O que realmente importa? Eduardo Pinheiro, nosso colunista WTF, vai conduzir o sétimo encontro do lugar. INSCRIÇÕES ABERTAS →
​​​​​

A Seleção Brasileira de 1994 era tão boa quanto o Barcelona de Messi

Fred Fagundes

por
em às | Esportes, Frentes, No ângulo


Esqueça Dream Team.

Esqueça All Blacks.

A Seleção Brasileira é – ainda – a maior representação existente no maior esporte do mundo: o futebol.

O estilo criado e imposto em três décadas (60, 70 e 80) fez com que o Brasil de Pelé, Garrincha e Zico se tornassem a maior referência de hegemonia nos esportes. Essa marca trouxe uma inevitável responsabilidade de vitórias. Não importa onde, quando e contra quem: o Brasil é favorito. E por quê? Simples. Porque tem títulos, jogadores e grandes times.

Em 1994 não foi diferente. O mundo, apesar da nossa desconfiança, via a seleção de Parreira como uma das favoritas. E ela foi até a final e levou o tetracampeonato. Vinte quatro anos depois, o Brasil voltava ao topo da Copa do Mundo e se tornava a primeira seleção a ganhar quatro títulos mundiais. Para muitos, aquela foi a primeira copa de suas vidas. E para muitos, aquela foi a pior Seleção Brasileira de todos os tempos.

Afinal, é a Seleção Bra-si-lei-ra. Sinônimo de futebol faceiro, ofensivo e bem jogado. Não um time que atuava com um meia disfarçado de terceiro volante. Esses argumentos tornam comum a expressão blasé de comentaristas esportivos quando relembram aquela Seleção.

Uma injustiça.

Aquele time jogava a bola que um dos maiores times dessa década joga.

Por isso a Seleção Brasileira de 1994 era tão boa quanto esse Barcelona de Messi.

Seleção Brasileira de 1994

Romário deixando o zagueiro Lalas na saudade

Carlos Alberto Parreira assumiu a Seleção Brasileira pela segunda vez em 1991 no pior momento possível: após uma atuação fraca do time de Lazaroni na Copa do Mundo da Itália (1990) e o fracasso de Paulo Roberto Falcão. A missão do treinador era formar uma base para a Copa do Mundo de 1994 e, claro, classificar a Seleção Brasileira para o mundial.

A primeira atitude de Parreira foi encontrar um líder para o time. Dunga, o jovem que se tornou símbolo da geração derrotada dos anos 80, foi o escolhido. O volante tinha duas características essenciais para os times de Parreira: liderança e passe preciso. Sendo assim, logo assumiu a braçadeira de capitão e não perdeu mais o lugar.

Com Dunga como xerife do meio de campo, Parreira iniciou a base do grupo com referência nos jogadores que passaram pelas mãos de Lazaroni, como Branco e Taffarel. O resto do time foi formado com jovens que mesclavam o bom momento da idade com o reconhecimento nos clubes, como Zinho, Jorginho e Marcio Santos. O que todos tinham em comum? O bom passe.

Como jogava o Brasil de Parreira

A Seleção Brasileira de Parreira era uma seleção de toque de bola. Tanto que alguns jogadores ficaram marcados por essa característica. É o caso do Zinho, até hoje lembrado como enceradeira. Era Zinho o responsável por fazer o jogo girar. O polivalente Mazinho, sempre com o excelente apoio de Jorginho na direita, era o outro homem que fazia a bola chegar redonda ao ataque. Ganhou o lugar de Raí durante a Copa do Mundo principalmente pelo poder defensivo e velocidade na saída em contra ataque.

Esse time formado por Parreira, com o acréscimo da fase e entrosamento da dupla Bebeto e Romário, tinha entre as suas principais virtudes a paciência. A bola rodava o campo durante boa parte do jogo, deixando a partida até mesmo sonolenta. Mas sempre com segurança. O único jogo da Copa do Mundo de 1994 que o Brasil correu riscos foi o das quarta-de-final contra a Holanda. No outros, sempre estivemos mais próximos da vitória que de uma eliminação.

Parreira utilizou em 1994 um formato clássico de 4-4-2. A diferença esteve em três pontos chaves:

  • as peças qualificadas e bem escolhidas,
  • o preparo físico que fez o Brasil sufocar a Itália na prorrogação da final
  • o esquema paciente de jogo.

Não houve arte ou show. Mas sobrou disciplina tática e calma para saber a hora de atacar.

E como atacar.

O Barcelona de Messi

Cristiano Ronaldo se pergunta: como parar Messi?

A chamada Escola Barcelona ficou manjada.

Todo mundo sabe do conceito de jogo imposto pelo clube e transferido para os campos. Posse de bola, jogadores polivalentes e busca incessante pelo gol. Especialmente depois dos últimos três anos, quando o time treinado por Pep Guardiola conseguiu de modo eficiente representar nos gramados a centenária história do clube.

O início dessa formação foi quando o ex-jogador assumiu o time. Ficou claro que Guardiola queria um time que representasse o verdadeiro Barcelona. Logo, não havia espaço para medalhões como Ronaldinho Gaúcho, Etoo e Zlatan Ibrahimović. Esses atacantes dependem de um formato de jogo que seja adaptado para o seu estilo. Pep não queria isso. Esse Barcelona não jogaria em torno de um jogador. Mas sim, todos jogariam pelo Barcelona.

O torcedor do Barcelona gosta de vencer, sofre com a derrota, quer bons times e pressiona quando isso não acontece. A luta, no entanto, sempre foi por valores que vão além de vencer aqui e perder ali. O clube representou luta por democracia, teve presidente assassinado durante a guerra civíl espanhola, sempre passou a imagem de que valores humanos são mais importantes do que esmagar o adversário.

Acreditar nos seus conceitos, faz parte da “aura” culé. Existe uma filosofia.

É um time que ganha e perde, como todos os outros, mas acredita no que faz. O Barcelona é mais que um clube porque vê no futebol a sua forma de transmitir mensagens. Seja pela força dos sócios, que mantiveram o clube vivo por mais de 100 anos, sem um patrocinador na camisa, seja pela luta contra a ditadura Franquista e todas as dificuldades sofridas por conta disso, seja por apostar em seus garotos e conseguir resultados espetaculares dessa forma. (A derrota de um time e filosofia de um clube)

Por isso Guardiola agilizou a subida de vários da base, como Pedro e Thiago Alcântara. Outros, a exemplo de Piqué e Cesc Fàbregas, foram reaproveitados por possuírem identificação com o clube. E o principal: tiveram na formação o aprendizado da filosofia de jogo blaugranás. Era preciso trazer de volta ao Barcelona o espírito de futebol compacto tão debatido e exercitado nas categorias de base.

Como joga o Barcelona de Guardiola (Fonte: tacticalpad.com)

O Barcelona é, sim, um time ofensivo.

Mas, quando atacado, o Barcelona atua como qualquer outro time. Os laterais recuam, os meias auxiliam os volantes e os zagueiros posicionam-se na frente da área. Essa imagem de time que ataca o tempo todo só existe devido ao tempo que o Barcelona fica com a bola em seu domínio. E a bola só passa de pé em pé com um time que tem jogadores treinados qualificados para isso. Surge aí a grande semelhança do Barcelona de Messi com a Seleção Brasileira de 1994: a paciência para jogar futebol.

Em dezembro, após ser questionado se o Santos havia sofrido com o estilo do Barcelona porque no Brasil o estilo de jogo era mais cadenciado, Pep Guardiola foi polido:

Não sei, porque não tenho estado no Brasil. Mas não vamos confundir a intensidade. Nós passamos a bola o mais rápido possível. Quando temos a bola nos pés, tocamos o mais rápido possível. Isso cria desequilíbrio. Tocamos a bola quantas vezes necessário for para chegar ao gol.

O Barcelona passa a bola como meu pai falava que vocês [brasileiros] faziam.

Não só o pai de Guardiola viu, mas como todos nós vimos – e inclusive ele em 1994. A Seleção Brasileira de Parreira só era chamada de enceradeira (roda, roda, roda e não sai do lugar) porque não tinha a ânsia de arriscar um lançamento sem fundamento. A posse de bola daquela Seleção, assim como é com o Barça, alcançou médias altíssimas para uma Copa do Mundo. Algo em torno de 70%, se não me falha a memória.

A Seleção Brasileira de 1994 e o Barcelona de Messi foram os times que melhor executaram a importância do passe no futebol. O Barcelona, óbvio, ganhou os louros com maior entusiasmo. Ao Brasil nem mesmo o título colocou a seleção de 1994 entre as melhores da história. É como se apenas vencer para o Brasil não fosse o suficiente. Em 1994, dizem os especialistas, faltou bom futebol para um grande time. É, dizem os mesmo especialistas, o que o Barcelona faz.

Mas seria o Barcelona de Messi melhor que a Seleção Brasileira de 1994 no papel?

Vejamos.

Seleção Brasileira de 1994 x Barcelona de Messi

Victor Valdés é a peça menos técnica e mais controversa do time do Barcelona. Não transmite tanta confiança. É duratemente criticado por jornalistas e não tem a mesma imponência que goleiros de outros times, como Real Madrid e Chelsea.

