7 problemas de um homem estressado

Mauricio Garcia

por
em às | Artigos e ensaios, Corpo são, Dr. Health, Listas, Mecenas


Ao ouvir falar em stress, logo associamos a algo negativo e prejudicial. Entretanto, o stress, quando em baixos níveis e em resposta a situações de alerta, é uma reação benéfica, que nos coloca imediatamente em “velocidade máxima” para responder a determinado estímulo. Sob esse aspecto, o stress é protetor.

O problema é quando estas situações tornam-se habituais. O acúmulo de stress acaba nos colocando em “modo de alerta” com intensidade desproporcional ao necessário, complicações surgem, ficamos menos capazes de lidar com as demandas cotidianas e então o estresse aumenta ainda mais. As estimativas médicas mostram que 60 a 90% das doenças têm origem em stress, associado ou não a outros fatores.

Sendo assim, listo abaixo algumas consequências deletérias do stress para quem sempre deixa a qualidade de vida para a semana seguinte.

1. Infertilidade

É a notícia que ninguém quer ouvir: sim, amigos, o stress tem um efeito negativo em sua contagem de esperma. Quando vocês estão estressados, os hormônios do stress interferem com as células de Leydig, que devem regular a produção de testosterona. Em vez de manter as coisas equilibradas, as células são dominadas pelo hormônio glucocorticoide que diminui a testosterona até um ponto onde o corpo deixa de fazer o esperma.

A boa notícia é que uma baixa contagem de espermatozoides devido ao stress pode ser revertida. Basta (adivinhem!) reduzir o nível de stress.

2. Problemas de pele

Stress é significativo para a saúde da sua pele, especialmente quando se desregula o equilíbrio de gordura na epiderme, permitindo que bactérias infecciosas por ali passem.

Alguns cientistas acreditam que o stress pode ser uma causa parcial em doenças de pele como eczema e psoríase. Algumas manchas e erupções cutâneas não são primariamente de doenças de pele, sendo causadas puramente por stress.

Mais uma vez, com a redução do stress, tem-se a resolução do problema.


“Já pensou em apenas ficar em pé conversando com os braços livres, cara?”

3. Obesidade

À medida que os adultos ficam mais estressados, muitos também ficam mais pesados. Quando o peso extra é devido a excessos, o stress é frequentemente culpado por promover o consumo excessivo de alimentos como uma resposta emocional.

Para as pessoas sob estresse emocional, comer torna-se mecanismo de enfrentamento da escolha. Isso não seria tão ruim se isso só acontecesse com o estômago vazio, mas o stress pode inclusive causar fome mesmo depois da refeição. A frequência com que se come, e o tamanho das porções alimentares começam a aumentar, fazendo com que o fast food se torne uma escolha comum.

A obesidade traz seus perigos próprios, mas o exercício é a solução mais produtiva para a redução do stress e perda de peso juntos.

4. Asma

Para quem sofre de asma, o stress é um gatilho para crises. Como a ansiedade é um traço comum de stress, quando elevada traz consigo uma mudança nos padrões de respiração natural. Se você tem asma, um ataque de ansiedade pode provocar os sintomas, inclusive de forma mais grave. E isto pode ter um efeito bola de neve, uma coisa levando a outra.

Ainda que o stress não tenha sido diretamente reconhecido como uma causa da asma em si, alguns estudos estabelecem esta relação.

5. Queda da imunidade

A resposta de luta ou fuga é boa para o sistema imunológico quando se prepara o organismo para combater uma infecção repentina, como um arranhão. Porém, em excesso, o feitiço pode se voltar contra o feiticeiro: quando o sistema imunológico responde desta forma repetida e continuada, pode levar à supressão da imunidade do corpo inteiro.

O stress provoca um desequilíbrio em toda a base do sistema imunológico. As pessoas saudáveis têm células da imunidade natural, sempre prontas para curar infecções. Há também células da imunidade específica que levam mais tempo para criar e combater patógenos específicos. Stress crônico pode debilitar o sistema imunológico, enfraquecendo a sua capacidade de criação e combate dessas células essenciais. Com uma estrutura inadequada de imunidade, há uma mudança significativa na capacidade do organismo combater infecções e permanecer livre de problemas.


