Ácaros: como exterminá-los em 13 passos

Guilherme Nascimento Valadares

por
em às | Corpo são, Listas, Mecenas


Ao voltar das férias de réveillon, tracei 10 resoluções para 2011. Fiz pela primeira vez em 2010 e deu bastante certo: alcancei 6.

Dentre os novos objetivos há resoluções financeiras, pessoais, afetivas, putanhescas e de saúde. Sim, do alto de meus 26 anos, precisei ser bem franco comigo mesmo e tomar ações para lidar com um problema grave. A alergia.

Não me tomem como exagerado. A coisa é feia mesmo. Em janeiro, eu estava acordando com um espirro, literalmente. Só os alérgicos sabem como isso acaba com o humor. Espirrava sucessivamente no caminho até o banho gelado (cismei sobre os poderes terapêuticos do banho esquimó). No entanto, ao me vestir, novos espirros. Chegava no QG com olho vermelho, fungando. Minhas fungueiras foram som ambiente da sala de conteúdo durante bom tempo, perguntem ao Gitti.

Ainda assim, como bom macho durão, letárgico e avesso a questões “menores”, posterguei a situação. Até que ela alcançou seu limite.

Transas foram interrompidas por conta da féladaputa dessa alergia. Espirros acrobáticos em pleno coito não são afrodisíacos.

A produtividade do PapodeHomem e minha capacidade reprodutiva estavam sob ameaça terrorista dos ácaros. No meu dicionário, isso tem um nome: guerra.

Raio-X do inimigo

Os ácaros do pó da casa são considerados em todo o mundo, particularmente nos países ocidentais e industrializados, como a principal causa de alergias do aparelho respiratório.

Os ácaros de poeira são aracnídeos (pertencem a família das aranhas) e podem ser vistos através de um microscópio comum.

O ciclo de vida é de 2 a 3,5 meses e o seu habitat é doméstico, especificamente nas fibras naturais como nos carpetes, tapetes e roupas de cama. Seu desenvolvimento é favorecido pela umidade relativa do ar (ótima em torno de 75%), pela reduzida ventilação e o acúmulo de poeiras.

Os ácaros não transmitem qualquer tipo de doença. Contudo, a exposição (sobretudo através das vias respiratórias) a determinadas proteínas que existem no seu corpo e excrementos, pode causar o aparecimento de doenças alérgicas.

Fonte.

Dei um basta. Peguei o sábado seguinte para iniciar a Operação Apocalipse Ácaros, ao melhor estilo Sun Tzu. Sem piedade.


Dê o play antes de seguir, essencial.

Operação Apocalipse Ácaros, passo-a-passo:

1. Joguei fora os dois travesseiros velhos.

2. Joguei fora a roupa de cama velha.

3. Tinha uma estante ao lado de minha cama, com pilhas bisonhas de livros, papéis e objetos alienígenas. Removi e realoquei todos para fora do quarto.

4. Coloquei os colchões da cama para tomar Sol e vento na varanda. Sol é fatal para esses monstros.

5. Fui até uma loja de materiais de cama, mesa e banho, com espírito de vingança.

6. Comprei travesseiros com tecnologia da NASA, anti-ácaros.

7. Comprei proteção anti-ácaro para o colchão.

8. Lençóis macios, também anti-ácaro (isso existe?).

9. Fronhas anti-ácaro para os travesseiros.

10. Consegui um aspirador de pó, com o qual suguei toneladas de poeiras ancestrais acumuladas em cantos obscuros de meu covil.

11. Limpei os colchões com uma infusão de vinagre – sugestão da primeira-dama, pescada no Google.

12. Bati a poeira dos colchões com chutes “Steven Seagal”.

13. Ativei um purificador de ar anti-ácaro no quarto.

Funcionou. No dia seguinte tive meu momento Apocalypse Now.

"Adoro o cheiro de ácaros mortos pela manhã..."

Há tempos não ia trabalhar com ambas narinas funcionais. Agora troco a roupa de cama semanalmente, como política de manutenção, e não tenho mais incômodos. Também pretendo voltar a nadar.

Alérgicos, compartilhem, quais táticas usam para exterminar os ácaros em suas cavernas e para melhorar sua respiração em geral? Quero melhorar bastante esse ano, já fui negligente por tempo demais.

Oferecimento: nova linha de ar condicionado Samsung, com Vírus Doctor


Link vídeo | A explicação no vídeo é útil

A Samsung lança quatro novos modelos de condicionadores de ar (Max, Crystal, Neo Forte e Vivace) residenciais, que garantem uma climatização rápida e com baixo consumo de energia.

Tecnologia Vírus Doctor: presente nos modelos Vivace e Crystal, um ionizador de plasma deixa o ar livre de vírus, fungos, bactérias, ácaros e outros agentes causadores de alergia, cobrindo uma área de 10m2. Elimina até 99,9% de alérgenos nocivos (incluindo o H1N1) que podem causar rinite, asma, gripe ou outros sintomas alérgicos.

Sistema S-Inverter: presente nos modelos Neo Forte e Vivace, se ajusta à temperatura desejada muito mais rápido e com mais economia de energia. Seu gás refrigerante R-410A não agride a camada de ozônio.

Sistema Good Sleep II: presente em todos os modelos, ajusta a temperatura de acordo com os estágios do sono.

Mecenas PdH: Você leu um texto apoiado por uma empresa. Conheça nossa política de transparência e conteúdo livre de amarras.
Guilherme Nascimento Valadares

Interessado em boas conversas, criar negócios que não se pareçam com negócios e em espaços de transformação. Nessa encruzilhada surgiram o PapodeHomem, o Escribas e o o lugar. No Twitter.


Outros artigos escritos por


SEPARAMOS MAIS TEXTOS PARA VOCÊ CONTINUAR LENDO




O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Conheça a visão e a essência por trás do que fazemos. Queremos uma discussão de alto nível. Antes de comentar, leia nossas boas práticas. Caso deseje enviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.