Taffarel é praticamente um ícone cultural do futebol. Frio, seguro, discreto. Precisou pegar um monte de pênaltis para comprovar seu valor. Não falhou em nenhum gol das Copas do Mundo de 1994 e 1998.

O lateral brasileiro do Barcelona é um jogador tipicamente de grupo. É esforçado, bom taticamente e carismático. Mas, ainda assim, é apenas um lateral jogando ao lado de um monte de craques.

Jorginho era uma saída de qualidade na direita. Era um dos melhores dribladores do time. Tinha o cruzamento certeiro. Foi eleitor o melhor lateral daquela Copa do Mundo. Uma pena não ter fôlego para jogar em 1998.

Aldair era segurança. Mas era zagueiro brasileiro. E zagueiro brasileiro dos anos 90 é algo que me dá calafrios até hoje. Não tem como ser comparado com os atuais. Não tem mesmo.

E se Taffarel é um ícone para nós, Puyol é para eles. O símbolo do Barcelona está na cara de Puyol. Ele defende bem essa responsabilidade – e a área.

Márcio Santos era habilidoso, batia pênalti e tinha uma excelente saída de bola. Porém, a estatura mediada sempre foi um problema. Mesmo não tendo comprometido na Copa do Mundo, o brasileiro sempre teve problemas na bola aérea. Pois, além de tudo, se posicional mal. Algo imperdoável para a posição.

Piqué é bom zagueiro. Não tanto como Puyol. Mas tem propriedade e estilo de jogo. Faz gols. Sabe a hora de subir.

E também é bonito.

Adriano é o Daniel Alves da esquerda. Sem o mesmo apelo.

Branco foi convocado com desconfiança. Fora do peso, vindo de lesão e da terrível campanha da Copa do Mundo de 1990. Quando foi escalado para substituir Leaonardo, o queridinho da mídia, o Brasil temeu. Mas ele foi o responsável por um dos gols mais lembrados até hoje na história das Copas do Mundo.

Busquets é um tesouro oriundo das categorias de base do Barcelona. Representa tudo o que o time defende. Tem passe preciso, marca bem e sabe fazer gols. Joga bem nesse time do Barcelona quando todo mundo joga bem. Não é capaz de liderar um time inteiro.

Mauro Silva é ídolo até hoje na Espanha exatamente por isso. Num país onde apenas dois times brigam pelo título, ele liderou o La Coruna para suas melhores temporadas. Tinha tudo o que um volante precisava ter. E com um acréscimo: era muito calmo. O contraponto do colega de posição na Seleção Brasileira.

Sou fã do Dunga. O jogador. E o treinador também, pelo menos até o início da Copa do Mundo. Dunga deu carrinho, desarmou, xingou os fotógrafos, bateu pênalti e deu soco no ar e levantou a taça. Não tinha como não gostar do Dunga.

Mas do outro lado tem Xavi. Entre os grandes jogadores reveleados do Barcelona, ele é um dos melhores. Não porque tem boa média de atuação. Mas porque é capaz de mudar um jogo. A atuação do Barcelona passa pelo dia dele. É craque.

Quando Fabregas voltou para o Barcelona os torcedores questionaram: onde Pep vai encaixar esse cara no time? O meia que é volante de origem chegou a sondar posição até no ataque. Foi jogando entre o meio de campo e os atacantes que ele fixou. Faz o papel dele. Não compromete. Mas também não é sempre brilhante.

Já Zinho, esse era o espírito da Seleção Brasileira de 1994. Um dos jogadores de futebol mais criticados daquela geração, Zinho aparecia muito durante os jogos. Toda bola de ligação ao ataque passava por ele. A imagem de “enceradeira” ficou fixada no jogador graças ao seu estilo cadenciado de distribuir jogo. Não fez gols no Mundial. Mas jogou muito – e com a 9.

Mazinho era um jogador operário. Pegou a bucha de substituir Raí, outro queridinho da mídia. Atuava mais como um terceiro volante que propriamente um meia. Perdeu um gol incrível na final.

Iniesta é o segundo melhor jogador do mundo. Lembra-se muito do Tostão. É um daqueles jogadores que todo treinador gostaria de ter no time. Tanto que virou referência para aquela posição. “Ele joga meio que nem o Iniesta”, dizem comentaristas quando vão citar um meia de qualidade e bom arremate ao gol.

Nenhum ataque brasileiro em Copa do Mundo teve uma marca tão forte como o de Bebeto e Romário. Muito deve-se a atuação do primeiro. Bebeto foi perfeito na Copa do Mundo. Deixou Romário na cara do gol em vários momentos e salvou a seleção com gols contra Estados Unidos e Holanda. Foi o nosso segundo melhor jogador na Copa do Mundo.

Sánchez tem muito arroz e feijão pra comer ainda. É óbvio que sabe jogar bola. Se não soubesse, não estaria lá. Mas vai ter tempo pra provar mais. E o mesmo serviria para o Villa.

Aposto que vocês estavam esperando isso.

São dois monstros.

Cada um no seu tempo.

Romário foi o melhor jogador de futebol brasileiro após Pelé.

Messi já é o melhor jogador de futebol argentino após Maradona.

Romário nos colocou na Copa do Mundo de 1994. E a ganhou.

Messi ainda não fez uma grande Copa do Mundo. Mas é muito novo.

Fiquei em cima do muro.

Total: Seleção Brasileira de 1994 7 x 5 Barcelona de Messi


Link YouTube | A íntegra da final da Copa do Mundo de 1994

Não se trata de qual time é o melhor. De quem venceria um jogo. Mas sim, dessa irritante falta de valorização da Seleção Brasileira de 1994. Basta usarmos como base aquele que muitos citam como o melhor time de todos os tempos, o Barcelona de Messi, para admitir: o Parreira montou uma baita Seleção Brasileira.

Defender que influenciamos o modo Guardiola de treinar talvez seja um exagero. Mas não podemos negar que a referência sempre existiu e esteve lá dentro de uma Seleção Brasileira que venceu e marcou uma geração enorme de torcedores atuais.

A Seleção Brasileira de Parreira não jogava mal.

A Seleção Brasileira de Parreira de 1994 jogava como todos querem jogar hoje.

Há 18 anos.

Fred Fagundes

Fred Fagundes é gremista, gaúcho e bagual reprodutor. Já foi office boy, operador de CPD e diagramador de jornal. Considera futebol cultura. É maragato, jornalista e dono das melhores vagas em estacionamentos. Autor do "Top10Basf". Twitter: @fagundes.


Outros artigos escritos por

Somos entusiastas do embate saudável

O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Somos um espaço plural, aberto a visões contraditórias. Conheça nossa visão e a essência do que fazemos. Você pode comentar abaixo ou ainda nos enviar um artigo para publicação.


EXPLODA SEU EMAIL

Enviamos um único email por dia, com nossos textos. Cuidado, ele é radioativo.


TEXTOS RELACIONADOS

Queremos uma discussão de alto nível, sem frescuras e bem humorada. Portanto, leia nossa porra de Política de Comentários.


  • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

    “A Seleção Brasileira de Parreira de 1994 jogava como todos querem jogar hoje.

    Há 18 anos.”

    Gênio.

    Paguei um pau pra esse post, Fred.

  • http://www.facebook.com/people/Renan-Felippe-Correa/100000791971084 Renan Felippe Correa

    romario segundo melhor da historia do brasil? discordo

    • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes

      Explique, Renan :) Acha quem melhor? Zico? Garrinha? Ronaldo?

      Eu confesso que tenho Romário na preferência de segundo melhor brasileiro. 

      • http://twitter.com/caio_meira Caio Meira

        Se Romário foi o segundo melhor brasileiro, não sei, difícil responder.
        Mas pra mim, é o melhor atacante pós-Pelé.

        Fred, não sei se já existe um post nesse sentido, mas que tal um com os grandes nomes que não fizeram sucesso na seleção? Acho que daria pra montar um timaço.

        Raí por exemplo, jogou demais. Um dos melhores meias que o Brasil já teve, em minha opinião. Mas infelizmente não brilhou na seleção. Alex (ex-palmeiras), outro exemplo. Edmundo, Marcelinho, Rogéio Ceni… enfim, grandes nomes.

      • Belchiorhp

        Se vc colocar romário como atacante sim… como jogador eunã oconcordo… O Zico a pesar de não ter ganho copa do mundo era melhor que o Romário… O Ronaldo eu coloco no mesmo patamar pois ganhou uma copa também e veio desacreditado…
        Agora… Empatar com o Messi não dá né… Pode ser que o Messi se equipare e até supere em termos de títulos… Mas pra fazer gol… o Romário é muito melhor… Porém o Messi é um jogador que faz o time jogar é do grupo e o Romário era uma referência e não um conjunto…

      • thiago

        Só um detalhe… O Messi tem talento, indiscutível. Mas, será que sem a estrutura de um time como ele tem no barcelona, ele seria tão genial? 
        Outra coisa.. Eu sempre gostei da seleção de 94. Naquela época, eu era uma criança. Não entendia absolutamente NADA de futebol, e até hoje não sei escalar aquele time. Mas tudo que eu via, era um clima diferente. Uma seleção unida, que entrava de mãos dadas pro jogo. Algo que fazia a seleção realmente fazer a diferença pra nós, torcedores. Algo que, até hoje, eu nunca mais vi. Nunca mais vi as pessoas pararem tudo o que estão fazendo por causa de um jogo. Nunca mais vi credibilidade na seleção. E não to falando de comentaristas, mas sim, dos torcedores. Do povo. Pode até ser que eu esteja errado. Mas a percepção que eu tenho desse seleção é essa. 