Você só consegue relaxar se for com camas especiais, viagens, videogames, bebidas e sexo?

6. Doença cardíaca e hipertensão arterial

As ligações entre stress crônico e doenças do coração podem ser encontradas no estado civil e em acontecimentos estressantes recentes. As pessoas solteiras estatisticamente morrem mais cedo do que as casadas porque tendem a ter menos apoio emocional. A mortalidade também aumenta em pessoas que estão passando por eventos marcantes, como a morte de um membro da família ou uma perda de emprego.

É difícil explicar como o estresse afeta o coração, mas alguns das coisas que as pessoas fazem em momentos de stress (como fumar) contribuem para o problema. Além disso, um fator de risco para doenças cardíacas é a hipertensão arterial, que também pode ser causada por stress – especificamente, pelos hormônios que contraem os vasos sanguíneos e aceleram os batimentos cardíacos durante uma resposta ao stress.

7. Dor crônica e enxaqueca

Dor nas costas, rigidez muscular e ligamentar são apenas algumas das maneiras pelas quais o stress pode trazer mal estar. A dor é, essencialmente, a maneira de seu corpo dizer a você que está estressado. Assim, quando o stress continua, a dor torna-se prolongada e pode ficar muito pior. À medida que aumenta a dor, também aumenta a ansiedade e o ciclo vicioso continua.

Dores de cabeça e enxaqueca não são surpresa, em se tratando de sua relação com o stress. A gênese da enxaqueca tem lugar na expansão de vasos sanguíneos abaixo do crânio, como parte de um desequilíbrio químico. O desequilíbrio leva à dor.

No stress

É preciso ser pró-ativo na forma como lidamos com o stress. Como vimos, o stress crônico pode ser literalmente um assassino, por isso é bom não deixar pequenas coisas evoluírem para um estado crônico de tensão, que acabará induzindo doenças físicas. É preciso encontrar uma saída. Para alguns, pode ser exercício. Para outros, terapia.

E o corpo agradece…

Dr Health, atestando que a pessoa que criou as cantinas em hospitais foi de uma sagacidade e faro empreendedor fenomenal. Você se estressa no plantão e a primeira coisa que vê é um bando de salgadinhos e outras porcarias apetitosas. Genial.

Mecenas PdH: Você leu um texto apoiado por uma empresa. Conheça nossa política de transparência e conteúdo livre de amarras.
Mauricio Garcia

Flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico e o nosso grande Dr. Health.


Outros artigos escritos por


SEPARAMOS MAIS TEXTOS PARA VOCÊ CONTINUAR LENDO




O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Conheça a visão e a essência por trás do que fazemos. Queremos uma discussão de alto nível. Antes de comentar, leia nossas boas práticas. Caso deseje enviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.


  • andersen

    cara, eu tenho 21 anos e sinto 3 dos 7 sintomas… mesmo novo vivo estressado, é vender (trabalho com vendas para o exterior), estudar (faculdade) e mais a ansiedade besta de ficar rico rapido…

    acho que você podia adicionar um oitavo item.
    sobre como uma pessoa estressada fica mais dificil de lidar, ou seja, fica foda de manter um relacionamento legal, tanto com amigos como com namoradas e talz…

  • http://presencadapeste.blogspot.com rayssa gon

    sim, sempre ha um bombom sadico por perto quando vc esta stressada. serio. é impressionante.

  • Tenever

    Uma dica pra o pessoal stressado que funciona bem legal comigo é praticar artes marciais, fiz um bom tempo de Kung Fu e agora estou no Jiu Jitsu, após o treino você se sente renovado, afinal…Quando você tá tao estressado ao ponto de querer bater em alguém, nada melhor do que fazer isso e ainda apanhar umpouco em troca iaheeaihiuaehiieauhaihaeieaiu :D

  • Heron

    Engraçado como essa matéria veio a calhar.

