13 canais de conteúdo para você parar de perder tempo no Youtube | Listas descaralhantes #14

Mauro Basquera

por
em às | Listas, Listas descaralhantes, PdH Shots


Existe realmente uma separação entre a mente e o cérebro? Qual é o processo para um cidadão normal como eu virar papa? Por que o tempo passa mais devagar na velocidade da luz? Como um algoritmo pode criar números randômicos?

Todos temos aquelas dúvidas que ficam sem resposta. Talvez elas não sejam de suma importância para o nosso futuro ou não influenciem diretamente nosso trabalho ou convívio social, mas estão lá.

O Paulo Ribeiro escreveu um texto sobre autodidatismo que me fez ver o quão grande era a possibilidade de aprender coisas que na época de escola, período que eu tinha acesso diariamente a vários tipos de professores, não tive a curiosidade de saber.

Boas aulas!

Por acaso, reunindo os canais para apresentar nesse post, fui olhar um vídeo no canal CrashCourse, e me deparei com o seguinte diálogo entre um aluno e um professor:

 Mr. Green, Mr Green! Isso vai cair na prova?

 Certo, a respeito do teste. Ouça com atenção. O teste irá avaliar se você é informado, engajado e um cidadão produtivo do mundo.

Isso será necessário em escolas, bares, dormitórios e casas de oração. Você será testado em primeiros encontros, entrevistas de emprego, enquanto olha futebol ou navegando no seu Twitter. O teste irá julgar sua habilidade de pensar a respeito de outras coisas além de casamentos de celebridades, se você vai ser facilmente persuadido por uma política retórica vazia, e se você vai estar apto a colocar sua vida e sua comunidade em um contexto mais amplo.

O teste irá durar sua vida inteira e irá abranger milhões de decisões que, tomadas juntas, irão fazer a sua vida ser a sua. E tudo, tudo, irá estar nisso.

Até consigo aceitar que quando eu era o aluno fazendo esse tipo de pergunta, ainda não tinha maturidade. Mas fico muito decepcionado quando vejo que perdi muito tempo com conteúdo que não agrega em nada. Não sou contra olharmos vídeos para dar risada, mas olhar apenas isso enquanto estamos no computador é desperdício.

Pesquisei por perguntas que ainda tinha sobre o mundo, e para a minha felicidade, os canais que as respondiam continham explicações de outras dúvidas que eu nem sabia que poderia ter.

A lista de canais matadores

1. TheNewBostonEsse canal ensina desde sobrevivência na selva até linguagem de programação C++.

2. MinutePhysicsQuanto tempo dura um segundo? O que é o bóson de higgs? Como sabemos realmente que a terra é redonda?


Link Youtube | O universo tem um propósito? (legendado em português)

3. VsauceDe que cor é um espelho? E se o sol desaparecesse?

4. PeriodicVideos: Como é feito ácido sulfúrico? O que compõem uma dinamite? Firewater?

5. PsyFileCanal aberto recentemente, mas que já explica como percebemos a passagem do tempo e se realmente usamos apenas 10% da capacidade do nosso cérebro.

6. WordsOfWorldFeminismo? Fidel castro? Modernização? Reich?

7. NurdRage Science ExperimentsApresentação de experimentos para todos os níveis de conhecimento e gostos.

8. NumberphileDe onde vem o famoso 3,14? Por que aquele número que você decorou para a prova de química é 6,02*10^23?

9. AllTime10s Aqui são disponibilizados os Top 10 mais variados. Todos os vídeos, além de classificar, contêm muita informação útil.


Link Youtube | Os dez mais bizarros casos de histeria coletiva

10. Veritasium: Quem pode sobreviver a uma bomba atômica? De onde o sol tira energia?

11. TheOpenUniversityMais de 100 listas de aulas sobre tudo que se pode imaginar.

12. SixtySymbolsO que aconteceria se eu caísse dentro de um buraco negro? O que os óculos 3D tem de diferente? Por que um vidro é transparente?

13. SmarterEveryday: Por que os gatos sempre caem em pé? Como funciona um foguete?

Para o ramo profissional e escolar existe o KhanAcademy, que possui uma versão traduzida de aulas de matemática, física, biologia e química. E as aulas ministradas nos cursos do MIT, quer mais?