  • Gustavo Esquive

    Aventei certa vez, em uma mesa de bar, que o Parreira fazia seu time jogar da forma que o Barcelona joga hoje, mas citei como exemplo o Corinthians de 2002; ressalvei que não estava comparando jogadores – até porque a superioridade do Gil sobre o Messi é indiscutível, tal qual a de Ricardinho sobre o Iniesta – e sim o princípio, de posse de bola. Fui crucificado por todos que estavam lá, que diziam que o Parreira era um retranqueiro, que não tinha nada a ver um time com o outro. 
    Quem consegue fazer esta leitura dos times do Parreira consegue entender o real significado daquela frase: “o gol é um detalhe”. 

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001516544153 Rafael Ribeiro Rocha

      O melhor lado esquerdo do mundo! Gil, melhor que o Kaká… haha

      Mas era realmente um time foda, dava gosto de ver jogar.

  • Dado Teles

    Fred, admito que lendo o título do post, pensei “are you fucking crazy?”. Mas, após a leitura, só resta lhe dar meus sinceros parabéns pela soberba análise.

    Ah, e entendi sua subida no muro: comparar Messi e Romário é complicado mesmo, pela diferença de estilo e posição. Mas em minha humildessíssima opinião, o peixe foi o maior centro-avante de todos os tempos.

  • marcoarthuso

    Realmente este post foi genial. Merecia uma parte II comparando a Seleção de 2006 com o Flamengo de Adriano… ia ser massa! hahah

  • Siguimar

    E você ainda não levou em conta que a zaga do parreira eram os dois Ricardos, o Rocha e o Gomes, com certeza muito melhores que Aldair e M. Santos. Muito bom o post. Parabéns.

  • Rodrigo Cambiaghi

    Essa final é tão foda que mesmo assistindo de novo você fica tenso na partida.

  • Pedro Lima

    Fred, curti muito o post, principalmente por ser brasileiro e torcedor do Barcelona desde a época que o Romário jogou lá. Romário, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho…

    Só uma dica, dá uma revisada nas frases, tem uns erros de digitação. 

    Abraços e parabéns!

  • Marcos Augusto Nunes

    Durante a Copa de 94, me irritava com a mediocridade do esquema montado por Parreira . Ganharam o título, nos pênaltis, contra um time italiano inferior àquela da Copa de 70. Deixa a outra pra lá. Agora esse time virou uma maravilha? Então tá.

    Toque de bola: o do Brasil lento, cujo principal objetivo era irritar o adversário e o torcedor. Então, de repente, surgia bebeto ou Romário na cara do gol. E o Brasil ganhava: de 1 a 0. O do Barcelona: rápido, objetivo, vertical, cuidadoso quando necessário, mas ágil. E o Barcelona mantém uma média de mais de 3 gols por jogo.

    Nas comparações, uma injustiça com Aldair, muito melhor que Puyol, e com Fabregas, melhor que Zinho. Sem muro, Messi é melhor do que foi Romário, por ser multiinstrumentista. Nos demais, empatamos.

    Brasil, uma boa seleção para vencer um torneio de curta duração.

    Barcelona, um time para se ver jogando a qualquer dia, qualquer hora, por qualquer motivo, em qualquer campeonato de 50 jogos.

    • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes

      Marcos, 

      O Barcelona mantém uma média de mais de três gols por jogo porque joga todo ano com Osassunas e Levantes da vida. O Campeonato Espalho, você sabe, é fraco. Não que isso tire o mérito do Barça, pelo contrário. Mas devemos levar em consideração o curto tempo que Parreira teve para montar o time.

      Não é uma questão de time bom e time ruim, Brasil melhor ou barcelona superior. Mas sim uma valorização: a Seleção de 1994 jogou bem. 

      • http://www.facebook.com/gustavo.restani Gustavo Restani

        O Barcelona fez 2 gols no Chelsea, 3 no Milan, 7 no Leverkusen, 5 no Valencia, e 12 gols no Real Madrid em 5 jogos. Isso só pra ficar nessa temporada, que o time não foi tão bem. Certeza que a média alta se deve aos Osasunas da vida?

      • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes

        Sete no Leverkusen e 5 no Valencia. 

        Esses times brigariam por Sul Americana no Campeonato Brasileiro. 

      • Joao

        Esses times brigariam pelo título brasileiro

      • http://www.facebook.com/Spartan1590 Spartan Akumetsu

        Não consegui entender sua comparação acima, o atual time titular do Barcelona excluindo-se lesões/doenças jogam: Valdés, Alves, Puyol, Piqué, Abidal, Busquets, Iniesta, Xavi, Alexis, Messi, Villa.

        Não Adriano que é muito inferior ao Abidal defensivamente e apenas um pouco superior ofensivamente. Fàbregas não é titular no Barcelona, na maioria das vezes que começa jogando está localizado como meia-atacante, isso aumentou muito após o Villa se machucar. Villa é superior ao Bebeto, sua importância na Seleção Campeã do Mundo e no Barcelona na temporada que jogou de forma completa foi massiva.

        Sobre Leverkusen e Valencia brigarem por Copa Sulamericana aqui espero que você esteja brincando, pois o Valencia na atual década já venceu uma Copa UEFA (atual Europa League) e chegou a duas finais de Champions League, além de vencer dois Campeonato Espanhóis onde supostamente só jogam Madrid e Barcelona. Quanto ao Leverkusen, este ganhou de 2×0 do Bayern de Munique no jogo anterior a derrota para o Barcelona, além do que, Messi marcou 4 golaços no Leverkusen na vitória por 7-1.

        A maioria subestima muito o Dani Alves e o Busquets no Barcelona, ambos são peças vitais para o time, sendo que Dani Alves é o principal assistente na carreira do Messi, e Busquets é peça vital na composição do meio campo no Barcelona e Seleção Espanhola, ambos não teriam vencido tanto se não fosse por ele, o craque discreto.

        Barcelona é muito superior a Seleção de 1994, não há comparação, há de ser comparado com a Seleção de 1970, essa sim é muito similar ao estilo do Barcelona.

        E a Seleção da Holanda jogava como todos querem jogar hoje, há mais de 30 anos atrás na Laranja Mecânica de Michels e com Cruyff como o principal jogador. Assim como a Seleção de 1970, Holanda de 1988 e o Grande Milan de 1990. Comparado a estes times, a Seleção de 94 fica devendo MUITO.

        Copa do Mundo não fará falta alguma ao Messi, assim como não fez ao Di Stéfano, Cruyff e Zico, hoje a Champions League é mais difícil que a Copa do Mundo. 

      • Belchiorhp

        Cara nã concordo com vc não…
        Leverkusen e Valência… não ficaraim afrente dos 4 grande de SP e nem do Rio… e até do Inter e Cruzeiro em suas melhores fases…
        E na moral o Daniel Aves não tem a menor chance de jogar mais que o Jorginho…
        Também acho o Busquets muito bom … mas Dunga e Mauro Silva eram melhores… pela frieza e pela entrega ao jogo…
        A seleção de 94 é sim tão boa quanto o time do Barcelona… e é importante sim o jogador tem uma copa do Mundo em seu currículo… Se o Distéfano ganha uma copa… tava aí brigando pra ser até mlehor que o Pelé…

      • dhiego

        Seus argumentos sao fracos e desconexos.
        Final da Copa da Uefa: Atletic Bilbao x Atletico Madrid
        Valencia chegou tb a semifinal. Onde estavam italianos e ingleses?
        Pra quem acompanha, sabe que o nivel da liga espanhola subiu nos ultimos anos por causa de Barcelona e Madrid.

      • Real Madridista

        Final da Copa Europa: Atlético de Madrid X Athlétic Bilbao. Semifinais da Copa Europa: Valencia X Atlético de Madrid, Athjlétic Bilbao X Sporting Lisboa. Mais dois semifinalistas da Champions. Se La Liga é fraca o que dizer dos outros campeonatos? Athlétic Bilbao triturou o Manchester United na ida e na volta. Francamente, vai comentar futebol se informa antes…

      • Leandro

        Sem dúvida nenhuma. O Campeonato Espanhol é o mais fraco da europa, mais que o francês. É um mineiro de luxo.

    • http://www.facebook.com/people/Claudio-Pedroso/1799344240 Cláudio Pedroso

      Barcelona com toque de bola vertical? Onde?
      É sim um time rápido, com excelente passe de bola e fatal nos contra-ataques.
      Mas passe vertical não, né?! O Barcelona joga como um time de handebol, trocando passes laterais em frente a área do adversário até encontrar uma brecha (e, pela qualidade dos jogadores, qualquer brecha serve).E Messi melhor que Romário acho complicado. Não que o Baixinho seja melhor, mas acredito que ele foi muito melhor no quesito finalização, o rei da grande área, enquanto o Messi é melhor em dribles. Na velocidade, ambos empatam quando comparamos com o Romário novo.