    Ultimamente vivo estressado e 4 dos 7 possíveis problemas listados foram apresentados.

    Concordo com as palavras do Andersen, pois também sou novo (22 anos) trabalho com compras numa indústria e a faculdade também pesa.

    Quando dá, faço yoga e semestralmente tiro férias para fazer trekking.

    Cada um deve ter seu método para desestressar.

    NO STRESS

  • Iam

    Bah, seria uma boa um post com métodos anti-stress.
    Passo grande parte do dia estressado..chegando ao ponto de coisas insignificantes me irritarem de uma maneira insuportável.
    btw, uma coisa que acho fundamental para evitar esse mal são as horas de sono durante a noite.
    Se durmo menos de 8h, meu dia praticamente não rende. Fica a dica.

  • cuca

    Um pouco de stress faz o cara ir à luta, o que é ótimo e faz bem. Stress demais paralisa. Se a gente não vê os sinais do próprio organismo e não se cuida, o corpo trata de arrumar uma forma de nos desacelarar à força. A pessoa chega a ficar de cama, doente mesmo. Pior é que só depois de passar por essas situações é que a gente acorda.

  • http://www.hynd.com.br/ Jorge Maluf

    Tenho um desses sintomas, que é o “6. Doença cardíaca e hipertensão arterial”… As vezes sinto meu coração acelerar do nada e algumas pontadas, que são raras, mas acontecem. Creio que não seja por causa do stress, mas não posso julgar.

    No final do post você falou sobre o Virilon. No caso de quem tem hipertensão isso não seria contra indicado? Pelo que você mostrou, o negocio tem Ginseng, Marapuama e Catuaba… Porra, é pra sair destruindo! Teoricamente todos que se sentem pra baixo e improdutivos deveriam tomar. Existe alguma contra-indicação pra isso?

    Abraços! ^^

    • Rodrigo

      Pode ser gases!

  • Pingback: Tweets that mention 7 problemas de um homem estressado | Papo de Homem – Lifestyle Magazine -- Topsy.com

  • Fernando Luiz Waechter

    Legal a iniciativa do post, porém não gostei muito do enfoque. Praticamente toda a matéria fala dos malefícios do stress. Poderia ser mais abrangente na questão de como combatê-lo. Talvez algumas dicas para quem passa a semana correndo (trabalho, estudo, etc.).

    Mas blz!

    Saudações!!!

  • http://nao2nao1.com.br/ Gustavo Gitti

    Fernando, veremos isso em breve com o próprio Dr. Health e também com o Fabio Bergamo, nosso Dr. Fitness.

    Como disse hoje no Twitter, o uso popular de “stress” pra mim apenas obscurece as verdadeiras causas de nossos problemas, que são as aflições mentais, bem mapeadas pela psicologia ou pelo budismo, por exemplo. Alguns filósofos como Espinosa também se demoraram nesse mapeamento.

    Ainda assim, é válido falar nesses termos para alertar as pessoas dos efeitos de uma mente aflita (como o Dr. Health fez aqui) e para sugerir saídas.

    Abraço.

  • Rodrigo

    Ninguém aqui comentou sobre a queda de cabelos…Será que só eu sofro com isso???…rs…Passei por alguns momentos de stress nos últimos meses por conta do trabalho e senti uma queda excessiva dos cabelos…Fui ao dermatologista e comecei um tratamento, mas o cabelo continua a cair, embora em menor frequência…No momento estou utilizando um produto chamado Toppik (uma maquiagem para os cabelos), http://www.toppik.com.br, muito bom. Gostaria de saber relatos de pessoas que também tiveram queda de cabelo por conta do stress. Alias, tenho lido que este problema está muito presentes entre as mulheres. É verdade? E porque ocorre? Abraços!

  • Sa_RJ

    O cara deitado parece o Gitti…

    Stress + TPM = apocalipse. Tem dia que nem chocolate resolve!

    Já experimentei vários dos sintomas relatados pelo autor. Manifestações cutâneas, enxaqueca frequente, gastrite e outros sintomas provocados pela queda da imunidade, que culminaram em um angioedema “misterioso” que me fez passar por 3 emergências em menos de 12 horas. BIZARRO.