  • Anônimo

    Esse ano também travei uma batalha contra alergia , mas fui menos radical
    o que funciona pra mim
    -deixar a janela do quarta e a veneziana o DIA TODO aberto
    - portas do armário de roupas abertas durante o dia
    - tirei meus livros , minha tv ,e qualquer outro objeto que junte pó do quarto

    dica: já aproveitei e jogue metade dessas coisas fora , porque você não precisa delas em sua vida , no meu caso guardei só meu livros , o resto foi embora , mesmo as coisas pelas quais eu tinha um certo sentimentalismo.

    • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

      Isso da janela aberta não posso fazer pois chove pra caralho e sem aviso prévio aqui em Sampa.

      Um certo dia ensolarado deixei tudo escancarado, caiu uma pancada de chuva. Colchão ficou um desastre.

      Sobre sua dica, acaba sendo um belo efeito colateral da limpeza. Jogamos muitas inutilidades fora.

      • http://www.facebook.com/pedrofaustojr Pedro Fausto Junior

        Você pode de repente modificar sua janela para este tipo:
        http://www.alumicon.com.br/css/aluminio-sob-medida/S_alumicon_009_GF.jpg
        Assim você tem o ‘blecaute” caso nao queira acordar cedo e ainda pode deixar metade dela fechada com veneziana de aluminio ( e com espaço pra ventilação) e a outra metade fechada com vidro.
        Desse jeito não entra chuva; pelo menos no meu quarto nao, heheh
        O Sol ainda entra no quarto e o deixa um pouco quente, o que mata os ácaros.
        Abraços,

  • http://twitter.com/Lauro_Valente Lauro Wolff Valente

    Hahahaha, caraca. Dar o play é essencial mesmo.

  • http://discordando-do-mundo.blogspot.com Leonardo Xavier

    Guilherme, muito boa a sacada do trilha sonora! kkkk! E eu estou aqui pensando em rever essa questão da pilha de livro próxima a cama… porque eu realmente cometo esse erro.

    • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

      Eu sou tarado por livros, é fetiche confesso. Tenho pilhas, e se deixar se transformam em torres… de poeira.

      • Rodrigo

        Tambem tenho o “problema” de guardar pilhas de livros/revistas no quarto.
        Tenho alergia mas no meu caso só tirar o pó dos moveis quase-diariamente e dar uma geral no quarto 1~2 vezes na semana já soluciona o caso

  • Thiagoji

    Dicas Minhas que me ajudaram:

    - Quarto estratégicamente localizado, pegando o sol da manhã. (Acaba com os ácaros)

    - Limpeza 2x na Semana do Quarto com Essência de Eucalipto. (melhora a respiração e o ambiente do quarto)

    - Natação 3x na Semana. ( Melhora respiração, aumenta resistência dentro e fora d`água, e tonifica os músculos.) Toda e qualquer atividade física ao ar livre ajuda muito.

    - Tratamento alérgico com alergista e otorrino. ( a alergia se não tratada, vira asma. O tratamento também diminui os sintomas, a médio prazo.)

    • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

      Thiago, há quanto tempo tem feito o tratamento? Como são os resultados? Nunca fiz com esses. Usei somente homeopatia, natação e esportes, quando adolescente.

      • http://www.facebook.com/thiagoji Thiago Prado

        Eu comecei a fazer mas parei porque é muito chato.rs
        Com o alergista, vc faz um teste alérgico pra ver quais alergias vc tem. No meu caso tive a todos e tinha que tomar uma vacina afim de estimular e “acostumar” meu sistema imune. O problema que é demorado, mas os resultados,em sua maioria são significativos.

        O ruim da alergia é que esta pode evoluir para algo pior como a asma, por isso é bom cuidar e manter-se longe dos alérgenos, como ácaros.

        Homeopatia funciona?

      • Renan

        Homeopatia nunca funcionou comigo. Resolvi meu problema com a troca dos lençois e travesseiro, natação e acompanhamento de alergista.

  • Aubert

    Sobre banho frio, sou adepto também, apesar de não ser alérgico. Dá uma revigorada. Se bem que no calor no NE é fácil gostar. Devo tomar no máximo uns 10 banhos quentes no ano (quando acompanhado).

    Vê aí os benefícios do “Bond Shower”:
    http://artofmanliness.com/2010/01/18/the-james-bond-shower-a-shot-of-cold-water-for-health-and-vitality/

    • Iberê

      Estou lendo todos os comentários sobre acaros, alergias etc. resolvi participar para dar um depoimento diferente sobre o sofrimento de um ATÓPICO!! ou seja, todos os males causados por agentes alérgicos me causam tortura na péle, dermatite atópica se manifesta em várias partes do corpo, sem avisar o dia e a hora, devastando o humor, a disposição, a aparencia e tudo mais que uma pessoa não pode ter para viver em paz. Assim como a rinite, existem períodos, principalmente no verão, que vivemos melhor.

      Caso algum atópico queira se manifestar, eu posso dar algumas dicas para aliviar esse tormento que carrego há muitos anos e, caso alguem já teve sucesso com algum tratamento específico.. quem sabe poderemos trocar informações e talvez dispertarmos outros cidadãos acometidos dessa desagradável modalidade alérgica.

  • http://twitter.com/rafzan rafael zanetti

    GNV, tive problemas tão sérios com ácaros na minha casa antiga, coisas do nível rasgar e colocar fogo em sofá de r$4k, que não teve jeito: tivemos que mudar de casa e deixar uma bagulhada intensa pra trás. É a vida.

  • http://www.google.com/profiles/netcriptus Fernando Cezar

    Só faltou dizer quanto custou o seu espírito de vingança na loja de cama mesa e banho. Informação importante é saber o custo da guerra.