      • http://twitter.com/leonardofratini Leonardo Fratini

        Quanto a este comentário, só quero lembrar que Messi bateu todos os recordes de gol possíveis pra ele. E tem apenas 23 anos.

      • http://www.facebook.com/people/Claudio-Pedroso/1799344240 Cláudio Pedroso

        Justamente por isso acho complicado compará-los. O Romário teve uma carreira de sucesso marcando gols, o Messi ainda está começando a dele.

      • Mario

        O dia que o Messi consagrar a Argentina campeã da Copa do Mundo dae você volta a falar no Messi. Romário foi o cara!!!

  • http://twitter.com/entojo brisa dalilla

    sério? sério mesmo?

    chorei ;~

    ps: pelo menos dessa vez não me enganaram.

    • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes

      ATÉ QUE ENFIM NÉ.

  • http://twitter.com/leonardofratini Leonardo Fratini

    Me desculpe Fred, mas o Barcelona de hoje é MUITO MELHOR que a seleção de 94. O Barcelona é um dos melhores times da HISTÓRIA DO FUTEBOL, se não o melhor.

    Não entendo esse negócio de sempre puxar o peixe pro lado verde e amarelo mesmo que o que esteja falando seja uma heresia.

    • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes

      Não é puxar peixe, Leonardo. Mas se o Barcelona é tudo isso, por que a nossa Seleção de 1994 não é nada?

      • http://twitter.com/leonardofratini Leonardo Fratini

        Porque o Barcelona provou, re-provou, e provou de novo. Enquanto a seleção ganhou um campeonato de 7 jogos.

      • LuizZamboni

        Faço suas as minhas palavras o Barça é constante, há anos….e acrescento, a seleção de 94 foi mal nas eliminatórias (esquecem-se disto) e é apontada como uma das menos talentosas pelos repórteres esportivos.

      • Mario

        Sou mais nossa seleção!!!

      • Rafael

         Ninguém acha que o time de 94 é “nada”…mas tbm está looooonge de ser ‘o futebol que todos querem jogar”,tenha dó né….

      • dhiego

        Nao só puxaste o peixe, como estas a misturar alhos com bugalhos.
         

      • Sidnei

        Porque ela não jogou tudo isso que o Barcelona joga.

      • Mario

        Viajou né? kkkk o Barça tá que apanha!!!

  • http://www.facebook.com/guitesch Guilherme Amoury Tesch

    Todas as vezes que vocês se propõem a falar de futebol, é um arsenal de besteiras. Não há nenhuma semelhança entre o estilo de jogo dos dois times. A seleção de 94 tinha um futebol completamente pragmático com posições fixas e funções bem definidas. O Barça é extremamente dinâmico, toca muito mais a bola que o Brasil de 94, não tem posicionamento definido, valoriza a posse de bola e já chegou a jogar (e ganhar) sem sequer escalar zagueiros. O Brasil foi campeão sem convencer e jogou de igual pra igual com a maioria dos adversários, ganhando nos penaltis contra uma Itália com volume de jogo levemente superior. O Barça de Guardiola, após atingir a maturidade tática, atropelou 95% dos adverários que enfrentou, tendo posse de bola superior em absolutamente todos os confrontos. Em relação ao Mazinho, ele só ganhou a vaga do Raí por conta de uma lesão do meia São Paulino (que era o maestro do time). A comparação mais plausível seria com a seleção de 82, ou com o Fla de 81. Estes sim, tinham estilos mais próximos do Barça.

    • dhiego

       Que eu me lembre o Raí era o capitao e maestro do time nas eliminatorias, mas nos primeiros jogos da copa apresentou um futebol fraco, como o da própria seleçao, e por isso perdeu a vaga de titular.

    • Marc_Foster

      Falou tudo. Não dá pra comparar. O texto é muito ruim. A copa de 94 foi medíocre, junto com a de 90 foram as piores copas que eu vi. Eu geralmente gosto dos textos do Fred Fagundes mas desta vez ele viajou na maionese. Quantos anos será que ele tinha na copa de 94?

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001516544153 Rafael Ribeiro Rocha

    O Corinthians de 2002 também jogava nesse estilo. Passes perfeitos, posse de bola, até achar o gol. Esteve muito próximo de fazer um ano perfeito, conquistar a tríplice coroa… Mas encontrou o Robinho pela frente. Foi o melhor trabalho do Parreira pós-Copa.

    A Seleção de 1994 realmente era muito boa. O futebol do Barcelona é mais bonito, os caras treinam juntos há anos. Nunca tinha pensado dessa forma, mas vc tem razão, foram dois grandes times!

  • SonnyAllan

    Foi a primeira copa que eu assisti, com 4 anos, na época, e meu primeiro ídolo no futebol também estava lá: Bebeto. Todo mundo gostava do Romário – ta, anos depois aprendi a driblar vendo o Romário jogando – mas eu queria mesmo era fazer aquele chute que meu pai falava, o tal do Voleio, uma especialidade do Bebeto.

    É, eu não lembro tanto assim de como era o jogo da seleção, mas me lembro de ter vibrado muito – como qualquer criança, que convive com fanáticos por futebol, faria – e essa seleção deve ter marcado até o meu subconsciente. Até hoje gosto de ver times que jogam tocando a bola de forma rápida, mas com calma. Times que sabem o que fazer com a posse de bola são meus favoritos, tanto que até “torci” pela Espanha na última Copa.

    Resumindo, fodam-se as opiniões contrarias  do Big House da Globo e aquele comentarista chato da concorrente que só sabe falar do Corinthians. A seleção de 94 foi sim uma grande seleção. :}

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000204589586 Everton Vargas

    caralho, brother! mandou muito bem, parabéns!

  • http://www.facebook.com/pigmeu Alexandre Pigmeu Falcao

    Só duas observações a respeito da hegemonia do Dunga como capitão e da saída do Raí:

    O capitão da seleção de 94 até as oitavas de final era o Raí. O Dunga só assumiu a braçadeira com a saída do Raí.

    O Raí foi substituído pelo Jorginho e não pelo Mazinho. (No final dá quase na mesma, já que ambos viraram titulares absolutos com a saída do Raí)

    Existe ainda uma lenda a respeito da saída do Raí que diz que durante uma confusão na cozinha com um bujão de gás incendiado, o Dunga derrubou um garfo no olho do Raí antes da partida contra a Rússia. hahahahahaha

    Update: O Jorginho assumiu no lugar de Raí o posto de Capitão no segundo jogo da Copa. Foi Mazinho, realmente, que acabou substituindo o caolho no resto da competição. Falha minha. :P

    • Eduardo

      Quem pegou a faixa de capitão depois do Raí foi o Dunga. E não entendi nada dessa história de bujão. O que eu sei foi que o Rái não jogou porra nenhuma na copa. Por isso perdeu a vaga e consequentemente a faixa.

  • http://twitter.com/edegar EDEGAR NEUMANN

    Aceito o fato de que eu entendo pouco de futebol. Depois de ler este post, devo afirmar que não entendo ABSOLUTAMENTE nada de futebol.
    Eu, muitas vezes, acho uma perda completa de tempo ficar fazendo hipóteses, mas vamos lá: “Se” a seleção de 94 não tivesse ganhado (e até mesmo ótimas seleções acabam tropeçando e saem do mundial), seria simplesmente impossível defendê-la.
    Às vezes tenho a impressão de que alguns só a defendem para, na verdade, tentar entender COMO FOI que aquela seleção ganhou a copa…
    Mas, o mais importante é que ELA GANHOU! E foda-se o resto, não acho que valha a pena ficar criticando ou tentando entender o que, exatamente, aconteceu. Foi lá, fez seu papel, a dupla Romário e Bebeto era impressionante, o Dunga era emoção e garra o tempo todo, e ganharam! Parabéns pra eles e para Parreira. Mas eu nunca vou entender como conseguiram chegar à final…
    P.S.: Apesar que, lembrando bem, ao todo foi uma copa meio modorrenta, não sei, não gostei daquela copa… Mas enfim, talvez isso seja só eu não entendendo absolutamente nada de futeba…

    • http://www.facebook.com/gustavo.restani Gustavo Restani

      Concordo. E estiveram MUITO perto de perder. Em disputa de pênalti não há tática ou toque de bola que ajude, vocês sabem. 

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001431073264 Lucas Meneses

      impressionante como o tempo redime até os medíocres! ganhar uma copa do mundo, de uma seleção italiana que tinha um time abaixo da média e que seus dois melhores jogadores estavam machucados e nos pênaltis ainda? é demais pra minha cabeça essa análise tosca…

      • Rodrigues

        Na copa do mundo o Brasil jogou 6 jogos e não somente a final, portanto.. escolha melhor os seus argumentos.

      • LuizZamboni

        É eu lembro daquela vitória sufocado para os EUA …quase que não ganha.

        E os jogos que o Barça jogou nesses anos todos ?

    • Leandro

      Dos 4 títulos mundiais da Itália eu duvido que em algum deles tal seleção tenha apresentado um futebol brilhante. Ganharam sempre com disposição, garra e ”sorte”.

