eu a pensar que me podia rir quando quisesse e bem me apetecesse!  -_-

  • gabriel goulart

    Nuss ….. Por isso nao sou Respeitado na escola ¬¬ Estou totalmente errado ,,,,, Tudo ao Contrario 

    Eu sorrio atoa , me visto Mal , falo sobre coisas que nao tenho a minima ideia ,e tenho mania de mentir falando brincadeiras  ¬¬

  • http://www.facebook.com/people/Hélvio-Pazuello/1584752316 Hélvio Pazuello

    De fato, essas características sendo treinadas, vão fazer as pessoas lhe olharem com outros olhos. Parabens !

  • http://www.facebook.com/people/Ivanilson-Rodrigues/100003578847454 Ivanilson Rodrigues

    Muito Fixe eu preciso disso!!!
    Eu sou um idiota que não consigo fechar minha boca.”.

  • http://www.facebook.com/reinaldo.praxedes.5 Reinaldo Praxedes

    ótimo texto, parabens.

  • leonardo

    gostei das dicas!

  • gean jadson

    cara!é por isso que eu não consigo ter respeito na minha escola.eu me visto de modo simples,sorrio para todas as pessoas para fazer-las se sentirem bem além de me entrometer na conversa das pessoas quando acho que algo está errado! SOU UM MANÉ MESMO VIU!

  • Elias

    Ótimas dicas…
    Parabéns, quem convive em uma empresa sabe exatamente do que vcs estão falando…

  • http://www.facebook.com/rick.silva.3597 Rick Silva

    Valeu as dicas, estava precisando ler isto!

  • Piranho

    Até compreendo a boa intenção das dicas. Mas a pior asneira que se pode fazer é julgar os outros por detalhes. O pior filho da mãe pode ser quem te estende a mão num momento de aflição, e o teu melhor amigo pode ser indiferente quando mais precisares dele. As tuas dicas são hollywoodescas, demasiado preocupadas com o que pareces aos outros.

  • selma

    VC DEVE SER UM HOMEM MUITO BEM SUCEDIDO! LEGAL CARA;*

  • Hespanha

    Muito boa as colocações, parabéns, também valorizo o fato de olhar nos olhos das pessoas ao escutar ou falar com elas, nunca desviar olhares quando se ouve alguém ou do contrário estaríamos transmitindo pouco interesse e/ou respeito.

  • http://www.facebook.com/roger.silva.3954 Roger Silva

    otimo gosteii muito parabens ao autor …brigadaoo continue assim porque agora vou estar sempre atentooo

  • http://www.facebook.com/anderson.koch2 Anderson Koch

    cara tem muita coisa interesante ai, agora colocar em pratica e o mais complicado, viver o dia a dia, cuidar pra nao cometer os mesmos erras nada e facil.

  • razor

    muito bom

  • jey

    muito bom.

  • lucas

    OBG cansei de ser motivo de chacota entre ”meu amigos”

  • Douglas Ribeiro

    Muito obrigado rapaz , você “não sabe ” o quanto me ajudou.

  • Fernando

    Concordo com todos os itens, exceto com o quarto. Siga-o estritamente e seja visto como um idiota, arrogante e perdedor. É lógico que não faz sentido você manter a boca aberta o dia todo, mas um sorriso tem um poder impressionante. Você pode simplesmente fechar um negócio com o sorriso persuadido, derrubar a timidez da gata de interesse, entre muitos outros…

    • Fernando

      sorriso persuasivo*

  • Gabriel Yukari

    Boas dicas!

  • Danilo S.

    Gostei do artigo. Guilherme sempre postando textos úteis e bem escritos.

  • Lika

    Lembrar de nomes pode ser difícil quando vc atende pessoas o dia todo…

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5462 artigos
  • 657879 comentários
  • leitores online