  • http://twitter.com/dscorzoni Danilo Scorzoni Ré

    Eu não tenho problemas com alergia à ácaros… mas mesmo assim deixo a janela aberta o dia todo para entrar sol. E só pra ser um pouco chato, antes que algum biólogo venha aqui e diga isso, os ácaros são da classe dos aracnídeos, e não da família! Coisas de sistemática e classificação dos seres vivos. Abraços.

    • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

      Opa, erro meu. Copiei o trecho de uma fonte que me parecia mais acurada. Obrigado pelo toque, Danilo!

  • Anônimo

    …O sol direto é o melhor, mas já que há risco de chover, janelas transparentes ajudam tbm. Os ácaros adoram um ambiente escuro.

    Não use colchas grossas sobre o colçhão, ou melhor, não arrume a cama de modo a abafar as coisas por ali. Eu dobro lençóis, ajeito os travesseiros e estico bem o lençol de baixo. Pronto. Toma ar o dia todo. Bonito, bonito não fica… mas

    O aspirador de pó, no seu caso, foi legal porque, pelo jeito, tinha bolota de poeira! Mas qdo em uso, ele tbm levanta a poeira, é imperceptível. Não é recomendado aspirador de pó para quem tem crise de alergia. Menos ainda varrer. O ideal é usar umas flanelas felpudas (geralmente amarelas ou verdes nos mercados) nas quais a poeira mais fina fica aderida. É aquele tipo que tbm usam pra dar brilho no chão, sabe? Você usa um rodo e ainda malha os braços pra passar a flanela! :-) Ela pega tudo, sem levantar nada. Depois, é pano molhado com um produto neutro, de preferência.

    E outra dica legal é lavar sempre as narinas com soro. A gente lava o corpo todo mas… e as narinas? Tá certo que a meleca sequestra as sujeiras..haha Mas uma força do soro é ótimo. Alguns vírus se instalam com facilidade pela mucosa do nariz e particulas de poluição sensibilizam nossas defesas ali. Soro à vonts durante o dia!!

    Boa sorte aos cada vez mais frequentes alérgicos do mundo!

  • Missmarialima

    e a pergunta que não quer calar: sexo só na sua cama?

  • http://www.facebook.com/rodrigo.cambiaghi Rodrigo DAvola Cambiaghi

    Quando a alergia ataca um banho frio, ajuda muito!! (cabaneiros devem saber disso)

    Eu evito também deixar animais de estimação no meu quarto.

  • Fabio de Abreu-e-Lima

    Foi ótimo você lembrar de escrever sobre esse tema, Guilherme!
    Alergia é brochante mesmo.
    No meu caso, para evitar dissabores com minhas crises de rinite quando vou a um lugar diferente, tenho que levar meu próprio travesseiro, o que é um saco…
    E tenho ainda que lavar novamente quaisquer camisas ou camisetas que não as tenha usado no último mês antes de usá-las, senão a coisa complica não apenas com vias aéreas superiores como também nas costas, na forma de uma insuportável coceira.
    As dicas que você deu são quase todas bastante pertinentes, exceto uma: colocar travesseiros e colchões no sol. Dá uma olhada nesse parágrafo:
    “Expor travesseiros e colchões ao sol é um grande engano, proteja seu travesseiro do sol e da umidade. O sol é um excelente agente de sanitização superficial, pois os raios ultravioleta eliminam os microorganismos da superfície. Por isso todos temos o costume de expor roupas, lençóis e tecidos ao sol, eliminando assim mofo e odores desagradáveis. Agora, no caso do travesseiro/colchão, é um grande engano, pois a moradia dos ácaros e microorganismos não é a superfície, e sim o seu interior. Se o travesseiro/colchão for exposto ao sol ocorre um aquecimento no seu interior, ambiente repleto de umidade, resíduos de pele, gordura e secreções. A elevação de temperatura causa aumento acentuado da proliferação de ácaros fungos e bactérias além de acelerar a pulverização das fezes e cadáveres de ácaros, elementos altamente alérgicos. Alem disso a radiação ultravioleta oxida a superfície do material deixando-a amarelada. Por isso o ideal é sempre arejar e ventilar o travesseiro/colchão.”
    (Fonte: http://www.centraldasespumas.com.br/Dica01.aspx).
    Penso que isso faça muito sentido!
    Além disso, tenho lido boas revisões sobre este pequeno aparelho, que estou prestes a adquirir: http://www.aectronica.com.br/produto.php?cod_produto=627886. Ele ioniza o ar e aniquila esses nossos invisíveis inimigos mortais.
    Valeu!

  • http://twitter.com/Jeffi182 Jeff Andrade Rizzon

    O negócio também é evitar aqueles cobertores peludos. É a pior coisa pra mim.

  • mahira

    “Agora troco a roupa de cama semanalmente” o.O
    jeus, com que frequencia vc trocava??

  • http://pulse.yahoo.com/_TPKS4JGMF75VNKRH44V46KLLP4 Thiago

    TOFU**** então kkkkkkk Casa fechada todo dia, nem tem como deixar aberta. Trabalho em uma sala extremamente quente, sem ar condicionado, com um PÓ of DOOM!!!! no carpete e outros itens =/. Senhores, para confirmar a veracidade da informação rsrsrs posso enviar-lhes uma foto de como fica a tomada na minha sala srrsrsrs chego na empresa começo a espirrar, renite tá braba rsrs. Fui em um otorrino, ele pergunta: “Você trabalha com que?” eu respondo: “Informática”, maaaaaaaasss como todo médico é muito “paciente”, ele responde: “mas informática não era para ter pó”. uhAWHUWA Pensei… ele deve tá achando que é outro tipo de pó… LOL uhAWHUWAHUWA. Bom levando em conta o tempo que não tive para explicar hehehe trabalho em uma confecção de médio porte, onde sou responsável pela T.I. E aqui tem um pó do caralho mesmo, e o aspirador de pó tá estragado… SHIT!!! rsrs Podia rolar uma vaquinha ae heim uhawhuwahuwahuwa Não adianta nada, trato a maldita renite… é parar com o spray, volta… =/ Por fim, enquanto escrevo, fungo, e sinto minhas narinas pedindo socorro. huAWHUWAHUWAH Ah outro detalhe. ¬¬” Penso que o filho da mãe nunca abriu o PC dele após 1 ano de uso. rsrsrs