  • Jackson

    “A primeira atitude de Parreira foi encontrar um líder para o time. Dunga, o jovem que se tornou símbolo da geração derrotada dos anos 80, foi o escolhido. O volante tinha duas características essenciais para os times de Parreira: liderança e passe preciso. Sendo assim, logo assumiu a braçadeira de capitão e não perdeu mais o lugar.”

    O capitão da seleção do Parreira sempre foi o Raí. Quando ele não jogava, outro assumia: Jorginho, Mauro Silva, Ricardo Rocha, Careca, Müller… O Dunga só virou capitão mesmo com a barração definitiva do meia nas oitavas de final da Copa de 1994.

    • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes

      Sim, Jackson. Faz todo sentido o que você falou. O braçadeira só chegou até o Dunga lá nas oitavas de final. Muito bem lembrado.

  • Bhj

    Acho que nunca li tanta merda junta. Comparar duas coisas incomparáveis geralmente da nisso. Nao deve ter visto a copa de 94, muito menos um jogo inteiro do Barcelona.

    • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes

      Bhj. 

  • Bruno

    É essa a formação do Barcelona?? Numa boa..mais ESPN e menos youtube.

    • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes

      Qual é a formação do Barcelona, Bruno. Posta pra nós, ESPNboy. 

  • Bruno

    Pra refutar o tanto de merda que você escreveu, so com outro post. Nos comentários nao dá!

    • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes
      • Bruno

         Qualquer mobral que entende o mínimo de futebol sabe que o Barcelona não tem uma formação definida. Querer colocar essa formaçao aí pra um time que ja entrou sem zagueiros, ja entrou sem atacantes de ofício, mantendo o mesmo padrão de jogo, é pedir pra nao ser levado a sério. Mas o post ta bonitinho.

      • dhiego

         O proprio fato de voce comparar jogadorxjogador mostra tua cagada: Brasil de 94 tem uma estrutura estática, dependia de lampejos individuais dos nossos craques, o Barça de agora tem uma estrutura mais móvel e fluida, dependendo do funcionamento coletivo.

      • Diego-faco

        Bem que eu vi o Messe uma vez no gol! Sabia que eu n tava ficando doido!

      • LuizZamboni

        E isso é uma das coisas que o faz um time tão singular, é de se admirar que um conhecedor não toque no assunto durante uma análise técnica

  • Alan

    Quando fui decendo a página e lendo os confrontos individuais entre o jogadores pensei: “Tem que ser Romário x Messi. Mas quem leva a estrela??”

    O Fred encontrou a resposta ideal para minha dúvida. Bom texto!

    • http://www.portalhomem.com.br Fred Fagundes

      Muro!

      • http://www.facebook.com/people/Alberto-Mazzo/1091424737 Alberto Mazzo

        Fred, o 5° parágrafo está incoerente. Você mencionou a conquista de 94 pensando na seleção de 70 e diz que “depois de 24 anos o Brasil conquistaria o quarto título mundial”. Dá uma olhada aí.

      • Eduardo

        1958 foi o primeiro título, 1962 foi o segundo, 1970 foi o terceiro. 1970 + 24 anos = 1994. Brasil tetracampeão.

  • http://profiles.google.com/pedrop8 Pedro P8

    A única semelhança entre os times é a valorização da posse de bola. De resto é tudo diferente, principalmente a marcação. 
    O Barcelona atinge 70% de posse de bola pela capacidade de roubar a bola assim que perde. Todos os jogadores antecipam as possibilidades de passe dos adversários, obrigando-os a rifarem a bola. 

  • Carlos J

    Eu chorei no gol do Branco, naquele dia. Chorei de novo agora. haha

  • Rommel

    Eu ia parar de ler no trecho: “A primeira atitude de Parreira foi encontrar um líder para o time.
    Dunga, o jovem que se tornou símbolo da geração derrotada dos anos 80,
    foi o escolhido. O volante tinha duas características essenciais para os
    times de Parreira: liderança e passe preciso. Sendo assim, logo assumiu
    a braçadeira de capitão e não perdeu mais o lugar.”

    Tá de sacanagem?

    Raí foi o capitão não somente antes, mas durante a copa do mundo, até virar banco do Mazinho no 3º ou 4º jogo.

    http://www.brasilcultura.com.br/wp-content/uploads/2010/05/O-Brasil-na-Copa-de-1994-nos-Estados-Unidos-15.jpg

    http://blog.maismemoria.net/wp-content/uploads/imagens/10DASELEOBRASILEIRA_5A/clip_image038_thumb.jpg

    Lembro inclusive de uma entrevista em algum canal de TV onde o repórter pede pra ele imaginar como seria levantar a taça do mundo, e aí o Raí vai e faz o gesto, todo felizão.

    Coitado do cara.

  • http://twitter.com/eltonrivas eltonrivas

    O Piqué além de gato, já pegou o Ibra e a Shakira.

  • http://www.facebook.com/people/Daniel-Souki/100001810640281 Daniel Souki

    Texto fodástico, muito mesmo.

    Romário é mito, admiro demais o cara.

    E tem gente falando que Ronaldo é o melhor depois de Pelé –”

  • SonnyAllan

    Na boa. Não acho a forma da seleção de 94 perfeitamente parecida/igual a do Barça, longe disso. No entanto, era uma formula que, 18 anos depois, virou a regra de um futebol bem jogado. Sim, era pragmática, mas ganhava ( São Paulo e Corinthians venceram o Brasileirão com esse tipo de futebol), valorizava a posse de bola e esperava uma oportunidade de penetrar a zaga, com dois jogadores velozes ( Algo me diz que é exatamente o que o Barça atual faz), e possuía no conjunto tático sua maior força, com apenas um elemento que desequilibra, mas que precisa e muito do grupo para isso ( Romário e Messi). 
    Outros times e seleções promoveram esse protótipo do futebol bem jogado da máquina catalã: A Laranja Mecânica Holandesa, o Flamengo de 81, a seleção brasileira de 82 (que não era pragmática como a de 94, mas valorizava e muito a posse de bola).

    O Fred não escreveu besteira alguma, como os “entendidos de ESPN” querem dizer, ele apenas analisou elementos que aproximam o futebol da seleção de 94 e a valorizou. Os defensores da superioridade infinita do Barcelona em relação a todos os outros times do passado e do presente deveriam parar de assistir tanta ESPN e começar a pesquisar um pouquinho mais sobre futebol, isso sim. .-.

  • Shionapolo

    Texto bom, apesar de não conseguir concordar com algumas coisas, principalmente pelo fato de que pelo que me lembro a seleção não trocava tanto de posição como o Barcelona era mais fixo, mas devido a estatura dos atacantes não fazia chuveirinho e tocava sim a bola.

    Romario vs Messi é tenso, mas eu não gosto do Messi, e acho que o Messi na seleção de 94 não faria metade do que o Romario fez, e o Romario no barça faria igual pelo menos, o Messi é muito bom, mas tem companheiros muito bons tambem. Romario jogava sozinho as vezes.

  • Guest

    Eu quase paro de ler aqui: “A primeira atitude de Parreira foi encontrar um líder para o time.
    Dunga, o jovem que se tornou símbolo da geração derrotada dos anos 80,
    foi o escolhido. O volante tinha duas características essenciais para os
    times de Parreira: liderança e passe preciso. Sendo assim, logo assumiu
    a braçadeira de capitão e não perdeu mais o lugar.”

    Tá de sacanagem?

    O Raí foi o capitão não só antes como também durante a copa, pelo menos até o 3ª ou 4ª jogo quando virou banco do Mazinho.

    http://www.brasilcultura.com.br/wp-content/uploads/2010/05/O-Brasil-na-Copa-de-1994-nos-Estados-Unidos-15.jpg

    http://clarissacarvalho.tripod.com/raiiii.jpg

    Lembro de um programa na tv onde o repórter pergunta se ele já tinha se imaginado levantando a taça, como seria e tal, daí ele diz que sim e faz o gesto, todo felizão. Coitado do cara.

  • http://www.facebook.com/people/Tiago-Xavier/100001465290255 Tiago Xavier

    Que texto foda!

    E que final foi aquela, tensa demais.

    Vendo o vídeo, fiquei com a impressão de que o Galvão era menos mala.

  • Nathan Almada

    Excelente texto, só discordo em um ponto. Quando você diz que o Barcelona do Guardiola não joga apenas para um jogador e sim todos jogam para o Barcelona. Isso está errado, o Barcelona joga para o Messi. Guardiola já assumiu isso em entrevistas e isso está muito claro em campo também.
    Dá pra ver quando os jogadores de meio campo pegam a bola TODOS procuram o Messi.

  • Rafael

    Não sei qual maconha vc fumou,mas se tiver mais,favor mandar pra mim :)

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001431073264 Lucas Meneses

    A única seleção na história a ganhar uma copa do mundo nos pênaltis e isso, de uma Itália que tinha um time mediano e com seus dois melhores jogadores, praticamente jogando com uma perna só. O esquema tático era tão medíocre que o Parreira teve que convocar o genial Romário, muito a contragosto, afinal, esquema bom pra ele era aquele em que só haveriam jogadores medianos. Aliás, o Parreira é tão ridiculamente pragmático, que conseguiu afundar uma geração de jogadores com talento acima da média, que poderia talvez fazer frente ao selecionado do bom e velho Telê Santana.