    Tb tenho meus “truques” pra aliviar a tensão do dia-a-dia. Viajar – se possível sozinha – é o melhor deles. Exercício físico tb ajuda a despressurizar. Mas penso que a chave para combater esses males deve ser o enfrentamento dessas aflições mesmo. Senão, o corpo somatiza. Fato.

  • dan

    nada melhor do que gastar horrores p/ aliviar o stress!!!! gasto horrores e pronto, o stress foi embora!

  • Ronigres

    Dan o Dr. Money vai ter um treco com seu comentário kkkk.
    Pra mim sexo é o melhor remédio.

  • tulio

    Meu pai, ele anda tao estressado que nao dá pra conviver com ele, nao da pra conversar com ele, nao da pra levar sequer um probleminha de 1 + 1 é 3.Basta isso pra ele estourar, te chingar, falar e esquece de até respirar pra voces terem ideia…Deus me livre e guarde de ficar assim.

    Mas é o comércio, adrenalina, vender, ganha pão, sustento da familia, NÃO É FACIL. MAS, é possivel equilibrar tudo com a bendidta calma e paciencia. OTIMO ARTIGO !!!

  • Marcelo

    é cara, isso é verdade mesmo.

    tenho 23 anos, tenho problemas financeiros, na relação familiar, estou afastando os amigos por causa do stress…

    antes eu tinha auto-controle quanto a isso, mas de uns tempos pra cá estou descontando em pessoas não tem a ver… já o que tira o meu stress são os exercício físicos, jogar futebol, sexo e nada mais.

  • Marcelo

    é cara, isso é verdade mesmo.

    tenho 23 anos, tenho problemas financeiros, na relação familiar, estou afastando os amigos por causa do stress…

    antes eu tinha auto-controle quanto a isso, mas de uns tempos pra cá estou descontando em pessoas não tem a ver… já o que tira o meu stress são os exercício físicos, jogar futebol, sexo e nada mais.

  • Marcelo

    é cara, isso é verdade mesmo.

    tenho 23 anos, tenho problemas financeiros, na relação familiar, estou afastando os amigos por causa do stress…

    antes eu tinha auto-controle quanto a isso, mas de uns tempos pra cá estou descontando em pessoas não tem a ver… já o que tira o meu stress são os exercício físicos, jogar futebol, sexo e nada mais.

  • Marcelo

    é cara, isso é verdade mesmo.

    tenho 23 anos, tenho problemas financeiros, na relação familiar, estou afastando os amigos por causa do stress…

    antes eu tinha auto-controle quanto a isso, mas de uns tempos pra cá estou descontando em pessoas não tem a ver… já o que tira o meu stress são os exercício físicos, jogar futebol, sexo e nada mais.

  • Marcelo

    é cara, isso é verdade mesmo.

    tenho 23 anos, tenho problemas financeiros, na relação familiar, estou afastando os amigos por causa do stress…

    antes eu tinha auto-controle quanto a isso, mas de uns tempos pra cá estou descontando em pessoas não tem a ver… já o que tira o meu stress são os exercício físicos, jogar futebol, sexo e nada mais.

  • Marcelo

    é cara, isso é verdade mesmo.

    tenho 23 anos, tenho problemas financeiros, na relação familiar, estou afastando os amigos por causa do stress…

    antes eu tinha auto-controle quanto a isso, mas de uns tempos pra cá estou descontando em pessoas não tem a ver… já o que tira o meu stress são os exercício físicos, jogar futebol, sexo e nada mais.