  • Guilherme

    Xará, existe um aspirador de pó com tecnologia específica para Alérgicos. Não me recordo o nome da tecnologia exatamente, mas vale a pena pois purifica o ar. Estou juntando algumas pratas e depois de pintar a parede do meu quarto vou comprar um desses. No meu caso, não adianta muito fazer uma operação assim pois a parede descascada só no reboco solta muita poeira diariamente. Eu busco então manter o quarto sempre arejado para dar uma amenizada. Sei bem como é isso, sofro de alergia desde que aprendi a falar “nipples”.

    • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

      Desde cedo então. HUAHUAHUHAUHUA

      E esse aspirador de pó, de qual marca é?

      • Crys

        Vou me intrometer no papo de vcs…rs
        caso queira mais detalhes Guilherme, dá uma olhadinha http://www.sistemarainbow.com.br
        Á propósito,nao sou nem uma representante da marca nao,tah ok?! (vai parecer que sou…rs)
        So mais uma que se interessou pelo produto tbm ;)

      • Crys

        Ou http://www.uefarainbow.com.br
        mais detalhes nesse ultimo…

      • Guilherme

        hAEUHUEAUheuHahaueh, eu até que demorei!
        Sobre a tecnologia, chama-se filtro HEPA. Creio que a marca do aspirador não fará tanta diferença assim já que quando o assunto é eletrônica, quanto mais caro melhor a qualidade.

  • http://danielsouzat.wordpress.com/ Daniel de Souza Telles

    Eu borrifo álcool no quarto inteiro.

    • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

      wtf

      soa estranho. de onde tirou essa, Daniel?

      • http://danielsouzat.wordpress.com/ Daniel de Souza Telles

        Estranho por que? O álcool é um conhecido anti-séptico que temos facilmente em mãos. Ele causa o ressecamento de qualquer coisa e em especial no caso das bactérias ele causa o rompimento da membrana. Não sei se isso “mata” os ácaros, mas com certeza torna a vida deles menos amena. Em minha pseudo-ciência o álcool borrifado no ambiente com uma dispersão extra com o auxilio do ventilador, “purifica” o ar que é uma beleza. E ar puro, sem cheiro ou carga bacteriana, é muito bom. E quem como o autor do post é alérgico a alguma coisa, normalmente também é alérgico a muitos outras coisas. E nesse calor não é tão incomum acordar com a cama suada, e o suor é rico em nutrientes, uma verdadeira terra fértil para bactérias e a origem de um futuro lençol fedorento.
        Uma dica específica de controle ao ácaro: controle o ambiente. O ácaro se alimenta da nossa pele morta entre indas e vindas causando a acne rosacea, uma esfoliada e assepsia da pele periodicamente dá conta do recado. Mas para nossa infelicidade o safado não se alimenta só disso,mas de várias outras coisas, como o nosso resto de comida que vira poeirinha,

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    Uma ou duas vezes por mês. Casa de homem, dá nessas.

    • http://www.facebook.com/people/Fernando-Takeo-Miyaji/1087462969 Fernando Takeo Miyaji

      kk, podecrer. Minha troco apenas por depender da pessoa que venha em casa, aproveito para tirar poeira dos móveis (1cm de crosta. kk)

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    Eu tinha um, também aposentei. Agora tô na base do lençol e já é muito – calor infernal em SP.

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    Ótima dica, Fabio, sobre a relação do Sol com a proliferação dos ácaros. Não sabia, meu caro.

    Abraço!

    • Fabio de Abreu-e-Lima

      Cara, fiquei tão focado nessa informação que há pouco havia também me surpreendido que conclui minha postagem sem sequer mencionar a PUTA diferença que fez ler seu artigo ouvindo Nemesis no talo!… Baita sacada!

      Forte abraço

  • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

    Caralho, que merda. Mas você não tem permissão pra dar uma limpeza geral na sua sala?

    Se a empregada não fizer, faça você mesmo. Melhor do que sofrer com a rinite.

  • Marina Ferraz

    Acho que sou exceção no mundo!! Sou acarologista, faço pós graduação com esses animais maravilhosos :D
    Aliás na atual fase do meu trabalho, estou desenvolvendo um método de criação em laboratório de ácaros de poeira… o oposto do que vcs querem!
    Se alguém fizer uma super limpeza na casa me mandar a poeira, eu ficaria imensamente agradecida rsrs

    • Pablo Fernandes

      Marina,

      Desculpe a ignorância, mas qual o intuito de se criar um método de criação de ácaros de poeira?

      • Marina Ferraz

        Na verdade, o objetivo principal da minha pesquisa é a criação de ácaros predadores, que predam ácaros praga em ambientes agrícolas. Os métodos que existem hj são muito caros, então estou buscando métodos mais baratos para que a comercialização destes predadores seja vantajosa.
        Uma das minhas hipósteses é que esses ácaros de poeira e de grãos armazenados são boas presas, permitindo que o predador se desenvolva bem. Mas para oferecê-los aos predador eu preciso ter uma grande criação destes ácaros em laboratório!
        Sou completamente apaixonada por ácaros, e estes de poeira são meus preferidos! rsrs

      • Pablo Fernandes

        Caramba, não sabia que o ácaro de poeira poderia ter tanta utilidade.

        Além dos métodos mostrados no artigo, você teria mais dicas de como combater o temido ácaro de poeira?