Imagino se todo esse tipo de conhecimento disponibilizado em inglês fosse traduzido para o português e disponibilizado para qualquer indivíduo brasileiro com acesso à internet.

Por que todos aqueles que têm condições de traduzir algum vídeo no Youtube, não colocam isso como uma tarefa semanal? Nenhum dono de um canal estrangeiro iria achar ruim a ideia de ter seu conteúdo na linguagem de um país com as dimensões do Brasil.

Ah, não tem como? Não sabe inserir legendas em vídeos no youtube? Pode ser um bom momento para aprender.

Mauro Basquera

Engenheiro em formação, nascido no interior do Rio Grande do Sul, com interesse em filosofia, psicologia, física e música. Com mais dois amigos, criou um site para guardar todo tipo de conteúdo para a posterioridade, o BrainDamage.


Outros artigos escritos por


SEPARAMOS MAIS TEXTOS PARA VOCÊ CONTINUAR LENDO




O texto acima não representa a opinião do PapodeHomem. Conheça a visão e a essência por trás do que fazemos. Queremos uma discussão de alto nível. Antes de comentar, leia nossas boas práticas. Caso deseje enviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.


  • Murilo Fochi

    Não é por nada não, mas pela sua descrição de alguns canais, tem bastante coisa “fútil” ai também. Pra mim não importa nem um pouco o funcionamento de um foguete, muito menos a cor de um espelho. São informações interessantes sim, mas não valem o meu tempo.

    • http://www.estrategistas.com/ Paulo Ribeiro

      COMO você OUSA dizer que o funcionamento de um foguete é algo fútil? Sabe quantos cientistas dedicaram SUAS VIDAS a estudar foguetes para que hoje você pode usar seu telefone e internet de boa?

      EI, só porque não é DE SEU INTERESSE que um assunto é FÚTIL. Mais respeito pelo trabalho alheio que permitiu trazer conforto para sua vida.

      • Murilo Fochi

        Ok, concordo com esse seu ponto de vista, porém qual a relevância dessa compreensão pra minha vida ? Que diferença faz na vida de alguém saber ou não saber como funciona o sistema reprodutor de um inseto, a estrutura de lançamento de um foguete; a concepção de um buraco negro, etc…

        Eu não preciso estudar a comunicação por ondas eletromagnéticas para realizar um ligação do meu celular, ou preciso ? Ser um “Wikipédia ambulante”, realmente não é a minha intenção. Se você acha legal entender o funcionamento de tudo, beleza, opção sua, mas pra mim continua sendo algo extremamente FÚTIL, na minha vida. Como eu já disse, esse tipo de informação ou conhecimento científico não vale o meu tempo.

      • bawlaw

        olha.. ainda bem que nem todos pensam igual à voce.. caso o contrario ainda estaríamos na era do bronze.. a curiosidade move a humanidade..
        Afinal, para que saber de onde surgiu o universo? o importante é que ele existe.. vamos dizer que deus o criou e todas as perguntas simurão..

        Eu sou curioso e gosto de aprender coisas novas e entender como o mundo ao meu redor funciona.. uso o meu tempo livro para aprender essas coisas.. deixo de lado os gatinhos fofinhos e crianças cantantes para aprender.. além de pratica o meu ingles..

      • http://www.facebook.com/felipe.cicero Felipe Cícero

        As pessoas sempre vão ocupar seu tempo com coisas fúteis, bem melhor descobrir o que significa Fibonacci do que ficar vendo videos de gatos e gente quebrando o pescoço no Youtube ou ate mesmo a velha novelinha e o Jornal Nacional. Sinto meio que pena de pessoas que não procuram o conhecimento acima de tudo, pois alem desta ser de fato a nossa unica liberdade, estes que não a procuram estão fadados a alienação pelo meio em que vivem…

        Me diga você então o que faz da sua vida no seu tempo livre? Ja que aprender sobre as coisas que circundam sua vida e algo tao fútil você deve ter muitas coisas bem uteis pra fazer de certo…

        P.S. Problemas com o teclado, por isso a falta de acentuação…

      • rodolfo_viana

        faz assim, ó: não assista.