    Pep Guardiola fala sobre um futebol brasileiro que é muito diferente do que aquele apresentado pela seleção do Parreira, disso você pode estar certo.

    • http://twitter.com/edegar EDEGAR NEUMANN

       Verdade, não lembrava desta questão do Romário quase não ter sido convocado…

    • Sidnei


      A única seleção na história a ganhar uma copa do mundo nos pênaltis” – a Itália também ganhou nos pênaltis em 2006.

  • Rafael MD

    Ok, excelente ponto de vista. Mas continuo vendo muito mais de Holanda/74 no Barcelona de hoje do que qualquer seleção brasileira da história.

  • http://www.facebook.com/people/Rafael-Barbosa-Cassimiro/620989598 Rafael Barbosa Cassimiro

    Parabéns pelo texto.. nasci em 88 e até hoje emociono com qualquer matéria que venha levar justiça ao time de Parreira.

    Obrigado!

  • Guilherme Daflon

    Qualquer um que tenha a cabeça no lugar e não seja muito manipulado pela mídia e pelo marketing atual vai concordar que depois de Pelé vem Romário facilmente.

    • Lucas

      Sou manipulado pela mídia e pelo marketing atual.

    • Paulo

       Pois você foi manipulado pela mídia porque antes de Romário existem uns 10 melhores que ele, fácil, fácil…

  • http://twitter.com/_jbernardes Jair Bernardes Jr.

    Lindo ver o Mazinho dando tesourada, e o Dunga tocando de letra, calcanhar, dribles curtos.

  • Rafael Roque

    Não dá pra comparar Xavi,Iniesta e Fabregas a Mauro Silva,Dunga e Mazinho,tenha dó!!

  • LL

    A copa de 94 foi a minha primeira e a que mais marcou. Aquele time era coisa linda e Romario sempre vai ser maior que todos.

  • Clovisdeveloper

    “Aquele time jogava a bola que um dos maiores times dessa década joga.Por isso a Seleção Brasileira de 1994 era tão boa quanto esse Barcelona de Messi.”

    NÃO TEM COMO LEVAR A SÉRIO.

  • ChykwSouza

    Bebeto X Messi: muito bom o artigo escrito pelo Fred, realmente perfeito na evolução fazendo com que se esperasse o desfecho Romario X Messi, porque os dois realmente são monstros e estão no mesmo nivel do futebol de todos os tempos. Agora, quem viu realmente o jogo de Bebeto, sabe que em termos de futebol, mais que Romario ele era semelhante ao Messi, talvez com menos regularidade. 

  • http://www.facebook.com/people/Alberto-Mazzo/1091424737 Alberto Mazzo

    Parabéns pelo post. Tenho uma fita VHS da copa 94 que vejo sempre com meu pai, muito nostálgica e dá gosto de ver esse time. Obrigado por esse presente, Fred.

  • Roberto Lôbo

    Brasil 3 x 2 Holanda em 94 foi o Itália 3 x 2 Brasil em 82 – perdeu o futebol bem jogado, ganhou a retranca, enfim, futebol é apaixonante exatamente por isso: não há uma fórmula para se vencer.

  • Alex

    O pior artigo e comentário que já li sobre futebol.

    O autor só pode estar querendo ser do contra, mas sem um embasamento lógico.

    A maior viagem de todos os tempos!Se a seleção não tivesse ganhado a Copa, teria sido lembrada como uma das piores de todos os tempos. 

    Acho que o autor se influenciou por melhores momentos do Youtube.

    Essa Copa foi chata pra cacete. A pior que já acompanhei.
    E o nível foi medíocre. Era uma Copa cheia de Levantes, Albacetes, e Osasunas! Os times eram horríveis!

    Não é para menos que a final terminou 0 x 0, e foi decidida nos pênaltis. 

    Ganhamos, isso é que vale! Fomos Tetra, mas o time era super, super, super
    defensivo.

    Os jogos davam sono! 

    Zinho não era enceradeira. Era um Peru de Natal rodando de um lado pro outro
    sem saber o que fazer com a bola.

    Dunga era 70% destruição e 30% futebol ofensivo. Mauro Silva, igual.

    Bebeto, jogou bem, mas nada excepcional. Mazinho, idem.

    Essa seleção era Defesa, Defesa, Defense! Defense! E Romário!

    O único jogo que valeu a pena foi Brasil 3 x 2 Holanda. 

    O resto, foi lixo! Incluindo a final!

    Acho que o autor errou em 12 anos. O time da Copa de 82 era comparável ao
    Barcelona de hoje.

    Mas perdemos. Choramos todos. E o dia 5 de Julho de 1982 foi um dos mais
    tristes da minha vida. Então não vale a comparação com o Barcelona…ninguém
    gosta de lembrar de perdedores…nem me atrevo a comparar Telê Santana com
    Guadiola…

    • Mario

      Meu camarada quem tinha Romario e Bebeto no ataque quer mais o que? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. O melhor ataque de todos os tempos sem dúvida!! O Bebeto já tinha jogado na Espanha e tinha sido consagrado lá, super goleador. O Romario eu nem preciso falar nada né…Concordo, o Messi é bom, mas a dupla é melhor!!!

  • dhiego

    Parreira foi o responsavel por introduzir lógicas e racionalismos europeus na nossa seleçao, o que representou uma ruptura com nossa tradiçao futebolística a partir de 94.
    Dunga é herdeiro desse pensmento.
    Comparar esses caras com o Barça é ridículo.
    Basta comparar Parreira e Dunga com Guardiola!
    A de 78, 82, 86, até mesmo a de 2002 poderiam ser comparadas, mas a de 94 está mais perto da escrete de Lazaroni (90).
    Acho ridículo esse patriotismo que assegura que nosso futebol sempre vai ser o melhor.
    Nao é o melhor, nem sequer está entre os 3 melhores.

    PS. sua opiniao com relacao ao Valdez é muuuuito equivocada,

    Abraço

  • Leonardo Andrade

    Acho válida a comparação. O Barcelona é um puta time, mas tem um pouco de deslumbre geral esse papo de “melhor time da história”. Talvez pra quem nunca viu futebol seja mesmo. 

    Ser o melhor jogador desde Maradona não é grande coisa. Os argentinos sequer conseguem definir se o melhor foi Di Stefano ou Maradona. Um bom Gamarra anularia facilmente o Messi daquele jeito que a gente pergunta ele o cara tá em campo. 

  • http://www.facebook.com/miguel.oliveira.56481 Miguel Oliveira

    Eu discordo, o time do Barcelona é bem melhor que a seleção de 1994. A posse de bola pode ser quase a mesma, mas o estilo de jogo era diferente, sempre vertical, e quando o brasil tinha a bola, na maioria das vezes, ela ficava rodando muito longe do gol.Outro fato é: que o Brasil antes da copa não estava bem das pernas, não se classificou com facilidade e não chegou entre as 5 melhores seleções do mundo. Devemos o título a garra dos jogadores, mas, sobretudo, ao “pequeno gigante”, que talvez foi melhor do que o Messi poderá ser ( eu não acredito, pra mim ele vai ser o melhor que eu vi), mas aí já é outra discussão.

  • Mbonadiu

    Zinho não é melhor que Fábregas, e a seleção de 82 era infinitamente superior a de 94;

  • Eduardo

    Eu comecei a leitura do texto achando que fosse alguma ironia e acabei me surpreendendo com a exaltação do leitor a seleção de 94.
    Acho que cada um tem a sua forma de assistir futebol. Eu particularmente não suporto a escola Parreira. Comparar a seleção de 94 com o Barça de Messi é até heresia.

    Essa foi a primeira Copa que eu assisti completamente. Na época ainda não entendia futebol como hoje e vibrei muito com a seleção.

    Mas hoje analisando friamente fica claro que foi uma seleção montada para não tomar gols e que se valeu do talento de Bebeto e Romário no ataque. Não que isso seja errado, mas pensando que o Romário só foi convocado diante da necessidade de vitória contra o Uruguai nas eliminatórias fica claro que a vitória foi muito mas fruto do talento individual do que meritos a organização da seleção.

    Já o Barça não é um time que agride o adversário o tempo todo. Mesmo quando os titulares não jogam o padrão do time se mantem. O time faz gol de tudo que é jeito.

    Se formos assistir aos gols da seleção veremos que a grande maioria ou surgiram de bolas paradas, chutões para frente ou então do talento individual da dupla de ataque.

    Nada de errado nisso, mas também nada de memorável. Tanto que enquanto seleções que não ganharam a Copa são lembradas, essa seleção não ficou guardada na história.

    Curto muito mais as seleções de 70, 82, 1998 e 2002.

  • R0d0lf0

    A seleção de 94 senão foi a pior, foi uma das piores seleções que ganharam uma Copa do Mundo ! Definitivamente a pior das seleções brasileiras ! Só no Brasil mesmo, com todo o pachequismo que existe por aqui, para um texto desse ser levado a sério e não provocar gargalhadas e sim elogios!

    Os times do Parreira mantinham a posse de bola e “enceravam” porque ele acreditava que “time que tem a posse de bola não toma gol” muito diferente da filosofia do Barça de “Tocamos a bola quantas vezes necessário for para chegar ao gol.”