      • Pablo Fernandes

        Caramba, não sabia que o ácaro de poeira poderia ter tanta utilidade.

        Além dos métodos mostrados no artigo, você teria mais dicas de como combater o temido ácaro de poeira?

      • Jani Sales

        Por curiosidade, esses ácaros predadores poderiam ser usados em nossas residências ?

      • Marina Ferraz

        Na verdade, o objetivo principal da minha pesquisa é a criação de ácaros predadores, que predam ácaros praga em ambientes agrícolas. Os métodos que existem hj são muito caros, então estou buscando métodos mais baratos para que a comercialização destes predadores seja vantajosa.
        Uma das minhas hipósteses é que esses ácaros de poeira e de grãos armazenados são boas presas, permitindo que o predador se desenvolva bem. Mas para oferecê-los aos predador eu preciso ter uma grande criação destes ácaros em laboratório!
        Sou completamente apaixonada por ácaros, e estes de poeira são meus preferidos! rsrs

  • Ricardo

    Cara, já tentei de várias formas acabar com os espirros frequentes, cheguei até a comprar também o tal travesseiro de viscoelástico da NASA, mas a melhor coisa mesmo foi ter consultado um médico que me recomendou um antialérgico.

    • gustavo

      Gostaria de brindar você e seus leitores com a retirada de ácaros gratuita, de um tapete ou sofá.

      a melhor coisa que existe contra ácaros: Rainbow

      ela resolveu meu problema.

      Para retirar completamente os ácaros do AR e aquelas poeirinhas que voam, faz milagres no tapete e piso…. tem que conhecer.

      liga pra lá, eles dão o brinde higienização GRátis do seu colchão em uma demonstração.

      -por favor indique o código sc-1010 (de florianópolis, mas serve pra todo o brasil) pra eu ganhar um acessório pro meu rainbow e vc curtir o brinde

      espero que ajude
      0800 600 6724 http://www.gruporainbow.com.br/depoim

  • Loló

    resposta: ser limpinho(a)!!!

    note que das 13 dicas, sei lá, umas 8 bastava um senso se limpeza básico. sem ofensas, Gui. homens tendem a ser mais relapsos mesmo. sou super alérgica, mas não passo nada disso só mantendo tudo limpo. facinho, facinho.

  • http://www.facebook.com/people/Miguel-Vinas/1821887967 Miguel Viñas

    Sofro muito com alergia. Suas técnicas são boas, só que caras, quanto custam travesseiros e o ar anti-ácaro ? haha
    Alguém ja ouviu falar/ testou a auto-hemoterapia?

    • Ane

      Miguel, minha mãe e meu padrasto já usaram/usam hemoterapia, mas não contra alergia.
      Pelo que eles leram/assistiram, essa prática aumenta a imunidade, fortalecendo e protegendo de vários problemas de saúde.
      No caso, eles dois fizeram por muito tempo e ainda fazem as vezes, e garantem que funciona. Eu nunca mais vi os dois doentes, espirrando ou sofrendo de qualquer problema de saúde (os dois tem mais de 50 anos). Eles já tinham boa saúde porque são naturebas, comem bem, se cuidam e tal, mas mesmo assim pudemos perceber melhoras.

      Muita gente fala mal dessa prática sem se informar, muitos orgãos de saúde são contra e inclusive vários institutos de medicina proibem seus enfermeiros e demais funcionários a colaborarem de qualquer forma com a hemoterapia nos pacientes. Nem preciso citar o quão duvidosos são seus motivos.

      Aqui vai um link pra você se informar melhor:
      http://www.orientacoesmedicas.com.br/auto_hemoterapia.asp

      Sugiro que você veja o vídeo com o Dr Luiz Moura, que é um especialista no assunto

  • Moacir

    Fiz o seguinte:
    -Deixar a janela do quarto aberta o maior tempo possivel para circulação do ar.
    -Deixar a porta do armário aberta (durante o dia).
    -Deixar juntar o minimo de pó.
    -Tirar todos documentos e livros velhos que tinha no quarto.
    -E oque mais me ajudou foi nadar 3 vezes por semana

  • http://www.facebook.com/people/Lucas-Barbalho/100000256329537 Lucas Barbalho

    A trilha sonora foi sensacional. Li as dicas como se estivesse narrando uma cena épica de batalha, estilo Senhor dos Anéis! kkkkkkkkkkkk

  • Aldo

    Valeu as dicas!!

    Agora vou dizer uma coisa pra vcs. Que bicho horrorosso. afff

  • manelj

    Xii guilherme sensasional hein? “Travesseiro da NASA” chiça, é muito fogo isso, e a musica de acompanhamento, explodiu com as dicas!

  • Chaada

    Adorei ler as 13 atitudes da operação apocalipse com a trilha sonora. Vcs poderiam fazer isso mais vezes. Ficou 10 essa idéia.

  • Anônimo

    Alergia?

    Auto-Hemoterapia. PONTO.

  • Anônimo

    Alergia?

    Auto-Hemoterapia. PONTO.

  • http://twitter.com/johnnyschulte João Vitor Schulte

    Realmente alergia é uma coisa muito irritante! mas no meu caso, só em casos de muita poeira exemplo, quando você precisa de alguma coisa que fica em um armário na casa onde ninguém mexe muito ou quando viaja pra alguma casa que não foi habitada por muito tempo(fazer essas limpezas são as piores) Eu trabalhava como técnico em uma empresa de informática fazendo manutenção em computadores e precisei parar por que todo dia não dava pra encarar a poeirada que fica agarrada por dentro dos pc’s, hoje em dia só faço no meu ou pra levantar uma graninha extra de vez em quando, aí é tranquilo!