      • Guilherme

        Quando não tiver nada a acrescentar a discussão fique em silêncio doidão.
        Fiz questão de acessar 1 por 1 dos canais,e realmente poucos tem alguma utilidade, a opinião do garoto é válida sim.
        Ou só pode postar coisas do agrado do autor, ou dos editores?
        se liga mané

        Ele pode não querer assistir mesmo, mas e comentar, pode arnaldo?

        Esse site ta virando um completo lixão.

        Se não fosse por alguns ótimos autores que restaram, como Fred, Alberto (que por sinal faz um tempo que não vejo por aqui) João, Seiti (sumidos também) nem acessava mais essa parada.

        Será que meu comentário vai ficar no ar?
        Toda vez vou perguntar agora , pois nunca se sabe né, a política do Papo de Moleque agora é outra, CENSURA ! rsrsrs

      • Daniel Felipe

        Concordo com o que o Murilo falou.

        Não vejo necessidade de saber como funciona um foguete. Isso não quer dizer que foguetes são inúteis.

        A discussão até seguia legal até que um dos colaboradores do site mandou um: “faz assim, ó: não assista.”

        Estamos na 1ª série?

        Os comentários costumam ser o lixo da internet, mas quando os próprios colaboradores cagam no chão fica uma coisa feia de ver.

      • http://profiles.google.com/tiagocxavier Tiago Xavier

        @joetantobr:disqus e @7337223e86f29990f8833929bab0a446:disqus, vcs tem que entender a recomendação a partir do exemplo que o texto deu sobre “cair na prova”.

        Aposto que saber como o foguete funciona não tem aplicação prática ( “cair na prova”) na vida de todos nós, mas vai desenvolver ou provocar competências úteis na vida de todos, como raciocínio lógico e memorização.

      • http://www.facebook.com/basqueramf Mauro Basquera

        Exatamente, Tiago!

      • http://www.estrategistas.com/ Paulo Ribeiro

        como assim foi um comentário lixo?

        Se eu venho num site onde vejo recomendação de canais interessantes e me dou o trabalho de comentar que eles são fúteis (PARA MIM) e discutir a respeito… não seria mais fácil simplesmente não assistir?

        O comentário do Rodofol foi sucinto, algo que mesmo eu poderia ter escrito (se tivesse o costume de falar mt com pouco)

      • Guilherme

        Como ele ousa dizer ? kkkkkkkkkkkkkkkkk é piada só pode ! trabalha no zorra?

        essa porra não é uma discussão de ideias ?
        compartilho da visão do moleque, para quem não trabalha com aviação em geral, qual a utilidade de saber como funciona um foguete?
        Quantos humanos no planeta vão estar em um algum dia? vão depender disso nas suas vidas?

        São curiosidades interessantes , mas fúteis sim, não no sentido de menosprezar o trabalho de quem meche com isso, mas no sentido de que para 99,99% dos humanos essa informação é apenas curiosidade, irrelevante em suas vidas !

        Até onde sei, não existe ligação entre foguetes e telefonia/internet ?!?!?! ou você está confundindo foguetes com satélites, sabichão?
        Até onde sei, nem o moleque , nem eu, nem ninguém pediu para um cientista ou algo do tipo trazer conforto para minha vida, tudo que eles fazem ou estudaram foi para ganhar $$$ o deles, ter conforto para eles,
        o resto é consequência!

        Está precisando fazer aulas de interpretação de texto Paulo, escreveu muita groselha, e alguns acéfalos ainda curtiram ! rrsrsr

        Passar bem !

      • Guilherme

        Antes que alguém venha falar que os satélites chegam ao espaço através dos foguetes,não é necessário.

        A discussão não esta em torno disso, pois o carro precisa da roda para andar,a roda do parafuso, e assim por diante.

        Para não desvirtuar o tópico , a motivação do meu post, foi entender por que uma opinião contrária ao papo de moleque, ou algum de seus textos, gera tanta indignação , (aos leitores até entendo , tem muita gente com q.i abaixo da média acessando o site, diferente de antigamente), mas por parte dos editores , colaboradores do site ?
        pregam uma coisa, e realizam outra! rsrsrs

        ps: texto bem fraquinho, muito abaixo da média do PdM
        quanto não tiver pauta, melhor esperar uns dias, do que ficar enchendo linguiça no site ! kkkkkkkk

    • http://sardinhaabissal.blogspot.com.br/ Sardinha Abissal

      Então se estudar foguetes é algo bem fútil, creio que deixar satélites artificiais orbitando a terra é algo meramente desprezível e nada essencial para nossas vidas, não é mesmo?
      Se é um assunto não relevante para você, não tem problema, mas isso não é suficiente para desqualificar.