    “A Seleção Brasileira de Parreira de 1994 jogava como todos querem jogar hoje.”

    Essa pérola é pra entrar pra história como uma das maiores besteiras escritas sobre o futebol que já li até hoje !

  • Real Madridista

    Delirou total! A seleção de 1994 dependia do talento de um cara para resolver as coisas: Romário. E Romário, resolveu. O Barcelona de Guardiola se valeu de influências extra-campo para alcançar esta unanimidade burra de hoje (vão lá no Google e pesquisem por Villarato, Ovrebo, Chelsea X Barcelona 2009). O Barcelona de Guardiola é vice do Campeonato Espanhol, 7 pontos atrás do Real Madrid de Mourinho que quebrou todos os recordes possíveis, chegando a inacreditáveis 100 pontos, 16 vitórias como visitante, 121 gols marcados. Pisou na bola, Fagundes! Uma das piores publicações deste blog. 1994, ano de entressafra, brother! Única explicação para o triunfo brasileiro nos EUA! Francamente…

  • Matheus

    Eu acho totalmente prepotente o modo como tratam este barcelona.
    Supor que este time seja melhor que o Brasil de 70 ou o Real Madrid pentacampeão é foda.
    Outro ponto que vc tocou e alguns discordaram.

    O campeonato espanhol é sim uma baba, muito mais que qualquer outro campeonato europeu. Campeão e vice fizeram 121 e 114 gols respectivamente, se fossem tão superiores assim repetiriam contra qualquer time e vimos que foram eliminados por dois times que nem foram campeões em seus países.

    Barcelona é sim um grande time, com sua forma de jogar, como foi o Brasil de 94. Mas não da forma como grande parte da mídia e consequentemente torcedores, mostram.

  • http://www.facebook.com/israel.alencar.5 Israel Alencar

    Sabe o que me convence de que a seleção de 94 não era medíocre?? O fato de possuir um dos melhores jogador que já vi jogar na minha vida: Romário. E junto dele, o melhor goleiro que já passou na seleção, Tafarel… e o jogador mais vibrante que a seleção brasileira já teve e exemplo de liderança, o Dunga. A forma como o time jogava era sim, feia, porém inteligente, o que não tornava o time medíocre, aliás longe disso. Porém não concordo com essa comparação com o Barcelona atual para embasar a ideia de que o time de 94 não era medíocre. O Barcelona de hoje além de estar num patamar bem acima da seleção de 94, tem um futebol totalmente diferente, colaborativo. Apesar da seleção de 94 ser voluntariosa, o entrosamento, a cumplicidade e a disposição fisíca e tática eram bem diferentes da do Barcelona atual, que está mais para o futebol total da Laranja Mecânica ou para a paciência da troca de bola da Seleção de 70, essa a qual o Pep já admitiu ter lhe inspirado em seu trabalho como técnico. 

  • Mito

    Que texto foda. Ainda mais pra mim, que não tinha idade pra acompanhar a Copa do Mundo de 1994.

    Mas de Bebeto eu nunca gostei. Por mais que tenha sido importante nessa Copa!

    Romário e Messi, mitos.

  • Mito

    Que texto foda. Ainda mais pra mim, que não tinha idade pra acompanhar a Copa do Mundo de 1994.

    Mas de Bebeto eu nunca gostei. Por mais que tenha sido importante nessa Copa!

    Romário e Messi, mitos.

  • Mito

    Que texto foda. Ainda mais pra mim, que não tinha idade pra acompanhar a Copa do Mundo de 1994.

    Mas de Bebeto eu nunca gostei. Por mais que tenha sido importante nessa Copa!

    Romário e Messi, mitos.

  • Mito

    Que texto foda. Ainda mais pra mim, que não tinha idade pra acompanhar a Copa do Mundo de 1994.

    Mas de Bebeto eu nunca gostei. Por mais que tenha sido importante nessa Copa!

    Romário e Messi, mitos.

  • Jogador

    Futebol é algo que não deve ser discutido mesmo, se lermos o texto rapidamente criamos uma idéia da coisa, porém, após os comentários, algumas lacunas ficam abertas.

    No entanto, eu entendi a mensagem do autor, o que ele quer na verdade não é comparar a seleção Brasileira com o Barcelona, e sim, agregar algum valor a ela, depois de mostrar algumas semelhanças, concordo plenamente contigo no sentido de que o Brasil tinha muita paciência com a posse de bola, só que o Barcelona não é uma questão de paciência, pode colocar os 11 jogadores dentro da área e eles irão furar o bloqueio, porque treinam muito e tem jogadores craques para isso.

    Só posso dizer é que, depois que li o seu texto, não marginalizarei demais a conquista de 94, porém, a própria seleção de 2002 acho que foi melhor que a de 1994.

  • Leandro

    O Romário é indiscutivelmente foda dentro da área, mas se ele deu a copa de 94 o Ronaldo deu a de 2002 com gols imprescindíveis contra Turquia e Alemanha, sem contar ser o maior goleador de todas as copas até o momento. O Ronaldo, na minha opinião, foi um pouco melhor que o Romário. 

  • Fugas_150

    Se perdeu legal dizendo que romário foi o segundo melhor jogador do Brasil…. Garrincha era milhões de anos luz na frente de romário

  • http://twitter.com/leonardofratini Leonardo Fratini

    O autismo brasileiro entrando em campo…
    Maradona foi, disparadamente, o melhor argentino da história. E, pra mim, o maior de todos pelo simples fato que na época do Pelé até a minha vovó jogava futebol, nem aquecimento pré-jogo existia.

    Gamarra foi um grande zagueiro, mas tu me dizer que facilmente ele pararia o Messi, tu já tá de sacanagem comigo.

  • http://www.facebook.com/tom.a.cardoso Tom Albuquerque Cardoso

    Cara sensacional seu artigo! Parabéns!

  • Gabriel E C Quaresma

    Ótimo post.

  • http://twitter.com/rafaelcgo Rafael Oliveira

    Acho que a comparação não foi muito feliz, tem muito achismo aí do autor.

    Porém a copa de 94 foi A COPA.
    Bebeto e Romário jogaram MUITO.

    Assitam Two Billion Hearts, é o filme da copa de 1994.

    Emoção total, genial.

    • http://www.facebook.com/andreicolli Andrei Colli

       Valeu pela indicação do filme Rafael…sou fanático por filmes de futebol…assista também ao filme chamado The Damned United..vc vai adorar!

  • Allan H.

    Genial esse post!!! Já vi as seleções de 1982, 1986, 1990 (….), na minha opinião a de 1994 SEMPRE mereceu destaque pela coletividade. Era muito mais que um time, muito mais que uma seleção, era uma nação representada por 22 pares de chuteira, 6 luvas, uma prancheta, milhões de coração e, acima de tudo, a mesma camisa, as mesmas cores!!! Romário é genial, o típico camarada que daria certo em qualquer coisa que fizesse na vida, ainda bem que escolheu o futebol antes da política!

  • Lucas

    Eu não vou aprofundar meu comentário porque nunca assisti a seleção de 94. 

    Porém espero que você não esteja confundindo manter a posse de bola por opção e manter a posse de bola por não conseguir jogar pra frente.Muitos times mantem a posse de bola, mas apenas com toques lentos e principalmente na defesa, o Barcelona joga com toques rápidos e principalmente com os jogadores de meio.

  • http://www.facebook.com/andreicolli Andrei Colli

    Olha, o ARTIGO ESTÁ SIMPLESMENTE FODÁSTICO!!!!

    E reforçou ainda mais minha opnião sobre o esquema tático da nossa seleção: A primeira coisa a ser feita é sair desse esquema engessado de 4-2-2-2, com dois volantes fixos, que não sei quem criou, e é simplesmente inoperante…

    A solução ? Ou o 4-4-2 do parreira na copa de 94, com dois “pontas” ou “wingers”, ou então, o também já testado 3-5-2 do Felipão na copa de 2002, porque, já que nossos laterais APOIAM MUITO, faz SENTIDO colocar um zagueiro a mais para dar uma melhor cobertura na marcação!

    Alguém concorda comigo ??

  • http://www.facebook.com/celotee Marcelo Celote Gotardo Gerber

    Villa como o Bebeto? 
    Nunca, ele joga como o Romário, o centroavante fazedor de gols do time. 
    Até pelo que fez na Copa de 2010 e enquanto não esteve machucado.
    Se fosse para comparar, o Messi estaria no lugar do Sanchez, na disputa com Bebeto.
    Parece que as pessoas não se lembram do golaço que ele fez na final da Champions 10/11…
    Talvez o “grande culpado” pelo Barcelona não ter chego à final da Champions 2012 tenha sido ele, que está machucado desde a Semifinal do Mundial de Clubes de 2011 contra o Al-Saad.

  • Diego

    Concordo: “A Seleção Brasileira de 1994 era tão boa quanto o Barcelona de Messi”

  • Sidnei

    Concordo pouco com o texto. Começando por: “Não importa
    onde, quando e contra quem: o Brasil é favorito.” – Acho que nem a Globo
    compra mais esse discurso.