  • http://twitter.com/johnnyschulte João Vitor Schulte

    Realmente alergia é uma coisa muito irritante! mas no meu caso, só em casos de muita poeira exemplo, quando você precisa de alguma coisa que fica em um armário na casa onde ninguém mexe muito ou quando viaja pra alguma casa que não foi habitada por muito tempo(fazer essas limpezas são as piores) Eu trabalhava como técnico em uma empresa de informática fazendo manutenção em computadores e precisei parar por que todo dia não dava pra encarar a poeirada que fica agarrada por dentro dos pc’s, hoje em dia só faço no meu ou pra levantar uma graninha extra de vez em quando, aí é tranquilo!

  • http://www.facebook.com/people/Miguel-Vinas/1821887967 Miguel Viñas

    Sim, Ane, muito duvidosos os motivos deles, mas enfim.
    Já tinha visto um pedaço desse vídeo. Foi por isso que resolvi perguntar aqui se alguém já obteve melhoras práticas em cima da alergia… pelo que o Dr. Luiz Moura diz, é eficaz sim.
    Você não tem alergia ? Não usa hemoterapia?

  • http://www.facebook.com/people/Fernando-Takeo-Miyaji/1087462969 Fernando Takeo Miyaji

    Pois é. Então temos o mesmo problema meu caro…meu quarto é nipe de lan house, saca? Tem algumas torres, mesa pros notebooks, estante para cd/dvd/bebida/livro, estante para tv com consoles, aparelho de ginastica, armario (antigo) para roupa, cama, som e vários quadros pela parede. Bom, digamos que tenho 2 janelas, mas uma foi coberta a parte de fora, então, sem sol e a outra que fica aberta, pega chuva(tenso), é extremamente escuro e umido.
    Tenho também alergia, só fico bem, quando não estou em casa… e uma época chegou ao extremo…de tanto espirrar, suar e limpar…meu nariz ficou fragilisado (Não recomendo chegar a esse ponto). Então sempre que eu espirrava umas 3x seguida, sangrava meu nariz (inferno). Fui ao médico, ele disse que tava feio o negocio e recomendou soro…tipo, eu burrifo umas 50x no dia e meu nariz está bem mais comportado. Masss, ainda tem os problemas dos acaros…
    Vo ver se ranco todas as torres, televisao e mesas daqui. (vai ficar extremo vazio)
    Também preciso passar a limpar semanalmente, não apenas quando der vontade. ^^

    Melhoras à nossa alergia heim. Abraç fiot.

  • http://baconfrito.com Olaf

    Guilherme, fala com o Dr. Health, ele é Practitioner em PNL e deve saber fazer cura rápida de alergia, pra essas coisas funciona que é uma beleza.

  • Edson Alves

    Guilherme, essa dica dos livros é bacana. No meu caso todos eles, além de livros, tem dvds, caixas e outras coisas numa estante acima da minha cabeça. Os ácaros devem fazer um rapel até cair em mim, kkkkk. Vou adotar essas táticas de guerra. Vinagre também achei legal. Ótimo post.

  • Lena

    Muito interessante!!! Um perguntinha: Como fazer para evitar as alergias quando temos que viajar para outros lugares…totalmente, desconhecidos…afff…sofro muito com isso… ;-(

  • Felipe Barreto

    E desta idéia de limpeza e higienização que surgiu minha empresa.

    http://www.higienereal.com

    Com equipamentos eliminamos esses malditos ácaros !!

  • Claudia

    Olha, dica infalível para quando começarem os espirros: usar SORINE SSC, uns 10 jatos em cada narina…se persistirem os espirros, da-lhe mais 10! INFALIVEL pra mim que convivo com rinite/bronquite alergica desde sempre, mas depois dessa estrategia, te juro q nao lembro mais qdo foi minha ultima crise alergica!!

  • Claudia

    AH sim esqueci de dizer, esse sorine SSC não descongestiona como o sorine normal, mas só lava as narinas removendo o que tá irritando o nariz, ele NÃO tem conservantes e NEM substancias que “viciam” o nariz (aquele efeito rebote, onde o nariz volta a entupir depois).

  • zekarlos

    Eu acho que de cada 10 pessoas, 9 tem alergia.  É um problema moderno, fruto de nosso modo de vida (eu vi um documentário muito interessante sobre isso).   Eu também sou alérgico e poeira é veneno.  Além disso, a alergia facilmente se complica e vira asma, bronquite e até pneumonia.     Achei engraçada e interessante a sua matéria, e posso dizer que melhorou muito quando, ao mudar de casa, as estantes com livros, papéis e outras tranqueiras ficaram fora do meu quarto.    Deixo no quarto somente um ou outro livro que estou lendo.
    Por mais de 1 ano meu novo quarto não teve guarda-roupa.  MInhas roupas ficavam no guarda-roupas do meu antigo quarto na casa da minha mãe, por estrita falta de tempo de tirar o guarda-roupas, desmontá-lo e montá-lo novamente.   O quarto era uma maravilha – só a cômoda e a cama …. Totalmente livre, bem arejado, bem ventilado.  As janelas chegam a ficar meses abertas direto (dia e noite), pois tem grades, são altas e ainda tem mosquiteiro, e é raro a chuva entrar (só se chover muito inclinado, entram alguns raros pingos). Com o guarda-roupas montado senti o quarto meio apertado, e obviamente, já percebi (ou melhor, o meu nariz percebeu) que  não está tão livre da poeira.   Se eu tivesse um cômodo a mais aqui, e a sala já não tivesse duas estantes de livros, sofá, mesa de computador e mesa de jantar, eu colocaria o guarda-roupas também para fora do quarto.