  • Jean C.

    Já conhecia o Vsauce, e achei bem interessanres as outras opções de canal, obrigado.

  • http://www.facebook.com/lucas.giacomet.9 Lucas Giacomet
  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000069572213 Lucas Vinicio

    Recomendo o CGP Grey.Bem estilo de MinutePhysics no estilo de apresentar o conteudo de forma clara e rapida, mas relacionado a assuntos de historia

  • http://www.estrategistas.com/ Paulo Ribeiro

    Ótima coletânea, eu não conhecia esse AllTimes10s.

    É bom viver num mundo onde temos alternativa à televisão.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000096645583 Lucas Felix

      Alternativas são ótimas mesmo, mas seria melhor ainda uma televisão mais completa, sem ter que pagar pra ter acesso ao History, por exemplo.

      • http://www.estrategistas.com/ Paulo Ribeiro

        A alternativa é exatamente não assistir TV e sim canais como esses descritos.

        Nem sou tão fã do history ou discovery, por sinal.

      • rodolfo_viana

        sou fã de qualquer canal que passe “medalhão persa” na madrugada.

  • http://www.facebook.com/barrosowtf Barroso Filho

    Obrigado por reforçar o quanto eu tenho que aprender inglês :D

    • http://www.facebook.com/people/Ricardo-Azevedo/100000524248798 Ricardo Azevedo

      Uma dica pra te ajudar a aprender inglês de uma forma mais lúdica e fácil: jogue video game.

      Principalmente RPGs em inglês. Qualquer emulador de Game Boy ou de Super Nintendo já tem uma vasta lista de bons jogos huauahhahua

      Boa sorte.

  • bawlaw

    tenho mais algums…
    -CGPGrey
    -crashcourse
    -IntelligentChanne
    -itsokaytobesmart
    -inventorseries
    -PBSoffbook
    -TEDEducation
    -thnkrtv
    -scishow

  • http://www.facebook.com/people/Renan-Silva/100000744567676 Renan Silva

    Gostei muito do alltime10´s e do SmarterEveryday. Esses canais, além de aumentar meu nível de inglês, vão acabar com meu conformismo, aguçando a curiosidade. Mauro, obrigado por destruir meu ciclo “Liga PC>Entra no face pra ver umas baboseiras>Sai do face>Desliga PC. Obrigado mesmo

  • http://twitter.com/kauelima Kaue Lima

    Canais fodas! acompanhava alguns mas outros ai já entraram no meu feedly :) Mas sugiro 2 adições interessantes! :)

    http://www.youtube.com/epipheo/ < tem updates bem menos constantes mas vale a pena deixar lá paradinho no reader de RSS!

    http://www.youtube.com/manualdomundo/ < uma especie de Veritassium popular brasileiro! Muitas vezes não tem coisas tão aprofundadas mas acaba atingindo um numero maior de pessoas exatamente por ser um dos objetivos simplificar os conceitos apresentados.

    • http://www.facebook.com/basqueramf Mauro Basquera

      Valeu pelas indicações, Kaue! Já assinei os dois. Abraço!

  • Guilherme

    De que cor é um espelho?
    E se o sol desaparecesse?
    Como é feito ácido sulfúrico?
    O que compõem uma dinamite?
    Por que os gatos sempre caem em pé?
    Como funciona um foguete?
    O que aconteceria se eu caísse dentro de um buraco negro?
    O que os óculos 3D tem de diferente?
    Por que um vidro é transparente?

    Por um instante pensei que estava lendo a Super Interessante, ou a Mundo Estranho,
    mas não, estou no papo de moleque mesmo !

    ”Mas fico muito decepcionado quando vejo que perdi muito tempo com conteúdo que não agrega em nada” realmente esses tópicos que postei , AGREGAM MUITO , a humanidade toda.

    Minha salva de palmas!

  • GRINGO

    Qual a língua pátria do nosso país ?

