Cinco mitos sobre direção que eu matei em um Driver Training da BMW

Antes de fazer auto escola, eu havia dirigido pouquíssimas vezes. Na verdade, até a minha primeira aula eu nunca havia passado da segunda marcha do Golzinho 1000 da minha mãe que eu dirigia nas ruas de um condomínio fechado, onde a velocidade máxima permitida era 30 por hora.

Coube ao então ao meu instrutor da autoescola – o Seu Geraldo, velhinho simpático, engraçado e brutalmente sincero – me ensinar as lições mais básicas de direção.

Numa das minhas aulas com ele, disse que ainda me sentia um pouco inseguro para pegar o carro e sair pelo trânsito caótico de São Paulo. Ele sorriu e me disse o seguinte:

Menino, se você acha que na autoescola você vai aprender a dirigir, você tá enganado. Na auto escola você aprende a passar na prova do Detran. Dirigir são outros quinhentos.

Mesmo assim, é importante aprender direitinho

Outra coisa curiosa que o Seu Geraldo me disse durante uma de nossas conversas sobre trânsito, acidentes, barbeiragens e o que a prova do Detran realmente avalia num condutor para dizer se ele está ou não está apto a dirigir:

Nunca soube de um acidente grave de trânsito que aconteceu porque deixaram o carro morrer na saída, entraram errado na baliza ou fizeram ladeira sem usar o freio de mão.

De fato, Seu Geraldo estava coberto de razão. A autoescola não ensina a lidar com o carro em situações mais extremas, como pilotar em pista molhada, recuperar o controle em uma saída de traseira ou desviar de obstáculos em situações extremas. Nem sequer frear o carro corretamente a gente aprende nas aulas, como descobri mais tarde, na prática, ou ouvindo dicas preciosas de amigos.

Recentemente, fui convidado pela Pirelli para meter uma BMW 325i numa pista de testes e fazer o Driver Training. Foi uma ótima oportunidade para descobrir os fatos por trás dos mitos de direção mais comuns.

Orgulho do Seu Geraldo

1. "Não pode frear na curva"

Não é mentira, só não é verdade com estas palavras. O que você não pode é travar as rodas na curva. Isso faz com que o carro saia de traseira e acabe girando. Frear na curva é permitido, apenas tenha muito cuidado para não fazer de forma brusca e travar as rodas. Se o seu carro tem freios ABS, acabou preocupação: você pode enfiar o pé no freio no meio da curva mais fechada que ele não vai sair de traseira. Testei isso na prática.

2. "Quando fizer rodízio nos pneus, coloque os novos na frente e os velhos atrás"

Esse é um ponto que gera mil discussões. Algumas pessoas acreditam que como a tração e o controle do carro ficam nas rodas da frente, o recomendado é colocar pneus novos na dianteira. Errado.

No Campo de Provas da Pirelli os caras fizeram mil testes e chegaram à conclusão de que o mais seguro é colocar os pneus mais novos na traseira. É mais comum que o carro saia de traseira do que de frente durante um acidente. Além disso, quando um carro derrapa com os pneus da frente é mais fácil sentir e recuperar o controle.

3. "Sendo bom de pedal, dá para simular freio ABS"

Neste mito, só acredita quem nunca sentiu um freio ABS de verdade no pé. É humanamente impossível fazer algo parecido como aquelas trepidações, mesmo que você tenha o controle muscular deste cara. Não adianta nem tentar "bombear o freio", não rola. Na parte teórica do curso, o instrutor mostrou o gráfico de um estudo que foi feito com mais de 100 motoristas mostrando que "simular ABS com o pé" na verdade é a pior maneira de frear um carro. Em boa parte dos casos, é até mesmo preferível travar as rodas do carro e derrapar do que fazer isso.

4. "Na aquaplanagem, você tem que acelerar/frear/tirar o pé"

A única coisa que você pode fazer na aquaplanagem é rezar bem forte para a sua entidade sobrenatural favorita e segurar o volante firme para não perder o controle do carro quando ele voltar a ter aderência. Fora isso, não existe outra solução para essa situação. O que você pode fazer a respeito da aquaplanagem é prevenir: não descuide das condições e da qualidade dos pneus e, sério mesmo, dirija devagar em dias de chuva.

5. "Pneus mais largos aumentam a aderência do carro na pista"

De fato, aumentam a aderência sim. Mas isso quando a pista está seca. Num dia de chuva, pneu mais largo significa aumento da área de aquaplanagem. O instrutor mostrou uma outra estatística, de que a galera que curte colocar pneus mais largos no carro sofre mais acidentes em dias de chuva, justamente por não saber dessa informação.

É dos carecas que elas gostam mais. Elas, não o seu carro.

Outras coisas bacanas que aprendi também:


  • Se o banco do seu carro tem ajuste de altura, procure colocá-lo o mais alto possível. Isso melhora o seu campo de visão, o que é muito importante.

  • Por mais maneiro que você ache usar o banco deitado a jogado pra trás, isso só mostra que você é um péssimo motorista e provavelmente não conseguirá fazer uma manobra evasiva com eficiência – repare: nenhum piloto profissional dirige assim.

  • Você consegue desviar de obstáculos da pista com mais precisão esterçando para a direita. Independente de ser destro ou canhoto. Não me pergunte exatamente por quê. (Provavelmente tem algo a ver com o ângulo de visão privilegiado pelo fato do obstáculo estar passando à esquerda, perto da sua porta.)

  • Com o carro derrapando, você perde totalmente o controle do volante. É impossível direcionar um carro para qualquer lado enquanto os pneus estiverem derrapando. Não adianta fazer nada além de tirar o pé do freio e deixar a roda girar pra ver se ela pega aderência de novo.

Dirigir é um dos grandes prazeres do homem. Siga estas dicas e dirija com inteligência para dirigir por muito tempo.


publicado em 13 de Novembro de 2011, 07:01
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Rodrigo Cambiaghi

é especialista em mídia programática, monetização de sites e BI. Reveza o tempo entre filha, esposa, cão, trabalho, banda, moto, games, horta de casa, cozinha e a louça que não acaba nunca.


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