  • Jade porto

    Com certeza a alergia é a pior coisa disparado da minha vida( pois é). Ela me acompanha desde meus 12 anos ( tenho 18 ) e desde então são raros os momentos que não estou fungando ou espirrando.Minha vida é guiada pela alergia, quando estou com ela( quase sempre) fico sem disposição para qualquer coisa, malhar, ir a faculdade, namorar, sair de casa, sem falar o humor…  Meu caso é sério de verdade, ja fui a milhares de consultas em alergistas, homeopatas, otorrinos, ja fiz cirurgia e etc, já tomei todos os remédios existentes, mas adivinha, nada adiantou. Os remédios me tiram da crise mas 2 semanas já volta tudo. Minha casa está sempre limpa, troco os lençóis, fronhas e etc com frequência, meu quarto é arejado, nao tenho cortinas nem tapetes, já fiz homeopatia e nada. Uma vez um médico disse que para controlar a alergia é um tripé: Limpeza da casa, beber água e vacina. Não boto fé, acredito q seja pra vender, até pq tenho amigos que ja tomaram essa vacina pra alergia e nao melhoraram… ENFIM, se alguém tiver alguma alternativa que eu não tenha dito aqui, que tenha melhorado fazendo alguma coisa, QUALQUER COISA, me falem!

    • Vivi

      Jade – se vc é alérgica mesmo a ácaros e poeira doméstica, informe-se sobre a sanitização de ambientes realizada pela empresa SuperSAN (www.supersan.com.br/) . É como se vc fizesse uma DDTização da sua casa ou quarto onde um produto é pulverizado sobre tudo (livros, roupas, móveis) e garante proteção contra os alergenos por 6 meses.

  • NERI ácaros-killer

    muito obrigado pelo post

    eu comprei dois aparelhos VIRUS DOCTOR da Samsung (são purificadores de ar para detonar os ácaros, as bactérias e a poeira)

    eu comprei um ionizador de ar para purificar ainda mais

    e tambem o climatizador de ar que além de ionizar o ar, com seu filtro HEPA deixa o ar mais puro

    e tambem comprei dois umidificadores de ar para manter o ar limpo

    e tambem um higrômetro para manter a umidade do ar na % certa

    esse é o meu “PLANO A” na guerra contra os ácaros.

    o meu “PLANO B” é comprar um DESUMIDIFICADOR de ar BEM POTENTE e fechar a sala, pois quando a umidade do ar é 0%, NENHUM ácaro sobrevive!

    aí eu quero ver esse ácaros sobreviverem. os ácaros que rezem para eu não mudar para o Plano B.

  • http://www.facebook.com/kenny.goncalves.3 Kenny Gonçalves

    GUILHERME!!! Você tem que conhecer a SuperSAN browww.. Deixa o sistema de sanitização cuidar da sua vida. SuperSAN vai além de tudo isso aí que você fez e ainda te proporciona a tranquilidade de noites perfeitas de sono. Fica a dica. Abraços e Parabéns pelos artigos!!!

  • marry

    Sou muito ligada as coisas limpas,mas.. as vezes sou demais..sei que isso não é bom porem…infelismente os onibus que tomamos eles sempre estão bem sujos, dificil é tomar um onibus limpo,.. ACAROS?? por toda a parte sempre tem e bacterias por todo canto.. nem é bom falar ,se vou ficar olhando sempre tudo…em todo lugar,tem poeiras,meu acupunturista que vou aqui na al. santos…tem um vaso de flores artificiais,cheio de pó imagina se eu falo …vão dizer que sou fresca ou antipatica,então… aprendei a viver com pessoas descuidadas da limpesa,e não posso fazer nada,limpo minha casa, lavo minhas roupas desinfeto tudo,depois tomo um onibus, sujo´…vivemos em UM MUNDO ASSIM…pleno de acaros,germes,bacterias,e tantas outras doenças…como previnir? NÃO SEI….

  • simone

    goste das dica e vou adotar pois tenho um bebê de 3 anos que é alérgico e o 1.8 que não mas de uns meses para cá notei que até eu mesma estou com os mesmos sintomas do pequeno,pois como meu trabalho lido com pó em tempo integral achei que não foce nada atê ficar geral com problema respiratório não sabia mais oque podia fazer pois onde moro o clima é destemperado agora sei oque fazer é trocar tudo pois meu marido é apegado em coisas velhas ou só não quer gastar mesmo mas eu darei um jeito e gostei da sua postagem vai me ajudar.

    • gustavo

      Gostaria de brindar você e seus leitores com a retirada de ácaros gratuita, de um tapete ou sofá.

      a melhor coisa que existe contra ácaros: Rainbow

      ela resolveu meu problema.

      Para retirar completamente os ácaros do AR e aquelas poeirinhas que voam, faz milagres no tapete e piso…. tem que conhecer.

      liga pra lá, eles dão o brinde higienização GRátis do seu colchão em uma demonstração.

      -por favor indique o código sc-1010 (de florianópolis, mas serve pra todo o brasil) pra eu ganhar um acessório pro meu rainbow e vc curtir o brinde

      espero que ajude
      0800 600 6724 http://www.gruporainbow.com.br/depoimentos

  • Carla Campos

    Guilherme, o aspirador de pó que vc se refere deve ser o Raibow. O problema é que ele é o aspirador mais caro do universo! Ele custa aproximadamente seis mil reais! Eh foda!

  • Carla Campos

    Guilherme ( autor da matéria ) amei a sua história! Rir muito! Sofro muito com esse mal também! Certa vez saí no início da madrugada , passando mal de alergia, da casa de uma tia velha minha, e viajei por 14 horas dirigindo até a minha cidade, por que não aguentava esperar o dia amanhecer para ir logo embora daquela casa. Lá havia a maior concentração de ácaro por m2 que já vi! Tenho este problema sério. Nunca posso ir para casa de alguém, tenho medo de ter que sair de repente, é muito sem graça. Meu ap é uma merda! não bate nem um minuto de sol em lado nenhum!!! Fiz a cagada de fazer o meu armário todo aberto, pensando que iria amenizar o problema de roupas com cheiro de guardado, me fudi! Desta forma acumula um tanto de pó e dá muito mais trabalho para limpar! O que tenho feito é manter a casa mais ou menos limpa , as roupas de cama trocadas semanalmente, coloco capas antialergicas e todos os dias bato no liquidificador ( um pedaço pequeno de cebola, tomate, uma maça, duas laranjas descascadas e dois limões com casca e tudo ) e tomo essa mistura que me ajuda a ficar mais protegida ( devido a vitamina c) da renite. E é até gostoso, se tomar na hora ( antes de amargar, por causa da casca do limão) . Um grande abraço a todos!