    Todos os canais estão em inglês, tem que ser poliglota, bilíngue para acessar o papo de moleque agora? hahahahhahaha

    Eu ainda arranho a linga inglesa, não fluentemente mas arranho, e a grande porcentagem dos leitores que não arranham, nem dominam ?

    fazem o que com esses vídeos preciosos ?
    cada dia mais cômico o site ! hahahahaha

    • luanngabriel

      É muito difícl encontrar algo com qualidade comparável outros sites na nossa língua, as iniciativas no Brasil ainda não são muito divulgadas e são poucas…

  • O que é perder tempo ?

    agora de verdade,
    o titulo do texto é o seguinte, 13 canais para você parar de perder tempo no youtube.

    o mesmo pré determina que os vídeos que assistimos são perda de tempo,
    e os que ele passou são interessantes/produtivos, ou ganho de tempo talvez.

    só que quando você chega na caixa de comentários , a discussão é pobre,
    uma opinião contrária do Murilo, já vieram 5 cordeirinhos defendendo o texto que tem fraca argumentação de idéias, inclusive um dos caras forte do site .

    Dizendo com suas palavras: Faça o seguinte, não assista !
    Muito boa resposta, mostra o nível intelectual do cara.

    Mas o acesso dos leitores eles gostam, compartilhamentos ? nem se fala,
    likes? opa . Divulgação no facebook? melhor ainda .

    Piada total total total !!

  • Henrique

    Podia ter colocado pelo menos 1 site em português.

    Outra questão: a maioria dos sites é sobre física, matemática e informática, só exatas. Porque não colocar sites sobre filosofia, culinária, direito, mecânica, medicina, serviços domésticos?

    • Luciano Andolini

      Você teria alguns sites com esse tema para adicionar à lista, Henrique?

      • Henrique

        Tentei postar dois comentários com links pra sites, mas só dá erro. Um dos sites é o Como tudo funciona. Pesquisa no google que é fácil achar.

      • luanngabriel

        Esse é uma tradução muito boa do site howstuffworks, e realmente é bem prático e didático, com uma linguagem muito acessível para a maioria.

    • juca

      O problema é que o conteúdo produzido em português geralmente é muito ruim. Já setei meu youtube para a versão japonesa, e aconselho todos a fazerem o mesmo, setem o youtube para a língua que vocês gostem. Conteúdo da Europa, Japão e EUA é bem melhor que o brasileiro. Youtube brasileiro está inundado de stand-ups de baixa qualidade. Povo que adora fazer piada com coisa séria, por isso esse país nunca muda.

  • http://www.facebook.com/soraia.siqueira.71 Soraia Siqueira

    Assino pouquíssimos canais do Youtube e, em sua maioria, voltados para a comédia, pois o que quero é me divertir e relaxar quando consigo assistir algo na internet.
    Me surpreendi ao não encontrar um só canal brasileiro citado.
    Devo crer que é por preferência a estrangeirismos ou por absoluta falta de algo nacional de boa qualidade?

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1390494489 Anderson Fraga
    • Henrique

      Um site em português! Aí sim, boa indicação. Parece bem completo, vou colocar ele nos favoritos.

  • Felipe

    Olha que legal, iniciou-se uma discussão de intelectualismo nos comentarios abaixo, dizendo que o texto não era intelectual. legal primeiro sua opinião, segundo esse post trata sobre canais do youtube, que sim, são sobre o que o cerebro é capaz de produzir, você ai, você mesmo que diz que o post não é intelectual, que bom saber que você e tão intelectual que pode afirmar que (exemplo) aulas ministradas no MIT não são intelectuais, dá ate uma comoção, as maiores mentes do mundo não são intelectuais, e mesma coisa dizer que o Stephen Hawking não saca nada de física, matematica dentre outras materias, bem não quero criar mais discussões sobre intelectualismo, mas, se é futil, dizer que o comentario do Rodolfo é ruim, dizer que o papo de homem virou papo de moleque, aprenda uma coisa amigo, é isso não tem haver com intelectualismo e sim com sabedoria de vida, não despreze as pessoas, muito menos opiniões e gostos. terceiro você certamente não é o cara mais intelectual do mundo como eu também não sou, finalmente fico com os ensinamentos dos meus avós os que são capazes produzem os que não são reclamam. em qual atitude você encaixa.