  • agradecido

    Nossa!
    eu simplesmente tenho 5 dos 7 sintomas..
    agora tudo ficou mais claro msm!
    imunidade baixa, obesidade – 23 kg em 6 meses, asma, problemas de pele, dores inexplicáveis no corpo
    eu concilio faculdade trabalho cursinho – como obrigações!
    num ritmo frenético!
    Estou afastado dos amigos e soh faço sexo regularmente pq tenho mta sorte!
    o q m faz pensar no q estou fazendo da minha vida!
    sem falar do aumento da calvice!
    é, agradeço muito pelo post! uma epifania!
    vou começar a repensar meu paradigmas…

  • Valdomiro Ribeiro

    Rodrigo, já ia escrever um post sobre isso! No último ano passei por MUITO stress e com isso consegui além de muita dor no corpo, dores de cabeça, parei com a academia, até hérnia de disco consegui! Virei um caco.
    Estudando pra concursos, terminei um relacionamento longo, falta de grana.
    Tá loko.
    Então meus cabelos começaram a cair e olha que eu tinha MUITO cabelo.
    Estou usando uma loção capilar AVICIS faz dois meses e ainda não senti resultado. É a base de ALFAESTRADIOL. Cada frasco é uns R$ 120,00 e como é patenteado não dá pra manipular.
    Além do mais contém hormônios e por isso manipular se torna arriscado.
    O Dermato falou que é a única coisa que eu posso fazer e que o tratamento é pra vida toda.
    Se eu não der um jeito de recomeçar alguma atividade física acho que o destino é rapar a cachola, hehehe!
    Aguardo um post sobre isso também.
    Abraço

  • http://profiles.yahoo.com/u/DG74MTJCV4NJEGAAIL7QS6HZOU matheus

    Ultimante estou muito stressado ando até falando sozinho tudo está chato minha vontade é de sair brigando com todo mundo, quase não durmo, essa semana foi dificil de acabar, preciso mudar urgente minha rotina de trabalho e pessoal.

  • Gilbertolimass

    Melhor jeito que lidar com o stress é ter um hobby

  • Marcinha – ruiva

    seu pai pode estar entrando na andropausa…

  • Marcinha – ruiva

    Valdomiro, tb usei AVICIS numa época em que pensei que seria uma ruiva careca.
    Não adiantou muito não…
    Quanto acalmou tudo voltou a nascer alguns cabelos, graças a Deus.
    Boa sorte ai mas… homem careca tem seu charme… já mulher careca é desastre

  • Americo Souza

    De fato, noto que as principais causas que possibilitam ao homem viver rico em stress foram elucidadas. Também sou jovem, tenho 22 anos, leciono, trabalho em um laboratório e ainda faço faculdade. Às vezes chega sexta e sábado a noite e eu só penso em dormir, mas quando deito na cama fica meio difícil de “desligar o cérebro” do dia-a-dia.

    Faço uso de chás, tais como Camomila e Gengibre com limão, aliviam bastante.
    Banho quente também ameniza um pouco a situação, mas o que sinto grande melhora é quando dedico um tempo do meu dia pra nadar, geralmente a noite, por volta das 10 hs kkkkk, quando o meu dia está pra terminar .

    Um forte abraço pra todos vocês, se cuidem cabras.

  • Flaviopbianchi

    me estressei vendo esse post >[

  • Breno Amado

    Eita sorte… vivo estressado… mas não tenho nenhum desses sintomas… mas é tanto estresse, que ultimamente to tomando Amytril…difícil…

  • ALAN BARBOSA LOYOLA

    Nossa! Agora q eu vou me estressar menos, espero.

  • Gra

    Nossa, o meu namorado é o estress em pessoa. Ele tem 26 anos, esses dias teve até miocardite, uma inflamação no coração. Ele almeja ficar rico o mais logo possível, eu não consigo compreender ele é policial rodoviario federal, vive reclamando que ganha pouco, que anda quebrado… Mas ele tem de tudo, carrão, grana, apê. Eu fico quieta sem entender nada.

  • Pingback: Homem estressado

  • João

    É… vivo p#to da vida ultimamente, problemas na família, problemas na escola, adolescência passando num ritmo frenético. As vezes eu penso em recorrer a maria e a juana, mas acredito que sexo seja o melhor remédio.

  • William Bertolino Junior

    Esse lance da Asma, sei bem como é! HUAHUHAUHAHUHUA

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5462 artigos
  • 657879 comentários
  • leitores online