  • Aline

    Meu bb ta sofrendo de alergia, eu ja estava acostumada á sofre;Mas sabe de uma coisa, depois do q li agora ,chega!E meu bb vai dormi em paz .amanhã começa a revolução.

  • Rosana Sayuri Takaki

    E a alergia pós(há!)-guerra, como vai? Espero que sem ptsd ^^

  • Lena Sa

    Parasitas infernais, vou seguir o conselho hoje mesmo, alias estou esperando o sol nascer para começar com o extermínio desses inúteis invisíveis! Muito irritada hoje é um daqueles dias que o sono foi para o bregio! Aff …

  • Xavier

    Nasonex. Alguém mais usa esse spray nasal há anos?

  • ALICE

    SOCORRO!! O SUS TA CARENTE DE ALERGOLOGISTAS!!!
    A mais de um ano sofro com altos problemas de alergia respiratoria,espirros tosses,SECREÇOES QUE NAO TEM FIM ACHO QUE TEM UM CHAFARIZ DE SECRECAOES DENTRO DE MIM ,noites e noites E NOITES E NOITES sem dormir meus caros colegas de 2012 para 2013 já perdi 4 empregos excelentes devidos meus problemas de saúde to arrasada,pra piorar TENHO 4 CACHORROS ADOTADOS E O MEU TESTE CUTANEO DEU LEVEMENTE POSITIVO. SOU ALERGICA ,A ACAROS DE TODAS AS ESPECIES .ESTOU TAO TRISTE,ALEM DE NAO TER PLANO DE SAUDE TIVE QUE FAZER TUDO PARTICULAR ESTOU FICANDO LISA SEM RESERVA DE GRANA ME LASQUEI SO O TESTE FOI 250,00 REAIS E A CONSULTA 200,00+REMEDIOS QUE VARIAM ENTRE 40,00 E A 130,00 E OSSOOOOOO .GOSTEI DA FORMA BEM HUMORADA QUE ALGUMAS PESSOAS RELATAM SUAS CRISES. RIR BASTANTE….QUE DEUS ABENCOES TODOS VCS SE SOUBEREM DE ALGUMA NOVIDADE NO RAMO DE ALERGICOS ME AVISEM.POR QUE TEM HORAS QUE EU ACHO QUE VOU PIRAR,POIS NAO SEI MAIS COMO E MINHA VOZ E NEM COMO E QUE SE RESPIRAR SAUDAVELMENTE. AIAIAI….

    • gustavo

      a melhor coisa que existe contra ácaros: Rainbow

      ela resolveu meu problema.

      Para retirar completamente os ácaros do AR e aquelas poeirinhas que voam, faz milagres no tapete e piso…. tem que conhecer.

      liga pra lá, eles dão o brinde higienização GRátis do seu colchão em uma demonstração.

      -por favor indique o código sc-1010 (de florianópolis, mas serve pra todo o brasil) pra eu ganhar um acessório pro meu rainbow e vc curtir o brinde

      espero que ajude
      0800 600 6724 http://www.gruporainbow.com.br/depoimentos

  • gustavo

    Gostaria de brindar você e seus leitores com a retirada de ácaros gratuita, de um tapete ou sofá.

    a melhor coisa que existe contra ácaros: Rainbow

    ela resolveu meu problema.

    Para retirar completamente os ácaros do AR e aquelas poeirinhas que voam, faz milagres no tapete e piso…. tem que conhecer.

    liga pra lá, eles dão o brinde higienização GRátis do seu colchão em uma demonstração.

    -por favor indique o código sc-1010 (de florianópolis, mas serve pra todo o brasil) pra eu ganhar um acessório pro meu rainbow e vc curtir o brinde

    espero que ajude
    0800 600 6724 http://www.gruporainbow.com.br/depoimentos

  • Elisa Baasch de Souza

    é isso aí, a batalha continua, mas você deve abolir o uso do aspirador, e optar pelo pano úmido grudador de sujeira, e não espalhador. Fica a dica:

    http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/limpar-a-casa-deixa-voce-doente/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super

  • EDILANE

    SOU ALERGICA A ACAROS O QUE FAZER PRA CURAR POIS MEU CORPO PINICA TANTO!!!!

  • Alexandre

    Boa Vivianne e Guilerme! Obrigado por compartilhar conhecimento.

  • Vitória

    Adorei o artigo! Sou mega alérgica.. tenho espirrado muito quando estudo.. só descobri que uma das minhas alergias é a acaro a pouco tempo, quando tive crises severas de alergia na pele.. Estou tentando descobrir como faço para me livrar deles na cama e no sofá.. já que não posso por no sol e dentro do ap não pega muito sol..
    Deixar a janela aberta não entra muita umidade? Vi o pessoal sugerindo.. achei uma boa, mas fiquei com medo por isso, já que umidade tambem piora..
    Só um detalhezinho do detalhe, ácaros transmitem doenças sim.. A escabiose, ou sarna, é uma das doenças de ácaros. O ácaro da poeira é o de vida livre, esse sim não causa nada :)

  • Candice Pereira Torcelli

    Oi Guilherme, descobri recentemente que meu filho é alérgico. Até por isso que achei este site. Algo interessante para acabar com os ácaros, é a um aparelho de ozônio que purifica o ar.

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5553 artigos
  • 662672 comentários
  • leitores online