  • http://www.facebook.com/georgemarceloafc George Marcelo

    Nessa hora que a gente sente falta dessas iniciativas em português…ou tem e são menos divulgadas?

    • Morcego

      É, mas vou aproveitar pra treinar meu ouvi pro inglês ;P

    • Luciano Andolini

      George,

      Eu fico impressionando pro tanto de terreno aberto que ainda tem no YT pro Brasil. De verdade.

      A gente explora muito pouco. Ou, sei lá, essas coisas não aparecem pra gente, vai entender o por quê.

      • http://profiles.google.com/tiagocxavier Tiago Xavier

        Como chamava o cara do “porque sim não é resposta”?

      • Luciano Andolini
      • http://www.facebook.com/people/Manuela-Esquivel-Rodriguez-Montero/781643242 Manuela Esquivel Rodriguez Mon

        eu também lembrei dele lendo o post! tô com o professor tibúrcio na cabeça, mas era outro personagem do marcelo tas. acho que ele não tinha nome, alguém lembra?

  • Lucas Gardezani Abduch

    Tenho uma sugestão.

    Também trabalho com youtube e produzo conteúdo sobre malabarismo.

    A ideia é desenvolver o malabarismo e artes circenses ao redor do mundo e espalhar o conhecimento da área.

    Logo, se estiver pensando em aprender algum dos muitos estilos de malabarismo, dê uma olhada!

    http://www.youtube.com/malabarismo

    :)

    até breve!

    • Bruno Andrade

      Esse canal é muito bom! Segui por um tempo, mas por ter outras prioridades, acabei não treinando. Parabéns Lucas!

      • http://www.youtube.com/malabarismo Lucas Gardezani Abduch

        po, fico feliz que goste do trabalho!
        :)

        o canal não é só pra quem pratica não, também tem coisas para quem aprecia. os vídeos-arte, por exemplo.

  • Fabiana

    Achei muito elitismo todos as sugestões serem em inglês. Não deve ser tão impossivel assim encontrar algo do gênero em português, Se é pra excluir quem não fala inglês, fizesse o post todo em lingua estrangeira, faria mais sentido.

    • http://www.facebook.com/basqueramf Mauro Basquera

      Fabiana, não tenho preferência por conteúdos em inglês. Até escrevi que seria de grande contribuição, se todos que tem possibilidade de traduzir os vídeos, o fizessem.
      Se você achar alguma coisa do mesmo nível de produção em português, compartilha conosco. Infelizmente ainda precisamos do inglês para ter acesso a certos conteúdos.

    • http://cabanaomundao.wordpress.com/ Marcos Bauch

      Aos que reclamaram do fato de que todos os sites citados serem em inglês, acho interessante ler este texto do Gitti: http://papodehomem.com.br/cosmopolitas-nao-ainda-somos-bairristas/
      Embora o inglês seja uma barreira pra muitos, nós tambem não consumimos o conteúdo, em português, de outros países tipo Moçambique, Angola ou Portugal. Ou seja, reclamar da barreira linguística é apenas uma parte do problema.
      Fortes abraços :)

      • http://www.papodehomem.com.br/ Guilherme Nascimento Valadares

        *Muito* bem apontado, Bauch.

  • Abobrino

    Sobre não perder tempo na web, costumava pipocar muito de um site pra outro quando tinha tempo livre pra navegar e acabava vendo muita inutilidade, mas vou dar uma dica que passei a adotar faz algum tempo e estou com ótimos resultados:

    Listei todos os sites que costumo visitar, e separei em grupos (notícias, variedades – papodehomem está aqui, geral, trabalho, blogs, social – para as redes sociais, esportes, humor etc.) e depois abri os grupos separadamente no Opera (meu navegador padrão), salvando eles no recurso “salvar seção”, com o nome respectivo do grupo. Hoje só me permito acessar eles través da seção completa em momentos predeterminados. Notícias uma vez por dia, esporte uma vez por semana, humor duas e assim vai. Se descubro um site novo apenas abro ele junto da seção adequada e salvo.

    Agora vejo o que tem que ser visto de forma mais efetiva, nada de ficar pulando de site em site.