     

    Atualmente, Alemanha e Espanha são as melhores seleções. O
    Brasil está no segundo escalão, do mesmo nível de Argentina, Holanda e Uruguai.

     

    Depois você diz que a seleção de 1994 era tão boa quanto o
    atual Barcelona, não, não era. E o Dunga não foi escolhido líder no começo, ele
    só virou capitão durante a Copa.

     

    Concordo com você sobre a posse de bola e disciplina tática,
    mas são as únicas características que as equipes tem em comum, mesmo assim são
    diferentes. O Barcelona atual apresenta uma mobilidade que aquela seleção não
    tinha, eles trocam de esquema tático durante a partida.

     

    Outro ponto que não concordo é quando você diz “quando
    atacado, o Barcelona atua como qualquer outro time”. Quando não tem a bola,
    o Barcelona marca pressão no campo do adversário, e o mais impressionante é que
    faz isso durante o jogo o todo. Gerando até suspeita de doping da mídia madrileña.

     

    Quanto as comparações no papel, Busquets e Mauro Silva
    empatam, já Fábregas e Messi são melhores que Zinho e Romário. Por fim, o
    Parreira montou uma boa seleção e o futebol brasileiro é referência para o
    Guardiola sim, mas não a seleção de 94.

  • Visitante

    Como que um cara que se diz “bagual reprodutor” larga uma frase dessas????

    “Piqué é bom zagueiro. Não tanto como Puyol. Mas tem propriedade e estilo de jogo. Faz gols. Sabe a hora de subir.

    E também é bonito.”

    Oo

  • http://www.facebook.com/people/Gutierrez-Rodrigues-Reis/100002664677434 Gutierrez Rodrigues Reis

    A seleção de 94 era boa, mas o estilo é diferente.. e só ficou boa porque ganhou, pois se não tivesse ganhado teria se eternizado como a seleção que jogava feio..

    individualmente é fácil de comparar, mas se fosse em um jogo, seria os mesmo 70% de posse de bola para o Barça igual é com os times de hj..

  • Marcosvellosojunior

    Parei no título. Pelo amor de Deus, esse time do Barcelona é o melhor time dos últimos 20, 25 anos. Fácil!

  • Gustavo Tomasi

    Gostei muito do post, apesar de discordar de várias comparações.
    Inclusive, infeliz a colocação à Daniel Alves: “Mas, ainda assim, é apenas um lateral jogando ao lado de um monte de craques.” 
    Que na minha opinião o Daniel é um dos melhores laterais direito do mundo. 
    E parabéns por colocar a integra do jogo do Brasil, vou assistir esse jogo novamente com meu pai.
    Um grande abraço.

  • LuizZamboni

    Vou encarar esse post todo como uma grande ironia ok.

  • Paulo

    Seleção de 94 melhor que o Barcelona? Na boa, você não entende nada de futebol! Uma seleção que jogou um futebol medíocre, que teve dificuldades em se classificar, e que ganhou a Copa nos pênaltis? A Seleção de 94 foi o ápice do futebol pragmático, que na concepção do tacanho Parreira deveria vencer, não jogar bonito. O castigo veio em 2006…

  • Daniele Rodrigues

    “A Seleção Brasileira de Parreira não jogava mal.
    A Seleção Brasileira de Parreira de 1994 jogava como todos querem jogar hoje.
    Há 18 anos.”, 

    Dá pra não curtir um texto que fecha dessa forma?! Show, mais uma vez Fred :-)

  • Claudio

    Essa seleção de 94 jogando contra o barcelona atual perderia de goleada.

  • http://www.facebook.com/estadaoespn Thomaz Molina

    Fred, concordo que o conceito das duas equipes é o mesmo. Mas o Barcelona 11 é lembrado por ser uma das maiores equipes de todos os tempos e o Brasil 94 é uma das piores seleções da história por vários motivos. Não passa nem pela qualidade dos jogadores, mas pelo que é feito com eles. Parte da explicação está no diagrama tático que vc fez para as duas equipes. A quantidade de flechas no Barcelona é muito superior ao time do Pé de Uva. E por que? Porque o time do Barcelona se movimenta absurdamente enquanto aquela seleção brasileira parecia um time de pebolim (ou totó pra quem não é de SP).
    O Barcelona mantém a posse de bola buscando o ataque, estudando uma maneira mais apropriada de invadir a defesa adversária e fazer os gols necessários para a vitória. O Brasil 94 mantinha a posse de bola com o conceito de “enquanto eles não tem a bola, nós não sofremos gol”. O próprio Parreira dizia isso.
    O Barcelona é um time que sempre busca o ataque. Até Busquets e Piqué, defensores de origem, fazem os seus gols. Aquele Brasil se defendia muito bem. Mas Mauro Silva raramente passava do meio de campo. Dunga idem. Era procurar Bebeto e Romário para ver o que eles aprontavam.
    Guardiola montou a equipe para fazer gols. Muito mais parecido com o carrossel holandês de Rinus Michels do que com a seleção do tetra.Nos Estados Unidos, Bebeto e Romário atacavam. Zinho protegia Mazinho, que protegia Dunga e Mauro Silva, que protegiam Jorginho e Branco, que ajudavam Aldair e Márcio Santos na zaga.Por isso, aquele time campeão, com méritos, é fato, nunca encantou ninguém. Será lembrado como o time vencedor que foi. Mas nunca encantou. E não será com o tempo que isso vai mudar.

  • Marcelo

    O texto é tão pretensioso quanto débil. Cheio de imprecisões (Adriano é reserva e Fábregas também). Além disso, faz o seguinte: pergunta para o próprio Parreira se o time de 94 é igual ao Barcelona (mesmo a esse que você erroneamente pensa que é o titular).
    Fui, e não volto.

  • Pingback: Quem é seu autor preferido no PapodeHomem? | PapodeHomem

  • Guest

    este seu testo contém um erro: Quando parreira assumiu vc disse que ele procurou um líder para o time e que o escolhido para usar a braçadeira foi Dunga. Sendo que desde 1991 até 1994 o lider e capitão da equipe era Raí. Dunga só usou a braçadeira a partir das quartas de final na copa contra os EUA e frequentou o banco de reservas varias vezes durante as eliminatorias em 1993.

  • http://www.facebook.com/marco.fellini1 Marco Fellini

    Este seu testo contém dois grandes erros: 1) Quando parreira assumiu vc disse que ele procurou um líder para o time e que o escolhido para usar a braçadeira foi Dunga. Sendo que desde 1991 até 1994 o lider e capitão da equipe era Raí. Dunga só usou a braçadeira a partir das quartas de final durante a copa. E Dunga não era titular intocável. Frequentou o banco de reservas varias vezes durante as eliminatorias em 1993.
    2) Este time em nada lembra o atual barcelona. Quem faz uma afirmação destas não sabe o que está dizendo e não sabe analisar futebol. Se houve uma equipe brasileira que tinha toque de bola, esquema tatico e contra-ataque mortal, este time seria o São Paulo fc treinado por Telê Santana, e não esta seleção retranqueira. Jogava assim como o atual barcelona sem centroavante e ganhou tudo que disputou.

  • http://www.facebook.com/marco.fellini1 Marco Fellini

    Nunca li tana bobagem juntas sobre futebol. De onde saiu essa ideia de comparação?? Provavelmente de alguém que não entende nada de futebol e assistiu tudo pelo YOUTUBE. Dunga nunca foi lider daquele time e muito menos capitão. Quando Parreira assumiu em 1991 o escolhido para usar a braçadeira e ser lider daquela geração foi Raí, de 1991 até 1994. Dunga só foi capitão em 4 jogos, a partir das quartas de final. Outra coisa: Dunga nunca foi titular intocável. Frequentou o banco de reservas varias vezes em 1992/1993.
    Este time do brasil jogava feio, era extremamente defensivo, não tinha esquema de jogo definido, nem criação de jogadas. O elenco era bom, mas o trienador era péssimo. Tanto que Raí sendo o melhor meia em atuação, nunca pôde brilhar naquele esquema defensivo com 3 volantes. O time que caberia como exemplo de bom futebol, toque de bola e contra-ataque rápido seria o São Paulo fc treinado por Telê Santana, ou a seleção de 1982. E não esta seleção retranqueira.
    Antes de postar um artigo, certifique-se de que realmente tem conhecimento sobre o assunto.

  • CARLOS

    Vc está de brincadeira né??..comparar a máquina do barcelona com zinho enceradeira e o anão da branca de neve, tá de brincadeira??…aquela seleção de 94 foi a segunda pior que eu vi. pior só a de 90. horrível, pavorosa…e a de 2002 a mesma coisa, outro time mediocre…parreira e felipão tem que levantar as mãos pros ceus todos os dias e agradecer a existencia de romário e ronaldo. só isso.

  • Daniel da Mata

    Uma coisa eu tenho certeza… na marcação, pelo menos, o time de 94 era um pouco melhor que o Barça 2011/12

  • Messias

    Eu sempre achei a seleção de 94 maravilhosa, nunca havia estabelecido essa comparação com o time catalão tão badalado nos últimos anos, mas realmente, tens toda razão. Ótimo post, meu caro…

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 4409 artigos
  • 595564 comentários
  • leitores online

Lifestyle Magazine