  • Henrique Brito

    Só canal gringo? Aí complica… seria uma forma sensacional de divulgar e incentivar os canais brasileiros de conteúdo. Eis uma pequena lista de canais que te dão verdadeiras aulas:

    - Pirulla25

    - Me Dá Um Lá TV

    - Denis Lee

    - Rolê Gourmet

    - Cinextese

    • Henrique Brito

      só pra completar:

      - Pirulla25 (sobre ciência e ética)

      - Me Dá Um Lá TV (sobre música)

      - Denis Lee (ciência e curiosidades)

      - Rolê Gourmet (culinária)

      - Cinextase (tutorial de videografia)

      :)

      • http://www.facebook.com/basqueramf Mauro Basquera

        Henrique, também assisto ao Pirulla25, mas considero o canal dele um pouco pessoal demais para indicar, ele insere muita opinião entre as informações. O Denis Lee, confesso que esqueci, é um ótimo canal brasileiro. Os outros três ainda não conhecia, vou dar uma olhada, valeu!

        Abraço!

      • http://www.facebook.com/people/Manuela-Esquivel-Rodriguez-Montero/781643242 Manuela Esquivel Rodriguez Mon

        parabéns pela contribuição! finalmente alguém que realmente fez algo produtivo para melhorar a qualidade do post em vez de ficar só reclamando.

      • http://www.malabarizese.com/ Lucas Gardezani Abduch

        uhull! alguém que conhece o youtube.com/cinextase
        irado!
        faço parte do projeto! estamos um pouco parados ultimamente mas em breve voltaremos com tudo! aguardem!

  • kickyourass

    Vocês só sabem reclamar, putaquepariu!

    Essa mania de ACHISMO da nojo, (acho que é mania de estrangeirismo, acho que é pra excluir os que não conhecem o idioma, acho que é isso, acho que é aquilo)

    O cara fez um post no mínimo interessante, abraçem a idéia, se acharem os videos interessantes vejam e sejam felizes, ou no mais, não percam seu precioso tempo criticando pois a maioria das criticas que vi (salvo algumas) não são nenhum pouco construtivas.

    Não estão satisfeitos com o conteúdo do post, voltem pros seus canais de comédia, de flagras na internet, de pc siqueira e derivados.

    Poxa, não sabe inglês ? vá fazer um curso, todos sabemos que o inglês é universal e que promoções e vagas de emprego podem ser conquistadas pelo simples fato de você saber o idioma, dentre outras coisa aonde o idioma é importante ou muito importante.

    • http://www.facebook.com/basqueramf Mauro Basquera

      Concordo, ter a condição de que o conteúdo só é válido se for na nossa língua nos restringe demais. Hoje é mais fácil caminharmos para uma universalização da língua inglesa, do que ficarmos traduzindo todo tipo de conteúdo.

  • Heryk Slawski

    Desculpem se já foi postado aqui nos comentários, mas tem o nosso Beakman brasileiro, o Iberê Thenório do Manual do Mundo :D

  • http://twitter.com/alves_ct Allan Primieri Alves

    Seguinte,
    A inteção foi válida, pois o sites parecem ser interessantes, independente da opção sexual, filosófica, política ou religiosa de cada um aqui.

    1) Para quem tiver interesse é uma ótima oportunidade de aprender inglês o qual ruim ou quanta falta faz saber uma língua – e eu me incluo nesse grupo.
    2) Há outros vídeos sobre outros assuntos interessantes? Ótimo, porque não sugestiona? Além de contribuir, indiretamente, seria uma ótima abertura para poder criticar adequadamente alguém.
    3) O título identifica a obra (ou pelo menos deveria ser assim). A infelicidade de muitos é que esperavam ver “as maiores palhaçadas do youtube” – Por favor, em português ou no mínimo dublado. >:)

    Enfim, acho que a crítica é válida, mas com respeito. Não quero me meter, mas, só a um certo. E de fato, muitas critícas, do modo como foram colocadas, foram muito erradas.

    Não é porque o assunto não lhe agradou ou não é do seu interesse que pode ser relegado ao nada. Evidentemente, pode haver outras pessoas que se interessem pelo assunto ou que a elas lhe serviu. Seria bom considerar isso.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000545448163 Bruno Alves Siqueira

    Sei que a ideia e apresentar canais de video, mas vocês podiam fazer um post com uma lista de podcast que são ótimos por sinal. Tenho um que sempre acompanho que se chama fronteiras das ciências eles tratam de assuntos diversos com professores conceituados, realmente muito bom!

    http://www.ufrgs.br/frontdaciencia/

  • http://www.facebook.com/isaias.silvacosta Isaias Silva Costa

    Eu quero deixar uma contribuição pertinente, mas que é um pouquinho diferente da colocada no texto. Não sei se as pessoas já repararam, mas muitos estão perdendo um tempo enorme só assistindo os besteiróis do youtube, e a maior febre do momento são aqueles vídeos de trolagens. Refletindo sobre essa idiotização escrevi um pequeno texto no meu blog para refletir sobre isso. Vou deixar o link para quem quiser ler.
    Parabéns Mauro! Excelente texto! Adorei!

    http://paralemdoagora.wordpress.com/2013/04/20/trolando-o-cerebro/

  • Rafael

    Gostei desse post! Sem dúvida vou dar uma olhada nas indicações do autor.

    A ideia que percebi nesse texto é que muitas vezes perdemos tempo na internet por não conhecê-la bem. Eu acho que o autor não quis dizer que deveríamos parar seja lá o que estejamos fazendo no momento e ir aprender sobre foguetes.

    Tem muito conteúdo bacana que fica lá escondidinho atrás das nuvens esperando ser encontrado. Mas o nosso hábito nos leva sempre aos mesmos lugares. E o problema é que nem sabemos realmente o que procurar. Somos limitados por aquilo que conhecemos.

    Eu enxerguei esse post mais como um lembrete de que tem coisas legais para se fazer e aprender na net além de torrar minhas horinhas livres com entretenimento barato, como eu costumo sempre fazer!

    Valeu pelas dicas!

  • Zaratustra

    Já sou inscrito em 90% dos canais citados…

  • Milena

    Nunca me interessei em como funciona um foguete mas fiquei curiosa!Minhas indicações:

    - Canal do Adir Gracindo que fala sobre direitos dos homens
    - Girl Writes What (discussões de gênero)
    - Canal do Otário (direito do consumidor de uma forma interessante)
    - Discovery TV (pra que gosta da vida selvagem e ciência)

  • http://www.facebook.com/people/Manuela-Esquivel-Rodriguez-Montero/781643242 Manuela Esquivel Rodriguez Mon

    três alternativas para minimizar o problema do inglês:

    - mudar o título do post para “13 canais de conteúdo (em inglês) para você parar de perder tempo no youtube”. dessa forma, só se daria ao trabalho de ler o post quem realmente entende inglês;

    - sugerir no final do post que os leitores dêem sugestões de sites com conteúdo em português nos comentários;

    - as duas alternativas acima AND criar um novo post com uma nova lista, só para divulgar as sugestões em português dadas pelos leitores.

    isso estimularia a produção colaborativa e minimizaria as queixas dos non-english-speakers.

    fica a dica ;)

    • http://www.malabarizese.com/ Lucas Gardezani Abduch

      ótima sugestão!
      será que o youtube.com/malabarismo estaria entre eles?
      não é possível que ninguém por aqui se importe com malabarismo e arte circense…
      :)

      • http://www.facebook.com/people/Manuela-Esquivel-Rodriguez-Montero/781643242 Manuela Esquivel Rodriguez Mon

        eu adoro!

      • http://www.malabarizese.com/ Lucas Gardezani Abduch

        Massa!!
        você já conhecia o Malabarize-se?

    • http://www.facebook.com/people/Manuela-Esquivel-Rodriguez-Montero/781643242 Manuela Esquivel Rodriguez Mon

      aliás, ironicamente, línguas estrangeiras são uma das coisas mais fáceis de se aprender online. dava pra fazer um post inteiro só sobre “como aprender inglês (de verdade) na internet”.

  • Lenin Cristi

    Um dos melhores posts da história do PdH, parabéns.

  • Joell

    ais neste canal da youtube vocês podem perder tempo e muito! Ta bom é meu canal….mais é legal eu garanto!
    https://www.youtube.com/user/nratedjoe/videos

Papo de homem recomenda

Assine o Papo de homem

Curta o PdH no Facebook
  • 5364 artigos
  • 654430 comentários
  • leitores online